You are on page 1of 9

Prova 3 Artes

Q QU UE ES ST T E ES SO OB BJ JE ET TIIV VA AS S
o N. DE ORDEM: o N. DE INSCRIO:

NOME DO CANDIDATO:

IIN OV VA A NS ST TR RU U E ES SP PA AR RA AA AR RE EA AL LIIZ ZA A O OD DA AP PR RO
o o 1. Confira os campos N. DE ORDEM, N. DE INSCRIO e NOME, conforme o que consta na etiqueta fixada em sua carteira.

2. Confira se o nmero do gabarito deste caderno corresponde ao constante na etiqueta fixada em sua carteira. Se houver divergncia, avise, imediatamente, o fiscal. 3. proibido folhear o Caderno de Provas antes do sinal, s 9 horas. 4. Aps o sinal, confira se este caderno contm 20 questes objetivas e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal. 5. O tempo mnimo de permanncia na sala de 2 horas aps o incio da resoluo da prova. 6. No tempo destinado a esta prova (4 horas), est includo o de preenchimento da Folha de Respostas. 7. Transcreva as respostas deste caderno para a Folha de Respostas. A resposta correta ser a soma dos nmeros associados s proposies verdadeiras. Para cada questo, preencha sempre dois alvolos: um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades, conforme exemplo ao lado: questo 13, resposta 09 (soma das proposies 01 e 08). 8. Se desejar, transcreva as respostas deste caderno no Rascunho para Anotao das Respostas constante nesta prova e destaque-o, para retir-lo hoje, nesta sala, no horrio das 13h15min s 13h30min, mediante apresentao do documento de identificao do candidato. Aps esse perodo, no haver devoluo. 9. Ao trmino da prova, levante o brao e aguarde atendimento. Entregue ao fiscal este caderno, a Folha de Respostas e o Rascunho para Anotao das Respostas.
Corte na linha pontilhada.

.......................................................................................................................
R TA ST OS PO SP ES RE 1 11 SR 01 AS 20 DA O2 OD NO O RN ER A VE TA NV OT NO AN IIN AA 3 RA AR A3 PA VA OV OP RO HO PR NH UN P CU SC S AS AS RA
o N. DE ORDEM:

NOME:

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

UEM Comisso Central do Vestibular Unificado

GABARITO 1

ARTES
Questo 01
medida que a tcnica e depois a tecnologia invadiram os meios de produo, acabaram provocando tambm o surgimento de novas formas artsticas nas quais foi ultrapassada a rgida separao entre obras de arte e objetos produzidos com a interferncia de mquinas (PROENA, G. Histria da Arte. So Paulo: Editora tica, p. 365, 2007). Considerando essas informaes, assinale o que for correto. 01) Podem-se considerar a fotografia e o cinema os dois exemplos mais expressivos da relao entre o desenvolvimento tecnolgico e as artes do final do sculo XIX e incio do sculo XX. 02) O desenvolvimento das tcnicas de gravao de som influenciaram de forma expressiva a produo musical desde o incio do sculo XX. 04) Apesar do grande desenvolvimento tecnolgico promovido pela informtica, no h grande produo de arte que utiliza o computador como ferramenta criativa. 08) A facilidade de reproduo e veiculao de produtos culturais to utilizados pela indstria cultural teve pouco impacto na produo dos artistas dos sculos XX e XXI. 16) A videoarte foi uma dessas expresses artsticas que se relacionaram com a tecnologia e teve sua produo iniciada em meados dos anos de 1960.

Questo

02

As representaes artsticas da pr-histria so geralmente consideradas em seus trs perodos principais: o Paleoltico, o Neoltico e a Idade dos Metais. Considerando a produo artstica dos dois primeiros perodos, a saber, o Paleoltico e o Neoltico, assinale o que for correto. 01) A arte do Paleoltico, por ser anterior ao Neoltico, mais geomtrica e abstrata. A arte do Neoltico, devido ao desenvolvimento das tcnicas, apresenta melhores caractersticas de volume, profundidade e tridimensionalidade. 02) A arte do Paleoltico tem um estilo mais naturalista, em que as figuras so representadas de forma muito prxima realidade. 04) O desenvolvimento social do Neoltico, que substituiu a vida nmade e errante do Paleoltico, propiciou o surgimento de uma arte mais geomtrica e abstrata que a anterior e muitas vezes voltada a usos decorativos. 08) Apesar da forte mudana de estilo de vida dos dois perodos, a pintura tanto do Paleoltico quanto do Neoltico so geralmente de estilo naturalista. 16) O geometrismo pictrico pode ser considerado como a principal caracterstica do perodo Paleoltico.

Questo

03

Em relao arte grega, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Os escultores gregos do perodo arcaico tinham uma predileo por representar o corpo humano em posies simetricamente equilibradas. 02) A escultura grega, tanto do perodo arcaico quanto dos perodos posteriores, prezava pela simetria esttica, eliminando qualquer tipo de dinamismo ou ideia de movimento. 04) Os escultores gregos tiveram predileo pelo mrmore como matria-prima principal, sendo muito difcil encontrar esculturas em outros materiais como o bronze. 08) Diferentemente da arte egpcia, que tinha uma conotao religiosa, a arte grega no estava submetida a fortes convenes, o que permitiu sua evoluo mais livremente. 16) A pintura em cermica grega pode ser caracterizada em duas fases: a primeira, em que as figuras so representadas em negro; e a segunda, em que as figuras tm a colorao natural do barro, geralmente chamada de fase vermelha.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2011 Prova 3 Artes

Questo

04

Questo

06

Sobre o estilo romnico correto afirmar que 01) a pintura j apresentava alto grau de elaborao, principalmente no que se refere representao da perspectiva e profundidade. 02) os afrescos geralmente retratam figuras do cotidiano em seus afazeres domsticos. 04) a tcnica de deformao foi amplamente utilizada nos afrescos romnicos e consistia em fazer com que as figuras mais importantes fossem pintadas em tamanho maior que as outras. 08) os afrescos eram geralmente pintados com cores chapadas, sem preocupao em imitar a realidade ou a natureza. 16) os afrescos do perodo geralmente so pintados de forma a propor uma iluso de tridimensionalidade, visando integrao da pintura ao espao arquitetnico.

Considerando a produo artstica das vanguardas do sculo XX, assinale o que for correto. 01) A escultura no sculo XX sempre manteve-se conectada aos materiais tradicionais e nobres como o bronze e o mrmore, desconsiderando as crticas conceituais dos artistas do perodo. 02) A pop art fez uso de elementos da vida cotidiana visando eliminao das barreiras entre a arte e a vida comum, alm de criticar os valores dos meios de produo e os hbitos de consumo. 04) O perodo denominado Modernista vai da primeira metade do sculo XIX at o primeiro decnio do sculo XX. 08) Similarmente discusso conceitual realizada pelos artistas da segunda metade do sculo XX, pode-se dizer que John Cage, que levou tais discusses ao campo da msica, foi considerado o principal compositor da msica conceitual. 16) Marcel Duchamp, ao criar o conceito de ready-made, prope discutir, entre outras coisas, os conceitos do que arte e de como a significamos.

Questo

05

Em relao arte do Romantismo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) A pintura do Romantismo pode ser considerada como uma reao pintura do perodo Neoclssico. 02) Os pintores romnticos apresentaram uma predileo em retratar a mitologia greco-romana em grande parte de suas obras. 04) A pintura romntica retoma algumas caractersticas do perodo barroco, como a valorizao das cores e o contraste entre claro-escuro. 08) A expresso das emoes humanas e a natureza representada de forma viva e dinmica passa a ser um tema recorrente nas artes do Romantismo. 16) Apesar das diferenas temticas em relao arte do Neoclassicismo, os pintores romnticos continuaram a prezar as regras e convenes das academias de belas artes em detrimento da liberdade de expresso artstica.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2011 Prova 3 Artes

Questo

07

Questo

08

Na contemporaneidade musical, tanto no campo da composio quanto da educao musical, tem-se observado o aumento de discusses que envolvem o conceito de paisagem sonora, ou seja, o estudo, o uso e a caracterizao dos objetos sonoros que nos circundam no dia a dia, sua influncia social e sua interferem em nossa sade. Estudos sobre o impacto das frequncias e amplitudes dos sons, aumento do rudo ambiental de origem mecnica, entre outros, colocam-nos frente a discusses que demandam conhecimentos especficos, principalmente da acstica e psicoacstica. Nesse sentido, assinale o que for correto. 01) Quando um som muito forte dinamicamente, podese dizer que tal som tem grande intensidade ou grande amplitude. 02) Na acstica musical, um som agudo pode ser descrito como um som de alta frequncia. 04) O tempo , na acstica, o equivalente na msica ao parmetro denominado altura. 08) Quanto maior a frequncia de uma onda sonora, mais grave fica a nota musical. 16) Um som que se encontra em movimento em relao a quem o escuta percebido com variaes no campo frequncia, efeito comumente conhecido como efeito Doppler.

Um dos elementos estruturais do teatro o espao onde a atuao ocorre. O espao teatral pode ter denominaes diversas, como: espao dramtico, espao cenogrfico, espao cnico, entre outros. Ao longo da histria, esse espao sofreu diversas transformaes que influenciaram de inmeras formas a prtica teatral. Considerando esse contexto, correto afirmar que 01) os teatros gregos no tinham divises demarcadas por classes sociais como ocorria com os teatros romanos, sendo que estes ltimos foram os primeiros a utilizar as cortinas de separao entre palco e plateia. 02) o palco italiano, modelo muito utilizado at a atualidade, propicia a iluso e a separao do que ocorre no palco da realidade cotidiana. Suas cortinas e demarcaes claras so geralmente associadas funo que a moldura tem nos quadros. 04) a estrutura do espao cnico, com cortinas, palco e plateia separada e demarcada claramente, foi desenvolvida e era muito comum nos Autos e Paixes medievais. 08) Bertold Brecht, criador de um novo estilo de fazer teatro, geralmente conhecido como teatro pico, um dos principais crticos do modelo do palco italiano e coloca em discusso a iluso ou desconexo com a realidade qual esse tipo de palco est associado. 16) o teatro do oprimido, de Augusto Boal, prope um resgate da ideia de iluso cnica tpica do palco italiano em oposio aos ideais crtico-sociais propostos por Bertold Brecht.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2011 Prova 3 Artes

Questo

09

Questo

10

As diversas formas de arte, como a msica, as artes visuais e as artes cnicas, estiveram ao longo da histria mais ou menos associadas s funes sociais, polticas, religiosas e em alguns momentos da histria, prezava-se o conceito de arte pela arte, ou seja, a independncia total da manifestao artstica de qualquer aspecto funcional. Nesse sentido, correto afirmar que 01) o teatro na Idade Mdia foi utilizado pela Igreja, visando a transmitir o conhecimento religioso populao em geral. Entretanto, saiu das igrejas para ser apresentado em praas fora desse espao litrgico, devido ao grande interesse do povo por essa prtica. 02) no h precedentes de msica funcional na Idade Mdia, como ocorria com o teatro, a pintura e a escultura, ou seja, no possvel falar, durante a Idade Mdia, de uma msica criada para funes religiosas. 04) os mosaicos primitivos produzidos no incio do Cristianismo so considerados prticas artsticas funcionais, j que eram admirados principalmente pelos seus valores religiosos. 08) a msica mais independente de valores funcionais ocorre, aproximadamente, no incio do sculo XIX, quando se desenvolve a concepo de que a msica para ser ouvida a partir de seus prprios elementos estticos e estruturais. 16) uma das grandes contribuies da indstria cultural no sculo XX foi a de conceber um tipo de produto que resgata a ideia de arte pela arte, ou seja, tais produtos so desenvolvidos para a fruio esttica pura, nunca visando a uma funcionalidade externa ao prprio contedo artstico.

No princpio do sculo XX, Heinrich Wolfflin desenvolve um sistema de conceitos para caracterizar a produo artstica, em especial da pintura e arquitetura, dos perodos da Renascena e do Barroco. Tal sistema consiste em uma oposio binria de conceitos como: linear/pinturesco; planar/recessional; formafechada/forma-aberta; multiplicidade/unidade. O primeiro de cada dupla est associado ao Renascimento e o segundo, ao Barroco. Como o perodo posterior ao Barroco na msica, denominado Classicismo e, nas artes visuais, Neoclssico possui inmeras caractersticas similares Renascena, os conceitos de Wolfflin passaram a ser tambm estendidos ao Classicismo, na msica, Neoclassicismo, nas artes visuais. Considerando o texto acima, correto afirmar que 01) as pinturas de Rafael Sanzio corroboram a organizao conceitual de Wolfflin, pois apresentam elementos pictricos mltiplos, como personagens bem destacados, proporcionalidade e uma linearidade de iluminao, que se distribui uniformemente por todo o quadro, como, por exemplo, em seu A Escola de Atenas. 02) a msica do Classicismo, em especial de Haydn e Mozart, construda a partir de estruturas motvicas nicas. Apoia-se em um sistema de contraponto polifnico orgnico de unidade muito forte, apresentando um jogo de luz e de sombra muito semelhante pintura do perodo. 04) na pintura barroca o jogo de luz e de sombra acaba por criar uma desarticulao de elementos do quadro, fazendo com que se perceba cada elemento da pintura como independente dos outros, como pode-se ver nas obras de Rembrandt. 08) a arquitetura da renascena preza pelo equilbrio matemtico das formas e construda de tal forma que as propores do espao possam ser compreendidas de qualquer lugar onde o observador se coloque. 16) a arquitetura barroca no sofreu grande influncia das ideias do perodo e pouco modificou a ideia de simplicidade e racionalidade da arquitetura da Renascena.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2011 Prova 3 Artes

Questo

11

Questo

12

Uma das peculiaridades de uma arquitetura que vem sendo praticada no mundo todo desde a segunda metade do sculo XX seu carter multifacetado, reflexo, certamente, da prpria diversidade das sociedades contemporneas. Vem, desde ento, ao mesmo tempo coexistindo, confundindo-se e contrapondo-se ao chamado International Style, como se tornou conhecida a corrente dominante da arquitetura moderna. A respeito da chamada arquitetura contempornea, correto afirmar que 01) um de seus grandes expoentes, o arquiteto Frank O. Ghery, produz obras que em muito se assemelham a grandes esculturas em metal e vidro, com um aspecto, principalmente exterior, que causa grande estranheza a seu observador. 02) o arquiteto italiano Renzo Piano vem se notabilizando, desde sua parceria com Richard Rogers, pela produo de obras que buscam a ruptura com a tecnologia, objetivando sempre uma verdadeira emulao da arquitetura vernacular. 04) o Centro Cultural Sendai Mediateque, projetado por Toyo Ito, ao abrigar salas para exposio, projeo de filmes, teatro, acesso internet, acervo de CDs e DVDs, reflete as mudanas ocorridas nos ltimos anos nos espaos anteriormente destinados s bibliotecas. 08) o arquiteto portugus Alvaro Siza, que recentemente desenvolveu um projeto inovador no Brasil para a nova sede da Fundao Iber Camargo, em Porto Alegre, conhecido por suas obras, em que a alta tecnologia a protagonista - a chamada arquitetura high tech. 16) o teatro da pera de Sidney, projeto do arquiteto Jrn Utzon, converteu-se, por exibir em suas formas linhas que remetem imagem de um barco a vela, em smbolo da cidade localizada beira-mar.

Inicialmente, o termo gtico fora utilizado pelos estudiosos de forma desdenhosa para definir uma arquitetura que consideravam to brbara, que ela poderia at ter sido criada pelos godos, povo que invadira o Imprio Romano e destrura muitas de suas obras (PROENA, Graa. Histria da Arte. So Paulo: tica, 2007 - p. 74). Mais tarde, o termo perderia o carter depreciativo ao continuar ligado a uma das grandes revolues na tcnica construtiva. Acerca da arquitetura gtica, correto afirmar que 01) a abbada de nervuras, estrutura gerada em funo do emprego do arco semicircular, um dos legados da tcnica construtiva da arquitetura romnica adotada pelos novos construtores. 02) o emprego do arco ogival permitiu a construo de igrejas mais altas com a impresso de verticalidade ainda mais acentuada pelo desenho das ogivas que se alongam e apontam para o alto. 04) o arcobotante foi um importante recurso tcnico introduzido pela arquitetura gtica, pois, ao transmitir a presso de uma abbada diretamente para contrafortes externos, permitiu aumentar as aberturas de iluminao. 08) ao lanar mo do uso de pilares dispostos a intervalos regulares os construtores do perodo conseguiram suprimir as grossas paredes que sustentavam a estrutura e que caracterizavam a arquitetura romnica. 16) os vitrais, que na arquitetura romnica tinham cores predominantemente escuras com o objetivo de obscurecer o interior das igrejas, ganharam cores radiantes ao serem importados para as igrejas gticas.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2011 Prova 3 Artes

Questo

13

Questo

14

Reconhecido internacionalmente desde a dcada de 1940, Oscar Niemeyer, com suas linhas curvas, considerado o arquiteto brasileiro mais criativo de todos os tempos. Outros nomes, no entanto, destacam-se no cenrio da produo arquitetnica modernista no pas. A esse respeito, correto afirmar que 01) Lcio Costa pode ser considerado o primeiro arquiteto a buscar a expresso moderna, com sua Casa Modernista da Rua Santa Cruz, de 1927-1928, que, embora utilizasse tcnicas construtivas tradicionais, era despida de ornamentos. 02) o arquiteto Paulo Mendes da Rocha tornou-se conhecido ao projetar o edifcio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo, caracterizado pelo grande espao livre conhecido como Salo Caramelo. 04) junto com Oscar Niemeyer diversos outros arquitetos participaram do projeto do edifcio do Ministrio da Educao e Sade que marcaria o surgimento de uma nova arquitetura no Brasil. Entre eles esto Lcio Costa, Jorge Moreira, Carlos Leo e Affonso Eduardo Reidy. 08) o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, autor do projeto da reforma do edifcio da Pinacoteca do Estado de So Paulo, uma das mais importantes referncias da arquitetura brasileira, tendo sido premiado com o Pritzker, o prmio de maior prestgio entre os arquitetos. 16) a arquiteta italiana Lina Bo Bardi aclamada por sua proposta ousada para o Museu de Arte de So Paulo, construdo em concreto armado e no qual a sustentao do corpo do edifcio se d com apenas duas vigas e quatro pilares.

As ideias do arquiteto franco-suo Le Corbusier, considerado um dos maiores mestres da arquitetura moderna, tiveram forte influncia nos arquitetos que viriam a produzir a chamada moderna arquitetura brasileira. Acerca de Le Corbusier, correto afirmar que 01) seu projeto para o Museu Guggenhein, localizado em Nova York, considerado inovador principalmente pela forma de caracol dada ao edifcio, que permite ao visitante subir pelo elevador e descer utilizando as suaves rampas onde esto expostas as obras de arte do acervo. 02) lanou os cinco pontos da arquitetura moderna que a diferenciavam por s serem possveis nos tempos modernos. Entre esses pontos, que defendia como essenciais na nova forma de projetar e construir, estavam os pilotis, o sistema de janelas horizontais e a planta livre. 04) as obras pelas quais se tornou famoso s foram possveis com o uso do concreto armado, que possibilitava a construo de lajes extensas sobre um nmero reduzido de pilares que separavam a construo do solo, alm de permitir a independncia da estrutura das paredes. 08) sua importncia para a arquitetura brasileira comeou com sua vinda ao pas para atuar como consultor da equipe de arquitetos que projetou o novo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, obra realizada inteiramente em linhas retas e com concreto armado. 16) alm da arquitetura so tambm notveis suas propostas para uma nova linguagem urbanstica, segundo a qual uma cidade moderna deveria integrar perfeitamente sua arquitetura e urbanizao, separando centros residenciais dos setores administrativos. Tais ideias tiveram forte influncia na construo de Braslia.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2011 Prova 3 Artes

Questo

15

Questo

17

Alm de ter produzido ao longo de sua histria ferramentas que facilitassem sua vida, permitindo superar suas limitaes fsicas, o homem tambm criou artefatos que, aparentemente, no possuam qualquer utilidade prtica. A chamada produo artstica, no entanto, no est isolada das demais atividades humanas, do modo de produo da vida de uma civilizao. A respeito da arte como uma expresso cultural indissociada do modo de vida de um povo e de uma poca, correto afirmar que 01) o ciclo da borracha, que enriqueceu as cidades do Norte do Brasil, proporcionou o desenvolvimento de uma arquitetura requintada na regio. 02) uma cadeira no pode ser classificada como uma obra de arte, pois, por ser um objeto utilitrio, no pode ser considerada uma expresso cultural. 04) a religio permeava toda a vida no Egito antigo. Dessa maneira, a arte egpcia, desde a escultura at a arquitetura, era orientada em funo da crena religiosa. 08) durante o perodo em que morou no Taiti Gauguin impressionou os habitantes das ilhas com sua pintura que reproduzia cenas da vida noturna parisiense. 16) durante o Renascimento, com seu carter marcadamente religioso, a produo pictrica era fundamentalmente annima, pois o artista sempre expressava o divino.

A partir dos anos de 1930, a arquitetura brasileira passou por uma mudana que a aproximou da produo dos pases europeus e dos EUA, com suas linhas mais retas e o conceito de que a forma de uma construo deveria derivar da funo do edifcio. Acerca dessa afirmao e do movimento de que trata, correto afirmar que 01) o ecletismo e a Art Nouveau produzidos no Brasil ganharam novo alento ao comearem a tomar como exemplo os movimentos artsticos franceses. 02) os projetos de moradias confortveis e agradveis para trabalhadores indicam uma preocupao dos arquitetos com questes sociais decorrentes da industrializao do pas. 04) projetos elaborados pelos arquitetos lvaro Vital Brazil, Carlos Frederico Ferreira e Affonso Eduardo Reidy foram representativos dessa produo. 08) a modernizao da arquitetura se refletiu na modernizao da paisagem urbana e o edifcio Esther, com garagens subterrneas que liberam o pavimento trreo para outras atividades, um exemplo disso. 16) os arquitetos que participaram do movimento optaram por relegar os motivos florais e os brases apenas s fachadas dos edifcios modernos.

Questo

16

O desenvolvimento da indstria e da tecnologia teve consequncias em diversos aspectos da vida do homem, e, no campo da arte, isso bastante evidente. A respeito da Indstria Cultural, correto afirmar que 01) a possibilidade da produo em srie de forma rpida de cpias idnticas de uma obra fez com que a obra de arte deixasse o espao exclusivo dos museus e atingisse um pblico muito maior. 02) a produo em srie de cpias idnticas de uma obra fez com que o artista se inserisse no processo, em novas atividades artsticas ligadas indstria, como o design e a publicidade. 04) a reprodutibilidade da obra de arte, facilitando seu acesso a um pblico muito maior, tornou os museus do mundo inteiro em um espao obsoleto, mero depsito de obras do passado. 08) da mesma forma que na indstria a produo e o trabalho artstico sofreram uma fragmentao que faz com que o artista se transforme em um operrio que executa uma pequena parte de um trabalho coletivo. 16) o cinema, apesar de exigir a intermediao de uma mquina entre o artista e a obra, por narrar histrias por meio de imagens de grande beleza, no pode ser considerado como parte da indstria cultural.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2011 Prova 3 Artes

Questo

18

Questo

20

Acerca do Modernismo, movimento que caracterizou o incio do sculo XX, correto afirmar que 01) o Futurismo, que o precedeu, procurava inspirao na velocidade e buscava a representao do ritmo gerado pela mecanizao das indstrias. 02) o Dadasmo, batizado pelo poeta hngaro Tristan Tzara, considerava que a arte perdera todo o sentido devido ao irracionalismo implantado pela guerra no continente europeu. 04) redefinia a prpria funo do artista, pois j existiam tcnicas que reproduziam a realidade de forma superior s imagens obtidas pelas artes plsticas. 08) o Surrealismo alcanou sua expresso mxima com o pintor russo Wassily Kandinsky, com a tela Batalha. 16) o pintor italiano Modigliani, apesar de ser um artista moderno, buscava em seus retratos uma reproduo fiel das pessoas.

Tupy or not tupy, that is the question. Sobre essa frase, correto afirmar que 01) seu autor, juntamente com Mrio de Andrade e Menottti del Picchia, participou do Grupo Klaxon. 02) compunha o manifesto que inaugurou o movimento artstico que recusava qualquer forma de arte que no fosse a genuinamente brasileira. 04) o movimento artstico a que se refere caracterizado pelas cores ditas caipiras, como o rosa e o azul, e pela geometrizao de frutas e flores tropicais. 08) as ideias depreendidas da tela Aboporu ou O Aboporu, de Tarsila do Amaral, inspiraram o autor da frase na teorizao do movimento expresso. 16) o movimento artstico que expressa foi impulsionado pelo progresso tcnico-industrial que dava seus primeiros passos no Brasil no incio do sculo XX.

Questo

19

Segundo Giulio Carlo Argan, em seu livro Clssico anticlssico, o arquiteto Fillipo Brunelleschi foi o primeiro a pensar a arquitetura como um espao, ou seja, como manifestao [...] de uma lei construtiva interior do universo, que pode ser revelada apenas ao homem, porque dotado de razo, e aquela lei, que afinal a lei da criao (a divina proportione) racional por excelncia. A respeito de Brunelleschi, assinale o que for correto. 01) Em seu projeto para a capela Pazzi, traado segundo precisos princpios cientficos, alcanou plenamente os objetivos preconizados para a arquitetura gtica. 02) Em sua poca, a preocupao dos construtores era diferente da dos gregos, bizantinos e romnicos. Era, ento, preciso criar espaos compreensveis a partir de todos os ngulos visuais. 04) Apesar de ser pintor, escultor e arquiteto e um grande conhecedor de Matemtica e Geometria, foi como construtor que realizou seus mais importantes trabalhos. 08) Foi o responsvel pela construo da catedral de Chartres, a qual impressiona pela imensa altura da nave central e da cpula, que ficou a mais de 36 metros do cho. 16) Concluiu a construo da igreja de Santa Maria del Fiore, cobrindo o espao reservado cpula, at ento aberto, assentando o domo sobre o tambor octogonal das paredes de pedra.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2011 Prova 3 Artes

You might also like