You are on page 1of 20

EDUCAO INFANTIL E AS PRTICAS DE CUIDAR E EDUCAR NO CONTEXTO DAS POLTICAS EDUCACIONAIS Jucilene de Souza Ruiz 1 Universidade Federal de Mato

Grosso do Sul/ Campus do Pantanal INTRODUO Esta pesquisa se props em descrever e analisar as prticas educar e cuidar no contexto das relaes entre professoras e assistentes e entre elas e as crianas, no cotidiano de uma instituio de educao infantil, alm de confront-las com as polticas educacionais que se referem a integrao do cuidar e educar e formao dos profissionais da Educao Infantil. Tm como tarefa primordial, contribuir para estudos referentes criana pequena, assim como tambm ressaltar a importncia da interao entre as prticas de cuidar e educar. Para sua realizao foi necessrio realizar observao direta e entrevistas com as professoras e assistentes de uma instituio de educao infantil, creche, localizada na cidade de Corumb. Para que a integrao das prticas ocorra necessrio que os profissionais envolvidos com a criana pequena estabeleam em suas prticas os mesmos objetivos, a fim de proporcionar o desenvolvimento integral da criana. por isso que Campos (1994), afirma que:
Se torna muito importante reconhecer quais so os objetivos que se deseja alcanar com a criana, pois eles orientaro as aes: se so os objetivos de cuidar e educar, a formao de seus profissionais deve tambm assegurar essas facetas, aliando as questes pedaggicas com as questes ligadas higiene, alimentao e cuidados em geral (...) e ambas se relacionam s dimenses afetivas, tica e esttica da prtica educativa. (apud VIEIRA, p.36)

Algumas questes se tornaram relevantes em nosso trabalho como: quem so os profissionais da creche? Por que abraam essa profisso? Como vem o prprio trabalho? Que aspectos consideram gratificantes e cansativos? Como o relacionamento entre professoras e assistentes e entre elas e as crianas? Estas questes contriburam para que fossem alcanados os objetivos traados inicialmente na proposta da pesquisa, como o de investigar o perfil profissional das educadoras de creche, a relao entre professores e assistentes nas prticas de cuidar e educar, as interaes entre adulto-adulto e adulto-criana, verificar se h (ou no) a presena de hierarquia entre as professoras e assistentes.

Aluna do programa de Ps-graduao em Educao da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Campo Grande, pesquisa de Iniciao Cientfica- PROPP/ CNPq, finalizada em 2005.

A formao dos profissionais de educao infantil No Brasil a formao de professores para os primeiros anos da educao bsica era realizada nos cursos de formao de nvel mdio, antigo curso normal que com a Lei 5.692/71 passa a ser chamado de habilitao para o magistrio - e no nvel superior no curso de pedagogia. As primeiras iniciativas de formao de professora de criana pequena podem ser observadas nos pareceres de Rui Barbosa, em 1882. Nos anos 50 surgem seis cursos de pedagogia com formao para a educao pr-escolar. (SILVA, 2003, p.23) A Lei 5.692/71 criou a Habilitao para o Magistrio, entre elas magistrio em prescolas, escolas maternais e jardins de infncia, As instituies de educao infantil durante a histria, tiveram dupla trajetria: os jardins de infncia, mais tarde chamados de pr-primrio e pr-escolar, davam nfase ao aspecto educacional, sendo destinado para as crianas ricas, com mtodos e atividades pedaggicas, voltadas para o desenvolvimento social, cognitivo e outras habilidades, j as instituio denominadas como creches e escolas maternais era enfatizado a guarda, a alimentao, cuidados com a sade, higiene e formao de hbitos de bom comportamento na sociedade, sendo destinada pra as crianas pobres e abandonadas. (VIEIRA,1999) Para as creches o profissional vinha das reas da sade e assistncia, em geral eram dirigidas por mdicos ou assistentes sociais (ou irms de caridade), contavam com educadoras leigas ou auxiliares das quais eram requeridos conhecimentos nas reas de sade, higiene e puericultura. E nos jardins de infncia o profissional era o professor, destinado tarefa de educar e socializar os pequenos. Na Dcada de 80 retomou-se a discusso sobre creches e a elaborao de proposta pedaggicas que rompe-se com o assistencialismo e passa-se a enfatizar o desenvolvimento cognitivo das crianas. Ainda nos anos 80, os cursos de pedagogia passam a ter dentre suas habilitaes a formao para a pr-escola. Em MS, segundo pesquisas, realizadas por Silva (2003), a formao de profissionais para a educao das crianas pequenas, era atendida por curso de formao em servio, projetos de extenso universitria, cursos promovidos por instituies como pela Organizao Mundial pra a Educao Pr-Escolar (OMEP), pela Legio Brasileira de Assistncia (LBA) e por outras entidades, alm dos manuais elaborados e divulgados pelo Movimento Brasileiro de Alfabetizao (MOBRAL) e por vrias publicaes do Fundo das Naes Unidas pra a Infncia (UNICEF).

Nos anos 70 a Secretaria Estadual de Educao de Mato Grosso ofereceu cursos de formao para professoras que trabalham na casa Escola Infantil do Bom Senso, que foi a primeira iniciativa pblica para as crianas de quatro a seis anos. Um segundo tipo de formao foram os cursos do Programa de atendimento ao Prescolar (PROAPE), visando complementar uma proposta pedaggica para a pr-escola, baseado na teoria piagetiana. Outro tipo de formao oferecida foram os cursos da OMEP que capacitava as professoras para atuar na pr-escola at o incio dos anos 90, com o reconhecimento da Legislao do Conselho Estadual de Educao de Mato Grosso do Sul. Segundo a Poltica Nacional de Educao Infantil (1994), o adulto que atua na rea de educao deve ser reconhecido como profissional, requerendo a valorizao no que respeita s condies de trabalho, plano de carreira, remunerao e formao, sendo que condies devero ser criadas para que os profissionais de educao infantil que no possuam a qualificao mnima, de nvel mdio, obtenham-na no prazo mximo de 8 (oito) anos. Aps a LDB de 1996 alguns cursos de pedagogia passam a se ocupar da formao de profissionais para a educao infantil, incluindo as crianas de 0 a 6 anos, situando-a como primeira etapa da Educao Bsica (Art.24). Ela caracteriza o professor, como docente, cuja formao se far em nvel superior, admitindo-se como formao mnima a oferecida em nvel de ensino mdio- modalidade Normal (Art.62) Nas disposies transitrias determina que at o fim da dcada da Educao somente sero admitidos professores habilitados em nvel superior ou formados por treinamento em servio. (Art.87) Notamos que na Educao Infantil, em especial creche esto inseridas duas profissionais com formaes distintas num mesmo espao (sala de atendimento), para a atendente exigida apenas que ela desenvolva aes de cuidados, nenhum curso a qualifica para as funes que ela ter que desempenhar, em relao ao grau de escolaridade destas notamos que diante dos dados apresentados algumas possuem nvel fundamental incompleto. Para a professora exigido formao em nvel superior, no entanto no sabemos de que forma o cuidar e educar so contemplados em sua formao. O professor de educao infantil ao adentrar no espao da creche acaba entrando em conflito ou no com um profissional que j estava ali, um profissional cuja fora de trabalho muito mais barata. No entanto o que vemos que ambas cuidam do seu prprio trabalho sem se preocupar em desenvolver uma ao conjunta, a prpria hierarquia de funes impede que uma se interesse pelo trabalho que desenvolvido pela outra.

As prticas de cuidar e educar diante dos documentos A LDB de 1996 trouxe um fato novo ao colocar a educao infantil (creche e prescola) como a primeira etapa da educao bsica, comea a ficar visvel nos documentos posteriores a nfase na integrao do cuidar e educar. A creche que antes estava sobre a responsabilidade da secretaria de Assistncia passa para o setor educacional. O Referencial Curricular Nacional para a educao infantil, criado em 1998, pelo Ministrio da Educao, prope a indissociabilidade das aes de cuidar e educar crianas de 0 a 6 anos idade, sem hierarquizar os profissionais ou a instituio que atuam com as crianas pequenas. De acordo com o referencial, educar significa:
(...) propiciar situaes de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relao interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude bsica de aceitao, respeito e confiana, e o acesso, a educao poder auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriao e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estticas, na perspectiva de contribuir para a formao de crianas felizes e saudveis. (RCN/I, vol. I, 1998, p.23)

J o cuidar definido como:


(...) parte integrante da educao, embora exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimenso pedaggica, ou seja, cuidar de uma criana em um contexto educativo demanda integrao de vrios campos de conhecimentos e a cooperao de profissionais de diferentes reas. (RCN/I, vol.I, 1998, p.24)

O desenvolvimento integral depende tanto dos cuidados relacionais, que envolvem a dimenso afetiva e dos cuidados com os aspectos biolgicos do corpo, como a qualidade da alimentao e dos cuidados com a sade, quanto da forma como esses cuidados so oferecidos e das oportunidades de acesso a conhecimentos variados. Para cuidar preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidrio com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construo de um vnculo entre quem cuida e quem cuidado. (RCN/I, vol. I, 1998, p.24/25) Assim, o cuidar deixa de ter uma conotao assistencialista e pode adquirir um carter educativo se for visto como um momento privilegiado de interao entre criana-criana e criana-adulto, ao mesmo tempo em que o ato de educar perde aquele carter exclusivamente escolar, com a preocupao exacerbada com o intelecto. (SILVA, 1999) Podemos tambm observar a questo do cuidar e educar nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil:

As instituies de Educao Infantil devem definir em suas propostas pedaggicas, prticas de educao e cuidados, que possibilitem a integrao entre os aspectos fsicos, emocionais, afetivos, cognitivos/lingsticos e sociais da criana, entendendo que ela um ser completo, total e indivisvel. (Resoluo n022/98, artigo 3 inciso III)

Nesses documentos podemos notar a proposta de integrao entre o cuidar e o educar na Educao Infantil, no entanto no mencionado que as prticas dos dois profissionais devem caminhar juntas, ou que devam partir de uma mesma proposta educativa. O cuidar e o educar de crianas de 0 a 6 anos envolve uma viso integrada de desenvolvimento da criana, dessa forma, os profissionais que trabalham com a criana pequena devem tomar precaes para que suas prticas no se transformem em aes mecanizadas, guiadas por regras. O cuidar e o educar so duas prticas que devem caminhar de maneira indissocivel, possibilitando que ambas as aes construam na totalidade, a identidade e autonomia da criana. A ao conjunta dos educadores e demais membros da equipe da instituio essencial para garantir que o cuidar e o educar aconteam de forma integrada. Essa atitude deve ser contemplada desde o planejamento educacional at a realizao das atividades em si. A creche o espao do cuidado e da educao indissociados e indissociveis. O cuidado e a educao, so na esfera pblica, o direito educao para as crianas de 0 a 6 anos. (VILA, 2002, p.126) METODOLOGIA Na finalidade de analisar como vm sendo desenvolvidas as prticas de cuidar e educar diante das relaes entre professoras e assistentes e entre elas e as crianas, no cotidiano da Educao Infantil. A pesquisa iniciou-se com estudos tericos sobre os temas: educao infantil, cuidar e o educar, profissionais da educao infantil. Analisou-se como o cuidar e o educar esto transpostos nas polticas educacionais, entre eles atentou-se no estudo de dois documentos, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educao Infantil (1998) e o Referencial Curricular para a Educao Infantil (1998). A presente pesquisa se concretizou na Creche Municipal Maria Candelria, localizada na parte alta da cidade de Corumb, do Estado de Mato Grosso do Sul. Optamos para melhor observao em delimitar nosso campo emprico na Creche em duas salas, que foram os nveis 3A e 3B, as crianas dessa sala estavam na faixa etria de dois a trs anos de idade, cada sala possua uma professora e uma assistente.

As visitas ao campo foram permeadas pela observao e consequentemente o seu registro no dirio de campo; foram elaboradas entrevistas destinadas s professoras e s assistentes da creche; as entrevistas possuam perguntas abertas e de mltipla escolha. A pesquisa foi analisada atravs de uma viso qualitativa dos dados alcanados. Realizou-se conversas informais com as professoras e as assistentes o que nos possibilitou conhecer um pouco mais sobre os papis que desempenham na creche, alm de conversas com a diretora o que nos possibilitou ter em mos a proposta pedaggica da instituio, fato que favoreceu um maior enriquecimento da pesquisa.

RESULTADOS E DISCUSSO Instituio pesquisada Esta pesquisa foi realizada na creche municipal Maria Candelria Pereira Leite, localizada no bairro Centro Amrica, na parte alta da cidade de Corumb-MS. Essa instituio de atendimento a criana pequena foi fundada em 1985, atravs do Decreto Municipal N. 270/98, pelo Ex-Prefeito Municipal Eder Moreira Brambilla; atende crianas de zero a quatro anos de idade, mantida pela Prefeitura Municipal de Corumb. Atualmente, a creche atente 100 crianas em perodo integral, que so divididas em diferentes nveis de acordo com a faixa etria, ainda apontamos o nmero de crianas em cada nvel, conforme podemos observar na tabela abaixo: Nvel 1 (berrio) 2 3 Faixa etria Zero a um ano de idade; Dois a trs anos de idade; Trs a quatro anos de idade. Nmero de Crianas por Nvel 16 34 (turmas A e B) 40 (turmas A e B)

Por cada nvel, responsvel uma professora e uma assistente, com exceo do Nvel 1 (Berrio) que possui uma professora e duas assistentes para cada perodo, apenas duas professoras trabalham durante os dois perodos na creche. A creche possui num total de oito professores, todos tm nvel superior, sete em pedagogia e uma em psicologia, destes, seis so efetivos na instituio e quatro so contratados. As assistentes que permanecem na sala de atendimento totalizam em 12 profissionais, sendo que dez possuem ensino mdio completo, uma tem nvel superior e uma tem nvel fundamental incompleto. A creche ainda conta com mais seis funcionrios de servios diversos, todos tem ensino mdio completo.

Objetivos da instituio A instituio visa oferecer o atendimento a crianas de ambos os sexos e todos os credos e raas, sem discriminao, aos filhos de mes trabalhadoras ou no, criando um ambiente de acolhimento que d segurana e confiana s crianas, garantido oportunidade para que sejam capazes de: Experimentar e utilizar os recursos de que dispem para a satisfao de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados e agindo com progressiva autonomia; Familiarizar-se com a imagem do prprio corpo, conhecimento progressivo de seus limites, sua unidade e as sensaes que ele produz; Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o prprio corpo, executando aes simples relacionadas sade e higiene. Relacionar-se progressivamente com mais crianas, com seus professores e demais profissionais da instituio, demonstrando suas necessidades e interesses. Esses objetivos estavam dispostos na Proposta pedaggica criada no ano de 2004, pelo corpo docente e auxilio da diretora da creche. Nessa proposta esto definidos os contedos ou reas de conhecimento que permearam no trabalho com a criana pequena na instituio, foram destacadas as seguintes: Movimento Expressividade Equilbrio e coordenao Msica Artes visuais Linguagem oral e escrita Natureza e sociedade Matemtica Alimentao Sono Higiene

Alm das atividades permanentes:

Caracterizao dos sujeitos da pesquisa Foram entregues no total de dezenove entrevistas na instituio, doze foram entregues para as assistentes que trabalham diretamente com a criana pequena e sete para as professoras; dessas entrevistas retornaram apenas doze, sendo que sete eram das assistentes e cinco das professoras, ressaltamos ainda que sete das entrevistas no foram devolvidas. 1. As assistentes - como so chamadas - possuem idade entre 21 e 59 anos, a cor da pele varia entre parda e branca, trs assistentes so casadas, trs so solteiras e uma separada, 80% delas so mes, o nmero de filhos permeia entre um a seis filhos. O tempo em que trabalham na educao infantil varia entre 3 meses a menor e 20 anos a maior e o tempo de servio na instituio em que trabalham hoje varia entre 3 meses a 10 anos de servio. Seis dessas profissionais j participaram de algum curso de capacitao na rea de educao infantil. Ressaltamos, ainda, que cinco assistentes possuem ensino mdio completo, duas ensino Fundamental incompleto e uma nvel superior no curso de Pedagogia. Foi perguntado como elas consideram as condies de trabalho: uma respondeu como sendo timo, trs bom, uma regular e uma como sendo pssimo. O mesmo foi perguntado em relao a remunerao no qual apenas duas responderam como sendo bom, e trs como regular e uma como pssimo, o salrio ganho por perodo correspondem a um salrio mnimo. As maiores dificuldades encontradas como assistentes de crianas pequenas foram o fato de terem que ficar sozinha na sala com as crianas, a quantidade de crianas na sala, cuidar de criana, na hora do banho e a falta de materiais pedaggicos. Os aspectos cansativos destacados, na maioria estavam relacionados rotina do banho, fazer faxina na sala e no banho e cuidar de crianas. Os aspectos gratificantes na creche foram marcados como sendo a hora do sono, crianas limpas e saudveis, carinho e respeitos das crianas. Seis assistentes afirmaram que existe diviso de tarefas entre ela e a professora da sala, o motivo dessa diviso so visveis na hora do banho das crianas e quando a professora fica com a parte pedaggica. O que diferencia a diviso o grau de escolaridade que elas possuem. A relao existente no trabalho entre elas e as professoras para a maioria considerada como sendo tima e bom e uma minoria como sendo pssima. 2. As professoras- possuem idade entre 29 e 37 anos, a cor da pele varia entre parda e preto, trs delas so casadas, uma solteira e uma viva, quatro professoras so mes, o nmero

de filhos varia entre um a sete. Todas as professoras possuem nvel superior em pedagogia, duas professoras j fizeram um curso de especializao e uma est fazendo. Duas professoras trabalham na educao infantil h cinco anos, uma a trs anos, uma h 3 meses e uma h 14 anos, o tempo de trabalho que possuem na creche pesquisada varia de dois a cinco anos; duas professoras trabalham nela durante os dois perodos; todas as professoras j participaram de vrios curso de capacitaes, especficos para a educao infantil. Tambm foi perguntado s professoras como elas consideram as condies de trabalho na creche, todas responderam como sendo boa; em relao s condies de remunerao, trs responderam como sendo regular e duas como boa, o salrio ganho por perodo corresponde a dois salrios mnimos. As principais dificuldades apontadas no trabalho como professora de crianas pequenas foram: a falta de recursos materiais como brinquedos, a falta de formao das assistentes, o espao fsico, o nmero de crianas acima do permitido por lei; apenas uma das professoras no encontrou nenhuma dificuldade. Em relao aos aspectos cansativos do dia a dia da creche, foram apontadas como sendo a rotina e a indisponibilidade de recursos. Nos aspectos gratificantes na creche foram considerados o trabalho com as crianas, o conhecimento adquiridos pelas crianas, a aceitao das crianas na instituio, o entrosamento com as crianas. A maioria das professoras afirmou que existe a diviso de tarefas entre elas e as assistentes, principalmente porque a professora fica com a parte pedaggica e a assistente com a limpeza, pelo fato de faltar capacitao para as assistentes. Mas, a maioria reconhece que tambm cuidam da criana. Apenas uma das professoras apontou que tenta fazer trabalho em conjunto com a assistente. Todas as professoras afirmaram ter um bom relacionamento com as assistentes. No que se refere como a professora planeja, registra e avalia o seu trabalho com as crianas a maioria os executam conjuntamente com outros professores e tambm sozinhas.

Idade das professoras

Idade das assistentes


7 6 5 4 3 2 1 0

5 4 3 2 1 0
21 a 25 anos 31 a 35 anos 26 a 30 anos 36 a 40 anos

21 a 25 anos 31 a 35 anos 41 a 50

26 a 30 anos 36 a 40 anos mais de 51 anos

10
Grau de escolaridade das professoras Grau de escolaridade das assistentes 7 6 5 4 3 2 1 0

5 4 3 2 1 0
Nvel superior

Ensino fundamental Incompleto Ensino mdio completo Nivel superior

Tempo de trabalho na educao infantil das professoras


5 4 3 2 1 0
menos de 1 ano de 6 a 10 anos de 1 a 5 anos mais de 10 anos

Tempo de trabalho na educao infantil das assistentes


7 6 5 4 3 2 1 0
menos de 1 ano de6 a 10 anos de 1 a 5 anos mais de 10 anos

Como as professoras consideram as condies de trabalho na creche


5 4 3 2 1 0
bom timo regular pssimo

Como as assistentes consideram as condies de trabalho na creche


7 6 5 4 3 2 1 0
bom timo regular pssimo

Como as professoras consideram as condies de remunerao


5 4 3 2 1 0
bom timo regular pssimo

Como as assistentes consideram as condies de remunerao 7 6 5 4 3 2 1 0


bom timo regular pssimo

11

AS PRTICAS DE CUIDAR E EDUCAR NO COTIDIANO DA CRECHE A partir dos dados levantados no decorrer da pesquisa procuraremos descrever e discutir como vm sendo desenvolvidas as prticas de cuidar e educar no cotidiano da creche; por esse motivo que se fez necessrio destacarmos as profissionais incumbidas em coloclas em prtica. A creche se concebe como um espao de educao e cuidado e se constitui por profissionais com formaes diversas. As professoras possuam formao em nvel superior e as assistentes na maioria possuam ensino mdio completo ou ensino fundamental incompleto, alm das diferenas relacionadas formao, existem diversos aspectos interligados, tais como os princpios, valores morais, costumes, preconceitos e suas mais variadas vises de mundo, constitudos em uma esfera scio, histrico e cultural. Tais aspectos acabam por direcionar suas aes, tambm fica visvel que essas duas profissionais so responsveis em desempenhar diferentes papis no trabalho com as crianas pequenas. (...) esses fatores interferem na organizao do trabalho cotidiano, embora no houvesse conscincia dessa interferncia e dessas diferenas quanto forma de conceber o trabalho de cada segmento profissional. (VILA, 2002, p.75) Tais influncias puderam ser observadas atravs de duas cenas que ocorreram durante a pesquisa de campo, a primeira com a professora que no viu mal algum no fato dos meninos brincarem com bolsas de mulheres.
A professora distribui brinquedos para as crianas, entre os brinquedos tinha duas bolsas dois meninos as pegaram e a colocaram no pescoo e comearam a passear pela sala, a professora viu e nada disse (dirio de campo, Nvel 3A , 14:00 horas, dia 10/05/2005)

A segunda se refere ao fato da assistente ter demonstrado em sua atitude preconceitos que impedia os meninos de brincarem com brinquedos classificados como sendo de meninas;
A assistente pegou um saco de bonecas, os meninos comearam a pedir e ela respondeu que bonecas era s para meninas. (Dirio de campo, Nvel 3B, 9:00 horas, dia 05/04/2005)

Atitudes como o da assistente tambm observada na prtica de muitos educadores. Tais exemplos nos levam a refletir sobre a convivncia da criana com adultos constitudos por princpios e valores extremamente opostos. Apontamos ainda que esses dois profissionais esto influenciando no modo de pensar e agir de futuros adultos. Devemos estar cientes de que no contexto da creche, apesar de existir um profissional especfico para desenvolver as atividades pedaggicas (educar) e outro para as atividades de

12

cuidados bsicos (cuidar), percebemos que tanto a professora quanto a assistente educa e cuida das crianas pequenas ao mesmo tempo. Porm, essas prticas so desenvolvidas por profissionais que possuem distintas concepes, alm das diferenas relacionadas formao, de modo que, suas aes so permeadas por objetivos diferentes em relao ao desenvolvimento dessa criana. Ou seja, cada profissional educa e cuida do modo que acredita ser correto.
As professoras so reconhecidas por tratarem de questes ditas pedaggicas, ensino/aprendizagem e as monitoras por tratarem de questes ligadas aos cuidados. Tal associao traz as separaes: mente/corpo; trabalho manual/trabalho intelectual; natureza/cultura; razo/emoo. (VILA, 2002, p.2)

A professora responsvel por desenvolver as atividades ditas pedaggicas, organiza e prope atividades ldicas e os espaos onde elas sero realizadas, alm de disponibilizar os materiais necessrios para a sua execuo; na maioria das atividades propostas nota-se a preocupao em desenvolver as habilidades motoras, sensoriais e perceptivas nas crianas.
A professora pegou trs cadeiras, colocou-as enfileiradas, ao final da ltima cadeira colocou uma pequena escada que possua trs degraus, a professora demonstrou o que as crianas deveriam fazer, elas deveriam passar por baixo das cadeiras e depois subir nos degraus da escada e com a ajuda da professora iriam pul-lo. (Dirio de campo, Nvel 3A, 14:00 horas, dia 01/04/2004)

Alm das atividades relacionadas ampliao das habilidades motoras, so desenvolvidas atividades relacionadas literatura infantil, brincadeiras de rodas; a professora costuma frequentemente organizar as crianas em crculo para cantarem cantigas de roda. Tambm so organizadas atividades em que as crianas possam brincar de forma mais livres e espontneas, um momento onde elas criam e inventam as suas prprias brincadeiras e exploram com maior intensidade o ambiente sua volta, sem a interveno direta da figura do adulto.
A professora pegou uma caixa com brinquedos e distribui entre as crianas, um menino estava enfileirando na parede as pequenas placas de madeira. (Dirio de campo, Nvel 3A, 14:15 horas, 16/03/05)

No trabalho desenvolvido pelas assistentes na creche fica visvel que suas aes so mais voltadas para os cuidados relacionados alimentao, higiene e sono das crianas; alm de fazerem a faxina das salas de atendimento e dos banheiros, tambm auxiliam as

13

professoras na organizao das crianas durante algumas atividades e cuidam para que elas no briguem ou se machuquem. Segundo campos (1994):
Os profissionais que atuam nas creches- com denominao diversa: monitoras, educadoras, ADIs, recreacionistas, e outras - so mulheres com pouca escolaridade, com salrio reduzido, das quais se espera disposio para limpar, cuidar, alimentar e evitar riscos de quedas e machucaduras, controlando e contendo certo nmero de crianas. (CAMPOS, 1994, p.32/33)

Ao observarmos a rotina dessa instituio verificamos que essa atividade a que ocupa maior tempo se compararmos com o tempo destinado para as atividades pedaggicas.
A assistente fica andado pelo refeitrio na hora do almoo, ajudando algumas crianas a comer, recolhendo prato das que j terminaram, perguntava se queriam comer mais, servia gua e limpava a boca das crianas. (Dirio de campo, refeitrio, 11:30 horas, dia 13/04/05) A assistente se levantou, e caminhou at o banheiro e chamou quatro meninas para dar banho. No momento do banho a assistente fala: -Cad a sua mochila? - Vai jogando gua! - No abre a torneira! (Dirio de campo, Nvel 3, 14:00 horas, dia 15/04/2005)

Nas entrevistas realizadas com as assistentes, a hora do banho foi apontado como um dos momentos mais cansativos da rotina da creche, pois alegam que so muitas crianas para dar banho, tirar e colocar roupas e pentear cabelos em um determinado tempo. Geralmente, o banho realizado no perodo da manh, antes do almoo e no perodo da tarde antes do jantar; ressaltamos que para cada perodo h uma assistente, todas trabalham em apenas um perodo na creche.
Conhecendo-se as necessidades das crianas, o banho, a alimentao e o descanso tero papel de destaque na dinmica do dia-a-dia. Mais do que um ritual de limpeza, o banho acalma a criana, ajuda a fortalecer laos afetivos e proporciona prazer. Representa divertimento, descoberta e proximidade ao ser realizado num ambiente previamente preparado. (VILA, 2002, p.97)

A correria do dia-a-dia na creche de certa forma impede a criana de vivenciar esses momentos de prazer, descoberta e divertimento durante as atividades relacionadas aos cuidados, principalmente na hora do banho, das refeies e do descanso; esses momentos ocorrem sempre de maneira rpida e mecnica.
Assim, os momentos rotineiros, como as refeies ou higiene pessoal, muitas vezes considerados como tendo pouca importncia, permite-nos estabelecer relacionamentos que oferecem as crianas possibilidades de compreender, aprender, analisar, reconhecer e recordar.

14

Tudo depende da forma como os adultos se relacionam com ela. (GHEDINI, Apud VILA p. 90)

Apesar da confirmao da presena da diviso de trabalho na creche entre as professoras e assistentes, tambm foi notado que as prticas desenvolvidas por ambas acabam se contagiando. A assistente muitas vezes se deparava com situaes inesperadas, onde ela acabava manifestando conhecimentos aprendidos no convvio com a professora. Presenciamos vrias situaes onde as assistentes ficaram na sala com as crianas sem a presena da professora, mas em nenhum momento presenciamos a professora com as crianas sem a presena das assistentes.
As crianas estavam na sala somente com a assistente, elas estavam sentadas em crculo, a assistente cantava algumas cantigas de roda e as crianas acompanhavam. A assistente disse: - Vamos l atirei o pau no gato! - No vi ningum cantando! Quando a assistente errava a letra da cantiga alguma criana a corrigia. (Dirio de campo, Nvel3B, 14:00 horas, dia 30/03/2005)

Nesse momento, a assistente percebeu que no podia deixar as crianas ociosas por muito tempo, algo deveria ser feito mesmo no tento conscincia do objetivo da prtica que estava desenvolvendo, ela sabia que essa atividade acalmava e chamava ateno das crianas. Houve tambm, uma sensibilidade por parte dessa profissional que ao perceber que as crianas tinham perdido o interesse pela atividade, logo props outra. (...) a contaminao das prticas educativas mostram a impossibilidade de separar cuidado e educao, a cabea do corpo, a razo da emoo o cognitivo e o afetivo (...). (VILA, 2002, p.221)
A assistente vendo que a maioria das crianas no queria mais cantar, ento resolveu pegar a caixa de brinquedos e distribuiu para elas, deixando-as livres para brincar. (Dirio de Campo, Nvel 3B, 14,00 horas, dia 30/03/2005)

Mas nem sempre uma atitude como essa tomada, presenciamos tambm situaes em que havia a ausncia da professora na sala e a assistente demonstrou que no sabia o que fazer com as crianas, assim achou mais plausvel deix-las sob controle.
As crianas comearam a levantar do cho e a assistente pediu que as crianas voltassem a sentar e que ficassem encostadas na parede. A assistente falou para quatro crianas que estavam na porta da sala:

15

- Quem mandou ficar na porta! - Todo mundo sentado perto da parede! A assistente caminhou at a porta e pegou na mo delas, e as levou at o canto da sala. (Dirio de campo, Nvel 3A, 15;00 horas, dia 18/03/05)

A contaminao de prticas tambm ocorre por parte da professora, que acaba se envolvendo com as atividades de cuidados fsicos, por exemplo, a professora costuma pentear o cabelo das crianas aps o banho, junto com a assistente ela serve o lanche, o almoo e a janta.
As meninas que j tinham tomado banho iam at a professora que estava sentada numa cadeira, com a escova de cabelo na mo (Dirio de campo, Nvel 3A , 14:15 horas, dia 16/03/05)

importante focar que as prticas desenvolvidas pelos profissionais acabam se contaminando at mesmo pelas necessidades encontradas no dia-a-dia da creche. No entanto, essas aes no so pensadas e nem feitas de modo planejado e integrando. Cada profissional educa e cuida da criana sua maneira, baseado na sua prpria concepo de mundo.
Chamo a ateno para o aspecto de que no o cuidado e a educao que esto separados. (cuidar e educar esto indissociveis) - no h uma profissional que cuida (monitora) e outra que educa (professora) so as aes educativas de cada profissional que esto separadas e cada uma pensa e faz seu trabalho paralelamente. Ambas esto cuidando e educando as crianas e trocando informaes sobre elas, no entanto, uma profissional no entra naquilo que seja considerado esfera de atuao de outra profissional. (VILA, 2002, p.100)

Uma das professoras relatou que se assustou quando entrou na creche, porque ela no estava acostumada a fazer o que ela faz e disse que no paga para ficar penteando o cabelo das crianas, mas no tem como no o fazer, como ela iria deixar a assistente fazer tudo sozinha. Esse relato demonstra que as atividades relacionadas aos cuidados bsicos da criana no fazem parte do trabalho e nem do planejamento das professoras, elas apenas ajudam as assistentes. Essa afirmao vem a confirmar a existncia da diviso de papis e a presena da hierarquia nas relaes entre as profissionais da creche.
Assim, cuidar e educar, que deveriam ser propostas de uma mesma prtica pedaggica, tornam-se divisores de guas da funo exercida por esses profissionais em seu cotidiano de trabalho: cuidar passa a ser de responsabilidade daquele que possui menos formao (a auxiliar, a crecheira, etc.), ao passo que o educar torna-se responsabilidade do profissional com mais formao. (LANTER, 1999)

Atravs das entrevistas realizadas notamos que o professor fica com a parte pedaggica; nas respostas das assistentes e das professoras fica explcito que as assistentes so

16

incumbidas de realizar as tarefas relacionadas aos cuidados fsicos e da higiene pessoal da criana. Porm, algumas professoras demonstram a preocupao em realizar um trabalho integrado, mas segundo elas, a falta de formao das assistentes dificulta a sua realizao. Tal diviso de trabalho reflexo do prprio sistema capitalista, onde o trabalho acaba sendo dividido para obter rapidez em receber o produto final, porm os envolvidos na sua produo no participam de todas as etapas da qual resulto o produto.
A pedagogia italiana (Montovanni e Perani) nos permite ver uma relao dialtica nesta questo: No h incompatibilidade entre contar uma histria e trocar a roupa de uma criana. possvel trocar-lhe a roupa e contar-lhe uma histria. Sem perder de vista o objetivo educativo presente nesta ao. (FARIA, Apud VILA, 2002, p. 97)

Fica visvel na rotina da creche, momentos onde revelado a existncia de hierarquia durante as relaes de trabalho, entre a professora e a assistente, apesar de haver momento de contgio das prticas desenvolvidas por ambas. Outro aspecto analisado diz respeito aos confrontos e conflitos vividos entre essas profissionais no dia-a-dia da creche.
A relao com meu professor pssima, ela com todo esse estudo que ela tem e eu apenas com 1 grau. Os professores por serem pedagogos ou psiclogos alegam que tem nvel superior, ns assistentes no temos grau de escolaridade, temos que ralar, realmente. A diviso a professora d atividade para quatro e a assistente cuida do restante. (entrevista realizada com as assistentes)

A assistente demonstra que est ciente das diferenas existentes entre ela e a professora, principalmente pelo grau de escolaridade que ambas possuem; afirma tambm a falta de importncia do papel pedaggico desempenhado pela professora e considera que fica com as crianas muito mais tempo que a professora e que o seu trabalho muito mais cansativo. As diferenas existentes entre professoras e assistentes contribuem para a ocorrncia de situaes conflituosas nas suas relaes de trabalho.
Os trabalhadores da creche tm diferentes formaes escolares, o que dificulta o seu trabalho enquanto grupo. um grande engano supor que o trabalho em grupo esteja garantido, ao invs de consider-lo como uma competncia que deve ser adquirida... (GHEDINI, Apud VILA, 2002, p.75)

Todo trabalho em grupo conflituoso, principalmente quando os objetivos de suas aes perpassam por diferentes caminhos, porm vimos que a integrao entre as prticas de cuidar e educar vai depender muito da escolha de um mesmo caminho (objetivo) para direcionar suas prticas. No entanto, para que essa unificao ocorra depende de fatores que o possibilitem, pois percebemos que a prpria rotina da creche impede que a proposta do

17

professor esteja integrada com a prtica desenvolvida pela assistente. A integrao entre as prticas um processo que ainda se encontra em construo. Destacamos ainda, que a prpria formao acadmica do profissional para a educao infantil no o subsidia o suficiente para que ele possa integrar em sua proposta pedaggica a ao de cuidados com carter educativo. Em relao interao entre adulto-adulto, podemos dizer que h uma relao de respeito entre ambas e pelo papel que desempenham; notamos ainda que a prpria rotina na creche contribui para que haja pouco dilogo entre as duas profissionais. As poucas conversas presenciadas entre elas estavam relacionados criana, mas tambm surgem conversas relacionadas a outros assuntos.
A professora notou a falta da Soraia na sala e perguntou a assistente onde ela estava, a assistente respondeu que ela estava no banheiro (Dirio de campo, nvel 3A , horas 14:00, dia 12/05/05) A assistente perguntou a professora se ela iria assistir ao filme que estava passando no moinho cultural, comentou com a professora que ela no conseguiu assistir porque estava com seus netos e o filme era proibido para menores. (Dirio de campo, nvel 3A, horas14:00, dia 12/05/05)

Durante o momento em que a professora fica desenvolvendo atividades com as crianas, a assistente costumeiramente fica observando-as de longe durante algum tempo e quando chega perto da hora do banho se dirige ao banheiro para limp-lo e organiz-lo para receber as crianas.
A assistente estava sentada do lado de fora da roda e apenas observava a professora e as crianas. Logo depois ela se levantou e foi limpar o banheiro. (Dirio de campo, nvel 3, horas 14:15, dia 16/03/05)

Havia momentos em que a prpria professora solicitava a ajuda da assistente para ajud-la no trabalho que estava desenvolvendo com as crianas, a assistente demonstrou prazer e seriedade na hora de ajud-la. Nesse momento houve a integrao do trabalho entre a professora e a assistente, eram adultos inteiros educando crianas inteiras.
A assistente pegou uma cola e ajudou a professora a passar cola nas folhas de sulfite e tambm ensinava como as crianas deveriam colocar o barbante sobre o papel. (Dirio de campo, nvel 3A , horas 14:00, dia 12/05/05) A professora estava sentada e pediu para a assistente pegar os brinquedos de encaixe, depois a assistente sentou no cho e ficou olhando as crianas brincando. (Dirio de Campo, Nvel 3A, horas 14:00, dia 11/03/05)

18

As professoras e assistentes encontravam-se cotidianamente, estavam juntas, mas suas prticas no estavam totalmente integradas. Portanto, havia tentativas de integrao quando a assistente era convidada a participar das atividades que a professora estava desenvolvendo e quando professora e assistente trocavam informaes sobre as crianas. Na interao entre adulto-criana, a questo da afetividade est presente tanto nas aes das professoras quanto das assistentes pelas crianas e destas por ambas as profissionais. As crianas tambm procuravam tanto as professoras, como as assistentes. Estas eram procuradas no s com o objetivo de satisfazer as suas necessidades bsicas como higiene e alimentao, mas como uma forma de buscar colo e assim as sensaes de conforto, aconchego e carinho. As crianas so capazes de estabelecer mltiplas relaes entre elas e entre elas e os adultos.
A assistente sentou numa cadeira, Soraia foi at ela, a assistente abraou-a e ficou conversando com ela. (Dirio de campo, nvel 3A, 13:30 horas, dia 28/04/05) Soraia sentou no colo da professora, comeou a passar a mo no seu rosto e a professora conversava com ela nesse momento. (Dirio de campo, nvel 3A , 14:20 horas, dia 10/05/05)

Um fato que nos chamou a ateno foi a maneira como as crianas chamam as professoras e as assistentes, ambas so chamadas de tias.
Quando a professoras no se importam de ser chamadas de tias, negligenciam uma dimenso da profissionalizao e da poltica de atuao tcnica que possui. (vila, 2002, p. 92) Uma menina falou para a professora: _ Tia eu sou uma coelhinha? Um menino pegou a sua mochila e disse para a assistente: - Tia j! (Dirio de campo, nvel 3B, 15:00 horas, dia 23/03/2005)

Uma ltima questo a ser destacada que os adultos responsveis pelas crianas impediam que elas se expressassem, que fossem espontneas; ou seja, elas eram limitadas por regras, pela disciplina, pela ordem.
- Welliton, no mexe a! Thas vem pra c! - Senta Geovani! - Fica todo mundo sentado! - Podem sair da porta! (Fala da professora e da assistente)

19

Nesse sentido, pode-se afirmar que ambos os profissionais desconsideram a importncia do movimento, da brincadeira espontnea, da imaginao e da criatividade, privilegiando a ordem o silncio e o ficar quieto. CONSIDERAES FINAIS No decorrer da pesquisa, observamos que as prticas de cuidar e educar so indissociveis no cotidiano da creche, no entanto o que se encontra separado so os objetivos que permeiam nessas prticas; cada profissional educa e cuida da criana ao mesmo tempo, do modo que acredita ser correto. H momentos em que os profissionais acabam utilizando conhecimentos que aprenderam no convvio com o outro, esses momentos demonstram a tentativa de aliar suas prticas, apesar de ambas as aes serem pensadas, planejadas e executadas de maneira separada. Essas tentativas tambm so percebidas quando a professora convida a assistente para participar das atividades que desenvolve e quando ambas trocam idias e conversam sobre as crianas. A prpria diviso de trabalho existente na creche acaba demarcando o trabalho que deve ser realizado por cada uma dessas profissionais. atravs de suas relaes de trabalho que notamos que ela se estabelece de forma contraditria e muitas vezes conflituosa, pois profissionais com caractersticas e princpios to diferentes acabam se confrontando e negando a importncia um do outro neste contexto. Atravs das relaes estabelecidas entre professoras e assistentes, percebemos ainda a presena de hierarquia, que acaba existindo principalmente pelo fato de cada profissional possuir formaes distintas e por serem incumbido em realizar determinadas tarefas. Essa distribuio de tarefas cria barreiras que impedem esses profissionais de adentrarem no trabalho que desenvolvido pelo outro. Apesar de considerarmos que nesse contexto a integrao das prticas um processo que se encontra em construo, apontamos ainda a importncia da criao de uma proposta educativa que considere o cuidar como parte integrante e vice-versa. No entanto, antes se faz necessrio que a prpria formao acadmica do profissional de educao infantil d subsdios para assegurar essa juno, alm de capacitar, tambm as assistentes com conhecimentos relativos criana pequena e seus direitos. A indissociabilidade entre as prticas de cuidar e educar requer que ambos os profissionais tenham os mesmos objetivos em suas aes, de modo que juntas proporcionem o

20

desenvolvimento infantil nos aspectos fsicos, emocional, afetivo, cognitivo, lingstico e social e assegurem em sua totalidade, a identidade e autonomia das crianas, livre de preconceitos e ideologias de carter dominante. Assim, percebe-se a necessidade de polticas pblicas especificas para a formao dos Profissionais de Educao Infantil que contemplem as prticas de cuidar e educar, pois notase que essas aes ainda no se encontram bem definidas diante dos documentos oficiais voltados para a educao infantil, assim como tambm o oferecimento de cursos que integrem a participao dos dois profissionais que atuam nesse espao. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS VILA, Maria Jos Figueiredo. As professoras de Crianas Pequenininhas e o Cuidar e Educar. Um estudo sobre as prticas educativas em um CEMEI de Campinas/SP. Dissertao (Mestrado Educao) UNICAMP.2002. BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educao Infantil/ Ministrio da Educao e do Desporto, Secretaria de Educao Fundamental.- Braslia: MEC/SEF,1998. BRASIL. Parecer CEB n 022 de 17 de dezembro de 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil. Braslia, DF. Disponvel em: www.portal.mec.gov.br. BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. LDBEN, 1996 Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. 1996. Disponvel em:<http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L9394.htm>. FOREST, Nilza Aparecida. Cuidar e Educar. Perspectiva para a prtica pedaggica na educao infantil. http://www.icpg.com.br/artigos/rev03-07.pdf . Acessado em: 8 abril de 2005. LANTER, Ana Paula. A poltica de formao do profissional de educao infantil: os anos 90 e as diretrizes do MEC diante da questo. In: KRAMER, Sonia; LEITE, Izabel M. ; NUNES, Maria F. e GUIMARES, Daneila. (orgs.) Infncia e educao infantil. Campinas: Papirus, 1999. SILVA, Anamaria S. A professora de Educao Infantil e sua formao universitria. Tese (doutorado em Educao). Curso de Ps-Graduao em educao, Universidade de Campinas, 2003. VIEIRA, Lvia Maria Fraga. A formao do profissional de educao infantil no Brasil no contexto da legislao, das polticas e da realidade do atendimento. Revista quadrimestral, Faculdade de Educao Unicamp. V.10, n.1, p.28-39, maro. 1999.

You might also like