You are on page 1of 6

Escritor fluminense:

Euclides da Cunha
Biografia
20/01/1866, Cantagalo (RJ) 15/08/1909, Rio de Janeiro (RJ)

Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu em 1866 nas ento provncias do Rio de Janeiro. A sua famlia, de origem luso-baiana, a se instalara, em meados do sculo XIX, atrada pela miragem da riqueza fcil que o caf parecia oferecer a todo o Vale do Paraba, laboriosa e mediana seria a vida de Euclides: militar, engenheiro,

topgrafo, jornalista, escritor e, por fim, por um brevssimo espao de tempo, professor. Na adolescncia escreveu alguns poemas de um romantismo liberal cujo iderio se cifrava no culto do Progresso e da Liberdade. E Euclides fez-se muito cedo abolicionista e republicano ardente. O pendor para os estudos matemticos levou-o a eleger como curso superior a Engenharia, entrando primeiro na Escola Politcnica, que mal frequentou e, logo depois, na Escola Militar da Praia Vermelha. Neste centro difusor da mentalidade positivista educa-se para um tipo de pensamento que atava no mesmo feixe de valores, a Cincia e o republicanismo. Ao lado da influncia de Comte, d o evolucionismo de Darwin e de Spencer o disps a aceitar, com excessiva confiana, as "leis" sobre os caracteres morais das raas que tanto acabariam pesando na elaborao de Os Sertes. Euclides passou a escrever no jornal A Provncia de So Paulo (depois de 1889, O Estado de S. Paulo) artigos de cunho ideolgico.

Realizada em apenas 12 anos de atividade, a obra do escritor pequena, mas densa e profunda. Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha perdeu a me aos trs anos, passando o restante da infncia e a adolescncia sob cuidados de

seus tios, em diferentes cidades ou fazendas do interior do Rio de Janeiro. Quando jovem, ingressou na Escola Militar, onde recebeu formao positivista, de oposio monarquia. Mas Euclides passaria pouco tempo na Escola Militar. Num gesto de indisciplina e de crtica monarquia, durante uma comemorao, jogou no cho a arma que deveria apresentar passagem do ministro da Guerra. Ao mesmo tempo, proferiu palavras contra a passividade dos colegas. Foi preso e expulso da escola, mas seu gesto ficou, entre os republicanos, como um smbolo de idealismo e coragem.

Entre a imprensa e a engenharia


Partiu, ento, para So Paulo, onde passou a escrever no jornal A Provncia de S. Paulo. Proclamada a Repblica, voltou carreira militar, fazendo o curso de artilharia na Escola Superior de Guerra e, em seguida, os de estado-maior e engenharia militar, bacharelando-se em matemtica e cincias fsicas e naturais. Foi, ento, promovido a primeiro-tenente. Continuou atuando na imprensa, tratando de diferentes problemas do pas. Apoiador de Floriano Peixoto recusou, contudo, qualquer prmio ou oferta de cargos, s aceitando o que era previsto em lei.

Em 1895, abandonou a carreira militar, tornando-se engenheiro civil. Dividia seu tempo, assim, entre a superintendncia de obras do Estado e colaboraes para o jornal O Estado de S. Paulo.

Guerra de Canudos
Depois de escrever, em 1897, dois artigos sobre a Guerra de Canudos, foi convidado a viajar at a Bahia, como correspondente de O Estado, e de l relatar os acontecimentos.

Suas cartas e inmeras pesquisas que realizou posteriormente serviram-lhe para escrever, entre 1898 e 1901, Os Sertes. A obra, alis, foi escrita paralelamente chefia dos trabalhos de reconstruo da ponte de ao que rura na cidade de So Jos do Rio Pardo, no interior do Estado de So Paulo. Graas a Os Sertes, Euclides foi eleito para a Academia Brasileira de Letras e para o Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro. Mais tarde, seria nomeado, pelo baro de Rio Branco (ento ministro das Relaes Exteriores), chefe da Comisso de Reconhecimento do Alto Purus. Viajaram, ento, milhares de quilmetros pela Amaznia. De volta ao Rio de Janeiro, trabalhou no Itamarati, redigindo o relatrio da viagem ao Purus e corrigindo ou elaborando mapas da regio visitada. Em maio de 1909, prestou concurso para ser professor de Lgica no Colgio Pedro 2. Apesar de ter assumido a cadeira, s pode dar poucas aulas, pois, a 15 de agosto de 1909, foi assassinado pelo amante de sua esposa.

Ser o nico que eu estive esperando por toda a minha vida ento baby eu estou bem

Tonight Tonight Just a Kiss Lying here with you so close to me It's hard to fight these feelings when it feels so hard to breathe Caught up in this moment Caught up in your smile I've never opened up to anyone It's so hard to hold back when I'm holdin' you in my arms But we don't need to rush this Let's just take it slow Just a kiss on your lips in the moonlight Just a touch of the fire burning so bright No, I don't wanna mess this thing up I don't want push too far Just a shot in the dark that you just might be the one I've been waiting for my whole life So baby I'm alright With just a kiss goodnight I know that if we give this a little time It'll only bring us closer to the love we wanna find It's never felt so real No, it's never felt so right Just a kiss on your lips in the moonlight Just a touch of the fire burning so bright No, I don't want to mess this thing up I don't want push too far Just a shot in the dark that you just might be the one I've been waiting for my whole life So baby I'm alright With just a kiss goodnight No, I don't want to say goodnight I know it's time to leave But you'll be in my dreams Tonight Just a kiss on your lips in the moonlight Just a touch of the fire burning so bright No, I don't want to mess this thing up I don't want push too far Just a shot in the dark that you just might be the one I've been waiting for my whole life So baby I'm alright Whoa whoa... Let's do this right With just a kiss goodnight With a kiss goodnight Kiss goodnight Apenas Um Beijo Ficar aqui com voc to perto de mim difcil lutar contra esses sentimentos Quando parece to difcil de respirar Preso neste momento Preso no seu sorriso Eu nunca me abri para ningum to difcil de segurar Quando estou com voc em meus braos Mas ns no precisamos apressar isso Vamos apenas devagar Apenas um beijo em seus lbios ao luar Apenas um toque de fogo to brilhante No... eu no quero confundir essas coisas Eu no quero forar demais Apenas um tiro no escuro que s voc pode Ser o nico que eu estive esperando por toda minha vida Ento, baby, eu estou bem Com apenas um beijo de boa noite Eu sei que se dermos um pequeno tempo

Isso s vai nos aproximar do amor que queremos encontrar Nunca me senti to real No... nunca me senti to bem Apenas um beijo em seus lbios ao luar Apenas um toque de fogo to brilhante No... eu no quero confundir essas coisas Eu no quero forar demais Apenas um tiro no escuro que s voc pode Ser o nico que eu estive esperando por toda minha vida Ento, baby, eu estou bem Com apenas um beijo de boa noite No... eu no quero dizer boa noite Eu sei que hora de partir Mas voc estar em meus sonhos Hoje noite Hoje noite Hoje noite Apenas um beijo em seus lbios ao luar Apenas um toque de fogo to brilhante No... eu no quero confundir essas coisas Eu no quero forar demais Apenas um tiro no escuro que s voc pode Ser o nico que eu estive esperando por toda minha vida Ento, baby, eu estou bem Ohhh Oh Ohhh Vamos fazer isso direito Com apenas um beijo de boa noite Com um beijo de boa noite Beijo de boa noite

You might also like