You are on page 1of 13

Coisas/desenhos/programas/filmes que assistamos na televiso Parte 1 Esse novo quadro/srie foi resultado de papos que venho tendo com

m vrias pessoas h algum tempo. Certamente terei de separar em partes ((ah c us! o sentimento na nostalgia vai desfechar um ataque melhor que um "f# de $ustin %ie&er 'ogando uma pedra no seu "astro# durante o sho(. )alditas catapultas**. E &em! come+aremos este rduo e longo tra&alho de ,pera+o -em&re.se do seu Passado de uma maneira no to dolorosa! com os desenhos (oh god champ/0* ,s canais. E aqui cada canal tinha uma ess1ncia para no di/er um "sm&olo# ou os "sm&olos#. 2uando digo "sm&olos# me refiro 3 algum desenho que dava a aquele canal que era transmitido! uma maior audi1ncia por ser o favorito e conhecido entre o p4&lico! ou apenas o seu preferido. Anyway aqui destaco os eternos5 Cartoon 6et(or7 (quando era "Cartoon 6et(or7# e no apenas o tmido "C6# atual*! 6ic7elodeon! 8o9 :ids a atual $eti9 que virou ;isne< =; ((oh god! o que eu fi/ para terem feito isso>** e o canal da ;isne<. Claro claro! na ?@ a&erta ainda tinha a Alo&o com a famosa ?@ Alo&inho ((recentemente assassinada e posteriormente enterrada pela 8tima %ernardes**! B%? (e quem ai no se lem&ra do ;isne< Cru'>* e Cecord! esta 4ltima que ficou conhecida principalmente pelo Po7emon. Conforme ' esclareci no ser uma tarefa muito fcil! portanto no se irritem caso esque+a de algum. Esta nova s rie ser dividida em vrias partes nas quais lerei atentamente cada sugesto. -etDs go5 ;ragon %all! ;%E e ;%A? Preciso contar> ;iga que no. F a sua o&riga+o sa&er. Gntes de tudo.. ", c u resplandece ao meu redor Como as estrelas &rilham entre as nuvens sem fim BH a verdade vai cru/ar pelo c u a/ul E a verdade vai crescer dentro de mim#. "Cha.la head cha.la 6o importa o que aconte+a Bempre tenho a for+a e o poder#. Parece poesia no> Pois o tempo passa.

Esse aqui passava em vrios canais e era interessante o&servar as sagas que cada emissora transmitida. -em&ro.me muito &em de acordar! ligar a televiso e estar passando ;ragon %all E! na ?@ Alo&inho. 6a realidade ' estava acordado fa/ia algum tempo porque o ;%E era sempre o pen4ltimo ou o 4ltimo desenho a ser transmitido! quase sempre ao lado de Po(er Cangers. , ;%A?> , mesmo. E quem no sentiu um nH na garganta no 4ltimo episHdio do A? em&ora no tenha sido to &oa quanto a primeira ou a saga "E#> ?midas ve/es foram transmitidas as "raras# sagas do ;% e da saga Ba<adin e 8ree/a (no ano de IJJK* na Alo&o! sendo totalmente censuradas ou "picotadas# para posteriormente serem cortadas por definitivo. 6esta poca valia a pena ver na Cartoon 6et(or7. , desenho era transmitido tam& m na Cartoon 6et(or7! que at entre IJJL e IJJM! portanto antes do "filme# (e digitar filme! mesmo com as aspas fa/ minha tolerNncia se sacudir de raiva* reali/ava vrias maratonas aos B&ados. Onclusive a Cartoon 6et(or7 nos seus tempos de ouro era a que mais passava todas as sagas e at os longas da s rie. E finalmente na ?@ %andeirantes. Essa me lem&ro muito &em. 6este canal ainda no come+o desta d cada ((me sentindo um adulto agora..**! passava e reprisava a temporada dos GndrHides somados com a do Cell ((foi aqui que muitos passaram a ficar loucos pela GndrHide 1L. 6o quer me enganar. 2uer>** atrav s do programa %and :ids ((c us..algu m aqui se lem&ra da ",i sou :ira0# >**. ,utros animes como Bailor )oon e ?enchi )u<o tiveram os direitos comprados pela %and! todavia o dono do palco era o ;ragon %all. )e recordo que quase sempre chegava de casa no e9ato horrio que passava o ;%. Conhecid1ncia> ?alve/. E sim.. voc1 tomava ?odd<nho enquanto assistia ;ragon %all. 2ue contraste.. Po7emon Este daqui vai consumir &astante espa+o ' que discutir so&re Po7emHn no falar apenas do anime! por m de toda a "mania# ou "fe&re po7emolistica# que teve em nosso pas e de certa forma no mundo. 6o %rasil isto se rendeu gra+as 3 Cecord e com a eterna Cartoon 6et(or7 que at pouco tempo atrs! como no caso do ;%! tam& m reali/ava maratonas. G fama certamente foi atri&uda ao trio Gsh :etchum! com seu inesquecvel &on e o seu inseparvel Pi7achu o ((safado** %roc7 e a adorvel )ist<. G mania do Po7emon foi to grande que tudo o que voc1 via era apenas so&re Po7emon e acreditem parecia at Copa do )undo! sH que ao inv s de se ver uma &andeira! o estandarte era o rosto do Pi7achu ((que para todas as mes! todo o Po7emon detinha este nome** ou a Po7e&ola. 6o final da d cada de MJ e no come+o deste mil1nio! quando o Aame %o< Color come+ava a dar os seus primeiros passos e praticamente enterrando o " "! mas fa/er o que! a lei natural. ;e qualquer maneira o Po7emon foi um dos responsveis por terem introdu/ido no ocidente a moderna cultura nipPnica! resultado de um intercNm&io de informa+Qes entre os dois lados do continente. , desenho era quase sempre transmitido nas manhs (( poca que

tnhamos de aturar a Eliana** enquanto comamos &iscoito com a estampa do Po7emon (doDh* para depois colocar as pilhas no Aame %o< e lev.lo at a escola onde 'ogvamos nos intervalos ((porque quando no era isso! era fute&ol ou &rincar de Po(er Cangers**! sem esquecer! claro das vrias promo+Qes que a Elma Chips vivia fa/endo. -em&ro at de uma promo+o do Auaran que vinha uma Po7e&ola 'unto. ?alve/ a 4nica parte grosseiramente irritante foi a de ter ido ver os longas no cinema. Bim longas eram &ons! diria at e9celentes! no entanto o que incomodava era a imensido de crian+as com os pais ((que certamente foram ordenados a levar o filho ao cinema! o que e9plicava o rosto fran/ido deles** tentando adivinhar o nome de cada Po7emon que surgia na tela. Certa ve/ enquanto via Po7emon IJJJ! duas crian+as (e uma delas at ho'e acredito que tenha sido uma menina*! discutiam na sala do cinema se o Po7emon que estava sendo mostrado era o Eu&at ou o %utterfl<. , detalhe que elas &erravam pois sentaram.se em filas diferentes. Rm minuto depois metade das pessoas que viam o filme ' e9clamavam por sil1ncio quase dando um tapa nas crian+as. Para finali/ar! o Po7emon no era nem Eu&at e nem %utterfl< mas sim o Gr&o7 "SS# ;epois desse dia virei mestre em diferenciar co&ras de morcegos e outros voadores. PB5 6essa poca quem tinha a figurinha da Elma Chips! do )e(! )e(t(o! fita cassete dos filmes! Aame %o< Color com os cartuchos do Po7emon ou o Pi7achu (ou $iggl<puff para as meninas* de pel4cia era o tido como o dono do corredor da escola. Caverna do ;rago ?udo come+ou quando Tan7! Eric! ;iana! Bheila! Presto e %o&&< entram em uma montanha russa chamada ";ungeons U ;ragons#! contudo um portal transporta o grupo para um mundo chamado "Ceino#. ;ali em diante eles so guiados pelo misterioso )estre dos )agos que lhes concede as armas e e9plica a profisso de cada um (cavaleiro! arqueiro..*. Como em um mundo medieval fantasiado! os protagonistas!cada um com uma voca+o e seu respectivo poder! enfrentavam al m do @ingador! ogros! feiticeiras! /um&is! gigantes! dragQes e outras criaturas. 6o entanto! neste caminho fa/iam muitos amigos )uito conhecido pelos sem.gra+a.da.sociedade (conhecidos como "aspirantes 3 depresso#* que alegam e usam em sua defesa argumentos e outras teorias retiradas de sa&e l de qual lugar! nos quais sempre afirmam que o )estre dos )agos era o vilo e c4mplice do @ingador (que sempre era ca+oado sH porque tinha um chifre*! a Rni que servia para atrapalhar e atrasar! de propHsito! os planos dos protagonistas e outras histHrias arrogantes e igualmente &i/arras. Gl m disso ainda tinha a multido de telespectadores meninos que sentiam amor platPnico pela Bheila! que deve ser complicada de se relacionar! afinal se um encontro con'ugal estiver chato! ela simplesmente pQe a capa e vai em&ora dei9ando seu parceiro chorando com um ta+a de vinho na mo.

;e que lugar eu tiro essas histHrias> Enfim! muito &om ressaltar (e ressaltar em do&ro* que a Caverna do ;rago derivada de um CPA de ta&uleiro (Cole Pla<ing Aame* e que sim o desenho teve um episHdio final! em&ora tivesse uma ess1ncia de pen4ltimo captulo. ;e qualquer maneira! h entrevistas com o roteirista ()ichael Ceaves* no qual e9plica os motivos do 4ltimo episHdio no ter sido produ/ido! em&ora ' houvesse o roteiro pronto. )as vamos lem&rar. Caverna do ;rago foi aquele desenho que a ?@ Alo&inho ou a ?@ Alo&o sempre transmitiu! acredito que at antes da d cada de MJ. , fantstico mundo de %o& Gntes de come+ar a escrever este post! sugiro que ve'a a introdu+o deste fantstico desenho. 6o adianta! nHs sentimos afeto por essas coisas! so&retudo por uma anima+o que realmente incentivava a imagina+o. 2uem aqui no se lem&ra do triciclo do %o& do seu irmo encrenqueiro e do seu animal a/ul de pel4cia> 6o come+o do desenho o %o&&< sempre conversava com o criador do desenho (que quando entrava na anima+o se transformava no pai da crian+a*. 6o decorrer do episHdio! %o&&< por ve/es tem que via'ar ou encarar um grande desafio! como encontrar.se com a sua tia que tem medo. Para afastar os seus receios! %o&&< passa a imaginar o mundo de sua maneira! como a de uma crian+a. , desenho foi transmitido na B%? e na 8o9 :ids! sendo que naquele durante as manhs! ao lado de %ananas de Pi'ama (dDoh* e outros desenhos do -oone< ?unnes que citarei aqui. Corrida )aluca/ )quina @oadora ou Esquadrilha G&utre ;uas frases aqui5 "Pegue o pom&o! pegue o pom&o! pegue o pom&o! pegue o pom&o agora0 Prendam! segure! agarrem! capturem. Peguem o pom&o agora0#. ")utle<! fa+a alguma coisa0#. Esses dois nostlgicos e clssicos da Tanna %ar&era! no poderiam dei9ar de serem colocados aqui. ?anto a Corrida )aluca e o )quina @oadora possuam personagens e9tremamente estereotipados (no &om sentido*! todavia com dois vilQes em comum5 ;ic7 @igarista (que re4ne todos os aspectos de um vilo! se'a na apar1ncia como nas suas atitudes* e seu mascote! o )utle<.

Em Corrida )aluca! haviam vrios tipos de corredores! entre eles o inconfundvel "Carro ?anque# guiado pelo Bargento %om&arda e o Boldado )ee7le<! "o Carro Conversvel#! o ?ur&o ?errfico sendo talve/ o 4nico aut1ntico carro de corrida! a admirvel Pen lope Charmosa e claro! aquele que sempre chegava em 4ltimo mesmo trapaceando (quase ganhando somente uma ve/*! o ;ic7 @igarista 'unto com o )utle<! e9clamando vrias ve/es durante os episHdios5 raios0 Cada piloto tinha um truque especial para atrapalhar os demais oponentes! tendo desde uma dupla de condutores de um veculo de pedra pr histHrico! at um lenhador ao lado de uma casa assom&rada mHvel e muitos outros. Glgu m chegou a notar qual piloto ganhou mais> G )quina @oadora ou a Esquadrilha G&utre era um desenho quase que nos moldes dos -oone< ?unnes com a ess1ncia da Tanna %ar&era. , enredo era &em simples5 um pom&o correio para entregar uma mensagem importante! deveria passar por um grupo de pilotos (um tanto neurHticos* guiados pelo ;ic7 @igarista que por sua ve/ era comandado pelo "Aeneral#! que humilhava seu su&ordinado quando este fracassava. , grupo de pilotos (formados pelo estranho gago ou sa&e l o que era quando falava! :lun7! o tmido Eill< que sempre se escondia em sua roupa* em cada episHdio montavam aviQes de diversos tipos a fim de capturar o pom&o ;oodle. ?enho quase certe/a que os malvados de planto torceram para o )utle< capturar e degustar o ;oodle no 'antar. Gm&as as anima+Qes passavam nas manhs da B%?.

,s Cugrats/ ,s Gn'inhos Cugrats foi aquele tipo de desenho que me fe/ pensar5 e se eu fi/esse isso mesmo que este'a usando fraldas inv s de cuecas> 6os tempos da 6ic7 quando esta transmitia :enan U :el e Coc7et Po(er! ,s Cugrats ou ",s Gn'inhos#. Rm grupo de &e&1s! norteados por ?omm< Pic7les (em&ora no se'a um lder definido*! que tem a peculiaridade de serem e9tremamente curiosos a ponto de sarem de suas casas ou longe do campo de vista dos pais e des&ravar o mundo! sendo que na maioria das ve/es caem em grandes confusQes. Para atrapalhar ou intervir nas a+Qes dos &e&1s! surge Gngelina Pic7les! irm "malvada# de ?omm< que sempre est com a sua &oneca! Ch<ntia. 6o grupo! cada &e&1 tem sua particularidade como Chuc7ie 8inster! melhor amigo de ?omm< que ganha 1nfase com seus Hculos enormes e a sua hesita+o em se aventurar!os g1meos Phil e -il e o irmo mais novo de ?omm<! ;il Pic7les. Ba7ura Cardcaptor

Rma ve/ escutada a m4sica tema! dificilmente esquecer. 2uando a can+o for tocada! poder ouvi.la de longe. E diferente do ;ragon %all! no era todo o marman'o que assumia que via Ba7ura! at porque a maioria dos &rinquedos e o&'etos eram destinados para as meninas. Ba7ura :inomoto tem 1J anos quando aca&a por a&rir um livro chamado! o "-ivro Clo(n#. ;ali saem de/enas de cartas (VI para ser mais e9ato* que se espalham por ?omoeda! cidade 'apon1s que a protagonista morava. F apresentado tam& m :er&eros! o guardio das cartas que mais parecia um animal de estima+o ou de pel4cia. F claro que apenas pegar as cartas seria o c4mulo da facilidade! ento elas! logicamente! tem um poder que assume personifica+Qes! ento o dever de Ba7ura! como cardcaptor enfrentar estas criaturas para assim conseguir capturar o selo em falta. Ba7ura foi um anime que chegou a ser transmitido na Cartoon 6et(or7 e na ?@ a&erta durante um &om perodo que reunia outros clssicos! se'am eles animes ou no. , interessante a grande ascenso e reconhecimento da Ba7ura entre os p4&licos de am&os! que culminou na ruptura naquele paradigma de5 "somente para homens# ou "somente para meninas#. ?artaruga ?ouch "@iva ?ouch # ou "?ouch and a(a<#. ;ifcil no se lem&rar de ?ouch agarrado em uma corda e se 'ogando em seus inimigos. G histHria deste cartoon to marcante que chega a se confundir a historia dos desenhos. Bua o&riga+o ter assistido. , desenho retratava as aventuras de uma tartaruga (que de tartaruga no era nada em vista da sua grande agilidade* que rece&ia o nome de ?ouch e do seu amigo ;um ;um! um co &ranco. Gm&os usavam chap us similares ou iguais aos usados pelos mosqueteiros da 8ran+a. Rsavam espadas que no cortavam! mas sim espetavam seus oponentes! que por sua ve/ eram na maioria dragQes! plantas e outras criaturas da fantasia. , fato engra+ado! que apesar do am&iente retratar uma poca um tanto arcaica! ?ouch atendia o telefone que ficava dentro de sua carapa+a. OnuWasha ?udo &em que este anime no passou quase nada na televiso! se'a por sua du&lagem em portugu1s inaca&ada! se'a por seus pro&lemas em ser transmitido que superava at as dificuldades da :agome achar os peda+os da $oia de 2uatro Glmas pelo )undo. Chegou a ser transmitido na ?@ Alo&inho os primeiros episHdios! todavia por um tempo e9tremamente resumido. G Cartoon 6et(or7 alguns anos atrs reprisou durante as

madrugadas dos dias de semana> G notcia era &oa> Bim! mas eu no era um /um&i noturno (e ainda no sou*. 6o enredo! :agome uma estudante que cai em um po+o! chegando a ser atacada por um monstro. Ginda viva! ela sai do &uraco e se depara com o $apo feudal. Encontrando importantes pessoas pelo caminho como a :aede (conhecida pela alcunha de "cala a &oca sua velha#! frase muito dita por Onu<asha*! irm da sarcedotista :i7<ou! na qual :agome descendente. , monstro que a estudante havia se deparado volta para pegar a $Hia de 2uatro Glmas! na qual a garota havia ganhado do seu avP ((e que presento hein vP>0** Ela foge e locali/a Onu<asha. G vida de am&os nunca mais seria a mesma. , monstro derrotado! mas surge outro <o7ai em forma de corvo que engole a $Hia de 2uatro Glmas. Para sinteti/ar! em uma atitude de total intelig1ncia por parte de :agome! em&ora no tivesse op+o! ela acerta uma flecha no corvo ocasionando a que&ra da $Hia de 2uatro Glmas. Cesultado> :agome e Onu<asha tem de procurar cada fragmento da 'Hia que est espalhada pelo mundo antes que caiam em mos erradas. Por serem os mais aptos! a dupla no princpio prontamente recusa a tarefa por se odiarem! no entanto os sentimentos aos poucos come+am a mudar. Onclusive uma e9celente recomenda+o para quem gosta da histHria nipPnica. -ulu/inha Como poderia esquecer deste> -ulu/inha foi responsvel pelo surgimento de vrias palavras e clu&es como "o clu&e do %olinha#ou "clu&e da -ulu/inha#! destinada e9clusivamente para homens e mulheres! respectivamente. Beguindo aquela linhagem de menina vs. menino! -ulu/inha uma garota &astante articuladora ((essa palavra era para ser usada para os vilQes mas tudo &em** e esperta que sempre se preocupa com os outros. Bendo e9tremamente teimosa ela participa de diversas aventuras como vender chocolates pela cidade! a'udar sua me em um concurso de culinria e na maioria das ve/es discute com %olinha! um menino que sempre ela&ora planos para humilhar as garotas! resultando sempre em fracassos! mas ainda sim tem um grande afeto pela amiga. ;estacam.se aqui Gninha! a melhor amiga de -ulu/inha! Glvinho! cuidado por esta ' que uma crian+a mal.educada! AlHria! que amada pela maioria dos meninos. , desenho passou pelas manhs e e9i&ido em outros momentos nas madrugadas da tv a&erta. Wu Ai ,h "Para proteger meu filho das for+as das trevas! dei9ei o &aralho dele em cima do guarda roupa#.

Binceramente prefiro nem comentar de qual programa escutei isso. , Wu Ai ,h assim como Po7emon! ;igimon e vrios outros foi legitimado e dei9ou seu legado logo nas primeiras temporadas. G ideia era totalmente aut1ntica. Gqui no haviam criaturas &atalhando entre si! portanto um "com&ate# mais estrat gico a fim de no di/er at refinado. , desenho passou na 6ic7lodeon e na ?@ Alo&inho. Como tudo o que cai na tv a&erta! nHs tentvamos adaptar o anime para o nosso mundo. Glguns compravam os dec7s e quando mostravam o famigerado ;rago %ranco de ,lhos G/uis do Beto :ai&a! sentiam.se "cavaleiros da lu/ que irradiavam um n on cafona de cor rosa choque com amarelo# ((agora o ;rago %ranco gelatina perto de algumas cartas recentes**. G estHria tra/ia Wugi! um pacato estudante colegial (estudantes..sempre eles* que certa ve/ montou o Enigma do )il1nio que seu avP! o senhor Bugoro7u! tinha. Burgia o ;ar7 Wugi que aparecia nos momentos difceis. Contar o enredo inteiro aqui ficaria muito cansativo! ento caso tenha alguma d4vida consulte algum site! animes ou mangs. )as voltando! o Wu Ai ,h durante a sua transmisso (por volta dos anos de IJJX e IJJY*! passou por enormes crticas e9acer&adas que difamavam o desenho por apresentar um 'ogo de cartas ((acredito que tenham pegado o Wu Ti ,h porque falar de CPA de ta&uleiro estava demasiado cansativo**. Gn<(a< no citaremos estes detalhes. Em qualquer lo'a de quadrinhos ou papelaria havia cartas do Wu Ai ,h. 2uem no tinha desenhava as cartas. Em&ora fossemos inocentes! o Wu Ai ,h era sempre tachado como "&aralho# ento os inspetores sempre recolhiam e di/iam5 "sH a sua me que vem &uscar#. 6o caso de um amigo meu! chegaram a incendiar o dec7 inteiro ((e receio que a churrasqueira foi mais potente que o Auerreiro da Espada de Chama dourada em termos de incendiar algo**. @rios fatos corriqueiros ocorriam mas mesmo assim Wu Ai ,h ficou na memHria de muitos durante algum tempo e para outros at ho'e que permanecem 'ogando o card game. , anime teve um longa que tinha uma promo+o. G cada ingresso que pagasse rece&ia grtis uma carta mostrada no filme. F claro que todos queriam! como eu! o ;rago -uminoso de ,lhos G/uis. , que eu ganhei> G felpuda criatura em formato de &olinha cu'o nome era "Zatapon# (IJJ G?: / XJJ ;E8*. "SSD# Pelo menos ganhei algo neste dia. PB5 Gdmita que voc1 queria ter o :uri&oh de pel4cia. =.)en

Arande =.)en0 ?enho que confessar que a 4nica gHtica que realmente gostei do visual foi a vampira do =. )en Evolution. Pulando este pequeno detalhe que no significa amor platPnico (reall<0* =.)en foi o clssico dos clssicos. Com isto realmente no h muito que discutir e tampouco o que comentar. 6a d cada de MJ! fora produ/ido o =.)en5 Gnimated Beries! grande clssico e9i&ido na 8,= que infeli/mente no teve um grande reconhecimento no %rasil! sendo transmitido aos s&ados em raros momentos. ,s tra+os desta anima+o eram inclusive muito similares (a fim de no di/er iguais* aos dos quadrinhos. Por outro lado o =.)en5 Evolution teve um reconhecimento enorme! se'a em Nm&ito nacional ou mundial. 6a anima+o (escrita por nada mais que Btan -ee* contava uma histHria "3 parte# dos =.)en de quando eram adolescentes! ento cada mutante tinha seu "aspecto de estudante#. , Ciclope! por e9emplo! era popular! a $ean Are< uma garota &astante inteligente enquanto a @ampira era a estranha do col gio! vestindo tra'es gHticos e usando uma luva para assim no machucar outrem. G s rie ainda mostrava a ?empestade e o refinado Professor Charles =avier um pocado mais novos. Gpesar de ter sido uma anima+o com um foco totalmente diverso! fe/ muito sucesso mas chegou at a quarta temporada! cu'o encerramento dei9ou aquele gosto de5 "quero mais#. ;oug , ;oug o que chamamos de "primordios da 6ic7# e de certa maneira at na ?@ a&erta (no caso ?@ Cultura*! afinal quem se lem&ra deste recorda at da ?@ Colosso. , protagonista cu'o nome ;oug ('ura>0* um adolescente tmido! com um grande nari/ e que ama a m4sica! leitura! imaginando.se em diversas ocasiQes! ora como o super herHi "2uailman#! ora como um arqueHlogo e outras ideali/a+Qes pessoais. ;oug (o nome era homenagem ao afilhado do produtor* logo no primeiro episHdio muda.se para a cidade de %luffington. ;entre os personagens haviam a Patti! que possui um afeto quase oculto por ;oug! Por7chop ou "Costelinha#! o estranho co de ;oug que tinha a casa em forma de iglu! Coger! o lder de um grupo &ad &o< da rea! Phil e ?heda! como os pais do protagonista! $udith Gnastasia! irm mais velha e f das o&ras de Zilliam Bha7espeare e finalmente o ((pele verde** B7eeter @alentine! melhor amigo de ;oug. G @aca e o 8rango G @aca e o 8rango 'untamente com %ill< e )and< aquele que tipo de anima+o que me ensinou a aplicar a palavra "&i/arro# nos desenhos. "Co( and Chic7en# no era tido como algo normal para mim! todavia assistia porque C6 era C6 (e me refiro aos tempos da

&rilhantina deste canal*! ao qual passava em horrios diversos. Gt ho'e acredito que uma das inten+Qes da "@aga e o 8rango# era a de satiri/ar. G come+ar pela @aca que vivia apertando seu irmo "8rango# (sim o irmo dela era um frango cu'os pais eram humanos* e tornava.se super.herona para com&ater %undefora ((ou &unda de fora tendo caractersticas fsicas id1nticas de algu m que chamaramos como "capeta#**! no qual atrapalhava os planos de todos e tentava desco&rir a identidade da Buper@aca. , desenho! para variar! teve dois episHdios censurados nos ERG por serem e9ageradamente permeados por humor negro (o9 ..*. E sim! aprendi a falar espanhol no "@aca e 8rango# tam& m. ,s fortes entendero. -a&oratHrio de ;e9ter 6o -a&oratHrio de ;e9ter! o cientista prodgio! todavia muito a/arado e irritado com tudo e todos! fa/ia dois atos primordiais em seu cotidiano5 &rigar com a sua irm ;ee ;ee (que deveria in'etar cafena no sangue e tomar uns &ons energ ticos para manter o dinamismo* e superar o seu outro rival super.dotado! )andar7. ;e9ter tinha um la&oratHrio secreto! cu'a entrada era ocultada por uma estante! no entanto a sua irm mais velha sempre conseguia acesso ao cPmodo independente que o cientista fa/ia para impedi.la. , grande pro&lema que a menina com a grande agita+o aca&ava destruindo todas as inven+Qes do pequeno cientista. Passou na Cartoon 6et(or7 e de certa forma a histHria do desenho to e9pressiva que se une at 3 histHria da emissora. Bcoo&< ;oo "Bcoo&< ;oo. Zhere are <ou>#. ,s produtores da Tanna %ar&era eram demais mesmo. , Bcoo&< ;oo representou novamente aquele marco na gera+o de desenhos da d cada de KJ (me refiro 3 s rie criada neste perodo* que ignora os moldes atuais que no possuem mais aquela linha t1nue que separa as anima+Qes criativas para as poucas criativas. Ognorando o fato de ser tido como "o&soleto# Bcoo&< ;oon na sua verso antiga! at muito recentemente era transmitido pela C6 que por ve/es reprisa os episHdios da velha guarda. G sinopse era &em simples5 a mo+a inteligente! a patricinha! o metido a forte! o medroso e o co de mesma caracterstica se reuniam para resolver casos aparentemente so&renaturais! todavia os vilQes eram sempre criminosos ou em raros casos! mgicos querendo &rincar com a turma! e9ceto no ",s 1X fantasmas de Bcoo&< ;oo# que chegou a passar na ?@ a&erta nos horrios de desenho.

Touveram vrias versQes al m dos clssicos dos anos KJ e [J5 "?he 1X Ahosts of Bcoo&< ;oo! G Pup 6amed Bcoo&<.;oo! ZhatDs ne( Bcoo&<.;oo e muitos outros! sendo que cada verso reservava uma caracterstica prHpria (mudan+a de desenho! troca de personagens! fisionomias! tipos de vilQes...*. G maioria fora e9i&ida e reprisada na televiso! sendo que os horrios oscilavam. 6estes anos! por volta de IJJY a B%? transmitia por volta das 1L5JJ da noite! me fa/endo recordar at dos tempos de ;isne< Cru' (e aquela correria para chegar em casa..* logo antes dos 8listones. ;epois durante as manhs na C6 at o ano de IJ1J e 3 noite tam& m. Em %usca do @ale Encantado Esse clssico da ?@ a&erta e uma memorvel produ+o de Bteven Bpiel&erg e Aeorge -ucas. Bempre que me perguntam5 voc1 sa&e algum desenho que teve quatro continua+Qes> 6o! por m sei de um que teve 1X continua+Qes. Berve> Em %usca do @ale Encantado foi aquele tipo de desenho que filhos(as* assistiam com as suas mes (e estas sempre choravam*. 8ora transmitido em alguns canais pelas manhs durante quase vinte anos! desde o incio da d cada de MJ! posterior a sua produ+o. , desenho descreve as aventuras de uma turma de pequenos dinossauros! liderada por -ittlefoot! que sempre alme'avam um o&'etivo relativamente complicado de se resolver como encontrar uma fonte de gua em um local longquo. , longa disputa "pau a pau# contra , Cei -eo e %am&i (nos quais tam& m comentarei so&re* na categoria5 "cena mais dramtica na histHria dos desenhos#. Rm verdadeiro clssico. Ce/inhos do Canil Esse tive que me esfor+ar um pouco para me lem&rar. , Ce/inhos do Canil aquele outro desenho que voc1 assistia de manh e comendo algo.. Passatempo recheado que a sua me sempre tra/ia porque era difcil tirar os olhos da tela ((ou porque voc1 era ridiculamente pregui+oso mesmo**. G inspira+o do desenho oriunda de uma linha de &rinquedos. Burgiu como um especial e com a grande audi1ncia resolveram fa/er uma s rie de desenhos. Tora do Cecreio Eu adorava a introdu+o deste desenho.

Passou na ;isne< Channel e na ;isne< Cru' da B%? quando infeli/mente est chegava ao seu fim. , protagonista era $asper ?heodore "?$# ;et(eiller que em parte ma'oritria de suas apari+Qes! vestia um &on com a a&a trs e caminhava com seus cinco melhores amigos! discursando a fim de defender os direitos dos alunos so&retudo no horrio do recreio! perodo em que se transcorriam a maioria das confusQes dentro do col gio.,s mem&ros do grupo eram Bpinelli! garota um tanto re&elde e que prefere resolver os assuntos com a for+a\ Aretchen Priscilla! uma crian+a prodgio que resolve qualquer assunto acad1mico em menos tempo que os demais alunos\ @incent Pierre! grande atleta e amigo de ?$\ )ichael ")i7e<#! aluno culto e so&repeso e Austav Patton (sim em homenagem ao general Patton* que novo na escola ento sua popularidade &ai9a. ?odos so incomodados pela rgida inspetora! a senhora 8inster. , Pequeno Rrso %aseado em um livro! o Pequeno Rrso foi transmitido na tv fechada e a&erta no final da d cada passada e no incio desta. , protagonista um urso ((nossa Zind! como voc1 fa/endo comentrios s&ios ho'e** cu'os amigos e pais tam& m so animais e9ceto a simptica Emil< que a'uda o urso sempre quando necessrio. , desenho originalmente foi transmitido na 6ic7elodeon. 6o %rasil! al m desta emissora! a ?@ Cultura e9i&ia , Pequeno Rrso durante o dia.

$ac7ie Chan Gs Gventuras de ?in?im ;enis! o Pimentinha. %e<&lade Gs meninas Buper Poderosas , )scara , Tomem Granha Gvatar -ast Gir&ender 2uem me conhece sa&e que um dos meus desenhos favoritos. Entendo que um desenho relativamente recente! no entanto! devo congratular uma anima+o to criativa que surgiu pHs tempos de Po7emon! ;igimon (onde estes dois

realmente tinham qualidade e emo+o* e ;% nos quais ' reprisavam de maneira demasiada e entre tantos desenhos permeados por fanservice e outros seriados estilo Ocarl< que no conseguem superar a autenticidade do :enan U :el. Te.)an ;igimon

You might also like