You are on page 1of 26

LASER

Sobre as propriedades da laserterapia de baixa potncia, relacione as colunas abaixo: I. Monocromaticidade. II. Colimao. III. Coerncia. ( ) A luz emitida pelos aparelhos laser apresenta a mesma fase, de modo que as depresses e picos das ondas de luz emitidas, se combinam perfeitamente no tempo (coerncia temporal) e no espao (coerncia espacial). ( ) Os raios de luz ou ftons produzidos pelos aparelhos laser so paralelos e quase sem divergncia. Essa propriedade mantm a potncia ptica do aparelho agrupada em uma rea relativamente pequena durante distncias considerveis. ( ) A luz produzida por um laser de cor nica, sendo a maior parte da radiao, emitida pelo dispositivo de tratamento agrupado em torno de um nico comprimento de onda. A sequncia est correta em: A) I, II, III B) II, III, I C) III, I, II D) III, II, I

A palavra laser formada pelas iniciais de Light Amplification By Stimulated Emission Of Radiation, ou seja, Amplificao da Luz por Emisso Estimulada de Radiao. A radiao do laser constituda por ondas eletromagnticas, visveis ou no de acordo com o comprimento de ondas das mesmas. O laser uma emisso de luz coerente, monocromtica com grande concentrao de energia, capaz de provocar alteraes fsicas e biolgicas. Com base nos tipos de laser, numere a coluna da direita de acordo com a sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. Laser de Hlio-Nenio. 2. Laser de Arsenieto de Glio. ( ) Seu alcance de 2 a 4 mm (efeito direto), no mximo 8 mm (efeito indireto). ( ) Indicado em leses profundas do tipo articular e muscular. ( ) uma radiao visvel. ( ) Seu regime de emisso contnuo. ( ) Indicado em leses mais superficiais. ( ) Seu comprimento de onda de 904 nm. ( ) Laser de baixa potncia (Soft Laser), sem potencial destrutivo. ( ) Comprimento de onda de 632,8 nm. ( ) Seu regime de emisso pulstil. ( ) uma radiao invisvel. ( ) Seu alcance de 1 a 2 cm (efeito direto), no mximo 5 cm (efeito indireto).

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) 1 1 2 2 2 1 2 2 1 1 2. b) 1 2 1 1 1 2 1 1 2 2 2. c) 2 1 2 2 1 2 1 2 1 2 1. d) 2 2 1 2 1 2 1 1 1 2 1.

Coxa
O Sartrio um msculo superficial em forma de faixa que estende-se obliquamente pela coxa e tem como aes anatmicas a flexo, rotao externa e abduo do quadril. Marque a alternativa que contempla a inervao correta do sartrio: A) Nervo Sacral L5-S1. B) Nervo Sacral S1-S2. C) Nervo Sacral S3-S4 D) Nervo Femoral L5- S1. E) Nervo femoral L2-L3.

Quadril
3. So classificados como rotadores externos, exceto: A) Piriforme B) Gmeo superior. C) Tensor da Fscia Lata. D) Obturador Interno. E) Obturador externo.

Quadril
6. O quadril e a pelve formam um conjunto muito importante na deambulao e esto expostos a variadas leses. Existem alguns testes que auxiliam na deteco de algumas destas leses. Considere ento os seguintes objetivos: - Testar o tensor da fscia lata - Indicar se h contratura no quadril - Detectar patologias do quadril e da sacro-ilaca - Avaliar a fora do glteo mdio Esses objetivos associam-se respectivamente aos testes de: (A) Ober, Thomas, Patrick e Trendelenburg; (B) Trendelenburg, Patrick, Thomas e Ober; (C) Trendelenburg, Ober, Thomas e Patrick; (D) Patrick, Trendelenburg, Thomas e Ober.

Quadril
8. Sob a perspectiva de SIZNIO et al., a sintomatologia mais comum da sndrome do piriforme : a) A compresso nervosa do citico e a dor irradiada. b) A compresso do nervo femoral e a dor irradiada. c) A compresso de toda a cauda equina. d) A compresso da medula espinhal

Testes Ligamentos do Joelho


Teste da gaveta. Avalia a integridade dos ligamentos cruzados. Teste de Lachman. pesquisado pelo examinador com o paciente em decbito dorsal, estando com seu joelho fletido a 30

Testes Meniscos
Prova de Mcmurray Prova de Apley

Joelho
14. Sobre a reconstruo do ligamento cruzado anterior (LCA), analise as afirmativas a seguir: 1. Pode-se utilizar aloenxerto ou autoenxerto proveniente de msculos isquiotibiais e tendo patelar. 2. Comumente utiliza-se o enxerto de osso-tendo patelar-osso proveniente do tero central do tendo. 3. A cirurgia pode ser realizada artroscopicamente ou por miniartrotomia 4. Na utilizao do tendo patelar tem-se a vantagem de manuteno da mobilidade patelar. 5. A abordagem fisioteraputica depende da tcnica cirrgica realizada, porm a mais comum utilizada o protocolo que no inclui as mobilizaes patelares. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a. ( ) So corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. b. ( ) So corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4. c. ( ) So corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5. d. ( ) So corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5. e. ( ) So corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

A marcha definida como a maneira ou o padro de locomoo que envolve o uso dos membros inferiores e que diferencia dois indivduos. A respeito da marcha, assinale a alternativa INCORRETA. a) Os msculos gastrocnmios tm importante funo durante a subfase de acomodao do p no solo, evitando que o antep toque o solo com muita fora. b) A marcha dividida em duas grandes fases a de apoio ou de estao e a de balano ou oscilao. c) Na fase de apoio, a subfase de contato inicial do p tem como evento principal o toque do calcneo no solo. d) Cadncia o nmero de passos dados em um determinado perodo de tempo. e) O msculo tibial anterior tem grande importncia na fase de balano da marcha evitando que o antep arraste no solo durante a subfase de balano mdio.

Marcha
Com base nos conhecimentos sobre marcha, assinale a alternativa correta. a) O comprimento de um passo corresponde ao comprimento de duas passadas. b) O ciclo normal da marcha faz-se em duas fases: fase de apoio e fase de oscilao. c) O desenvolvimento completo da marcha depende da maturao do sistema nervoso central, o qual progride caudocefalicamente. d) Na marcha normal, o centro de gravidade do corpo deslocado apenas verticalmente. e) Durante a marcha, se o msculo glteo mdio estiver paralisado, a pelve do mesmo lado do membro inferior apoiado cair.

Exerccio
Existem inmeros tipos diferentes de treinamento para o aprimoramento ou desenvolvimento da fora muscular. A seguir esto alguns deles: 1 - Pliomtrico. 2 - Isocintico. 3 Em circuito. 4 Resistncia progressiva. Associe cada tipo com uma das seguintes caractersticas: - Combina exerccios calistnicos, aerbicos e de flexibilidade. - Utiliza contraes positivas durante a contrao contra resistncia. - A resistncia aplicada com uma velocidade fixa de movimento. - Maximiza o reflexo miottico Essas caractersticas correlacionam-se respectivamente com os tipos: (A) 1,2,3,4; (B) 4,3,2,1; (C) 3,4,1,2; (D) 3,4,2,1.

Ombro
Leso bastante frequente nos consultrios ortopdicos, acometendo, principalmente jovens, muitas vezes atletas, praticantes de esportes de contato, e pode evoluir para episdios recorrentes de instabilidade sintomtica, podendo ser bastante incapacitante. Ocorre em todas as idades, com complicaes relativas a cada perodo, em jovens comumente durante esportes de contato e em idosos aps traumas de baixa energia. A) Leso de Bankart; B) Leso de Neer; C) Luxao recidivante do ombro; D) Contratura Isqumica de Volkman; E) Bursite subacromial.

Ombro
Os msculos do manguito rotador atuam como estabilizadores dinmicos da articulao glenoumeral e trs deles so rotadores do mero. Qual dos msculos do manguito rotador NO rotador do mero: A) Subescapular; B) Redondo Maior; C) Redondo Menor; D) Infraespinhoso; E) Supraespinhoso.

Mo
A sndrome do tnel do carpo a neuropatia compressiva mais comum que afeta o nervo mediano. Para auxiliar no diagnstico desta sndrome, alguns testes clnicos podem ser utilizados, EXCETO. (A) Sinal de Froment. (B) Teste modificado de Phalen. (C) Sinal de Phalen reverso. (D) Teste de compresso do carpo. (E) Sinal de Tinel.

35. Das alternativas abaixo relacionadas, qual NO faz a correta associao entre o teste clnico e a estrutura a ser avaliada pelo teste durante uma avaliao clnica fisioteraputica de um paciente com distrbio neuromusculoesqueltico? a) Teste do impacto de Neer avaliao dos discos intervertebrais. b) Teste de Jobe avaliao funcional dos msculos do manguito rotador, especialmente do supra-espinhoso. c) Teste de compresso de Apley avaliao da integridade dos meniscos do joelho. d) Teste de Trendelenburg avaliao funcional do msculo glteo mdio. e) Teste de Lachman avaliao da integridade dos ligamentos cruzados no joelho.

Mo
31. Ao formular um programa de tratamento fisioteraputico para as patologias Sndrome de De Quervain, Doena de Dupuytren e Doena de Kienbock, deveremos aplicar o tratamento a quais regies especficas ou estruturas anatmicas acometidas por estas patologias. a) Tendes abdutor curto e extensor longo do polegar, Bainha do flexor afetando mais comumente os dedos polegar anular e mdio, Osso escafide. b) Tendes abdutor longo do polegar e extensor curto do polegar, Fscia Palmar, Osso Semilunar. c) Tendo extensor radial longo do carpo, Cpsula articular, Osso piramidal. d) N.D.A

Mo
32. A sndrome do tnel do carpo a sndrome compressiva mais comum nos membros superiores. Assinale a alternativa que no CARACTERIZA esta sndrome. (A) Presente o sinal de Hoffmann-Tinel no punho acometido. (B) Atrofia na regio hipotnar acometida. (C) Teste de Phalen positivo no segmento acometido. (D) Parestesia noturna no 1, 2, 3 e na metade do 4 dedo da mo acometida. (E) Encontrado mais frequentemente em mulheres entre 30 e 50 anos.

Coluna
So funes dos discos intervertebrais: I. Permitir movimento entre os corpos vertebrais. II. Transmitir cargas de um corpo vertebral para outro. III. Absoro de impactos na coluna vertebral. IV. Evitar o aparecimento de desvios na coluna vertebral. A) Todas as alternativas esto corretas; B) Apenas as afirmativas I e III esto corretas; C) Apenas as afirmativas III e IV esto corretas; D) Apenas as afirmativas I, II e III esto corretas; E) Apenas a afirmativa III est correta.

Fratura de Monteggia
Fratura da difise da ulna + luxao anterior da cabea do rdio Leso nervosa freqentemente associada (radial ou intersseo posterior)

Fratura-luxao de Galeazzi
Fratura diafisria do rdio com luxao da cabea da ulna Angulao pstero-lateral e encurtamento do rdio Trs vezes mais comum que a de Monteggia Dano vascular e nervoso raro

Fratura
Sobre a fratura-luxao de Monteggia, assinale a alternativa correta. a. ( ) a fratura do tero distal da ulna com luxao do rdio. b. ( ) a fratura do tero proximal do rdio com luxao da ulna. c. ( ) a fratura do tero proximal da ulna com luxao da cabea radial. d. ( ) a fratura do tero distal rdio com luxao da ulna. e. ( ) a fratura do tero proximal do rdio e da ulna com luxao do mero.

You might also like