You are on page 1of 2

Ficha de Trabalho

Disciplina: Fsica 12 Perodo: 2

Contedos: Centro de massa, momento linear e colises Professora: Carla Cruz

1. A chapa representada na figura homognea e tem espessura constante. Considere que b = 3 a . O vetor posio do centro de massa :

2. Um pequeno corpo de massa 6m, inicialmente em movimento com velocidade , explode dando lugar a trs fragmentos de massa m1=m, m2=2m e m3= 3m. As posies dos fragmentos aps a exploso so:

2.1. Calcule a posio do centro de massa do sistema constitudo pelos trs fragmentos, em funo do tempo; 2.2. Mostre que a velocidade do centro de massa no depende do tempo; 2.3. Qual dever ser a resultante das foras que atuam no sistema constitudo pelos trs fragmentos? Justifique.

3. Trs partculas A, B e C, de massas respetivamente iguais a 2,0g, 3,0g e 4,0g, esto em movimento, sendo os vetores posio, em relao origem de um referencial inercial:

+ + +

+ +

(m) (m) (m)

3.1. Determine a velocidade do centro de massa do sistema das trs partculas no instante t=3,0s. 3.2. Indique se isolado o sistema das trs partculas. 3.3. Calcule a fora resultante que atua no sistema de trs partculas.

4. Dois corpos rgidos, A e B, movendo-se sobre a mesma linha de ao com o mesmo sentido, colidindo de forma perfeitamente inelstica. A massa do corpo A dupla da massa do corpo B e , antes da coliso, o mdulo da velocidade de A tambm duplo do mdulo da velocidade do corpo B. Podemos afirmar que, imediatamente aps a coliso, o mdulo da velocidade do corpo B A. B. C. D. igual ao mdulo da velocidade do corpo A antes da coliso. 5/3 do mdulo da velocidade do corpo B antes da coliso. igual ao mdulo da velocidade do corpo B antes da coliso. nulo.

5. Um projtil de massa 40,0g, no instante em que se move com energia cintica 36J, colide com um bloco de massa 800g, que se encontra em repouso sobre uma superfcie horizontal, como mostra a figura seguinte e fica incrustado nele.

Considere desprezvel o efeito do atrito entre o bloco e a superfcie horizontal. 5.1. Calcule, em unidades do SI, o mdulo da velocidade do projtil imediatamente antes da coliso. 5.2. Calcule o mdulo da velocidade do sistema bloco+projtil, imediatamente aps a coliso. 6. Uma esfera A, de massa m e velocidade =10 (m/s), colide frontalmente com uma esfera B de massa 4m, que est em repouso num plano horizontal de atrito desprezvel. Considere a coliso elstica. Determine as velocidades das duas esferas aps a coliso. 7. Um projtil de massa 10g disparado horizontalmente contra um pndulo balstico de massa 2,0kg inicialmente em repouso. Aps a coliso, o projtil fica incrustado no pndulo e o conjunto atinge 10cm de altura. 7.1. Classifique este tipo de coliso e indique o valor do coeficiente de restituio. 7.2. Calcule a velocidade inicial do projtil. 7.3. Calcule a percentagem de energia dissipada na coliso.

FIM

You might also like