You are on page 1of 9

A implantao do Liberalismo em Portugal

Portugal no sculo XIX:

O Bloqueio Continental e as invases francesas:

A rivalidade entre a Frana e a Inglaterra na luta pela supremacia internacional, levou Napoleo a decretar o Bloqueio Continental, em 1806, que proibia as naes europeias de comerciar com a Inglaterra. Portugal, tradicional aliado da Inglaterra, recusa-se a aderir ao Bloqueio Continental e, em consequncia, sofre 3 invases francesas.

A conjuntura poltica, econmica e social que levou revoluo


Conjuntura poltica:

A entrada das tropas napolenicas em Portugal, a 27 de Novembro de 1807 levavam sada da famlia real e da corte portuguesa para o Brasil. Esta mudana para o Brasil foi vista por todos como uma fuga. O domnio do general Beresford, que na ausncia do rei D. Joo VI, organizou a defesa contra os franceses, controlou a economia, exerceu a represso contra as ideias liberais e conquistou o dio dos militares, que perdiam os seus postos de comando para ingleses. A permanncia dos franceses no territrio portugus contribua para a difuso das ideias liberais, bem como o exemplo da revoluo liberal espanhola de 1820. Conjuntura econmica:

As invases francesas provocaram destruio; desorganizao na economia e o dfice financeiro. A elevao do Brasil a reino, pois durante a sua estadia, o rei tomou medidas favorveis economia brasileira, como por exemplo: a abertura dos portos do Brasil Inglaterra (1808), obrigando a burguesia portuguesa a competir com os estrangeiros pelo mercado brasileiro e o tratado de comrcio com a Inglaterra (1810), que favorecia a entrada de manufaturas inglesas no Brasil. Conjuntura social: As ms condies de vida e as pesadas obrigaes senhoriais condenavam os camponeses misria. A burguesia comercial insatisfeita com as condies econmicas do pas, ansiava pela mudana.

Portugal recebia muita propaganda liberal (panfletos e edies traduzidas da Constituio espanhola), o que contribua para o desejo de mudana.

Principais promotores
Os principais promotores desta revoluo liberal burguesa foram Manuel Fernandes Toms, Jos da Silva Carvalho e Jos Ferreira Borges, os homens que tiveram um papel preponderante na evoluo poltica de Portugal.

Sindrio
O Sindrio, associao secreta, fundado em 22 de Janeiro de 1818, por quatro maons do Porto - Fernandes Toms, Ferreira Borges, Silva Carvalho (juristas) e Ferreira Viana (comerciante). Tinham por objetivo instaurar o liberalismo em Portugal e foram os protagonistas da j planeada revoluo liberal que libertaria o pas. Reviam-se e inspiravam-se na Constituio de Cdis (Espanha), cujo modelo pretendiam implementar em Portugal como lei fundamental, substituindo os princpios absolutos que regiam a monarquia no nosso pas. Constituio de Cdis (Espanha): estipula que o rei tem os seus poderes limitados, devendo governar juntamente com os ministros, o sistema administrativo centralizado baseia-se nos municpios e nas provncias e apenas uma Cmara Parlamentar, sem privilgios para os representantes da nobreza ou da Igreja.

O triunfo da Revoluo vintista


A 24 de Agosto de 1820, aproveitando a ausncia de Beresford, o Sindrio deu incio, no Porto, Revoluo Liberal. Contou com o apoio de negociantes, de magistrados e de proprietrios fundirios. Pouco tempo depois, contou tambm com a adeso de Lisboa e de todo o pas. Manuel Fernandes Toms ficou encarregue da

redao do Manifesto aos Portugueses, onde se estabeleceram os objetivos da revoluo.

Ao analisarmos o Manifesto aos Portugueses de Manuel Fernandes Toms, podemos concluir que os revolucionrios defendiam o nacionalismo, o respeito pela monarquia e pelo catolicismo. Apelavam aliana do rei com as foras socias representadas nas Cortes, pretendiam convocar umas novas Cortes e a elaborao de uma Constituio, defensora da autoridade rgia e dos direitos dos Portugueses. Esta Constituio sustentaria uma governao justa e eficaz , a salvao para a crise em que o pas se encontrava.

A Constituio de 1822
A 28 de Setembro, os governos do Porto e de Lisboa fundiram-se numa nova Junta Provisional do Supremo Governo do Reino, com Freire de Andrade na presidncia. O novo governo exerceu funes durante quatro meses e organizou eleies para as Cortes Constituintes. A 1 reunio das Cortes Gerais, Extraordinrias e Constituintes da Nao Portuguesa deu-se a 24 de Janeiro de 1821 no Palcio das Necessidades. Da reunio das cortes (1821-1822) resultou a Constituio de 1822, assinada pelos deputados em 23 de Setembro. Entretanto, D. Joo VI regressa do Brasil (por intimao das Cortes), com a famlia e a corte, assina a Constituio e jura respeit-la a 1 de Outubro. "Dom Joo por Graa de Deus e pela Constituio da Monarquia Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, Daqum e Dalm-Mar em frica e Senhor da Guin fao saber a todos os meus sbditos que as Cortes Gerais Extraordinrias e Constituintes decretaram e eu aceitarei, e jurei a seguinte Constituio Poltica da Monarquia Portuguesa () Art. 1 - A Constituio Poltica da Nao Portuguesa tem por objectivo manter a liberdade, segurana e propriedade de todos os portugueses () Art. 9 - A lei igual para todos () Art. 30 - Estes poderes so legislativo, executivo e judicial. Cada um destes poderes de tal modo independente que um no pode arrogar a si a atribuio do outro () Art. 104 - A lei a vontade dos cidados declarada pelos seus representantes juntos em Cortes () Art. 122 - A autoridade do Rei consiste geralmente em fazer executar as leis () Art. 176 - O poder judicial pertence exclusivamente aos juzes. Nem as Cortes nem o Rei o podero exercitar em caso algum ()" Constituio de 1822 (adaptao)

Ao analisarmos a Constituio de 1822, conclumos que esta ao ser elaborada de acordo com a vontade da ala mais radical dos deputados, se tornou um documento arrojado para a sua poca. O art. 1 reconhece os direitos e os deveres dos cidados, garantindo a liberdade, a segurana e a igualdade perante a lei (Art. 9 - A lei igual para todos ()). A Constituio afirma a soberania da Nao, cabendo aos vares maiores de 25 anos, que soubessem ler e escrever, a eleio direta dos deputados (sufrgio no-universal). O poder real foi limitado e submetido supremacia das Cortes Legislativas. O rei detinha o poder executivo e o direito de veto. O absolutismo chegava assim ao fim, pois a soberania residia nas Cortes e no no rei, A soberania reside essencialmente em a Nao. A sociedade de ordens foi abolida e a responsabilidade de elaborao das leis foi entregue a uma Cmara nica, A iniciativa direta das leis somente compete aos representantes da Nao junto em Cortes.

Vintismo
O Vintismo identificado como um liberalismo de tipo radicalista, institudo na sequncia da revoluo de 1820 e consagrado na Constituio de 1822. Vigorou em Portugal, entre 1822 e 1826, caracterizou-se pelo radicalismo das suas posies, ao instituir o dogma da soberania popular e ao no reconhecer qualquer situao de privilgio nobreza e ao clero. O Vintismo representa tambm o ponto de rutura com o Antigo Regime.A Constituio de 1822 foi uma das vitrias polticas do Vintismo, apesar da crescente contestao dos setores absolutistas do Reino, que se agitavam cada vez mais.

Duas facetas vintistas


No perodo do Vintismo possvel destacar duas faes polticas: por um lado uma fao liberal que defendia tendncias conservadores e moderadas e por outro, uma fao onde se defendiam tendncias gradualistas e radicais. O radicalismo poltico portugus tem assim a sua primeira expresso no Vintismo.

O insucesso do Vintismo
O Vintismo fracassou por vrios motivos:

Pela oposio constante das ordens privilegiadas que no queriam perder os seus direitos e pelos defensores do absolutismo (os quais viriam em 1823 a desencadear a Vila-Francada e em 1824 a Abrilada);

Pelo descontentamento das classes populares, que pretendiam uma reforma socioeconmica mais profunda. As Cortes Constituintes representavam exclusivamente os interesses da burguesia rural em detrimento do pequeno campesinato, pois os deputados das Cortes eram, tambm, proprietrios de terras.

Pela poltica antibrasileira das Cortes Constituintes de Portugal, que queriam restituir o Brasil condio de colnia. Nesse sentido, anularam os benefcios comerciais atribudos ao Brasil, ao longo da permanncia de D. Joo VI; aprovaram vrias leis que tornavam o Brasil dependente de Lisboa e que retiravam a liberdade de comrcio colnia.

O prncipe regente D. Pedro foi chamado a Portugal com o pretexto de concluir a sua educao na Europa. D. Pedro permaneceu no Brasil e proclamou a sua independncia a 7 de Setembro de 1822, sendo coroado Imperador do Brasil. A perda do Brasil resultou no profundo mal-estar social face perda da principal colnia e suporte econmico do nosso pas.

Vila-Francada e Abrilada

Vila-Francada:
Ao analisarmos o discurso de D. Miguel podemos concluir que a contrarrevoluo absolutista foi uma reao ao radicalismo da Constituio de 1822 e perda de privilgios que esta estabelecia. Com o apoio do Clero, da Nobreza e de D. Carlota Joaquina, a 27 de Maio de 1823, D. Miguel revolta-se em Vila Franca de Xira com o objetivo de restabelecer o absolutismo. As Cortes cedem presso dos revolucionrios e o rei props-se a modificar a Constituio. Nomeou D. Miguel comandante-chefe do Exrcito e constituiu um novo Ministrio. As Cortes liberais foram dissolvidas no dia 3 de Junho.

Abrilada:

Os absolutistas no desistem e em Abril de 1824, os partidrios de D. Miguel prenderam os membros de Governo e espalharam a confuso em Lisboa, no sentido de levar o rei a abdicar e a confiar a regncia sua esposa. Auxiliado pelo corpo diplomtico em Portugal, em especial pelo embaixador francs Hyde de Neuville, D. Joo VI derrota o golpe, conhecido por Abrilada. D. Miguel foi obrigado a embarcar com destino a Frana, chegando assim ao fim a rebelio dos miguelistas.

O fim do Vintismo
Ameaado pelos golpes contrarrevolucionrios da VilaFrancada e da Abrilada, o Vintismo foi definitivamente vencido pela tendncia moderada do Cartismo (defensor da Carta Constitucional de 1826), que se implanta em 1834, aps a guerra civil entre liberais e absolutistas. O fim do Vintismo como primeiro momento do liberalismo institucional em Portugal consumou-se na ltima reunio das Cortes vintistas a 2 de Junho de 1823. A Constituio foi logo abolida por D. Miguel, restabelecendo-se o regime absolutista.

Concluso
Interessada em acabar com os regimes monrquicos absolutistas de forma a intervir diretamente na conduo dos destinos das naes, os interesses da burguesia triunfaram em Portugal com a Revoluo Liberal de 1820, que ps fim s tradicionais caractersticas do Antigo Regime. O triunfo do liberalismo em Portugal consolidou os ideais burgueses. No entanto, a liberdade, a igualdade, a propriedade e a segurana individual conquistadas acabariam por no resistir a um conjunto de incompatibilidades e acabariam por ser esquecidas quando D. Miguel restitui o absolutismo.

You might also like