You are on page 1of 20

CENTRO UNIVERSITRIO MAURCIO DE NASSAU CURSO TCNICO EM HEMOTERAPIA

CONTRIBUIO DO TCNICO EM HEMOTERAPIA NO FUNCIONAMENTO DE UMA AGNCIA TRANSFUSIONAL

EQUIPE: Mazlia Borges de Menezes Williane Maria Luciana Francelino Denise Guedes urea Batista

RECIFE PE 2014

CONTRIBUIO DO TCNICO EM HEMOTERAPIA NO FUNCIONAMENTO DE UMA AGNCIA TRANSFUSIONAL

Trabalho Integrador

apresentado como parte

disciplina dos

Projeto para

requisitos

concluso do mdulo I do curso Tcnico em Hemoterapia, Centro Universitrio Maurcio de NassauUNINASSAU, Boa Viagem, orientado pelo Professor Giwellington Albuquerque.

Recife PE 2014

SUMRIO 1 INTRODUCO 1 OBJETIVOS 1.1 Objetivo Geral 1.2 Objetivos Especficos 3 JUSTIFICATIVA 4 DESENVOLVIMENTO 5 CONCLUSO 6 REFERNCIA BIBLIOGRFICA 05 04 04 04 08 08 19 20

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Conhecer a contribuio e importncia do tcnico em Hemoterapia no funcionamento de uma agncia transfusional.

OBJETIVOS ESPECFICOS

Relatar a contribuio do tcnico em Hemoterapia na captao do doador; Relatar a contribuio do tcnico em Hemoterapia na coleta sangunea do doador; Relatar a contribuio do tcnico em Hemoterapia na triagem hematolgica do doador; Relatar a contribuio do tcnico em Hemoterapia no processamento da bolsa de sangue; Relatar a contribuio do tcnico em Hemoterapia na realizao dos exames laboratoriais (hematolgicos, bioqumicos, microbiolgicos) das amostras sanguneas; Relatar a contribuio do tcnico em Hemoterapia no setor de controle de qualidade da agncia transfusional; Relatar a contribuio do tcnico em Hemoterapia no armazenamento e liberao das bolsas de sangue.

1. INTRODUO

O presente projeto tem com objetivo conhecer a contribuio e importncia do tcnico em hemoterapia, no funcionamento de uma Agncia Transfuncional. Sendo Os servios de Hemoterapia de grande utilidade no meio social, o atendimento do contingente de determinadas pessoas que dificilmente no sobreviveriam ou teriam suas qualidades de vidas afetadas. Igualmente os setores da sade pblica e/ou privadas como os hospitais, sendo os maiores consumidores da demanda transfuncional que no poderiam funcionar sem esse apoio dos seguimentos da hemoterapia. Com isto pode-se observar a importncia da conscincia no sentido de trabalho elaborado por pessoas qualificadas para agir junto aos institutos da transfuso sangunea e de medula ssea. O tcnico em hemoterapia surge no momento oportuno onde suas habilidades vm de encontro a um mtodo seguro para todas as camadas da sociedade, seu trabalho de pesquisa e desenvolvimento profissional, demonstra a evoluo no atendimento dos pacientes que por algum motivo possuem deficincias hematolgicas, seus conhecimentos ajudam informar a necessidade da coleta de material com qualidade, bem como, buscando orientar a populao da importncia na doao do produto que ser utilizado no tratamento de vrias debilidades das pessoas no campo da hemoterapia. A tica essencial no servio que ser fornecido concedendo um trabalho satisfatrio e altrusta nas instalaes onde vo existir o atendimento daqueles que buscam resolver de forma satisfatria a soluo de seus problemas, onde a tecnologia com equipamentos e instrumentos garantem uma qualidade e segurana nos diagnsticos e exames feitos pelos tcnicos, trazendo segurana, conforto e confiana em todos o procedimentos. No campo da coleta de material para atender a demanda de grande importncia um trabalho de informar a populao da necessidade na cooperao da doao de sangue, Os centros de coleta fornecem pessoas com habilidades na rea social , cuja finalidade fazer um trabalho na informao acabando com mitos sobre doao. H incentivos, por parte do

Ministrio da Sade, a programas que contribuam para a conscientizao sobre a importncia da doao de sangue, o que tem possibilitado um maior esclarecimento da populao com relao ao exerccio da cidadania. Apesar do fcil acesso s informaes, muitos conceitos ainda so distorcidos, causando equvocos. possvel que isso se deva ao fato de que o sangue, ao longo da histria, teve sempre apelo emocional, carregando consigo significados opostos ou extremos: o de vida, pois permite o provimento de substancias vitais a todos os rgos e o de morte, quando ocorre a sua falta. Neste contexto o tcnico de hemoterapia atua junto a uma Agncia Transfuncional, resolvendo as questes e dando solues possveis ao tratamento da patologias em ambos os campos ou seja da coleta e tratamento das enfermidades que possa existir em sua rea de atuao. (http://www.scielo.br)

JUSTIFICATIVA: O presente projeto visa demonstrar de forma didtica o trabalho que envolve os profissionais que atuam na rea de sade em especfico os tcnicos em hemoterapia, tendo em vista a sua especificidade no tratamento das doenas ligadas ao sangue bem como as relacionadas com a medula ssea.

1 A Histria da Hemoterapia 1.1 Conceito - A hemoterapia um conjunto de normas tcnicas e procedimentos voltados para a coleta, processamento ou beneficiamento e distribuio de sangue e seus derivados conforme a portaria n121/95, que instituiu um controle rigoroso na qualidade nos exames sorolgicos.(Projeto Escola do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) 1.2.Evoluo Histrica Destaques na histria da transfuso de sangue 1667: Primeira transfuso de um animal para um humano 1818: Primeira transfuso de uma pessoa para outra 1901: Landsteiner descobre os diferentes tipos sangneo 1914: Lquidos para manuteno do sangue so desenvolvidos 1932: O primeiro banco de sangue estabelecido 1953: Bolsas feitas de plstico so colocadas em uso. (http://seu-sangue.blogspot.com.br) O sangue sempre foi visto como uma forma de trazer a salvao para vida das pessoas desde os primrdios foi visto como o smbolo da vida. Os hebreus tinham em suas vidas religiosas o sangue como uma fonte forma divina de remir a transgresso cometida por pessoas:Porque, havendo Moiss anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com gua, l purprea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo,Dizendo: Este o sangue do testamento que Deus vos tem mandado.(Hebreus 9:19-20) Assim a simbologia do sangue entre estes tinha uma conotao singular no plano de vida tanto espiritual como seu significado no esfera emocional como uma promessa de vida melhor baseada nos mandamentos ou lei celestial. No Brasil, devido ao crescimento populacional urbano nas dcadas de 70 e 80, e um governo sem muita capacidade de enfrentar o problemas que surgiam como uma inflao absurda e um desemprego, houve um reflexo tambm na sade que naquela poca era administrada pelo INAMPS, aumentando a demanda pela busca do atendimento mdico, o que no deixou de afetar o setor tambm de hemoterapia, que atendia de forma precria onde verificou-se uma descentralizao dos servios de coleta de sangue, com este procedimento os proprietrios de banco de sangue, preocupavam exclusivamente com a distribuio do sangue sem a mnima preocupao com qualidade e a segurana acarretando uma srie de problemas com contaminao,. O Estado enfrentando esses problemas optou em contratar bancos de sangue privados, da surgiu o mercado do sangue onde os doadores sendo motivados a venderem o

sangue como forma de ganharem alguma ajuda econmica como forma de resolverem suas necessidades econmicas , outro agravante que existia no trabalho transfuncional era que no existia um acompanhamento do Ministrio da Sade, atravs da Vigilncia Sanitria, a contaminao era tratada com descaso um verdadeiro desmantelo na rea de doao de sangue o setor de hemoterapia carecia de um trabalho srio no controle das contaminaes que ocorriam (REGINATO, ANDRADE e ALMEIDA 1995).

Para demonstrar a situao do setor de hemoterapia observa-se a seguinte citao: Ilustrar-se essa situao catica podem-se citar os resultados de uma investigao realizada por pesquisadores da FIOCRUZ e do Banco da Providncia junto a um grupo de mendigos da cidade do Rio de Janeiro. Eles constataram que entre os anos 1980 e 1983, dentre 100 mendigos (moradores de rua e alvos da pesquisa), 70% eram vendedores habituais de sangue. Entre esses, 22,8% eram portadores de hepatite, 12,9%, eram portadores de sfilis e 7% eram portadores do vrus HIV (ALMEIDA, 1995).
Pode-se ver que era uma situao de grande risco que enfrentavam aqueles que devido sua condio de necessidade buscavam a cura de suas doenas no sabiam elas o risco de adquirir doenas atravs de sangue contaminado pela omisso do Estado do controle rgido da seleo e coleta do sangue. Levando-se em conta que o comercio do produto levava a ganncia sem pensar nos resultados causados pelo descaso como vemos no filme documentrio chamado At a ltima Gota: At a ltima GotaEm 1980 foi lanado o filme/documentrio At a ltima gota dirigido por Srgio Rezende, sobre o comrcio de sangue nos pases do terceiro mundo. Inspirado na morte do operrio Jucenil Navarro de Souza; que desempregado vendia sangue para comprar comida para a famlia e que morreu na porta de um supermercado logo aps ter vendido sangue a uma casa de sade em Caxias, no Rio de Janeiro. O filme conta com o depoimento da esposa de Jucenil, alm de vendedores, compradores e autoridades e pessoas que lutam contra esta prtica e recebeu diversos prmios como o Prmio de qualidade do Conecine, entre os 12 melhores filmes de 1980; e o prmio especial do Jri no Festival de Gramado.A doao remunerada foi tambm tema de versos de Chico Buarque de Holanda que ao contar as aventuras de um tpico malandro carioca, em Vai Trabalhar, Vagabundo, canta: "Passa o domingo no mangue, segunda-feira vazia, ganha no banco de sangue pra mais um dia". Foi um tempo triste da histria da hemoterapia no Brasil, onde os filhos de um pas to grandioso vendia seu sangue para manter-se vivo coisa que na contemporaneidade seria

10

um absurdo sem levar em conta o crime por uma prtica ilegal que em determinada tempo da histria houve aceitao de algo to abominvel.
(http://seu-sangue.blogspot.com.br)

Com a evoluo do campo emprico passa-se por esse perodo que foi marcado por um grande nmero de mortes, causadas pela falta de conhecimento cientfico da transfuso. Podemos ver que a histria a hemoterapia de divide em duas fases: a emprica que vai at 1900 e a cientfica que vai aps 1900 at os dias atuais. Esta fase foi iniciada com a descoberta dos diferentes tipos de sangue classificados de A,B,AB e O.

2.LEGISLAO:

2.1 Programa- O programa da poltica nacional do sangue(2001), as agncias transfuncionais seguem as diretrizes da meta mobilizadora nacional lanada pelo Ministrio da Sade, atravs da lei n10.205, que conhecida como Lei Betinho, ou lei do sangue. 2.2 Denominao A primeira denominao da lei em homenagem ao engajamento do Socilogo Herbert de Souza. Betinho era hemoflico tendo sido contaminado com o vrus HIV(VIRUS DA IMUNODEFICICIA HUMANA), fato ocorrido numa transfuso de sangue. Torno-se um cone na luta ao combate da AIDS. Lutou at o fim de sua vida pela causa da regulamentao com relao do sangue no Brasil. A lei 10.205, foi sancionada pelo ento presidente da Repblica sua excelncia Fernando Henrique Cardoso,em 23/05/2001. 2.3 A Lei 10.205 - A lei tem como objetivo garantir a todos os brasileiros, que o sangue e seus derivados no podem ser comercializados, assim, regulamentou o pargrafo 4 do art.199 da Constituio Federal do Brasil, com isto todos tero como garantia acesso ao sangue com qualidade suficiente para solues dos problemas de sade. Em funo disto as agncias Transfuncionais responsvel pela coleta, transfuso, distribuio, estoque e armazenamento do sangue. Alm de realizar servios hemoterpicos , atendendo pacientes hematolgicos usurios do sistema nico de sade SUS e trabalha com doadores de sangue, atendo as solicitaes de sangue da rede hospitalar do estado e municpios. neste contexto que contribuio do tcnico em hemoterapia atuam desenvolvendo atividades que vo desde o recebimento de pessoas que vm da comunidade para doar sangue de forma espontnea e

11

seleo dos candidatos doao de sangue at o gerenciamento das transfuses dos pacientes conforme, os protocolos da instituio. De acordo com a Lei no. 10205, de 21 de maro de 2001, proibida a remunerao do doador de sangue, devendo ser a coleta exclusivamente composta de doao voluntria, no remunerada, estimulada como ato de solidariedade humana e compromisso social. 3. Contribuies do Tcnico em Hemoterapia em uma Agncia Transfuncional 3.1 Na capitao do Doador A participao do tcnico em hemoterapia em todas as fases do processo , desde a captao do doador at ao armazenamento e liberao das bolsas de sangue, contribui para a garantia da segurana transfuncional, proporcionando aos doadores e receptores produtos com qualidade. Por isso , a importncia de se cumprir com ciclo hemoterpico cujo o processo inicia-se com a capitao de seleo dos doadores. neste setor que se inicia a sensibilizao do doador quanto a importncia do ato praticado. O tcnico atua esclarecendo dvidas, minimizando seus medos, proporcionando segurana aos doadores. Em relao ao doador, a legislao preconiza que a doao de sangue seja um ato voluntario , annimo, altrusta e no remunerado, direta ou indiretamente. Por meio de estratgias educativas o acolhimento, de marketing e de campanhas tem como misso capita doadores de sangue e igualmente cadastrar candidatos a doao de medula ssea. O hemocentro de muitos pases assim como o Brasil enfrenta situaes crticas por terem seus estoques reduzidos, devido a uma srie de dificuldades com as quais se deparam no dia a dia, mesmo com todos os esforos e investimentos e divulgao, especialmente sobre a doao de sangue, que mitos e tabus persistem no cotidiano da populao tornando-se necessrio desmistifica o medo da agulha, o medo da dor, o medo do desconhecido, o medo de ter que doar sempre, o medo de engrossar o sangue. A partir da o tcnico em hemoterapia da incio a um trabalho de orientao ao doador de sangue, tendo em vista que ainda existe uma carncia de mais informaes e conhecimento sobre o processo transfuncional. A finalidade desta atitude tornar a participao do doador numa oportunidade para sua formao como cidado responsvel e capaz de colaborar no processo de modificao da mentalidade que ainda impede muitos de contribuir de forma mais efetiva. O tcnico em

12

hemoterapia, em sua atuao como agente intermedirio entre Agncia transfuncional e o usurio utiliza o argumento da solidariedade para sensibilizar os doadores quando a

importncia do seu ato e sua segurana enquanto estiver realizando a doao.(Ministrio da Sade, Livro Texto) 3.2 Na Coleta Sangunea do Doador Por ser o tcnico em hemoterapia responsvel pelo processo transfuncional cabe a ele observar o paciente antes, durante e acompanh-lo aps a coleta. O momento do recebimento do doador para coleta de sangue tambm muito importante. Inicialmente, no sentido de transmitir segurana, levando-o a um sentimento de estar vontade, seguro e relaxado para que a doao transcorra sem problemas e depois se faz necessria muita ateno afim de evitar engano e trocas. Nessa fase necessrio que o profissional faa uma identificao positiva do doador, perguntando-lhe o nome completo e checando os documentos que acompanham o Kit de Doao. recomendvel que o doador apresente seu documento de identificao nesse momento. (Ministrio da Sade, Livro Texto) No processo da coleta o sangue deve ser colocado em uma bolsa de material plstico essa bolsa faz parte de um conjunto de 4 bolsas que so conectadas por tubos, passando por um processo de centrifugao ocasionando a separao do produto em at trs camadas na bolsa principal, aps, este processo so transferidas conforme sua densidade para suas respectivas bolsas separadamente concedendo que sejam estocadas em boas condies. 3.2.1 A Higiene da Pele Antes da Coleta Como garantia da esterilizao superficial da pele necessrio um tempo de 30 segundos para fazer a puno venosa, com a pele j seca, o produto escolhido para a assepsia deve ser controlado pela agncia de vigilncia sanitria ANVISA, sendo de utilidade exclusiva da sade. Durante a coleta o tcnico deve dar toda ateno ao doador para que o mesmo mantenha-se tranqilo e para que sejam detectados precocemente possveis reaes adversas a doao. Ao trmino da coleta, o doador deve ser orientado a manter o local da puno sob

compresso at parar o sangramento e em seguida o local de ser protegido com um pequeno curativo adesivo. O material utilizado deve ser descartado de acordo com o plano de

gerenciamento de resduos do servio do servio de hemoterapia. 3.3 Na triagem Hematolgica do doador As pessoas candidatas doao de sangue devem passar por uma seleo antes doarem sangue. Essa seleo de responsabilidade do profissional de hemoterapia que realiza a coleta do sangue, e chamada

13

de triagem clnica. O objetivo dessa triagem selecionar os candidatos apresentados, somente aqueles que preencham os critrios desejados por um doador de sangue. Desse modo a triagem clnica visa proteger a sade do doador, bem como a do receptor, devem ser verificados dentre outros os seguintes dados: Peso; Presso Arterial (PA); Temperatura; Dosagem de Hemoglobina (Hb); Hematcrito (Ht) O candidato que for considerado apto nessa fase ser encaminhado para a fase seguinte. Coleta de sangue e amostras, o candidato considerado inapto temporria ou definitivamente, no ter seu sangue coletado e ser dispensado. A portaria de n 1353 do ministrio da sade, editado em 13 de junho de 2011, determina que o candidato apto na triagem clnica so submetidos triagem sorolgica. Por ser a triagem um processo investigativo, deve ser realizado por um profissional de hemoterapia habilitado, sob superviso mdica e no mesmo dia da doao. de extrema importncia que essa triagem seja feita de forma rigorosa chamando ateno para todas informaes que os doadores passaro durante a entrevista, evitando posteriormente uma possvel infeco, uma vez que a transmisso de doenas pelo sangue pode ser totalmente evitada com a realizao de testes. No momento em que o tcnico de hemoterapia demonstra conhecimento sobre o questionrio da triagem clnica, acabam adquirindo uma postura de total ateno no momento da entrevista possibilitando uma melhor investigao quando algo inseguro for observado.

(http://www.bancodesangue.com.br/)

14

3.4 No processamento da Bolsa de Sangue Depois da doao, o sangue encaminhado para setor de processamento onde os hemocomponentes (hemcia, plaquetas, plasma e crioprecipitado) so separados. Este procedimento permite que somente o componente necessrio seja transfundido no paciente. Ao mesmo tempo, amostras que foram coletadas do doador so encaminhadas para o setor de sorologia, onde sero realizados testes sorolgicos para as doenas transmissveis pelo sangue e para o setor de imunohematologia, onde realizado a tipagem sangunea. As bolsas de sangue total coletadas devem ser processadas para obteno dos homocomponentes, esse processamento centrifugao, em centrfugas separa os

homocomponentes possibilitando que o paciente (receptor de uma transfuso de sangue) receba um menor volume somente o hemocomponente do qual necessita. Nesta fase ou quando a coleta for realizada por afrese, podemos obter os seguintes hemocomponentes (plasma fresco congelado /rico, plasma comum/ normal, plasma isento do crioprecipitado) e o crioprecipitado cada um desses hemocomponentes, devimente

indetificado, ser armazenado e permanecer em quarentena at a concluso dos testes laboratoriais (Tipagem sangunea e sorologia)

Aps a doao os hemocomponentes podem ser transfundidos durante o seguinte perodo: Concentrado de Hemcias: de 35 a 42 dias Concentrado de Plaquetas: 5 dias Plasma: 1 ano Crioprecipitado: 1 ano. (http://www.bancodesangue.com.br/)

15

3.5 Na Realizao dos Exames Laboratoriais (Hematolgicos, Bioqumicos, Microbiolgicos) Das Amostras Sanguneas Os hemocomponentes processados s podero ser liberados para o consumo aps a concluso dos testes imunohematolgico e sorolgico. neste ponto que se identifica possveis doenas que o doador possa ter caso algum teste d positivo para alguma forma de doena se verifica na etiqueta de identificao de quem o originrio deste sangue contaminado e entra em contato com o doador para comunio do resultado encontrado e possivelmente para o tratamento. Exames laboratoriais utilizados no sangue do doador: Triagem sorologia- teste para hepatite B (anti- HBC e HBSag e NAT HBV), hepatite c (anti-HCV e NAT HCV), doenas de chargas (ELISA), AIDS (anti-HIV1/2 e NAT HIV), HTLV I/II (ELISA) Imunohematologia Determinao do tipo sanguneo ABO e RhD Pesquisa de anticorpos irregulares os componentes s so liberado para uso transfuncional aps execuo e a verificao dos resultados desses testes. Quando doador apresentar alterao sorolgica que necessita de investigao para esclarecimento diagnostico, informado pelo mdico do banco de sangue numa segunda consulta e orientado a procurar um especialista de sua preferncia ou um encaminhamento s unidades que promovam o suporte clnico teraputico e laboratorial necessrio ao seu bem estar fsico e emocional.(WWW.einstein.br Google 13:07 28/02/2014) 3.6 No Setor De Controle de Qualidade da Agncia Transfusional A portaria 1353 de 13 de junho de 2011, que tem por objetivo regular as atividades hemoterpica do pas e conseqentemente estabelecer a poltica, os procedimentos e o controle de qualidade da Agncia Transfuncional. O tcnico no servio em uma Agncia Transfuncional de grande importncia pois ele quem organiza toda a rotina de trabalho. Eles asseguram que todos os equipamentos existentes e utilizado em qualquer estgio da realizao dos exames sejam controlados verificados e mantidos em condies ideais de uso em conformidade com o requisitos especificados. Ele deve apresentar algumas habilidades das atividades relacionadas a hemoterapia tais como: Tomada de decises, comunicao, liderana administrativa, gerenciamento e educao permanente. Essas competncias vo garantir a qualidade do cuidado do tcnico e minimizar os riscos durante o processo de transfuso sangunea e seus componentes. Agncia Transfuncional tem instrues claras e escritas para coleta de amostras

16

como colet-la, preserv-la e transport-la. H instruo especfica para amostras provenientes das clnicas, visando manter sua identificao correta.

A agencia transfuncional segue um padro de qualidade muito rigoroso fazendo registro de todos os procedimento mantendo arquivados todas as informao obtidas que so chamadas de POP(PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRO) que so mantidos sigilosamente por perodo estabelecido, tais registros devem ser claros, sem ambigidade e sempre so completos permitindo o rastreamento desde o recm nascido at o laudo. Os procedimentos da Agncia Transfuncional, segue um critrio escrito de instruo para a coleta de amostras como: coleta, transporte e preservao, identificando-as este procedimento e feito assim que se obtm uma amostra logo o procedimento de identificao feito de imediato no sentido de preservar, bem definido a aceitao ou rejeio da amostra. 3.7 No Armazenamento E Liberao Das Bolsas De Sangue -

Aps a produo de cada hemocomponente submetido a uma forma de armazenamento, levando em conta o tipo de clula. Os equipamentos variam de geladeira a freezer, igualmente cabe lembrar que essa etapa do circulo do sangue inclui a quarentena dos hemocomponentes, isto , o perodo em que aguardam os exames sorolgicos e devem permanecer separados dos liberados para o uso transfuncional, ocorrendo em seguida a sua distribuio total ou hemocomponentes de um indivduo que efetuo a doao a outro, denominado receptor. O procedimento de transfuso, ultima etapa do ciclo do sangue, consiste em transferncia de sangue total ou hemocompontens (plasma sanguneo, plaquetas, hemcias e leuccitos) de um doador para um sistema circulatrio de um receptor.

17

Ao tcnico cabe a coleta de exames que antecedem a transfuso, o ato transfuncional com a certificao de um acesso venoso vivel, a instalao, a infuso de tempo adequado, verificando cada hemocomponentes ou hemoderivados e o acompanhamento das transfuses registrando as anotaes do processo. A ANVISA Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, tem um trabalho muito importante com relao aos hemoderivados concernente ao armazenamento, coleta, transporte e processamento do sangue inclusive com respeito a sorologia a inspeo de fundamental importncia para toda a populao, assim sendo, os riscos de contaminao so controlados, desde 2004 foi criada uma resoluo cuja finalidade o regulamento tcnico cite_note-1) So necessrios seguir alguns princpios com relao ao armazenamento dos hemocomponentes sendo de extrema importncia o controle rgido de temperatura, j que o prazo de validade varia de 21 dias a 42 dias, tudo de acordo com as bolsas e preservantes utilizados no processo. Os concentrados de hemcias devem ser respeitada as temperaturas de 2 a 6 graus. Com relao aos concentrados de plaquetas a coisa muda de figura, ela devem ser armazenadas em agitadores constantes cuja finalidade seria a troca gasosa, com temperatura que vo de 20 a 24 C, durante 5 dias. O plasma de preferncia fresco deve sempre ser armazenado sob um temperatura de 18 negativos podendo ser at menor que isso, com um prazo de validade que atinge 1 ano, passado este perodo ser considerado plasma simples com durao de at 4 anos de validade.
(http://seu-sangue.blogspot.com.br)

hemoterpicos.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Transfus%C3%A3o_de_sangue

Com relao a liberao dos hemocomponentes deve-se observar alguns critrios como por exemplo o armazenamento devendo ser de quarentena tudo de acordo com as temperaturas estabelecidas at que todos os testes de sorologia e tipagem estejam completados, os hemocomponentes liberados devem ser separados criteriosamente daquelas hemocomponentes que ainda no passaram pelo teste de sorologia, passado todos os requisitos devem ser utilizados em pacientes. (http://seu-sangue.blogspot.com.br)

18

3.7.1 Hemoderivados So produtos relacionados a medicamentos derivados do sangue, ou seja, obtidos atravs do plasma sua finalidade o tratamento de algumas enfermidades como: Hemofilia Doena causada por deficincia congnita do fator VII tipo A ou fator IX tipo B Doena de Von Willebrand.doena hemorrgica causada pela deficincia do fator de Von Willebrand, que responsvel pela coagulao no organismo Coagulopatias Raras, deficincia de algumas protenas de coagulao presentes no sangue existentes no sangue Imunodeficincia Rara, ausncia total ou parcial de anticorpos no sistema de defesa do organismo das pessoas. (http://www.hemobras.gov.br)

19

CONCLUSO:

A realizao deste projeto nos proporcionou um conhecimento de trabalho do tcnico em hemoterapia em uma agncia transfuncional. Ao iniciar a pesquisa, cogitava-se a idia de que os doadores de sangue no recebiam a assistncia total dos profissionais em hemoterapia devido a suas atribuies serem muito tcnica. Porem no decorrer da pesquisa percebeu-se que, apesar do tcnico ter atribuies exclusivamente tcnicas em nenhum momento as pessoas que procuram o servio da hemoterapia ficam desassistido. Pensamos ainda sobre a importncia Agncia Transfuncional no municpio que permitindo que a populao da regio, tenha acesso rpido e a garantia da qualidade do servio prestado, permitindo que esta seja referncia para populao. Conseqentemente, a presena deste servio amplia e traz novos servios para a instituio. Percebemos diante disto, que a Agncia Transfuncional uma estratgia que facilitou e melhorou a assistncia prestada aos doadores de sangue e dentro desse servio ficou claro, tambm, a competncia, a contribuio, a participao, o cuidado, a educao e a superviso do tcnico em hemoterapia de modo que esse profissional conhece sua participao na organizao. Gostaramos de destacar a satisfao pessoal em realizar pesquisa sobre este tema, que permitiu agregar novos conhecimentos, bem como mudar a viso quanto ao servio da hemoterapia principalmente, no que diz respeito s atribuies do profissional de hemoterapia. Salientamos ainda que os servios hemoterpicos devem contar com um programa de treina e capacitao relacionando as tarefas especficas deste profissional.

20

REFERNCIAS:

http://www.scielo.br(.(Projeto Escola do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) acesso em 01/03/2014 ALMEIDA, Sociedade Bblica Trinitariana do Brasil SP, Traduzida Por Joo Ferreira de Ameida.11 edio 2006,1313p. Ministrio da Sade, Livro Texto.<Disponvel em 01/03/2014 acesso em 01/03/2014, 13:30h.>

ALMEIDA, A.G. F. de As representaes sociais do sangue e suas repercusses num servio de hemoterapia. Rio de Janeiro: ESS-UFRJ, 1995. (Dissertao de mestrado) BOFF, L. Nova Era: A Civilizao P
http://www.scielo.br(.(Projeto Escola do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) acesso em 01/02/2014 http://pt.wikipedia.org/wiki/Transfus%C3%A3o_de_sangue - cite_note-1) acesso em 01/03/2014 http://www.bancodesangue.com.br/acesso em 01/03/2014 http://seu-sangue.blogspot.com.br acesso em 01/03/2014

You might also like