You are on page 1of 3

Ea de Queirs: Linguagem e estilo

Ea de Queirs, para alm de um apurado sentido crtico e possuidor de uma viso profunda da sociedade que to bem descreve e analisa nos seus romances, tambm rico em variedade e expressividade lingustica. I. O adjectivo O adjectivo usado, frequentemente, por Ea de Queirs e desempenha um papel relevante na propriedade e riqueza de expresso.

Adjectivao
Dupla e tripla adjectivao. Adjectivos com uma funo caricatural e satrica. Adjectivos que nem sempre se encontram seguidos.

Exemplos
(...) os seus dois olhos redondos e agoirentos. Dmaso era interminvel, torrencial, inundante a falar das suas conquistas. Os seus lindos dentes miudinhos alvejaram a sombra do vu.

II. O advrbio A prosa queirosiana explora o advrbio adjunto de modo, servindo-se no apenas da sugesto de continuidade, mas tambm explorando outras potencialidades expressivas.

Advrbio adjunto de modo


Adverbiao dupla e tripla. Advrbio ao servio da ironia. Advrbio com valor metafrico. Advrbio formado a partir de um adjectivo.

Exemplos
Insensivelmente, irreversivelmente, Carlos achou-se (). O Eusebiozinho foi ento preciosamente colocado ao lado da titi (...). molemente pulhamente

III. O verbo Na prosa queirosiana, o verbo serve no apenas a narrao, mas tambm a descrio e a prpria caracterizao das personagens.

01

Ea de Queirs: Linguagem e estilo

Verbo
Verbo usado com um valor hiperblico. Verbos derivados de adjectivos de cor. Verbos no gerndio, atribuindo dinmica descritiva. Verbos usados com a funo de caracterizar as aces e atitudes das personagens.

Exemplos
(...) dor (...) que Pedro procurava afogar em lupanares e botequins (...) (...) negrejava, no brilho do sol, um magote apertado de gente (...) () Portugal () e decente, estudando, pensando, fazendo civilizao como outrora... (...) Ega trovejou (...)

IV.O Neologismo A riqueza da prosa queirosiana reside tambm na criao de novas palavras, como gouvarinhar, cervejando, escaveirada, entre outras. V. Registos de lngua O emprego dos registos de lngua familiar e corrente, por vezes, concretiza a funo crtica. VI. Emprstimos Ea recorre, muitas vezes, a anglicismos, isto , vocbulos de origem inglesa, e a galicismos, ou seja, vocbulos de origem francesa. VII. Discurso Indirecto Livre Por um lado, o uso do discurso indirecto livre evita a repetio dos verbos introdutores do relato de discurso e aproxima o discurso da linguagem falada. Por outro lado, a sua utilizao permite que o narrador reproduza as falas das personagens na sua prpria linguagem, fundindo-se o narrador com a personagem.
Exemplo: Era assinar uma carta afirmando que tudo que fizera publicar na Corneta, sobre o Sr. Carlos da Maia e certa senhora, fora a inveno falsa e gratuita. S isto o salvava.

02

Ea de Queirs: Linguagem e estilo

VIII. O Diminutivo Ea emprega o diminutivo para sugerir: pequenez - Exemplo: (...) tinha uma cadelinha escosesa... carinho ou ternura Exemplo: Est-se fazendo tarde, Carlinhos ironia e depreciao Exemplo: Eusebiozinho, as perninhas flcidas IX. Figuras de estilo

Figura de estilo
Aliterao Hiplage Ironia Sinestesia
1

Exemplo
um moo loiro, lento, lnguido, que se curvava em silncio diante dela. (...) o secretrio Steinbroken (...) cofiava silenciosamente os seus longos bigodes tristes. - possvel - respondeu o inteligente Silveira. () e, muito alto no ar, passava o claro repique de um sino.

1 Figura de estilo que consiste na inverso de sentidos, transferindo-se para uma palavra uma caracterstica que, na realidade, pertence a outra, assim o adjectivo no caracteriza o vocbulo a que se associa, mas um outro que o antecede.

03

You might also like