You are on page 1of 10

Reflexo sobre a segurana alimentar em Moambique.

Enilde Sarmento1

Resumo Garantir uma alimentao condigna para todos os homens uma preocupao j interiorizada por todos nas sociedades modernas. A importncia que lhe conferida pelos governos, e pela comunidade internacional justifica que ela faa parte do documento fundamental, que a Declarao Universal dos Direitos do Homem. De acordo com o que nela se defende, todo o ser humano em cada momento, dever ter acesso alimentao necessria para uma vida activa e s, quanto a disponibilidade de acesso, regularidade e sua sensibilidade cultual. (Ferro, 2006: p.27). A segurana alimentar em Moambique uma preocupao do governo e da sociedade no geral. O que se pretende uma sociedade moambicana livre da fome, com um capital humano saudvel e activo. Tendo em vista a segurana alimentar em Moambique, o governo criou o SETSAN (secretariado tcnico de segurana alimentar e nutricional)2, que atravs de Estratgias de Segurana Alimentar e Nutrio (ESAN), tem vindo a implementar aces concretas para o combate a insegurana alimentar e nutricional, com o objectivo de reduzir o ndice de insegurana alimentar e desnutrio para metade at 2015.

Pesquisadora no Centro de Estudos Estrategicos e Internacionais, Docente, e Consultora, Mestre em Gestao de Politicas Economicas.
2

Criado pelo conselho de ministros atravs da resoluo 19/98 de 23 de Dezembro.

Introduo O homem pode dispensar certos aspectos referentes ao seu conforto, pode racionalizar os meios de que se serve para viver ou subsistir, mas a realidade que todos os dias necessrio produzir, conservar, transportar, e muitas vezes confeccionar milhes de toneladas de alimentos para toda uma populao mundial que ronda aos 6.5 mil milhes (Ferro, 2006: p, 30). Na sua produo gastam-se milhes, e no seu armazenamento outros tantos milhes3. O espectro da fome provocado pelo desequilbrio entre a oferta e a procura dos alimentos passou a rondar a humanidade em pleno sculo XXI, embora por razes diferentes das apontadas por Malthus4. A Organizao Alimentar e de Agricultura (FAO) tem vindo a lanar alertas para o perigo de os mais pobres deixarem de ter acesso aos produtos alimentares bsicos na sequncia de vrios factores, como: o aumento dos combustveis fsseis, de quebras de produo em alguns pases, do decrscimo do poder de compra e de investimento dos pequenos agricultores. (Rita pais, 2008: p.2). Desde ento, verificam-se em vrias partes do planeta, tenses sociais e politicas derivadas dos obstculos no acesso compra de alimentos. As crises alimentares muitas vezes vm expor as limitaes e fragilidades existentes em alguns pases em matria de segurana alimentar. O conceito de segurana alimentar usado neste trabalho, o vulgarmente aceite pela (FAO), que diz o seguinte: existe segurana alimentar quando todas as pessoas tm em todo momento acesso fsico e econmico a uma quantidade suficiente de alimentos seguros e nutritivos para satisfazer as suas necessidades alimentares e as suas preferncias em relao aos alimentos de modo a levarem uma vida activa e saudvel. (Maunder e Wiggins, 2006: p, 9). A segurana alimentar compreende a disponibilidade de alimentos (produo prpria, comrcio e
3

Sobretudo quando h necessidade de se usar ambientes condicionados, e quando esto em causa as reservas de alimento que garantem a Segurana Alimentar Mundial gerida por organizaes internacionais (Ferro, 2006,p 30)
4

Thomas Malthus (1766 1834) provocou polmica ao prognosticar para a humanidade, em seu livro Ensaio Sobre o Princpio da Populao, um futuro assombrado pela fome. Segundo ele, em decorrncia de uma srie de factores, a populao mundial cresceria em ritmo superior ao da oferta de alimentos. (Averbug, 2008: p, 1)

armazenamento), o acesso a alimentos (receita, preos, subsdios e acesso a mercados), estabilidade de alimentos e a sua utilizao (conhecimentos nutricionais, comportamento nutricional e cuidados), (Maunder e Wiggins, 2006: p, 10). O presente trabalho tem como objectivo geral fazer uma breve reflexo sobre a segurana alimentar em Moambique. Em termos especficos, pretende-se identificar e analisar os factores que afectam a segurana alimentar e as suas implicaes na vida das famlias, e ainda, apresentar algumas recomendaes que possam ajudar na compreenso desta questo importante que a segurana alimentar em Moambique contribuindo assim para o debate. Para o efeito o trabalho vai se socorrer de vrios escritos sobre o assunto, combinando a anlise e a crtica. O trabalho vai incidir mais concretamente em duas das quatro dimenses da segurana alimentar, que so a disponibilidade de alimentos e o acesso a alimentos. Referir no entanto que para se alcanar a segurana alimentar necessrio que as quatro dimenses da mesma estejam satisfeitas, ou seja, a disponibilidade de alimentos, o acesso a alimentos, a estabilidade da disponibilidade de alimentos, e a sua utilizao.

A questo da segurana alimentar em Moambique As polticas e as estratgias para o desenvolvimento do sector agrcola em Moambique no tm surtido o efeito desejado apesar das potencialidades de que o pas dispe neste sector. Esta tendncia coloca em atraso um sector fundamental para o crescimento social da maior parte da populao moambicana, criando bolsas de fome, problemas de insegurana alimentar e nutricional, e ainda, retardando o desenvolvimento do pas. Com aproximadamente 20 milhes de habitantes Moambique um pas essencialmente agrcola, com a agricultura a ser responsvel por cerca de 30% do PIB, e a envolver cerca de 70% da populao activa, (ROSA, 2006, p:2). O sector agrrio em Moambique, dispe de cerca de 36 milhes de hectares de terra arvel com um amplo potencial agro-ecologico para uma diversidade de culturas, e constitudo na sua maioria pelo sector familiar que pratica uma agricultura de subsistncia, a qual depende principalmente das chuvas (Sitoe, 2005: p. 2). A terra no cultivada continuamente ao longo do ano havendo perodos de abandono para dar lugar a reposio natural da vegetao inicial e da
3

matria orgnica, para melhorar a estrutura e tirar nutrientes do subsolo atravs da vegetao e queda de folhas desta na superfcie do solo (Webster e Wilson, 1980: p. 176). O uso de insumos modernos como os pesticidas e os fertilizantes extremamente baixo, e focalizado em algumas culturas especficas como, o algodo e o tabaco. (Sitoe, 2005: p.7). O pas comea a reconstruir-se aps dcadas de guerra civil, e de uma transio recente para uma economia de maior liberalizao de mercado. Com um baixo nvel de produtividade agrcola e com taxas altas de pobreza, a insegurana alimentar um espectro constante para um nmero substancial da populao de Moambique. Segundo o SETSAN, cerca de 302.664 pessoas encontram-se em situao de insegurana alimentar, e tem necessidade de assistncia humanitria. Um pouco por todas as regies do pas podemos encontrar famlias em situao de insegurana alimentar sendo que, o nvel mais baixo de insegurana alimentar encontra-se na regio rural norte 48%. Embora ainda seja alta a insegurana alimentar no norte, ainda menor que em qualquer outra regio rural ou urbana de Moambique, isto muito provavelmente deve-se a um alto nvel de produtividade agrcola na regio norte. (Garret, Cassamo, e Ruel, 1998: p, 223). A segurana alimentar do agregado familiar depende do facto de a alimentao estar disponvel ao agregado familiar e de o mesmo ter recursos suficientes para adquirir ou ter acesso a alimentao. A segurana alimentar do indivduo depende do facto de a alimentao ser distribuda pelo agregado familiar de modo a que todos os membros tenham acesso a ela. (Garret, Cassamo, e Ruel, 1998: p, 215). Segundo o SETSAN5, Moambique continua a ser um pas de baixo rendimento e deficitrio em termos de alimentos, importando por ano 470 toneladas de trigo, quase 100% da procura interna, 320 toneladas de arroz (75% da procura interna), (SETSAN, 2008: p, 8). Em alguns distritos do pas como (Mabote, Panda, Funhalouro, Changara, Memba, Tambara) podemos encontrar uma situao de insegurana alimentar crnica, que se refere a falta persistente de alimentos que causada normalmente por indicadores como; pobreza, baixa fertilidade dos solos, ciclones, e secas. (SETSAN, 2008: p.12).

Relatrio da monitoria da segurana alimentar e nutricional em Moambique de 2008

Existem alguns factores determinantes que contribuem para um fraco desenvolvimento agrcola, e consequentemente afectam a segurana alimentar a nvel do agregado familiar e que importam aqui referir: factores polticos, (ausncia de um programa claro e eficaz de desenvolvimento agrcola), econmicos (fracos sistemas produtivos, baixo grau de integrao das economias camponesas no mercado, baixo uso de tecnologias apropriadas a produo), culturais (hbitos da comunidades), factores ambientais (ciclones, secas, etc.). Estes factores contribuem em larga medida para se alcanar a segurana alimentar atravs de um aumento da produo agrcola, e devem ser trabalhados em conjunto como forma de complementar as estratgias de segurana alimentar, e contribuir para um rpido desenvolvimento do sector agrcola. O presente trabalho no se vai debruar sobre estes factores, uma vez que o mesmo no se destina a oferecer uma anlise exaustiva de todos os factores que afectam a segurana alimentar em Moambique, mas sim proporcionar uma viso geral dos pilares que so abordados no conceito de segurana alimentar, e que so utilizados na abordagem adoptada pelo SETSAN.

Disponibilidade de alimentos Gilbert Beandon h bem poucos anos ao fazer a anlise das disponibilidades alimentares e do crescimento da populao, calculou que os alimentos existentes a nvel mundial, seriam suficientes para alimentar 37 mil milhes de seres humanos, e que se fosse posta em prtica uma poltica alimentar correcta, reduzindo os super alimentos que sobrecarregam os sistemas de sade dos pases ricos e incorporando na dieta alimentar um maior consumo de vegetais, ento aquele nmero subiria para 96 mil milhes. Isto , os alimentos j existentes e as potencialidades de os produzir, que so enormes seriam suficientes para alimentar 20 vezes a populao mundial que existe actualmente, (Ferro, 2006: p, 33). O facto que a realidade bem diferente das anlises feitas por Beandon, estes valores na sua esmagadora maioria no distinguem as situaes diferentes: a do mundo de alta tecnologia, chamado normalmente de pases ricos, e a do mundo pobre, ou em desenvolvimento. Enquanto nos pases ricos a produo de alimentos excede muitas vezes as suas necessidades, nos pases economicamente menos, ou muito menos desenvolvidos encontramos situaes muito diferentes relativamente a produo e

disponibilidade de alimentos. Nestes pases as disponibilidades de alimentos de produo local,


5

mesmo crescendo, se tem revelado insuficiente para alimentar as suas populaes, o que traduzse numa situao de insegurana alimentar. Em Moambique, apesar de se verificar um aumento significativo da produo agrcola, a disponibilidade de alimentos (produo, oferta, e reservas de alimentos), ainda no suficiente para alimentar todos os habitantes como seria de se desejar, h necessidade de se garantir uma ampla variedade de comida nos campos e nos mercados. Os baixos nveis de produo fazem com que os agregados familiares no encontrem os produtos disponveis nos mercados de alimentos, e a falta de um sistema eficaz de reservas de alimentos faz com que em situao de secas, e ciclones se verifiquem srios problemas de disponibilidade de alimentos. Em geral a maior proporo da produo agrcola garantida pelas provncias do norte do pas, sendo que a fraca comercializao destes produtos constitui um obstculo ao aumento da disponibilidade de alimentos. A fraca comercializao muitas vezes cria desnimos entre os camponeses, e constitui motivo de desnimo para estes aumentarem os nveis de produo. (dirio de Moambique, 30/04/09). Outro aspecto que influencia na fraca disponibilidade de alimentos o fraco controlo das pragas, existem vrias reas cultivadas infestadas com diferentes pragas, e a falta de equipamento e produtos qumicos para o controle da situao faz com que se perca uma grande parte de rea cultivada. A conservao de produo outra das questes que afectam a segurana alimentar em Moambique, e constitui preocupao dos camponeses. Por falta de condies de conservao grandes quantidades de produtos alimentares ficam ao relento correndo risco de apodrecer. Acesso aos alimentos O acesso aos alimentos refere-se ao acesso fsico e econmico. O acesso fsico est directamente relacionado com a produo prpria, ajuda alimentar, troca ou remessa. O acesso econmico aos alimentos relaciona-se com o poder de compra, funcionamento dos mercados e a inflao. O fraco poder de compra o principal constrangimento do funcionamento dos mercados e uma barreira para a venda de excedentes dos produtos agrrios particularmente nas reas mais remotas do pas. Os mercados e o preo desempenham um papel crtico na determinao da segurana alimentar, e so a base de gerao de incentivos ao produtor no meio rural (SETSAN, 2007: p, 13). Quando os preos esto altos o acesso fica muito limitado para as famlias mais carenciadas. A acessibilidade aos mercados em Moambique muito limitada, e uma fraca
6

acessibilidade aos mercados torna mais improvvel que o stock de diversos bens alimentares possa entrar numa determinada zona, e torna mais difcil ainda para os produtores o aumento do seu rendimento por meio da participao em mercados fora da sua comunidade. Uma anlise sobre acesso a mercados feita pelo SETSAN, indicou que mais de um tero dos agregados familiares no tem acesso regular a um mercado. (SETSAN, 2008, p: 7). O acesso aos mercados tem vrios constrangimentos, como a distncia, e as fracas condies de estradas. A distncia mdia do mercado (caso no exista um na comunidade) de 15 quilmetros (Garret, Cassamo, e Ruel, 1998: p, 215), e as estradas so por vezes intransitveis. A falta de boas estradas na regio central tem efeitos negativos para o pas inteiro, prejudicando algumas ligaes entre a zona norte, com excesso de bens alimentcios, e sul do pas, com um dfice em bens alimentcios, criando assim um problema na distribuio.

Algumas linhas de aco para aumentar a disponibilidade, e o acesso aos alimentos A produo de alimentos a nvel mundial tem se mantido em crescimento regular nos ltimos anos e por vezes de forma espectacular, como se a humanidade desejasse responder com eficincia a procura acrescida de alimentos que os crescimentos da populao exigem. Isto tem sido efectivamente conseguido, no tanto pelo aumento da rea cultivada, mas principalmente pela introduo de tecnologias apropriadas, atravs das quais tem sido possvel aumentar muito significativamente as produes unitrias das mais variadas culturas. Para se aumentar a disponibilidade de alimentos em Moambique, h necessidade de se aumentar a rea agrcola. As disponibilidades de terra com aptido agrcola ainda so muito grandes, e o alargamento da rea cultivada seria s por si suficiente para disponibilizar volumes considerveis de alimentos. Em Moambique s 20% de terra arvel que explorada, mantendo os mesmos sistemas de produo. (Sitoe, 2005:p,5). Ao se acompanhar a evoluo da produo agrcola dos ltimos tempos, verifica-se que o aumento de produo indiscutvel, mas ainda no suficiente para satisfazer as necessidades do pas. Para se conseguir os aumentos da produo unitria desejados, necessrio, como regra, recorrer a maiores investimentos em insumos agrcolas como adubos e pesticidas apropriados as
7

caractersticas qumicas, fsicas e biologias dos solos. Quando se fala em disponibilidade, fala-se em aumentar a produo domstica de alimentos, aumentar a utilizao de tecnologias de produo, e desenvolver o mercado. A introduo ou generalizao do regadio constitui outra das muitas tcnicas a aplicar e das mais promissoras, como forma de aumentar a disponibilidade dos alimentos. A irrigao aumenta a produo por unidade de rea cultivada, e torna a produo mais estvel face a factores climatolgicos (Zambeze, 09/04/09). necessrio incentivar a comercializao agrcola porque ela joga um papel importante na ligao entre o campo e a cidade, e entre as provncias com boa produo agrcolas e as deficitrias. H ainda, a necessidade de se melhorar o funcionamento dos mercados de modo a assegurar a integrao entre as zonas deficitrias (Regies Sul e partes de regies do Centro) e excedentrias (Regio Norte e partes de regies do Centro), para estimular o funcionamento da rede comercial formal. A melhoria das estradas e pontes e um sistema de informao sobre mercados activo, tem um papel importante para a vida dos consumidores de todo o pas. ainda necessrio como forma de aumentar a disponibilidade e o acesso aos alimentos adoptar polticas e prticas participativas e sustentveis de desenvolvimento alimentar, agrcola, e de pesca, em zonas de alto e baixo potencial produtivo, as quais so fundamentais para assegurar uma adequada e segura proviso de alimentos a nvel familiar, e nacional. A preveno e preparao para fazer face as catstrofes naturais (secas, ciclones) e emergncias de origem humana, a reduo do risco das calamidades, deve ser uma das prioridades do governo, bem como delinear respostas s necessidades provisrias e urgentes de alimentos de maneira a encorajar a recuperao, reabilitao, desenvolvimento e capacidade de satisfazer as necessidades futuras.

Concluso Existe um nmero elevado de famlias que se encontram em situao de insegurana alimentar, no tanto pela falta de potencialidades para produzir os alimentos, mas pela fraca estratgia de desenvolvimento agrcola existente no pas. Foram enumerados vrios factores determinantes que podem contribuir para uma situao de segurana alimentar, e como tal, h necessidade de uma soluo bem trabalhada a nvel nacional, regional, e de polticas macro econmicas a nvel nacional tomando as distines geogrficas como ponto de partida. Os indicadores de segurana alimentar no pas mostram que so necessrias mudanas urgentes para inverter o rumo de declnio da segurana alimentar, a escalada do desfio no pode, e nem deve ser subestimada. A segurana alimentar deve constituir uma preocupao inter-sectorial, incluindo polticas associadas a agricultura, comrcio e servios sociais, deste modo poder-se- ter resultados positivos. No que diz respeito as ajudas alimentares, elas so importantes, mas no so uma soluo adequada e eficaz de transferir recursos para os agregados familiares nem o melhor mecanismo de garantia de disponibilidade e acesso aos alimentos. necessrio que se comece a criar estas disponibilidades localmente. Em ltima analise, dizer que a resposta a insegurana alimentar exige e passa por uma resposta ao desenvolvimento, atravs do combate a pobreza, fome, melhorando a produtividade do sector agrcola, atravs do uso de tecnologias de gesto, gesto de gua, bem como o acesso a linhas de crdito e mercados. Promover o crescimento econmico passa por assegurar que o sector agrcola cresa rapidamente. Uma agricultura em rpido crescimento baseada num aumento de produtividade, reduzindo assim os custos dos bens alimentares. A reduo dos custos dos bens alimentares aumenta o rendimento real das famlias. A reduo dos custos dos bens alimentares melhora os seus rendimentos, permitindo assim a economia ser mais competitiva nos mercados internacionais. Finalmente um rpido crescimento da agricultura aumenta o rendimento dos agricultores permitindo-lhes em troca adquirir bens e servios.

Bibliografia Livros Jos E. Mendes Ferro, (2006). Populao, Desenvolvimento e Valorizao de recursos. Edio, sociedade cientfica da Universidade Catlica Portuguesa. Documentos SETSAN, (Secretariado tcnico de segurana alimentar e nutricional). Relatrio da Monitoria da Segurana alimentar e Nutricional em Moambique. (2008) Maputo. SETSAN, (Secretariado tcnico de segurana alimentar e nutricional). Estudo de base de Segurana Alimentar e Nutricional em Moambique. (2007) Maputo. Garrett, Cassamo, e Ruel, Segurana alimentar e nutrio em Moambique: Caractersticas, determinantes e previses estratgicas. (1997)- Maputo Maunder,Nick, e Wiggins, Steve. (Segurana alimentar na frica Austral: Alterando as tendncias? (2006) Maputo Pais, Rita (2008). Segurana alimentar: Uma crise anunciada? Instituto de Estudos Estratgicos e Internacionais, Lumiar briefes, n6 -Portugal Sitoe, Tomas A, Agricultura familiar em Moambique: Estratgicos de desenvolvimento sustentvel, (2005) Maputo

10

You might also like