You are on page 1of 3

Gotas Bblicas Miservel Homem Eu Sou | Pr. Olavo Feij Romanos 7:24 - Miservel homem que eu sou!

Quem me livrar do corpo desta morte? Quando escreve sobre a natureza humana, Paulo no escolhe nem o otimismo, nem o pessimismo. Sua postura de realismo: Miservel homem que eu sou! Que me livrar do corpo desta morte? (Romanos 7:24). A Viso pessimista da natureza humana no vai alm de adjetivo miservel. E, mesmo assim, nem acena para a implicao de que somos dignos de misericrdia. O pessimismo teolgico fabricao da mente humana, da lgica que se fundamenta na afirmao de que nosso corpo essencialmente ruim. E que, por isso, nada nem ningum pode nos salvar. O otimismo, tambm criao da filosofia limitadamente humana, pretende nos ensinar que, na natureza, tudo essencialmente bom e que, no importa o que fizermos, o bem destinado a vencer. A teologia de Paulo, quando escreve aos Romanos, reflete o realismo da revelao ensinada pelo Esprito de Cristo. Entregues a ns mesmos, s nossas prprias limitaes humanas, nossas vivncias do corpo e da alma so miserveis elas no conseguem realizar vida abundante, da comunho com Deus. Ao dizer isto, Paulo anuncia, triunfantemente, o papel realizador de Cristo, que venceu por ns nossas enfermidades genticas do pecado. Aceitar a Cristo, ento, uma deciso de realismo espiritual. A histria dos cristos, atravs dos sculos, o testemunho de que os humanos, mesmo os mais miserveis, encontram em Cristo a realizao de sua vitria espiritual.

O aguilho da morte Pedro Liasch Filho

Certa ocasio seguiu-se um dilogo interessante entre um missionrio e um lavrador, novo convertido, que tinha sido mordido por uma abelha. Disse-lhe o missionrio: De uma coisa voc pode estar absolutamente certo. Nunca mais aquela abelha ferroar algum de novo. Perguntou o novo convertido: Por qu? Voc a matou? Respondeu o missionrio: No, no a matei, e explicou: A abelha s tem um ferro, que sendo espetado em algum, l fica encravado. Mesmo que ela, pousando em outrem, queira ferro-lo, no poderia faz-lo, pois j no tem o ferro para espetar. Depois, fez ainda a seguinte analogia: O ferro da abelha o exemplo do aguilho da morte. Do modo como a abelha deixa o seu ferro encravado onde pica, assim tambm a morte, pousando em Jesus, na cruz, nele deixou o seu aguilho. Quer isso dizer que agora ela pode pousar em qualquer um que tenha crido em Jesus, e tenha se tornado cristo, que no mais pode feri-lo mortalmente, pois j no possui o aguilho. O apstolo Paulo diz: Porque convm que reine at que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus ps. Ora, o ltimo inimigo que h de ser aniquilado a morte.... "Onde est, morte, o teu aguilho? Onde est, inferno, a tua vitria? Ora, o aguilho da morte o pecado, e a fora do pecado a lei. Mas graas a Deus que nos d a vitria por nosso Senhor Jesus Cristo". 1Co 15.25, 26; 55-57. Na verdade, os crentes em Cristo j podem fazer ecoar este grito triunfal: Onde est, morte, a tua vitria? Onde est, morte, o teu aguilho? A vitria nossa pelo sangue de Jesus. "... No temas; Eu sou o primeiro e o ltimo; e o que vivo e fui morto,mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amm. E tenho as chavesda morte e do inferno" (Ap 1.17, 18). Na verdade,na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e cr naquele que me enviou, tem a vida eterna, e no entrar em condenao, mas passou da morte para a vida (Jo 5.24). Se um dilogo interessante entre um missionrio e um lavrador, novo convertido, que tinha sido mordidopor uma abelha. Disse-lhe o missionrio: De uma coisa voc podeestar absolutamente certo. Nunca mais aquela abelha ferroaralgum de novo. Perguntou o novo convertido: Por que? Voc a matou? Respondeu o missionrio: No, no a matei, e explicou:

A abelha s tem um ferro, que sendo espetado em algum, l fica encravado. Mesmo que ela, pousando em outrem, queira ferro-lo,no poderia fazlo, pois j no tem o ferro para espetar. Depois, fez ainda a seguinte analogia: O ferro da abelha o exemplo do aguilho da morte. Do modo como a abelha deixa o seu ferro encravado onde pica, assim tambm a morte, pousando em Jesus, na cruz, nele deixou o seu aguilho. Quer isso dizer que agora ela pode pousar em qualquer um que tenha crido em Jesus, e tenha se tornado cristo, que no mais pode feri-lo mortalmente, pois j no possui o aguilho. O apstolo Paulo diz: Porque convm que reine at que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus ps. Ora, o ltimo inimigo que h de ser aniquilado a morte.... "Onde est, morte, o teu aguilho? Onde est, inferno, a tua vitria? Ora, o aguilho da morte o pecado, e a fora do pecado a lei. Mas graas a Deus que nos d a vitria por nosso Senhor Jesus Cristo". 1Co 15.25, 26; 55-57. Na verdade, os crentes em Cristo j podem fazer ecoar este grito triunfal: Onde est, morte, a tua vitria? Onde est, morte, o teu aguilho? A vitria nossa pelo sangue de Jesus. "... No temas; Eu sou o primeiro e o ltimo; e o que vivo e fui morto,mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amm. E tenho as chavesda morte e do inferno" (Ap 1.17, 18). Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e cr naquele que me enviou, tem a vida eterna, e no entrar emcondenao, mas passou da morte para a vida (Jo 5.24).

You might also like