You are on page 1of 17

Educao Ambiental Roteiro para elaborao de projetos FEHIDRO

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO Alberto Goldman Governador SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE Francisco Graziano Neto Secretrio COORDENADORIA DE EDUCAO AMBIENTAL Maria de Lourdes Rocha Freire Coordenadora

Coordenadoria de Educao Ambiental Maria de Lourdes Rocha Freire Coordenadora Departamento de Educao Ambiental Jlia de Lima Krahenbhl Diretora Centro de Anlise e Avaliao de Projetos Rachel Marmo Azzari Domenichelli Diretora Equipe Tcnica Claudia Beltrame Porto Elza Marcondes Pincherle de Freitas Lcia Helena Manzochi Maria Anglica Oliveira Gonalves Maria Fernanda Romanelli Natlia Ferreira de Almeida Rosilene Dias

So Paulo, junho de 2010

CONSIDERAES PARA APRESENTAO DE PROJETOS DE EDUCAO AMBIENTAL NO FEHIDRO Este modelo foi desenvolvido com o intuito de facilitar a elaborao de projetos de educao ambiental por parte dos possveis tomadores de recursos FEHIDRO. Trata-se de um roteiro orientativo e exemplificativo, com a finalidade de dar indicativos para que os proponentes forneam o mximo de detalhes possveis sobre os projetos propostos, permitindo que a anlise seja mais dinmica e que a concluso sobre a viabilidade tcnica e financeira esteja mais clara para ambos os interessados. Entendemos como Educao Ambiental todos os processos permanentes de aprendizagem e formao individual e coletiva para reflexo e construo de valores, saberes, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias, visando melhoria da qualidade da vida e uma relao sustentvel da sociedade humana com o ambiente que a integra. (Art. 3 Lei n 12.380 de 30/11/2007 Poltica Estadual de Educao Ambiental). Os processos a que se refere Lei Estadual no se resumem mera distribuio de folhetos ou a exposio de contedos, que por si s geralmente no educam. Entendemos que bons projetos de Educao Ambiental possibilitam a construo do conhecimento e estimulam a formao de uma mentalidade scio-ambiental, e geram produtos (Anexo A) que permitam que as comunidades conheam o ambiente em que vivem e sintam-se parte dele, compreendendo seus direitos e deveres em relao a ele, e pratique-os em sua plenitude. Este documento estabelece apenas algumas frentes de atuao possveis de educao ambiental. Independente do tipo de ao proposta, fundamental que o projeto esteja estruturado da forma como se aponta neste modelo. Recomendamos que os proponentes acessem tambm os manuais consultados para elaborao deste modelo, se julgarem necessrio. Esclarecemos que este modelo no substitui a leitura do Manual de Procedimentos Operacionais (MPO) do FEHIDRO, de outubro de 2009, sendo imprescindvel seu completo entendimento por parte dos responsveis pela execuo do projeto. O no cumprimento dos itens do MPO implica na no aprovao do empreendimento. Por fim, ressaltamos que o encaminhamento do projeto, por parte do proponente, nos moldes do presente modelo, no pressupe garantia de aprovao nos rgos colegiados e/ou Agente Tcnico CEA. Para tal, o projeto ser submetido anlise e dever estar tecnicamente adequado com as especificaes do MPO.

Equipe do Centro de Anlise e Avaliao de Projetos Agente Tcnico Coordenadoria de Educao Ambiental

Roteiro para elaborao de Projeto de Educao Ambiental no FEHIDRO


TTULO Utilize um ttulo curto, objetivo e que realmente represente a idia principal do projeto. Caso o empreendimento tenha um nome fantasia, este no substitui o ttulo do empreendimento, devendo ser colocado aps o ttulo principal. 1- APRESENTAO INSTITUCIONAL DO TOMADOR (Quem somos?) Apresente informaes concisas e diretas de sua entidade: quando surgiu, o que motivou sua criao, quais so seus objetivos e rea de atuao. Faa um breve relato das atividades j desenvolvidas pela instituio, relacionadas com o empreendimento proposto, citando parcerias j realizadas. 1.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Apresente a estrutura organizacional/administrativa da instituio proponente, conforme o estatuto social e a ata da ltima eleio, citando nominalmente os membros eleitos. 2 INTRODUO (Em que cenrio est inserido o problema?) A introduo deve ser sucinta e apresentar o cenrio do projeto, com o intuito de aproximar o leitor da realidade local. O texto deve ser claro e objetivo, contendo informaes gerais sobre a rea de atuao do empreendimento proposto (localizao, rea, dados demogrficos dos municpios/bairros abrangidos) e contextualizando as questes socioambientais ali existentes. Caso o projeto envolva capacitao de professores, atividades com alunos e/ou produo de material didtico, necessrio descrever a quantidade de municpios, escolas, alunos e professores da rea abrangida. 3 IDENTIFICAO DO PROBLEMA Descreva os problemas ou carncias existentes na regio, sobre os quais o empreendimento pretende atuar.

4 JUSTIFICATIVA (Por que e para que executar o projeto?) Descreva as razes pelas quais o empreendimento deve ser realizado e como poder contribuir para a soluo ou amenizao dos problemas identificados. A justificativa deve ser bem fundamentada e indicar compatibilidade com o Plano de Bacia Hidrogrfica. 5 OBJETIVOS (O que se pretende fazer?) Os objetivos devem refletir os propsitos do projeto e antever os resultados esperados ao final de sua execuo. Portanto, sua descrio deve ser clara e realista. Alm disso, o objetivo deve ser passvel de ser alcanado por meio das metas e atividades propostas no projeto, sempre mantendo coerncia com a justificativa. 5.1 OBJETIVO GERAL O objetivo geral demonstra de forma ampla os benefcios a serem alcanados com a realizao do projeto, sendo normalmente genrico e de longo prazo. 5. 2 - OBJETIVOS ESPECFICOS So detalhamentos do objetivo geral. Devem ser tangveis e concretos, bem delimitados e passveis de serem verificados. So alcanados por meio das atividades desenvolvidas a mdio e curto prazo e devem ter uma clara correspondncia com os resultados esperados. 6 PBLICO-ALVO (Quem so os beneficirios do projeto?) Descreva o pblico que ser diretamente beneficiado pelo empreendimento. A indicao precisa do pblico-alvo facilita o estabelecimento de linguagens e mtodos adequados para atingir os objetivos propostos. Assim, deve-se levar em considerao as caractersticas do pblico envolvido, como a faixa etria, o grupo social, dentre outros aspectos. A delimitao do pblico-alvo deve ser coerente com as metas e resultados almejados, podendo haver, se for o caso, a indicao de beneficirios indiretamente atingidos pelo projeto.

7 METODOLOGIA (Como fazer?) Indique os referenciais tericos (idias e conceitos considerados importantes, que contribuem para nortear a prtica do projeto) e os mtodos a serem utilizados para alcanar os objetivos especficos propostos. So exemplos de mtodo de trabalho: oficinas, recursos audiovisuais, debates, palestras, encontros e seminrios, estudo do meio, atividades ldicas (teatro, jogos), dinmicas de grupo, artes plsticas, atividades prticas, entre outros. Descreva de forma lgica e sequencial as tcnicas, instrumentos e recursos que sero utilizados. Aponte a razo da escolha de determinada tcnica e a forma como ela ser empregada. 8 EQUIPE TCNICA De acordo com o MPO, item 2.1.1, alnea f, a entidade tomadora de recursos dever possuir corpo tcnico com qualificao compatvel com o empreendimento a ser executado. O proponente deve atentar para o item 4.1.2.3 do MPO quando selecionar e contratar a equipe envolvida na execuo do projeto. Para apresentar a equipe tcnica do seu projeto, preencha as tabelas abaixo no Termo de Referncia. Contrapartida (Quando for o caso, inclua tambm as instituies parceiras)
Nome do profissional Formao ou qualificao profissional * Funo no projeto Dedicao ao projeto (em horas) Fonte Pagadora

* Seguir Anexo XIV do MPO para valores mximos de mo-de-obra, preenchendo o tipo de cargo e a formao/qualificao desejada (Ex: Tcnico Nvel Superior Bilogo; Tcnico Nvel Mdio - Administrativo).

FEHIDRO (corpo tcnico a ser contratado para execuo do projeto)


Formao ou qualificao Funo no projeto Dedicao ao projeto (em horas) profissional desejada *

* Seguir Anexo XIV do MPO para valores mximos de mo-de-obra, preenchendo o tipo de cargo e a formao/qualificao desejada (Ex: Tcnico Nvel Superior Bilogo; Tcnico Nvel Mdio - Administrativo).

9 PARCERIAS ENVOLVIDAS Parceiro toda pessoa fsica ou jurdica, que por meio de termo de parceria, colabora para o desenvolvimento do projeto, agregando valor ao mesmo, mediante o fornecimento ou disponibilizao de recursos financeiros, humanos, materiais, instalaes e/ou servios. O detalhamento do papel dos parceiros imprescindvel e deve constar tanto no Termo de Referncia, como no instrumento de formalizao da parceria. O Termo de Parceria, Convnio ou Colaborao celebrado deve ser apresentado no momento da proposio do empreendimento. Destacamos que, no caso de Termo de Cooperao Tcnica e de Doao de Bens Mveis, deve ser utilizado o modelo constante no Anexo XIII do MPO. Se forem oferecidos bens e servios provenientes de convnios e parcerias celebradas com pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado como contrapartida, observe o item 3.6.6 do MPO. 10 - METAS E ATIVIDADES As metas envolvem as aes e as atividades necessrias para alcanar certo objetivo especfico. Devem ser claras, exequveis e mensurveis em determinado perodo de tempo. Considerando cada objetivo especfico do seu projeto, descreva as respectivas metas e atividades previstas, como disposto a seguir. Objetivo especfico 1: (informe o objetivo especfico) Meta 1: (informe a meta) Atividade 1: (informe o nome da atividade) Responsveis: (indique os profissionais que estaro envolvidos e a previso de horas de trabalho necessrias para execuo desta atividade) Perodo de execuo: (indique em que ms/meses a atividade ser realizada. Ex: meses 1 e 2)

Descrio: (apresente todas as informaes fundamentais de cada atividade e dos produtos previstos, conforme Anexo A deste roteiro. As demais condicionantes dispostas nos itens 2.2.4 e 2.2.5 do MPO tambm devem ser seguidas.) Recursos necessrios: (indique e justifique os equipamentos e materiais necessrios para a realizao da atividade. Os elementos dispostos neste item devem estar previstos na Planilha de Oramento. Caso solicite recursos para financiar combustvel ou refeies, apresente neste item o Memorial de Clculo, justificando-os.) Meios de verificao: (indique as formas que sero utilizadas para comprovar a realizao das atividades. Exemplos: material produzido, relatrios, pesquisa por amostragem, relatrios fotogrficos, atas de reunies, questionrios, lista de presena, instrumentos jurdicos, notcias da mdia, entre outros.) OBS: Lembre-se que cada objetivo especfico pode ter mais de uma meta, da mesma forma que cada meta pode ter mais de uma atividade. 11 - PROPOSTAS PARA AVALIAO DO PROJETO DESENVOLVIDO Anteriormente voc j indicou meios de verificar a realizao das atividades propostas. Agora, aponte aes que voc pretende desenvolver no sentido de avaliar os resultados das atividades realizadas. A avaliao deve ser feita continuamente, ao longo do projeto, e importante que contemple formas participativas de avaliao, extrapolando a equipe de realizao do projeto, incluindo beneficirios, parceiros e outros envolvidos. Alguns exemplos possveis: auto-avaliaes, rodas de conversa, entrevistas, questionrios, encaminhamentos (desdobramentos surgidos a partir do projeto), indcios de mudanas de hbito, entre outros. O tomador dever enviar ao agente tcnico os registros destas aes de avaliao e tambm uma sistematizao e interpretao dos dados. As avaliaes parciais e a avaliao final do projeto devero fazer parte dos relatrios tcnicos de atividade, necessrios comprovao fsica do empreendimento e prestao de contas de cada uma das parcelas do financiamento.

12 - ESTRATGIAS DE SUSTENTABILIDADE Nos casos em que for pertinente dar continuidade ao projeto aps o encerramento do financiamento, demonstre como esta ser viabilizada, indicando possveis fontes de recursos, parcerias ou redes de cooperao. 13 - BIBLIOGRAFIA De acordo com item 2.1 do MPO, pr-requisito para obteno de financiamento do FEHIDRO que, para a elaborao do projeto, tambm sejam utilizados dados e estudos existentes. Assim, referencie no corpo do texto e indique aqui todas as obras consultadas (livros, artigos, documentos, mapas, inventrios, escritos, impressos, gravaes em variados meios, entre outros) que serviram de fonte para elaborao do seu projeto. 14 - CRONOGRAMA FSICO - FINANCEIRO Cada item do Cronograma Fsico-Financeiro (Anexo VII do MPO) corresponde a uma atividade prevista no projeto. Assim, preencha os campos de acordo com o perodo de execuo, relacionando-os aos recursos necessrios para a sua realizao. Consulte modelo no Anexo B deste roteiro. 15 PLANILHA DE ORAMENTO Preencha a Planilha de Oramento (Anexo VIII do MPO) detalhando os

custos/despesas de cada item necessrio, agrupando-os por atividade. Para cada item, informe a unidade, a quantidade, valores (unitrio e total) e a fonte do recurso. Consulte modelo no Anexo C deste roteiro.

FONTES CONSULTADAS PARA A ELABORAO DESTE ROTEIRO

COORDENADORIA

DE

PLANEJAMENTO

AMBIENTAL

ESTRATGICO

EDUCAO AMBIENTAL, 2005. Manual para Elaborao, Administrao e Avaliao de Projetos Socioambientais. COFEHIDRO, Outubro 2009. FEHIDRO Manual de Procedimentos Operacionais para Investimento. PETROBRAS, 2008. Programa Petrobras Ambiental - Roteiro para Elaborao de Projetos Seleo Pblica 2008. COORDENADORIA FEHIDRO. COORDENADORIA DE EDUCAO AMBIENTAL, 2009. Manual de Implantao de Centros de Educao Ambiental. COMIT DE BACIA HIDROGRFICA DO LITORAL NORTE, 2010. Manual para elaborao de projetos CBH-LN FEHIDRO. Anexo I da Deliberao CBH-LN n 108, de 11 de dezembro de 2009. DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL ESTRATGICO E

EDUCAO AMBIENTAL Educao Ambiental Elaborao de Projetos

ANEXO A
(Produtos dos projetos de Educao Ambiental)

ATIVIDADE
CARTILHA, LIVRO, MANUAL, ATLAS, ALMANAQUES, APOSTILAS E SIMILARES

DESCRIO Plano da Obra/ Roteiro/Sumrio/Itemizao; Tiragem; Formato: n de pginas, tamanho, tipo de papel do miolo, da capa, se contm ilustraes; quantidade de cores, se colado ou grampeado Pblico alvo; Cronograma: perodo de elaborao, impresso e distribuio; Estratgias de divulgao e distribuio do material a ser produzido; Periodicidade e previso de edies; Avaliao. Apresentao de estudo que justifique a confeco, bem como numero de pessoas que tero acesso do produto; Quantidade; Publico alvo; Estratgias de realizao

MAQUETES DIDTICAS, PAINEIS, JOGOS PEDAGGICOS, APRESENTAES ARTISTICAS E SIMILARES


FOLHETOS

Temtica; Tiragem; Formato: tipo de papel, tamanho, nmero de obras, ilustraes, quantidade de cores; Pblico alvo; Perodo de elaborao, impresso e distribuio; Estratgias de divulgao e distribuio do material a ser produzido; Avaliao/indicadores de desempenho. Caractersticas: assunto, formato, tamanho, cores, quantidade e linguagem; Pblico alvo; Perodo de elaborao, impresso e distribuio; Estratgias de divulgao e distribuio do material a ser produzido; Locais de divulgao; Avaliao

CARTAZES

PERIDICOS, JORNAIS, REVISTAS, RELATRIOS E BOLETINS

Identificao e caracterizao da publicao: formato, arte, tamanho, numero de paginas, papel, cores, etc. Periodicidade e previso de edies; Tiragem; Pblico Alvo; Sistema de distribuio; Previso de financiamento de at 3 edies ou um ano de circulao; Apresentao de garantia de auto-sustentao aps o encerramento do financiamento; Estratgias de divulgao e distribuio do material a ser produzido; Avaliao Histrico das atividades correlatas ou similares nos domnios do colegiado; Programa de cursos e planos de aulas /atividades Metodologia: palestras, debates, estudos do meio, discusso de textos e vdeos; Pblico alvo; Perfil desejvel do corpo docente/palestrante/ treinadores/capacitadores; N de docentes por curso/oficina; N de cursos/palestras/oficinas; Carga horria de cada palestra/curso/oficina; Cronograma; N de vagas ; Forma de participao e critrios de seleo dos alunos/participantes; Horrios e locais de realizao; Recursos didticos necessrios; Recursos materiais necessrios; Estratgias de divulgao; Estratgia que assegure a participao de no mnimo 50% dos participantes previstos; Definio de indicadores de desempenho para avaliao das metas estabelecidas. Identificao e descrio das atividades: mutiro, visitao, sensibilizao, pesquisa, trilha, exposio, estudo do meio, etc; Roteiro das atividades; N de eventos; Horrio e durao de cada atividade; Pblico alvo e n de participantes; Cronograma; Forma de participao e critrios de seleo dos alunos/participantes; Equipamentos e material de apoio necessrio; Definio de indicadores de desempenho para avaliao das metas estabelecidas;


CURSOS, OFICINAS, PALESTRAS, SEMINRIOS, SIMPSIOS, CONFERENCIAS E ENCONTROS

CAMPANHA, MUTIRO, EXPOSIO, TRILHA, ESTUDO DO MEIO, E SIMILARES

PRODUO DE VDEO, FILMES, DVD

Justificativa; Sinopse ou pr roteiro; Tipo de produo: utilizao de cenrios, atores, som, locuo, efeitos especiais, filmagens areas, aquisio de fotos, ou simples gravao institucional, etc; Recursos tcnicos: ilha de edio, cmeras, direo, pessoal tcnico especializado, etc Tipo de mdia: U-Matic, padro digital, filme 16 ou 35 mm, etc; Tempo de durao; n de cpias; Capas; Pblico alvo; Forma de distribuio e disponibilizao do material ao publico alvo; Definio de indicadores de desempenho para avaliao das metas estabelecidas. Caractersticas do CD: texto, imagens, banco de dados, fotos, mapas, etc; Edio e arte; Pblico alvo; Capas e n cpias; Forma de distribuio; Definio de indicadores de desempenho para avaliao das metas estabelecidas. Produo do site; Edio e arte; Forma de hospedagem; Sistema de manuteno; Pblico alvo; Apresentao de estudos ou dados onde conste o nmero aproximado de pessoas que iro ter acesso ao produto do empreendimento em questo; Definio de indicadores de desempenho para avaliao das metas estabelecidas. Identificao das emissoras, programas e respectivas audincias; Sinopse do texto, programa, vinhetas; Forma de gravao e recursos necessrios; Pblico alvo; Apresentao de estudos ou dados onde conste o nmero aproximado de pessoas que iro ter acesso ao produto do empreendimento em questo; Quantidade, dimenso, durao e horrio das inseres; Avaliao.

PRODUO DE CD ROOM

CONSTRUO DE PGINA "WEBSITE"

CAMPANHAS ATRAVS DE RDIO e TV


CAMPANHAS ATRAVS IMPRENSA ESCRITA

Identificao do jornal/revista e respectiva tiragem; Resumo das matrias, indicao das sees a serem veiculadas; Quantidades de incluses previstas Pblico alvo; Apresentao de estudos ou dados onde conste o nmero aproximado de pessoas que iro ter acesso ao produto do empreendimento em questo; Definio de indicadores de desempenho para avaliao das metas estabelecidas. Compromisso formal de rgo pblico estadual ou municipal de fornecer o local para o estabelecimento do Centro e disponibilizar um funcionrio responsvel pelo seu funcionamento; Localizao, planta baixa, dependncias e fachada do prdio; Especificaes: 1. Das adequaes, se necessrias, para a execuo do empreendimento; 2. Dos equipamentos, mobilirios, programas e softwares; 3. Da forma de manuteno e organizao dos acervos; 4. Da tipologia de pesquisas e forma de manuteno do banco de dados; 5. Do plano de coleta, aquisio e disponibilizao dos produtos, informaes, dados, servios e documentos; 6. Do contedo e abrangncia relacionada ao publico alvo 7. Da garantia de sustentabilidade aps o encerramento do financiamento.


CENTRO DE REFERNCIA, BIBLIOTECA, VIDEOTECA, MAPOTECA, HEMEROTECA, CEDETECA E BANCO DE DADOS

ANEXO B

ANEXO C

You might also like