You are on page 1of 11

Mdulo 2

8) Supply Chain Management - Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos 8.1) O conceito de Supply Chain Management 8.2) Exemplo da aplicao do S.C.M 8.3) Processos de negcios considerados chave 8.4) Caractersticas que podem contribuir para o sucesso da SCM

8) Supply Chain Management


O novo conceito da Logstica Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos O conceito de Supply Chain Management tem despertado notvel interesse entre os membros dos mundos acadmico e empresarial, representando importante evoluo do que tradicionalmente vinha se conhecendo como Logstica.

Outros fatores que tambm contriburam para esta evoluo da Logstica: Novos padres dos consumidores em termos de demanda; Aumento da preocupao com o servio ao cliente. Maior ateno aos canais de distribuio. Desenvolvimento da anlise de custo total. Aumento da flexibilizao dos sistemas de produo.

Antes do novo conceito as funes logsticas eram desempenhadas por especialistas, cujo desempenho era medido por indicadores como custos de transportes mais baixos, menores estoques e compras ao menor preo.

8) Exemplo - Supply Chain Management


J a extenso desta integrao com elementos externos empresa (fornecedores, distribuidores e clientes ), leva a um grau maior de complexidade da Logstica, chamada de Supply Chain Management, com uma abrangncia do negcio como um todo.

8) Exemplo - Supply Chain Management

8) Evoluo do Pensamento Logstico


O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evoluo natural do conceito de Logstica Integrada. No primeiro plano estariam a reduo de estoques, compras mais vantajosas, a racionalizao de transportes, a eliminao de desperdcios, etc. O valor, por outro lado, seria criado mediante prazos confiveis, atendimento no caso de emergncias, facilidade de colocao de pedidos, servio ps-venda, etc.

O conceito de cadeia de suprimentos deve ser inicialmente entendido para dada organizao como orientao de processo de negcio para clientes e fornecedores.

8) Processos de Negcio
A cadeia de suprimentos deve ser uma abordagem da empresa como processo e, portanto, compatvel com essa configurao;

Gesto de Processos: planejar, suprir, produzir e entregar, no sentido da organizao para os clientes. nesse sentido, como componente de um processo maior, deve ser includo fornecedores, fornecedores de fornecedores etc. No encadeamento do processo suprir, produzir e entregar, estabelecem-se os vnculos efetivamente entre as diferentes organizaes componentes da cadeia produtiva (podendo o conceito ser entendido para a distribuio).

Processos: Planejar: Suprir: Produzir: Entregar: O conceito de gesto de cadeia de suprimentos passa a fazer sentido a partir da integrao dos processos desenvolvidos pelas organizaes de uma cadeia produtiva (e/ou distributiva) ou, mais operacionalmente, na compreenso da interao e 6 interdependncia entre os macro-processos dessas organizaes

8) Caractersticas Principais

Uma das principais caractersticas do S.C.M como administrar os materiais a compor de um produto desde sua compra do fornecedor at o consumo do cliente. Alm disso, servios como venda a varejo, armazenamento e empresas de transporte podem ser vistos como sistemas de fluxo de material. A criao de vantagens competitivas partir da integrao da cadeia produtiva o entendimento do conjunto dos agentes produtivos incluindo os canais de distribuio, o nico processo conjugado de atendimento ao mercado.

Os diversos membros participantes de um canal de distribuio podem ser classificados em 2 grupos: membros primrios e membros especializados.
7

8) Conceito - Supply Chain Management


Supply Chain Management: Representa o esforo de integrao dos diversos participantes do canal de distribuio, atravs da administrao compartilhada de processos-chave de negcios que interligam as diversas unidades organizacionais e membros do canal, desde o consumidor final at o fornecedor inicial de matriasprimas.

8) Conceito - Supply Chain Management


Em suma, o SCM uma abordagem sistmica de razovel complexidade, que implica em alta interao entre os participantes, exigindo a considerao simultnea de diversos trade-offs. (comparao de custos) O SCM vai alm das fronteiras organizacionais e considera tanto os trade-offs internos quanto os inter-organizacionais. Apenas como exemplo, podemos comparar os trade-offs existentes entre as opes de distribuio direta ou indireta por um dado fabricante. A adoo do conceito de S.C.M. incentiva, atravs do processo de coordenao e colaborao, a busca e identificao de oportunidades deste tipo e sua implementao conjunta.

8) Processos de negcios considerados chave


Dentre os processos de negcios considerados chave para o sucesso de implementao do SCM, os 7 mais citados encontram-se listados a seguir:

1 Relacionamento com os clientes 2 Servio aos clientes 3 Administrao da demanda 4 Atendimento de pedidos 5 Administrao do Fluxo de produo 6 Compras/Suprimento 7 Desenvolvimento de novos produtos Existe um conjunto de caractersticas que tendem a contribuir para o sucesso das equipes de SCM: Muito importante tambm lembrar que a cadeia de suprimento estendida, necessita um canal de informaes que conecte todos os participantes.
10

Fim do Mdulo 2

Fim

11

You might also like