You are on page 1of 18

Revista Eletrnica da Faculdade Metodista Granbery http://re.granbery.edu.br - ISSN 1981 0377 Curso de Educao Fsica - N.

10, JAN/JUN 2011

A IMPORTNCIA DOS MOVIMENTOS BSICOS DE LUTAS PARA AS CRIANAS NA EDUCAO FSICA ESCOLAR
Rafael Ribeiro Germano1 Helder Barra de Moura2 RESUMO A cada dia, os tipos de luta esto sendo mais procurados e praticados pelas pessoas com o intuito de aprendizagem. Muitos so os profissionais da rea de Educao Fsica que no utilizam movimentos bsicos das lutas como uma ferramenta de auxlio durante uma aula de Educao Fsica Escolar. O presente estudo tem como objetivo principal verificar a importncia dos movimentos bsicos de lutas para as crianas na Educao Fsica e, mais especificamente, demonstrar se h melhorias no desenvolvimento motor, cognitivo e social atravs da vivncia dos movimentos bsicos de lutas. A metodologia a ser aplicada para a pesquisa foi descritiva qualitativa, atravs de reviso de literatura e por meio de artigos cientficos e livros pertinentes ao tema proposto. Com base nas pesquisas realizadas, foi constatado que as crianas que vivenciaram aulas em que foram expostas a certos movimentos provenientes de lutas, demonstraram mudanas em aspectos interessantes, como a melhora da lateralidade, equilbrio, a formulao de estratgia e ateno, percepo, postura social, respeito, perseverana, determinao, entre outras. Atualmente, as lutas no so muito procuradas pelos profissionais da rea e foi observado que, no perodo entre 1998 e 2008, foram produzidos apenas setenta e cinco artigos relacionados ao tema lutas. Portanto, com base na pesquisa realizada, a preconizao de maiores estudos sobre o contedo de lutas de grande importncia, principalmente na rea pedaggica.

Palavras-Chave: Lutas. Educao Fsica Escolar. Cultura Corporal de Movimento

Acadmico do Curso de Educao Fsica da Faculdade Metodista Granbery, Juiz de Fora/MG. Email:

Rafael_rgermano@hotmail.com
2

Professor orientador, docente do Curso de Educao Fsica da Faculdade Metodista Granbery, Juiz de Fora/ MG. Emai: helderbarrademoura@gmail.com

ABSTRACT Each day the types of fighting are being more sought and praticed more frequently by people with learning purposes. Many are professionals in the field of Physical Education who do not use basic movements of fighting as an auxiliary tool for a class of Physical Education at school. The present study has as its main objective to verify the importance of the basic movements of fighting to the children in Physical Education and more specifically to demonstrate whether there are improvements in motor development, cognitive and social through the pratice of the basic movements of fighting. The methodology to be applied for the research was descriptive qualitative, through literature review and by analysis of papers and books regarding the topic proposed. Based on the surveys conducted, it was observed that children who experienced classes where they were exposed to certain movements from fighting, have shown interesting changes in aspects such as the improvement of laterality, balance, strategy formulation and attention, perception, social attitude, respect, perseverance, determination, among others. Nowadays, the fighting are not much sought by professionals and it was observed that in the years 1998 to 2008 were produced only seventy-five articles related to the theme "fighting. " Therefore, based on the research carried out, the preconization for further studies on the content of fighting is of great importance, especially in the teaching area.

KEY-WORDS: Fighting. Physical Education at school. Physical Culture of Movement.

INTRODUO
Nos dias de hoje, diversos professores de artes marciais esto procurando uma formao em Educao Fsica com o objetivo de capacitao na rea da educao bsica, com intuito de buscar maiores e melhores conhecimentos sobre a rea pedaggica onde tudo dever ser revertido em uma prtica corporal sadia com associao aos objetivos educacionais. Muitos so os conhecimentos adquiridos no curso de Educao Fsica com relao cultura corporal de movimento, o funcionamento do corpo e s formas de trabalho corporal, com vistas aprendizagem e ao treinamento, o que permitir uma aplicao mais adequada com relao aos movimentos bsicos de lutas. As artes marciais podem ser praticadas por muitos indivduos, com a obteno de vrios benefcios, tais como: fora, agilidade, coordenao, respeito, confiana, conhecimento sobre seu prprio corpo, entre outros. O presente estudo tem como tema Movimentos Bsicos de Lutas na Educao Fsica Escolar, no qual ser problematizada a maneira como poder ser feita a incluso desses movimentos bsicos de lutas na Educao Fsica Escolar e se existem benefcios motores, cognitivos e sociais para as crianas que vivenciarem tais gestos. A metodologia a ser aplicada para a pesquisa ser descritiva qualitativa, por reviso de literatura e por meio de artigos cientficos e livros pertinentes ao tema proposto. O objetivo principal deste trabalho verificar a importncia dos movimentos bsicos de lutas para as crianas na Educao Fsica Escolar e, mais especificamente, demonstrar se h melhorias no desenvolvimento motor, cognitivo e social a partir da vivncia dos movimentos bsicos de lutas. O motivo primordial para a realizao deste trabalho que, na rea escolar, os movimentos bsicos de lutas nem sempre so aproveitados. Devido a isso, torna-se necessria uma melhor diversificao das aulas, para que se possa estimular nos alunos com pouca afinidade com os esportes uma melhora nos gestos motores. Situando o tema no contexto atual, percebe-se que as lutas esto, a cada dia, fazendo parte da cultura brasileira. A utilizao de gestos motores bsicos de 3

lutas seria uma boa ferramenta de trabalho para os profissionais da rea. Com isso, a temtica proposta abordar sistemas de lutas como jiu-jitsu, jud, karat e capoeira, no qual o jiu-jitsu e o jud faro parte do foco central deste trabalho. Entende-se que os estudos sobre o tema proposto so de grande relevncia tanto para os profissionais de Educao Fsica quanto para professores de artes marciais. Com isso, autores como: os Parmetros Curriculares Nacionais (1998), Paulo Rogrio Barbosa do Nascimento (2007), Ruyter da Costa Almeida (2006), Heraldo Simes Ferreira (2006) e Gilbert de Oliveira Santos (2009), daro subsdios para a realizao da pesquisa.

CONTEXTO HISTRICO DAS LUTAS


No de se espantar que as lutas estejam cada vez mais sendo praticadas pelas pessoas, pois do instinto natural do homem lutar por algo ou por algum. E desde a pr-histria que o homem luta pela sua sobrevivncia ou para que alguma sociedade sobreviva. O contexto histrico das lutas no de fcil explicao, pois, de acordo com Ferreira (2006), continua sendo uma grande questo a onde se originaram as lutas e as artes marciais. De acordo com o mesmo autor, os cidados gregos possuam uma forma peculiar de lutar que se denominava pancrcio, uma modalidade que esteve presente nos primeiros jogos olmpicos realizados na era antiga. Os gladiadores de Roma, na mesma poca, j utilizavam tcnicas de lutas para combate a dois, e, especificamente na parte oriental do mundo (China e ndia), ocorreram primeiros indcios de formas de combate organizadas. Conforme Ferreira (2006), a China considerada, por muitos artistas marciais, o bero desta cultura, e indcios levam a crer que foi pelo comrcio feito atravs dos mares que os sistemas de lutas chegaram at a China e ndia, no sculo V antes de cristo. Existem vrios sistemas de lutas espalhados pelo mundo, mas um deles foi abraado pelos lutadores brasileiros como uma arte tupiniquim, que o jiujitsu ou arte suave. A famlia Gracie a principal precursora do jiu-jitsu em territrio brasileiro. 4

Dizem que o jiu-jitsu se originou nas montanhas da ndia h 2500 anos. Supostamente se difundiu pela china e por volta de 400 anos atrs, estabeleceu-se no Japo, onde encontrou as condies apropriadas para se fortalecer (Gracie, 2007, p.1).

De acordo com Ferreira (2006), difcil obter uma definio sobre as origens das lutas, de combate, ou simplesmente arte marcial, pois verdadeiramente poucos fatos so conhecidos, j que de forma tradicional os conhecimentos eram transmitidos de mestre para discpulo. Alm do jiu-jitsu, tem-se o jud como um sistema de luta que muito praticado pelas pessoas tanto em territrio brasileiro quanto mundial. De acordo com Chutang (2002), o jud , junto com o jiu-jitsu, a arte de luta mais propagada no mundo todo, tanto na parte ocidental, quanto na oriental.

Havia vrios sculos que os japoneses conheciam o principio da no resistncia: o ju-jitsu. No entanto, foi o mestre Jigoro Kano (18601938) o primeiro a comparar certos movimentos e criar uma tcnica pessoal superior a qualquer outra. Ele lhe deu o nome de jud: JU flexibilidade e D caminho (ARPIN, 1970, p.23).

A capoeira um sistema de luta muito praticado em territrio brasileiro, onde falar sobre sua historia uma tarefa de extrema complexidade. Segundo Santos (2009), a capoeira tornou-se uma forma de lutar pela vida, de consolidao grupal e pessoal pelo povo escravizado.

As tentativas de definio da capoeira inflamam ainda mais na sua capacidade de transformao. Toda vez que tentamos conceitu-la percebemos que ela mais que nossa capacidade de definio. Ser que o desafio do entendimento da capoeira perceber que ela proclama a ludibriao?(SANTOS, 2009, p.128).

Ento, a capoeira possui uma memria imbricada ao processo de escravizao dos africanos no Brasil. Seus sentidos e significados apresentam o germe do legado dessa histria... (SANTOS, 2009, p.129).

Entre todos os sistemas de lutas falados at o presente momento, a capoeira possui uma maior identificao com o povo brasileiro, pois, conforme o mesmo autor, os seus gestos podem significar uma luta pela liberdade, no qual o rompimento social evidenciado e ocorre um embate entre os costumes estabelecidos pela sociedade.

Tambm h dor na capoeira. O escravo que foi forado a abandonar seus costumes, sua terra, seus dialetos, suas religies para sofrer humilhaes e castigos, tambm concorreu para a criao da capoeira. Talvez seja a partir dessa dor que surge certa rebeldia que a prtica prope (SANTOS, 2009, p.130).

Uma pesquisa realizada por Correia e Franchini (2010), sobre lutas, teve por objetivo verificar a quantidade de artigos publicados nas principais revistas de cunho acadmico de circulao nacional, da rea de Educao Fsica, entre os anos de 1998 a 2008, de acordo com o estabelecimento do CONFEF/CREF, bem como fazer uma anlise em relao aos temas estudados nesses artigos. No total, foram analisados 11 peridicos com diferentes classificaes: cinco eram classificados como Nacionais C, dois classificavam-se Nacionais B, e quatro desse total eram classificados como Internacionais C. Em cada peridico foi determinado o nmero de volumes e de artigos por ano. Os artigos que em seu ttulo, resumo ou palavras-chave evidenciassem termos relacionados a lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate foram considerados oportunos a serem analisados. Com relao classificao dos artigos mediante a sua temtica, foi utilizada a proposio de Tani, do ano de 1996, para estruturao acadmica da Cinesiologia, Educao Fsica e Esporte. Nessa classificao, os estudos que detenham um carter bsico so realizados no campo da Cinesiologia, da qual a Biodinmica do Movimento Humano, o Comportamento Motor Humano e os Estudos Scio-Culturais do Movimento Humano, fazem parte. No campo de carter aplicado, os estudos seriam conduzidos em reas da Pedagogia do Movimento Humano e Adaptao do Movimento Humano, que estariam relacionados Educao Fsica. Em relao ao campo desportivo, os

estudos seriam guiados nas reas de Treinamento Esportivo e Administrao Esportiva. Aps as anlises feitas pelos autores, dos 2561 artigos publicados, somente 75 artigos (2,93%) tinham temas relacionados a lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate, e tambm foi constatada uma defasagem em publicaes de estudos de carter aplicado. Mediante isso, os autores preconizam maiores pesquisas sobre essa temtica.

AS LUTAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO


Na Educao Fsica Escolar so aprendidos diversos gestos motores de diferentes modalidades esportivas como, por exemplo, o futsal, vlei, handball e o basquetebol. Alm dos esportes coletivos, o contedo das lutas faz parte da cultura corporal de movimento vislumbrado pelos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
Na atualidade, existem inmeros sistemas de luta, as chamadas artes orientais: Kung Fu, Tai-Chi-Chuan, Carat, Jud, Jiu-jitsu, Aikido, Tae-Kwon-Do, Jet-Kune-Do, Kendo, entre outras. Tambm existem aquelas consideradas ocidentais como: o Boxe, a Esgrima, o Kick-Boxe, etc (FERREIRA, 2006, p.39).

Nas escolas, a busca de campees conduz a especializao prematura, inibindo o desenvolvimento do potencial psicomotor das crianas (OLIVEIRA, 2004, p.34), fato que no condizente com a Educao Fsica Escolar.

A Educao Fsica enquanto componente curricular da Educao bsica deve assumir ento uma outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidado que vai produzi-la, e transform-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rtmicas e dana, das ginsticas e prticas de aptido fsica em benefcio da qualidade de vida(BETTI e ZULIANI, 2002, p.75).

Basicamente, os gestos motores que so ensinados nas aulas de Educao Fsica tm como objetivo a vivncia da maior quantidade de movimentos 7

diferenciados, para que a cultura corporal de movimento seja enriquecida sem a obrigao de perfeio, e sim com naturalidade. Tal naturalidade expressada pela arte marcial que a prpria pessoa, com todos os seus sentidos e sentimentos naturais desenvolvidos (Centro Filosfico do kung Fu Internacional, 1983, p.16). Com isso, a criana poder ter uma maior conscincia corporal, pois os movimentos bsicos de lutas iro proporcionar desenvolvimentos motores, cognitivos e afetivo sociais, pois, a partir do momento que a criana entrar em sintonia com seu prprio corpo, ser um ser humano mais evoludo.

No aspecto motor, observamos o desenvolvimento da lateralidade, o controle do tnus muscular, a melhora do equilbrio e da coordenao global, o aprimoramento da idia de tempo e espao, bem como da noo de corpo. No aspecto cognitivo, as lutas favorecem a percepo, o raciocnio, a formulao de estratgias e a ateno. No que se refere ao aspecto afetivo e social, pode-se observar em alunos alguns aspectos importantes, como a reao a determinadas atitudes, a postura social, a socializao, a perseverana, o respeito e a determinao. (FERREIRA, 2006, p.3940).

Segundo Almeida (2006, p.5), atravs da estimulao motora, a criana desenvolve uma conscincia de seu corpo, de si mesma e do mundo a sua volta e, de acordo com o mesmo autor, a prtica do karat desenvolve valncias fsicas como fora, velocidade, agilidade, equilbrio e coordenao, e tambm a noo de espao, em crianas de 7 a 10 anos de idade. Mediante a esse conceito dado, o mais importante no a prtica constante do karat, ou da capoeira, ou de qualquer outra arte marcial, e sim o que seus movimentos podem proporcionar de benfico para a criana em vivncia ldica. Segundo Silva (2003, p.56), Assim tambm na capoeira, o corpo o instrumento-mor na prtica da arte-luta. A prtica da luta nas aulas de Educao Fsica deve ser inclusa, pois Ferreira (2006) sustenta a ideia de que a mesma deve ser uma ferramenta pedaggica para o profissional de Educao Fsica e que a luta j est presente no homem desde a pr-histria. Ainda de acordo com Ferreira (2006), o motivo pelo

qual a luta deve ser inclusa na Educao Fsica Escolar para proporcionar aos alunos um maior enriquecimento cultural e de atividades motoras. As lutas esto cada vez mais presentes no cotidiano do ser humano e evidente que elas esto ocupando seu espao na vida das crianas e dos adolescentes nas escolas. Nos dias de hoje, no raro vermos crianas colecionando figurinhas de super-heris ou at mesmo brincando de luta na recreao. Contudo, no mbito escolar, as lutas devem ser aproveitadas de forma mais ldica, e no para a formao de competidores. O aluno na escola deve ter a compreenso do ato de lutar: por que lutar, com quem lutar, contra quem ou contra o que lutar (Brasil, 1998, p.96) e, de acordo com o mesmo autor, os alunos devem diferenciar a luta da violncia, que dever ser trabalhada dentro do contexto escolar. Segundo Nascimento e Almeida (2007), em uma interveno realizada em uma turma de 5 srie, em uma escola pblica estadual, na cidade de Santo Augusto (RS), foi perguntado para os alunos quais os tipos de lutas eles conheciam. Os alunos falaram vrios sistemas de lutas conhecidas e, por excluso, foram escolhidos o jud, o sum e a luta greco-romana. A excluso dos outros sistemas de lutas, que no foram citados na pesquisa, foi feita mediante conceito de luta, que diz que:

As lutas so disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), com tcnicas e estratgias de desequilbrio, contuso, imobilizao ou excluso de um determinado espao na combinao de aes de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentao especfica a fim de punir atitudes de violncia e deslealdade. Podem ser citados como exemplos de lutas desde as brincadeiras de cabo-de-guerra e brao-de-ferro at as prticas mais complexas da capoeira, do jud e do carat (Brasil, 1998, p.70).

Logo aps, os autores da pesquisa fizeram uma abordagem dos sistemas de lutas, na qual os alunos tiveram que fazer pesquisas para obter os conhecimentos sobre regras, histrias, rituais e crenas que envolviam essas lutas. Alm disso, foram feitas visualizaes de vdeos das trs modalidades em questo. Conforme os autores da pesquisa, a abordagem do esporte

institucionalizado faz com que os alunos tenham um maior conhecimento do esporte

de combate, porm esses sistemas de lutas ainda trazem consigo um grande preconceito, tratando-os a eles como esportes violentos. Aps os conhecimentos obtidos, as crianas propuseram brincadeiras de lutas, na qual foram retratadas o jud, o sum e a luta greco-romana. Aps aplicados os jogos de luta, foi dado s crianas um novo significado sobre as lutas e um novo sentido a alguns preconceitos relacionados prtica das mesmas. Como exemplo, o sum, que no imaginrio das crianas s poderia ser praticada por indivduos pesados. Adentrando mais ainda nesse tema de tanta complexidade, nos deparamos com uma vertente muito comum, que a violncia. Muitos alunos ou professores tm receio da prtica ldica das lutas por no saberem como utilizar as lutas ou at mesmo os movimentos bsicos das lutas nas aulas de Educao Fsica. De acordo com Nascimento e Almeida (2007), no h necessidade de o professor ter uma formao em lutas, desde que a aula no se desvie para a especializao de alunos/atletas de combate, mas sim na construo de conhecimento para as aulas. E nesse ponto que os movimentos bsicos de lutas, que so de origem das artes marciais, do origem aos jogos de lutas e aos esportes de combate, vm demonstrando o quanto se deve respeitar o corpo do indivduo que est sendo utilizado, seja para fins ldicos ou at mesmo fins competitivos.

A LUTA COMO CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO


A escola um lugar onde as crianas devem adquirir conhecimentos lingusticos e corporais. Santos (2009) destaca que prtica corporal uma importante atividade de expresso e apreenso da realidade na qual so construtoras de cultura dos conhecimentos corporais que decorrente da histria humana.

Talvez esse saber ainda no seja devidamente reconhecido socialmente ou as razes que tornem esse saber importante ainda no tenham sido devidamente interpretadas, ainda assim, cabe a educao fsica desenvolver a reflexo dessa forma de conhecer (SANTOS, 2009, p.126).

10

No que diz respeito a conhecimentos corporais, os movimentos bsicos de lutas tm sua importncia, pois as prticas corporais, com um carter predominantemente utilitrio ou ldico, todas visam, a seu modo, a combinar o aumento da eficincia dos movimentos corporais com a busca da satisfao e do prazer na sua execuo (BRASIL, 1998, p.28). Essa eficincia mencionada anteriormente no est voltada para a rea do rendimento, e sim para a busca do prazer em estar realizando uma determinada atividade de forma ldica, sem preocupao se o movimento tecnicamente eficaz. Brasil (1998) menciona que a caracterstica ldica ou utilitria de uma atividade depende da inteno de quem a realiza, e que um determinado tipo de esporte possui o carter utilitrio, que est relacionado ao profissional desportista, e a inteno ldica, que se relaciona com o cidado no mbito do divertimento e do prazer. Em relao a este fato, Bracht (2000) menciona que a conduta ldica no existe em sua forma plena, ela est contida em vrias vivncias do ser humano, onde construdo culturalmente. A partir disso, Ressignificadas, suas intencionalidades, formas de expresso e sistematizao constituem o que se pode chamar de cultura corporal de movimento (BRASIL, 1998, p.28). Ou seja, a cultura corporal de movimento expressa de variadas formas pelo homem, e s depende dele como esta ser utilizada. Mediante o que foi dito sobre cultura corporal de movimento, vejamos agora o que Daolio entende sobre cultura, atravs dos estudos do antroplogo Clifford Geertz:

Para Geertz, a cultura a prpria condio de vida de todos os seres humanos. produto das aes humanas, mas tambm processo contnuo pelo qual as pessoas do sentido s suas aes. Constituise em processo singular e privado, mas tambm plural e pblico. universal, porque todos os humanos a produzem, mas tambm local, uma vez que a dinmica especfica de vida que significa o que o ser humano faz. A cultura ocorre na mediao dos indivduos entre si, manipulando padres de significados que fazem sentido num contexto especfico (DAOLIO, 2004, p.11-12).

11

Conforme Santos (2009), o corpo um caminho entre o ser humano e a sua cultura, e pode ser pensado como um smbolo que se estabelece entre o homem e a cultura. O corpo a expresso da cultura assim como a cultura se expressa no corpo (SANTOS, 2009, p.127). Sendo a cultura expressa pelo corpo, medida que a criana vivenciar vrios movimentos diferenciados, ter um maior envolvimento com o ambiente sua volta, proporcionando um maior enriquecimento cultural, e a expresso de sua cultura vir atravs de movimentos realizados corporalmente. Em um artigo publicado por Carvalho (2007), foi demonstrado um caso hipottico de um menino que fora excludo da aula de Educao Fsica por no possuir gestos motores adequados durante a prtica do jogo de futebol. Conforme o mesmo autor, tal propenso humana, que separa, distancia e aprofunda os preconceitos, poderia ser discutida pelas escolas em uma viso do fazer e aprender com a diferena, e no adotar atitudes que facilitem com a aprendizagem. Porm, pode-se dizer que certamente os cdigos de rendimento transplantados sem filtragem para a situao de aula provocam a excluso do aluno (CARVALHO, 2007, p.15). Ou seja, dentro da aula de Educao Fsica, se o esteretipo do rendimento no for trabalhado de forma adequada, a criana que no possuir habilidades motoras ser vitima da excluso. Muitos so os movimentos bsicos de lutas que podem ser utilizados na Educao Fsica Escolar. Como exemplo, pode-se citar a ginga da capoeira e os rolamentos que so utilizados tanto no jud quanto no jiu-jitsu. Importante ressaltar que esses movimentos so derivados de esportes que so praticados de forma competitiva e com certo nvel de exigncia tcnica de seus gestos, com o objetivo de um melhor rendimento dentro do esporte. Porm, o gesto tcnico especializado no o principal objetivo na escola e sim o ldico. Conforme as ideias de Bracht (2000), o esporte faz parte do contexto histrico da sociedade, que est em constante transformao. E o mesmo autor fala que quem trata de forma crtica o esporte nas aulas de Educao Fsica contra a tcnica esportiva.

12

O mesmo autor afirma que a pedagogia crtica no prope a erradicao dos gestos esportivos especializados na escola, mas sim o ensino dos mesmos, porm com um novo sentido e objetivo para o prprio esporte.

OS MOVIMENTOS BSICOS DE JUD E JIU-JITSU


Dentro do jud e do jiu-jitsu, existem movimentos bsicos de lutas que so de total importncia tanto para a vivncia ldica quanto para o treinamento. Os rolamentos para frente, rolamentos para trs, rolamentos laterais, sadas de quadril, deslocamentos de p e os desequilbrios so os gestos bsicos a serem ensinados para uma vivncia ldica adequada tanto do jiu-jitsu quanto do jud. Vale ressaltar as projees, que faro parte de ambos os sistemas de lutas. As oito projees a serem citadas foram retiradas do livro denominado Livro de Jud de P, de Louis Arpin, do ano de 1970. Como projees, sero citadas:

De-Ashi-Harai (Varredura do P Avanado), Hiza-Guruma (rotao sobre o joelho), Sasae-Tsurikomi-Ashi (bloqueio de p levantado), Uki-Goshi (quadril Flutuante), O-Soto-Gari (Grande Ceifagem Externa), O-Goshi (Grande Projeo de Quadril), O-Uchi-Gari (Grande ceifagem interna) e Seoi-Nage (Projeo de Ombro) (ARPIN, 1970, p.41-65).

Vale ressaltar que todas as projees citadas devem ser ensinadas de forma a no machucar o aluno, pois todas elas tm um risco de lesionar o aluno gravemente. Para que uma criana aprenda de forma adequada qualquer tipo de movimento, inclusive movimentos relacionados s lutas, considera-se um trabalho por meio de jogos ou brincadeiras, no qual o aspecto ldico far parte do processo de ensino e da aprendizagem. Conforme Freire (2002), uma forma possvel de ensinar o lanamento seria de forma repetitiva, na qual os alunos trocam passes at que o professor fique satisfeito. Uma outra forma seria buscar uma atividade popular, atravs da qual esse movimento pudesse ser exercitado.

13

Todas essas projees e rolamentos que foram citados anteriormente tm o intuito de promover um maior incremento na cultura corporal de movimento das crianas, sem promoo de repeties desnecessrias, to somente para a vivncia desses gestos. Segundo Freire (2002), a competio sob forma de jogo sempre esteve presente, contudo, no justificvel a manuteno da mesma. Diante desse fato, devemos pensar em como introduzir tais brincadeiras relacionadas s lutas. Alm dos rolamentos, os deslocamentos de p podem ser utilizados para a aula. De acordo com Arpin (1970), os deslocamentos (Shintai) sempre devem ser feitos lateralmente, para frente e para trs, deslizando o p sobre o cho, evitando que as pernas se cruzem. Apesar de a descrio ser muito tcnica, importante explicar todos esses conceitos para que a vivncia da criana seja a mais prazerosa possvel. Com relao ao local de interveno escolar, Nascimento e Almeida (2007) afirmam que o contedo lutas pouco utilizado dentro das aulas de Educao Fsica e que a sua maneira de aplicao pedaggica sugere preocupaes e questes variadas para professores atuantes na rea da Educao Fsica.

Compreende-se que o trato pedaggico do componente lutas na Educao Fsica escolar deva comportar necessariamente aspectos da autonomia, criticidade, emancipao e a construo de conhecimentos significativos. As reflexes que apontam para a cultura corporal de movimento como o conjunto de conhecimentos que devem ser tematizados pela Educao Fsica podem municiar, pedagogicamente, para construir possibilidades metodolgicas para o trato especfico deste tema (NASCIMENTO e ALMEIDA, 2007, p.93).

Sendo assim, Freire (2002) considera que quaisquer aprendizagens devem ter um contedo significativo, em que a introduo de situaes pedaggicas em um contexto de significaes seria mais pertinente para a criana. O contedo seria direcionado a aula de Educao Fsica, sem utilizao de repeties sistemticas de gestos motores.

14

Continuando com o mesmo autor, ele nos diz que: O movimento algo que se constri no momento em que necessrio agir. Realizado o ato, ele se desmancha, termina, deixa de existir (FREIRE, 2002, p.140).

O movimento, o simples movimento corporal, aquele que se v nos atos, ainda no revela o homem. O que est faltando, numa concepo de Educao Fsica que privilegie, acima de tudo, o humano, ver alm do percebido: enxergar o movimento carregado de intenes, de sentimentos, de inteligncia, de erotismo. ver o rumo do movimento, sempre na direo do buscar, no mundo, as partes que faltam ao homem para ser humano (FREIRE, 2002, p.138).

CONSIDERAES FINAIS
A Educao Fsica Escolar est se tornando palco de excluses de alunos, por esses no possurem habilidades motoras adequadas para uma simples vivncia motora durante a aula. Nos dias atuais, na rea escolar, os gestos motores esto cada vez mais sendo cobrados pela sociedade formada pelos alunos ditos como habilidosos, na qual o no habilidoso deixado de lado. Porm, a aula de Educao Fsica no instrumento para a formao de atletas, mas tem o propsito de formar o cidado. Todo ser humano nasce com uma habilidade motora, contudo, tal habilidade somente ir florescer com uma estimulao motora adequada. Por meio de estmulos motores o indivduo desenvolve-se tanto nos aspectos fsico-motor e scio-afetivo como tambm no aspecto cognitivo, fato evidenciado por Heraldo Simes Ferreira, com relao aplicao das lutas. Ao ensinar os rolamentos e sadas de quadril como atividade em uma aula, pode-se, logo aps, aplicar uma atividade de pique, na qual o rolamento dever ser utilizado tanto pelo pegador quanto pelos demais alunos a serem pegos. Dentro dessa mesma atividade, pede-se ao aluno para executar sadas de quadril para evitar ser pego. A sada de quadril pode ser utilizada pelo pegador quando achar necessrio. Os rolamentos podem ser executados tanto para frente quanto para trs, e os alunos devero estar ajoelhados no incio da atividade. Ser considerado pego

15

o aluno que sair da rea demarcada pelo professor, o aluno que for pego por uma das pernas pelo pegador e o aluno que ficar de p. Utilizando especificamente o rolamento para frente, pode ser realizada uma corrida, na qual os alunos sero divididos em duas equipes ou mais (isso depender do nmero de participantes). Dois alunos ficaro um ao lado do outro, ajoelhados. Ao sinal do professor, os mesmos executaro rolamentos para frente, com objetivo de chegar linha de chegada que ser demarcada pelo professor. A equipe ganhadora ser aquela que obtiver o maior nmero de vitrias. A mesma brincadeira poder ser aplicada com o rolamento para trs. Com relao sada de quadril, pode ser realizada uma atividade que se chama o dominador. Os alunos devero ajoelhar em volta da rea demarcada pelo professor. O aluno que ser o dominador poder ser escolhido pelo professor ou poder ser um dos alunos que manifestarem vontade de ser a pessoa que ir dominar. A dinmica dessa atividade a mesma do pique, s que, ao invs de pegar a perna de seu companheiro, dever ser feito o domnio de ambas as pernas, deixando o indivduo imvel. Ser considerado dominado o aluno que tiver ambas as pernas dominadas, o aluno que sair da rea demarcada e o aluno que ficar de p. Todas as brincadeiras descritas acima podem ser realizadas tanto em placas de tatame, quanto em colcho usado. Para que a aula no caia em uma mesmice, o professor poder introduzir, caso seja necessrio, algumas projees. As projees mais simples de serem executadas pelos alunos, mais por questo de vivncia, so: De-Ashi-Harai, O-SotoGari e O-uchi-Gari. Mediante a tudo que foi dito, o objetivo da introduo desses gestos bsicos de lutas o acrscimo da cultura corporal de movimento, pois a criana merece conhecer diferentes gestos motores para que a mesma possa usufruir dela futuramente. Todas as brincadeiras que foram sugeridas e descritas anteriormente tm por finalidade acrescentar nos gestos motores das crianas, tanto para a aula de Educao Fsica, quanto para professores interessados em expandir os

conhecimentos sobre lutas na Educao Fsica Escolar. Portanto, considerando-se 16

as literaturas da pesquisa realizada, h necessidade de mais pesquisas sobre a temtica, principalmente na rea pedaggica.

REFERNCIAS
ALMEIDA, Ruyter da Costa. A Influncia do Karat no desenvolvimento motrcio em crianas. Revista Eletrnica de Educao Fsica, edio 2006I. Disponvel em: <www.uniandrade.br> Acesso em: 11 abr. 2010.

ARPIN, Louis. Livro de Jud de P. Rio de Janeiro; Record,1970.

BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais: Educao Fsica. Braslia: Secretaria de Educao Fundamental, MEC/SEF, 1998.

BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educao Fsica Escolar: uma proposta de diretrizes pedaggicas. Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte, I(I): 7381, So Paulo: 2002.

BRACHT, Valter. Esporte na escola e esporte de rendimento. Revista Movimento, ano VI, n.12, p. XIV-XXIV. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

CARVALHO, Fernando Luiz Seixas Faria de. Gestos atrapalhados, corpo incapacitado. Revista de Educao do Cogeime, ano 16, n.31, dezembro/2007.

CENTRO FILOSFICO DO KUNG FU INTERNACIONAL. Kung Fu Estudos Avanados, v.3 O que so Artes Marciais?, 1983. Disponvel em: <www.centrofilosoficodokungfu.com.br > Acesso em: 12 abr.2010.

CHUTANG, Lin. O Jud. Belo Horizonte; Mandala, 2002.

CORREIA, Walter Roberto;FRANCHINI, Emerson. Produo acadmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Revista Motriz, Rio Claro, v.16, n.1, p.01-09, jan./mar. de 2010.

DAOLIO, Jocimar. Educao fsica e o conceito de cultura. Campinas,SP. Autores Associados, 2004.

17

FERREIRA, Heraldo Simes; As Lutas na Educao Fsica Escolar.Fortaleza: Revista de Educao Fsica, n.135, nov. de 2006, p.36-44.

FREIRE, Joo Batista; Educao de corpo inteiro: Teoria e prtica da Educao Fsica. So Paulo; scipione, 2002.

GRACIE, Helio. Gracie jiu-jitsu. So Paulo: Saraiva, 2007.

NASCISMENTO, Paulo Rogrio do; ALMEIDA, Luciano de. A Tematizao das Lutas na Educao Fsica Escolar: restries e possibilidades. Revista Movimento, Porto Alegre, v.13,n.03,p.91-110, setembro/dezembro de 2007.

OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que Educao Fsica. So Paulo: Brasiliense, 2004.

SILVA, Jos Milton Ferreira da. A Linguagem do Corpo na Capoeira. Rio de janeiro: Sprint, 2003.

SANTOS, Gilbert de Oliveira. Alguns Sentidos e Significados da Capoeira, da Linguagem Corporal, da Educao Fsica. Revista Brasileira de Cincia do Esporte, Campinas, v.30, n.2, p.123-136, jan. de 2009.

18

You might also like