You are on page 1of 16

INDAGAO SOBRE: Sistema Linftico (rgos Linfticos) Sistema Imunolgico

Recife, 14 de Fevereiro de 2014

Anatomia Sistemtica Professora: Dbora Lima | UNINASSAU

Alunos: Aline Paulino Ana Nery Eliza Nunes Gisonete Arruda Michelle Carvalho Nathalia Carla Nathalia Nascimento Samuel Henrique Suzana Ferreira Valria Cristina Farmcia - TG111

Recife, 14 de Fevereiro de 2014


2|P gin a

SUMRIO Sumrio
INTRODUO............................................................................................................................ 4 SISTEMA LINFTICOS ................................................................................................................ 5 LINFA .................................................................................................................................... 6 CIRCULAO LINFTICA ........................................................................................................ 6 ORGOS LINFTICOS................................................................................................................. 7 CAPILARES LINFTICOS.......................................................................................................... 7 VASOS LINFTICOS ................................................................................................................ 7 DUCTOS ................................................................................................................................ 8 LINFONODOS (NDULOS LINFTICOS) .................................................................................. 9 TONSILAS ............................................................................................................................ 10 TIMO................................................................................................................................... 11 BAO .................................................................................................................................. 11 SISTEMA IMUNOLGICO ......................................................................................................... 12 PROCESSOS DE IMUNIDADE ................................................................................................ 12 LINFCITOS ......................................................................................................................... 12 PLASMCITOS (MANCITO) ................................................................................................ 13 IMUNIDADE HUMORAL ....................................................................................................... 14 IMUNIDADE MEDIDA POR CLULAS ..................................................................................... 14 CONCLUSO ........................................................................................................................... 15 BIBLIOGRAFIA ......................................................................................................................... 16

3|P gin a

INTRODUO
O sistema linftico esta presente nos vertebrados e pertence ao sistema circulatrio. Sua funo contribuir no transporte de substncias pelo corpo, e alm disso, atua na defesa do organismo conta infeces e agentes externos.

4|P gin a

SISTEMA LINFTICOS

A principal funo do sistema linftico transportar linfa, um lquido claro, incolor, que contm as clulas brancas do sangue que ajuda a libertar o corpo de toxinas, resduos e outros materiais indesejveis. Linftica vem da palavra latina lymphaticus , que significa "ligado a gua", como linfa clara. Constitui-se da Linfa, Capilares e Vasos linfticos: Linfonodos e rgos linfonides: bao, timo e tonsilas, e tem por funo destruir bactrias, remover partculas estranhas, dar respostas imunes especficos e fazer retornar o lquido intersticial a corrente sangunea. Contribui tambm para a defesa do organismo produzindo anticorpos e linfcitos.

Figura 01. (Sistema Linftico)

5|P gin a

LINFA

o plasma que passa entre e atravs das clulas das paredes dos capilares, penetrando nos tecidos ao redor. Formado por uma parte lquida e uma parte celular, composta por linfcitos e alguns leuccitos, um tecido de transporte, claro, hialina, rico em protenas. Ajuda na distribuio dos alimentos e outras substncias essenciais, sendo parte vital na defesa do organismo contra a infeco e doenas. No contm hemcia, mas nutrientes, protenas e outras substncias qumicas.

CIRCULAO LINFTICA

A circulao linftica responsvel pela absoro de detritos e macromolculas que as clulas produzem durante seu metabolismo, ou que no conseguem ser captadas pelo sistema sanguneo. O sistema linftico coleta a linfa, por difuso, atravs dos capilares linfticos, e a conduz para dentro do sistema linftico. Uma vez dentro do sistema, o fluido chamado de linfa, e tem sempre a mesma composio do que o fluido intersticial.

Figura 02. (Circulao Linftica)


6|P gin a

ORGOS LINFTICOS

CAPILARES LINFTICOS

Localizam-se entre as clulas dos tecidos, de onde captam o excesso do lquido tissular, extravasado dos capilares sanguneos. Sendo bem permeveis, permitem a penetrao de componentes do lquido intersticial, transportando-o, depois, para todo o corpo.

Figura 03. (Capilares Linfticos)

VASOS LINFTICOS

So uma vasta rede distribuda pelo corpo, e tm por funo coletar e transportar a linfa at o sistema nervoso. Formando-se na estrutura dos tecidos, principalmente no intestino delgado, e apresentam vlvulas que impedem o refluxo do lquido em seu interior constituindo-se, assim, em via de sentido nico.

7|P gin a

Figura 04. (Vasos Linfticos)

Comparao dos Capilares e Vasos:

Figura 05.

DUCTOS

Ductos so formados pela unio dos capilares linfticos pouco denso com os vasos linfticos, e est organizado em duas reas de drenagem separadas, e muito desiguais. O ducto linftico direito, desemboca na veia subclvia direita, limpando tambm o brao e o peito direito. J o ducto torcico, atende todas as outras reas do corpo, incluindo as pernas, o tronco inferior esquerdo superior do peito e no brao esquerdo.

Figura 06. (Veia Subclvia Direita)


8|P gin a

Figura 07. (Regio de Drenagem dos Ductos)

LINFONODOS (NDULOS LINFTICOS)

So dilataes dos vasos linfticos, que responsvel por filtrar a linfa e produzir anticorpos. Quando estes no conseguem desempenhar corretamente sua funo ou quando esto combatendo infeces podem mostrar-se inchados e inflamados, tornando-se dolorosos. Os principais gnglios linfticos localizam-se no pescoo, atrs da orelha, axilas, trax, abdome e virilhas. Ainda no se sabe o porqu mas os gnglios linfticos podem espontaneamente comear a produzir clulas diferentes das originais desordenadamente gerando um cncer linftico, que pode espalhar-se facilmente por outras reas, visto que a linfa pode transport-las por todo o corpo. Neste caso o cncer seria classificado como um linfoma.

9|P gin a

Figura 08 e 09. (Linfonodos)

TONSILAS

So partes do sistema linftico que protege o corpo contra os germes e contaminantes nocivos. Encontram-se estrategicamente, logo atrs da boca e nariz, e formam a primeira estao de defesa contra todos os poluentes ingeridos e inalados. As peas soltas de tecido pendurado localizado em ambos os lados da garganta so chamados palatinas. Aqueles que se encontram dentro da garganta, perto da abertura posterior da cavidade nasal so as adenoides ou amgdalas palatinas. O emparelhado estruturado que se encontram na base da lngua so chamados de tonsilas linguais.

Figura 10. (Tonsilas)


10 | P g i n a

TIMO

O timo uma glndula linfoide composta por dois lbulos de tamanhos idnticos, localizados por trs do esterno, e na frente do corao. O seu nome deriva de uma semelhana que tem com o broto da planta tomilho (Thymus em latim). Durante a infncia o timo aumenta de tamanho, e aps esta fase o tamanho do timo vai diminuindo lentamente, e com o desaparecimento do tecido linfoide, a gordura e tecido fibroso aparecer. Por no possuir circulao linftico, o timo no apresenta mdulos linfticos, apenas linfcitos eferentes.

Figura 11. (Timo)

BAO

Localiza-se entre o fundo do estmago e o diafragma, e seu tamanho varia de pessoa para pessoa. Atua como filtro para corrente sangunea, produzindo linfcitos e plasmcitos que fabricam anticorpos. Atuam tambm como um reservatrio sanguneo, auxiliando em casos de hemorragias.

11 | P g i n a

Figura 12. (Bao)

SISTEMA IMUNOLGICO

o sistema de defesa do organismo, constitudo pelos glbulos brancos e pelo substancia que produz o anticorpo, cuja funo combater os agentes fsicos, qumicos e orgnicos estranhos ao organismo - Os antgenos.

PROCESSOS DE IMUNIDADE

Alguns realizam-se por mecanismos no especficos, ou seja, que no requerem a exposio prvia do corpo a um antgeno, como o realizado pela pele, membranas mucosas e processos inflamatrios. E outros processos a defesa especfica, ou seja, o organismo reage com os anticorpos.

LINFCITOS

So clulas altamente especializadas que fazem parte de uma rede celular interligada, reagindo constantemente entre si por intermdio de receptores e aceptores de modo a manter um equilbrio homeosttico
12 | P g i n a

constante no circuito, capazes de responde a praticamente todo o universo antignico interno e externo, os linfcitos constituem-se assim em uma populao extremamente heterognea.

Figura 13. (Linfcitos)

PLASMCITOS (MANCITO)

So clulas que sintetizam grande quantidade de imunoglobulina. No se dividem, tm vida curta (aproximadamente dois a trs dias) e produzem cerca de duas mil molculas de anticorpos por segundo.

Figura 14. (Plasmcitos)

13 | P g i n a

IMUNIDADE HUMORAL

Nesses processos entram em ao os linfcitos denominados clulas B ou linfcitos B. Oriundos da medula ssea, esses linfcitos tm capacidade de responder ao antgeno e diferenciam-se em linfcitos secretores de anticorpos e plasmcitos. Localizam-se nos linfonodos, bao e outros tecidos linfonides.

IMUNIDADE MEDIDA POR CLULAS

Esse processo utiliza linfcitos especializados denominados clulas T ou linfcitos T, que se originam na medula ssea e penetram no timo onde se diferenciam e proliferam. a partir de ento comeam a circular pelo sangue e pela linfa, passando a localizar-se nos linfonodos, bao e tecidos linfonides.

14 | P g i n a

CONCLUSO
O sistema linftico um subconjunto do sistema circulatrio, que tem uma srie de funes. A funo primria do linftica criar clulas do sistema imunolgico. O sistema tambm auxilia a circulao sangunea na remoo de impurezas e na coleta de cidos graxos e gliceris absorvidos no intestino.

15 | P g i n a

BIBLIOGRAFIA

http://www.afh.bio.br/imune/linfa1.asp http://www.unifesp.br/dgineco/mastologia/apoio-ao-paciente/linfonodos-ou-ganglioslinfaticos-axilares-qual-a-sua-importancia-no-cancer-da-mama http://www.infoescola.com/anatomia-humana/baco/ http://www.infopedia.pt/$linfa http://www.infopedia.pt/$plasmocito http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2004/2ano/imuno/l1.htm http://drauziovarella.com.br/corpo-humano/linfocitos/ http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/01/16/quando-o-timo-nao-vai-bem/

16 | P g i n a

You might also like