You are on page 1of 4

ATIVIDADE DE METODOLOGIA DO ENSINO DE GRAMTICA

1) Ponto gramatical a ser tra al!a"o# Formao de palavras e uso social da lngua

$) O %eti&os Geral# evidenciar a dimenso social da linguagem atravs do uso da palavra brazuca. Es'ec()icos# entender como fatores externos alteram a dimenso interna da lngua; retomar o processo de formao de palavras*

+) Descri,-o "a ati&i"a"e

1 etapa! "niciar uma discusso com os alunos sobre o nome escol#ido para a bola da $opa do %undo de &'1( )ue ser* disputada no +rasil, apresentando as tr-s possibilidades de escol#as )ue foram levantadas! bossa nova, carnavalesca e brazuca. .uestionar se os alunos gostaram do nome vencedor! brazuca. /screver o nome da bola campe no )uadro e perguntar aos alunos se, do ponto de vista ortogr*fico, a grafia est* correta. & etapa! %ediante as respostas dos alunos, )ue podem ser as mais diversas possveis, apresentar o texto da 0evista 1e2a Brazuca um nome triste, mas no por ser com Z e pedir para )ue leiam silenciosamente. 3egue adiante o texto!

.ra/0ca 1 0m nome triste2 mas n-o 'or ser com 3

4 escol#a do nome da bola )ue a 4didas lanar* para a $opa do %undo de &'1( foi feita por votao na internet a partir de uma lista trplice. $om 55,67 das prefer-ncias, +razuca derrotou +ossa 8ova e $arnavalesca. $omo )uase todos os analistas da lngua )ue esto de planto esta semana, lamentei a notcia 9considerava +ossa 8ova o menos ruim de tr-s nomes fracos:, mas

por motivos diversos. 8o a grafia com z )ue me incomoda, mas a palavra em si. $onvm explicar. 3im, verdade )ue todos os dicion*rios e o 1ocabul*rio ;rtogr*fico da <ngua =ortuguesa 91olp:, da 4cademia +rasileira de <etras, registram apenas brasuca, com s. 4final, a palavra no derivada de +rasil, brasileiro> /is toda a base para a argumentao dos )ue implicaram com a grafia. ?ma argumentao )ue deixa de levar em conta dois fatos singelos! 1. 4 forma brazuca muito mais usada na vida real. ?ma pes)uisa no @oogle traz mais de ( mil#Aes de p*ginas, contra pouco mais de um dcimo disso para brasuca. =odeBse defender a tese de )ue a prefer-ncia popular no suficiente para alterar a grafia de um termo do vern*culo, mas ateno! estamos falando de palavra informal, brincal#ona, recente. +razuca uma gria, e as grias, como todas as criaAes populares, t-m a mania de escol#er como sero con#ecidas. &. 4inda )ue no fosse assim, o batismo da bola da $opa do %undo um ato de branding, ramo do marCeting )ue tem regras prDprias, entre elas a de privilegiar formas gr*ficas fortes E e nesse mundo a letra z goza de grande prestgio. 8aturalmente, a correspond-ncia com a grafia +razil numa marca destinada a ter circulao internacional tambm deve ter sido considerada um trunfo por seus criadores. 3e no a grafia, o )ue sobra para criticar em +razuca, a bola> 3ua carga cultural idiota, sD isso. ; fato de )ue, brazuca ou brasuca, a palavra um sinFnimo tolo de brasileiro. ; termo nasceu em =ortugal com tom depreciativo 9o sufixo uca, o mesmo de mixuruca, deixa isso claro:, numa espcie de contraponto ao nosso portuga. 4t a, tudo bem! a prDpria palavra brasileiro tin#a uso pe2orativo antes de ser assumida em esprito de desafio pelos nativos desta terra. ; problema )ue, ao ser adotado por a)ui, brazucaGbrasuca virou um clic#- patriDtico viscoso, folclDrico e carregado de autocomplac-ncia, primo da malemol-ncia, da ginga e da incrvel musicalidade dos mulatos inzoneiros )ue #abitam este gigante adormecido. H por isso )ue +razuca bola fora E e +rasuca no seria mel#or.

9Iisponvel em! #ttp!GGve2a.abril.com.brGblogGsobreBpalavrasGcuriosidadesBetimologicasGbrazucaB eBumBnomeBtristeBmasBnaoBporBserBcomBzG:

J etapa! 4pDs a leitura silenciosa, sugerimos )ue o professor faa a leitura do texto em voz alta. 4pDs isso, o professor deve perguntar novamente para os alunos se o nome da bola brazuca, de acordo com o texto lido, est* com a grafia correta.

( etapa! 0elembrar o processo de formao de palavras, sempre tendo em vista a palavra em )uesto. %otivar os alunos a pensar )ue a palavra brazuca se originou da palavra +rasil e esta grafada com 3, ento por )ue ela est* grafada com K> Falar da derivao sufixal )ue o processo de formao de palavras )ue originou o nome brazuca e instigar os alunos a pensar o )ue o sufixo uca traz como significado L palavra. =ara isso, trazer exemplos de palavras como mixuruca, portuga, etc e tambm o texto abaixo )ue confronta a posio do texto da revista 1e2a.

Como encontrar ra/0cas

+razuca o carin#oso nome dado aos +rasileiros fora do +rasil. =ara muitos brasileiros recm c#egados aos /stados ?nidos, ou at mesmo para a)ueles )ue esto se preparando para sair do +rasil, bom ter contatos com a comunidade brasileira fora do +rasil. 4lguns brasileiros 2* t-m uma rede de amigos ou con#ecidos estabelecidos a)ui, mas muitos procuram uma forma efetiva de fazer esses contatos e criar novas amizades. 4 )uesto como encontrar os brazucas.

4lgumas estimativas indicam )ue existem cerca de 1 mil#o de brasileiros nos /stados ?nidos. 4pesar do enorme taman#o desta comunidade, nem sempre f*cil encontrar outros brasileiros nos /stados ?nidos, dependendo da *rea em )ue voc- reside ou pretende residir. 4 grande maioria dos brazucas se concentra na costa leste dos /stados ?nidos, principalmente nas *reas metropolitanas de 8ova "or)ue, +oston, e no sul da FlDrida. =ara )uem est* nestas regiAes, encontrar outros brazucas no problema. %as para )uem vive em *reas mais remotas como na regio con#ecida como o %idMest dos /stados ?nidos, )ue inclui os estados de ;#io, %ic#igan, "llinois, "ndiana, Nisconsin, %innesota, e v*rios outros, encontrar e fazer contatos com brazucas nem sempre f*cil.

O...P

3e2a no mundo virtual ou fora, existem v*rias maneiras de encontrar brazucas )ue podem l#e dar consel#os e apoio nos /stados ?nidos. =orm, aconsel#*vel ter cautela )uando fizer contato com pessoas descon#ecidas, se2a na internet ou no em )ual)uer outro lugar.

9Iisponvel em! #ttp!GGMMM.brasileirosnosestadosunidos.comGcomoBencontrarBbrazucasG:

Q etapa! =erguntar L turma! por )ue, afinal, a bola foi batizada como brazuca e no como brasuca> 3er* )ue foi proposital ou foi um erro )ue passou e ningum percebeu> /videnciar a)ui como a lngua alcana uma dimenso social maior do )ue Ls vezes percebemos! o uso do nome da bola dessa forma tambm faz uma refer-ncia L forma como o nome +rasil grafado na lngua inglesa 9+razil:, desta forma, o marCeting e a facilidade de internacionalizao do termo so mais f*ceis de ocorrer.

You might also like