You are on page 1of 44

PRIMEIROS SOCORROS

NR-7 PROGRAMA DE CONTROLE MDICO DE SADE OCUPACIONAL - PCMSO


7.5. Dos primeiros socorros

7.5.1. Todo estabelecimento dever estar equipado com material necessrio prestao as dos primeiros da socorros, atividade

considerando-se

caractersticas

desenvolvida; manter esse material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.

Definio

Primeiros Socorros so as primeiras providncias tomadas no local do acidente. o atendimento inicial e temporrio, at a chegada de um socorro profissional.

Quais so essas providncias? Uma rpida avaliao da vtima; Aliviar as condies que ameacem a vida ou que possam agravar o quadro da vtima, com a utilizao de tcnicas simples;

O que fazer primeiro?

Manter a calma; Garantir a segurana com conhecimento; Pedir socorro com rapidez; Controlar a situao; Verificar a situao da vtima; Realizar algumas tcnicas de primeiros socorros.

ATRIBUIES/PRIMEIRO MOMENTO
Saber o que aconteceu Manter a vtima calma Agasalhar se necessrio Evitar comentrios e aglomerao No dar estimulantes ou bebidas alcolicas Preparar para transporte Se identificar situao crtica, providenciar socorro

PRIMEIROS SOCORROS DE:


- Parada respiratria;

- Parada cardaca;

- Queimaduras;

- Fraturas.

PARADA RESPIRATRIA
I- SINAIS GRAVES: ausncia de movimentos arroxeamento da face, inconscincia, imobilidade. II - CAUSAS A - Gases venenosos, vapores qumicos ou falta de oxignio B - Afogamento C - Sufocao por saco plstico D - Choque eltrico E -Abalos violentos resultantes de exploso ou pancadas na cabea F - Envenenamento por ingesto de sedativos ou produtos qumicos G - Soterramento H - Sufocao por corpos estranhos nas vias areas do beb, da criana, do adulto. do trax,

PARADA RESPIRATRIA
Identificao:

ver ouvir sentir

no espere ajuda: RAPIDEZ verifique se h objeto obstruindo a boca ou garganta afrouxe a roupa inicie rapidamente a respirao mantenha a vtima aquecida remova a vtima quando for absolutamente necessrio e a respirao voltar ao normal

PARADA DOS MOVIMENTOS RESPIRATRIOS

SINAIS DE PARADA RESPIRATRIA

CIANOSE (Cor azulada dos lbios, lngua e unhas)

RESPIRAO ARTIFICIAL
PROCEDIMENTO Respirao de Socorro
Afrouxe roupas, desobstrua a circulao do pescoo, peito e cintura. Desobstrua as vias areas (boca ou garganta). Coloque a vtima em uma posio correta. Ritmo: 15 respiraes por minuto.

PARADA CARDACA
Interrupo prolongada ou permanente da atividade contrtil do msculo cardaco.
Ausncia de pulso e dos batimentos cardacos, alm de acentuada palidez. Se detectado algum desses sinais a ao deve ser imediata e no ser possvel esperar o mdico para iniciar o atendimento.

AUSNCIA DOS BATIMENTOS CARDACOS

SINAIS DE PARADA CARDACA

AUSNCIA DE PULSO

MIDRASE
(DILATAO DA PUPILA)

PARADA DO CORAO
CAUSAS - Ataque Cardaco
- Choque Eltrico - Estrangulamento - Sufocao - Reaes alrgicas graves - Afogamento

Procedimento: MASSAGEM CARDACA EXTERNA

Repeties: quantas forem necessrias at a

recuperao dos batimentos.

recomendvel

mdia de 60 compresses por minuto.

ESTADO DE CHOQUE
SINAIS - Pele fria, palidez de face, respirao fraca, viso turva, pulso fraco, semi conscincia, vertigem ou queda ao cho. CAUSAS - Queimaduras, ferimentos graves ou externos - Esmagamentos - Perda de sangue - Envenenamento por produtos qumicos - Ataque cardaco - Exposies extremas ao calor ou frio - Intoxicao por alimentos - Fraturas PROVIDNCIAS: Avaliar rapidamente o estado da vitima e estabelecer prioridades. Manter a vitima deitada, se possvel com as pernas elevadas 25 a 35 cm, afrouxar as roupas e agasalhar a vitima.

DESMAIO
provocado por falta de oxignio no crebro, a que o organismo reage de forma automtica, com perda de conscincia e queda do corpo brusca e desamparada. Normalmente, o desmaio dura 2 ou 3 minutos.

Causas:

Excesso de calor Fadiga Falta de alimentos Permanncia de p durante muito tempo

DESMAIO
SINAIS E SINTOMAS Palidez Suores frios Falta de foras Pulso fraco

O que fazer: Se percebermos que uma pessoa est prestes a desmaiar: Sent-la Colocar-lhe a cabea entre as pernas Molhar-lhe a testa com gua fria Dar-lhe a beber gua, ch ou caf aucarados

DESMAIO
Se a pessoa j estiver desmaiada: Deit-la com a cabea de lado e mais baixa do que as pernas Desapertar-lhe as roupas Mant-la confortavelmente aquecida Logo que recupere os sentidos dar-lhe a beber gua, ch ou caf aucarados Consultar o mdico posteriormente

HEMORRAGIA
A hemorragia abundante e no controlada pode causar a morte em 3 a 5 minutos. Procedimentos: - Faa presso diretamente sobre a ferida para estancar a hemorragia. - Nunca use torniquete para hemorragia - exceto perna e/ou brao amputado, esmagado ou dilacerado. HEMORRAGIA INTERNA SINAIS: Pulso fraco, pele fria, suores abundantes, palidez intensa e mucosas descoradas, sede, tonturas as vezes inconsciente.

HEMORRAGIA
HEMORRAGIA NASAL (Epistaxe) Procedimentos: Posicionar a cabea para traz e comprimir a narina sangrante durante 5 minutos e soltar levemente. HEMORRAGIA DOS PULMES (Hemoptise) Procedimentos: Deitar a vitima em posio lateral, compressas frias, se possvel, aguardar a chegada do socorro mdico HEMORRAGIA DO ESTMAGO (Hematmese) SINAIS: Enjo (nusea) dor, vmitos, com sangue escuro (borra de caf) Procedimentos: Colocar a vitima sentada ou deitada com a cabea elevada. Compressas frias (Gelo) sobre o epigstrico e aguardar socorro medico.

LESES NOS OSSOS E ARTICULAES


LESES NA ESPINHA (Coluna) Providncias: Cuidado (imobilizao correta) FRATURAS O primeiro socorro consiste apenas em impedir o deslocamento das partes fraturadas, evitando maiores danos. - Fechadas - Expostas
NO DESLOQUE OU ARRASTE A VTIMA AT QUE A REGIO SUSPEITA DE FRATURA TENHA SIDO IMOBILIZADA, A MENOS QUE HAJA EMINENTE PERIGO. (EXPLOSES OU TRNSITO).

no

atendimento

no

transporte

LUXAES OU DESLOCAMENTOS DAS JUNTAS (BRAO, OMBRO)


- ENTORSES E DISTENSES - Tipia - Trate como se fosse fraturas. - Aplique gelo e compressas frias no local. CONTUSES Providencias: repouso do local (imobilizao), compressas frias. Qualquer vitima que estiver inconsciente pode ter sofrido pancada na cabea.

FERIMENTOS
A - LEVES OU SUPERFICIAIS Procedimentos: Faca limpeza do local com soro fisiolgico ou gua corrente, curativo com mercrio cromo ou iodo e cubra o ferimento com gaze ou pano limpo, encaminhando a vitima ao pronto Socorro ou SUS. NO TENTE RETIRAR FARPAS, VIDROS OU PARTICULAS DE METAL DO FERIMENTO. B - FERIMENTOS EXTENSOS OU PROFUNDOS (Caso haja hemorragia, siga as instrues anteriores) 1 - FERIMENTOS ABDOMINAIS ABERTOS Procedimentos: evite mexer em vsceras expostas, cubra com compressa mida e fixe-a com faixa, removendo a vitima com cuidado a um prontosocorro mais prximo.

FERIMENTOS
2 - FERIMENTOS PROFUNDOS NO TRAX Procedimentos - cubra o ferimento com gaze ou pano limpo, evitando entrada de ar para o interior do trax, durante a inspirao. APERTE MODERADAMENTE UM CINTO OU FAIXA EM TORNO DO TORAX PARA NO PREJUDICAR A RESPIRAO DA VITIMA. 3 - FERIMENTOS NA CABEA Procedimentos: afrouxe suas roupas, mantenha a vitima deitada em decbito dorsal,agasalhada, faa compressas para conter hemorragias, removendo-a ao PS mais prximo.

FERIMENTOS
C - FERIMENTOS PERFURANTES So leses causadas por acidente com vidros metais, etc. CUIDADOS: - A regio deve estar limpa - Os msculos relaxados - Comear das extremidades dos membros lesados para o centro IMPORTANTE: Qualquer enfaixamento ou bandagem que provoque dor ou arroxeamento na regiao deve ser afrouxado imediatamente. TORNIQUETES So utilizados somente para controlar hemorragias nos casos em que a vitima teve o brao ou a perna amputada ou esmagadas.

QUEIMADURAS
Toda e qualquer leso decorrente da ao do calor sobre o organismo e uma queimadura. QUANDO O CORPO ENTRA EM CONTATO COM: - Chama, brasa ou fogo - Vapores quentes - Lquido ferventes - Slidos super aquecidos ou incandescentes - Substancias qumicas - Radiaes infra-vermelhas e ultra violetas - Eletricidade. Uma pessoa com 25% do corpo queimado esta sujeita a "Choque de queimadura" e pode morrer se no receber imediatamente os primeiros socorros.

PEQUENA QUEIMADURA - a que atinge menos de 10% do corpo 1 GRAU - ex: raios solares 2 GRAU - formao de bolhas na rea atingida 3 GRAU - atinge tecidos mais profundos IMPORTANTE: O RISCO DE VIDA - (GRAVIDADE) EST NA EXTENSO DA SUPERFCIE ATINGIDA DEVIDO AO ESTADO DE CHOQUE E CONTAMINAO DA REA (INFECO BACTERIANA). Procedimentos: - Lavar com gua corrente no local atingido; - Visa prevenir o estado de choque e contaminao. ATENO NAO FURE AS BOLHAS, EVITE TOCAR A AREA QUEIMADA.

QUEIMADURAS QUMICAS produtos qumicos)

(cidos,

Bases

fortes,

outros

- Pequenas: Lavar o local com gua corrente. - Extensas: Retirar toda a roupa atingida e lavar abundantemente com gua a regio. NO FAA: - No aplique graxas, bicarbonato de sodio ou outras substancias em queimaduras. - No retire corpos estranhos ou graxas das lesoes. - No fure as bolhas existentes. - No toque com as maos a area afetada. UM CASO MUITO ESPECIAL: QUEIMADURA NOS OLHOS - Lavar os olhos com soro fisiolgico. - Vendar os olhos com gaze umedecida. - Levar ao medico com urgncia.

TRANSPORTE DE ACIDENTADOS
ANTES DE PROVIDENCIAR A REMOO DA VTIMA: - Controle hemorragias e respirao. - Imobilize todos os pontos suspeitos de fraturas. - Procure puxar corretamente o ferido segundo a tcnica para um local seguro afim de iniciar os primeiros socorros. - Ao levantar uma vitima de acidente, proceda com os cuidados adequados, preservando a integridade da coluna cervical, solicitando sempre a ajuda de uma ou duas pessoas presentes.

ATAQUE CARDACO
ATAQUE CARDACO (Angina, Tromboses, Enfartes, etc.) SINAIS E SINTOMAS: Dor, respirao, suores, vmitos e outros sinais. Providencias: - Mantenha a pessoa sentada ou deitada; - Desaperte-lhe as roupas; - Cubra-o se sentir frio; - No tente transport-lo sem ajuda ou superviso medica. - Somente lhe de algum medicamento se o mesmo j faz uso e costuma tomar nas emergncias.

ACIDENTES PROVOCADOS PELO CALOR


I INSOLAO: Ao dos raios solares, sobre um a pessoa, por tempo prolongado (praia, campo, mesmo nas grandes cidades). II INTERMAO: Ao do calor sobre pessoas que trabalham em ambientes fechados a altas temperaturas, exemplo: caldeiras, fornos, etc. SINAIS E SINTOMAS Pele quente e vermelha, posteriormente palidez facial, sudorese intensa, respirao rpida, batedeira, vertigens e agitao. Procedimentos: - Visa diminuir a temperatura do corpo. Retire a vitima do local, umedea a cabea e o tronco com gua fria, oferea lquido a vontade.

INSOLAO Ao direta dos raios solares INTERMAO Ao indireta dos raios solares: abrigados do sol

INSOLAO E INTERMAO
- Retirar a vtima do local - Oferecer lquidos frios, se consciente - Transportar ao servio de sade - Resfriar o corpo da vtima

ACIDENTES PELO FRIO


SINAIS E SINTOMAS

Limitao dos movimentos dos membros, palidez facial, pele fria, cianose, lbios e extremidades, dores articulares e vertigens.

Procedimentos:

Visa aquecer a parte atingida como um banho morno, roupas quentes, exerccios, etc.

CONVULSES
ATAQUE DE EPILEPSIA: Se durar mais de 15 minutos chame um medico. ANTES DO SOCORRO: Proteja o corpo da vitima para que ela no se machuque contra objetos, afastando-os. No segure seus membros e aguarde socorro. CONVULSES FEBRIS EM CRIANAS - Ocorre subitamente quando a temperatura do corpo atinge 39 a 40 C. - De um banho frio e mantenha uma toalha de gua com lcool sobre o corpo, levando-a rapidamente ao PS.

PERTURBAO MENTAL Situaes em que as pessoas apresentam distrbios de comportamento como agressividade, perda de memria, agitao e nos temos que agir com calma e pacincia para controlar e conduzir adequadamente ao atendimento medico de urgncia.

PRIMEIROS SOCORROS
- No mover o paciente antes de conhecer a leso; - No lhe permitir levantar-se ou sentar-se; - No lhe dar lcool ou estimulantes; - No remover a vtima, sem uma prvia imobilizao.

PRIMEIROS SOCORROS
- Caso no possa fazer imobilizao, cubra e aquea a vtima; - Em caso de hemorragias, faa compresso sobre o sangramento com pano limpo; - Imobilize todas as fraturas, usando talas improvisadas; - Chame a ambulncia ou remova imediatamente para o ambulatrio de acidentados.

ENVENENAMENTO OU INTOXICAO
- Manter a calma - No tomar medidas sem consultar profissional - Rapidez essencial - Remover a vtima ao servio de sade imediatamente

OBSTRUO DAS VIAS EREAS POR CORPO ESTRANHO


Perguntar vtima: Voc consegue falar? No consegue falar ou a tosse ineficiente: Aproxime-se por trs posicionando as mos entre o umbigo e o apndice xifide Efetuar sucessivas compresses, para dentro e para cima at a desobstruo Auto desobstruo: apoie o abdmen sobre o encosto de uma cadeira e comprima-o na tentativa de deslocar o corpo estranho.

AFOGAMENTO
atirar vtima um objeto flutuante nadar at a vtima e acalma-l virar a cabea da vtima para fora da gua segurar a vtima pelas costas ou punho nadando at a margem se necessrio, fazer respirao artificial e massagem cardaca

PICADA DE COBRA VENENOSA


acalme a vtima deite a vtima aplique compressas frias ou gelo transporte imediatamente a vtima no deixe a vtima caminhar no d lcool, querosene ou infuses vtima no faa garroteamento no corte a pele

You might also like