You are on page 1of 96

INSTALAES ELTRICAS

EDUBRAS

TEORIA
INSTALAES ELTRICAS

1
PROIBIDA A REPRODUO, TOTAL OU PARCIAL DESTA OBRA, POR QUALQUER MEIO OU METODO SEM AUTORIZAO POR ESCRITO DO EDITOR. TODOS OS DIREITOS FICAM RESERVADOS.

EDUBRAS

Pgina 1

INSTALAES ELTRICAS

CONHECIMENTOS BSICOS DE ELETRICIDADE


Introduo Praticamente em todos os aspectos da vida intervm de uma u outra maneira, a energia eltrica, sendo cada dia usada com mais freqncia. Desde que o relgio despertador soa de manh, ligamos a luz, ligamos o radio, a televiso, a geladeira, etc. Tudo um sem-fim de aparelhos eletrodomsticos, mdios de transporte, comunicao e maquinaria funcionam com eletricidade. Ento de especial interes adquirir conceitos claros e precisos de esta parte da cincia para poder ser aplicados de forma prtica e correta ao longo da nosso dia-a dia e vida profissional. Objetivos Ao final deste curso se pretende atingir os seguintes objetivos: a) Conhecer os conceitos bsicos da teoria e das leis fundamentais da eletricidade. b) Distinguir cada uma das magnitudes eltricas e suas unidades. c) Aplicar corretamente os conceitos e magnitudes eltricas aos circuitos eltricos. TEORIA ELTRICA Constituio da materia Materia simples Materia Materia composta simple

Molcula

tomo Matria todo o que ocupa um lugar no espao, capaz de tomar qualquer tipo de forma e pode ser atrado pela ao da gravidade da terra. Matria simples aquela que est constituda por tomos da mesma natureza. Matria composta

EDUBRAS

Pgina 2

INSTALAES ELTRICAS
Est constituda por tomos de diferente natureza. Molcula a parte mais pequena que obtm da diviso da matria e que conserva suas propriedades fsicas e qumicas. tomo a partcula mais pequena de cada molcula e a pesar de ser invisveis, se tm uma perfeita idia de sua constituio interna. Seu comportamento como um pequeno sistema planetrio, no qual o sol o ncleo e os planetas que giram ao seu redor est a cargo de partculas chamadas eltrons. Qualquer tomo est constitudo por um ncleo dividido em prtons e nutrons e ao redor do ncleo giram os eltrons. O prton tem carga positiva e o eltron, carga negativa. tomo neutro um tomo eletricamente neutro e o numero de prtons igual ao numero de eltrons.

Eltron Prton Ncleo

tomo ionizado Quando um tomo ganha ou perde eltrons fica eletricamente ionizado. Se um tomo perde eltrons fica ionizado positivamente e se pelo contrario adiciona um deles, fica ionizado negativamente. De todos conhecido o fenmeno de ionizao dos corpos por frico. Pela facilidade com que se mexe ao longo dos corpos, depende que eles sejam condutores ou isoladores. Por isto, se pode afirmar que a unidade de carga eltrica o eltron.

EDUBRAS

Pgina 3

INSTALAES ELTRICAS

In positivo (tomo perde um eltron)

In negativo (tomo ganha um eltron)

Carga eltrica (Q) a quantidade de eltrons que sobram ou faltam num corpo. Ao trabalhar com cargas eltricas, estejam em repouso ou em movimento, necessrio alguma unidade para medir a quantidade de carga eltrica. A unidade de medida bsica de carga eltrica o eltron e como sua carga e tamanho so extraordinariamente pequenos necessrio que se use uma unidade de medida mais prtica. Por exemplo, ao medir a quantidade de cereais, cada gro de cereal muito pequeno para ser utilizado como unidade prtica de medida. Por isso, se usa uma unidade prtica de quintal que contm vrios milhes de gros. Para medir a carga eltrica a unidade utilizada o Coulomb (C) que representa aproximadamente 6,24 trilhes de eltrons. Este valor a quantidade de eltrons, independente de eles estarem em movimento ou repouso.

EDUBRAS

Pgina 4

INSTALAES ELTRICAS

Grau de milho

Eltron Lei de Carlos Coulomb Esta lei diz que Cargas eltricas de igual signo se repelem e de diferente signo, se atraem.
Se repelem

Se atraem

Potencial eltrico a presso eltrica que se existe em um corpo que tem excesso ou falta de eltrons. Se denominando potencial eltrico positivo quando no corpo faltam eltrons e potencial eltrico negativo quando nele h um excesso de eltrons. O potencial eltrico de um corpo maior, quando maior a quantidade de eltrons, tanto em excesso como em falta e menor o tamanho do corpo. O potencial eltrico s se manifesta quando os tomos de um ou mais corpos esto em desequilbrio.

EDUBRAS

Pgina 5

INSTALAES ELTRICAS

Potencial eltrico Negativo menor

Potencial eltrico Negativo maior

Potencial eltrico Positivo menor

Potencial eltrico Negativo maior

Tenso eltrica (E) a fora eltrica desenvolvida entre dois pontos quando existem potenciais eltricos diferentes, ficando um deles positivo com relao ao outro. Esta tenso eltrica a fora que permite o deslocamento ou movimentao dos eltrons a traves de um circuito. A tenso eltrica ou voltagem existe entre duas cargas que no so exatamente iguais. Um corpo descarregado tem uma diferena de potencial com respeito a um corpo carregado. Ele positivo com relao a uma carga negativa e negativo com respeito a uma carga positiva. Por exemplo, entre duas cargas positivas desiguais ou entre duas cargas negativas desiguais tambm existe a tenso eltrica ou voltagem. Os termos Tenso eltrica (E),Voltagem (V), Diferena de potencial (ddp) e Fora eletromotriz (Fem), significam o mesmo.

EDUBRAS

Pgina 6

INSTALAES ELTRICAS
Tenso eltrica

Tenso eltrica

Tenso eltrica

Tenso eltrica

Unidades de tenso A unidade de tenso eltrica, voltagem ou diferena de potencial o Volt (V). Mltiplos de volt Megavolt (MV) = 1.000.000 V. Kilovolt (KV) = 1.000 V. Submltiplos de volt milivolt (mV) = 0,001V = Milsima parte do volt. microvolt ( v) = 0,000001V = Milionsima parte do volt. Converso de unidades de tenso a) Para trocar milivolt em volt, se desloca a vrgula trs lugares esquerda Ex: 500 mV = 0,5 V. Para trocar volt em milivolt, se desloca a vrgula trs lugares direita. Ex.: 15 V = 15.000 mV. Para trocar microvolt em volt, se desloca a vrgula seis lugares esquerda. Ex: 3505 V = 0,003505 V. Para trocar volt em microvolt, se desloca a vrgula seis lugares direita. Ex: 15 V = 15.000.000 V Para trocar quilovolt em volt se desloca a vrgula trs lugares direita. Ex: 5 KV = 5.000 V

b)

c)

d)

e)

EDUBRAS

Pgina 7

INSTALAES ELTRICAS
Corrente eltrica Se define como o fluxo de eltrons a traves de um condutor, desde o terminal negativo de uma fonte de tenso ou voltagem para o terminal positivo. Quando em um condutor se inicia o fluxo ou passagem da corrente, os eltrons comeam a circular pelo condutor todos ao mesmo tempo da mesma maneira que os vages de um trem se pem em marcha juntos. Se um vago do trem se mexe, todos os vages restantes do trem se mexem. Os eltrons livres do condutor agem da mesma maneira..Os eltrons livres sempre esto presentes em todo condutor e conforme cada eltron se movimenta faz fora sobre os eltrons seguintes Este efeito continua ao longo de todo o condutor. Quando os eltrons abandonam um dos extremos do condutor, este se carga positivamente fazendo que os eltrons livres do condutor se desloquem nessa direo. Este movimento se produz simultaneamente ao longo do fio ou condutor eltrico fazendo que os eltrons fiquem longe do outro extremo e permitindo o ingresso de novos eltrons nesse ponto. Como os eltrons se rejeitam entre eles e so atrados pelas cargas positivas, sempre tentam se movimentar desde um ponto em que h eltrons demais at o ponto onde faltam eltrons. Si se atraem desde um dos extremos de um condutor de cobre, se produz nesse lugar uma carga positiva, fazendo que os eltrons livres do condutor se movimentem at esse extremo. Si se subministram eltrons no extremo oposto do condutor, fazendo que adquira carga negativa, ter lugar um movimento continuo de eltrons desde o extremo carregado negativamente at o extremo carregado positivamente.

Cada vago obriga ao seguinte a se mover

Quando se mexe um vago os outros tambm se mexem

EDUBRAS

Pgina 8

INSTALAES ELTRICAS
Intensidade da corrente eltrica (I) Se define como a quantidade de eltrons que passam por um ponto de um circuito eltrico no tempo de um segundo. A unidade de medida o ampre (A). A intensidade da corrente eltrica igual a um ampre, quando um Coulomb de eltrons passa por um ponto do circuito no tempo de um segundo. 1C 1 ampre = -------1s Se o ampre a unidade bsica para a medio do fluxo de corrente, no sempre possvel o seu uso. Qualquer tipo de medio requer uma unidade que seja prtica de ser usada. Conforme a intensidade da corrente, ela poucas vezes passa de mil ampres.

Carga positiva Carga negativa

Fluxo da corrente ao Flujo longo de um de condutor corri eltrico

ente en un cond uctor

Se a intensidade da corrente est entre uma milsima de ampre e um ampre, a unidade de medida que deve ser usada o miliampre (mA). Ela represente uma milsima parte de ampre. Quando a intensidade de corrente inferior a um miliampre conveniente o uso do microampre ( A), que corresponde milionsima parte de um ampre.

Corrente e intensidade do fluxo

1 COULOMB POR SEGUNDO = 1 AMPRE

1.000 x 1 mA = 1 ampre. 1.000.000 x 1 A = 1 ampre.

EDUBRAS

Pgina 9

INSTALAES ELTRICAS
Converso de unidades de corrente eltrica a) Como o miliampre (mA) a milsima parte de 1 ampre, o miliampre pode ser trocado ou convertido em ampre deslocando a vrgula trs lugares esquerda. Ex: 35 mA = 0,035 A. b) Para converter ampre (A) em miliampre (mA) se desloca a vrgula trs lugares direita. Ex: 0,125 A = 125 mA. 16 A = 16.000 mA. Se faz a converso de uma unidade pequena, desloque a vrgula decimal direita. Se quer obter um valor grande desde um pequeno, desloque a vrgula decimal esquerda. c) Para converter microampre ( A) em ampre (A), se desloca a vrgula seis cifras esquerda. Ex: 125 A = 0,000125 A. d) Para converter microampre ( A) em miliampre (mA), se desloca a vrgula trs lugares esquerda. Ex: 125 A = 0,125 mA. e) Para converter ampre (A) em microampre ( A), se desloca a vrgula seis lugares direita. Ex: 3 A = 3.000.000 A. f) Para converter miliampre (mA) em microampre ( A), se desloca a vrgula trs lugares direita. Ex: 125 mA = 125.000 A. Resistncia eltrica (R) a oposio que oferecem os diferentes materiais passagem da corrente eltrica e sua unidade de medida o ohm ( ). A maior parte das vezes voc utilizar valores de resistncia que podem ser expressados na unidade ohm, embora em certas aplicaes especiais possvel que faa uso de valores inferiores ou superiores. Por isto, comum o uso de mltiplos e submltiplos do ohm. Submltiplos de ohm microohm = milionsima parte de um ohm. miliohm = milsima parte de um ohm.

EDUBRAS

Pgina 10

INSTALAES ELTRICAS
Mltiplos de ohm Kiloohm = Quiloohm =1.000 ohms. Megaohm = 1.000.000 ohms. Conforme maior ou menor oposio que apresentem os materiais passagem da corrente eltrica, eles podem ser classificados em : a) Materiais condutores. b) Materiais isoladores. Materiais condutores So aqueles que oferecem muito pouca resistncia ou oposio passagem da corrente eltrica. Por isto, eles so empregados para conduzir a eletricidade. Entre os materiais que cumprem com estas condies se encontra o cobre, zinco, alumnio, estanho, ouro, etc.. Materiais isoladores So todos aqueles materiais que oferecem muita oposio passagem da corrente eltrica e por isto se utilizam para bloquear ou isolar o fluxo da corrente eltrica. Dentro de estes materiais isoladores temos por exemplo, borracha, madeira, plstico, vidro, etc. Os bons condutores como os bons isoladores sempre permitem a passagem da corrente eltrica, porm em quantidades muito diferentes. O fluxo da corrente por um isolador to pequeno que geralmente se considera nulo ou igual a zero.

CAPACIDADE DE CARGA DE UM CONDUTOR Entenda por capacidade de carga de um condutor, quantidade de ampres que podem fluir ou circular no seu interior sem perigo de se esquentar. Se circula pelo condutor uma intensidade de corrente que supere ou exceda sua capacidade de carga, se estar frente a uma sobrecarga. Isto determina que o condutor passe do estado slido ao estado lquido ou seja que se funda, podendo queimar aquele material combustvel que esteja perto dele. A sobrecarga nos condutores produzida por dois motivos ou razes fundamentais: a) Por excessivo nmero de aparelhos eltricos ligados rede eltrica. b) Por curto-circuito. CONDUTOR ELTRICO Desde o inicio do seu percurso, na central de gerao eltrica, a energia eltrica atinge grandes distncias at atingir os centros de consumo. Todo o percurso feito atravs de linhas feitas com por fios ou arames chamados de condutores eltricos. Os materiais mais

EDUBRAS

Pgina 11

INSTALAES ELTRICAS
utilizados so o cobre e o alumnio. O primeiro no tem as melhores caractersticas para esta funo. Por isso, o seu uso est generalizado nas instalaes eltricas de baixa tenso ou seja, aquelas com uma voltagem inferior aos 1.000 V. Natureza dos condutores eltricos Como foi analisado no inicio, a matria est formada por tomos e cada um tem um ncleo que contem os prtons (cargas positivas) e girando ao redor do ncleo esto os eltrons (cargas negativas). O leitor deve se lembrar que, para que a corrente eltrica circule por um material deve de existir movimento dos eltrons. Isto mais fcil quando o material contm eltrons livres. Um material bom condutor da eletricidade se ele tem maior quantidade de eltrons livres. A seguir faremos uma reviso das caractersticas dos materiais que afetam o nmero ou quantidade de eltrons livres. Primeira rbita Segunda rbita Terceira rbita Quarta rbita Ncleo 29 prtons 34 nutrons

Caractersticas do cobre como condutor eltrico Em geral, os melhores condutores so os materiais metlicos, mais existem tambm condutores gasosos (vapor de mercrio, argnio, etc.) e eletrlitos (solues cidas, alcalinas e salinas). Os condutores metlicos tm distintos graus de qualidade de acordo a sua capacidade para conduzir a energia eltrica. No primeiro lugar est a prata, logo a seguir, o cobre e depois, o ouro e o bronze. O uso de um ou outro material condutor depende de suas caractersticas eltricas (capacidade para transportar eletricidade), mecnicas (resistncia ao desgaste, maleabilidade), do seu uso especifico, do custo no mercado nacional e internacional. Todos estes fatores fazem com que o preferido seja o cobre na elaborao da fiao eltrica e no segundo lugar, o alumnio. O cobre que se utiliza na fabricao de fios eltricos o cobre eletroltico, pois tem uma pureza do 99,9%. Dependendo de sua utilizao, ele feito em diferentes graus de dureza (endurecido).

EDUBRAS

Pgina 12

INSTALAES ELTRICAS
a) Cobre duro: apresenta uma condutividade de 97% respeito ao cobre puro. Suporta presses entre 37 e 45 Kg / mm2 (capacidade de ruptura). Por esta razo usado na fabricao de condutores desnudos, nas linhas areas de alta tenso. b) Cobre brando ou doce: apresenta uma condutividade do 100%, porm sua capacidade de ruptura menor, de 25 Kg /mm2, somente. Como malevel e elstico, se utiliza na fabricao de fios eltricos cobertos por isolante plstico, geralmente de PVC. verdade que o cobre o metal com maiores vantagens eltricas e mecnicas no processo de fabricao de condutores eltricos, tambm utilizado o alumnio como fio eltrico. Este material pode ser encontrado nas seguintes apresentaes: a) Alumnio duro: apresenta uma condutividade do 60% e sua capacidade de ruptura de 15 Kg./mm2, utilizando-se na fabricao de lneas areas nuas. b) Alumnio brando: sua condutividade anloga ao do alumnio duro e sua capacidade de ruptura de 12 Kg/mm2. Seu uso em fios eltricos isolados. Resistncia especfica do material ( ) A resistncia gerada por um arame de 1 metro de comprimento e 1 mm2 de seco, sob uma temperatura de 20 C, se representa pela letra grega ( ). Todos os corpos apresentam distinto valor de oposio passagem da corrente eltrica e ele depende, fundamentalmente, de sua estrutura atmica. Para poderem ser classificados feita uma tabela de resistncia especifica ( ) e nela se indica o valor resistivo de cada material, todos medidos sob as mesmas condies. A resistncia especifica indica a facilidade com que o material permite a passagem de uma corrente eltrica. Quanto mais baixa seja a resistncia especifica, melhor ser o material como condutor da corrente eltrica. Resistncia especfica de alguns materiais Material Ouro Prata Cobre Alumnio Nquel (20 C) 0,012 0,016 0,018 0,022 0,13

Clculo da resistncia de um condutor A resistncia de um condutor depende, fundamentalmente do tipo de material, do seu comprimento, da rea ou seo e da temperatura. Conforme tabela anterior, se pode fazer o clculo utilizando a seguinte frmula:

EDUBRAS

Pgina 13

INSTALAES ELTRICAS
x l R = -------------- = S Onde: R = resistncia do condutor, em ohm. P = coeficiente resistivo do material, em ohm x mm2/m. L = comprimento do condutor, em metros. S.= rea do condutor, em mm2. a) Comprimento (l) O comprimento afeta de forma considervel a resistncia do condutor. Um material condutor tem resistncia especifica prpria e quanto mais comprido ele for, maior ser sua resistncia. Por exemplo, se um condutor de cobre puro com 30 centmetros de comprimento e 3 mm2 de rea, sua resistncia pode ser perfeitamente determinada. Se utilizado um pedao do mesmo arame de cobre, porm com um comprimento 100 vezes maior, sua resistncia ser 100 vezes superior, tambm. Isto permite estabelecer a seguinte regra bsica: A resistncia de um fio ou condutor eltrico diretamente proporcional ao seu comprimento. Simplesmente, isto significa que o comprimento do condutor gera uma resistncia passagem da corrente eltrica e quanto menor for o comprimento do fio eltrico, menor ser a resistncia oferecida a sua passagem. b) rea ou seo (S) Outro fator que afeta a resistncia de um condutor sua seo transversal ou rea. Para entender o significado, imagine um condutor cortado perpendicularmente em qualquer ponto do seu comprimento. A superfcie de corte do arame a seo. Quanto maior for esta seo, menor ser a resistncia do condutor e quanto menor a seo, maior ser a resistncia do condutor. Logo, podemos estabelecer como rgua: A resistncia de um condutor inversamente proporcional a sua rea.

Temperatura (t) O ultimo fator que afeta a resistncia de um condutor sua temperatura. Na maioria dos materiais, quanto mais quente ele estiver, maior resistncia oferecer passagem da corrente eltrica e quanto mais frio o material, menor resistncia oferecer. O efeito da temperatura na resistncia varivel segundo o tipo de material e aqueles como o cobre e o

EDUBRAS

Pgina 14

INSTALAES ELTRICAS
alumnio, este parmetro muito leve. O efeito da temperatura na resistncia o menos importante dos quatro fatores que determinam a resistncia de um condutor.

Resistor dependente da temperatura (termistor) So componentes que trocam o valor de sua resistncia de acordo temperatura do ambiente onde so montados.Existem dois tipos: a) Termistor NTC (coeficiente trmico negativo): todo aquele que diminui sua resistncia assim que a temperatura aumenta. Tal o caso de materiais como o plstico, borracha, vidro e semicondutores em geral.

Smbolo eltrico

b) Termistor PTC (coeficiente trmico positivo): todo aquele que aumenta sua resistncia quando a temperatura tambm aumenta. Como exemplo podem ser considerados todos os condutores.

Smbolo eltrico

Resistncia dependente da luz (LDR) O valor da resistncia deste componente varia de forma inversa quantidade de luz que incide sobre ele. Tambm conhecido como fotoclula.

Smbolo eltrico

Resistor dependente da voltagem (VDR) Componente que troca o valor de sua resistncia de forma inversa voltagem que incide sobre ele. Smbolo eltrico

EDUBRAS

Pgina 15

INSTALAES ELTRICAS

Condutncia eltrica (G) a facilidade que oferecem os materiais passagem da corrente eltrica. Sua unidade de medida o Mho (S) e sua formula : 1 G = ----R Transcondutncia (Gm) a facilidade que apresentam as vlvulas eletrnicas para conduzir corrente eltrica. Sua unidade de medida o microMho (( S) .

ASSOCIAO DE RESISTNCIAS Basicamente as resistncias podem ser associadas ou ligadas de trs formas diferentes: a) Em srie. b) Em paralelo. c) Em srie - paralelo. 1.- Resistncias em srie Assim chamada conexo de duas ou mais resistncias, uma a seguir da outra. A corrente eltrica para passar atravs de estes componentes, tem um caminho s. Ento: A resistncia total (Rt) de um circuito serie igual soma de cada uma das resistncias parciais. Isto fica expressado atravs da seguinte frmula:

Sempre que seja ligada uma resistncia depois da outra, se diz que esto conectadas em srie. Desta maneira existe um caminho nico para que a corrente eltrica possa fluir. Se diz que essas resistncias formam um circuito em serie. R1 + R2 + R3 + R4 = RT

EDUBRAS

Pgina 16

INSTALAES ELTRICAS
No circuito srie ou em srie, a corrente s pode seguir um caminho ou seja que isso significa que toda a corrente deve passar por cada uma das resistncias do circuito. Por isso, todo circuito deve permitir a passagem da corrente mxima que flui e a resistncia total deve ser suficiente como para reduzir a intensidade da corrente a um valor que permita circular, sem inconvenientes, por todas e cada uma das resistncias do circuito.

Se for ligado um ampermetro em srie em cada uma das resistncias do circuito srie, ele indicar a mesma intensidade de corrente. Isto confirma que, em todo circuito em srie, a intensidade da corrente tem o mesmo valor em qualquer um dos pontos do circuito. 2 .- Resistncias em paralelo Assim chamado o conjunto de resistncias unidas ou ligadas em seus extremos, por isso a corrente tem vrios caminhos a recorrer. A resistncia total das resistncias ligadas em paralelo sempre menor que a menor das resistncias do circuito. Para determinar o valor da resistncia total (RT) de um circuito em paralelo primeiro se determina se as resistncias tm o mesmo valor.

EDUBRAS

Pgina 17

INSTALAES ELTRICAS
Para determinar o valor da resistncia total de um grupo de resistncias com o mesmo valor, s temos que dividir o valor de uma delas pelo nmero de resistncias. Suponha um circuito com quatro resistncias de 200 , ligadas em paralelo. A resistncia total a quarta parte do valor de uma delas, ou seja, 50 . 1R 200 RT = ------- = ----- = 50 N R 4 Onde: 1 R = Valor de uma das resistncias ligadas em paralelo N R = Quantidade de resistncias ligadas em paralelo Se o circuito fosse de resistncias com diferente valor ligadas em paralelo, no se poder determinar o valor da resistncia total com a mesma facilidade anterior. Duas resistncias ligadas em paralelo agem sobre o circuito com o mesmo efeito que uma s resistncia e de valor inferior de menor valor no circuito. O valor da nica resistncia pode ser considerada como uma resistncia equivalente. A formula que determina o clculo de resistncias diferentes e ligadas em paralelo o seguinte:

Despejando temos:

1 R2 + R1 ----- = ------------- = R1 . R2 = RT (R2 + R1) RT R1 . R2

Por isto, a frmula definitiva ser:

Esta formula revela que a resistncia total de um circuito composto por duas resistncias ligadas em paralelo e de diferente valor, pode ser obtida, dividindo o produto delas por sua soma. Para o circuito ligado com resistncia ligadas em paralelo, a intensidade da corrente em cada uma das resistncias ser igual pois cada uma oferece uma oposio igual ao fluxo dessa corrente. Quando se conectam em paralelo resistncias com diferente valor resistivo, a oposio ao fluxo da corrente no a mesma para cada uma das ramas do circuito. Uma

EDUBRAS

Pgina 18

INSTALAES ELTRICAS
resistncia pequena oferece pouca oposio, de tal maneira, que permite uma fcil passagem corrente.

LEI DE OHM a lei fundamental dos circuitos eltricos. Sua funo estabelecer a relao que existe entre a voltagem (V), a intensidade da corrente (1) e a resistncia eltrica (R). As relaes bsicas entre estes parmetros so as seguintes: A intensidade da corrente de um circuito aumenta toda vez que aumenta a voltagem e sem trocar as resistncias. A intensidade da corrente de um circuito diminui toda vez que aumenta a resistncia sem trocar a voltagem. Estas duas relaes constituem a lei de Ohm. Ela a mais bsica dos circuitos eltricos e que podemos ver na seguinte maneira: A intensidade da corrente de um circuito muda em forma direta e proporcional variao da voltagem e inversamente proporcional variao da resistncia. Esta relao fica representada atravs da seguinte formula : V I = ---R Nos seguintes circuitos se pode ver que a intensidade da corrente muda no mesmo sentido que vira a voltagem.

EDUBRAS

Pgina 19

INSTALAES ELTRICAS

Baixa voltagem ... baixa intensidade da corrente

Maior voltagem ... maior intensidade da corrente

Nos circuitos que se mostram a seguir se v que a intensidade da corrente varia ao contrrio da variao da resistncia.

Baixa resistncia.....grande intensidade da corrente.

EDUBRAS

Pgina 20

INSTALAES ELTRICAS

Grande resistncia......baixa intensidade da corrente. A quantidade de corrente depende do valor da voltagem e da resistncia. Este fato foi enunciado por George Simons Ohm e se expressa com sua famosa lei, que a equao fundamental de toda a cincia da eletricidade. Uma das maneiras mais comuns de poder expressar a lei de Ohm : A intensidade da corrente que passa por um circuito diretamente proporcional voltagem aplicada e inversamente proporcional resistncia.

Matematicamente esta lei pode ser feita assim: Voltagem (V) Intensidade (A) = --------------------Resistncia ( ) Esta frmula permite verificar a voltagem quando conhecida a intensidade da corrente e a resistncia. Voltagem (V) = Intensidade (A) x Resistncia ( ) Se conhecida a voltagem e a intensidade da corrente, se pode calcular, ento, a resistncia aplicando esta outra derivao da mesma lei de Ohm: Voltagem (V) Resistncia ( ) = ------------------Intensidade (A)

EDUBRAS

Pgina 21

INSTALAES ELTRICAS
A lei de Ohm usada nos circuitos eltricos ou suas partes para poder determinar valores desconhecidos de corrente, voltagem ou resistncia, conhecendo somente dois de seus valores. Na sua apresentao fundamental ou bsica da lei de Ohm, aplicada para determinar a intensidade de corrente que passa por uma resistncia, a voltagem aplicada sobre a resistncia do circuito e dividida pelo valor da referida resistncia.

1.- A intensidade da corrente de um circuito aumenta quando aumenta a voltagem, sempre que o valor da resistncia fique estvel ou seja que ele no seja modificado. Exemplo N 1 O circuito que fica na pagina anterior, R = 10 intensidade da corrente (I): V 20 I = -- = ---- = 2 A R 10 Exemplo N 2 Trocando o valor da tenso para 40 V, se ter : V 40 I = -- = ---- = 4 A R 10 2.- Se a voltagem fica inaltervel e aumenta somente a resistncia, a intensidade da corrente diminui. Exemplo N 3 Veja que no exemplo anterior trocado o valor de R para 20 ser: V 20 I = -- = ---- = 1 A R 20 , ento o novo valor de I e a tenso = 20 V. Se pede o valor da

EDUBRAS

Pgina 22

INSTALAES ELTRICAS
Na frmula bsica da lei de Ohm utilizando o valor da intensidade da corrente se pode utilizar outras formas para poder encontrar os valores de V ou R. Para poder determinar o valor da resistncia R conforme a lei de Ohm se deve dividir a voltagem pela intensidade da corrente.

Exemplo N 4 Se no circuito que aparece em esta pgina V = 6 e I = 2 A, se pede obter o valor da R. V 6 R = --- = --- = 3 ohms I 2 Tambm pode ser utilizada a lei de Ohm para obter o valor da voltagem. Para poder fazer isto necessrio multiplicar o valor da intensidade da corrente pelo valor da resistncia.

V = I x R = 3 x 5 = 15 V Os ser usada a lei de Ohm, as quantidades sempre devero ser expressadas nas unidades bsicas. Se algum dos valores utiliza um mltiplo ou submltiplo, ela dever ser levada at atingir o valor bsico.

EDUBRAS

Pgina 23

INSTALAES ELTRICAS
EXERCCIOS

Calcular o valor de I :................................

A intensidade da corrente do circuito de 0,5 A

Calcular o valor de R3 : ................................... e a RT : .............................

EDUBRAS

Pgina 24

INSTALAES ELTRICAS
LEI DE OHM APLICADA EM CIRCUITOS EM SRIE

EXERCCIOS a) Determinar a resistncia total (RT) do circuito. RT = R1 + R2 + R3 = 6 + 4 + 8 = 18 b) Determinar o valor da intensidade da corrente (I) do circuito. VT 36 I = ------ = ------ = 2 A RT 18 c) Determinar o valor da queda de tenso de cada uma das resistncias do circuito. VR1 = R1 x I = 6 x 2 = 12 V VR2 = R2 x I = 4 x 2 = 8 V VR3 = R3 x I = 8 x 2 = 16 V d) Determinar a voltagem total (VT) do circuito. VT = VR1 + VR2 + VR3 = 12 + 8 + 16 = 36 V

Caracterstica do circuito Conforme o visto, se pode observar que nos circuitos em srie, trs regras so cumpridas para poder determinar os valores de tenso, corrente e resistncia. Elas so:

EDUBRAS

Pgina 25

INSTALAES ELTRICAS

a) Em um circuito em srie, a resistncia total (RT) igual soma das resistncias parciais. b) A intensidade da corrente (I) tem um caminho s e seu valor constante em qualquer ponto do circuito. c) A voltagem total (VT) igual soma das voltagens parciais. (2 regra de Kirchoff aplicada aos circuitos ligados em srie).

EXERCCIO Encontrar o valor de R3 no seguinte circuito:

A resistncia total (RT) de um circuito em srie pode ser determinada aplicando a lei de Ohm. Para poder obter isto, necessrio conhecer os valores da intensidade da corrente e da voltagem. Veja que a voltagem total (VT) que est sendo aplicada ao circuito de 100 V e a intensidade da corrente de 2 A. Ao mesmo tempo veja que h 3 resistncias ligadas em srie. Isto no gerar nenhum problema para obter o resultado final, sempre que se lembre que a corrente total que passa pelo circuito tem como resultado o uso da voltagem total (VT) dividido pela resistncia total (RT). Aplicando a lei de Ohm, a resistncia total (RT) igual ao voltagem total (VT) dividida pela intensidade da corrente total (I T). VT 100 RT = ----- = ----- = 50 ohms. IT 2 Com anterioridade foi visto que quando so somadas as quedas de tenso num circuito em srie, a tenso ou voltagem total obtida igual voltagem da fonte. VT = VR1 + VR2 + VR 3

EDUBRAS

Pgina 26

INSTALAES ELTRICAS
Tambm foi visto que a intensidade da corrente de um circuito ligado em srie a mesma em todos os pontos do mesmo. IT = I1 = I2 = I3 Estes conceitos so aplicados embora as resistncias do circuito tenham diferentes valores, nos circuitos em srie pode ser utilizada a lei de Ohm ao longo do circuito todo ou em pontos do mesmo. Considere um circuito que tm trs resistncias ligadas em serie e alimentadas por uma tenso de 100 V. Ao mesmo tempo, a intensidade da corrente do circuito de 2 A. Se sabe que as resistncias R1 = 5 ohms e R2 = 10 ohms e no se conhece o valor da R3. O valor da mesma pode ser verificado, assim como a intensidade da corrente e a queda de tenso em cada uma das resistncias, aplicando a lei de Ohm. Para poder obter os valores desconhecidos o primeiro passo fazer um diagrama simples e escrever os dados conhecidos. Este diagrama eltrico permite ver a ligao de cada um dos componentes assim como o seu relacionamento entre eles. Veja que so conhecidos os valores de R1, R2, I e VT. Com os valores de R1,R2 e I se pode determinar a queda da voltagem V1 e V2. V1 = I x R1 = 2 x 5 = 10 V V2 = I x R2 = 2 x 10 = 20 V Como as trs resistncias esto ligadas com a mesma fonte de tenso (100 V), as tenses das trs resistncias devem somar o mesmo valor de 100 V. Se as tenses em R1 (V1) e de R2 (V2) so 10 V e 20 V, se ter: V3 = VT (V1 + V2) = 100 (10 + 20) = 100 30 = 70 V Agora que conhece a voltagem em R3 (V3) e da intensidade da corrente na mesma, se pode calcular o valor da resistncia (R3): V3 70 R3 =---- = ---- = 35 ohms I 2 Tambm pode ser utilizado outro mtodo para obter o valor de R3. Como conhecida a tenso total (VT) e a intensidade da corrente do circuito, se pode obter a resistncia total (RT) do circuito. V3 100 RT = ---- = ---- = 35 I 2 Com o valor da resistncia total (RT) igual soma de R1, R2 e R3 se pode obter o valor de R3 de acordo com a seguinte formula:

EDUBRAS

Pgina 27

INSTALAES ELTRICAS
RT = R1 + R2 + R3 R3 = RT ( R1 + R2) = 50 ( 5 + 10) = 50 15 = 35 Conhecendo a resistncia R3 e a intensidade da corrente por R3, se pode determinar o valor de V3: V3 = I x R3 = 2 x 35 = 70 V Assim ficam obtidos todos os valores do circuito apresentado no inicio do exerccio.

LEI DE OHM APLICADA EM CIRCUITOS EM PARALELO

EXERCCIOS a) Determinar o valor da resistncia total (RT) do circuito: R1 x R2 20 x 50 1000 RT = ------------ = ------------ = ----------- = 14,3 R1 + R2 20 + 50 70 b) Determinar o valor das correntes parciais do circuito: V 100 I1 = ------- = ------ = 5 A R1 20 V 100 I2 = ------ = ------ = 2 A R2 50

EDUBRAS

Pgina 28

INSTALAES ELTRICAS
c) Determinar o valor da intensidade da corrente total do circuito: IT = I1 + I2 = 5 + 2 = 7 A d) Determinar a intensidade da corrente total aplicando a lei de Ohm: VT 100 IT = ------- =-------- = 7 A RT 14,3 Anlise do circuito: I 1 e I 2 so fornecidas pela fonte de 100 V e podem ser tiradas as seguintes concluses: - O condutor que une o terminal negativo da fonte com o ponto A fornece 7 A. - No ponto A, a corrente dividida passando de 5 A pela R 1 e 2 A pela R 2. - No ponto B, a corrente de cada resistncia se une, por isto, o condutor que une o ponto B com o terminal positivo da fonte, fornece 7 A. Caracterstica do circuito De acordo com o que foi analisado, as caractersticas da tenso, corrente e resistncia do circuito so as seguintes: a) A resistncia total em um circuito em paralelo menor que a menor das resistncias parciais. b) A voltagem aplicada em cada componente o mesmo da fonte de energia. c) A intensidade de corrente total do circuito igual soma das intensidades de corrente parciais ou como estabelecido na primeira regra de Kirchoff aplicada em circuitos ligados em paralelo: A intensidade da corrente que atinge um ponto do circuito tm um valor igual soma das intensidades da corrente que se afastam desse ponto.

EDUBRAS

Pgina 29

INSTALAES ELTRICAS
EXERCCIOS

Suponha um circuito em paralelo que tem trs resistncias (R1, R2, R3) sem valores conhecidos. Ao mesmo tempo elas esto ligadas a uma fonte de 45 V e a intensidade da corrente total do circuito de 6 A. Os valores parciais de intensidade da corrente so: I 1 = 1,5 A I2=3A I3=XA Para poder encontrar os valores desconhecidos da resistncia, desenhe, primeiro, um diagrama eltrico e escreva todos os valores de resistncia, tenso e de intensidade da corrente que voc conhece. Nas derivaes do circuito com dois valores conhecidos, encontre o valor sem conhecer aplicando a lei de Ohm ou as regras referentes resistncia total, intensidade da corrente e voltagem para circuitos eltricos ligados em paralelo. Como o leitor conhece a intensidade de corrente e a voltagem das resistncias R1 e R2, se pode encontrar o valor das resistncia aplicando a lei de Ohm: V 45 R 1 = ---- = ---- = 30 ohms I 1 1,5 V 45 R 2 = ---- = ----- = 15 ohms I2 3 Para poder calcular o valor de R3 se dever determinar, primeiro, a intensidade da corrente que passa por ela. A intensidade da corrente total do circuito de 6 A e igual soma das trs intensidades parciais: IT = I 1 + I 2 + I 3 I 3 = I T (I2 + I 1) = 6 ( 1,5 + 3) = 6 4,5 = 1,5 A

EDUBRAS

Pgina 30

INSTALAES ELTRICAS
Conhecida a voltagem e a intensidade da corrente na resistncia R3, se pode obter o valor da resistncia aplicando a lei de Ohm: V 45 R3 = ---- = ---- = 30 ohms I3 1,5 A resistncia total do circuito se pode obter utilizando a frmula para a resistncia total de resistncias em paralelo ou aplicando a lei de Ohm para a intensidade de corrente e a voltagem total do circuito. Encontre a RT utilizando a lei de Ohm: VT 45 RT = ------ = ------ = 7,5 IT 6 Agora tente verificar o valor de RT utilizando a frmula para as resistncias ligadas em paralelo: R 1 x R 2 30 x 15 450 Rp = ----------- = --------- = ----- = 10 ohms R 1 + R 2 30 + 15 45 Rp x R 3 10 x 30 300 RT = ----------- = --------- = ----- = 7,5 ohms Rp + R 3 10 + 30 40 Os resultados obtidos so iguais e podem ser utilizados para verificar a exatido da soluo.

Em este circuito, a intensidade da corrente das resistncias parciais pode ser obtida aplicando a lei de Ohm e a intensidade da corrente total do circuito ser igual soma de essas intensidades. Se conhecida a intensidade e a tenso total do circuito, se pode determinar a resistncia total do circuito.

EDUBRAS

Pgina 31

INSTALAES ELTRICAS
Verifique o valor das intensidades parciais de corrente aplicando a lei de Ohm: V 120 I1 = ------ = ------ = 1,5 A R1 80 V 120 I3 = ------- = ------- = 4 A R3 30

V 120 I2 = ------- = ------- = 2,5 A R2 48

V 120 I4 = ------- = ------- = 2 A R4 60

A intensidade total do circuito igual soma das intensidades parciais: IT = I1 + I2 + I3 + I4 = 1,5 + 2,5 + 4 + 2 = 10 A Determine a resistncia total aplicando a formula para as resistncias em paralelo: IT = I1 + I2 + I3 + I4 = 1,5 + 2,5 + 4 + 2 = 10 A Determine a resistncia total aplicando a lei de Ohm: V 120 RT = ------- = ------- = 12 IT 10 Verifique a resistncia total aplicando a frmula para resistencias em paralelo: R1 x R2 80 x 48 3840 Rp = ------------- = ------------- = ------- = 30 R1 + R2 80 + 48 128 Rp x R3 30 x 30 900 Rp1 = ------------- = ------------- = ------- = 15 Rp + R3 30 + 30 60 Rp1 x R4 15 x 60 900 RT = -------------- = ------------- = -------- = 12 Rp1 + R4 15 + 60 75

3.- Resistncias ligadas em srie - paralelo Trs ou mais resistncias podem ser ligadas de forma composta ou seja, algumas em srie e outras em paralelo. Se fossem ligadas duas resistncias em paralelo e depois ligamos o

EDUBRAS

Pgina 32

INSTALAES ELTRICAS
extremo de uma terceira resistncia com um dos terminais das resistncias ligadas em paralelo, as trs resistncias ficaro ligadas formado um circuito srie-paralelo.

Parte ligada em srie

Parte ligada em paralelo

Tambm podem ser ligadas as trs resistncias formando um outro circuito combinado. Por exemplo, se foram ligadas duas resistncias em srie e depois, os dois extremos da terceira resistncia, em paralelo com a ligao em srie: Parte ligada em srie

Parte ligada em paralelo

As ligaes de estas resistncia so utilizadas com muita freqncia em circuitos eltricos, em especial em motores eltricos e de controle de equipamento eltrico.

Procedimento para o seu clculo No necessrio usar frmulas especiais para poder saber o valor da resistncia total de um circuito srie-paralelo. O que deve ser feito afastar, separar ou dividir o circuito em pequenos circuitos simples, em serie e em paralelo. Depois disto, devem ser feitas as operaes necessrias e logo somar os resultados parciais. Antes de aplicar as regras nos circuitos srie-paralelo, veja os passos que devero ser seguidos para simplificar o circuito. Nas figuras seguintes se pode observar o processo de clculo.

EDUBRAS

Pgina 33

INSTALAES ELTRICAS
Exemplo N1 : R1 x R2 Rp = ------------R1 + R2 RT = Rp + R3

Exemplo N2: Rp x R3 RT = -----------Rp + R3

Rp = R1 + R2

Intensidade da corrente em circuitos srie-paralelo A intensidade total de corrente num circuito srie-paralelo depende da resistncia total do circuito quando ligada a fonte de tenso. A intensidade da corrente do circuito se divide em todos os ramais do circuito em paralelo e depois se juntam de novo, para fazer parte do circuito em serie. A intensidade da corrente total a mesma nos extremos do circuito.

EDUBRAS

Pgina 34

INSTALAES ELTRICAS

Corrente total

A corrente se divide

Corrente total

A corrente se soma

EXERCCIOS

RT : ............................................. V1 : ............................................. V2 : ............................................. V3 : .............................................

IT : .............................................. I1 : .............................................. I2 : .............................................. V4 : .............................................

EDUBRAS

Pgina 35

INSTALAES ELTRICAS

RT : ........................................... IT : ............................................ V1: ............................................ V3: ............................................ :

I1 : ........................................ I2 : ......................................... V2: ............................................ V4: ............................................

RT : .................................................. I : ................................................... V1 : ................................................... V2 : ................................................... V3 : ...................................................

EDUBRAS

Pgina 36

INSTALAES ELTRICAS

PRTICA
INSTALAES ELTRICAS

1
PROIBIDA A REPRODUO, TOTAL OU PARCIAL DESTA OBRA, POR QUALQUER MEIO OU METODO SEM AUTORIZAO POR ESCRITO DO EDITOR. TODOS OS DIREITOS FICAM RESERVADOS.

EDUBRAS

Pgina 37

INSTALAES ELTRICAS

SIMBOLOGIA UNIVERSAL DA ELECTRICIDADE A simbologia a maneira grfica de representar os distintos componentes eltricos que analisaremos no nosso curso, pois sua forma fsica muito difcil de representar e universal ou seja que se usa em quase todos os pases. A seguir apresentamos os smbolos que so mais usados. RESISTOR O resistor tem a finalidade de controlar a passagem da corrente eltrica e este fato se consegue mediante refinadas tcnicas de fabricao e permite o controle dentro de limites muito pequenos. Sua oposio passagem da corrente pode ir desde um mnimo at um mximo, sendo neste caso que ele se comporta praticamente como um isolador. Unidade de medida: ohm ( ) Mltiplos: - Kiloohm (K ) = 1.000 - Megaohm (M ) = 1.000.000 Resistor fixo : aquele no qual o seu valor no pode ser trocado ou modificado. O smbolo eltrico de este resistor o seguinte:

Seu valor em ohm indicado a traves de um cdigo de cores em todos os resistores de carvo com potncia inferior a 1 W. O valor expressado a traves de nmeros nos resistores feitos com arame. Sua tolerncia corresponde ao grau de erro que pode ter de acordo com o seu valor. Este erro se expressa em percentagem e pode variar de + a . Conforme a quantidade de corrente que circula pelo resistor, ele dissipara uma certa quantidade de calor ou potncia dissipada ao meio ambiente a travs da sua superfcie. Se as dimenses no so as apropriadas para dissipar o calor, este componente se destruir.

Resistor varivel: aquele no qual o seu valor resistivo pode ser modificado. Seu smbolo se amostra a seguir.

Entre os resistores variveis que dependem de um controle, temos ao: -Potencimetro de eixo -Potencimetros de barra

EDUBRAS

Pgina 38

INSTALAES ELTRICAS
-Potencimetros do tipo pr/set. Este tipo de resistor tem controle ou comando que permite variar o seu valor. Para muitas aplicaes prticas necessrio dispor de resistncias que possam ser reguladas a vontade, de modo que permitam oferecer uma oposio varivel. Observe no smbolo da resistncia varivel a seta que tem e chamada cursor. A resistncia que se encontra entre ambos extremos do dispositivo sempre a mesma, porm, o cursor mvel permite variar o valor da resistncia. Vale agregar que a resistncia propriamente dita feita com arame especial e est conectada em sus extremos aos terminais esquerdo e direito do elemento. O cursor uma lmina metlica solidria com um eixo externo e fica em contato permanente com o arameresistncia ou carvoresistncia. Por isto, ao atuar o eixo a lmina se movimenta variando a resistncia entre o terminal central e os terminais laterais.

Entre os resistores variveis que dependem de outras caractersticas temos: a) Dependente da luz (LDR) e varia sua resistncia de forma inversamente proporcional quantidade de luz que sobre ele incida.

b) Dependente da voltagem (VDR), tambm conhecido como varistor e sua resistncia varia sua resistncia de forma inversa voltagem aplicada nele.

c) Dependente da temperatura (termistor), elemento que varia sua resistncia com a temperatura. H dois tipos: - NTC (coeficiente trmico negativo): que diminui sua resistncia com a temperatura.

- PTC (coeficiente trmico positivo): que aumenta sua resistncia com a temperatura.

EDUBRAS

Pgina 39

INSTALAES ELTRICAS

Resistor fusvel : Tem a funo de deter passagem da corrente eltrica, quando ela supera um valor preestabelecido protegendo circuitos de media e alta potncia.

CONDENSADOR O condensador tambm chamado capacitor e cumpre a funo de armazenar energia eltrica entre suas armaduras. Unidade de medida: farad (F) Submltiplos: Microfarad ( F) = Milionsima parte do farad (0,00001 F) Nanofarad (nF) = Bilionsima parte do farad (0,00000001 F) Picofarad (pF) = Trilionsima parte do farad (0,000000000001F) Os condensadores se classificam em: Fixo: Porque no possvel modificar o seu valor capacitivo. Estes condensadores podem ser cermicos, de polister e eletrolticos. Os condensadores cermicos ou de polister no tm polaridade, mais existem condensadores eletrolticos polarizados e no polarizados.

SMBOLO ELTRICO

ASPETO FSICO

Semi-fixo ou trimmer: Sua principal caracterstica poder modificar sua capacitncia dentro de um pequeno margem a traves de um parafuso de ajustagem. So usados na regulagem do equipamento eletrnico em geral.

EDUBRAS

Pgina 40

INSTALAES ELTRICAS
Varivel: o condensador que varia sua capacitncia a traves de um eixo que se encontra ligado a um sistma mecnico

BOBINA A bobina construda com um enrolamento de arame isolado feito sobre uma base de carto ou plstico. Ao espao interior de esta forma se denomina ncleo e sobre ele podem se dadas duas variantes fundamentais: a) Bobina com ncleo de ar, onde se deve considerar simplesmente o bobinado realizado sobre sue ncleo, sem que exista outro material no seu interior (somente ar).

b) Bobina com ncleo de ferro, na qual o enrolamento feito sobre um ncleo de ferro, geralmente constitudo por grande quantidade de chapas.

TRANSFORMADOR Tem a finalidade de transferir energia eltrica desde um bobinado primrio (P) at um bobinado secundrio (S). Para sua classificao devemos tomar em conta seus bobinados e tambm a aplicao que ser feita com ele. Na praza existem os seguintes tipos: a)Transformador elevador da voltagem:

EDUBRAS

Pgina 41

INSTALAES ELTRICAS
b)Transformador igualador da voltagem:

c)Transformador redutor da voltagem:

d)Transformador de vrios secundrios ou de poder:

e) Autotransformador: desempenha a mesma funo do transformador dizer, transfere energia eltrica. A diferena seu nico bobinado para obter o primrio e o secundrio.

EDUBRAS

Pgina 42

INSTALAES ELTRICAS
SMBOLOS ELTRICOS PARA PLANOS DE CONSTRUO Nos diagramas de uma linha s usados nos planos ou plantas de uso na construo, onde se representa a montagem eltrica, utilizada uma serie de smbolos que esto normalizados, para estabelecer uma designao e representao grfica uniforme dos elementos que se usam nas instalaes eltricas. Os materiais e elementos se representam mediante um smbolo acompanhado de uma ou mais letras quando corresponda. Entendemos que imprescindvel considerar de forma geral, detalhes relativos aos acessrios e dispositivos eltricos que o futuro tcnico utilizar no desenvolvimento do seu servio. E por este motivo que iniciamos nossa primeira prtica considerando os smbolos representativos dos distintos elementos usados nos diagramas ou circuitos eltricos. No inicio se pode pensar que um determinado dispositivo eltrico no representado nos planos ou circuitos como so na realidade, mais ocorre que a representao fsica de um dispositivo pode gerar muita confuso na interpretao dos circuitos, dado que existem outros elementos que no exterior so muito similares, porm com funes completamente distintas. Os comentrios anteriores justificam uma descrio dos principais elementos e dispositivos que utilizar no seu futuro servio. Logicamente que os comentrios seguintes em absoluto afetam o estdio de ditos elementos e somente se trata de fornecer mais conhecimentos bsicos que devero ser ampliados durante o desenvolvimento deste curso.

NOMENCLATURA GERAL 1.- CANALIZAO Uma linha ou fio eltrico, um condutor ou um canal se representa por uma linha. a) Smbolo geral de canalizao

b) Linha de n fios eltricos

Um circuito eltrico representado num plano com linha nica, dizer que qualquer for a quantidade de fios eltricos, esta representada por uma linha s. O nmero ou quantidade de fios eltricos que representa essa linha indicada por um trao perpendicular pequeno e com um nmero que indica ou informa essa quantidade.

EDUBRAS

Pgina 43

INSTALAES ELTRICAS

Circuito com 3 fios eltricos

c) Cruzamento O cruzamento de fios eltricos em circuitos feitos em painis, aparelhos, instalaes e esquemas se representa a traves de duas linhas que se cruzam. Note-se que no tem ponto de unio no ponto do cruzamento.

d) Canalizao subterrnea Quando a canalizao for subterrneas, se indicar com uma linha de traos ou tracejada e se aplicaro as regras anteriores.

e) Arranque ou derivao O arranque se indicar por um pequeno ponto cheio no local da derivao.

f) Distribuio da energia eltrica Quando a energia eltrica distribuda em diferentes nveis, se designar o lugar de cmbio de nvel mediante setas inclinadas a 45. - Alimentao desde o andar inferior

EDUBRAS

Pgina 44

INSTALAES ELTRICAS
- Alimentao para o andar superior

- Alimentao desde o andar superior

- Alimentao para o andar inferior

g) Bandeja ou escada porta-fiao um sistema para suportar condutores eltricos e. formada por perfis longitudinais e transversais que com seus acessrios formam uma unidade rgida de canalizao. As bandejas porta-fiao so ductos com tampas removveis nos quais se permite colocar aos condutores eltricos com um ou vrios circuitos e alimentar distintos servios.

h) Condutor concntrico (coaxial) um condutor de cobre doce com isolante de polietileno e uma blindagem de cobre entrelaado e revestimento termo-plstico.

i) Condutor flexvel Fio de cobre doce com isolamento feito de PVC.

j) Caixa de derivao usada nas canalizaes como ponto de derivao, em locais onde sero montados aparelhos ou acessrios. Alm disto, serve como ponto desde onde podem ser ligados os conduites necessrios para a passagem dos condutores eltricos.

EDUBRAS

Pgina 45

INSTALAES ELTRICAS
k) Cmara Ela usada para facilitar a montagem, manuteno, conserto, unio e derivao da fiao eltrica assim como permitir a ligao com diferentes tipos de ductos. Dever ter uma drenagem que permita a sada rpida das guas que atinjam a ela por filtrao ou condensao. - Cmara de passagem

- Cmara de registro

2.- SMBOLOS GERAIS a) Corrente alternada, se define como aquela que troca de valor e sentido em funo do tempo. Encontra-se na rede eltrica do lar e produto do trabalho de geradores eltricos chamados alternadores.

b) Corrente continua, aquela que no troca de valor nem de sentido em funo do tempo. obtida de pilhas, baterias e geradores denominados dnamos.

c) Ligao terra de proteo, o conjunto de condutores eltricos nus enterrados, utilizados para ligar terra toda aparelho ou pea eltrica que pertena a uma instalao ou seja parte de um equipo eltrico e que no seja parte do prprio circuito, com a finalidade de evitar tenses perigosas.

EDUBRAS

Pgina 46

INSTALAES ELTRICAS
d) Terra de servio, o conjunto de condutores eltricos nus enterrados para ligar terra o neutro de uma instalao.

3.- SMBOLOS DE APARELHOS a) Alternador uma mquina eltrica que tem a finalidade de gerar corrente alternada.

b) Convertedor de energia eltrica em energia calrica: - Aquecedor

- Aquecedor de gua

- Fogo eltrico

c) Bateria o dispositivo que converte energia qumica em energia eltrica.

EDUBRAS

Pgina 47

INSTALAES ELTRICAS
d) Conversor de energia eltrica em energia sonora

- Buzina

- Campainha

e) Unio o fato de ligar entre si a rede de distribuio eltrica.

f) Aparelho de tubo fluorescente o conjunto de lmpadas eltricas que tem no seu interior um gs condutor e quando recebe corrente eltrica ficam incandescentes.

O smbolo representa ao equipamento fluorescente e a letra n indica que um equipo com n quantidade de tubos. Exemplo: A representao de um conjunto fluorescente de 3 tubos de 40 W ser a seguinte:

g) Condensador o dispositivo eltrico capaz de guardar energia eltrica entre suas placas.

h) Condensador sincrono:

i) Tomada est formada por uma tampa e por um dispositivo que tem contatos eltricos.

EDUBRAS

Pgina 48

INSTALAES ELTRICAS
- Tomada fmea para iluminao

- Tomada fmea dupla para iluminao

- Tomada fmea para aquecimento

- Tomada fmea monofsica:

- Tomada fmea trifsica:

- Tomada fmea para uso especial:

j) Gerador uma mquina eltrica que tem a finalidade de gerar corrente eltrica.

k) Medidor um aparelho encarregado de medir o consumo de energia eltrica.

l) Retificador o dispositivo eletrnico que converte corrente alternada em continua pulsante.

EDUBRAS

Pgina 49

INSTALAES ELTRICAS
m) Ventilador ou extrator:

4.- PORTA-LMPADA a) Garfo de uma lmpada:

b) Garfo com n lmpadas:

c) Porta-lmpada simples:

d) Porta-lmpada sob corredor:

e) Porta-lmpada com interruptor:

f) Porta-lmpada de n lmpadas:

g) Porta-lmpada de parede com interruptor:

h) Porta-lmpada de parede (aplique):

EDUBRAS

Pgina 50

INSTALAES ELTRICAS
i) Porta-lmpada de emergncia:

j) Porta-lmpada de emergncia auto-energizada:

k) Porta-lmpada com caixa de derivao:

l) Lmpada de gs:

m) Lmpada porttil:

5.- INTERRUPTOR O interruptor um dispositivo mecnico desenhados para fechar ou abrir circuitos. Podem ser classificados conforme segue em: a) Interruptor de um efeito:

b) Interruptor de duplo efeito:

EDUBRAS

Pgina 51

INSTALAES ELTRICAS
c) Interruptor de trs efeitos:

d) Interruptor de combinao:

e) Interruptor de dupla combinao ou de cruzamento:

f) Interruptor de boto:

g) Interruptor de porta:

h) Interruptor de puxador:

i) Interruptor de tomada:

j) Tomada com dois interruptores:

EDUBRAS

Pgina 52

INSTALAES ELTRICAS
6.- MQUINA DE SOLDAR a) De arco:

b) De resistncia:

c) Com motor gerador:

7.- PAINEL O painel uma pea eltrica na qual se concentram os dispositivos de proteo e de controle, sendo que desde ele se pode proteger e operar toda a instalao ou parte da mesma. a) Painel de iluminao:

b) Painel de aquecimento:

c) Painel de fora motriz:

EDUBRAS

Pgina 53

INSTALAES ELTRICAS

d) Painel de raios X:

e) Painel para uso especial:

8.- POSTEAMENTO a) Poste de concreto:

b) Poste de concreto com extenso metlica:

c) Poste estrutural metlico:

d) Poste tubular metlico:

e) Poste de madeira:

EDUBRAS

Pgina 54

INSTALAES ELTRICAS
9.- MOTOR a) De corrente continua:

b) De induo:

c) De induo com rotor bobinado:

d) Arrancador de motor:

EDUBRAS

Pgina 55

INSTALAES ELTRICAS
10.- ABREVIATURAS
Identificao Normal a) Alta tenso b) Baixa tenso c) Bandeja porta-condutor d) Canalizao vista e) Canalizao embutida f) Canalizao pr-embutida g) Canalizao subterrnea h) Isolador carretel i) Canalizao de isolador rolo j) Condutor de brasilit k) Condutor de concreto de duas vias l) Condutor de concreto de quatro vias ll) Escala porta-condutor m) Painel geral n) Painel geral auxiliar ) Painel de distribuio o) Painel de controle p) Painel geral de iluminao q) Painel geral de fora r) Painel geral de aquecimento rr) Painel geral auxiliar de iluminao s) Painel geral auxiliar de fora t) Painel geral auxiliar de aquecimento u) Painel de distribuio de iluminao v) Painel de distribuio de fora w) Painel de distribuio de aquecimento x) Painel de controle de iluminao y) Painel de controle de fora z) Painel de controle de aquecimento - Tubulao de ao - Tubulao de ao galvanizado - Tubulao de bronze - Tubulao de cobre - Tubulao metlica flexvel - Tubulao de parede grossa galvanizada (cano) - Tubulao plstica flexvel - Tubulao plstica rgida de P.V.C - Tubulao plstica de polietileno Abreviatura Tcnica A.T. B.T. b.p. v. e. p.e. s. i.c. i.r. c. b Cc.2v. Cc.4v. e.p. P.G. P.G.aux. P.D. P.C. P.G.I. P.G.F. P.G.A. P.G.Aux.I. P.G.Aux.F. P.G.Aux.A. P.D.I. P.D.F. P.D.A. P.C.I. P.C.F. P.C.A. t.a. t.a.g. t.b. t.c. t.m.f. c.g. t.p.f. t.p.r. t.p.p.

EDUBRAS

Pgina 56

INSTALAES ELTRICAS

SIMBOLOGA DIN PARA CONTROLE AUTOMATICO

1.- CONDUCTOR a) Linha de alimentao ou condutor de circuito de potncia:

b) Condutor de circuito de controle:

c) Condutor sem conexo eltrica:

d) Condutor com conexo eltrica:

e) Fases: f) Entradas dos contatos principais: g) Sada dos contatos principais: h) Entradas ao motor:

R S T 1 3 5 L1 L2 L3 2 4 6 T1 T2 T3 U V W / X Y Z

EDUBRAS

Pgina 57

INSTALAES ELTRICAS
2.- ELEMENTOS DO CIRCUITO DE POTNCIA a) Fusvel:

b) Rel trmico:

c) Rel termomagntico:

d) Rel eletromagntico:

e) Motor trifsico (3 terminais): M 3F f) Motor trifsico (6 terminais): M 3F g) Motor trifsico com dois enrolamentos estticos separados:

h) Conexo estrela:

i) Conexo tringulo:

EDUBRAS

Pgina 58

INSTALAES ELTRICAS

3.- ELEMENTOS DO CIRCUITO DE CONTROLE a) Bobina do rel:

b) Interruptor normalmente cerrado (NC):

c) Interruptor normalmente aberto (NO):

d) Interruptor liga desliga (NA-NC):

e) Interruptor de desconexo mltiplo:

f) Interruptor de conexo mltiplo:

g) Interruptor liga-desliga mltiplo:

EDUBRAS

Pgina 59

INSTALAES ELTRICAS

h) Interruptor de pedal:

i) Interruptor ou chave:

j) Contacto auxiliar NC:

k) Contacto auxiliar NA:

l) Contacto auxiliar temporizado ao trabalho:

m) Contacto auxiliar temporizado na abertura:

n) Interruptor limitador liga-desliga:

) Contacto atuados por bia:

EDUBRAS

Pgina 60

INSTALAES ELTRICAS
o) Contacto atuado por presso:

4.- ELEMENTOS DE INDICAO (TESTEMUNHAS) a) Piloto luminoso:

b) Piloto sonoro:

5.- MARCAS a) Rel principal: b) Rel marcha direita: c) Rel marcha esquerda: d) Rel conexo estrela: e) Rel conexo tringulo: f) Rel auxiliar: g) Interruptor limitador: h) Fusvel e rel de proteo: i) Pilotos: j) Sinalizao sonora com buzina: C... KM... C1 KM1 C2 KM2 C3 KM3 C5 KM5 C... KA... S... F... h...

EDUBRAS

Pgina 61

INSTALAES ELTRICAS
FERRAMENTAS PARA INSTALAES ELTRICAS Muitos trabalhos eltricos podem ser realizados com ferramentas comuns disponveis na maioria dos lares (alicate, chave de fenda, martelo, etc.). Mais isto no o caso geral e com freqncia, ser necessrio fazer uso de ferramentas especiais desenhadas para realizar funes tais como decapar condutores, cortar tubos, guiar arames ao longo de conduites, proteger unies, realizar perfuraes, etc. Esta apostila descreve algumas das principiais ferramentas utilizadas no trabalho prtico de instalaes eltricas. Possivelmente no necessitar de todo este arsenal num momento dado, alguma vez dever enfrentar problemas que se solucionam com alguma de elas. O montador ou instalador eltrico, alm dos conhecimentos tericos bsicos acerca das instalaes eltricas, deve conhecer tambm quais so as ferramentas mais adequadas para realizar um trabalho em forma prtica, tcnica e segura. Em eletricidade como em qualquer outro tipo de tarefa, tambm vlido que para conseguir bons resultados, se necessitam boas ferramentas. Alm disto, se deve prestar ateno ao isolamento, especialmente porque sempre existe o risco de tocar com a ferramenta inadvertidamente, partes sob tenso. Um simples isolamento ou proteo plstica como o que se encontra em algumas das ferramentas baratas no suficiente. As ferramentas com bom isolamento so marcadas para a tenso que podem suportar. Nas seguintes sees se descrevem varias das principiais ferramentas manuais, eltricas e de outras fontes de alimentao utilizadas na prtica das instalaes eltricas, assim como as aplicaes tpicas de algumas de elas. Para muitas, no se proporcionam maiores detalhes devido a que seu uso muito conhecido. Para uma melhor compreenso do tema, as ferramentas se dividem nas seguintes categorias: De uso geral: alicate, chave de fenda, martelo, tester, etc. Para decapar condutor: faca, alicate, etc. Para soldar: soldador eltrico, maarico, etc. Para guiar condutores: arame de ao ou de plstico. Para furar: furadeira, ponto, broca, etc. Para dobrar tubos: dobradeira. Para cortar tubos: serra, cortadora de tubos. Para fazer rosca: tarraxa, macho.

EDUBRAS

Pgina 62

INSTALAES ELTRICAS
Para usos vrios: fita mtrica ou trena, traador, fio de prumo, lima, escada, etc. A traves da historia, os homens tm inventado e utilizado ferramentas para multiplicar sua fora, cortar, bater, torcer e realizar outras tarefas. As ferramentas incrementam enormemente a quantidade e qualidade de trabalho produzido pelo ser humano, porm ao mesmo tempo por serem pesadas, apresentam cantos afiados, tem uma alta capacidade de alavanca, etc., incrementam tambm, as possibilidades de causar leses pessoais ao operrio. Pelas mesmas razes anteriores e para evitar acidentes e estragar as ferramentas, elas devem ser manipuladas com cuidado e utilizadas em forma segura. As ferramentas como as boas amizades devem ser bem tratadas, com respeito e sem abusar delas. Muitos acidentes podem ser evitados utilizando a ferramenta correta para cada tarefa. Por exemplo, usar uma lima ou chave de fenda como alavanca em lugar de uma barra. Tambm importante que sua manuteno seja boa. Siga estas recomendaes: - Conserve as ferramentas limpas. - Protegidas contra a corroso. - Submergir ocasionalmente as ferramentas sujas em lquido para limpeza e depois, deixeas limpas. - Lubrifique os pontos de ajuste e outras partes moveis da ferramenta para prevenir desgastes. - Conserve as ferramentas de corte afiadas. As ferramentas afiladas fazem o trabalho mais fcil e seguro e permitm reduzir o tmpo de servio. Finalidade do mdulo a) Identificar cada uma das ferramentas usadas na sua especialidade. b) Classificar as ferramentas de acordo s operaes que sero executadas. c) Manipular as ferramentas tomando as precaues necessrias para no sofrer acidentes. Classificao das ferramentas A execuo de um trabalho eltrico requer o uso de uma grande quantidade de ferramentas que, utilizadas com as tcnicas adequadas, permitem obteno de melhores resultados em quanto a qualidade e tempo. De acordo operao que se pode fazer com as ferramentas sero classificadas assim: 1.- DE USO GERAL a) Alicate: uma ferramenta manual usada para sujeitar e manipular peas de forma diversa. Tambm utilizada para cortar fios ou cabos de pequeno dimetro. feita por dois braos e uma articulao e fabricada em ao endurecido com liga de tungstnio ou cromo-vandio. No extremo mais curto de cada brao encontra-se as mandbulas de corte. Os braos devem estar isolados em forma adequada. Os alicates se classificam em:

EDUBRAS

Pgina 63

INSTALAES ELTRICAS

Alicate universal Esta ferramenta ilustrada na seguinte figura, tem por objeto lograr um aperte firme e um corte eficaz. Apresenta uma mandbula que internamente tem dispostas duas superfcies estriadas e em sua parte media duas facas que atuam como alicates de corte. o mais verstil dos alicates, porque pode ser utilizado em diversas operaes tais como pegar peas, dobrar lminas ou arames, cortar condutores, etc.

Alicate de ponta Existem trs modelos de alicates de ponta: plana, dobrada e redonda. -Ponta plana: Se usa para dobrar pedaos de chapas ou arames e sujeitar peas planas. -Ponta dobrada: Similar ao anterior ideal para trabalhar em espaos reduzidos e difceis de atingir. -Ponta redonda: Se utiliza em aquelas operaes nas que se requer dobrar chapas ou arames.

EDUBRAS

Pgina 64

INSTALAES ELTRICAS

Alicate de corte Como o seu nome indica, realiza a operao de cortar condutores, decapar o isolamento dos mesmos, etc. Independentemente da forma e funo, o alicate se identifica pelo seu comprimento total, medido em polegadas e tem relao com a capacidade para efetuar determinados esforos. incorreto utilizar esta ferramenta para apertar ou afrouxar porcas, para sujeitar peas quentes ou ainda, para bater. Isto estraga a ferramenta. Como precauo deve ser verificas a qualidade de isolamento da pega, devido a que um defeito em ele leva a riscos de choque eltrico. Freqente causa de acidente so as mandbulas gastas, articulaes soltas e fio gastos. Ao cortar condutores, se deve dirigir a ferramenta para o cho, porque a projeo de troos de arame pode chegar a zonas delicadas do corpo.

b) Chave de fenda: Por ser muito conhecida esta ferramenta no merece grandes comentrios sobre sua finalidade, porm igual se ver algum detalhe sobre ela. A chave de fenda uma ferramenta desenhada para girar por esforo manual, afrouxando ou apertando parafusos. A haste tem um extremo com forma de ponta ou palheta e no outro extremo, a pega de forma cilndrica estriada para ser melhor fixada com a mo. construda em ao com liga de diferente qualidade e a pega geralmente, de plstico duro e com um desenho que permita acomodar a mo. O desenho da ponta permite determinar o tipo de chave de fenda. Os mais utilizados so os planos ou de palheta e os Philips ou de cruz.

EDUBRAS

Pgina 65

INSTALAES ELTRICAS

Haste

Pega

Ponta ou Palheta Trava da haste

Chave de fenda ou de palheta: Serve para parafusos que tem na cabea uma fenda. O de fenda curta utilizado para contatos eletrnicos e pequenos espao pouco accessveis. O de fenda larga adequado para esforos mecnicos maiores. Chave Philips ou de cruz: Sua ponta tem forma de cruz e se utiliza em cabeas de parafusos com esse desenho

Chave de fenda busca-plos: Tem no interior do cabo uma pequena lmpada de non em contacto com a haste e uma resistncia ligada a uma parte metlica que sai da pega. Esta chave de fenda utilizada para verificar se a corrente eltrica que ingressa pela pega percorre o non e a resistncia, fechando assim, o circuito terra por meio do operador que

EDUBRAS

Pgina 66

INSTALAES ELTRICAS
toca a parte posterior metlica da ferramenta. A corrente que circula de baixo valor e no perigoso para o pessoal.

Voltando ao uso da chave de fenda ou Philips, elas devem ser selecionadas de acordo com o tipo de parafuso que tanta ser afrouxado ou apertado. A haste deve ser mantida sempre na vertical sobre o parafuso e bem encaixado na fenda ou cruz. O esforo de deve ser dirigido para abaixo ao mesmo tempo que girada a ferramenta mediande a pega. A chave de fenda se identifica pela forma da ponta ou tipo de pega e o comprimento da haste, expressado em polegadas. No pode ser utilizada como ponta, alavanca nem talhadeira. Aumentar o esforo de giro utilizando um alicate apertando a haste da chave de fendas muito perigoso para o operrio como estraga a ferramenta. Se for necessrio esta operao existem chaves de fenda que na unio da pega com a haste apresentam um sextavado prprio para esta tipo de uso. As precaues, ao usar esta ferramenta so os seguintes - Quando esteja trabalhando em sistemas energizados, se deve usar uma chave de fenda que tenha sua haste isolada. - Ao executar operaes com esta ferramenta no apie o corpo para apertar ou afrouxar. - Como o non s um elemento de referncia para detectar a presena de tenso, no deve se confiar se o circuito est ou no ligado, pois poderia ser de alguma falha na chave de fenda, que em ocasiones se liga s ativado por induo magntica e exitem outros modos mais seguros para detectar a presena da energia. c) Serra: uma ferramenta manual que se usa para cortar metais. formada pelo arco e a folha de serra. O arco sujeita e estica a folha por meio de um suporte fixo no extremo perto da pega e outro mvel. O arco pode ser ajustado para receber o comprimento da folha. A folha de serra uma lmina de ao com dentes triangulares que so os que efetuam o corte. As principais caractersticas de uma folha de serra so o tamanho e a quantidade de dentes. O tipo de material que dever ser cortado determina o tipo de folha a ser utilizada. Os tamanhos mais usados so: 8, 10 ou 12 de comprimento com 18, 24 ou 32 dentes por polegada.. Quando mais mole for o material, menor a quantidade de dentes.

EDUBRAS

Pgina 67

INSTALAES ELTRICAS

d) Lima: uma ferramenta manual fabricada em ao endurecido e seus dentes produzem o arranque de material em forma de limalha. Os dentes so lavrados em forma de estrias e apresentam diferentes formas. As limas podem ser utilizadas em trs operaes bsicas: desbaste, afinado e polido. Para cada uma destas operaes a lima deve apresentar um lavrado diferente. O desbaste consiste em tirar do material grandes limalhas, operao que se executa com as denominadas limas bastadas. Este tipo de limado deixa notrias aranhes na superfcie da pea. O afinado consiste em que a superfcie da pea fique livre de aranhes a simples vista. Se executa com lima semi-fina. Para polir e deixar a pea brilhante so utilizadas limas finas que mediante tcnicas especiais de limado, impedem os arranhes na superfcie da pea. A classificao anterior corresponde ao tipo de picado que tem a lima.Outra forma de classificar as limas de acordo com o comprimento da ferramenta e a sua seo transversal. De acordo com isto, se classificam em planas, triangulares, quadradas, meiacana e redondas. A qualidade da pega um fator de importncia na boa manipulao da lima. Geralmente ela de madeira ou plstico e com um tamanho de acordo com o comprimento da ferramenta. Para um bom uso da lima se deve escolher o seu lavrado de acordo com a superfcie que ser limada e a forma da mesma. Em eletricidade, o trabalho com limas se efetua principalmente nos conduites ou tubulao metlica, para polir abraadeiras ou perfis e para tirar rebarbas nos extremos da tubulao rgida. Para fazer uso correto da lima, a pea deve estar firmemente apertada a uma morsa de banco que deve estar na altura da pessoa que executa a operao. A limpeza da lima se

EDUBRAS

Pgina 68

INSTALAES ELTRICAS
efetua mediante uma escova de arame com fios curtos de ao, chamada carda. Se recomenda manter pendurada esta ferramenta ou embrulhada em um pano que evite as batidas que possam estragar a mesma. As precaues durante o seu uso so as seguintes: - No utilizar nunca uma lima como alavanca nem bater ela, pois devido ao seu processo de fabricao ela fica cristalina e pouco resistente s batidas e os pedaos de ao podem lesionar, especialmente os olhos. Pega

Corpo Ponta Espiga

e) Faca: Feita de um cabo e uma folha de ao que pode ser fixa ou retrtil. A faca pegada, sempre, pela pega e a direo do corte para fora do corpo, graduando o esforo de acordo dureza do material. Ao ser usada, as seguintes precaues devem ser tidas em conta: - A faca deve estar sempre protegida e jamais deve ser guardada em bolsos ou lugares altos. - Se deve manter sua folha afiada e com a pega sempre firmemente ligado folha. - Devido a que sua pega rebitada, no se deve trabalhar com ela em sistemas energizados.

f) Alicate pela-cabo: Serve para cortar ou retirar o isolante de arames e fios eltricos quando se trata de grandes quantidades e somente pode ser feito nos extremos. Entre as varias formas deste alicate as mais comuns a que tm vrios calibres. Alguma ferramenta executa a operao de corte e retiro do isolamento em forma automtica, por meio de um mecanismo com molas. O modo certo de usar este alicate consiste em pegar ele com uma mo s, acionando um dos braos da ferramenta entre o polegar e o resto dos dedos.Lembre-se de selecionada a medida do condutor, de modo de no alterar sua seo.

EDUBRAS

Pgina 69

INSTALAES ELTRICAS
3.- FERRAMENTA PARA SOLDAR O soldador utilizado para efetuar soldaduras com estanho e obter assim um bom contato eltrico e rigidez mecnica na unio de condutores. Consta de uma cabea de cobre que se esquenta por diversos mtodos at que sua temperatura atinge de fundio do estanho (232 C). Dependendo do mtodo de aquecimento, o soldador utilizado em tarefas eltricas podem ser de dois tipos: de chama ou eltricos.

Soldador de ferro

Pistola de soldar Soldador eltrico O primeiro se utiliza quando no possvel dispor de eletricidade no local de trabalho. A soldadura usada na eletricidade uma liga de estanho e chumbo que protege os arames eltricos da corroso e ls proporcionam rigidez mecnica. Se fornecidas em forma de barras ou de arames com ncleo de resina (solda preparada). As barras ou os carretis de arame tm indicada o percentagem de estanho que contm a liga Ela a mais comum das usadas em trabalhos eltricos e designao comercial da soldadura, so as seguintes: - Soldadura 33/67 (33% de estanho / 67 % de chumbo). Se funde a 250 C. Usada para soldar fios e terminais grandes. - Soldadura 50/50 ( 50% de estanho / 50 % de chumbo). Se funde a 215 C. Usada para soldar arames e terminais pequenos em elementos de eletrnica. a) Maarico: uma ferramenta para soldar formado por uma ponta de cobre, geralmente em forma de cunha, fixada a uma haste de ferro com uma pega isolante, no outro extremo. O aquecimento da ponta feita mediante um maarico a gs que produz uma chama de elevada temperatura. Os modernos maaricos de butano como o que mostra a figura, substituiram aos de querosene convencionais, utilizados em algum pais e feitos com uma pea de cobre de forma em cunha, chamado maarico de barra e que se esquenta mediante uma chama viva. Alm disso, os de gs butano so muito mais compactos, econmicos, elegantes, leves e flexveis e no necessitam de mdios externos de ignio. Vm em uma grande variedade de pontas e acessrios que permitem converterem rapidamente a ferramenta em um soldador convencional. Os maaricos de butano tem, geralmente, bicos independentes para aplicaes de soldadura e ponta quente. Neste ltimo modo de funcionamento podem fornecer temperaturas superiores aos 2.400 F. No modo de soldadura, a ponta pode atingir temperaturas superiores aos 850 F.

EDUBRAS

Pgina 70

INSTALAES ELTRICAS
Em muitos casos, traem incorporado um controle que permite regular a temperatura da ponta dentro de um amplio rango de valores, proporcionando nveis de calor equivalentes desde os 10 W aos 60 W. Utilizar um maarico de butano muito fcil e seguro. Simplesmente a ferramenta fornecida com os acessrios necessrios para o servio que deve ser feito seguindo as instrues do fabricante. Encha o compartimento do gs, se for necessrio e acione o boto de ignio. Aquecer totalmente a pea demora menos de 30 segundos. Uma vez atingida a temperatura normal, um maarico de butano pode operar em forma continua, sem necessidade de recarga, at por 90 minutos ou mais.

b) Soldador eltrico: a ferramenta usada para soldar com estanho todo tipo de unies, conexes, etc. Um soldador eltrico gera calor devido passagem de uma corrente eltrica a traves de uma resistncia sobre um ncleo isolante. Na figura se amostra a estrutura de um soldador eltrico tpico. , basicamente uma ponta metlica, fixada a um tubo metlico e no seu interior se encontra a resistncia aquecedora. Esta ltima esquenta tanto ao tubo como a ponta. O tubo tem uma pega isolante com um fio eltrico para a ligao da resistncia com a rede de alimentao. Para soltar, a ponta do soldador se junta com os elementos ou partes metlicas que se necessitam unir e com a barra de estanho. Por efeito da alta temperatura da ponta, o estanho se derrete e se propaga entre as duas partes previamente aquecidas. Ao afastar a ponta do soldador diminui a temperatura e o estanho volta a se solidificar, mais agora formar parte de um contato eltrico. As pontas so de cobre e algumas vezes so niqueladas ou blindadas para reduzir a corroso e se oferecem em diferentes formas dependendo da aplicao. Veja a figura.

EDUBRAS

Pgina 71

INSTALAES ELTRICAS
A maior parte dos soldadores tm pontas que se podem trocar pois so aparafusadas ao corpo cilndrico ou se sujeitam com um parafuso de ajuste. A quantidade de calor gerada proporcional potncia nominal do elemento aquecedor. Para um servio eltrico, a potencia nominal de perto aos 25W. Os que tm grande capacidade se usam para soldar arames de grande dimetro ou para soldar arames em grandes objetos e podem ter uma potncia de 250W ou superior. Uma regra selecionar um soldador que no gere mais calor do que o necessrio para o servio. Para obter uma boa soldadura eltrica, os elementos devem estar limpos, livres de xidos e cobertos com fundente. Um dos fundentes mais utilizados a resina, disponvel como um produto separado ou formando o ncleo do arame de soldadura.

Quando a soldadura se derrete, o fundente flui sobre as superfcies que devero ser unidas e atua como um limpador que elimina as capas de xido da superfcie. O soldador deve sempre ser mantido em suporte ou porta-soldador enquanto no est sendo utilizando.

4.- FERRAMENTAS PARA GUIAR CONDUTORES Depois de fixar os condutores e as caixas s paredes, os condutores de uma instalao eltrica devem ser montados no interior da tubulao ou conduites. Para percursos curtos e retos, o arame pode ser puxado manualmente ou com a ajuda de um arame galvanizado ordinrio, a traves do ducto, de um extremo ao outro. Na maioria dos casos, especialmente quando o duto tem curvas e a distancia comprida, se utiliza algum tipo de guia, sendo a mais comum a fita passa-fio. Ela pode ser de plstico ou de ao.

EDUBRAS

Pgina 72

INSTALAES ELTRICAS
Fita plstica: muito til para guiar condutores em ductos de energia eltrica. Toda vez que o condutor puxado ao longo da tubulao conveniente lubrificlas previamente com a finalidade de reduzir a fico, facilitar o deslizamento, minimizar a tenso e permitir que eles sejam puxados sem estragar o seu isolamento. Para esta operao podem ser utilizados vrios tipos de lubrificantes tais como vaselina, graxa, etc. Fita de ao: uma tira metlica curta, de seo circular, rgida e flexvel, que se utiliza para puxar os fios ao longo da tubulao de uma instalao eltrica. Tem um olho ou gancho na ponta, no qual se ligam s condutores. O procedimento para introduzir fios ou condutores eltricos no interior de um conduite com a ajuda de uma fita metlica se pode resumir nos seguintes passos: - Selecione a fita de ao de acordo distncia entre as caixas e o dimetro do conduite.

Fios eltricos

Fita de ao Deixe nu os condutores uns 10 cm e junte-os ao extremo da fita. O dimetro da unio fita com o condutor deve ser a mnima possvel para facilitar a passagem do conjunto ao longo do conduite. A unio dos condutores com a fita de ao pode ser protegida com fita isolante para evitar que as pontas dos condutores sobressaiam. Com a finalidade de reduzir a frico e facilitar o desloque conveniente lubrificar os condutores, no mnimo, na ponta.

EDUBRAS

Pgina 73

INSTALAES ELTRICAS
- Puxe da fita at que os condutores fiquem perto da entrada do conduite ou tubulao. Esta operao necessariamente feita com duas pessoas, uma puxando de um extremo e outra introduzindo ou alimentando o conduite. Durante esta operao conveniente usar luvas para se proteger as mos. 5.-FERRAMENTAS PARA FURAR a) Furadeira eltrica: a ferramenta mais prtica e popular para fazer orifcios em qualquer tipo de superfcie e desde qualquer posio e podem ser utilizadas tambm, para apertar e afrouxar parafusos e realizar outras funes. A furadeira utilizada para furar paredes de concreto de baixa velocidade e pode receber brocas com pontas de carburo de tungstnio (widia).

Estas brocas so especiais para este tipo de servio e seu dimetro um pouco maior do que o resto do corpo. Tambm existem brocas especiais para realizar grandes orifcios e profundos em madeira e outros materiais moles.

A maior parte das furadeiras eltricas so ligadas rede eltrica do lar, embora, existem furadeiras eltricas que funcionam mediante pilha recargvel incorporada. Isto permite que seja utilizada em qualquer momento, lugar e posio e especialmente prtica em situaes onde a disponibilidade de tomas eltricas um problema ou o uso de energia eltrica pode ser um risco. Na industria da construo eltrica so utilizadas furadeiras de uma velocidade s como de velocidade varivel, reversveis ou no. As unidades reversveis e de velocidade varivel so teis para introduzir e tirar parafusos. As furadeiras de grande potncia so fornecidas com cabos de fora devido a que devem ser segurados com ambas as mos quando esto sendo utilizados. Este equipamento aceita brocas de at 1/2 e giram mais devagar que as unidades estandardizadas de 1/4 ou 3/8. Para furar o concreto muito comum utilizar furadeira que alm de girar, batem broca ao mesmo tempo e assim reduzir o tempo da tarefa. Este tipo de furadeira conhecida como de percusso. Utiliza broca especial com ponta de carburo de tungstnio e tem geralmente, um batente ajustvel que permite controlar a profundidade do orifcio. Pode ser utilizada

EDUBRAS

Pgina 74

INSTALAES ELTRICAS
como furadeira convencional acionando uma alavanca que evita a ao do sistema de percusso.Uma das aplicaes mais comuns da furadeira eltrica fazer orifcios para poder montar tacos fisher.

Furao

Taco fisher

Quando so feitos orifcios para os tacos com furadeira em concreto, a clave est em que o orifcios fique o mais reto possvel, sem subir nem abaixar a mo ao mesmo momento em que est sendo feita presso sobre a furadeira. Assim garantido que a boca do orifcio fique com o dimetro adequado e o taco fisher possa ficar apertado no seu interior. A furadeira normalmente, faz o orifcio em linha reta. Com tudo, quando se furam vigas e outras peas de madeira em esquinas ou lugares estreito, resulta ms prtico utilizar una furadeira angular. Esta ferramenta geralmente de duas velocidades e reversvel. Para trocar de velocidade deve ser retirado o mandril ou porta.ferramenta, se troca a pea de cmbio de direo e se reinstala o mandril. Baixa

Alta

Est formada pelo corpo, mandril e fio eltrico. O tipo de furadeira deve ser selecionado considerando a dificuldade da tarefa. Por sua parte, a eleio da broca depender de fatores tais como a potncia da furadeira, o tipo de material que ser furado e o dimetro do orifcio necessrio. Para fazer o furo, primeiro se deve apertar com fora a broca no mandril, utilizando para isso a chave correspondente. Logo, se faz uma marca no local do orifcio ou seja no ponto

EDUBRAS

Pgina 75

INSTALAES ELTRICAS
de furao e se seleciona a velocidade com ou sem percusso. As precaues no uso que devem ser consideradas so as seguintes: - Se deve verificar que as conexes e fiao se encontrem em bom estado, assim como o isolamento da furadeira. - Se recomenda apertar a broca ao mandril mantendo a furadeira desligada e assim evitar que seja ligada de forma acidental. b) Broca: uma barra de ao endurecida e afiada em um extremo e ao fazer que gire velocidade adequada, fura uma pea tirando birutas ou partculas. A mais utilizada a de forma helicoidal.

A espiga pode ser cilndrica uniforme ou cnica para brocas de grandes dimetros. O gume da broca ou ponta deve ser o adequado para o tipo de material que ser furado. Nos servios relacionados com instalaes eltricas, se usam brocas para metal e brocas para concreto. Estas ltimas tm uma ponta especial endurecida e podem trabalhar girando e batendo simultaneamente. Para lograr um bom acabamento, a furao com brocas requer de uma srie de consideraes importantes: - O centro do orifcio deve ficar exatamente sob a ponta da broca. Se a pea metlica, convm fazer um ponto previamente, para que a broca no se desloque ao iniciar o orifcio. - A pea deve ser fixada firmemente a uma superfcie de apoio, porque, ao girar, a broca tende a se incrustar. - Tambm se deve verificar a velocidade de corte e o avano do furo, isto de acordo ao tipo de material e broca. - O local que est sendo furado deve ser refrigerado de forma adequada: Isto tambm pode ser feito, mediante pausas que impeam o aumento da temperatura. - Se deve ter especial cuidado ao furar peas pequenas que no podem ser fixadas em uma morsa de banco. Em este caso, conveniente usar alicates ou morsas pequenas. - Quando for necessrio utilizar brocas em furadeira portteis, se dever verificar que a potncia da mesma seja a adequada ao esforo a ser realizado. Isto evitar danos na mquina-ferramenta. - Ao furar paredes podem ficar vista ferros ou conduites com fios eltricos, de gs ou outros elementos perigosos. Por isto, tome as medidas de preveno necessrias. - Quando se fura para cima, imprescindvel utilizar culos de segurana para proteger os olhos da poeira que o servio libera. - As precaues devem ser extremas quando est encima de escadas ou andaimes.

EDUBRAS

Pgina 76

INSTALAES ELTRICAS
c) Pistola para parafusar: basicamente uma furadeira de 1/4, de velocidade varivel, com um mandril especial que aceita brocas de 1/4, at.. Tem geralmente uma embreagem para proteger o parafuso e evita que possa ser apertado demais. Esta mquina-ferramenta utilizada fixar calhas, luminrias e outras aplicaes que utilizam diferentes dispositivos com rosca para sua fixao. Algumas pistolas tm mandril ajustvel que permite modificar o torque de acordo ao tipo de material donde devem entrar os parafusos.

d) Pistola de impacto: esta pistola para cravar elementos de fixao muros de concreto sem necessidade de realizar furos. Simplesmente se introduz o taco na pistola, se coloca esta ltima contra a parede e se aperta o gatilho. A potncia para atuar a pistola proporcionada por uma cpsula explosiva (bala).

6.-FERRAMENTAS PARA DOBRAR a) Dobradeira de tubos: quando se prepara e coloca a canalizao, o instalador deve curvar os tubos para adapt-los ao percurso mais conveniente. Para esta tarefa se utiliza uma ferramenta especial denominada dobradeira de tubo ou simplesmente, dobradeira curva. Existem dobradeiras para tubos metlicos e plsticos. A dobradeira para tubo metlico pode ser manual, mecnica, eletromecnica, hidrulica, etc. A dobradeira para tubos plsticos (PVC) sempre utiliza mtodos trmicos.

EDUBRAS

Pgina 77

INSTALAES ELTRICAS
O curvado se executa durante a montagem da instalao eltrica vista e embutida no concreto. A dobradeira permite dobrar o tubo para que a curva no seja muito aguda e o tubo no fique amassado na parte interna da curva. a) Dobradeira manual: esta ferramenta est constituda por dois elementos: o arco onde introduzido o tubo e a alavanca utilizada para aplicar a fora que permite vergar ou curvar o tubo. Os arcos so de diferentes tamanhos e formas, segundo o dimetro e a espessura da parede do tubo. Na figura se mostram vrios exemplos de dobradeiras de tubos metlicos.

Dobradeira para tubo de parede grossa

Dobradeira para tubo leve ou de parede fina

Dobradeira tipo T Dobradeira Offset

A dobradeira tipo T, em particular, pode ser construda pelo prprio instalador com um acoplador T e um tubo de ferro como o utilizado na instalao para gua quente. Com a T pode ser curvado qualquer tipo de tubulao metlica. Lembre-se que o a curva deve ser feita com muito cuidado para evitar deformar a seo do tubo. A dobradeira manual pode vergar tubos de 1/2, 3/4, 1 e 11/4. operada com a mo e consta de uma sapata, com um gancho em um extremo para manter o tubo no local fixo mediante a sapata enquanto dobrado o mesmo, uma pea de tubo de ao rgido que atua como alavanca. Esto sempre marcados para indicar o tamanho da tubulao que ser dobrada. Alguns de eles tm uma marca para dobrar, tambm tubos rgidos ou macios. As

EDUBRAS

Pgina 78

INSTALAES ELTRICAS
dobradeiras desenhadas para tubos rgidos duplos se conhecem alguns vezes como hickeys. Este tipo de dobradeira tm uma sapata muito curta com um gancho de fixao. b) Dobradeira mecnica: muitas servios eltricos necessitam tubulao 1/2, 3/4 ou 1. A dobragem das tubulaes com estes dimetros usualmente no justifica o uso de dobradeiras eltricas ou hidrulicas. Conseqentemente, tm sido desenvolvidas dobradeiras mecnicas como as que se mostram na seguinte figura.

Estas mquinas facilitam o servio de dobragem da tubulao. Servem para curvar em frio e sem necessidade de encher o tubo de pequeno dimetro. As dobradeira mecnicas esto montadas num bastidor com rodas e uma alavanca com um comprimento de 1 a 1,5 metros. A dobradeira mecnica capaz de vergar tubos de 3/4 at 2 e tubulao rgida de 1/2 at 11/2. A dobradeira mecnica consta de uma polia fixa ou mvel, um rolete, um dispositivo de sujeio (brida), um apoio ou batente e uma alavanca (ver figura seguinte).

Dobradeira de polia fixa

Dobradeira de polia mvel

EDUBRAS

Pgina 79

INSTALAES ELTRICAS
Na dobradeira de polia fixa, o tubo se fixa mediante o dispositivo C, logo se gira a alavanca B com o rolete para fazer a curva. Na dobradeira de polia mvel, se fixa o tubo mediante o dispositivo C, ficando fixos o conjunto de polias tubo e a alavanca. Ao fazer a curva, o conjunto de polia e alavanca giram fazendo deslizar o tubo a traves do carril de deslizamento D. Este sistema oferece maiores garantias para o curvado do que o de polia fixa. A polia, o rolete e o carril de deslizamento devem se ajustar perfeitamente ao dimetro exterior do tubo para evitar deformaes. c) Dobradeira eletromecnica e hidrulica: atualmente h uma grande variedade de mquinas eltricas e hidrulicas para dobrar tubos. Na figura se mostram alguns exemplos.

Cada aplicao requer o uso de sapatas especiais adequadas ao tipo e dimetro do tubo. Em geral, qualquer dobradeira para tubulao rgida tambm pode dobrar tubos de ao. A dobradeira da figura (a) eltrica e est equipada para dobrar tubulao rgida desde at 2. Tambm aceita como acessrio uma sapata espacial denominada shotgun que permite dobrar ao mesmo tempo, quatro tubos metlicos de ou de ou trs de 1. As sapatas, associadas aos roletes de suporte adequado, tm marcadas as estaes da dobragem correspondente. O nmero de estaes depende do tamanho da tubulao coberto pela sapata. Por exemplo: a sapata para dobrar tubulao rgida de trs estaes e cobre a faixa de tamanhos desde at 11/4 e requer um rolete de suporte de trs estaes. Para cada sapata de dobragem deve ser utilizado o rolete certo. As dobradeiras das figuras (b,c e d ) so hidrulicas e podem operar com bombas de mo ou eltricas. A primeira dobra tubos rgidos desde 1/2 at 2. A segunda dobra tubos rgidos desde 11/4 at 2 e a terceira, tubos de parede de 11/4 at 5. Este ltimo para trabalho pesado. Com a finalidade de obter resultados mais exatos, as dobradeiras hidrulicas so operadas sobre mesas de trabalho como a que aparece na figura (d). Neste caso, os extremos da mesa esto conectados mediante dois tubos rgidos de ao de 2 por 11/4. Esses tubos formam o eixo lateral da mesa e se asseguram aos ex tremos mediante clips de forquilha. A tubulao que necessita ser dobrada fixada mesa por meio de uma abraadeira de corrente. A corrente permite deslizar o tubo para frente e para trs. Todas as dobradeiras hidrulicas tm uma escala graduada para indicar o ngulo da curva assim

EDUBRAS

Pgina 80

INSTALAES ELTRICAS
como o raio e o comprimento da curva. Esta escala muito importante para o operrio que est fazendo a dobragem e deve ser tratada com cuidado. No faa pilha de equipamento pesado sobre a dobradeira e evite que fique exposta aos aranhes feitos por metais ou qualquer outra coisa que possa destruir a escala. Alm disso, nenhuma dobradeira hidrulica til se no est convenientemente lubrificada. Por essa razo, o nvel do leo da bomba deve ser checado continuamente. Lembre-se que os principais inimigos do sistema hidrulico a sujeira e a gua. A dobradeira hidrulica sempre equipada com tampas de proteo para a bomba, as mangueiras e os mbolos. As tampas evitam a entrada de sujeira ao reservatrio da bomba e devem permanecer no seu lugar enquanto a unidade esteja guardada e retirar a mesma antes do seu uso. Na figura seguinte se mostra estrutura tpica de uma dobradeira hidrulica para tubos. Como se pode ver, consta basicamente de dois suportes (superior e inferior), dois pontos de apoio, uma matriz e um mbolo atuado por um sistema hidrulico. Nos suportes h uma serie de cavidades e frente a cada uma delas lavrada uma medida que corresponde ao dimetro de tubo. d) Dobradeira manual para tubos de PVC: os tubos de PVC podem ser dobrados quando eles esto quentes e logo a seguir, esfriando-o. Esta operao pode ser realizada por mtodos manuais ou utilizando mquinas especialmente desenhadas para este servio. Para a dobragem manual se utilizam, geralmente, espirais ou molas de ao feitas com um arame no extremo, que serve de guia. Anel Arame-guia Mola de ao Olho

O arame-guia atravessa o espiral e se engancha no extremo oposto. O espiral de diferente dimetro, adaptado ao dimetro interno do tubo plstico.

EDUBRAS

Pgina 81

INSTALAES ELTRICAS
e) Dobradeira trmicas e eltricas: o calor necessrio para dobrar tubos rgidos de PVC pode ser tambm obtido utilizando equipamento especializado como os mostrados na figura seguinte.

Dobradeira eltrica

Dobradeira de gs

A dobragem propriamente dita pode ser feita mo ou utilizando um gabarito adequado. Devido ao alto calor desenvolvido na superfcie do tubo, necessrio utilizar luvas ou panos com a finalidade de proteger as mo durante o manuseio do tubo. Uma vez feita a curva, a tubulao deve ser resfriada com gua para que volte ao seu estado original. A dobradeira da figura (a) permite vergar tubos de PVC desde 1/2 at 5. Se aquece com gs e utiliza etilenoglicol como agente para transferir o calor ao tubo. O tempo de praquecimento de no mnimo, 20 minutos e o tempo necessrio para aquecer o tubo temperatura da curvatura varia desde 30 segundos para tubos de 1/2 at menos de dois minutos para tubos de 5. O controle do calor feito por um termostato interno. A dobradeira eltrica da figura (b) permite dobrar tubos de PVC desde 1/2 at 1 na sua verso de 110 V e at 5, na de 220 V. Consta no seu interior de elementos aquecedores e roletes que ajudam a aquecer, de forma uniforme, ao tubo ao redor da zona da curva. Alm disso, est montado sobre rodas para facilitar seu deslocamento de um ponto ao outro, e inclui maanetas de madeira para proteger ao operador do contacto acidental com partes quentes. As dobradeiras eltricas so conhecidas como caixa quente (hot box). Na figura seguinte se mostra a maneira de dobrar tubos de PVC utilizando uma dobradeira eltrica.

Aquecimento

Dobragem

Esfriamento

EDUBRAS

Pgina 82

INSTALAES ELTRICAS
7.-FERRAMENTAS PARA CORTAR TUBOS Cortador de tubo: com muita freqncia, o montador necessita trabalhar com tubos de diferentes comprimentos. Para isso deve cortar um tubo comprido e obter uma parte pequena para ser utilizada. Esta operao pode ser realizada utilizando diversas ferramentas de corte, incluindo serras manuais e eltricas e corta-tubos. Em geral, nunca corte tubulao metlica com ferramentas de corte pois este tipo de ferramentas deixa uma rebarba muito pronunciada na boca do tubo e pode estragar o isolante que cobre aos condutores quando os mesmos so puxados a travs do conduite. De fato, uma serra manual, uma serra eltrica ou um corta-tubos tambm deixam rebarbas, porm elas so muito leves e podem ser eliminadas facilmente utilizando uma lima. a) Serra eltrica: ferramenta de corte formada por uma folha com dentes impulsada por um motor eltrico ou de gasolina. Na figura seguinte se mostram alguns exemplos de serras utilizadas para cortar tubos.

Serra de banda porttil

Serra de corrente

Serra de sabre Serra de mesa

Os requisitos com respeito ao nmero de dentes da folha so os mesmos das serras de mo. Por exemplo, para tubo metlico leve, a folha da serra recomendada de 24 dentes por polegada e para o tubo de parede grossa, 14 dentes por polegada. Na prtica, quase todas as operaes de corte de tubos podem ser realizadas com uma folha de corte de 18 dentes por polegada. b) Serra de banda porttil: a serra de banda porttil (veja figura a) se utiliza para cortar todo tipo de tubo metlico ou plstico. Normalmente, ela de duas velocidades, utilizandose a velocidade alta para corte normal e baixa para corte problemtico. Tem dois cabos para permitir que seja guiada exatamente a traves do corte. Quando se usa este tipo de serra, o batente dever estar no seu lugar antes de comear a funcionar. Caso contrrio, a faca pode levar a serra frente junto com o operrio, arriscando sua integridade.

EDUBRAS

Pgina 83

INSTALAES ELTRICAS
c) Serra de banda com mesa:: utilizada para cortar tubos grandes e faz cortes de 90 e tem, geralmente trs velocidades de operao.(76 r.p.m., 141 r.p.m. e 268 r.p.m.). montada sobre rodas para facilitar sua mobilizao e elas devem permanecer erguidas com a finalidade de garantir a estabilidade da serra e evitar que se mexa o seu uso normal. d) Serra de corrente: utilizada para cortar todo tipo de tubo e opera geralmente com um motor gasolina e seu manuseio deve ser por pessoal experimentado pois muito perigosa, especialmente durante o arranque. Tem um tanque para o leo da corrente quando feito o corte para que a ao de corte seja mais fria e estica a vida da corrente. e) Serra de sabre: uma ferramenta de trabalho pesado (6 a 10 dentes por polegada) que se utiliza para cortar tubos perto do cho. No deve ser usada como ferramenta geral de corte de tubos, mais pode utilizada para cortar caixas de unio e lminas metlicas em stios de acesso difcil. f) Corta-tubo: uma ferramenta para cortar tubo metlico de diferente dimetro e material, como o ferro galvanizado, ferro fundido, cobre e outros. Cabo Anel de ao Parafuso

Corpo Roletes Consta de um cabo, um parafuso de presso, uma faca de ao, roletes de compresso e um corpo. Ao girar a faca ao redor do tubo, abre um corte na parede do tubo. A profundidade do mesmo aumenta uniformemente ao ir apertando, em cada giro do corta-tubo, ao parafuso de presso at cortar o tubo. Existm corta-tubos para trabalhos leves e para trabalhos pesados. O corta-tubo para trabalhos leves uma ferramenta de pequena resistncia mecnica, dotada de uma faca fina e dos roletes. utilizada para cortar tubos de cobre, bronze, alumnio, etc., de parede fina e metal brando. fornecida para trabalhar tubos de: 1/8 a 11/4 y 1/8 a 2.

EDUBRAS

Pgina 84

INSTALAES ELTRICAS
Os corta-tubos de trabalho pesado so ferramentas de grande resistncia mecnica, dotadas de grossas facas e roletes largos e se utilizam para cortar com preciso tubos de ao galvanizado e outros de parede grossa. Podem ser roletes largos, normais ou de quatro facas. Os primeiros vm com capacidade de 1/8 a 11/4 y 1/8 a 2; os segundos com capacidade de 1 a 3, 2 a 4 y 4 a 6; os terceiros com capacidade de 1/2 a 2 y 21/2 a 4.

Provavelmente o tipo de tubo metlico mais utilizado nas instalaes eltricas o de ferro galvanizado, embora existam vrios modelos de corta-tubos destinados aos tubos de ferro laminado, galvanizado ou sem galvanizar. Na figura seguinte se mostram alguns exemplos.

O corte com estas ferramentas rpido e exato comparando com o corte feito com serra manual. Com tudo, tem a desvantagem de que geram uma rebarba interior que deve ser eliminada para proteger o isolamento dos condutores ao serem puxados no interior dos mesmos. g) Corta-tubo de rolete: corta tubos sujeitados no trip ou em locais onde h suficiente espao. Para trabalhar com ele, necessrio girar completamente a ferramenta, pois o corte que vai produzindo a faca no atinge todo o permetro do tubo. muito resistente e fornece sempre, cortes de 90. h) Corta-tubo de ao rpida: uma variante do modelo descrito anteriormente. A diferena est no mecanismo de avano da faca, que avana sem necessidade de girar a pega ou corpo. O corte obtido com um movimento de vai-vem da pega. i) Corta-tubo para trabalho pesado: outra variante do corta-tubo de roletes e especialmente indicado para cortar tubos de 3 a 6 de dimetro. Pode ser atuado por dois operrios (ver figura (c)).

EDUBRAS

Pgina 85

INSTALAES ELTRICAS
j) Corta-tubo de quatro facas: utilizado em lugares estreitos, onde no possvel dar voltas completas e o corte produzido pelas facas se unem para formar um s que abarca todo o permetro do tubo. Deve ser colocado sobre o corte completamente a 90, pois do contrrio o corte de uma faca no coincidir com o da precedente e em vez de cortar, formara uma espcie de rosca.

8.-FERRAMENTAS PARA FAZER ROSCAS a) Macho: se usa para fazer fios de rosca em peas de forma manual. um parafuso de ao endurecido, com ranhuras ou canais longitudinais capazes de formar, por arranque de biruta, uma rosca. Um macho se distingue pela parte ativa ou entrada que a que realiza a forma do fio. A parte da calibragem, que o resto da parte roscada, e a pega, que serve para a fixao ao porta-macho. Os machos da mesma medida so fornecidos ou vendidos em kits de trs, porm em ordem progressivo aumentando o dimetro exterior na entrada do macho, o que facilita o servio. Para utilizar adequadamente esta ferramenta, deve ser revisada, primeiro a tabela que indica a broca apropriada para o fio de rosca que vai a ser executada. Segundo o material que se quer roscar, deve ser elegido o macho com os ngulos convenientes e logo a seguir, empregar o jogo partindo com o macho de menor dimetro. Deve ser elegido o porta-machos apropriado. Para iniciar a rosca se faz girar o primeiro macho fazendo uma pequena presso no mesmo sentido do eixo. Esta primeira operao fundamental na determinao da retido do fio.

EDUBRAS

Pgina 86

INSTALAES ELTRICAS
O ngulo de giro ou de revoluo deve ser determinado de acordo com a dureza do material, o qual desde que se inicia o trabalho, necessita ser refrigerado, pois o atrito da tarefa faz que aumente a temperatura e isto prejudica a operao. b) Tarraxa: semelhante a uma porca de ao endurecido que tem ranhuras ou canais longitudinais capazes de formar, por arranque de birutas, uma rosca exterior num cilindro ou tubo. A tarraxa pode ser fechada ou aberta, dependendo do material que se necessita roscar e da qualidade do fio.

Para uma eficaz introduo da tarraxa no cilindro ou tubo, convm passar, previamente uma lima ou esmeril. Deve se elegido o porta-tarraxa adequado. Para iniciar a rosca se faz girar a ferramenta exercendo uma pequena presso no sentido do eixo. Esta operao clave para no produzir a tirada de biruta sem fazer fios de rosca, o que no caso de tubos produz um dano irremedivel.

9.-FERRAMENTAS DE USOS VRIOS a) Morsa ou parafuso de banco: uma ferramenta que deve ficar firme sobre uma bancada ou banco de trabalho e feito em ao forjado ou fundido. Se utiliza para afirmar ou fixar peas que devem ser submetidas a diferentes tios de servios. Para usar corretamente a morsa, se procede a localizar a pea no centro da mesma, para logo a seguir, apertar gradativamente, cuidando a localizao da pea. Quando esta se encontra alinhada totalmente, se da o aperto de forma definitiva, graduando o esforo de acordo com a fragilidade da pea. No caso de se tratar de uma pea polida ou pintada, para no estragar o seu acabamento se pe nas mandbulas peas que podem ser de chumbo, alumnio ou madeira. Se recomenda utilizar a morsa para esforos adequados com o seu tamanho, pois,

EDUBRAS

Pgina 87

INSTALAES ELTRICAS
a pesar de ser uma ferramenta de ao, no resiste todas as presses ou batidas que se queiram efetuar. No aconselhvel manter por longo tempo uma pea sob a presso da morsa, nem tampouco que as mandbulas fiquem apertadas entre elas.

No uso desta ferramenta se deve ter as seguintes precaues: - No bater a alavanca de atuao, como tampouco ampliar a mesma para melhorar o aperto. - Manter a ferramenta limpa de partculas resultantes do servio feito sobre ela, para evitar se acidentar com as birutas. b) Prensa para tubos: se usa para fixar ou apertar peas arredondadas, o que permite realizar presso sem dobrar o tubo que se deseja cortar, dobrar ou roscar. Outras ferramentas de aperto conhecidas so os macacos hidrulicos ou sargentos e os parafusos ou prensas de mo, que se usam para trabalhar peas onde no possvel usar morsas de banco.

EDUBRAS

Pgina 88

INSTALAES ELTRICAS
APLICAO DAS FERRAMENTAS NAS INSTALAES ELTRICAS Objetivos fundamentais: a) Lograr o adequado uso das ferramentas na rea eltrica. b) Conhecer os riscos fundamentais que gera o manuseio de materiais com ferramentas. c) Executar corretamente as metodologias bsicas ao realizar um trabalho eltrico. Conhecidas as propriedades fundamentais das ferramentas agora consideradas conveniente comear com a familiarizao das mesmas, com a finalidade de lograr uma correta terminao nos trabalhos. As operaes mais habituais ao realizar uma instalao eltrica so: cortar, tirar o isolamento, ligar, etc.. 1.- Cortar: consiste em separar materiais, com ou sem arranque de biruta, na dimenso adequada. A ferramenta necessria depender do material e de suas dimenses. As operaes mais freqentes de corte se executam em condutores e conduites. Aplicao desta operao o corte de arame e fios eltricos mediante alicates. Tubos plsticos, tubos metlicos, perfiles, estruturas porta-condutores (bandejas e escaldas), so cortados preferentemente com serra. Para efetuar a operao de corte convem ter as seguintes precaues: a) Medir e marcar de forma visvel o lugar donde se efetuar o corte. b) Utilizar a ferramenta adequada. c) Ao cortar material com serra, convm fixar o mesmo firmemente por meio de parafusos ou prensas, para evitar golpes ou feridas nas mos.

2.- Pelar condutor: consiste em retirar a capa isolante que cobre e protege os condutores, utilizando ferramentas como facas ou pela-cable. Esta operao requisito indispensvel para executar conexes eltricas de forma adequada. necessrio considerar as seguintes precaues durante esta operao:

EDUBRAS

Pgina 89

INSTALAES ELTRICAS
a) Ao utilizar facas, no cortar perpendicularmente o isolamento, pois se pode atingir ao condutor e com isso, diminuir sua seco, que produz enfraquecimento ante uma toro ou aquecimento. b) Si utilizado um pela-cable, se deve selecionar o calibre adequado para no produzir dano no mesmo. c) Para evitar golpes nas mos, se deve graduar a fora da puxada do isolamento.

3.- Unio de condutores: embora os condutores deveriam ser contnuos, dizer sem cortes, na prtica isto no possvel, devido a que em ocasies se requer executar derivaes em uma instalao ou porque fica ruim trabalhar com fio muito comprido. As derivaes ou unies devem ficar seguras sem inconvenientes passagem da corrente, ao mesmo tempo que ter a suficiente resistncia mecnica para suportar os esforos de trao e garantir que o contacto entre condutores seja o adequado para evitar aquecimento. Segundo as condies em que realizada a instalao, se utilizam distintos tipos de unies que permitem cumprir com os requisitos antes mencionados. A seguir se apresentam os trs tipos de unies mais freqentes, acompanhados de uma seqncia operacional para serem executados como atividade pelos alunos. Ferramentas necessrias: - Alicate universal. - Alicate de pontas. - Alicate de corte. - Rgua. - Faca ou pela-cable. - Soldador de 100 W.

EDUBRAS

Pgina 90

INSTALAES ELTRICAS
Materiais necessrios: - Arame de 1,5 mm2 com isolamento NYA. - Soldadura de estanho com fundente. a) Unio cauda de rata

Procedimento a seguir - Cortar dois pedaos de fio eltrico ou condutor com 150 mm de comprimento. - Tirar 3 cm de isolamento em cada condutor. - Cruzar os condutores 120, aproximadamente. - Utilizar o alicate de ponta para fazer a unio perto do isolamento. - Enrolar ambos condutores com o alicate universal at atingir a trana dos mesmos. b) Unio da extenso:

EDUBRAS

Pgina 91

INSTALAES ELTRICAS
Procedimento a seguir: - Cortar dois pedaos de condutor de 150 mm de comprimento. - Tirar 3 cm de isolamento em cada condutor. - Enrolar os condutores a 20 mm do isolamento, como indica a figura B.. - Utilizar o alicate de ponta para sujeitar a unio desde o cruzamento dos condutores. - Enrolar um condutor sobre o outro como indicam as figuras C e D com o alicate universal. c) Unio em derivao ou tipo T

- Cortar dois pedaos de condutor de 150 mm de comprimento. - Deixar nu um dos condutores 40 mm no centro (Fig. A). - Tirar o isolamento ao outro condutor (Fig. B). - Localizar os condutores de forma perpendicular (Fig. C). - Utilizar o alicate de ponta para sujeitar a unio perto do isolamento. - Enrolar o condutor sobre o outro como indica a figura D com o alicate universal. 4.- Fazer uma argola: Esta operao consiste em manipular o condutor para obter uma argola que possa ser apertada por uma morsa. A ferramenta ideal em este caso o alicate de pontas redondas. A seguir, se apresenta uma argola com seu correspondente seqncia e precaues para serem feitas como atividade pelo aluno.

EDUBRAS

Pgina 92

INSTALAES ELTRICAS

a) Procedimento a seguir: - Cortar um condutor de 100 mm de comprimento e deixar nus seus extremos em 25 mm. - Cortar um pedao de condutor de 90 mm de comprimento, tirar 20 mm do seu isolamento e dobrar como indica a Fig. B. - Cortar um pedao de condutor de 110 mm de comprimento, tirar nos seus extremos 20 mm do seu isolamento e dobrar como indica a figura C. - Executar as argolas como indicam as figuras D - E - F. b) Precaues a serem consideradas - O sentido seguido para dobrar deve ser idntico ao de rotao do parafuso. - conveniente localizar arruelas planas para melhorar a superfcie de contacto contra o parafuso e a porca. - A unio deve ser firme para garantir um bom contacto, por isso convm apertar de forma adequada o parafuso. - Se recomenda estanhar a argola de arame e se considera obrigatrio o estanhado quando so argolas de arame ou fio eltrico. 5.- Terminais A unio de condutores aos terminais dos aparelhos eltricos pode ser realizada diretamente ou por meio de terminais. Se a conexo feita de forma direta pode ocorrer que ao apertar firmemente a porca sejam cortados alguns arames, obrigando corrente a circular por uma seco menor. Isto um inconveniente pois ao ser menor a seco a resistncia eltrica aumenta produzindo um aumento da temperatura da instalao.

EDUBRAS

Pgina 93

INSTALAES ELTRICAS

Evidentemente a conexo direta deve ser utilizada quando se trata de condutores de pequena seco. Sempre deve ser lembrado que a curva do condutor coincida com o sentido de giro do parafuso, por esse motivo a representao da figura incorreta, pois a curvatura do fio oposta ao sentido de giro do parafuso. No caso de ser utilizado um condutor de grande seco, a conexo dos mesmos feita por intermeio de terminais metlicos com aspecto fsico como se mostra na seguinte figura:

Para proceder conexo de um condutor com um terminal metlico se retira um pouco de isolamento um pouco maior do que o comprimento das alhetas perto do olhal. Logo se procede a estanhar o arame procurando que mantenham uma disposio cilndrica. Na figura seguinte se mostra a seqncia a seguir na unio do terminal. Uma vez montado o

EDUBRAS

Pgina 94

INSTALAES ELTRICAS
condutor no terminal, se fecham as alhetas dianteiras. A seguir se apia a ponta do soldador sobre as alhetas posteriores, colocando o estanho sobre os bordos de maneira que ao se derreter se espalhe sobre o arame. Como nos casos anteriores, o aspecto brilhante da soldadura indicar que o servio foi bem feito, porm conveniente indicar que um excessivo aquecimento do terminal pode estragar o isolamento do condutor. Uma vez que fique fria a soldadura se fecham as alhetas posteriores. Os terminais tambm podem ser fixados ao fio eltrico por meio de parafusos ou outras peas de presso. Na figura seguinte se mostram vrios tipos um, com vrios parafusos de presso outro, com dois parafusos e o ltimo, com a porca.

6.- Isolamento da unio eltrica A unio eltrica deve ficar totalmente isolada entre si e com a terra para evitar que a corrente se derive terra ou a qualquer outro ponto da montagem. As normas tcnicas estimam o seguinte ao respeito: As unies e derivaes entre condutores de cobre devero ser soldadas ou mediante conectores de presso sem soldadura. No caso de que sejam soldadas, as unies devero ser mecanicamente resistentes antes de ser soldadas importante destacar que esta norma tambm aplicvel unio de condutores com terminais de conexo. Existem duas alternativas possveis para isolar as unies: a) Com fita isolante: toda vez que vai ser usada a fita isolante, a unio deve ser previamente estanhada. Assim que for estanhada a unio, se passa uma capa de fita de borracha e logo a seguir com uma segunda capa de fita plstica. A precaues que se devem ter so: - Apertar adequadamente a primeira capa de fita para evitar a entrada de umidade. - No aplicar nunca menos de duas capas de fita isolante.

EDUBRAS

Pgina 95

INSTALAES ELTRICAS
b) Com conector de presso: para colocar este tipo de dispositivo isolante no necessrio que a unio se encontre previamente estanhada. O conector aparte de isolar, permite um excelente contacto mecnico a travs da presso mecnica que exerce sobre o condutor.

EDUBRAS

Pgina 96

You might also like