You are on page 1of 3

Pesquisa

Pesquisar

Ir

Astarte

Astarte (grego ) (hebraico )- personagem do panteo fencio e na tradio bblico-hebraica conhecida como deusa dos Sidnios (I Reis 11:5). Era a mais importante deusa dos fencios. Filha de Baal e irm de Camos , deusa da lua, da fertilidade, da sexualidade e da guerra, adorada principalmente em Sidom , Tiro e Biblos .

Identidade
Nome: Asterate / Asterath / Astarote / Astorate / Asterote / Astorete / Astartes / Astartia / Asera / Baalat. Famlia: Filha de Baal, Irm gmea de Camoesh (Camos), esposa de Tamuz

Ritualismo
Os seus rituais eram mltiplos, passando por ofertas corporais de teor sexual, libaes, e tambm a adorao das suas imagens ou dolos. O seu principal culto ocorria no equincio da primavera e era altura de grandes celebraes fertilidade e sexualidade. O sexualismo e erotismo ligados ao seu culto fazia dela uma deusa muito adorada entre os povos da altura, exatamente pelo seu teor. Talvez seja este o motivo que levou o rei Salomo a adorar esta deusa (1 Reis 11:5), contrariando o seu Deus.

Relacionamentos
Em Sidom o culto era dividido principalmente entre dois deuses Eshmund e Asterate (Astarte). Astarte era esposa do deus Tamuz que vem referenciado na Bblia em Ezequiel 8:14.

Locais de Culto
Um dos seus templos principais encontrava-se na terra dos filisteus - em Ecron (I Samuel 31:10).

Referncia histrica
Esta divindade bblica uma herana mitolgica da histria dos povos da sumria (bblica sinear ) e dos acdios (Gnesis 10:10), onde Asterate era chamada de Ishtar ou Inanna . Mais tarde para os gregos esta divindade foi chamada de Afrodite e Hera , enquanto que para os egpcios era recordada como sis ou, como outros defendem, Hator . Esta apareceu pela primeira vez nesta mitologia depois da 18 dinastia, no relato da batalha entre Hrus e Seth em que a sua identidade poderia ser equiparada com Anat . Segundo a mitologia sumria e acdia Ishtar (Asterate) era irm de Shamash , ao qual a bblia se refere como Camoesh, Camos ou Quems . Em mais que um versculo na Bblia estes dois nomes aparecem juntos. (I Reis 11:33, II Reis 23:13) O nome Asterate tambm aparece associado a Baal (Juzes 2:13, Juzes 2:13, I Reis 18:19). Baal para os sumrios seria o deus Nana , ou Sin para os Acdios, que tambm era pai de Ishtar/Inanna. Em Biblos Astarte era conhecida como Baalate (forma feminina para Baal).

Outras referncias
A deusa Astarte, foi a mais importante das numerosas divindades fencias e a nica que permaneceu inamovvel na sua rica mitologia , apesar das profundas e contnuas mudanas no culto que resultaram de diversas influncias oriundas de toda a rea do Mediterrneo , recebidas por este povo de navegantes. A deusa era uma representao das foras da fecundidade e, como tal, foi adorada sob variadssimos aspectos. Todos eles tinham de comum a imagem de uma deusa amorosa, bela, fecunda e maternal. Chamaram-lhe Kubaba-Cibeles na Sria do Norte . Esta e as restantes divindades fencias eram adoradas em santurios , mas o seu culto no carecia de esculturas religiosas, pelo que, muitas vezes, elas faltavam nos templos . A sua sede era uma simples pedra ou pilone no centro do lugar sagrado. A proteo divina na vida domstica era invocada em estatuetas de material tosco, inacabadas, ou em amuletos de inspirao egpcia, como por exemplo o clebre escaravelho solar das pintura faranicas.

Aparies
Aparece como um chefe em Castlevania: Portrait of Ruin - "Uma mulher de irresistvel formosura. No h homem que desobedea sua vontade." Em Castlevania: Harmony of Despair, sua apario depende de uma fase DLC: "Beauty, Desire, Situation Dire!". Possui a mesma descrio que Portrait of Ruin e sua tcnica de batalha a mesma porm causa muito mais danos.

You might also like