You are on page 1of 3

Doi:10.5007/2177-7055.

2011v32n62p361

Resenha The Grand Design1 (Stephen Hawking & Leonard Mlodinow)


Alexandre Morais da Rosa 2 Mrcio Ricardo Staffen3 Tradicionalmente uma resenha inaugura-se com uma breve sntese bi(bli)ogrfica do(s) autor(es). No caso em tela, maiores detalhes talvez no faam sentido, uma vez que comenta-se a obra de um dos maiores gnios da humanidade e seu discpulo. Na justa medida do seu conhecimento posiciona-se sua fama. No por acaso que Stephen Hawking transpassa os meios acadmicos, ctedra lucasiana da Universidade de Cambridge, na qual lecionou sir Isaac Newton, para figurar em seriados infantis animados e trilogias de fico cientfica. Leonard Mlodinow, por sua vez, fsico terico do Instituto de Tecnologia da Califrnia (Caltech) e, tal qual o mestre, autor de inmeras obras.
HAWKING, Stephen; MLODINOW, Leonard. The grand design. New York: Bantam Books, 2010, 208 p. 2 Possui estgio de ps-doutoramento na Faculdade de Direito de Coimbra e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paran (UFPR). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itaja (Univali). E-mail: alexandremoraisdarosa@gmail.com. 3 Advogado. Mestrando em Cincia Jurdica pela Universidade do Vale do Itaja (Univali). Pesquisador do Conselho Nacional de Justia CNJ. Bolsista da Coordenaode Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior CAPES. Professor da Universidade do Vale do Itaja (Univali). Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Direito. E-mail: staffen_sc@univali.br. Recebido em: 08/02/2011. Revisado em: 04/03/2011. Aprovado em: 29/04/2011.
1

Resenha The Grand Design (Stephen Hawking & Leonard Mlodinow)

A obra dos autores, em particular Hawking, lanou o alicerce da moderna compreenso da origem do Universo e dos buracos negros, aproximando elementos da fsica de gravitao de Einstein com a Teoria Quntica. Em The grand design, eles apresentam os pensamentos mais recentes sobre os mistrios do Universo. Quando e como o universo comeou? Por que estamos aqui? Por que existe algo e no nada? Qual a natureza da realidade? Por que que as leis da natureza esto finamente ajustadas para permitir a existncia de seres como ns? E, finalmente, o grande desgnio aparente do nosso universo, evidncia de um criador benevolente, que coloca as coisas em movimento e no oferece outra explicao cientfica? So exemplos de problemas formulados nos escritos que objetivam demonstrar como o cosmos no tem uma existncia nica. Em suma, todas essas questes possibilitam admitir que a existncia de tudo fruto de flutuaes qunticas. Logo, o desenvolvimento de uma teoria do tudo est prejudicado. Nesse cenrio, at mesmo o paradigma de Universo perde sustentao. Com isso, uma nova categoria merece destaque: multiverso, afinal, o nosso universo apenas um dos muitos que surgiu espontaneamente do nada, cada um com leis da natureza distintas. Desse modo, o senso comum terico posto em xeque. A maioria dos estudiosos, fsicos ou no, defende uma realidade objetiva. Destaque para a Cincia Clssica baseada na doutrina (exatamente na acepo de crena religiosa) de que existe um mundo externo de propriedades precisas e alheias ao sujeito que as percebe. Na filosofia essa posio recebe o nome de realismo. Contudo, em parfrase ao ponto de vista de Leary, os autores determinam que o conceito de realidade est condicionado ao indivduo que a percebe. Assim, o observador elemento indispensvel percepo do mundo, no havendo forma de suprimi-lo. Todavia, com o progressivo desenvolvimento da fsica quntica, a aceitao do realismo encontra-se cada vez mais reduzida. Nesse panorama, enquanto na fsica clssica (newtoniana) o passado existe como uma srie definida de acontecimentos na fsica quntica, o passado, bem como o futuro, indefinido e existe somente como um leque de possibilidades. Hawking e Mlodinow apontam ainda alguns dilemas que permeiam o realismo e a fsica clssica preocupada em definir uma smula definitiva para a teoria do tudo. Em primeiro lugar, de acordo com o realis362
Seqncia, n. 62, p. 361-363, jul. 2011

Alexandre Morais da Rosa e Mrcio Ricardo Staffen

mo vinculado ao modelo, no h razo de questionar se um paradigma real, mas sim se ele est condizente com a observao, apenas. Portanto, se dois modelos estiverem de acordo com a observao, nenhum deles ser mais real do que o outro. Logo, qualquer indivduo poder escolher o modelo mais apropriado. Em segundo lugar, e, consequentemente, o realismo vinculado ao modelo se aplica no apenas a modelos cientficos, mas tambm aos paradigmas neurolgicos conscientes e subconscientes que se projetam para compreender o cotidiano. No por acaso, o fracasso dos esforos para a obteno de uma teoria do tudo (conjunto completo e consistente de leis fundamentais da natureza que esclarecem a realidade integralmente), tal como ocorreu com a Teoria das Cordas e atinge a Teoria M. Assim, as reiteradas tentativas de uma teoria do tudo acabam por alimentar e fortalecer a noo de que a descrio do universo reclama diferentes teorias em diferentes situaes. Aproximando o magistrio de Hawking e Mlodinow para o mbito da Cincia Jurdica alguns conceitos tm seu contedo corrodo. A dvida que incide sobre a verdade da realidade percebida compromete institutos como verdade real e segurana jurdica, bem como inmeros conceitos que necessitam de atribuio de sentido pelo intrprete. Essa estrutura, preocupada com uma teoria do tudo se manifesta fortemente no constante e progressivo processo de uniformizao de julgados, especialmente na edio de smulas vinculantes. Muito embora toda sua arquitetura seja atribuda ao fetiche do pensamento nico, merece reflexo a formulao de uma teoria definitiva que unifique tudo. Essa reflexo permeia institutos como padronizao da jurisprudncia; clusulas de repercusso geral; recursos repetitivos e smulas vinculantes. O objetivo claro: uniformizar e padronizar acriticamente e de modo irrefletido o sentido da norma, atribuindo ao aparato judicirio a atuao como mera engrenagem de uma linha de produo fordista, a repetir sbias, pacficas e remansosas ordens, mediante um poder de violncia simblico, em que predominam argumentos de autoridade em detrimento de uma racionalidade mnima. Bem se compreende, a partir da utilizao de lies da fsica quntica transplantadas para a Cincia Jurdica, a impossibilidade de uma equao nica para determinar o modo de produo, interpretao e aplicao do Direito. A realidade no est circunscrita unicamente em um modelo. A realidade depende da percepo individual do observador. Esse o desafio.
Seqncia, n. 62, p. 361-363, jul. 2011

363

You might also like