You are on page 1of 24

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, Bolema, 2008, Rio pp.

Claro 175 a (SP), 197 Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 175 197

O Modelo de Romberg e o Percurso Metodolgico de uma Pesquisa Qualitativa em Educao Matemtica


The Romberg Model and the Methodological Route of a Qualitative Research in Mathematical Education
Norma Suely Gomes Allevato1 Resumo
O objetivo deste trabalho apresentar a trajetria de uma pesquisa (ALLEVATO, 2005) cujo fenmeno de interesse o ensino de Matemtica atravs da resoluo de problemas utilizando os computadores. O presente texto representa uma tentativa de retratar essa trajetria do ponto de vista do percurso metodolgico que foi realizado pela pesquisadora, e que esteve fundamentado, especialmente, em dois eixos: as orientaes do educador Thomas A. Romberg (1992)2 e nas diretrizes fornecidas pelos fundamentos da pesquisa qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida durante o curso de doutorado no Programa de Ps-Graduao em Educao Matemtica da UNESP, em Rio Claro. Palavras-chave: Modelo de Romberg. Pesquisa Qualitativa. Educao Matemtica.

Abstract
The objective of this study is to present the trajectory of a research project (ALLEVATO, 2005) whose phenomenon of interest is the teaching of mathematics using problem solving with computers. The text is an attempt to portray this trajectory, from the point
1 Doutora em Educao Matemtica pela UNESP-Rio Claro/SP. Professora e pesquisadora da Universidade Cruzeiro do Sul UNICSUL So Paulo/SP. Endereo para correspondncia: Rua Cnego Manoel Vaz, n. 584, apto 81, CEP: 02019-050, So Paulo/SP. Email: normallev@uol.com.br 2 Uma traduo em portugus deste trabalho de Thomas A. Romberg, realizada pelas Professoras Lourdes de la Rosa Onuchic e Maria Lcia Boero, foi publicada no BOLEMA-Boletim de Educao Matemtica, ano 20, n. 27, UNESP Rio Claro, 2007.

176

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

of view of the methodological route followed by the researcher, which was based on two main axes: the guidance of the educator Thomas A. Romberg (1992), and the guidelines provided by the foundations of qualitative research. The study was developed during a doctoral course offered by the Graduate Program in Mathematics Education at the State University of So Paulo (UNESP), Rio Claro campus. Key words: Romberg Model. Qualitative Research. Mathematics Education.

Introduo , de fato, um grande desafio escrever um texto que seja o retrato de uma trajetria de 4 anos em que se desenvolveu uma pesquisa, durante o curso de doutorado no Programa de Ps-Graduao em Educao Matemtica da UNESP em Rio Claro. Os momentos dedicados a escrever este percurso fizeram-me lembrar as palavras de Romberg (1992) que, ao tratar das atividades realizadas pelos pesquisadores ao desenvolverem uma pesquisa, afirma: toda pesquisa comea com uma curiosidade sobre um fenmeno particular no mundo real (p. 51)3. Mas, se uma curiosidade desencadeia um processo de pesquisa, o que desencadeia uma curiosidade? No meu caso, a curiosidade tem razes em experincias anteriores ao especfico curso de doutorado durante o qual desenvolvi esta pesquisa. No cabe apresentar minha trajetria pessoal e profissional neste trabalho. Certamente necessria, embora no suficiente, para justificar minha pesquisa, e o leitor interessado poder encontrar detalhes sobre ela em Allevato (2005). A estrutura desse texto est baseada no Modelo de Romberg (ROMBERG, 1992) para a realizao de uma investigao. No decorrer deste trabalho relaciono minha pesquisa e minhas opes metodolgicas a esse modelo. 1. A pesquisa em Educao Matemtica e a necessidade de uma metodologia Ao ingressar como aluna regular no programa de doutorado em
Traduo de All research begins with curiosity about a particular phenomenon in the real world.
3

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

O Modelo de...

177

Educao Matemtica defrontei-me com a necessidade de compreender as perspectivas e os fundamentos de Metodologia de Pesquisa. Evidenciava-se uma lacuna em minha formao universitria de Graduao, e at mesmo de Mestrado em Matemtica Pura no qual no houve preocupao com questes desta natureza. Entretanto, para fazer pesquisa em Educao Matemtica era preciso buscar subsdios configurao e conduo de um trabalho de investigao cientfica cuja consistncia depende, tambm, dos recursos oferecidos pela Metodologia de Pesquisa e adotados pelo pesquisador. Como bem coloca Severino (1996) [...] a metodologia um instrumental extremamente til e seguro para a gestao de uma postura amadurecida frente aos problemas cientficos, polticos e filosficos que nossa educao universitria enfrenta (p.18). Tendo sempre em mente que meu objetivo era desenvolver uma pesquisa em Educao Matemtica, tomei conhecimento das orientaes de Thomas A. Romberg, educador matemtico e professor de Currculo e Ensino do Centro Wisconsin de Pesquisa em Educao, da Universidade de Wisconsin - USA, apresentadas no trabalho Perspectivas sobre Conhecimento e Mtodos de Pesquisa 4, publicado no Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning (ROMBERG, 1992). Neste trabalho tento explicitar de que forma estas orientaes fundamentaram as opes que fiz para conduo de minha pesquisa. 2. O Modelo de Romberg e minha pesquisa neste modelo Romberg (1992) associa o termo pesquisar a um processo em que se realizam atividades no de forma mecnica ou prescrita: As atividades envolvidas em fazer pesquisa englobam mais caractersticas de uma arte do que de uma disciplina puramente tcnica (p. 51)5. Ento, o bom pesquisador assim como um bom artista, deve ser criativo e ousado, no significando, entretanto, que no existam critrios de avaliao e julgamento para o que considerado um trabalho cientfico (ou artstico) aceitvel.
Traduo de Perspectives on Scholarship and Research Methods. Traduo de The activities involved in doing research embody more characteristics of a craft than of a purely technical discipline. (p. 51)
4 5

178

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

A partir dessas consideraes Romberg (1992) destaca dez atividades que considera essenciais ao desenvolvimento de uma pesquisa salientando que, embora sejam apresentadas seqencialmente, no necessariamente se realizam nesta ordem e tampouco, na prtica, se separam to nitidamente:
1. Fenmeno de interesse 5. Selecionar estratgias de pesquisa 7. Coletar evidncias

2. Modelo preliminar

6. Selecionar procedimentos de pesquisa

8. Interpretar evidncias

3. Relacionar com idias de outros

9. Relatar resultados

4. Questes ou conjecturas

10. Antecipar as aes dos outros

(Romberg, 1992, p.51)

Sigo comentando cada uma dessas atividades e relacionando-as com as aes que nortearam minha pesquisa. 2.1. Atividade 1: Identificao do fenmeno de interesse O termo fenmeno pode ser entendido como tudo o que objeto da experincia possvel, isto , que se pode manifestar no tempo e no espao, segundo as leis do entendimento (FERREIRA, 1986). Japiass e Marcondes (1996) apresentam o significado de fenmeno nos seguintes termos: tudo o que percebido, que aparece aos sentidos e conscincia. A identificao do fenmeno de interesse (atividade 1), ou tema geral, situa a curiosidade do pesquisador e representa o ponto de partida para um trabalho de pesquisa. O fenmeno de interesse de minha pesquisa foi

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

O Modelo de...

179

O ensino de Matemtica atravs da resoluo de problemas utilizando computadores. O interesse e a relevncia deste tema so justificados, inicialmente, pela curiosidade e necessidade, trazidas por fatos de minha trajetria acadmica e profissional, de obter compreenses mais profundas sobre minha rea de atuao que o ensino de Matemtica. Somam-se a estes, imperativos trazidos pelas demandas e lacunas percebidas na rea e que justificam pesquisar sobre tal tema. Esta percepo decorre da anlise dos estudos j realizados e relacionados ao tema desta investigao. 2.2. Atividade 2: Modelo preliminar Ao recomendar a construo de um modelo preliminar (atividade 2), Romberg (1992) se distingue de outros autores que tratam do assunto, tornando seu trabalho original. O modelo preliminar um dispositivo heurstico6 que ajuda a clarear um fenmeno complexo e serve como ponto de partida e orientao para a pesquisa. um esquema contendo as variveis componentes do fenmeno e as relaes entre elas. Variveis so os elementos que compem e interferem no fenmeno de interesse. Tal como o nome enfatiza, o modelo preliminar reflete a idia inicial do pesquisador sobre o que pretende estudar. Ele poder ser alterado, e a pesquisa ser reorientada, em virtude de novos e inesperados fatos que possam surgir no decorrer da pesquisa. Para minha pesquisa elaborei o modelo preliminar a seguir, destacando trs partes que expressam trs momentos da pesquisa: a de explorao, a de idealizao e a de realizao, no necessariamente disjuntas. E, conforme comentado, no decurso da investigao alguns encaminhamentos e procedimentos, realmente, tiveram que ser modificados em relao a esta minha primeira idia. A forma como realmente se configuraram ser esclarecida na seo 2.7.

Heurstica: Que se refere descoberta e serve de idia diretriz numa pesquisa, de enunciao das condies da descoberta cientfica (JAPIASS; MARCONDES, 1996).
6

180

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197
MODELO PRELIMINAR
Curso Aspectos normativos

Perfil do aluno ingressante Criao de um projeto Perfil do professor pesquisador

Instituio Contexto

Aspectos sociolgicos Recursos disponveis

IDEALIZAO

Disciplinas

EXPLORAO

Experimentos de ensino Mudanas de comportamento Proposta de ensino Mudanas na aprendizagem Experimentos em sala de aula

Ensino da Matemtica atravs da resoluo de problemas com tecnologia

REALIZAO

Na fase de explorao, a tarefa foi caracterizar o contexto da pesquisa, ou seja, tentar abarcar, tanto quanto possvel, os elementos constituintes do cenrio em que ela foi levada a cabo. Considero salutar remeter o leitor s consideraes de Romberg (1992) e de Ldke e Andr (1986), segundo as quais um dos desafios da pesquisa educacional compreender e captar as complexas determinaes histricas e sociais em que se inserem os fenmenos educacionais. Na fase de idealizao foram preparados as atividades e os experimentos para coleta de evidncias, ou de dados, como tambm conhecida. Na ltima fase, a de realizao, foram realizados os experimentos, a interpretao das evidncias e a elaborao do texto da tese.

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

O Modelo de...

181

2.3. Atividade 3: Relacionar com idias de outros Ao relacionar o fenmeno de interesse com idias de outros (atividade 3), conforme diz Romberg (1992), o pesquisador procurar conhecer as pesquisas j desenvolvidas relacionadas ao seu tema. Conhecer o que outros pesquisadores pensam e quais so suas idias e concepes tericas; identificar lacunas de pesquisa e saber como tais idias e concepes podem fundamentar ou modificar o modelo preliminar. Conhecer o estado da arte e localizar sua pesquisa dentro do espectro daquelas j realizadas no campo de estudo em que ela se insere. Assim, o pesquisador ir, tambm, identificar-se com um grupo cientfico particular criando referncias tericas e metodolgicas importantes orientao da investigao. A busca de referncias em outros trabalhos acompanha toda a pesquisa e permite ao pesquisador ter parmetros para o estudo do fenmeno, particularmente para a interpretao das evidncias. A pesquisa aqui apresentada apia-se em dois campos tericos: a resoluo de problemas e a utilizao dos computadores no ensino de Matemtica. Assim, os trabalhos envolvendo resoluo de problemas ou envolvendo a utilizao dos computadores foram, certamente, referncias importantes. Entretanto, percebi que eram escassas as pesquisas que tratavam desses dois aspectos simultaneamente, ou seja, que relacionavam a utilizao do computador a aspectos especficos ligados resoluo de problemas. Por isso, optei por desenvolver pesquisa sobre a prtica em sala de aula, e analisar como os alunos, imersos num ambiente informatizado de aprendizagem e totalmente voltado resoluo de problemas, manifestam sua produo matemtica, como aprendem Matemtica. 2.4. Atividade 4: Estabelecimento das questes ou conjecturas A fim de melhor retratar como se deu a construo/elaborao da questo definitiva de pesquisa, esta seo foi dividida em trs subsees

182

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

intituladas As conjecturas e a pergunta inicial, A metodologia de pesquisa qualitativa e A pergunta definitiva. 2.4.1. As conjecturas e a pergunta inicial Baseadas na curiosidade geradora da investigao (fenmeno de interesse), foram formuladas conjecturas ou levantadas questes de pesquisa (atividade 4). A respeito do meu fenmeno de interesse, elaborei, inicialmente, as seguintes conjecturas: - o ensino da Matemtica, no curso de Administrao de Empresas, atravs da resoluo de problemas promove atitudes de investigao, persistncia, autoconfiana e aprendizagem de contedos matemticos; - o uso de computadores pode favorecer o ensino de Matemtica no curso de Administrao de Empresas, no sentido de estimular a criatividade e atitudes de investigao, bem como promover a experimentao; - a insero dos computadores no ensino da Matemtica, no curso de Administrao de Empresas, atravs da resoluo de problemas leva aos alunos uma perspectiva mais prtica e interessante da disciplina. Tentando formular uma questo, ou pergunta de pesquisa que correspondesse s conjecturas apresentadas cheguei seguinte: Em que se modifica o processo de ensino-aprendizagem-avaliao quando se oferece, a alunos do curso de Administrao de Empresas, a oportunidade de aprender Matemtica atravs da resoluo de problemas utilizando computadores? Entretanto, o amadurecimento de idias que experimentei na caminhada para o empreendimento da pesquisa me fez repensar estas conjecturas e a pergunta de pesquisa. Neste amadurecimento, alguns momentos foram determinantes: as longas e densas sees de orientao; os estudos realizados nos grupos de pesquisa dos quais fiz parte7; e uma melhor compreenso a
GPIMEM - Grupo de Pesquisa em Informtica, outras Mdias e Educao Matemtica, coordenado pelo Prof Dr Marcelo de Carvalho Borba. http://www.rc.unesp.br/igce/pgem/gpimem.html GTERP - Grupo de Trabalho e Estudo em Resoluo de Problemas, coordenado pela Prof Dr Lourdes de la Rosa Onuchic.
7

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

O Modelo de...

183

respeito dos fundamentos de metodologia de pesquisa, construda, especialmente, no decurso da disciplina Metodologia de Pesquisa Qualitativa. Sigo, deste modo, apresentando algumas dessas compreenses para, em seguida, recolocar minha pergunta de pesquisa. 2.4.2. A metodologia de pesquisa qualitativa Segundo Alves-Mazzotti (2001), o paradigma qualitativo apresenta modelos alternativos ao positivismo, e engloba uma vasta gama de tradies, cada uma com seus pressupostos e metodologias. Procuro, a seguir, contemplar as caractersticas mais gerais e freqentemente apontadas na literatura como sendo as que configuram as pesquisas qualitativas (ALVESMAZZOTTI, 2001, BOGDAN; BIKLEN, 1994, BORBA; ARAJO, 2004, LDKE; ANDR, 1986). 1) As pesquisas qualitativas seguem uma tradio compreensiva ou interpretativa, significando que partem do pressuposto de que as pessoas agem em funo de suas crenas, percepes, sentimentos e valores, de modo que seu comportamento no se d a conhecer de modo imediato, mas precisa ser desvelado. 2) Decorre da primeira, a viso holstica dos estudos qualitativos, que parte do princpio de que a compreenso de um fenmeno s possvel a partir da compreenso das inter-relaes que configuram um determinado contexto. 3) A tradio compreensiva e interpretativa pressupe, tambm, a natureza descritiva dos dados. So realizadas descries detalhadas de situaes, fatos, pessoas e comportamentos observados; citaes literais das falas das pessoas, trechos ou ntegras de documentos so freqentemente registrados. 4) A abordagem indutiva tambm uma caracterstica marcante das pesquisas qualitativas. Ela permite ao observador realizar observaes mais livres, deixando que padres e categorias surjam natural e progressivamente durante a coleta e anlise dos dados. Os pesquisadores no se prendem a buscar evidncias que

184

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

comprovem hipteses definidas a priori. 5) A obteno dos dados supe um contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e o fenmeno que est sendo investigado. 6) O principal instrumento de investigao o prprio pesquisador. Ainda que alguns pesquisadores utilizem gravaes de udio ou vdeo para registrar os dados, o entendimento que estes tm dos registros feitos o instrumento chave das anlises. 7) A preocupao com o processo que orienta as investigaes qualitativas, mais do que com o produto. Ao pesquisador interessa observar como um fenmeno se manifesta, como se evidencia, nas atividades e interaes dentro do contexto do estudo. A nfase qualitativa no processo vem sendo apontada como particularmente til e adequada a pesquisas educacionais. Fazendo uma anlise comparativa, Bogdan e Biklen (1994) afirmam: As tcnicas quantitativas conseguiram demonstrar, recorrendo a pr e ps-testes, que as mudanas se verificam. As estratgias qualitativas patentearam o modo como as expectativas se traduzem nas actividades, procedimentos e interaces dirios (p. 49). 2.4.3. A pergunta definitiva A partir do entendimento destes aspectos relativos s pesquisas qualitativas e compreendendo sua relevncia para as pesquisas educacionais, julguei que o paradigma que melhor atendia s expectativas que tinha para minha investigao o qualitativo. Ele me possibilitaria adotar uma postura mais aberta em relao aos dados, com nfase na interpretao, e voltaria meu olhar aos processos, mais que aos resultados. Tentei, ento, distanciarme de minhas conjecturas iniciais - abandon-las totalmente seria uma intil pretenso, uma vez que significaria negar alguns de meus pressupostos existenciais. Modifiquei a redao de minha pergunta de pesquisa, inserindo as expresses de que forma. Acredito que esta alterao tenha modificado profundamente seu significado, agora evidenciando mais os processos e o tratamento indutivo que pretendi dar minha pesquisa (BORBA; ARAJO,

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

O Modelo de...

185

2004): De que forma se modifica o processo de ensino-aprendizagemavaliao quando se oferece, a alunos do curso de Administrao de Empresas, a oportunidade de aprender Matemtica atravs da resoluo de problemas utilizando computadores? Porm, no decurso da anlise dos dados coletados percebi que no poderia responder pergunta de pesquisa formulada. Era preciso direcionar o foco de minha busca pois as informaes coletadas apontavam mais a aspectos voltados ao fato de os problemas propostos serem fechados8 do que por serem relacionados a aspectos especficos da rea de Administrao de Empresas. Percebi, ainda, que meus dados configuravam situaes tpicas de experincias iniciais de utilizao do computador no ensino, tanto por parte dos alunos como do professor. Tal caracterstica conferia relevncia prtica pesquisa. Acrescente-se a esses, o fato de que no necessariamente os alunos apresentavam modificaes no processo de ensino-aprendizagem-avaliao, conforme previ na pergunta inicial de pesquisa. Na realidade emergiram relaes, as quais permitiriam estabelecer um paralelo entre as atividades que os alunos realizavam em sala de aula e as do laboratrio de informtica. E finalmente, e totalmente relevante, foi a percepo de que minha pesquisa, destacando tais especificidades, apresentaria resultados e reflexes ainda no desenvolvidos em pesquisas anteriores j realizadas na linha de Resoluo de Problemas e/ou da Utilizao dos Computadores na Educao Matemtica. Assim, dando espao ao j destacado tratamento indutivo que caracteriza as pesquisas qualitativas, constatei que os dados apresentavam respostas mais apropriadas seguinte pergunta: De que forma os alunos relacionam o que fazem na sala de aula, quando utilizam lpis e papel, com o que fazem no laboratrio de informtica, quando esto utilizando o computador na resoluo de problemas fechados sobre funes? E esta foi, afinal, a pergunta que orientou minha pesquisa (ALLEVATO, 2005).
8 No contexto da Educao Matemtica, um problema fechado quando tanto a situao inicial como o objetivo final (resposta) do problema so pr-determinados (PEHKONEN, 2003). Em contrapartida, abertos so aqueles em que o processo ou o final ou a formulao de novos problemas so abertos (VAN DE WALLE, 2001).

186

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

2.5. Atividade 5: Estratgia geral para coleta de evidncias A seleo de uma estratgia geral (atividade 5) bem como a seleo dos procedimentos de pesquisa compem uma parte de idealizao da pesquisa. Resulta diretamente do fenmeno de interesse, da pergunta de pesquisa e do modelo preliminar. A estratgia determina o que pesquisar. A estratgia geral definida para esta pesquisa foi aplicar um projeto de ensino de Matemtica atravs da resoluo de problemas utilizando computadores, e analisar suas implicaes. 2.6. Atividade 6: Procedimentos especficos Tendo uma estratgia, o pesquisador escolher que procedimentos sero utilizados para lev-la a cabo, isto , ele decidir como colocar em prtica sua estratgia (atividade 6). Os procedimentos tornam exeqvel o que foi idealizado. Retomarei o modelo preliminar apresentado na seo 2.2 considerando-o por partes, a fim de justificar a escolha dos procedimentos para cada momento particular da pesquisa. Ressalto que as fronteiras que separam os conceitos de mtodo e procedimentos so notadamente difusas, de modo que tratarei de ambos, mais ou menos simultaneamente, a seguir. 2.6.1. Fase inicial do modelo preliminar A fase inicial, de explorao (diagrama a seguir), teve como objetivo caracterizar o contexto em que a pesquisa foi desenvolvida. Foram utilizados anlise documental, questionrios, observao e entrevista.

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

O Modelo de...

187

Curso

Aspectos normativos

Perfil do aluno ingressante

Instituio Contexto

Aspectos sociolgicos Recursos disponveis

Disciplinas

Perfil do professor pesquisador

A anlise documental utilizada quando as evidncias j existem, mas precisam ser selecionadas e organizadas. Aqui foram estudados documentos e trabalhos de pesquisa sobre aspectos da realidade social e profissional do administrador de empresas, leis e regulamentaes para os cursos superiores de Administrao de Empresas, o projeto pedaggico do curso na instituio e o programa da disciplina Matemtica, onde a efetiva coleta de dados se realizou. Os questionrios so utilizados quando as situaes existem, mas as evidncias precisam ser desenvolvidas. Foram aplicados questionrios aos alunos participantes, a fim de delinear seu perfil. Eles foram constitudos de questes estruturadas a respeito de sua vida escolar, sua relao com a Matemtica, sua experincia com a utilizao de computadores no ensino e opo profissional. As informaes necessrias para traar o perfil do professor foram obtidas de uma entrevista e de conversas informais entre ele e o pesquisador. Mas tambm foi possvel inferir importantes elementos sobre seu perfil a partir das observaes realizadas na coleta de dados. Tambm foi realizada uma entrevista semi-estruturada com o professor, que permitiu esclarecer algumas de suas idias e concepes sobre resoluo de problemas, sobre o ensino de Matemtica e sobre a utilizao do computador no ensino de Matemtica.

188

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

2.6.2. Fase intermediria do modelo preliminar


Criao de um projeto

Na fase intermediria, de idealizao, ocorreu a escolha do software a ser utilizado e a elaborao dos problemas a serem aplicados aos alunos da turma de ingressantes do curso de Administrao de Empresas. Foram problemas criados pelo pesquisador ou adaptados de livros, conforme o programa pr-estabelecido para a disciplina. O software escolhido foi o Winplot 9, um software grfico, gratuito, e voltado ao estudo de funes e outros assuntos matemticos. Assim, enquadrava-se bem aos contedos que seriam trabalhados com os alunos. 2.7. Atividade 7: Coletar evidncias - fase final do modelo preliminar Neste momento so recolhidos os dados, que fornecero subsdios para responder pergunta norteadora da pesquisa. (ROMBERG, 1992) A coleta de dados foi esboada na parte referente fase de realizao (terceira fase) do meu modelo preliminar:
Experimentos de ensino

Ensino da Matemtica por meio da resoluo de problemas com tecnologia

Experimentos em sala de aula

Nesta etapa foram realizados experimentos-piloto, os quais consistiram da aplicao das atividades de resoluo de problemas, em sala de aula. Eles foram de extrema relevncia pois apontaram possveis e necessrios ajustes
A verso em portugus, preparada pelo Prof. Adelmo Ribeiro de Jesus, pode ser obtido no endereo http://math.exeter.edu/rparris/winplot.html.
9

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

O Modelo de...

189

nos enunciados dos problemas, na orientao para a utilizao do computador, bem como nos procedimentos para a conduo da atividade, sinalizando aspectos que foram importantes na efetiva coleta e anlise das evidncias. Esta coleta (atividade 7) consistiria na aplicao dos problemas em sala de aula e deveria ocorrer no segundo semestre do ano em que foram realizados os experimentos-piloto. As atividades seriam aplicadas pelo pesquisador, que era o professor da turma. Porm, por motivos administrativos, a faculdade no formou a turma e, portanto, no havia tais alunos ingressantes que participariam da pesquisa. Skovsmose e Borba (2000) advertem que podem ocorrer trs tipos de situao no decorrer de uma pesquisa, das quais a primeira a que se refere situao corrente. Trata-se de um conjunto de fatos e acontecimentos que configuram o cenrio em que est inserida a pesquisa, e que a faz tomar uma direo no necessariamente imaginada pelo pesquisador. O pesquisador, ento, analisa possibilidades e idealiza encaminhamentos (situao imaginada) que possibilitem dar continuidade pesquisa. Entre as alternativas analisadas para dar prosseguimento minha pesquisa, optamos por observar as aulas de um outro professor. Ele tambm ministrava aulas de Matemtica para alunos de Administrao de Empresas e tambm fundamentava seu ensino em resoluo de problemas. Ao ser consultado sobre esta possibilidade colocouse prontamente disposio, dividiu suas aulas realizando metade de cada uma delas na sala de aula convencional10 e a outra metade no laboratrio de Informtica, utilizando o software Winplot. E assim foi redefinido o mtodo de coleta de evidncias. Cabe aqui, um paralelo ao terceiro tipo de situao apresentada por Skovsmose e Borba (2000), a situao arranjada, uma alternativa prtica de soluo de imprevistos emergentes durante o processo de investigao, possibilidades alternativas assumidas pelo pesquisador. Estes fatos nos remetem a um recurso bastante presente em pesquisas qualitativas, que o, assim chamado, design emergente. Ele constitui-se na escolha e configurao de mtodos e procedimentos de pesquisa no decurso

10 Refiro-me sala de aula em que os recursos auxiliares de ensino, disposio do professor, so somente a lousa e o giz. Doravante ser designada apenas como sala de aula a fim de evitar repeties.

190

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

de sua realizao. Caracteriza-se por atender s demandas que surgem das contingncias e fatos que emergem durante o processo de investigao. No se trata de adotar o espontanesmo, mas de compreender a necessidade de estabelecer um relacionamento interativo e flexvel, em que os instrumentos se configuram a partir do objeto de pesquisa, evidenciando, isto sim, um certo grau de flexibilidade necessrio ao rigor metodolgico. (ALLEVATO, 2002b) 2.7.1. Observao participante O professor da turma explicitou seu desejo e satisfao em poder contar com o auxlio do pesquisador na implementao das aulas utilizando o software. Ficou definido, assim, que eu adotaria a observao participante. De acordo com a classificao elaborada por Romberg (1992), este mtodo utilizado quando a situao existe, mas as evidncias precisam ser desenvolvidas. A situao, neste caso, refere-se turma de alunos em questo, em suas aulas de Matemtica. Este um dos mtodos mais utilizados pelos pesquisadores qualitativos. Na observao participante o pesquisador se torna parte da situao observada, interagindo por longos perodos com os sujeitos, buscando partilhar seu cotidiano [...] (ALVES-MAZZOTTI, 2001, p. 166). No caso desta pesquisa, ela foi realizada durante um semestre, em quatro horas-aula semanais com a turma. Nas aulas em sala convencional, a aula era conduzida, essencialmente, pelo professor. Nestes momentos eu apenas observava e fazia anotaes sobre essas observaes. Nas aulas no laboratrio de Informtica, o pesquisador desempenhou um papel mais ativo; nelas eu auxiliava os alunos na resoluo de problemas utilizando o Winplot. 2.7.2. O registro das evidncias Para o registro dos dados foram utilizados: gravaes, documentos elaborados pelos alunos e dirio de campo. Os dilogos entre os alunos e o pesquisador, durante as atividades de resoluo de problemas com a utilizao do computador, foram registrados por meio de gravaes. Um mini-gravador foi mantido junto ao pesquisador,

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

O Modelo de...

191

que gravava cada dilogo ocorrido entre ele e os alunos. Tais dilogos foram transcritos para posterior anlise. Tambm a entrevista realizada com o professor foi gravada e transcrita e auxiliou sobremaneira na interpretao das evidncias. Alguns documentos foram analisados, que se constituram, tambm, em fonte de dados. Entre eles, esto os problemas resolvidos em aula ou nas avaliaes, na sala de aula ou no laboratrio, que foram entregues pelos alunos por escrito. Os alunos tambm entregaram, impresso, um trabalho que o professor props para ser feito como tarefa, em casa, utilizando o Winplot. Um extenso e detalhado dirio de campo foi elaborado, com anotaes feitas aps cada dia de observao. Elas constituem um relato escrito do que o investigador ouve, v, presencia e pensa durante e aps a coleta de evidncias. Nelas h registro de idias, reflexes, impresses e percepes, bem como padres que emergem dessas evidncias. Para Bogdan e Biklen (1994) as notas de campo so fundamentais para a observao participante (p.150). Por isso optei por constituir um dirio; ele complementa o que foi obtido das gravaes dos dilogos. 2.8. Atividade 8: Interpretar evidncias Esta atividade (atividade 8) envolve, entre outras coisas, selecionar, categorizar e organizar os dados coletados (ROMBERG, 1992). As trs ltimas variveis apresentadas no modelo preliminar (diagrama a seguir) expressam mais fielmente as conjecturas iniciais que elaborei para esta pesquisa. Nelas, o termo mudanas expressa intenes de comparao. Minha significativa experincia ensinando nos moldes ditos tradicionais me leva, natural e inevitavelmente, a fazer comparaes e perceber diferenas entre aquele e este novo enfoque de ensino.

192

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

Mudanas de comportamento Proposta de ensino Mudanas na aprendizagem

Porm, comparar e estabelecer diferenas no mais representavam o eixo central das anlises dos dados obtidos. O mtodo indutivo abraado a posteriori, quando da compreenso de sua importncia em pesquisas qualitativas, permitiu que outros elementos emergissem dos dados que, no menos relevantes, mereceram ser considerados. A interpretao das evidncias, tambm chamada anlise de dados, iniciou-se durante a coleta de dados, tornando-se mais efetiva durante a redao das notas de campo. Nesta fase, j se percebia regularidades, padres ou tpicos presentes nas evidncias, que configuraram algumas categorias de anlise: foi o caso da linguagem. (Tabela 1, p. 194) A anlise realmente sistemtica iniciou-se aps o encerramento da coleta de evidncias, no sem antes fazer um intervalo, uma pausa de alguns poucos meses, sem que se realizasse qualquer trabalho sobre as evidncias coletadas. Isto possibilita que o pesquisador, distanciando-se dos detalhes do campo, possa perceber os dados sob outras perspectivas, ler e desenvolver outras idias, ganhar entusiasmo renovado pelas evidncias. A este procedimento d-se o nome de estranhamento dos dados. (BOGDAN; BIKLEN, 1994) Aps uma cuidadosa seleo de recortes entre a grande quantidade de dados registrados, era preciso organiz-los a fim de possibilitar sua apresentao. A Tabela 1 mostra como os dados foram organizados, em vrias partes, cada uma delas tratando de um subtema relacionado ao tema da pesquisa, qual seja o ensino de Matemtica atravs da resoluo de problemas utilizando os computadores.

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

O Modelo de...

193

Um subtema constitui-se em uma categoria de anlise, conforme comumente chamado na literatura de metodologia de pesquisa. Em cada um dos 3 subtemas estabelecidos foram constitudos cenrios, que so conjuntos de dados agrupados por estarem relacionados a um aspecto particular do subtema em questo. Neles h episdios de aula, resolues de problemas realizadas pelos alunos, narrativas e comentrios relacionados a um determinado aspecto do subtema ao qual ele est relacionado. Um cenrio contm fatos que ocorreram, em geral, em momentos diferentes e que tiveram origem nas diferentes formas de registro dos dados: dirio de campo, documentos e gravaes. Assim, o que determina sua unidade no o fato de ter ocorrido em um momento especfico ou intervalo de tempo limitado. Antes, a unidade se configura pela relao de todos os elementos do cenrio com um aspecto particular do subtema ao qual pertence. Tais cenrios no so, necessariamente, disjuntos pois alguns fatos podem estar ligados a mais de um aspecto entre os considerados. Essa forma de interpretao e organizao das evidncias tem por objetivo evidenciar a triangulao dos dados, que fundamenta-se no interrelacionamento do referencial terico da pesquisa com os diferentes registros das evidncias coletadas, e sempre norteada pelos objetivos e a pergunta da pesquisa. A triangulao, ao combinar e cruzar mltiplos aspectos (pontos de vista, mtodos, fontes de dados, etc.) representa um valioso recurso de ampliao das possibilidades de validao dos resultados de uma pesquisa. (GOLDENBERG; 1999)

194

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

A Tabela 1 mostra como foram organizados os dados a partir da anlise:


Tema de pesquisa O ensino de Matem tica atravs da resolu o de proble mas utiliza ndo os compu tadores . A linguagem. 8. A linguagem matemtica e o uso do computador A avaliao. Subtemas para anlise Cenrios

A resoluo de problemas com o 1. A dinmica da aula e seus efeitos. 2. Relacionando conhecimentos e computador e a resoluo de procedimentos. problemas sem o computador 3. Concepes sobre resoluo de problemas. 4. Problemas secundrios evidenciam lacunas de conhecimento. 5. A compreenso dos estudantes cresce e se aprofunda. 6. O professor em foco e o foco do professor. 7. A linguagem do comput ador pode ser a causa de um conflito.

Tabela 1: Organizao dos Dados.

2.9. Atividade 9: Transmitir os resultados a outros Ser membro de uma comunidade cientfica implica na responsabilidade de transmitir aos pares os resultados de suas pesquisas (atividade 9). Comentrios, crticas e sugestes so a fonte de novas questes para investigao, de novas idias, ou mesmo reforam e complementam idias. A participao nos grupos de estudo, o GTERP e o GPIMEM, e em eventos cientficos, e as discusses realizadas sobre esta pesquisa ou pesquisas afins, em vrios momentos, durante a aps seu desenvolvimento, foram determinantes na sua configurao, encaminhamento e amadurecimento. (ALLEVATO, 2001, 2002a, 2003, 2004) 2.10. Atividade 10: Antecipar as aes de outros Comentrios e sugestes sero fonte, tambm, de novas questes para investigao e so eles que criam, nas comunidades cientficas, as cadeias de investigao. Romberg (1992, p. 53) apresenta o seguinte esquema:

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

O Modelo de...

195

Sugestes de novos passos

Modificaes de estudos anteriores

Elaborao de propostas

Nas consideraes finais do relatrio final que registrou a presente pesquisa (ALLEVATO, 2005) uma seo intitulada As Limitaes deste Estudo explicita alguns elementos percebidos pelo pesquisador que configuraram fronteiras alm das quais no foi possvel ultrapassar. Referemse, neste caso, especialmente quelas advindas de dificuldades de natureza metodolgica decorrentes da realizao de pesquisa em sala de aula. Outros pesquisadores podero, a partir da experincia relatada, sugerir modificaes e elaborar propostas para a realizao de novas investigaes que tentem minimizar tais limitaes. Uma outra seo, As Perspectivas de Novos Estudos, foi dedicada a apontar possveis estudos a serem realizados. Algumas questes que no puderam ser atacadas nesta pesquisa, por razes prticas, metodolgicas ou tericas foram apontadas e constituem caminhos e possibilidades para o desenvolvimento de novos estudos. importante que o pesquisador vislumbre o alcance, as possibilidades e limitaes de seu estudo. Salomon (1999) afirma: A importncia da pesquisa cientfica se mede pelas mudanas que acarreta em nosso corpo de conhecimentos e/ou pelos novos problemas que suscita (p. 219). 3. Consideraes finais Esse foi, afinal, o percurso metodolgico realizado na pesquisa de Allevato (2005), cuja explicitao foi o objetivo deste artigo. Dentro das orientaes gerais fornecidas por Romberg (1992) em seu modelo, este artigo ilustra como foram realizadas as opes e aes apoiadas nos fundamentos da pesquisa qualitativa.

196

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

Muitos mtodos, aspectos e outros elementos presentes nas pesquisas qualitativas foram abordados nesta apresentao. Procurei esclarecer e justificar brevemente cada um deles. O leitor interessado poder aprofundar suas compreenses recorrendo s referncias indicadas. Possa este trabalho ser til aos que realizam ou pretendem realizar pesquisa em Educao em geral, ou em Educao Matemtica, em particular.
Referncias ALLEVATO, N. S. G. Como pesquisar em educao matemtica: a proposta de Romberg. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Ps-Graduao em Educao Matemtica, 5., 2001, So Paulo. Anais... So Paulo: PUC, 2001. p. 359-363. ALLEVATO, N. S. G. O ensino da matemtica por meio da resoluo de problemas usando computadores. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Ps-Graduao em Educao Matemtica, 6., 2002a, Campinas. Anais... Campinas, SP: UNICAMP, 2002a. p. 672-679. ALLEVATO, N. S. G. O papel das teorias cientficas e a evoluo do conceito de Grounded Theory: uma alternativa em pesquisas qualitativas. In: Frum de Investigao Qualitativa, 3., 2002b, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2002b. p. 1-8. ALLEVATO, N. S. G. Iniciando reflexes sobre o ensino de matemtica atravs da resoluo de problemas usando computadores. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Ps-Graduao em Educao Matemtica, 7., 2003, Rio Claro. Anais... Rio Claro, SP: IGCE, UNESP, 2003. p. 1-5. ALLEVATO, N. S. G. Resoluo de problemas, software grfico e deteco de lacunas no conhecimento da linguagem algbrica. In: Encontro Nacional de Educao Matemtica, 8., 2004, Recife. Anais... Recife, Universidade Federal de Pernambuco. 2004. p. 1-21. ALLEVATO, N. S. G. Associando o computador resoluo de problemas fechados: anlise de uma experincia. 2005. 370 f. Tese (Doutorado em Educao Matemtica) Instituto de Geocincias e Cincias Exatas, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2005. Disponvel em: http://www.biblioteca.unesp.br/ bibliotecadigital/document/get.php/3357/allevato_nsg_dr_rcla.pdf ALVES-MAZZOTTI, A. J. O mtodo nas cincias sociais. So Paulo: Pioneira, 2001. p. 109-188.

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

O Modelo de...

197

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigao qualitativa em educao: uma introduo teoria e aos mtodos. Lisboa: Porto Editora, 1994. BORBA, M. C.; ARAJO, J. L. Pesquisa qualitativa em educao matemtica. Belo Horizonte: Autntica, 2004. FERREIRA. A. B. H. Novo dicionrio Aurlio da lngua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999. JAPIASS, H.; MARCONDES, D. Dicionrio bsico de filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. LDKE, M.; ANDR, M. E. D. A pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. PEHKONEN, E. State-of-the-art in problem solving: focus on open problems. In: PROMATH, 2003, Berlin. Proceedings Berlin: Verlag Franzbecker, 2003. p. 93-111. ROMBERG, T. A. Perspectives on scholarship and research methods. In: GROUWS, D. A. Handbook of research on mathematics teaching and learning. New York: Macmillan, 1992. p. 49-64. SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. 9. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1999. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientfico. 20. ed. So Paulo: Cortez, 1996. SKOVSMOSE, O.; BORBA, M. Research methodology and critical mathematics education. Roskilde: Royal Danish School of Educational Studies, 2000. VAN DE WALLE, J. A. Teaching through problem solving. In: VAN DE WALLE, J. A. Elementary and middle school mathematics. New York: Longman, 2001.

Aprovado em dezembro de 2007 Submetido em maio de 2007

198

Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n 29, 2008, pp. 175 a 197

You might also like