You are on page 1of 1

Danos em Enrolamentos

Motores Trifsicos
A especicao correta do motor (tenso, frequncia, polaridade, grau de proteo, entre outros) para sua aplicao o primeiro requisito bsico para que o tempo de vida til do motor seja alto. Porm, no apenas isto que ir garantir o correto funcionamento. A instalao, manuteno e operao corretas so impressindveis. Caso ocorra a queima de um motor eltrico, a primeira providncia a se tomar identicar a causa (ou possveis causas) da queima, mediante a anlise do enrolamento danicado. fundamental que a causa da queima seja identicada e eliminada, para evitar eventuais novas queimas do motor. Para auxiliar na anlise, as fotos e o quadro abaixo apresentam as caractersticas de alguns tipos de queimas de enrolamentos e suas possveis causas.
Curto de espiras Bobina curto-circuitada

Curto entre fases

Pico de tenso

Curto na conexo

Curto na sada da ranhura

Curto interior da ranhura

Desbalanceamento de tenso

Sobreaquecimento

Falta de fase ligao estrela

Falta de fase ligao tringulo

Rotor travado

Tabela de caractersticas da queima e possveis causas


Caracterstica da queima Curto entre espiras ou Bobina curto-circuitada Possveis causas Contaminao interna do motor; Falha do esmalte de isolao do o; Falha do verniz de impregnao; Rpidas oscilaes na tenso de alimentao. Contaminao interna do motor; Degradao do material isolante por ressecamento, ocasionada por excesso de temperatura; Falha do material isolante. Contaminao interna do motor; Falha do material isolante; Superaquecimento da conexo devido a mau contato. Contaminao interna do motor; Degradao do material isolante por ressecamento, ocasionada por excesso de temperatura. Falha do esmalte de isolao do o; Falha do verniz de impregnao; Falha do material isolante; Rpidas oscilaes na tenso de alimentao. Motor acionado por inversor de frequncia com alguns parmetros incorretos (amplitude do pulso de tenso, rise time, dV/dt, distncia entre pulsos, frequncia de chaveamento); Oscilao violenta na tenso de alimentao, por exemplo, descargas atmosfricas; Surtos de manobra de banco de capacitores. Desequilbrio de tenso e/ou de corrente entre as fases; Falha em banco de capacitores; Maus contatos em conexes, chaves, contatores, disjuntores, etc.; Oscilaes de tenso nas trs fases. Excessiva diculdade na partida do motor, devido a elevada queda de tenso, inrcia e torque de carga muito elevados;  Travamento do eixo da carga. Cabos de alimentao muito longos e/ou muito nos; Conexo incorreta dos cabos de ligao do motor; Excessivo nmero de partidas em tempo curto; Excesso de carga na ponta de eixo (permanente ou eventual/peridico); Sobretenso ou subtenso na rede de alimentao (permanente ou eventual/peridico); Ventilao deciente (tampa deetora danicada ou obstruda, sujeira sobre a carcaa, temperatura ambiente elevada, etc.). Mau contato em chave, contator ou disjuntor; Mau contato em conexes; Mau contato nos terminais de uma fase do transformador; Queima de uma fase do transformador de alimentao; Queima de um fusvel; Rompimento de um cabo alimentador.
g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g g

Curto entre fases

Curto na conexo

Curto na sada da ranhura ou Curto no interior da ranhura

Pico de tenso

Desbalanceamento de tenso

Rotor Travado

Sobreaquecimento

g g

Falta de fase: Estrela (Y): queima de duas fases Tringulo (): queima de uma fase

Dvidas? Consulte-nos! www.weg.net

Cd: 50009255 | Rev: 03 | Data (m/a): 02/2012 - Sujeito a alteraes sem aviso prvio. As informaes contidas so valores de referncia.

You might also like