You are on page 1of 24

As lminas de machado lascadas do stio lito-cermico Aratu de Piragiba, Bahia

Maria Jacqueline Rodet


PPGAN-UFMG, bolsista Fapemig, Pesquisadora MHN-UFMG (jacqueline.rodet@gamil.com)

Luydy Abraham Fernandes


Universidade Federal do Recncavo da Bahia (luydyabraham@gmail.com)

Dborah Duarte
Pesquisadora associada MHN-UFMG (delsduarte@hotmail.com.br)

Resumo
O stio arqueolgico Praa de Piragiba localiza-se no municpio de Muqum do So Francisco, estado da Bahia. Trata-se de um stio a cu aberto no qual foram mapeados mais de uma centena de urnas cermicas funerrias caracterizadas como pertencentes Tradio Aratu, destas, sessenta e quatro foram exumadas (Fernandes, 2003). Atualmente, pretende-se analisar outro tipo de vestgio abundante nesse stio, qual seja: a coleo com mais de 320 lminas de machado lascadas, coletadas em superfcie. A inteno desse artigo , portanto, apresentar os resultados obtidos no estudo tecno-morfolgico dessas lminas de machado lascadas, o qual seguiu os conceitos definidos pela Escola Francesa Clssica. Essa anlise tem como objetivo, em um primeiro momento, compreender e classificar esses instrumentos, assim como todo o seu processo de produo (cadeia-operatria). Em seguida, pretende-se relacion-los cermica j definida, padronizando, assim, as tecnologias presentes nas indstrias lticas da Tradio Aratu.

Palavras chaves
Tecnologia ltica, lminas de machado lascadas, Tradio Aratu.

Abstract
The archeological site of Piragiba is located at Muqum do So Francisco, Bahia State, Brazil. This is an open archeological site where a hundred of funerary pottery urns classified as of the Aratu Tradition has been found (Fernandes, 2003). Recently, we intend to study another kind of remains which are very abundant at Piragibas site: around 320 axes blades splinted, collected on surface. Thus, the goal of this paper is to present the results of the techno-morphologic study of the axes blades splinted, based on the concepts of the Classical French School. The objectives of this methodology of analysis are: in the first step, comprehend and classify these instruments, as all as their process of production (chane-operatoire). After that, as the second step of the study, we intend to relate the axes with the classified pottery, patterning, though, the technologies observed in the industries lithiques of the Aratu Tradition.

Introduo
Na vila de Piragiba, municpio de Muqum do So Francisco, no estado da Bahia, foi encontrado um stio arqueolgico lito-cermico a cu aberto, denominado Praa de Piragiba (fig.1), o qual vem sendo analisado desde 1996, pela equipe da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O estudo minucioso dos sepultamentos, bem como dos vestgios cermicos e eles associados (Fernandes 2003) formados majoritariamente por urnas funerrias permitiu confirmar a associao do stio Tradio Aratu. Alm da cermica e dos sepultamentos, foi encontrada uma numerosa coleo de vestgios lticos, composta por aproximadamente 320 instrumentos (unifaciais e bifaciais), alm de uma expressiva quantidade de lascas e de outros produtos relacionados elaborao de tais instrumentos. As lminas de machado lascadas so os objetos mais abundantes na coleo, sendo, no presente artigo, foco de estudo.

Figura 1 Mapa hidrogrfico da regio nordeste do Brasil, com a localizao do stio lito-cermico Aratu de Piragiba (G. Martin, 1996:42, apud L. Fernandes, 2003:107).

No atual nvel de conhecimento que se tem da arqueologia do Brasil, instrumentos como lminas de machado lascadas so raramente encontrados nos stios arqueolgicos, sendo raras tambm as publicaes que contemplam as anlises dos mesmos (M. J. Rodet 2006). O stio da Praa de Piragiba parece ser uma exceo a esse quadro. Assim, os seus inmeros vestgios podem conceder um panorama diferenciado para a reinterpretao da produo ltica dos grupos ceramistas. Advm desse fato a relevncia do seu estudo.

Primeiramente, apresentaremos o stio, sintetizando os dados j produzidos para a cermica e para os tipos de sepultamento. Em seguida, um rpido levantamento dos stios onde foram encontradas lminas de machado lascadas para, finalmente, apresentar a coleo, a metodologia de anlise e o estudo tecnolgico em si.

I Apresentao do stio arqueolgico


O stio Praa Piragiba, doravante nesse artigo chamado apenas de Piragiba, um assentamento a cu aberto, instalado no fundo de um pequeno vale contido em uma frente de eroso de rebaixamento tipo planalto/plancie (fig. 2). O desnvel ali notado da ordem de 200 m, estando o topo acima dos 800 e a base da plancie abaixo dos 600 m. No talvegue desse vale encontra-se o ribeiro Santana, intermitente na atualidade, talvez devido ao impacto das aes humanas recentes de explorao da vegetao local, a qual composta por uma mistura de Caatinga e de Cerrado. No que tange compartimentao topogrfica, Piragiba encontra-se no contato do domnio dos Chapades Ocidentais e a vasta depresso Sanfranciscana. Tal fator, associado aos biomas vegetais da Caatinga e do Cerrado, j citados, e da Mata Ciliar do ribeiro Santana, pode ter favorecido a presena constante de umidade no passado. Assim sendo, antes, o riacho Santana era permanente e pde ter sustentado uma flora e uma fauna mais numerosa e variada que a atual, alm de abastecer o stio arqueolgico do qual provem os vestgios lticos que ora abordamos. Coincidentemente, a atual vila de Piragiba instalou-se sobre o setor no qual se encontra o stio da Tradio Aratu. Os vestgios arqueolgicos, mais notadamente as urnas funerrias, foram expostos a partir da eroso do sedimento da praa causada pelas cheias do riacho Santana, as quais retiraram camadas do solo, com profundidades diferenciadas a depender da sua posio em relao torrente, contudo, sempre girando em torno dos 50 cm. As pesquisas de campo foram realizadas entre os anos de 1996 e 1997, sob a coordenao de C. Etchevarne (C. Etchevarne, 1998), atravs do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia (MAE/UFBA) e pode ser, apesar de apresentar resultados de cunho acadmico, compreendida como um salvamento arqueolgico, pois o stio estava ameaado e em processo de destruio tanto pelas cheias do riacho, como pela ao antrpica dos moradores. Assim, com as aes postas em prtica pela equipe foram identificados os despojos de uma aldeia Aratu, a qual apresentou grande quantidade de sepultamentos, tendo sido exumados 64 deles. Os sepultamentos podem ser, no geral, classificados em trs grupos. A forma conhecida e constantemente referenciada na literatura, ou seja, em urnas cermicas, e duas outras novas formas, reconhecidas e seguramente associadas ao contexto Aratu, que foram denominadas de sepultamentos em decbito dorsal e de sepultamentos fletidos.

Figura 2 Vista area da regio de Piragiba: o local se insere dentro do talvegue de um vale. No centro, de forma circular, a praa de Piragiba, onde se localiza o stio arqueolgico (L. Fernandes, 2003).

A morfologia das urnas funerrias exumadas segue os padres definidos para o que foi denominado Fase Aratu, tal qual definida por V. Caldern: os enterratrios apresentam-se sempre em grupos de duas, trs ou mais urnas, em lugares elevados, associados ou no a stios-habitaes. A ceramica funerria encontrada nos cemitrios ou enterratorios dentro do stio-habitao consiste em um nico tipo de urna piriforme [] sem decorao []. Todas as urnas esto providas de um oprculo constituido por uma tigela invertida, de tamanho aproximado para tampar a abertura da boca (Calderon, 1969: 164). Como se pode notar so urnas simples, periformes, sem decorao (fig. 3).
Figura 3 Urna funerria da Tradio Aratu: morfologia modelo das urnas dessa tradio cermica - periforme, com oprculo (G. Martin, 1996).

Pelo que se apurou em Piragiba, em complemento ao estipulado por Caldern, as dimenses dos recipientes tm uma ampla faixa de variao: urnas maiores e urnas que foram sumariamente classificadas como menores, atribudas ao sepultamento de crianas. Algumas das urnas, frequentemente as menores, no apresentavam restos sseos, mas apenas vestgios de folculos dentrios mais resistentes, reforando a hiptese de tratar-se de sepultamentos infantis. Vrias outras urnas continham esqueletos incompletos, enquanto outras ainda continham sepultamentos completos ou quase completos. Todavia, certo que em todos esses micro-contextos se tratavam de inumaoes primrias. Nos casos em que a conservao dos ossos permitiu identificar a posio do corpo, a mesma lembrava a fetal, mas com uma feio bastante mais acocorada (fig. 4). Os 56 sepultamentos em urnas so os majoritrios no stio (Fernandes, 2003).

Figura 4 Posio do corpo em enterramento em urna: lembra a fetal, porm mais acocorada. Acima, foto e desenho correspondente de um exemplar e abaixo, recosntituio esquemtica da posio original do corpo (L. Fernandes, 2003).

Do total de sepultamentos exumados, apenas dois encontravam-se em decbito dorsal, ou seja, deitados com as costas em contato direto com o solo. Acompanham esta forma de sepultamento dois recipientes cermicos. No primeiro, pousado no fundo da cova, com a concavidade voltada para cima, repousa o crnio. Este vaso tem a forma de uma tigela e apresenta o que foi qualificado como um bico na sua borda. Em cada um dos lados desse bico h uma forte ondulao na borda(fig. 5). O segundo recipiente cermico desse tipo de sepultamento um objeto idntico aos oprculos conoidais usados para tampar as urnas funerrias. Este oprculo foi emborcado sobre a parte superior do trax do sepultado, recobrindo at a sua boca, deixando o rosto, a partir do nariz, livre. O esqueleto encontra-se completamente articulado, com a face voltada para a direita, os braos dispostos ao lado do corpo, com os antebraos sobrepostos ao abdmen e as pernas completamente estendidas, com os joelhos e os ps postos lado a lado (fig. 6).

Figura 5 Tijela cermica com bico: a mesma acompanha o sepultamento em decubito dorsal (L. Fernandes, 2003).

Figura 6 Posio do esqueleto em decubito dorsal: esqueleto articulado, com as pernas estendidas. Destaque para as duas vasilhas cermivcas que o acompanhavem (L. Fernand es, 2003).

Outros quatro sepultamentos encontravam-se em posio fletida, ou seja, deitados com as costas em contato direto com o solo, mas com os membros inferiores fortemente flexionados e situados sobre o trax. Para esta forma de sepultamento destaca-se um recipiente cermico emborcado, protegendo e ocultando completamente o crnio. Este vaso tem a mesma forma conoidal citada acima. Alm deste objeto cermico, que foi posto com o intento de envolver, encobrir e abrigar o crnio, foi visto um grupo de outros fragmentos cermicos sobre os membros inferiores flexionados. Tais fragmentos no estavam presentes em quantidade suficiente para pertencer a uma pea completa, parecendo mais o recurso da reutilizao de um ou vrios grandes fragmentos cermicos para tentar cobrir a parte superior do corpo que ficou exposta, do lado de fora do oprculo. O indivduo foi colocado diretamente em contato com o fundo da cova, com o brao direito paralelo ao corpo e o antebrao deitado sobre o baixo ventre, com a mo pousada na regio da genitlia. O brao esquerdo jazia justaposto ao lado do corpo, totalmente estendido e com a palma da mo voltada para baixo. Os joelhos encontravam-se dobrados ao extremo e os calcanhares, bem unidos como os joelhos, ficaram sobre as ndegas, sugerindo que os membros inferiores foram atados (fig. 7).

Figura 7 Esqueleto em posio fletida: detalhe para a vasilha cermica cobrindo todo o crnio (L. Fernandes, 2003).

Vale ainda ressaltar que as urnas, nico tipo de sepultamento at ento descrito para essa Tradio, cercavam os demais corpos, enterrados diretamento no solo. Em um caso particular, um sepultamento na forma fletida estava diretamente associado a uma urna funerria, sendo que o afastamento entre essas duas inumaes era de menos de 6 cm. Finalmente, uma datao 14C foi realizada com fragmentos sseos de um dos esqueletos enterrados fora das urnas, cujo resultado localiza-o no perodo de 870 50 BP, dentro do esperado para os stios Aratu do oeste da Bahia (L. Fernandes, 2003). Alm da escavao dos sepultamentos, foi realizada uma coleta oportunstica em superfcie de aproximadamente 1.200 vestgios lticos, em apenas uma frao do stio. Os locais das coletas apresentam duas caractersticas principais que os distinguem atualmente. Um, sendo o centro da praa, zona sem cobertura vegetal e que sofreu intensamente com a eroso fluvial, com a passagem de veculos, de pessoas e de animais, assim como pela ao de uma motoniveladora. Outro, os grandes quintais atrs das casas, reas usadas para mltiplas funes, dentre as quais o cultivo, a criao de animais domsticos, ou, simplesmente, tomados pelo mato, portanto, menos antropizados que a praa. Em todas essas zonas foram recolhidos em superfcie vestgios lticos lascados, contudo, essa ao centrou-se, de modo mais especfico, nos objetos rapidamente reconhecidos pela equipe, como os mais representativos e os mais abundantes, ou seja, as lminas de machados lascadas. Deve-se destacar que em Piragiba h um outro stio da Tradio Aratu, no qual os vestgios encontram-se in situ, sem grandes perturbaes, mas que ainda no foi trabalhado. O mesmo apresenta tambm lminas de machado lascadas, as quais, se forem objeto de coleta e anlises, podem ser comparadas com as de Piragiba, servindo de parmetro e complementando a caracterizao desse tipo de objeto. Trata-se do stio denominado Roa do Esperidio, afastado cerca de 3,4 km de Piragiba, na direo sudeste.

II - Breve caracterizao da cermica da Tradio Aratu


As pesquisas desenvolvidas pelo Programa Nacional de Arqueologia (PRONAPA), no estado da Bahia mais especificamente no Recncavo Baiano e no litoral norte do estado, entre 1967 e 1968 e, pouco depois, no oeste do estado pela primeira vez permitiram identificar uma desconhecida fase e, em seguida, contriburam para a caracterizao da chamada Tradio Aratu com base nos fragmentos cermicos associados s urnas funerrias piriformes. A seriao e a tipologia da cermica Aratu Da maneira como foi definida, a seriao permitiria o reconhecimento da seqncia arqueolgica dos ambientes onde fosse aplicada. Tal seqncia se baseia na sucesso cronolgica dos tipos de objetos tomados

como indicadores, considerando como tipo o que comum e recorrentemente visto na maioria dos stios. Seguindo a tendncia dos seus idealizadores, os objetos preferidos pelos integrantes executores do PRONAPA, para que se buscassem os tipos, foram os fragmentos cermicos. Neles procurava-se identificar os elementos necessrios para os comparar quantitativamente, determinando os sucessivos padres de mudanas de popularidades. As alteraes eram transpostas para um grfico, ordenadas na escala relativa de tempo derivada da estratigrafia dos stios. Estes grficos, traados para os diversos stios pesquisados possibilitariam estabelecer uma relao cronolgica intra e inter stios semelhantes. As caractersticas tecnolgicas da cermica forneceram os elementos principais para a descrio, caracterizao e posterior comparao. No caso da tradio Aratu, foram eles: a forma, o tratamento de superfcie e o antiplstico da pasta. As formas Para a Tradio Aratu, as urnas encontradas nos sepultamentos so sempre e invariavelmente periformes tanto as grandes, destinadas aos adultos, quanto as pequenas, dedicadas s crianas. Os oprculos so conoidais, idnticos parte inferior das urnas. Quanto aos recipientes utilitrios, foram descritos como mais freqentes as formas globulares e hemisfricas, seguidas dos vasos em forma de tigelas de pouca altura, semelhantes a pratos. Recipientes utilitrios que reproduzem em escala menor (28 cm de altura e 29 cm de dimetro mximo) a forma das urnas e [] vasos com tendncias globulares e gargalo de borda perpendicular, bem desenvolvido, decorado com roletes [] (Caldern, 1971: 167) foram acrescidos tipologia com o avanar das investidas ao campo na rea do litoral norte. Tambm cachimbos tubulares fragmentados figuram nas colees. Como pode se perceber na seqncia dos dados apresentados por esse pesquisador para a Bahia, o lbio das urnas recebe, invariavelmente, um acabamento arredondado: bordas diretas, inclinadas interna e externamente, com lbios arredondados, biselados ou apontados so norma nos diversos tipos de vasos. [] Algumas tigelas apresentam as bordas onduladas s vezes formando bices espaciados, eqidistantes ou no, reforados internamente em forma muito caracterstica. (Caldern, 1969: 166). Os tratamentos de superfcie e os antiplsticos As igaabas, termo pelo qual esse autor tambm designa as urnas, no tm decorao sobre as suas superfcies externas alisadas, excetuando-se aquelas da fase Itanhm, tipicamente caracterizada pela dotao de uma faixa com aplicao do corrugado ondulado, logo abaixo da abertura. H tambm aquelas do alm So Francisco, que ostentam uma inciso ao redor do lbio e um espcime com impresso de corda em torno da abertura, encontrado no litoral norte. Quanto a esse particular da decorao com impresso de corda contornando a abertura, destaca-se que recentemente (Comerlato, 2008) as escavaes na regio da Chapada Diamantina, precisamente no stio Aratu Marcolino Moura, no municpio de Jussiape, uma urna foi encontrada com esse tipo de decorao. Nesse exemplar, nota-se claramente a impresso de um cordo feito pelo tranado de dois fios. No que tange produo, a tcnica da manufatura o acordelamento. As paredes finas e bem alisadas tm de 5 a 10 mm em mdia, mostrando tonalidades que vo do vermelho tijolo ao caf. De acordo com uma classificao tipolgica, a cermica da fase Aratu foi dividida em 3 tipos simples e 2 decorados, com predominncia do tipo Palame Simples, com antiplstico de areia grossa, nos nveis mais antigos dos stios. Dois dos demais comentados so o tipo Inhambupe Simples, com antiplstico de areia fina; o Guipe Simples, temperado com grafite e que domina os nveis mais recentes. frequente o engobo com grafite, ao passo que a decorao corrugada, roletada e incisa muito pequena nessa fase. A fase Itanhm contm todos os tipos de cermica presentes na fase Aratu, acrescidos de dois novos outros para efeitos de seriao: Japar Simples, antiplstico de areia, e Itanhm Simples, antiplstico de areia e grafite. Ainda segundo V. Caldern (1974), seis tipos decorados encerram a classificao: Itanhm Modelado, Itanhm Corrugado Ondulado, Itanhm Grafitado, Itanhm Roletado, Itanhm Corrugado Simples e Itanhm Corrugado Complicado. Inexiste a aplicao de pigmento como decorao quer seja na fase Itanhm, quer na fase Aratu.

III Lminas de machado lascadas: estado da arte


As lminas de machado lascadas so instrumentos bifaciais que aliados ao cabo e s amarras formam o machado. Na pr-histria brasileira, conforme os dados disponveis, so poucos os stios nos quais tais

instrumentos so encontrados. Menos frequentes ainda so os estudos sistemticos dos mesmos. A ateno dada a esse tipo de vestgio costuma limitar-se quantificao e ao arrolamento de dados em uma lista, juntamente com o restante do material ltico. Comumente, as lminas de machado lascadas foram tomadas como pr-formas, no sendo compreendidas como objetos terminados, passveis de utilizao. Talvez por essa concepo prvia prevalente, observaes e anlises mais avanadas no foram tentadas, descries tecnolgicas so escassas e nem se quer traos de uso so buscados nos gumes dessas peas. Com o objetivo de melhor compreender esses objetos e os contextos nos quais se encontram, faz-se necessrio realizar um levantamento dos stios os quais apresentam lminas de machado lascadas. Como o presente artigo aborda um sitio Aratu no estado da Bahia, conveniente recorrer aos subsdios produzidos por V. Caldern, h mais de 40 anos, e s pesquisas recentes do MAE/UFBA, que tm eventualmente abordado stios dessa cultura material to abundante no estado. Assim, os dados bsicos dos principais trabalhos que contm meno s lminas de machado lascadas so sintetizados abaixo. V. Caldern (1971) relaciona, para o oeste da Bahia, as lminas de machado lascadas e a cermica da Tradio Aratu encontrados no stio de So Desidrio. No interior [das urnas funerrias], alm de restos humanos misturados com terra, em pssimo estado de conservao, foram coletados fragmentos de outros vasos e artefatos lticos. [] De trs tipos foram os artefatos lticos coletados nos stios da fase Aratu, na regio ocidental do estado: machados lascados e polidos, fusos de fiar e lascas retocadas. Os machados so sempre de tamanho reduzido, variando entre 8 e 12 cm, afetando a forma amigdalide ou trapezoidal irregular. [] Dentre os artefatos lticos merecem destaque os raspadores laterais de ponta, muito espessos, e os fragmentos semicirculares de machados ou grandes facas raspadeiras. Foram tambm freqentes lascas menores, retocadas, de utilizao variada. (Caldern, 1971: 170). A mesma publicao traz estampas dos artefatos lticos enumerados, sendo possvel identificar uma similaridade entre o dito machado lascado amigdalide e as lminas de machado de Piragiba. Outra figura da mesma estampa - um fragmento de raspador grosso semicircular - assemelha-se a um fragmento proximal de lmina de machado lascada quebrada transversalmente, acidente comum na coleo de Piragiba. Deve-se apontar para a proximidade entre So Desidrio e Piragiba, ambos na regio oeste do estado, ento chamada por V. Caldern de Regio Ocidental. Tais localidades esto a cerca de 92 km uma da outra, estando Piragiba a leste de So Desidrio. No stio Mucambinho, municpio de Barreiras, oeste do estado da Bahia, uma equipe de pesquisadores do MAE/UFBA coletou, nos anos 1980, despojos cermicos de urnas funerrias e algumas dezenas de vestgios lticos associados. Em recente reviso do acervo referente a esse stio, constatou-se a completa similaridade morfo-tecnolgica com as lminas de machado lascadas de Piragiba. Novamente, para manter-se o parmetro espacial, a distncia entre ambos os stios relativamente pequena, ou seja, cerca de 120 km, estando Piragiba a leste de Barreiras. H um outro sitio da Tradio Aratu nas proximidades de Piragiba. Trata-se do sitio Roa do Esperidio - a 3,4 km a sudeste, no qual foram encontrados fragmentos cermicos e vestgios lticos em superfcie, em um contexto estratigrfico no perturbado. As lminas de machado lascadas, imediatamente reconhecidas, figuravam com frequncia entre os despojos. Como no houve perturbaes nem remoo de camadas do solo, as urnas funerrias e, presumivelmente a estratigrafia da camada de ocupao repousam bem preservadas. Desta forma, ainda que restem reservas quanto associao dos lascamentos e dos instrumentos com os demais vestgios da tradio Aratu, o registro estratigrfico desse stio pode eliminar essas dvidas. Dentro da cidade de So Flix do Coribe, situada a 170 km, a sudoeste de Piragiba, foi encontrado o stio arqueolgico Pio Moura (Palermo e Fernandes, 1999), durante a construo de uma casa. Foram exumadas urnas cermicas funerrias, com restos sseos. Alem das urnas, a equipe do MAE/UFBA coletou algumas lascas e uma suposta pr-forma de lmina de machado lascada, alm de fragmentos cermicos Tupi. Ainda podemos citar as colees lticas existentes no Museu de Correntina e no Instituto do Trpico Submido, em Goinia, sob a responsabilidade de A. S. Barbosa. Ambas as colees derivam do stio do Vau, em Correntina, no qual tambm existem urnas aflorando em superfcie, associadas a artefatos lticos lascados. Em uma visita ao stio percebeu-se que tanto os instrumentos presentes entre as urnas, como aqueles coletados e expostos nos museus ditos acima so similares s lminas lascadas de Piragiba. Mantendo o mesmo critrio de situar esses assentamentos, constata-se que esto a cerca de 180 km um do outro, ainda na mesma regio oeste da Bahia. Piragiba est a nordeste de Correntina.

Deixando a regio, mas mantendo o mesmo ambiente do Brasil Central, marcado pelos Cerrados, outras trs lminas de machado lascadas foram encontradas fora do estado da Bahia. Trata-se dos instrumentos coletados na superfcie da lapa do Boquete e no stio a cu aberto, Antnio Cardoso, na bacia do rio Peruau, norte do estado de Minas Gerais, divisa com o estado da Bahia (Prous et al, 1994; M. J. Rodet, 2006). Esses instrumentos so descritos morfo-tecnologicamente e podem ser assim sintetizados (fig. 8): as peas de retoque biface tm como suporte os seixos ou as lascas normatizadas a partir de uma relao entre comprimento x largura x espessura muito estvel. Seu volume definido a partir de uma srie de retiradas alternadas de faonagem; a delineao dos contornos atingida atravs de retoques diretos sobre as faces inferior e superior (M.J. Rodet 2006: 297). As peas indicam que os suportes originais no eram muito maiores que o instrumento em fase de abandono, sendo que todas as etapas de lascamento foram realizadas por percusso direta dura. Tais instrumentos foram encontrados em um contexto cermico pertencente Tradio Tupiguarani, em contraste com os demais contextos, nos quais a cermica caracterizada como pertencente Tradio Aratu.

Figura 8 Lminas lascadas do norte de Minas Gerais: instrumentos encontrados no stio Lapa do Boquete, em superfcie. So realizados sobre bloco, lasca ou seixo, a partir de retiradas bifaciais (M.J. Rodet, 2006).

No entanto, revendo os artigos de V. Caldern, constata-se essa aproximao e, por vezes mesmo o contato entre os contextos Aratu e Tupi para os stios da Bahia: na maioria dos stios localizados foi constatada a presena de vestgios arqueolgicos atribuveis fase Aratu, [] embora tambm fossem localizados alguns onde foi encontrada cermica associada da fase Itapicuru [Tupi], fato que consideramos de maior importncia para poder estabelecer a contemporaneidade e os contatos havidos entre estas duas fases (V. Calderon, 1971: 163). Esse autor refere-se a uma data de 1360 40 AD para o stio Aratu, denominado Belisco, situado na Chapada Diamantina e contemporneo de outros pertencentes fase Tupi acima citada. Foi tambm observado que a associao entre essas duas culturas quando existiu, apenas se verificava na

camada superior ou superficial dos stios (V. Caldern, 1971: 163). A questo colocada saber se estamos diante de uma reocupao dos stios Aratu por grupos Tupi. No caso da vila de Piragiba, existe l tambm um stio Tupi (designado por Roa do Z Preto) afastado espacialmente em torno de 1.100 metros, porm com uma distncia temporal de mais de 420 anos (o stio Aratu tem 870 ao passo que o Tupi tem 450 anos AP). Como foram escavadas vrias quadras nesse stio Tupi e realizada uma coleta de superfcie de lticos e fragmentos de cermicas, constatou-se uma impressionante similaridade entre as lminas de machado lascadas presentes em ambos. No h elementos suficientes para afirmar, todavia, suspeita-se que ou a origem dos machados seja comum ou ento a tecnologia foi transmitida ao longo dos mais de quatro sculos, transpondo as barreiras culturais dos dois grupos. Corroborando a primeira das hipteses, no foram recuperados produtos de debitagem que indicassem a fabricao das lminas no stio Tupi, embora as escavaes ali tenham sido bastante superficiais. Apesar de todos os argumentos desfiados acima, reafirma-se que essa uma questo que requer ainda maiores esclarecimentos e subsdios para a sua melhor abordagem. Principalmente levando-se em conta que tais suposies apontam na direo de uma hiptese: que grupos pr-histricos poderiam retomar instrumentos lticos em aldeias ou acampamentos abandonados.

IV - Apresentao quantitativa e qualitativa da coleo


A coleo ltica proveniente do stio de Piragiba composta por, aproximadamente, 1.200 vestgios lticos, entre eles instrumentos, ncleos e restos brutos de debitagem (lascas, cassons, fragmentos, etc.). Dos instrumentos, a maioria (aproximadamente 320) formada por objetos lascados bifacialmente as lminas de machado lascadas, sendo ainda observados peas unifaciais. As lascas so tambm abundantes e podem ser relacionadas s cadeias operatrias de um ou de outro tipo de instrumento. Como dito acima, a coleo depositada no MAE/UFBA encontrava-se em superfcie, em um contexto erosivo, o que pode ter causado a mistura de todos os elementos, configurando em uma situao de palimpseste e impossibilitando a diferenciao cronolgica e mesmo tecnolgica dos instrumentos (M.J. Rodet et al., 2003). Por outro lado, os demais vestgios encontrados no stio, precisamente as urnas funerrias, estruturas imveis, demonstram tratar-se de uma nica ocupao indubitavelmente associada Tradio Aratu. Nesse artigo, apresentaremos os resultados obtidos na anlise de 40 lminas de machado lascadas. Os outros instrumentos, assim como as lascas e os demais restos brutos encontram-se em processo de anlise e no sero sistematicamente contemplados nesse momento. Assim, o conjunto analisado corresponde a algo em torno de 12,5% do total da coleo.

V Metodologia
O material ltico estudado atravs da anlise de suas caractersticas tcnicas de produo (anlise tecnolgica), que permitem entender a maneira como os instrumentos foram elaborados, em uma perspectiva paleoetnolgica. Para isto, utiliza-se o conceito de cadeia operatria (Tixier, 1978; Inizan et al., 1995; LeroiGourhan, 1966), a partir do qual as etapas de produo do objeto so reconstitudas. Considera-se que o processo de produo inicia-se com a necessidade (funcional, cultural) de um determinado objeto. Assim, o lascador busca a matria-prima, tendo j em mente o instrumento desejado. Depois da escolha da matria-prima (tipo, granulometria e morfologia do suporte), seguem-se as fases de lascamento para a obteno do instrumento (dbitage, faonnage e retoque), e, quando necessrio, de acordo com o tipo de objeto, h a realizao de picoteamento, polimento, etc. Depois de produzido, o instrumento utilizado, podendo haver a necessidade de se realizar novos retoques para reavivar o gume ou mesmo uma nova fase de faonagem para reestrutur-lo, em caso de quebra. Por fim, o objeto abandonado, podendo ser retomado posteriormente. Assim, o procedimento de formao das cadeias operatrias existentes em uma coleo ltica constitui-se, basicamente, em identificar as matrias-primas, os instrumentos (retocados ou no), os suportes, os ncleos e os restos brutos de dbitage (lascas, estilhas, cassons, que no tenham sido utilizados). necessrio verificar

as diversas sequncias das cadeias presentes e classific-las hierarquicamente, organizando o conjunto ltico analisado. Por fim, devem-se relacionar os brutos de dbitage com os instrumentos, para verificar quais fases da cadeia operatria esto ausentes ou presentes no setor estudado. Esse cruzamento de dados permite tambm isolar as tendncias das sries analisadas (Tixier, 1980; Geneste, 1991; Pelegrin, 1997, 2005, etc.). Especificamente, para as lminas de machado lascadas do stio de Piragiba foram elaborados um protocolo descritivo e uma ficha de anlise das mesmas (anexo). A terminologia foi adaptada de A. Prous et al (2002) e G. Neves (2003). Cada um dos setores do objeto foi descrito de maneira sistemtica e foi estabelecida uma terminologia para as diversas partes da lmina (fig. 9). Nesse trabalho, diferenciamos os termos lmina e machado. A lmina apenas um dos componentes do instrumento, enquanto o machado o objeto composto por cabo, amarras, eventualmente resinas ou ceras e a lmina propriamente dita. Nossas observaes permitiram identificar, de maneira geral: os suportes, as matrias-primas escolhidas, a qualidade (granulomeria, homogeneidade/heterogeneidade) das mesmas, as tecnologias utilizadas na elaborao dos instrumentos (lascamento e/ou picoteamento), suas morfologias, os acidentes, os macro vestgios que podem indicar utilizao e encabamento e, por fim, os diferentes estados tcnicos dos objetos e suas possveis reestruturaes. Deve-se ressaltar que as matrias-primas encontradas para elaborao das lminas de machado lascadas do stio Piragiba so muito semelhantes e parecem responder da mesma maneira ao lascamento. Alm disso, no foi realizado ainda um estudo minucioso para a identificao precisa das matrias-primas, no sendo possvel, portanto, elaborar uma anlise quantitativa com relao a essa caracterstica. Assim, os resultados apresentados so referentes tendncia geral da indstria.

Figura 9 Terminologia: a nomenclatura escolhida para denominar as diversas pores das lminas lascadas foi adaptada de uma terminologia j existente de Prous et a.l (2002 ) e Neves (2003), para as lminas polidas (desenho A. Pessoa).

No tocante s transformaes pelas quais o instrumento pode ter sofrido, ao longo da sua vida til, foram estabelecidos trs termos que merecem ser definidos desde o incio, so eles:

- reavivamento do gume: quando o gume no responde mais aos critrios iniciais tais como, ngulo, corte do fio, morfologias, dimenses, etc., o mesmo retomado e reavivado a partir de retiradas que vo restabelecer completamente ou parcialmente as caractersticas procuradas originalmente. - reestruturao do instrumento: em casos de quebra ou de desgaste de partes do instrumento, o mesmo retomado e reestruturado. Ou seja, fazem-se novas retiradas, guardando-se as morfologias e as funes iniciais. Assim, o instrumento tem suas dimenses reduzidas, mas ainda corresponde imagem mental original. - reconfigurao do instrumento: em casos de utilizaes e reavivamentos constantes ou de quebras que no permitem uma reestruturao, um fragmento do instrumento pode ser transformado em outro objeto, com morfologia e funo distintas das originais. Ressalta-se que apesar de se tratar de uma coleo de superfcie, o que poderia demandar uma abordagem diferenciada para a anlise do material, o stio est datado e referenciado a uma populao especfica. Tal populao caracterizada a partir do seu ritual bastante particular de inumao, para o qual contribuem as morfo-tecnologias das urnas cermicas presentes em abundncia, alm das formas dos sepultamentos que so bastante homogneas. Alm desses indicadores bastante estveis nos muitos stios Aratu disseminados por todo estado da Bahia, tm-se tambm as detalhadas descries da cermica feitas por V. Caldern, desde o final dos anos 1960. Em Piragiba, a presena destes elementos configura a ocupao de uma populao bem definida para o stio, o que permite uma anlise das lminas dentro de uma perspectiva de conjunto coesa e coerente culturalmente.

VI - Estudo tecnolgico da coleo


As lminas de machado lascadas so instrumentos bifaciais compostos por pelo menos trs partes (fig. 9): i) extremidade proximal, ii) poro mesial e iii) extremidade distal, cada uma delas com suas particularidades. No geral, a extremidade proximal (talo) e a poro mesial (corpo da lmina) so fabricadas por lascamento e/ou picoteamento, e a extremidade distal (gume) formada apenas por lascamento (bifacial). As matrias-primas Na coleo de Piragiba, tais instrumentos foram elaborados sobre cinco principais grupos de matriasprimas: silexito, arenito silicificado, quartzito, calcednia e matrias silicosas no identificadas (ainda no foi realizado um trabalho minucioso na determinao das matrias-primas). Estas matrias-primas podem ser encontradas em forma de seixos e de blocos, ou ainda em afloramentos, nas margens e dentro do riacho Santana, a montante, a jusante e, principalmente, no trecho do riacho que passa ao lado do stio, configurando-se um estado de abundncia do recurso, pelo menos para alguns dos grupos. No geral, trata-se de matrias-primas heterogneas, com granulometrias diferentes no mesmo suporte, alm da presena de geodos e de linhas de fissura. Foram identificados trs tipos de suporte preferenciais para a produo das lminas: lascas (17% - 7), blocos (8% - 3) e seixos (3% - 1), sendo que, para a maior parte das peas (72% - 29), no foi possvel identificar o suporte, pois as mesmas encontram-se muito transformadas. A maior parte da coleo analisada, 24 peas, 60%, realizada sobre silexito. As outras peas so em arenito silicificado de boa qualidade, apesar da heterogeneidade da matria-prima (7 peas, 17,5%); em quartzito, tambm de boa qualidade para o lascamento (3 peas, 7,5%); em calcednia (1 pea, 2,5%), e, 5 instrumentos, 12,5%, so sobre matria prima silicosa, ainda no identificada. Apesar da freqncia maior do silexito no houve um tratamento diferenciado do mesmo: todos os instrumentos foram tratados tecnicamente da mesma maneira.

Figura 10 Relao da freqncia de tipo de crtex neocrtex das matrias-primas utilizadas na elaborao das lminas de machado lascadas.

A frequente presena de crtex e de neocrtex (fig. 10) nas faces dos objetos indica que os instrumentos no se distanciam muito dos suportes iniciais, ou seja, eles so pouco transformados. Daqueles que apresentam crtex - 28,70% - uma grande parte vem de superfcie (crtex espesso, poroso), alguns so mistos, apresentando crtex e neocrtex na mesma pea, outros no permitiram a identificao e, somente um apresenta neocrtex de rio. No entanto, como dito acima, uma grande parte dos objetos foi totalmente transformada e no permite a identificao do tipo de suporte (fig. 11).

Figura 11 Exemplos de lminas cujos suportes no foram identificados: muitos dos instrumentos (72% - 29) foram intensamente transformados, no sendo possvel identificar os suportes originais (fotos de A.C.R. Cunha e croqui de A. Prous).

Assim, pode-se pensar que os suportes escolhidos no distam muito da morfologia final do instrumento. possvel que no momento da escolha de blocos e seixos, os grupos buscassem formas prximas ao objeto desejado. Este tipo de comportamento foi observado na Indonsia, na ilha de Jaya (Ptroquin e Ptroquin, 2002): a seleo dos seixos-suporte est relacionada no s s caractersticas fsicas dos mesmos, mas

tambm s suas morfologias. A escolha feita a partir das formas mais prximas possveis dos instrumentos desejados. As matrias so testadas a olho nu e ao percutor - alm do teste de sonoridade - buscando a resistncia das mesmas. As lascas suporte tambm parecem ter sido retiradas j dentro do padro morfolgico do instrumento, lascas mais longas que largas. Portanto, algumas normas bem estabelecidas parecem reger a escolha dos mesmos, como as dimenses gerais e a morfologia dos objetos, constituindo-se em uma facilidade durante a elaborao das peas. Os instrumentos: as lminas de machado lascadas bifacialmente Nas 40 lminas analisadas os instrumentos finalizados so mais longos que largos, independente do suporte (lasca, bloco ou seixo), geralmente pouco espessos, de seo bifacial, com uma parte proximal mais estreita em oposio a um setor distal que se abre ligeiramente em leque. As maiores dimenses esto por volta de 11,2 x 5,4 x 3,7 cm (C x L x E), as medianas 7,2 x 5,4 x 3,3 cm e as menores frequentemente j reestruturadas 5,0 x 3,3 x 1,6 cm. Ou seja, os instrumentos finalizados no so muito grandes, mas trazem em si mesmos a reserva de matria-prima que permite a reestruturao do objeto no caso de quebra ou de reavivamento dos gumes. A anlise tecnolgica da coleo permitiu identificar tratamentos tcnicos diferenciados para os trs setores que compem o instrumento e que podem ser, no geral, descritos: A extremidade proximal formada pelo talo. Trata-se do setor mais abrupto do instrumento, o qual pode entrar em contato direto com um (presumido) cabo. Esse setor pode ser picoteado ou apresentar retiradas ou, ainda, as duas tcnicas. Trata-se da rea mais estreita em relao ao corpo e, frequentemente, extremidade distal do instrumento. A morfologia desse setor variada, sendo as mais recorrentes (cf. anexo 1): a transversal (9 22,5%), o diedro (8 20%), a arredondada (7 17,5%) e a apical (5 12,5%). Essa extremidade tem, repetidas vezes, a funo de receber o cabo, o qual, dependendo do tipo de encabamento, pode estar relacionado tambm parte mesial. Para os cabos escavados na madeira (encabado-embutido) que recebem e alojam a lmina do machado, tanto a parte proximal quanto a mesial podem ter essa funo. Se for um cabo do tipo vara verde fibrosa vergada ao redor da lmina (encabadodobrado), somente a parte mesial recebe o cabo (fig. 12). O mesmo se nota no caso de cabos do tipo haste fendida, ou bifurcada (encabado-traspassado), no qual a lmina presa por amarras dentro da fenda bifurcada no extremo (B. Ribeiro 1988). Nesse tipo de encabamento, o talo pode mudar de funo, sendo ele tambm uma parte ativa. Esse tipo de instrumento foi observado na coleo etnogrfica pertencente ao Museu Paraense Emilio Goeldi, em um exemplar de machado polido.

Figura 12 Tipos de encabamento: alguns tipos de encabamento de lminas de machado, nos casos, polidas. A Machado de pedra encabado-dobrado (ndios Nambikura, M.N. n 11.961. Esc. 1:7,5); B Machado de pedra encabado-traspassado (ndios Bororo, Museu Pigorini n 15.504, apud Zevi et alii 1983:116) e C Machado de pedra encabado-embutido (ndios Arawet, M.N. n 40, Esc. 1:5) (Ribeiro 1988: 266).

A poro mesial, corpo do instrumento, contm o maior volume da pea e tambm a reserva de matriaprima, utilizada nos momentos de reestruturao do objeto. Assim, quanto maior ela for, maiores sero as possibilidades de retomada do instrumento, sem que o mesmo se esgote rapidamente. Esse setor pode ser trabalhado por lascamento e/ou picoteamento, mesmo quando a pea apresenta crtex nos flancos. De fato, quando h crtex, nota-se que o investimento em retiradas muito menor, ou seja, h poucas retiradas ou somente picoteamento nos flancos. Pode-se pensar, ento, que o crtex cumpre parte da funo dos lascamentos e picoteamentos, qual seja, a de aumentar a aderncia do cabo pelo atrito, a partir de uma zona rugosa. Desse modo, a fase de descortiamento do suporte no necessria, resultando em uma economia de trabalho e de energia. Alm disso, a presena do picoteamento pode ser usada como um dos elementos indicadores para definir os limites entre a parte mesial e o incio do gume. Ainda sobre o picoteamento, bem provvel que as retiradas presentes na poro mesial no correspondam sempre s intenes diretas da produo de lascamentos. Podem ser, sim, as consequncias dos golpes insistentes para a produo do picoteamento que, fragilizando a matria-prima, acabam por destacar as lascas do corpo da lmina. Ao contrrio dos negativos maiores, que so mais longos ou que recobrem as superfcies, determinando uma morfologia procurada e que correspondem fase de faonagem do instrumento (fig. 13).

Figura 13 Detalhe de um dos flancos do instrumento: a elipse delimita a regio intensamente picoteada, da qual saem negativos de dimenses maiores e menores (as setas indicam a direo dos mesmos). Os maiores tm a funo de faonar o instrumento, enquanto os menores podem ser involuntrios, retirados no momento do picoteamento (foto D. Duarte).

A extremidade distal da lmina formada pelo fio do gume. Trata-se da poro que primeiro entra em contato com o objeto a ser transformado. ela, junto com o cabo, que recebe a maior presso. Na fsica, a presso recebida a expresso de uma fora aplicada em relao a uma determinada rea, quanto menor a rea, mediante uma mesma fora, maior a presso (p= f/a). O peso da lmina, a velocidade impressa no movimento, o ngulo de impacto, o comprimento do cabo e o desenho do gume faro a mesma penetrar no objeto que dever ser cortado. Variaes em qualquer um desses elementos podem aumentar ou diminuir o desempenho do instrumento no alcance do seu objetivo. Essa extremidade pode ser delineada a partir de duas sries de retiradas. Uma primeira, geralmente originria das laterais ou do front do fio do gume, a qual pode ter negativos longos e largos (exemplo 3,0 x 1,8 cm). A segunda srie formada por retiradas menores e alternadas entre uma face e outra (exemplo 1,0 x 0,6 cm), delimitando um gume sinuoso, talvez mais apto ao corte, com ngulos que podem variar entre 60 e 80 (fig. 14). O setor do fio do gume , em geral, mais largo que a extremidade proximal. Em parte dos instrumentos, essa extremidade se abre em leque, sendo efetivamente mais larga que o talo. Os supostos traos de utilizao observados encontram-se nesse setor, tais como: brilhos, estrias de arrastamento, arredondamentos e esmagamentos do gume, etc (fig. 15).

Figura 14 Detalhe do fio do gume: no geral, as lminas possuem gumes sinuosos, como o do exemplo (foto D. Duarte).

Figura 15 Provvel vestgio de utilizao: presena de pores com brilho nos gumes. No exemplo, a pea foi retomada (foto A.C.R. Cunha).

Frequentemente, o picoteamento muito intenso, no talo e ao longo de todo o flanco, chegando quase ao fio do gume. Se pensarmos que o picoteamento est relacionado ao encabamento e que o mesmo est condicionado ao primeiro, o cabo do machado ocuparia a maior parte da lmina, deixando apenas uma pequena poro da extremidade distal exposta. Existem, ainda, outras consideraes que podem justificar um tratamento to intensivo e insistente com o picoteamento da pea. possvel aventar o uso dessas lminas de machado, ocasionalmente, sendo empunhadas com as mos (eventualmente protegidas), sem o concurso de um cabo. Por outro lado, nos perguntamos, como um gume to reduzido poderia ser eficaz na derrubada de rvores, por exemplo, j que essa a poro que tem a funo de corte. Inicialmente, pode-se pensar em um aumento de tempo e de energia dispensados, j que um gume estreito no penetra muito na matria. De fato, um gume estreito, com ngulos como aqueles presentes nas lminas estudadas, encontra uma menor resistncia da

madeira. Ao contrrio, um gume mais largo apresenta uma maior dificuldade para penetrar no tecido lenhoso, sendo mais susceptvel quebra. A presso de um gume menor superior presso de um gume maior, pelas leis da fsica. S. Semenov (1981) nos d alguns argumentos para pensar nisso. Segundo esse autor, o tipo de desgaste dos machados de lenhador atuais quase no se encontra nos machados do neoltico, porquanto nessa poca no se cortava a madeira com semelhante procedimento, quer dizer, cravando com um golpe o machado no tronco para retirar um cavaco. Com o machado neoltico no se cortava a madeira metendo o machado no tronco, mas sim a base de golpes angulares em direo longitudinal. Por isso, muitos machados neolticos tm gastos tambm o ngulo dianteiro e o fio parece estar biselado (Semenov 1981: 237). Ainda com relao ao tamanho dos machados, considera que durante o trabalho com ferramentas cortantes do neoltico, o retrocesso sobre as mos era particularmente grande, devido ao grande ngulo de aguamento do fio, o que provoca a fragilidade da mesma pedra (...). Esse retrocesso se ameniza com um fio estreito. Este fio permite ao machado penetrar mais profundamente na madeira com toda a fora do golpe e com um retrocesso mnimo (...). Muito mais utilizados foram os machados e as enxs de tamanho mediano, de uns 8 a 12 cm de comprimento e 4 a 5 cm de largura. Para obter uma maior efetividade com esse tipo de ferramentas se aplica tambm o golpe em ngulo, durante o qual o fio penetrava na madeira no de maneira total, mas sim, no comeo, com sua parte dianteira, de maneira que a resistncia da madeira ia se distribuindo pelo fio mesmo quando isso acontecia de maneira instantnea (Semenov 1981: 239). Algumas peas apresentam uma evoluo morfo-tecnolgica, ou seja, foram reestruturadas ao longo de sua vida ativa, muito provavelmente, aps sofrerem quebras ou desgastes. Em conseqncia, podem apresentarse ligeiramente diferentes. Assim, as mais constantes modificaes das peas esto ligadas ao refrescamento dos gumes, mas guardando a funo de lminas de machado. Quando no h mais a extremidade distal (gume) da pea parte mais larga, aberta em leque, nos casos de desgaste ou quebra da lmina, o objeto pode ser transformado em outro instrumento (fig. 16), caracterizando a sua reconfigurao. Alguns indicadores tecnolgicos comprovam essa reconfigurao pela qual passou o novo instrumento, quais sejam: os resqucios do tratamento picoteado intenso do flanco do machado e, as estrias de arrastamento acompanhadas do brilho que permitem reconhecer a parcela do velho gume, inferindo at mesmo o seu sentido de uso na forma anterior. Esses indicadores podem ser observados, uma vez que o novo instrumento foi executado sobre a parte mesial da antiga lmina de machado, e, em pelo menos dois casos constatados, mantendo-se o canto do antigo gume. Contudo, apresenta um gume mais abrupto (entre 90 e 110), com outro delineamento e, portanto, com outra funcionalidade que os utilizados para as lminas de machado.

Figura 16 Exemplos de lminas reconfiguradas: aps a quebra, as lminas foram reconfiguradas, transformando-se em outro instrumento. Tanto em A, quanto em B, observam-se pores picoteadas correspondentes aos flancos do antigo objeto e um poro do antigo gume. Os novos gumes formados, possuem ngulos mais abruptos (croquis de L. Fernandes).

Em sntese, pode-e considerar que: - Trata-se de instrumentos com lascamentos bifaciais, transformados a ponto de, muitas vezes, no ser possvel identificar o suporte inicial. Os lascamentos se localizam no corpo do instrumento e no gume e podem corresponder s fases de faonnage e/ou ao retoque, sendo, por vezes, difcil distinguir os negativos que possam pertencer a uma ou a outra fase. No geral, busca-se por um gume sinuoso, com ngulo prximo de 60, 70 e 80. Os instrumentos apresentam, alm dos lascamentos, um investimento alto em picoteamento nos flancos e no talo. - A lmina foi dividida em trs partes principais: extremidade proximal, poro mesial e extremidade distal. Esta ltima - parte ativa - comporta o fio do gume e, caso tenha tido uma funo similar a dos machados atuais - abertura do corte - entraria em contato direto com o objeto a ser cortado, em posio oblqua, atravs de percusso lanada. No entanto, no podemos descartar outras formas de emprego, pois essas peas podem ter sido utilizadas em uma multiplicidade de outras aes. Particularmente, tendo em vista o brilho em alguns gumes, presume-se de modo apenas sugestivo e esteadas nas indicaes de Semenov (1981) e de Tras (2007: 159), um uso tambm sobre o couro. As pores mesial e proximal formam o corpo da lmina e o talo, os quais podem estar relacionados ao encabamento. A poro mesial guarda em si a reserva de matria-prima, o que permite o reavivamento, a reestruturao e a reconfigurao do objeto a cada desgaste e/ou a cada quebra. O talo, alm de compor o encabamento, tambm pode ter sido utilizado como parte ativa, para cortar - quando o mesmo em bisel, ou ainda como percutor - quando apresenta morfologia arredondada ou transversal. - O picoteamento acompanha o talo e os flancos, seguindo pelas reas mais estreitas das peas, atingindo a extremidade distal, sem invadir o gume. Nesse setor, encontram-se tambm incrustaes de colorao escura, que podem estar ligadas ao encabamento. Assim, trs ou quatro fases da cadeia operatria de elaborao das lminas de machado lascadas puderam ser identificadas durante os estudos: 1 escolha ou realizao do suporte: como j dito, a morfologia do suporte prxima ao instrumento final e este, certamente, foi um dos critrios para a escolha do seixo ou do bloco. Quando o suporte uma lasca, a mesma foi realizada por percusso direta dura (bulbo bem marcado, lanceta bulbar). Podendo ser uma lasca de plena debitagem ou de incio de debitagem, mais longa que larga. 2 delineamento da poro mesial e distal da pea: lascamento. Num primeiro momento, o suporte lascado bifacialmente, por percusso direta dura. As retiradas partiram do talo e dos flancos em direo s superfcies, que sero mais ou menos transformadas (uma ou duas sries de retiradas). O lascamento atinge tambm o setor distal da lmina criando um gume com ngulos prximos de 60, 70, 80, podendo chegar a at 90. Estas duas ltimas medidas esto presentes principalmente quando as peas foram reestruturadas. Em geral, na poro mesial, as retiradas podem ser longas e largas, ou curtas e largas, frequentemente refletidas. As mesmas podem ser, ainda, invasoras ou podem recobrir toda a superfcie de lascamento. Quanto ao gume, este tambm poder ter uma face mais trabalhada que a outra. O setor estruturado a partir de uma ou de duas sries de negativos que podem ser ou no alternados, criando um gume sinuoso. Quando houver duas sries, a primeira mais longa e sobreposta por retiradas menores, curtas e largas, que so frequentemente refletidas. 3 delineamento das pores proximal e distal: picoteamento. Aps o lascamento, a pea recebe o picoteamento que atinge grande parte do setor proximal e dos flancos, se prolongando at as proximidades do gume e o delimitando. Essa tcnica poder ser mais ou menos intensa, penetrando tambm as superfcies da lmina. Muitas vezes, o crtex ou neocrtex parece ter sido deixado propositadamente nesses setores, provavelmente no intuito de aumentar ou facilitar a aderncia de um cabo. Frequentemente, observa-se a superfcie intensamente picoteada, no permitindo inclusive a leitura da pea (crtex ou neocrtex?). O picoteamento pode atingir tambm o centro das faces, nas arestas dos negativos. Enfim, notam-se vrios negativos de lascamento que partiram dos setores picoteados dos flancos. Parte deles provavelmente resultante do picoteamento: possvel que a insistncia do gesto de percusso lanada acabe criando zonas muito frgeis, fazendo com que lascas se desprendam com facilidade. Muitas pequenas lascas (1,0 x 1,0 cm) presentes na coleo tm talo picoteado e podem ser aproximadas dessa fase.

Como resultado tem-se um produto final com uma morfologia alongada, de seo bifacial, no muito espesso, com uma parte proximal mais estreita em oposio a um setor distal que se abre em leque. Finalmente, vale ressaltar que dois tipos de acidentes so observados nos instrumentos da coleo. A maior parte das lminas encontra-se inteira (67,5% - 27), mas a ocorrncia de quebras bastante frequente (32,5% 13), sendo as mais comuns as transversais (17,5 % - 7). Muito provavelmente esses tipos de quebra esto relacionados fabricao, utilizao e ao encabamento. No entanto, no estgio atual da pesquisa, no possvel relacionar tais quebras ao uso e/ou ao tipo de encabamento, por exemplo. Um outro tipo de acidente observado o refletido, muito frequente nos negativos presentes nas superfcies dos instrumentos.

VII - Consideraes finais


Diante das observaes feitas sobre a coleo, podemos considerar que o grupo que produzia as lminas de machados lascadas encontradas em Piragiba no procurava objetos muito grandes, uma vez que as lminas reavivadas podem atingir dimenses bastante reduzidas. No entanto, as mesmas no perdem sua funcionalidade em funo do tamanho, como indicam os macro-traos de utilizao. Inicialmente, pensou-se que as lminas fossem instrumentos simples, ou seja, pouco elaborados. Contudo, com o avanar do estudo, constatou-se que classific-las como tal consistia em uma leitura superficial das mesmas, pois, muitas vezes no foi possvel fazer uma leitura direta na pea sobre o tipo de suporte utilizado. Alm disso, as tcnicas aplicadas nas diversas fases da cadeia operatria foram diferentes, tendo sido percebidas pelo menos duas: lascamento e picoteamento. De fato, esses instrumentos devem ter sido bastante funcionais e bem adaptados ao uso que lhes era destinado. Muito provavelmente, ao longo de sua vida til, foram utilizados em outras funes diferentes das iniciais. Nesse caso, deve-se atentar para pelo menos duas etapas da vida desses objetos: - o reavivamento, circunscrito a um primeiro ciclo da sua vida til quando a sua forma geral e funo (es) so mantidas e o gume refrescado por lascamentos condizentes com os que criaram o fio cortante, e; - a reconfigurao, j em outro ciclo, quando tanto a forma geral e funo (es) so drasticamente modificadas. Aparentemente, a quebra acidental da lmina do machado pode desencadear o reaproveitamento de uma das partes com sua decorrente reconfigurao. Portanto, a gesto dos objetos permitia utilizar a reserva de matria-prima que o mesmo traz em si. Assim, os instrumentos devem ter tido uma vida til muito grande, por razes que ultrapassam a mera economia racional de recursos, especialmente quando se recorda da abundncia da matria-prima no local do stio. De fato, toda a concepo/gesto do objeto poderia estar implcita desde a escolha do suporte (morfologia e dimenses), indicando, inicialmente, uma economia de tempo, de energia, antevendo em seguida, a possibilidade de transformao do mesmo. Apesar de no ser possvel afirmar de modo irrefutvel que os instrumentos lascados que abundam em Piragiba pertenam ao mesmo contexto das urnas funerrias da Tradio Aratu, possvel postular que eles pertencem a esta Tradio. Os exemplos de stios que foram apresentados, sempre tendo como referencial de partida a cermica, ou antes, os sepultamentos em urna, elementos decididamente indicadores dessa Tradio, associam os machados lascados ao contexto Aratu. Os resultados obtidos referem-se a uma amostragem, pois s foi estudado 10% do universo coletado. Nossa inteno dar continuidade a esse trabalhado, analisando os demais instrumentos, assim como os brutos de debitagem. Alm disso, abre-se a possibilidade de uma escavao de um setor in situ, dentro do mesmo stio e a visita e anlise de vestgios lticos de stios Aratu e Tupiguarani do entorno prximo Piragiba.

VIII - Referncias bibliogrficas


Caldern, V. 1969. A fase Aratu no Recncavo e Litoral Norte do Estado da Bahia. In: Programa Nacional de Pesquisas Arqueolgicas: resultados preliminares do terceiro ano 1967-1968. Belm: Museu Pa. Emlio Goeldi. p. 161-72. (Publicaes avulsas, 13). Caldern, V. 1971. Breve notcia sobre a arqueologia de duas regies do Estado da Bahia. In: Programa Nacional de Pesquisas Arqueolgicas: resultados preliminares do quarto ano 1968-1969. Belm: Museu Pa. Emlio Goeldi. p. 163-74. (Publicaes avulsas, 15).

Caldern, V. 1974. Contribuio para o conhecimento da arqueologia do Recncavo e do Sul da Bahia. In: Programa Nacional de Pesquisas Arqueolgicas: resultados preliminares do quinto ano 1969-1970. Belm: Museu Pa. Emlio Goeldi. p. 141-56. (Publicaes avulsas, 26). Cormelato, F. 2008. Relatrio Final Salvamento e monitoramento arqueologico no traado da rodovia BA-148, Rio de Contas Jussiape, digitado. Etchevarne, C. 1998. Os stios arqueolgicos da localidade de Piragiba: reflexes acerca do conhecimento arqueolgico sobre as prticas funerrias de grupos ceramistas. Anthropolgicas, v. 7, ano III, p. 56-65. Fernandes, H. L. A. 2003. Os sepultamentos do stio Aratu de Piragiba: Bahia. Dissertao de mestrado pela Universidade Federal da Bahia. Geneste J.-M. - 1991. Systmes dapprovisionnement en matires premires au Palolithique moyen et au Palolithique suprieur en Aquitaine. LHomme de Nandertal, Actes du Collogue International de Lige, 4-7dcembre, M. Otte (dir.), Service de Prhistoire, Universit de Lige, La subsistence, vol. 6 : 75-97. Inizan M.-L., Reduron M., Roche H., Tixier J. - 1995. Technologie de la pierre taille. Paris, Editions du CREP, 4 : 199 p. Leroi-Gourhan, A. 1966. La prhistoire : problmes mthodologiques. Presses tude technologique des industries lithiques tailles du nord de Minas Gerais : Bibliographies Universitaires de France :240-269. Martin, Gabriela. 1996. Pr-histria do nordeste do Brasil. Recife:EDUFPE. Neves, G. 2003. As lminas de machado pr-histricas do Brasil reviso bibliogrfica e estudos recentes. Monografia de final de curso, para obteno do titulo de bacharel em histria, pela Universidade Federal de Minas Gerais, digitado. Palermo Neto, F. e Fernandes, L. A. 1999. Relatrio de visita a So Flix do Coribe. Salvador: MAE/UFBa, digitado. Pelegrin J. - 1995. Rflexions mthodologiques sur ltude de sries lithiques en contexte datelier ou de mine. Les mines de silex au Nolithique en Europe : Table Ronde de Vesoul, 18-19 octobre 1991, C.T.H.S. : 159-172. Pelegrin J. - 2005. Cours de DEA. Universit de Paris X, Laboratoire dArchologie et Technologie lithique. (Ptroquin e Ptroquin, 2002) Prous, A.; Brito, M. E.; Alonso Lima, M. As ocupaes ceramistas no vale do rio Peruau (MG). Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, So Paulo, 4: 71-94, 1994. Prous, A., Alonso, M., Pil, H., Xavier, L. A. F., Lima, A. P., Neves, G. 2002. Os machados pr-histricos no Brasil descrio de colees brasileiras e trabalhos experimentais: fabricao de lminas, cabos, encabamento e utilizao. In: Canind, Xing, n 2. Semenov, S.. 1891: Tecnologa prehistrica estudio de las herramientas y objetos antiguos a travs de las huellas de uso. Akal Universitria. Madrid. Ribeiro, B. 1988. Dicionrio de artesanato indgena. Itatiaia, Belo Horizonte: 344 p. Rodet, M.J. 2006. tude technologique des industries lithiques do nord de Minas Gerais, Brsil. Depuis le passage Plistocne/Holocne jusquau contact XVIIIme sicle. Thse de doctora, par l Universit de Paris X. Rodet, M. J., Xavier, L. e Alonso, M. 2003. Evoluo tafonmica de stios a cu aberto: exemplo do stio Olha Aqui, Bacia do rio Peruau, Minas Gerais. In: Anais do XII congresso de arqueologia da Sociedade de Arqueologia Brasileira: Arqueologia da Amrica Latina. So Paulo. Tras, M. C. 2007. Tallando la Piedra formas, funciones y usos de los tiles prehistoricos. Ariel, Barcelona. Tixier J. - 1978. Mthode pour ltude des outillages lithiques. Notice sur les travaux scientifiques, Thse de doctorat dtat s Lettres, Universit de Paris X, Nanterre : 117 p.

Tixier J. - 1980. Prhistoire et Technologie lithique.Journes des 11-13 mai 1979, J. Tixier (dir.), Valbone, CNRS, URA 28, Cahier 1, 2me dition : 59 p .

24

You might also like