You are on page 1of 13

O Projeto

Ficha Tcnica

Crditos: Projeto elaborado pelos professores de Educao Fsica da Escola Municipal Prof Karin Barkemeyer desenvolvido de forma interdisciplinar por todo o corpo docente da escola; Auxiliado por todos os profissionais da escola; Apoiado pela direo administrativa da instituio. Pblico-alvo: 1 ao 9 ano do Ensino Fundamental I e II. Durao: 5 meses (MARO ABRIL MAIO JUNHO - JULHO). Apresentao: Projeto que trabalha o tema: Copa do Mundo de Futebol e tambm o tema do programa: O Carter Conta Respeito, e permite aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de pesquisas e troca de informaes.

1.

Tema

COPA NO KARIN 2014 RESPEITAR GANHAR!

2.

Delimitao

Este estudo abordar as etapas do trabalho de Educao Fsica em coordenar e estruturar as tarefas dirias no decorrer do primeiro semestre letivo para a aplicao interdisciplinar dos contedos pedaggicos direcionados para o assunto: Copa do Mundo 2014 Brail e para o pilar do programa O Carter Conta - Respeito.

3.

Justificativa

O futebol o esporte de maior destaque em nosso pas. Com ele vivemos grandes momentos, como: as conquistas dos importantes campeonatos mundiais; as vitrias dos nossos clubes do corao; a integrao e a socializao nos campos de futebol; o prazer em ver os adolescentes amadurecendo com o contato fsico com a bola, a preferncia dos alunos por este esporte dentro das escolas, enfim, atravs de todas essas glrias que o

futebol proporciona aos cidados brasileiros, podemos aproveitar para trabalhar o conhecimento das diversas reas do ensino, dentro da escola. Por este motivo este projeto contempla a possibilidade de os alunos estudarem de forma prazerosa e interdisciplinar, atravs de um dos assuntos que eles mais se interessam na escola: o futebol.

4.

Problema

Trabalhando o pilar Respeito, do programa O Carter Conta junto ao projeto Copa do Karin Respeitar Ganhar! Os alunos podero melhorar o respeito mtuo e a maneira de se relacionar dentro da escola e posteriormente junto sociedade?

5.

Objetivo Geral

Desenvolver um planejamento de ensino interdisciplinar para a construo do conhecimento e do respeito atravs do assunto: Copa do Mundo Brasil 2014 Eventos desse tipo so excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competncias curriculares, o futebol assumiu um enorme espao na nossa cultura. Conhecer as vrias etnias e culturas, valoriz-las e respeit-las. Repudiar a discriminao baseada em diferenas de raa, religio, classe social, nacionalidade e sexo.

6.

Objetivos Especficos

Elaborar um campeonato de futsal (Copa do Karin 2014 Respeito Ganhar!); Enfeitar a escola para assistir os jogos da Copa do Mundo Brasil 2014; Trabalhar o programa O Carter Conta (Pilar Respeito) - junto do projeto: Copa do Karin 2014 Respeitar Ganhar!

Metodologia de Ensino

9.1 Tipo de Pesquisa

Este projeto caracteriza-se por ser uma Pesquisa Descritiva e um Estudo de Campo onde as informaes sero colhidas atravs de pesquisas bibliogrficas, internet, das observaes feitas durante o perodo de estudo para a construo de vrios conhecimentos relacionados Copa do Brasil 2014 e principalmente para obter a conscientizao dos alunos referente ao tema do programa O Carter Conta respeito.

9.2 Populao

Alunos do Ensino Fundamental I e II (1 ao 9 ano) dos perodos: matutino, vespertino da Escola Municipal Prof Karin Barkemeyer, localizada no bairro Vila Nova, na cidade de Joinville estado de Santa Catarina.

9.3 Amostra

Alunos do Ensino Fundamental I e II (1 ao 9 ano) dos perodos: matutino, vespertino da Escola Municipal Prof Karin Barkemeyer, localizada no bairro Vila Nova, na cidade de Joinville estado de Santa Catarina

9.4 Instrumentos de Pesquisa

No incio da execuo do projeto (01/03/2014) ser apresentado aos alunos um questionrio com perguntas relacionadas ao entendimento da palavra respeito. Esse prteste servir de pesquisa para se saber o nvel de respeito que os alunos vm tendo com as diversas situaes apresentadas no seu cotidiano. A Copa do Mundo Brasil servir de exemplo para os professores apresentarem as diversidades entre os povos e as diversas situaes de respeito a que sero submetidos os povos, os clubes, as delegaes, enfim, as pessoas que se faro presentes l. Ao final da execuo do projeto (15/07/2014) sero apresentadas as mesmas perguntas (ps-teste) elaboradas no pr-teste para se saber o quanto os alunos absorveram o conhecimento da palavra respeito e quais as atitudes que mudaram o comportamento desses alunos.

9.5 Coleta de Dados

Os dados sero obtidos atravs de pesquisas bibliogrficas elaboradas pelos professores das diversas reas do conhecimento, atravs de pesquisas na internet, na biblioteca da escola, atravs de artigos de jornais, matrias da rede televisiva e tambm nas aulas prticas e tericas aplicadas durante o decorrer do projeto.

9.6 Aplicao das Aulas

Todos os professores tero total autonomia para optar em trabalhar o projeto: Copa do Karin 2014 Respeitar Ganhar! Os contedos apresentados pelos professores sero os mesmos relacionados com o seu planejamento, apenas procurando adapt-los as realidades vivenciadas em uma Copa do Mundo de Futebol e tambm incluindo o tema respeito em seu dia-a-dia das aulas do Primeiro semestre.

Em primeiro plano a escola ser enfeitada para receber a Copa do Mundo Brasil 2014. As bandeirolas podero servir de enfeite para uma futura festa Junina/Julina. Ser apresentado um quadro de exposio para a contagem regressiva dos dias que faltaro para comear a Copa do Mundo Brasil 2014. As salas representaro os 32 pases que participaro da Copa do Mundo Brasil 2014. Cada sala ser auxiliada pelo seu professor regente para o cumprimento das tarefas da gincana e dos trabalhos produzidos pela turma.

Cada turma montar sua equipe de futsal com 10 participantes (5 masculino e 5 feminino), formando assim apenas uma equipe que ter que alternar em campo dois jogadores masculinos e dois jogadores femininos, j trabalhando o tema do programa O Carter Conta - Respeito.

Sero feitas as bandeiras de cada pas e expostas na porta da sala de aula. As equipes tero que participar da Copa do Karin 2014 devidamente uniformizados com coletes confeccionados em TNT (cada sala representar o seu pas com as cores relacionadas sua bandeira), bermuda, tnis e meias.

Ser feito no dia da copa um desfile dos pases que representaro a copa do mundo com a solenidade de abertura. A Fanfarra do Karin far sua apresentao e tambm ser apresentada a bandeira do Brasil para a execuo do Hino Nacional Brasileiro.

Sugestes de Trabalhos Interdisciplinares


Artes Exploso de criatividade Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes, etc. O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestaes visuais encontradas nos estdios. Sugestes de atividades: Anlise dos mascotes das Copas, que retratam os pases-sedes. Criao de um mascote para representar o Brasil. Cada sala pode desenvolver o mascote do seu pas.

Estudo dos brases e smbolos das selees, com origem, influncias estticas, cores e formas utilizadas. Pesquisa de obras artsticas sobre o futebol ( Cndido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em Brodsqui").

Interpretao de letras de msicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.

Observao da arquitetura dos estdios, relacionando o estilo com os lugares que foram construdos. Cincias Naturais Experincias de Campo J tradio a Copa revelar novidades tecnolgicas: Estdios ultramodernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanos em telecomunicaes. timas dicas para as aulas de Cincias. Sugestes de atividades: Demonstrao de como as informaes de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta. (Leve uma corda para a classe e provoque uma ondulao de uma ponta outra do fio. Mostre que no h nada sendo transportado por ela, somente energia. O mesmo vale para o rdio e a televiso. Ondas invisveis de som e imagem utilizam o espao para se propagar, viajando em altssima velocidade).

Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparao com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias. Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que adrenalina? Quando ela liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessrios para um bom preparo fsico? Educao Fsica Batendo um bolo A Educao Fsica faz ligao direta com o torneio. O professor pode enriquecer a vivncia do aluno explicando regras, tcnicas e jogadas para ele apreciar melhor as partidas pela TV e aprimorar as disputas na escola. Sugestes de atividades: Discusso sobre o regulamento atual do esporte, para propor novas regras para um torneio interclasses.

Organizao de partidas que misturem meninos e meninas. Vale futebol, vlei, handebol, basquete... Visita a um clube para conhecer a rotina dos jogadores. Anlise atenta dos jogos da Copa, identificando jogadas, tticas e movimentaes.

Discusso sobre as causas da violncia nos estdios - e sugestes de como solucionar esse grave problema social. Geografia O mundo num estdio Muito antes de se comear a falar em globalizao, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geogrficos facilitam a interpretao dessas diferentes realidades que, a partir de maio, entraro em campo. Sugestes de atividades: Pesquisa sobre aspectos fsicos, sociais, econmicos e humanos dafrica do Sul, o pas-sede da Copa, para posterior comparao com os mesmos indicados brasileiros.

Levantamento dos espaos - pblicos e privados - usados para a prtica do futebol na vizinhana da escola. Confeco de um mapa com todos os pases participantes da Copa, com destaque para o fuso horrio de cada um. (o conceito de fuso horrio). A Copa tambm d sentido ao mapa-mndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geogrficos e histricos (quem j tinha ouvido falar na Repblica dos Camares antes de os "lees africanos" aparecem no cenrio futebolstico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos polticos (em 1998, os jogadores de Ir e Estados Unidos trocaram flores no gramado).

Aproveitar a ocasio para explicar a dinmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas de patrocnio estampadas nos estdios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que no s o futebol que est em jogo, mas o comrcio de produtos, os atletas esto inseridos num sistema econmico que v tudo como mercadorias). Histria Lances do passado No Brasil, o futebol mais que um esporte. uma manifestao cultural - com uma histria. Investigar suas razes e transformaes uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados. Sugestes de atividades: Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixo nacional";

Identificao das caractersticas tipicamente brasileiras que esto sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleo; Interpretao de charges que falem sobre a relao entre poltica e futebol;

Discusso sobre o patriotismo que surge na poca da Copa, questionando por que ele no se mantm vivo em outros momentos;

Lngua Estrangeira Estdio de Babel Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicao com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte. Sugestes de atividades: Troca de e-mails com estudantes de outros pases;

Anlise das expresses, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes selees; Busca em jornais e sites estrangeiros de notcias que falem sobre o desempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta; Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, ptria me da lngua inglesa; Criao de um site bilnge falando sobre o futebol brasileiro; Tradues dos hinos dos pases que participaro da copa do mundo. Lngua Portuguesa Papo mais coerente Poucos assuntos provocam tantas discusses acaloradas como o futebol. O domnio da lngua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as idias com mais clareza e confiana. Sugestes de atividades: Pesquisa de expresses futebolsticas que foram incorporadas ao vocabulrio corrente: qual o significado original de cada uma dessas expresses e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo;

Comparao da linguagem usada pelos locutores de rdio e televiso com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos; Exerccios para desenvolver a argumentao, habilidade fundamental em qualquer Estudo e interpretao do hino nacional brasileiro. Matemtica Jogo bem calculado So muitos os nmeros envolvidos numa competio: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemtica oferece as ferramentas necessrias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projees. Sugestes de atividades: Construo de grficos para avaliar a evoluo dos times; Identificao de formas geomtricas no campo; conversa.

Utilizao de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete;

Confeco de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio; Anlise das informaes de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projees estatsticas; Criar problemas.

Temas Transversais Preconceitos e discriminao (Respeito tolerncia s diferenas) 6 ao 9 ano Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminao e criem situaes dramatizando esses conceitos para os colegas.

Pea aos seus alunos que tragam fotos de seus dolos. Monte um mural com essas imagens. Verifique se h negros, orientais e representantes de diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem de dolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV?

Pesquise sobre o avano das conquista femininas desde o sculo XIX at os dias atuais. "O que foi conseguido e o que ainda falta conseguir?" ( E no esporte: Qual foi o seu avano).

Questione o papel da mulher retratada na literatura. Sugiro algumas das "heronas" mais conhecidas: Capitu (Dom Casmurro - Machado de Assis) Lusa ( O primo Baslio- Ea de Queiroz) Emma (Madame Bovary- Gustave Flaubert) Lcia ( Lucola _ Jos de Alencar) Aurlia ( Senhora - Jos de Alencar) Iracema ( Iracema - Jos de Alencar Ceci ( O Guarani- Jos de Alencar)

Carter Conta - Respeito


O Programa O Carter Conta O programa O Carter Conta uma parceria entre a ONG Os Companheiros da Amrica, Virginia State University, IEPES, GERED e Secretaria Municipal de Educao de Joinville. Seu principal objetivo a construo de uma cultura da paz nas escolas por meio de uma sistematizao de valores nas atividades pedaggicas. O Programa tem como finalidade desenvolver os valores ticos e fortalecer o carter dos educandos, atravs de atividades educativas sistemticas, permanentes e abrangentes que promovam o convvio mais harmnico e tico entre as pessoas. O programa baseia-se em 6 pilares que representam os seguintes valores fundamentais representados por diferentes cores: Zelo Cor: vermelho (lembra corao, afeto e cuidado). Ser gentil, compassivo e demonstrar preocupao. Expressar gratido e ajudar as pessoas em necessidade. Respeito Cor: amarelo (regra de ouro). Pessoas respeitosas do aos outros as informaes de que necessitam, aceitam as diferenas, no magoam os outros, respeitam os direitos dos outros.

Responsabilidade Cor: verde (crescimento como rvore). Para viver em harmonia, devemos fazer a nossa parte, pessoas ticas e responsveis assumem seus compromissos, agem conforme o que certo. Sinceridade Cor: azul (confiana). Ser honesto, confivel. Fazer o que disse que iria fazer. No enganar, nem fraudar ou roubar. Ter coragem para fazer o que certo. Justia Cor: laranja (lembra a diviso de partes iguais de uma laranja). Agir de acordo com as regras. No tirar vantagem sobre os outros. Aguardar a vez e compartilhar. Cidadania

Cor: Roxo (representa a cor do poder). Cooperar, fazer sua parte para melhorar a escola e a comunidade. Manter-se informado, votar. Participao, envolvimento e contribuio. Pilar Respeito na Copa do Mundo 2010 frica do Sul Seja tolerante s diferenas (culturas dos diversos povos); Considere os sentimentos dos outros (Quais so os principais sentimentos dos pases que disputaro a Copa do Mundo 2010 frica do Sul?); No ameace, agrida ou machuque ningum (Quais so as principais ameaas, agrees e leses que podem ocorrer em uma Copa do Mundo de Futebol?); Lide tranquilamente com a raiva, insultos e desacordos (Como lidar com a derrota no futebol? Quais so os principais motivos que provocam desacordos em uma Copa do Mundo de Futebol?) Independentemente de crena, de raa, de sexo, de posio social, de condio econmico-financeira, de cultura, e at mesmo de idade, em verdade, todo ser humano merece respeito. Lamentavelmente, nem sempre tem sido assim, uma vez que continuam a prevalecer em nosso meio, em nosso planeta Terra, o orgulho e o egosmo, sem dvida alguma das duas maiores chagas da Humanidade. Recorrendo ao dia-a-dia, desde logo veremos como ainda forte a presena do egosmo e, por conseguinte, da falta de respeito ao semelhante. Com efeito, para exemplificar, quando furamos a fila, seja do que for, estamos partindo do pressuposto de que o nosso tempo mais importante do que o dos outros, que chegaram antes, e sobretudo estamos agindo em completo desrespeito s mais comezinhas regras de convivncia em coletividade, ainda que no escritas. De igual modo, se vamos a um teatro assistir a uma palestra e, alm do lugar que ocupamos, colocamos qualquer objeto no assento ao lado com o intuito de guard-lo para um amigo que est atrasado, evidentemente estaremos nos comportando com reprovvel egosmo, em detrimento de outras pessoas, que j chegaram quele auditrio, mas que no podem se utilizar dos assentos porque j esto "ocupados". Egosmo e falta de respeito. So milhares os exemplos, que esto ao nosso redor, de egosmo e de orgulho, assim como de sua filha predileta, a vaidade. E faclimo concluir que todos querem ser respeitados, tanto assim que o brocardo popular diz que "respeito bom e eu gosto". Todos gostam. Se assim, de todo conveniente que perguntemos: o que ser preciso fazer para introduzir o respeito entre ns, de modo generalizado? Pensamos ser indispensvel que cada um enxergue no prximo um irmo e faa a ele o que gostaria que ele lhe fizesse, respeitando-o sempre, quaisquer que sejam as circunstncias, os fatos e a situao. Ser excelente se conseguirmos nos colocar com exatido no lugar do outro, procurando pensar como ele, em melhores condies de entendimento, portanto, particularmente no que tange ao modo como desejaramos ser tratados. claro que esse aprendizado lento e h de ser alcanado de maneira gradual, com o emprego de nossa vontade frrea de acertar e com os formidveis recursos da disciplina e da determinao para alcanar esse desiderato. Mas, que no percamos de vista, no h nenhuma razo para desnimo, uma vez que a prpria Natureza no d saltos, de maneira que tudo se consegue devagar, devagarinho, a pouco e pouco. importante, importantssimo, assim, que cada um faa a sua parte e faa-a bem, com o mximo de esmero, com o que estar prestando notvel tributo para a harmonia e para o equilbrio das relaes humanas! E o respeito comea em ns, em nossa intimidade, sendo necessrio respeitar-se para respeitar a outrem. O respeito h de ser geral, respeito prpria vida e sua preservao, respeito Natureza, respeito aos animais, aos vegetais e aos minerais, mas, sobretudo, respeito ao homem, essa complexa criatura de Deus, que um dia atingir a perfeio relativa e a felicidade suprema, destino final de todos os seres humanos. Todos ns aspiramos ser respeitados. Respeito bom, timo, e dele todos ns gostamos. Est em nossas mos obt-lo. Em nosso prprio benefcio, assumamos um auto-compromisso: a partir de agora, deste exato instante, procuraremos agir com respeito, com profundo respeito, com respeito sempre! (Jornal Mundo Esprita de Maio de 1999).

Anlise e Interpretao dos Dados O questionrio de pr-teste e ps-teste servir para se fazer uma anlise no perodo em que o pilar respeito do programa: O Carter Conta ser aplicado na escola e qual ser o efeito causado, na atitude dos alunos, referente a este tema. Questionrio Pr-Teste (01/05/2010) responder com a mxima sinceridade. 1. Voc costuma olhar nos olhos e cumprimentar as pessoas com expresses de: Bom dia! Boa tarde! Boa Noite!? (a) Sim (b) No (c) As vezes

2. hbito beijar o pai, a me, seus familiares e/ou os seus responsveis diariamente? (a) Sim (b) No (c) As vezes

3. Ao andar de nibus, voc costuma ceder o seu lugar para as pessoas mais velhas, grvidas, deficientes, etc? (a) Sim (b) No (c) As vezes

4. Voc tem bons hbitos alimentares e pratica e respeita os horrios de refeies acompanhado dos seus familiares e tem costume de no desperdiar sua alimentao? (a) Sim (b) No (c) As vezes

5. Voc pede desculpas para as pessoas que voc, de repente, sem querer, ofendeu? (a) Sim (b) No (c) As vezes

6. Voc acha que h respeito por parte dos alunos em relao aos professores da escola? (a) Sim (b) No (c) As vezes

7. Voc tem tratado seus companheiros da escola com respeito, procurando ouvi-los e se importando verdadeiramente com eles, evitando agredi-los e deixando de proferir palavras de baixo calo para com os mesmos? (a) Sim (b) No (c) As vezes

8. Voc procura respeitar o seu corpo diariamente: praticando esportes, cuidando da sua alimentao, evitando consumir produtos industrializados, zelando por sua higiene pessoal, cultivando pensamento em torno de uma melhor auto-estima? (a) Sim (b) No (c) As vezes

9. Voc tem respeitado a limpeza de seu lar, sua escola, seu bairro e sua cidade diariamente? Quando voc v um ambiente sujo voc faz algo para reverter esse cenrio? (a) Sim (b) No (c) As vezes

10. No seu ponto de vista a humanidade, num contexto geral, tem tido conscincia e respeito ao prximo e aos aspectos relacionados natureza? (a) Sim (b) No (c) As vezes

Tabela dos Jogos da Copa do Karin 2014


Copa do Karin 2014 Respeitar Ganhar! Primeira fase GRUPO A

Primeira fase

GRUPO B

Primeira fase

GRUPO C

Primeira fase

GRUPO D

Primeira fase

GRUPO E

Primeira fase

GRUPO F

Primeira fase Primeira fase

GRUPO G GRUPO H

Oitavas/Quartas de final (Empate 3 penaltis cada equipe) Jogo Nmero

Semifinal (Empate 3 penaltis cada equipe) Jogo Nmero

Final (Empate 3 penaltis cada equipe) Jogo Nmero

Gincana
A gincana ter a finalidade de auxiliar o processo de elaborao dos trabalhos produzidos durante o projeto da Copa do Karin 2014 Respeitar Ganhar! Ser feito uma comisso de jurados para votar e decidir se a tarefa da turma foi cumprida e conseqentemente optar por pontuar ou no a turma que executou a tarefa. Sero verificados os melhores em cada categoria e cada turma dever: 1. Confeccionar 5 linhas de 10 metros de bandeirolas (cores da bandeira do Brasil) para enfeitar a escola. (10 pontos) Entrega 28/03/2014. 2. Fazer a bandeira de seu pas representante - tamanho padro da cartolina. (15 pontos) Entrega 14/03/2014. 3. Escrever um cartaz, no idioma de seu pas representante, a frase: Copa do Karin 2014 Respeitar Ganhar! (20 pontos) Entrega 28/03/2014. 4. Desenhar o mascote do seu pas representante tamanho padro da cartolina. (25 pontos) Entrega 28/03/2014. 5. Criar o seu grito de guerra. (30 pontos) Entrega 11/04/2014. 6. Confeccionar seus coletes de TNT (nas cores de seu pas representante) para sua equipe participar da competio. (35 pontos) Entrega 02/05/2014. 7. Um aluno da sala dever desfilar vestido de mascote na abertura da Copa do Karin 2014. (40 pontos) Entrega 02/06/2014. 8. Apresentar um prato tpico de seu pas representante (45 pontos) Entrega 16/05/2014. 9. Na semana da Copa do Karin 2014 (02 06 de Junho) A turma que vestir mais camisetas amarelas (Cor do pilar Respeito). (50 pontos) Entrega 11/06/2010. 10. Os vencedores da Copa do Karin 2014 Respeitar Ganhar! (65 pontos). Entrega 06/06/2014. 11. Apresentar, no mnimo 1 minuto, de uma dana tpica de seu pas origem (55 pontos) Entrega 30/05/2014. 12. Fazer 1 pea das 32 partes de um quebra-cabea gigante do mapa mundi e colar sua mini bandeira no local de seu pas representante. Tamanho papel cartolina com isopor de fundo pintado com papel picado. (60 pontos) Entrega 06/06/2014.

Jurados: Premiao: Turma vencedora far um passeio/cinema na cidade e/ou regio. Local definir.

You might also like