You are on page 1of 48

DIREITOS E BENEFCIOS DA PESSOA COM DEFICINCIA

NDICE
APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

01 01 02 02 02 03 03 04 05 05

ATENDE

AUXLIO-ACIDENTE

AUXLIO-DOENA BPC BENEFCIO DE PRESTAO CONTINUADA: PESSOAS IDOSAS E/OU COM DEFICINCIA

BILHETE NICO ESPECIAL CADNICO - CADASTRO NICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO FEDERAL CARTO DEFIS - DSV - CREDENCIAL PARA O ESTACIONAMENTO DOS VECULOS NA VAGA ESPECIAL DO MUNICPIO DE SO PAULO CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAO ESPECIAL - CNH CREDENCIAL PARA O ESTACIONAMENTO DOS VECULOS NA VAGA ESPECIAL

CONSELHOS DAS PESSOAS DEFICIENTES COMPLEMENTO DE 25% NA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ DISPENSA DO RODZIO DE VECULOS NO MUNICPIO DE SO PAULO EMTU TRANSPORTE INTERMUNICIPAL CARTO BOM ESPECIAL FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIO (FGTS)

06 06 07 07 08 08 09 10 10 11

ISENO DE IMPOSTO DE RENDA IR ISENO DE IMPOSTOS NA COMPRA DE CARRO 0KM ISENO DE IPTU MEDICAMENTOS FORNECIDOS GRATUITAMENTE PELO SUS PASSE LIVRE TRANSPORTE INTERESTADUAL

PIS/PASEP

12 13 13 14 14 14 15 15 16 16

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA QUITAO DO FINANCIAMENTO DA CASA PRPRIA JUNTO AO SETOR FINANCEIRO DE HABITAO POR MEIO DE SEGURO HABITACIONAL

RESERVA DE ASSENTOS RESERVAS DE VAGAS ESPECIAIS EM ESTACIONAMENTOS DE VECULOS

SEGURO DPVAT

TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELETRICA

TRATAMENTO FORA DO DOMICILIO - TFD

TRANSPORTE AREO TRANSPORTE AMBULATORIAL DO MUNICPIO DE GUARULHOS

UNIDADE JOINVILLE - SC

17 18 19 21 22 23 26 29 31

UNIDADE MOGI DAS CRUZES - SP

UNIDADE OSASCO - SP

UNIDADE RECIFE - PE

UNIDADE POOS DE CALDAS - MG

UNIDADE PORTO ALEGRE - RS

UNIDADE NOVA IGUAU - RJ

UNIDADE SO JOS DO RIO PRETO - SP

UNIDADE UBERLNDIA - MG

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ


Para ter direito ao benefcio, o trabalhador tem que ter contribudo com a Previdncia Social por no mnimo 12 meses, no caso de doena. No caso de acidente, o prazo de carncia no exigido, mas preciso estar inscrito na Previdncia Social. Quem recebe aposentadoria por invalidez tem que passar por percia mdica de dois

A
em dois anos, se no, o benefcio suspenso. A aposentadoria deixa de ser paga quando o segurado recupera a capacidade e volta ao trabalho. Quem comear a contribuir com o INSS j com a doena ou leso que geraria o benefcio no ter direito a se aposentar por invalidez, a no ser quando a incapacidade resultar no agravamento da doena ou leso. PARTICULARIDADES No caso do segurado requerer o benefcio aps 30 dias da data de afastamento do trabalho, o benefcio ser pago a partir da data de entrada do requerimento de contribuio.

LEGISLAES EXISTENTES: Lei n 3.807/60, artigo 27; Lei n 8.213/91 artigos 42 e 47 OUTRAS INFORMAES: Site: www.previdencia.gov.br Central de Atendimento: PREVFone 135 - Ministrio da Previdncia Social Ou procure uma agncia Previdncia Social mais prxima de sua residncia. reduzida, associada ou no a outra deficincia, e que utilizam a cadeira de rodas. Com regulamento prprio, oferecido pela Prefeitura, gerenciado pela So Paulo Transporte S.A. e operado pelas empresas de transporte coletivo do municpio de So Paulo.

ATENDE

O Servio de Atendimento Especial - ATENDE foi criado por meio do decreto n 36.071 de 09 de maio de 1996; uma modalidade de transporte porta a porta, gratuito aos usurios residentes do municpio de So Paulo inscritos com deficincia fsica e mobilidade altamente

LEGISLAES EXISTENTES: Decreto n 36.071 de 09 de maio de 1996 OUTRAS INFORMAES: Site: http: www.sptrans.com.br Telefone: 0800-015 52 34 Central de Atendimento: 156 da Prefeitura ou nos postos de atendimento do SPtrans ou das Subprefeituras.
01

AUXLIO-ACIDENTE
Benefcio pago ao trabalhador que sofre um acidente e fica com seqelas que reduzem sua capacidade de trabalho. concedido para segurados que recebiam auxlio-doena. Para solicitar do auxlio-acidente no exigido tempo mnimo de contribuio, mas o trabalhador deve ser contribuinte da Previdncia Social.

A
LEGISLAES EXISTENTES: Lei n. 8.213/91, em seus artigos 18 a 32. OUTRAS INFORMAES: Site: www.previdencia.gov.br Central de Atendimento: PREVFone 135 Ministrio da Previdncia Social Ou procure uma agncia Previdncia Social mais prxima de sua residncia.

AUXLIO-DOENA
O Auxlio-doena um benefcio pago aos segurados da Previdncia Social e que previsto pelo artigo 201 da Constituio Federal referente aos riscos social proveniente da incapacidade laborativa decorrente de doena. aplicvel aos segurados que, em virtude de doena incapacitante proveniente de sua atividade habitual ou no, fiquem impossibilitados de retornar ao trabalho.

LEGISLAES EXISTENTES: Lei n. 8.213/91, em seus artigos 59 a 64.

OUTRAS INFORMAES: Site: www.previdencia.gov.br Central de Atendimento: PREVFone 135 Ministrio da Previdncia Social Ou procure uma agncia Previdncia Social mais prxima de sua residncia.

BPC BENEFCIO DE PRESTAO CONTINUADA:


PESSOAS IDOSAS E/OU COM DEFICINCIA

B
LEGISLAES EXISTENTES: Lei Orgnica da Assistncia Social - LOAS (Lei n 8.742 de 07 de dezembro de 1993)
OUTRAS INFORMAES:

um direito garantido pela Constituio Federal de 1988 e pela Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS); Consiste no pagamento de 1 (um) salrio mnimo mensal pessoas com 65 anos de idade ou mais e pessoas com deficincia incapacitante para a vida independente e para o trabalho.
PARTICULARIDADES

Site: www.previdencia.gov.br Central de Atendimento: PREVFone 135 - Ministrio da Previdncia Social Ou procure uma agncia Previdncia Social mais prxima de sua residncia. Destinado s pessoas com 65 anos de idade ou mais e s pessoas com deficincia que a incapacitam para a vida independente. A renda familiar no pode ultrapassar (um quarto) do salrio mnimo vigente.

02

BILHETE NICO ESPECIAL


O Bilhete nico Especial o carto que isenta o pagamento da tarifa nas viagens de nibus urbanos da cidade de So Paulo s pessoas com deficincia fsica, intelectual, auditiva e visual ou mltipla, congnita ou no, conforme legislao vigente. O benefcio ser concedido somente quando a patologia e os comprometimentos caracterizarem a existncia de deficincia. Para cada diagnstico h uma especificidade concedendo, ou no, o direito a um acompanhante por paciente (o usurio poder

escolher at quatro pessoas para ser identificado como acompanhante no ato da entrega da documentao) e para aqueles usurios que so menores de 12 anos, o direito ao acompanhante concedido automaticamente. Pessoas idosas, mulheres gestantes e pacientes que esto em perodo de quimioterapia e/ou radioterapia (para tratamento de cncer), tambm so beneficirios desse direito. LEGISLAES EXISTENTES: Portaria Intersecretarial PARTICULARIDADES n 001/11-SMT/SMS Antes de entregar a documentao no Posto de Atendimento da SPtrans, o solicitante deve verificar se OUTRAS INFORMAES: todos os documentos esto com os dados corretos, Site: http: www.sptrans.com.br devidamente datados, assinados e carimbados, Telefone: 0800-155-234 evitando um possvel indeferimento do benefcio. Central de Atendimento: 156 da A renovao deste benefcio poder ser solicitada at Prefeitura ou ainda nos postos de 60 dias antes da data do vencimento do bilhete. atendimento das Subprefeituras.

CADNICO - CADASTRO NICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO FEDERAL um instrumento de coleta de Procure o CRAS dados para identificar as famlias LEGISLAES EXISTENTES: Decreto n. 3.877, de 24 de Centro de Referncia de de baixa renda existentes no Assistncia Social do seu julho de 2001 pas, com o objetivo de incluso municpio Decreto n. 6.135 de 26 de nos programas sociais do junho de 2007 Governo Federal. OUTRAS INFORMAES: Devem ser cadastradas as famlias http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/bolsaque tenham renda mensal de at familia/cadastro-unico/gestor/cadunico-cadastro-de-inclusao meio salrio mnimo por pessoa.

03

CARTO DEFIS DSV CREDENCIAL PARA O ESTACIONAMENTO


DOS VECULOS NA VAGA ESPECIAL DO MUNICIPIO DE SO PAULO

O Departamento de Operaes do Sistema Virio DSV em So Paulo, criou o carto DeFis-DSV para o estacionamento de veculos com pessoas deficientes nas vagas especiais. Em So Paulo a pessoa que tem o direito a este benefcio com deficincia fsica ambulatria no(s) membro(s) inferior (es), ou autnoma, decorrente de incapacidade OUTRAS INFORMAES: Setor de Autorizaes Especiais do DSV (DSV-AE), PARTICULARIDADES

mental, ou com deficincia ou mobilidade reduzida temporria e ou com deficincia visual e dificuldades de locomoo. LEGISLAES EXISTENTES: Portaria DSV/G. n. 014/02, de abril de 2002, Portaria n. 032/09-SMT-GAB, de 14/04/2009, Portaria DSV/SMT n 24/10, de 15 de maro de 2010.
Rua Sumidouro, 740, em Pinheiros CEP: 05428-010. Central de Atendimento: (11) 3812-3281 ou (11) 3816-3022

Formulrios e orientaes para a emisso do carto DeFis DSV http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/DeFis_090810_12 81383476.pdf http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/Atestado_Medico_ 1279722161.pdf http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais/ cartao_de_estacionamento_defis Nas vagas especiais situadas em reas de Zona Azul, o usurio deve utilizar alm do Carto DeFis-DSV, o carto de Zona Azul; O carto DeFis-DSV no d direito ao uso da vaga gratuitamente; Este carto poder ser utilizado como referncia para estabelecimentos particulares, que reservem vaga especfica de estacionamento demarcada com o Smbolo Internacional de Acesso.
04

CNH ESPECIAL - CARTEIRA NACIONAL


DE HABILITAO ESPECIAL

C
psicotcnicos, podem ser obtidas atravs do endereo eletrnico: www.detran.sp.gov.br Somente aps obter o resultado dos exames, a pessoa pode matricular-se em um Centro de Formao de Condutores (CFC), que possua veculo adaptado. Para as pessoas que residem em outro municpio, dever procurar o departamento de CIRETRAN do municpio de domiclio ou residncia e realize o exame prtico onde possua banca especial para pessoa com deficincia ou mobilidade reduzida. OUTRAS INFORMAES: Site: www.detran.sp.gov.br Central de Atendimento: (11) 3812-3281 ou (11) 3816-3022 Ou procure uma agncia Previdncia Social mais prxima de sua residncia. Os deficientes que circulam com a carteira desatualizada sero multados, respondero criminalmente por acidentes e tero sua carteira de habilitao apreendida.

A diferena entra a Carteira Nacional de Habilitao (CNH) de uma pessoa no deficiente para a uma pessoa com deficincia, que no verso da carteira, no espao observao especificado o tipo de carro adaptado que a pessoa com deficincia pode conduzir. Para o requerimento pessoa necessite ter mais de 18 anos de idade, ser alfabetizado. As informaes sobre os documentos necessrios, lista de clnicas credenciadas para a realizao dos exames mdicos e PARTICULARIDADES As CNH especiais na sua maioria no so a primeira via. As pessoas que j possuem habilitao e so acometidas posteriormente por algum tipo de deficincia necessitam realizar, o mais rpido possvel, alterao de sua carteira. O processo exige um novo exame mdico e prtico que avaliar se o motorista est apto a dirigir nesta nova situao.

CREDENCIAL PARA O ESTACIONAMENTO DOS VECULOS NA VAGA ESPECIAL


Tendo o objetivo de uniformizar, foi estabelecido pelo Conselho Nacional de Transito CONTRAN LEGISLAES EXISTENTES: http://www.denatran.gov.br/download/ uma credencial que autoriza, no territrio Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_304.pdf nacional, os estacionamentos em vagas especiais, demarcadas com o smbolo com dificuldades de mobilidades. Dever ser internacional de acesso, os veculos utilizados emitida pelo departamento de transito do para o transporte de pessoas deficientes ou municpio de domicilio do deficiente.

05

CONSELHOS DAS PESSOAS DEFICIENTES

C
CONSELHO ESTADUAL PARA ASSUNTOS DA PESSOA COM DEFICINCIA CEAPCD: Rua Auro Soares de Moura Andrade, 564 Barra Funda/SP CEP 01156-001 telefone (11) 5212-3700, ramais 3743, 3744. ceapcd@sp.gov.br http://conselho.sedpcd.sp.gov.br CONSELHO NACIONAL DA PESSOA DEFICIENTE CONADE: E-mail: conade@sedh.gov.br http://portal.mj.gov.br/conade

O conselho um grupo organizado de pessoas qualificadas de uma determinada rea que esto, a nvel municipal, estadual e federal, a disposio da populao e do grupo ao qual de Terminado para acompanhar e fazer valer as normas, regras e legislaes existentes daquele setor.
CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICINCIA Rua Libero Badar, n. 119 - 3 andar CEP: 01009-000 - Telefone: (11) 3113-9672/9691 http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/ secretarias/pessoa_com_deficiencia/conselho/ SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICINCIA: Rua Auro Soares de Moura Andrade, 564 Barra Funda SP/SP CEP 01156-001 telefone (11) 5212-3700 site: www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

COMPLEMENTO DE 25% NA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ


O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistncia permanente de outra pessoa para exercer suas atividades dirias, atestada pela percia mdica do INSS, ser acrescido de 25% (vinte e cinco por cento). As situaes em que o aposentado por invalidez ter direito ao acrscimo de 25% (anexo I do Decreto 3.048), so: Cegueira total; Perda de nove dedos das mos, ou superior a esta; Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores; Perda de uma das mos e dos dois ps, ainda que a prtese seja possvel; Perda dos membros inferiores, acima dos ps, quando a prtese for impossvel; Perda de um membro superior e outro

inferior, quando a prtese for impossvel; Alterao das faculdades mentais com grave perturbao da vida orgnica e social; Doena que exija permanncia contnua no leito; Incapacidade permanente para as atividades da vida diria. LEGISLAES EXISTENTES: Lei Federal 8.213, de 24 de julho de 1991; Decreto 3.048, de 6 de maio de 1999. OUTRAS INFORMAES: Site: www.previdencia.gov.br Central de Atendimento: PREVFone 135 Ministrio da Previdncia Social Ou procure uma agncia Previdncia Social mais prxima de sua residncia

06

PARTICULARIDADES O segurado alm de apresentar os documentos pessoais e o comprovante de residncia, necessitar da carta de concesso da aposentadoria por invalidez e laudo mdico original que descreva necessidade do auxlio permanente de outra pessoa.

DISPENSA DO RODZIO DE VECULOS NO MUNICPIO DE SO PAULO


PARTICULARIDADES Formulrios e orientaes para a dispensa do rodzio: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/ transportes/autorizacoes_especiais/index.php?p=9400 http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/ chamadas/Rodizio_1280784329.pdf

D
LEGISLAES EXISTENTES: Lei Municipal n 12.490, de 03 de outubro de 1997; Decreto Municipal n 37.085, de 03 de outubro de 1997.

Autorizao Especial para a liberao do rodzio municipal de So Paulo, conduzidos por pessoas com deficincia ou por quem as transportem.

OUTRAS INFORMAES: Setor de Autorizaes Especiais do DSV (DSV-AE), Rua Sumidouro, 740, em Pinheiros - CEP 05428-010 - de 2 a 6 feira, das 9 s 17 horas. - Via Correios: DSV / Autorizaes Especiais - DSV-AE - Iseno de Rodzio Municipal Caixa Postal 11.400 - CEP 05422-970 - Central de Atendimento: (11) 3812-3281 ou (11) 3816-3022

EMTU TRANSPORTE INTERMUNICIPAL CARTO BOM ESPECIAL

Carto concedido s pessoas com deficincia fsica, intelectual ou s pessoas com doenas orgnicas incapacitantes como as causadas por HIV, com doena oportunista j instalada e neoplasias (tumores) malignas, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, bem como aos menores de 16 anos com deficincia, garantindo a iseno do pagamento de tarifa nas linhas intermunicipais. LEGISLAES EXISTENTES: Resoluo Conjunta SS/STM n 05/2006 Lei Federal n 7.853/1989, regulamentada pelo Decreto Federal n. 3.298/1999 Lei Complementar Estadual n 666/1991, determinadas pelo Decreto Estadual n34.753/1992 OUTRAS INFORMAES: Site: http://www.cartaobom.net - http://www.emtu.sp.gov.br/EMTU/html/servicos-especial.html Tel.: 0800 77 11 800 / (11) 3888-2200 / (11) 5021-3838 / 4224 / 4343 Horrio de Atendimento: 2 a sbado das 7 s 20h Central de Atendimento: 156 da Prefeitura ou nos postos de atendimento das Subprefeituras.

07

FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIO (FGTS)

Todos os trabalhadores com Carteira O trabalhador ou seu dependente estiver Profissional assinada a partir de acometido de neoplasia maligna cncer; 05/10/1988 tm direito ao FGTS, antes O trabalhador ou seu dependente estiver em desta data o Fundo de Garantia era opcional. estgio terminal, em razo de doena grave. Em casos de doenas, tero direito ao saque, conforme Lei 8036 de 11 de OUTRAS INFORMAES: maio de 1990 e Lei 8922/94. Site: www.caixa.gov.br O trabalhador ou seu dependente for CAIXA cidado: 0800 726 0207 portador do vrus HIV; Ou procure a agncia mais prxima de sua residncia

ISENO DE IMPOSTO DE RENDA IR


A iseno do Imposto de Renda aplica-se as pessoas com doenas graves, quando os seus rendimentos sejam relativos aposentadoria, penso ou reforma, incluindo a complementao recebida de entidade privada e a penso alimentcia. Abrange os seguintes diagnsticos: AIDS (Sndrome da Imunodeficincia Adquirida); Alienao Mental; Cardiopatia grave; Cegueira; Contaminados por radiao; Doena de Paget em estados avanados (Ostete Deformante); Doena de Parkinson; Esclerose Mltipla; OUTRAS INFORMAES: Receita fone: 146 http://www.receita.fazenda.gov.br Espondiloartrose anquilosante; Fibrose cstica (Mucoviscidose); Hansenase; Nefropatia grave; Hepatopatia grave (auferido a partir de 01/01/2005); Neoplasia Maligna; Paralisia Irreversvel e incapacitante; Tuberculose ativa. A pessoa poder requerer a iseno junto ao rgo pagador (INSS, Municpio, Estado ou Unio). necessrio realizar um laudo pericial oficial emitido por servio mdico do Municpio, Estado ou Unio, comprovando a doena ou deficincia. LEGISLAES EXISTENTES: Lei n 11.052 de 29 de dezembro de 2004; Lei no 8.541, de 23 de dezembro de 1992; Lei no 7.713, de 22 de dezembro de 1988.

08

ISENO DE IMPOSTOS NA COMPRA DE CARRO 0KM

As pessoas com deficincia fsica, visual, mental severa, profunda ou autistas. , ainda que menores de 18 (dezoito) anos, podero adquirir diretamente ou por intermdio de seu representante legal, iseno de alguns impostos na compra de automvel de passageiros ou veculo misto de fabricao nacional.
IPI - IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS (ABRANGE O TERRITRIO NACIONAL)

A iseno do IPI destinada aos automveis de fabricao nacional. O direito aquisio com o benefcio da iseno poder ser exercido apenas uma vez a cada dois anos sem limite no nmero de aquisies, observada a vigncia da Lei n 8989 de 1995, atualmente prorrogada pela Lei 11.941/2009, art. 77 at 31/12/2014.
ICMS - IMPOSTO SOBRE CIRCULAO DE MERCADORIAS E SERVIOS (abrange o territrio ESTADUAL)

O Convnio CONFAZ n 38 de maro de 2012, publicado no D.O.U em 09/04/2012 concede iseno do ICMS. nas sadas de veculos destinados a pessoas deficientes, sendo a fsica, visual, mental ou autista. Este convnio entra em vigor em 1 de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2013. A iseno do IOF no financiamento para compra de carro de fabricao nacional, ocorre desde que o laudo da percia mdica do Departamento de Trnsito do Estado (DETRAN) especifique: - tipo de deficincia fsica e a total incapacidade do requerente para dirigir automveis convencionais e; - habilitao do requerente para dirigir veculo com adaptaes especiais, descritas no referido laudo. A iseno do IOF poder ser utilizada uma nica vez. Conforme Lei 13.296/2008, art. 13 III fica isento de pagamento nico veculo adequado para ser conduzido por pessoa com deficincia. A iseno do IPVA tambm vlida para veculo usado desde que esteja adaptado e no nome do condutor. Essa iseno destina-se exclusivamente ao condutor deficiente. OUTRAS INFORMAES: Site: www.receita.fazenda.gov.br, www.detran.sp.gov.br ou www.fazenda.sp.gov.br Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo - Av. Rangel Pestana, 300 - So Paulo / SP PABX: (11) 3243-3400/0800-170110

IOF - IMPOSTO SOBRE OPERAES FINANCEIRAS

IPVA - IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VECULOS AUTOMOTORES (abrange o territrio ESTADUAL)

09

ISENO DE IPTU

I
PARTICULARIDADES Formulrios e orientaes para esta requisio: http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/arquivos/secretarias/ financas/formularios/Requerimento-Aposentado.pdf

concedida a iseno do pagamento do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano, das taxas de conservao de vias e Logradouros Pblicos, de limpeza pblica e de combate a sinistros os seguintes muncipes: Aposentados; Pensionistas; Beneficirios da Renda Mensal Vitalcia (extinta em 01/01/1996); Beneficirios do Benefcio de Prestao Continuada/LOAS. LEGISLAO EXISTENTE: Municpio de SP: Lei 11.614/1994

OUTRAS INFORMAES: postal para: Site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/ secretarias/financas/servicos/iptu/index.php?p=2462 Secretaria Municipal de Finanas Praa de Atendimento: Requerimento de Central de Atendimento Telefone: discar 156 Iseno do IPTU para Aposentados e - Subprefeitura mais prxima de sua residncia; Pensionistas. - Ou na Praa de Atendimento da Secretaria de Vale do Anhangaba, 206 - So Paulo (SP) Finanas, localizada no Vale do Anhangaba, 206. CEP 01007-040 - A documentao tambm pode ser enviada via

MEDICAMENTOS FORNECIDOS GRATUITAMENTE PELO SUS

Baseando-se na lei N 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990, o SUS (Sistema nico de Sade) fornece gratuitamente uma srie de medicamentos para o tratamento de diversas doenas. Alguns medicamentos sero distribudos de acordo com Resoluo SS-54, de 11 de maio de 2012.
UBS (UNIDADE BSICA DE SADE)

Algumas medicaes podero ser retiradas nas Unidades Bsicas de Sade (UBS) mais prxima de sua residncia.
MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO:

Medicamentos com composies especiais e no disponveis nas Unidades Bsicas de Sade (UBS), podero ser solicitados nas Farmcias de Alto Custo mediante apresentao de formulrio especifico preenchido pelo mdico responsvel.
10

MEDICAMENTO ADMINISTRATIVO OU NUTRIO ENTERAL

Alguns medicamentos, assim como nutrio enteral, no esto no elenco de medicamentos fornecidos pelo SUS, porm podero ser solicitados atravs de um processo administrativo. Nestes casos a responsabilidade para a solicitao da medicao ou da nutrio enteral da Instituio que o acompanha. Desta forma, a solicitao ser feita atravs desta Instituio. Programa operacionalizado pela Secretaria da Sade no qual distribui gratuitamente diversos tipos de medicamentos bsicos. Parte destes medicamentos produzida pela Fundao para o Remdio Popular (FURP), laboratrio pblico do Governo do Estado.
FARMCIA POPULAR PROGRAMA DOSE CERTA

O Governo Federal criou o Programa Farmcia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenas mais comuns entre os cidados. O programa possui uma rede prpria de Farmcias Populares e a parceria com farmcias e drogarias da rede privada, chamada de Aqui tem Farmcia Popular. OUTRAS INFORMAES: Para maiores informaes: Disque Sade 0800 61 1997. Site: http: www.saude.sp.gov.br Comisso de Farmacologia da Secretaria de Estado da Sade de So Paulo: Av. Dr. Enas de Carvalho Aguiar, 188 Cerqueira Csar - So Paulo SP.

PASSE LIVRE TRANSPORTE INTERESTADUAL

Trata-se de um carto que permite viagens de um Estado para outro gratuitamente (Interestadual) para transporte de nibus, trem ou barco. Tem direito a pessoa com deficincia fsica, mental, auditiva e visual, comprovadamente carente. LEGISLAO EXISTENTE: Lei Federal 8.899/94 PARTICULARIDADES Formulrios e orientaes para esta requisio: www.transportes.gov.br

OUTRAS INFORMAES: As documentaes sero encaminhadas pelos correios: Caixa Postal 9600 CEP 70040-976 Braslia DF Tel. (61) 2029 8035 das 8:00 s 17:00hs.

11

PIS/PASEP
O PIS um Programa de Integrao Social O PASEP um Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico. A Constituio Federal de 1988, artigo 239 estabeleceu que a partir da publicao da Constituio, as contribuies devidas pelas empresas e entidades vinculadas aos Programas PIS e PASEP no seriam mais creditadas aos participantes. Assim, a partir de 1989, esses recursos passaram a ser direcionados para o FAT Fundo de Amparo ao Trabalhador a fim de possibilitar o pagamento do segurodesemprego, do abono salarial e a aplicao em diversos setores da economia nacional. PIS um abono salarial, benefcio anual, equivalente a 1 salrio mnimo vigente no ato do pagamento assegurado ao trabalhador cadastrado no programa PIS que atende exigncias previstas em Lei: O trabalhador deve estar cadastrado a pelo menos 5 nos no PIS/PASEP. Ter recebido dos empregadores contribuintes do PIS/PASEP at 2 salrios mnimos de remunerao mensal.

P
As contribuies arrecadadas entre 1971 e 1988 foram depositadas em forma de cotas nas contas dos participantes do Programa. Quem ter direito a receber as cotas anteriores a 1988. Aposentados, Invalidez permanente, Idade igual ou superior a 70 anos, Reforma militar (militar afastado por doena ou por limite de idade), Titular ou dependente portadores de HIV/AIS, Neoplasia Maligna, Benefcio Assistencial pessoa portadora de deficincia e ao idoso, morte do titular. Inscritos aps esta data tero direito ao PIS que um abono salarial conforme legislao vigente.

Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano base para apurao. OUTRAS INFORMAES: Site: www.caixa.gov.br ou www.fazenda.sp.gov.br Tel. 0800-726-0101

12

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA


O "Minha Casa Minha Vida" um programa do governo federal que acontece em parceria com estados, municpios, empresas e entidades sem fins lucrativos, com o objetivo de viabilizar o sonho da casa prpria. Se voc no tem renda ou possui renda familiar mensal at R$ 1.600,00, reside em capital, regio metropolitana ou municpio com populao igual ou superior a 50 mil

habitantes, no tem imvel e enquadra-se nas regras do Programa, pode se inscrever. O processo de seleo e indicao das famlias ao Programa feito pela Prefeitura onde est sendo construdo o imvel, mediante inscries gratuitas dos interessados. O Programa prev cotas para idosos, pessoas com deficincia ou pessoas com mobilidade reduzida.

OUTRAS INFORMAES: CRAS Centro de Referencia de Assistncia Social mais prxima de sua residncia. Subprefeituras ou Prefeitura do seu municpio Site: www.minhacasaminhavida.mt.gov.br www.caixa.gov.br/habitacao/mcmv

QUITAO DO FINANCIAMENTO DA CASA PRPRIA JUNTO AO SETOR FINANCEIRO DE HABITAO POR MEIO DE SEGURO HABITACIONAL

Quando se adquire um imvel pelo Sistema Financeiro da Habitao (S.F.H.) paga-se junto s parcelas do financiamento um seguro obrigatrio, destinado a amenizar ou liquidar o saldo devedor imvel, mediante invalidez permanente ou morte. COMO REQUERER: Entrar em contato com a Instituio Financeira que efetuou o financiamento.A financeira encaminhar Seguradora responsvel os documentos necessrios. Os prazos variam de acordo com cada agente financeiro. PARTICULARIDADES - O seguro quita a parte da pessoa com deficincia na mesma proporo que sua renda entrou para o financiamento. Exemplo: Se a pessoa que est requerendo o seguro participou do financiamento com 100% de sua renda, ocorrer a quitao do imvel. Caso sua participao fora de 50%, ser quitada a metade do valor que ainda resta no financiamento. - As parcelas pagas at a data de comunicao ao agente financeiro, no sero reembolsadas. OUTRAS INFORMAES: Caixa Econmica Federal (Habitao) Tel.: 0800-702-4000.
13

RESERVA DE ASSENTOS
As empresas prestadoras de servios pblicos e as instituies financeiras devero oferecer atendimento prioritrio s pessoas com deficincia ou mobilidade reduzida. - A Legislao tambm ampara neste direito a prioridade s pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas com criana de colo.

R
- Os assentos so de uso preferencial devem ser sinalizados; - Os teatros, cinemas, auditrios, estdios, ginsios de esporte, casas de espetculos, e similares reservaro pelo menos 2% para pessoas para utilizao de pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida. LEGISLAO EXISTENTE: Decreto n 5296 de 2 de dezembro de 2004.

RESERVAS DE VAGAS ESPECIAIS EM ESTACIONAMENTOS DE VECULOS

A reserva de vagas especiais para como e quantas vagas devem ser disponibilizadas. deficientes em estacionamentos, pblicos ou Quando houver irregularidades devem-se privados, de uso coletivo assegurada pelo procurar os rgos fiscalizadores de trnsito Decreto-lei de acessibilidade n 5296 de 2004. nas vagas pblicas e a empresa Ela estabelece que todos os locais pblicos e privados de uso coletivo devem ter no mnimo administradora nas privadas. Estas vagas devem ser o mais prximo possvel 2% de suas vagas de estacionamento da entrada principal, seguir as medidas reservadas para deficientes. (caso o padro e normas da ABNT (Associao percentual der um resultado menor do que Brasileira de Normas Tcnicas) e respeitar um necessrio, ter no mnimo uma vaga especfica para deficientes). todas as leis de acessibilidade. Nos casos de locais privados, como OUTRAS INFORMAES: condomnio a lei no se aplica, os http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/ administradores de cada local decidiro 2004/decreto/d5296.htm

SEGURO DPVAT

A Lei compreende as indenizaes decorrentes de acidentes de trnsito com vtima, seja envolvendo o motorista, o passageiro ou o pedestre. O direito indenizao oferece 3 coberturas: Morte; Invalidez permanente ou parcial; Despesas de assistncia mdica devidamente comprovadas. O prazo para pedir a indenizao do Seguro DPVAT de 3 anos a partir da data do acidente e necessrio procurar postos de atendimento autorizados. 14

LEGISLAO EXISTENTE: Lei 6194 de 19 de dezembro 1974.

OUTRAS INFORMAES: Site: www.dpvatsegurodotransito.com.br Tel. 0800-022-1204

TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELETRICA


A Tarifa Social de Energia um desconto fornecido pelo Governo Federal na conta de energia para todas as unidades consumidoras classificadas como Residencial Baixa Renda, sendo avaliado o consumo de energia consumido. Para isso, necessrio que a famlia atenda a, pelo menos um, dos seguintes critrios: Estar inscrita no Cadastro nico; Ter algum morador na unidade consumidora que receba o Benefcio de Prestao Continuada da Assistncia Social (BPC/LOAS); LEGISLAO EXISTENTE: Lei n. 10.438/2002 Lei 12.2012 de 20 de janeiro de 2010 Resoluo n. 485/2002 da ANEEL Agncia Nacional de Energia Eltrica

Famlias inscritas no Cadastro nico com renda mensal de at trs salrios mnimos que tenham entre seus membros pessoas em tratamento de sade e que por isso estejam internadas em casa e necessitem usar continuamente equipamentos hospitalares com elevado consumo de energia; As famlias indgenas e quilombolas, inscritas no Cadastro nico com renda familiar per capita menor ou igual a meio salrio mnimo, ou que possuam entre seus moradores algum beneficirio do BPC, tero direito ao desconto de 100% na conta de luz at o limite de consumo de 50 KWH/ms.

OUTRAS INFORMAES: CRAS Centro de Referencia de Assistncia Social mais prxima de sua residncia. Site:http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequente/bolsafamilia/programas-complementares/gestor/tarifa-social-de-energia

TRATAMENTO FORA DO DOMICILIO- TFD


Visa garantir ao paciente o tratamento medico de doenas ou patologias no tratveis no municpio de origem, aonde o paciente reside, pelo Sistema nico de Sade- SUS. Consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, tambm ao acompanhante. O encaminhamento dever ser de ordem medica. A responsabilidade pelo pagamento de despesas com o TFD, via de regra, atribudo Secretaria Municipal de Sade, por tanto para obter maiores informaes sobre o TFD, procure a Secretaria de Municipal de Sade do municpio de origem. LEGISLAO EXISTENTE: Portaria n 55 da Secretria de Assistncia Sade. OUTRAS INFORMAES: Consulte Secretria de Sade do municpio de origem.

15

PARTICULARIDADES - S ser concedido o direito quando o atendimento estiver agendado e garantido no municpio de destino; - Compete ao medico que realizou o requerimento, analisar e justificar a necessidade de um acompanhante, porem a Comisso Regional poder, aps analisar a justificativa, no conceder o beneficio ao acompanhante, considerando que se o mesmo no for imprescindvel poder prejudicar o oramento necessrio a outros pacientes.

TRANSPORTE AREO
Portadores de deficincia que comprovadamente necessitem de um acompanhante, tm direito a um desconto de 80% na passagem do acompanhante (que ser o responsvel por prestar os auxlios necessrios ao passageiro portador de deficincia). Ser ento solicitado ao portador de deficincia ou ao seu responsvel que preencha o MEDIF (Medical Information Form). Vale lembrar que o desconto citado acima valido para cias areas que operam vos no Brasil e que esto subordinadas as normas da ANAC. Formulrios e orientaes para esta requisio: MEDIF TAM: www.tam.com.br MEDIF GOL: www.voegol.com.br MEDIF AZUL: www.voeazul.com.br LEGISLAO EXISTENTE: Resoluo ANAC de n 9 de 5 de junho de 2007, art.47 e 48 (que aprova a NOAC (Norma Operacional de Aviao Civil) que dispe sobre o acesso ao transporte areo de passageiros que necessitem de assistncia especial).

OUTRAS INFORMAES: ANAC: www.anac.com.br CONAERO (Comisso Nacional de Autoridades Aeroporturias) E-mail: conaero@aviacaocivil.gov.br INFRAERO (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroporturia) Site: www.infraero.gov.br Tel.:0800-727-1234

TRANSPORTE AMBULATORIAL DO MUNICPIO DE GUARULHOS


O Servio de Transporte Ambulatorial da Secretaria de Sade do municpio de Guarulhos destinado aos pacientes que so submetidos a tratamento mdico/reabilitao na rede pblica de sade (SUS), com a mobilidade nula ou reduzida sem condies de utilizar o coletivo urbano. PARTICULARIDADES Pacientes com atendimentos em reabilitao fixos, devero apresentar programao em papel timbrado, contendo endereo do local aonde os atendimentos so realizados. Alguns casos podero ficar em aguardo at que se estabeleam novas rotas.

Secretaria da Sade de Guarulhos - Servio de Transporte Ambulatorial, OUTRAS INFORMAES: situado Rua Iris, n 35, Gopouva, Guarulhos/SP. Tel.: 2472-5096/5098 16

UNIDADE JOINVILLE - SC

PASSEBUS Isenta do pagamento da tarifa de nibus convencional, no servio regular do transporte coletivo do municpio de Joinville e d outras providncias. OUTRAS INFORMAES: Site: www.passebus.com.br - Rua XV de Novembro, LEGISLAO EXISTENTE: 707 Centro Joinville SC - 89201-601 Lei n 4288 de 22 de dezembro de 2000 Fone: (47) 3431-1300 - FAX: (47) 3431-1302 de Joinville-SC passebus@passebus.com.br TRANSPORTE EFICIENTE EM JOINVILLE O transporte Eficiente parte integrante do Sistema Regular de Transporte Coletivo Urbano do Municpio de Joinville, e foi criado com a finalidade de atender pessoa com deficincia fsica e com mobilidade reduzida. LEGISLAO EXISTENTE: Decreto Municipal n 9.561, de 14 de abril de 2000 OUTRAS INFORMAES: Gidion - Tel. 3802-2134/Transtusa - Tel. 3441-9976

TRANSPORTE INTERMUNICIPAL A Lei assegura a gratuidade do transporte rodovirio intermunicipal para passageiros portadores de necessidades especiais. O transporte intermunicipal rodovirio da Verdes Mares atende parte do litoral catarinense, ligando os municpios de Joinville, Araquari, Balnerio Barra do Sul e So Francisco do Sul. Viao Verdes Mares Matriz. OUTRAS INFORMAES: So Francisco do Sul SC Fone/Fax: (47) 3444 2535 LEGISLAO EXISTENTE: Email: urbano@vmares.com.br e /ou Atendimento Segunda Lei n 13.740/06, art.1. Sexta-Feira 08:00 s 12:00 e 13:30 s 17:30 (DO.17.869 DE 25/04/2006) R. Jornalista Hilrio Mller, 276Floresta | Joinville | SC Lei 1.162, de 30/11/1993, art. 1. 89.212-400 ajidevi@ajidevi.org.br - (47) 3436-3126 RGOS OFICIAIS QUE TRATAM DA QUESTO DA DEFICINCIA COMDE - O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficincia - Trabalham pela garantia de direitos das pessoas com deficincia fsica, auditiva, visual e mental/intelectual. As reunies ordinrias do COMDE so abertas comunidade e acontecem na primeira tera-feira do ms, s 8h30, na Casa dos Conselhos, Rua Affonso Pena, n 840 - Telefone: 47 - 3433-8659 - e-mail: comdejoinville@gmail.com. CONEDE - Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficincia Secretaria de Estado da Justia e Cidadania. Rua Trajano, 168 - Edifcio Berenhausen, 4 andar CEP: 88010-300 Florianpolis-SC Tel. (48) 224-1102 Fax (48) 216-1583 E-mail: conede@sjc.sc.gov.br Site: http://www.sjc.sc.gov.br/conede/

17

UNIDADE MOGI DAS CRUZES - SP

CARTO CADEF O Carto SIM o carto que isenta o pagamento da tarifa nas viagens de nibus municipais na cidade de Mogi das Cruzes s pessoas com deficincia fsica, intelectual, auditiva e visual ou mltipla, congnita ou no, conforme legislao vigente. O benefcio ser concedido somente quando a patologia e os comprometimentos caracterizarem a existncia de deficincia. Para obt-lo necessrio dirigir-se ao PAC no prdio da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, portando documentos pessoais, comprovante de endereo e laudo mdico que comprove a deficincia. LEGISLAO EXISTENTE: Lei 4059 de 06 de agosto de 1993. CARTO PREFERENCIAL PARA ESTACIONAMENTO A Secretaria Municipal de Transporte concede autorizao especial, por meio de emisso de Carto Preferencial, para o estacionamento de veculo utilizado por pessoas com deficincia. Para obt-lo necessrio dirigir-se ao PAC no prdio da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, portando documentos pessoais, comprovante de endereo e laudo mdico que comprove a deficincia. LEGISLAO EXISTENTE: Decreto n 10.078 de 23 de novembro de 2009.
OUTRAS INFORMAES: Site: www.mogidascruzes.sp.gov.br Telefone: 4798-5000 Av. Vereador Narciso Yague Guimares 277 Centro Cvico - Mogi das Cruzes E-mail: cepcapd@pmmc.com.br Telefone: 4726-1057 Coordenadoria da Pessoa com Deficincia e Mobilidade Reduzida COPEDE Av. Vereador Narciso Yague Guimares, 776 Centro Cvico

CONSELHO MUNICIPAL PARA ASSUNTOS DA PESSOA COM DEFICINCIA (CMAPD) Telefone: (11) 4798-4716 E-mail: cmapd.semas@pmmc.com.br Endereo: Prdio anexo sede da Prefeitura, situado na Av. Vereador Narciso Yague Guimares, 277 - Centro Cvico.

18

UNIDADE OSASCO - SP

PROGRAMA SERVINDO - TRANSPORTE ESPECIAL O SERVINDO um Servio de Atendimento Especial gratuito do tipo porta a porta, criado pela Prefeitura do Municpio de Osasco em agosto de 2006. A operao do Servindo gerenciada pela Companhia Municipal de Transportes de Osasco - CMTO - e executada pelas concessionrias dos servios pblicos de transporte coletivo da cidade de Osasco, com veculos adaptados e acessveis. Veja abaixo mais informaes sobre este programa: A QUEM DESTINA O SERVINDO? O Servio de Atendimento Especial - SERVINDO - destinado, exclusivamente, para as pessoas com deficincia fsica com comprometimento severo de mobilidade, associada ou no a outra deficincia, as quais no apresentam condies de se locomoverem com autonomia nos demais meios de transporte coletivo. REA DE ABRANGNCIA A origem (residncia) do usurio e o destino das viagens (instituies de atendimento) devem se localizar exclusivamente no municpio de Osasco.
OUTRAS INFORMAES: As inscries para o Servio de Atendimento Especial - - podem ser feitas a qualquer tempo e, para isso, o candidato ou o responsvel deve entrar em contato com a CMTO atravs do nmero 0800-774-6262

CARTO DEFIS DEMUTRAM OSASCO uma autorizao especial, gratuita, para o estacionamento de veculos em via pblica e zona azul, em vagas especiais - demarcadas com o Smbolo Internacional de Acesso - para pessoas com deficincia de mobilidade obrigadas ou no a usar cadeira de rodas, aparelhagem ortopdica ou prtese, temporria ou permanente.
OUTRAS INFORMAES: Endereo: Avenida Bussocaba, 100 Sala: 13 Horrio Atendimento: 8:00 as 16h30

19

UNIDADE OSASCO - SP
CARTO BEM ESPECIAL OSASCO Concedido pessoa com deficincia, conforme legislao vigente, garantindo a iseno do pagamento de tarifa nas linhas municipais de Osasco.
OUTRAS INFORMAES: Obs: O requerente dever residir no municpio h mais de 01 ano. Endereo: Rua Franz Voegeli,930 Vila Yara Garagem da Companhia Municipal de Transportede Osasco- CMTO. CONSELHO MUNICIPAL PARA ASSUNTO DA PESSOA COM DEFICINCIA DE OSASCO CRIADO PELA LEI 3.475 DE MAIO DE 1999 CASA DOS CONSELHOS: Av. Dos Autonomistas,3087 Centro- Osasco- S.Paulo TEL: 3681-2731

DEFENSORIA PBILCA DO ESTADO DE SO PAULO REGIONAL OSASCO QUEM PODE USAR OS SERVIOS DA DEFENSORIA PBLICA? Pessoas que no tm condies financeiras de pagar assistncia jurdica e assim o declarar. Para comprovar essa situao, o defensor pblico ir perguntar sobre a renda familiar, patrimnio e gastos mensais, e podero ser pedidos documentos para comprovar as informaes. Em geral so atendidas pessoas que ganham menos que trs salrios mnimos. A DEFENSORIA PBLICA PODE: 1) entrar com aes na Justia para defesa de direitos; 2) atuar em processos em andamento; 3) defender os direitos de pessoas que esto sendo processadas; 4) promover acordos e conciliaes entre pessoas em conflito para evitar processo na Justia. ENDEREO: Av: Dos Autonomistas,3094 Centro- Osasco TEL: 3698-5544 /3698-5546 30 SUBSEO JUDICIRIA - Frum e Juizado Especial Federal Cvel de Osasco "Frum Desembargador Federal Prsio de Oliveira Lima ENDEREO: Albino dos Santos, 224 CEP:6093-060 - Centro Osasco- S.P TEL: 2142-8600
20

UNIDADE RECIFE - PE
CARTEIRA DE LIVRE ACESSO A Carteira de Livre Acesso d direito s pessoas com deficincia seja ela fsica, mental, auditiva ou visual a utilizarem o Sistema de Transporte Pblico de Passageiros da Regio Metropolitana, gratuitamente. Basta apresentar o documento original ao motorista, ao entrar no nibus. LEGISLAO EXISTENTE: Lei Estadual 11.897, de 18 de dezembro de 2000. PE CONDUZ O Programa Pernambuco Conduz um servio do Governo do Estado de Pernambuco, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos SEDSDH, por meio da Superintendncia Estadual de Apoio Pessoa com Deficincia - SEAD. Este programa foi pensado para pessoas com alto grau de deficincia, que tenham comprometimento severo da mobilidade e que no apresentem

U
OUTRAS INFORMAES: Central de Informaes do Grande Recife Consrcio de Transporte Fone: 0800-0810158 SEAD - Superintendncia Estadual de Apoio Pessoa com Deficincia Rua Guilherme Pinto, 133, Graas Recife - PE Tel.: (81)31833213/ (81) 31833214/ (81) 31833217 E-mail: sead@sedsdh.pe.gov.br Prefeituras Municipais

condies de se locomover com autonomia nos demais meios de transportes coletivos. Trata-se de um atendimento especial gratuito realizado atravs de busca domiciliar, que disponibiliza veculos adaptados e acessveis para o paciente realizar o atendimento de sade. LEGISLAO EXISTENTE: Lei N 14.218, de 30 de novembro de 2010.

OUTRAS INFORMAES: SEAD - Superintendncia Estadual de Apoio Pessoa com Deficincia Rua Guilherme Pinto, 133, Graas Recife - PE Fones: (81) 31833213/(81) 31833214/(81) 31833217 E-mail: sead@sedsdh.pe.gov.br - www.peconduz.pe.gov.br - Para cadastro: Tel.: 0800-281-0312

VAGAS DE ESTACIONAMENTO RESERVADAS Trata-se de vagas reservadas em estacionamentos pblicos e privados para pessoas com deficincia mediante a identificao atravs de uma carteira oferecida pelo rgo de trnsito competente do seu municpio.
- CTTU Rua Frei Cassimiro, n 91, Santo Recife - PE Tel.: 0800.081.1078 Site: cttu@recife.pe.gov.br - DETRAN ou rgo municipal de transito.
OUTRAS INFORMAES:

PARTICULARIDADES Para adquirir a carteira, a pessoa com deficincia precisa fazer o cadastro no rgo de trnsito municipal. No caso do municpio de Recife, a CTTU que ficar responsvel por cadastrar as pessoas que residem na capital pernambucana. 21

UNIDADE RECIFE - PE

TFD TRATAMENTO FORA DO DOMICLIO um benefcio do Governo Federal, que concede ao usurio SUS, o direito a requisitar junto as Prefeituras ou Secretaria Estaduais de Sade, auxilio financeiro para tratamento de sade. Esse auxilio, inclui transporte (areo, terrestre e fluvial), estadia e ajuda de custo para alimentao nos tratamentos que precisam ser feitos em cidade distantes 50km do local de origem.
OUTRAS INFORMAES: - TFD - PE End.: Praa Oswaldo Cruz, S/N, Boa Vista Recife - PE CEP 50.050-210 Tel./Fax:(081)3181-6275 E-mail: ceractfd@saude.pe.gov.br - Secretarias de sade dos municpios de Pernambuco.

UNIDADE POOS DE CALDAS-MG

U
OUTRAS INFORMAES: Secretaria de Promoo Social Tel.: (35) 3697-5575.

PROGRAMA MUNICIPAL DE HABITAO POPULAR MINHA CASA MINHA VIDA O programa foi implantado no ano de 2011, para pessoas com deficincias que no possuem casa prpria. As inscries so feitas na Secretaria de Promoo Social. LEGISLAO EXISTENTE: Lei n. 8747/2011 (Cotas para Deficientes no Plano Municipal de Habitao). VAGAS EM ESTACIONAMENTOS E ACESSIBILIDADE EM ESPAOS PBLICOS As pessoas com deficincia tm vagas de estacionamentos em locais pblicos, a lei dispe sobre a regulamentao do smbolo internacional de acesso das pessoas portadoras de deficincia e sua utilizao em vagas para estacionamento. LEGISLAO EXISTENTE: Lei n. 8825/2012 Lei n. 8588/2009

Acessibilidade nos clubes e piscinas municipais e d outras providncias Dispe sobre as normas de adaptao de prdios pblicos, a fim de assegurar o acesso adequado aos portadores de deficincia.

OUTRAS INFORMAES: Delegacia de Trnsito e Acidente End.: Avenida Jos Remdio Przia, 492. Cidade/UF: Poos de Caldas/MG. Observaes: Horrio: De 08h00min s 18:00

22

UNIDADE POOS DE CALDAS-MG

TRANSPORTE ESPECIAL O sistema integrado foi criado em 2006, junto empresa Auto nibus Circullare e tem como objetivo aumentar a acessibilidade da populao. So disponibilizadas vans para transporte especial de pessoas com deficincias para tratamento em sade. Institui e regulamenta o servio de transporte especial para atendimento a pessoas portadoras de deficincia fsica, que fica integrado ao sistema de transporte coletivo de passageiros do municpio de Poos de Caldas. LEGISLAO EXISTENTE: Decreto n. 8363/2006
OUTRAS INFORMAES: Secretaria de Promoo Social (35) 3697-5575 Empresa de Transporte Circullare (35) 3722-1979. CRAS - Centro de Referncia em Assistncia Social (35) 3697-5000.

RESERVA DE CARGOS EMPREGATCIOS - AVAP Poos de Caldas conta com a 13 unidade licenciada da AVAP, instalada na ADEFIP (Associao dos Deficientes Fsicos de Poos de Caldas), com o objetivo de gerar os programas de reabilitao, capacitao e incluso profissional no Mercado de Trabalho. LEGISLAO EXISTENTE: Lei n. 4659/1990.
OUTRAS INFORMAES: AVAP Tel.: (35) 3697-3100

UNIDADE PORTO ALEGRE - RS


O PASSE LIVRE NO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO MUNICIPAL PORTO ALEGRE/TRI A pessoa com deficincia mental, fsica, visual ou auditiva tem direito a passe gratuito nos nibus do sistema de transporte pblico municipal de Porto Alegre desde que sua renda mensal prpria seja comprovadamente igual ou inferior a seis salrios mnimos nacionais.

TRANSPORTE INTERMUNICIPAL Dispe sobre gratuidade nas linhas comuns do transporte intermunicipal de passageiros, at o limite de duas passagens por nibus, inclusive Trensurb, a deficientes fsicos. LEGISLAO EXISTENTE: Lei Estadual n13.042 de 30 de setembro de 2008
23

OUTRAS INFORMAES: SEACIS Secretaria Especial de Acessibilidade e Incluso Social Rua Siqueira Campos, 2 andar, sala 202 - Fone: 3289-1166 De segunda a sexta-feira, das 9h s 11h30 e das 13h30 s 17h

CREDENCIAMENTO DE PESSOAS COM DEFICINCIA PARA ESTACIONAMENTO GRATUITO NA REA AZUL A Secretaria Especial de Acessibilidade e Incluso Social (Seacis) cadastra as pessoas com deficincia para habilitao gratuidade no estacionamento rotativo pago da cidade. O acesso grtis ao estacionamento rotativo ser possibilitado mediante Adesivo de Identificao do Veculo e Credencial de Iseno.
OUTRAS INFORMAES: SEACIS Secretaria Especial de Acessibilidade e Incluso Social Rua Siqueira Campos, 2 andar, sala 202 - Fone: 3289-1166 De segunda a sexta-feira, das 9h s 11h30 e das 13h30 s 17h

NCLEO PARAOLMPICO GACHO CETE-Centro de Treinamento Esportivo do Estado/RS a rua Gonalves Dias, 628 Menino Deus em Porto Alegre. Todos os sbados pela manh. O Ncleo colocar a disposio das pessoas com limitaes fsicas esportes em cadeira de rodas. Rgbi, Basquete e Atletismo de pista e campo.
OUTRAS INFORMAES: Telefones: (51) 99841.6381 9928.0863 e 9944.9393.

ISENO DE IPI NA COMPRA DE VECULO AUTOMOTOR As pessoas portadoras de deficincia fsica, visual, mental severa ou profunda, ou autista, ainda que menores de 18 (dezoito) anos podero adquirir, diretamente ou por intermdio de seu representante legal, com iseno do IPI, automvel de passageiros ou veculo de uso misto, de fabricao nacional, classificado na posio 87.03 da Tabela de Incidncia do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi). O direito aquisio com o benefcio da iseno poder ser exercido apenas uma vez a cada dois anos, sem limite do nmero de aquisies, observada a vigncia da Lei n 8.989, de 1995 atualmente prorrogadas pela Lei 11.941/2009, art. 77, at 31.12.2014 .

24

LEGISLAO EXISTENTE: Lei N 8.126 de 06 de dezembro de 1997 Obriga os hotis e motis estabelecidos no municpio de porto alegre a adaptarem suas instalaes, a fim de garantir o acesso de pessoas com deficincia, e d acessibilidade de outras providncias. Lei N 10.260, de 28 de setembro de 2007 Rege o estacionamento temporrio de veculos, mediante pagamento, em vias e logradouros pblicos de uso comum, revoga as Leis nos 6.002, de 2 de dezembro de 1987, 6.806, de 21 de janeiro de 1991, 7.775, de 27 de maro de 1996, 7.919, de 16 de dezembro de 1996, 8.895, de 24 de abril de 2002, 8.897, de 30 de abril de 2002, e 9.418, de 6 de abril de 2004, e libera, a critrio da Secretaria Municipal dos Transportes (SMT), nos horrios e dias da semana que determina, os locais onde o estacionamento proibido. Lei N 8.082 de 10 de dezembro de 1997 Todos os estabelecimentos comerciais (bares, lancherias, restaurantes e congneres) com rea igual ou superior a 100m2 (cem metros quadrados) ficam obrigados a adaptar ou construir no mnimo um banheiro masculino e um banheiro feminino para o uso de pessoas com deficincia. Lei N 8.320 de 17 de junho de 1999 Autoriza o municpio a implantar rampas (aclives/declives) nos meios fios junto s faixas de segurana e em locais de grande fluxo de pedestres. Lei N 8.317 de 09 de junho de 1999 Dispe sobre a eliminao de barreiras arquitetnicas em edificaes e logradouros de uso pblico e d outras providncias. Lei N 9.380, de 07 de janeiro de 2004 Torna obrigatria instalao de caixas para uso privativo de deficientes, idosos e gestantes no andar trreo dos estabelecimentos bancrios que tenham atendimento de caixas exclusivamente em andares superiores, exceto os que possuam elevadores. Lei Municipal 7.692, de 1 de novembro de 1995 - Porto Alegre Obriga as escolas de 1 e 2 graus a adequarem-se a receber estudantes e professores com deficincia fsica. Decreto N 15.752, de 5 de dezembro de 2007 Institui o Certificado de Acessibilidade e o Selo de Acessibilidade no mbito do Municpio de Porto Alegre. O objetivo incentivar, nas edificaes existentes e nos novos projetos, a destinao de espaos que visem atender simultaneamente a todas as pessoas, com diferentes caractersticas antropomtricas e sensoriais, de forma autnoma, segura e confortvel, contemplando elementos ou solues que assegurem acessibilidade.

25

Em 6 de julho de 2005, foi aprovada por unanimidade na Cmara Municipal de Porto Alegre a Lei 9.782, que cria a Secretaria Especial de Acessibilidade e Incluso Social (Seacis), pioneira no pas. Fruto de histricas reivindicaes e trabalho do movimento das pessoas com deficincia, a Seacis tem como principais atribuies planejar, coordenar e controlar polticas pblicas voltadas incluso social de pessoas com deficincia. Lei Complementar 580, de 12 de novembro de 2007 - Porto Alegre Cria o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficincia de Porto Alegre Comdepa e o Fundo Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficincia, dispe sobre polticas dos direitos das pessoas com deficincia, determina o apoio organizao da Semana Municipal das Pessoas com Deficincia e a realizao da Conferncia Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficincia e d outras providncias.
OUTRAS INFORMAES: SEACIS Secretaria Especial de Acessibilidade e Incluso Social Rua Siqueira Campos, 2 andar, sala 202 - Fone: 3289-1166 De segunda a sexta-feira, das 9h s 11h30 e das 13h30 s 17h Site:http://www.faders.rs.gov.br/portal/index.php

Faders (Fundao de Articulao e Desenvolvimento de Politicas Pblicas para PCDs e PPH no RS); Rua Duque de Caxias 418 - Centro/ POA - Fone: 32282112 E-mail: www.faders.rs.gov.br

UNIDADE NOVA IGUAU - RJ

RIO CARD (MUNICIPAL) Os beneficiados so pessoas com deficincia, maiores de 65 anos e alunos uniformizados do ensino fundamental e mdio da rede pblica de ensino. Dirija-se ao Centro de Assistncia Social do seu bairro ou ao mais prximo. LEI MUNICIPAL: 3.167, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2000 (REGULAMENTADA PELO DECRETO 19.936, DE 22 DE MAIO DE 2001).
OUTRAS INFORMAES: Central de atendimento Rio Card: 4003-3737 Sites: www.rioonibus.com / www.riocard.com

26

UNIDADE NOVA IGUAU - RJ

VALE SOCIAL (INTERMUNICIPAL) Este passe oferece gratuidade no transporte pblico coletivo intermunicipal de passageiros (rodovirio ou aquavirio). Dirija-se Fundao Leo XIII ou Poupa Tempo mais prximo da residncia. Pacientes da AACD Rio de janeiro podem dar entrada na concesso do passe no Servio Social. LEI ESTADUAL: 4.510, DE 13 DE JANEIRO DE 2005, NO RIO DE JANEIRO.
OUTRAS INFORMAES: Secretaria Estadual de Transportes: Tel.: 2333-9330 / 2333-9327 Site: www.sectran.rj.gov.br

CARTO ESPECIAL DO METRO Este carto oferece gratuidade no metr. Para obter o Carto Especial do Metr necessrio possuir o Vale Social. Dirija-se estao de Metr da Central do Brasil, de 2 a 6 feira, das 9h s 19h, ou sbado, das 8h s 12h, exceto feriados.
OUTRAS INFORMAES: Central de atendimento Metr Rio: 0800 595 11 11 Site: www.metrorio.com.br

CARTO ACESSO LIVRE DA SUPERVIA Este carto oferece gratuidade nos trens da Supervia. Para obter o Carto Acesso Livre da Supervia necessrio possuir o Vale Social. Dirija-se ao Setor Acesso Livre da Supervia, no subsolo da estao de trem da Central do Brasil, de 2 a 6 feira, das 8h s 17h, exceto feriados.
OUTRAS INFORMAES: Central de Atendimento da Supervia: 2111-9494 Site: www.supervia.com.br

27

UNIDADE NOVA IGUAU - RJ


TRANSPORTE DO MUNICPIO Verifique se a prefeitura, atravs da Secretaria municipal de sade (setor de transporte) dispe deste servio. necessrio realizar cadastro e solicitar o agendamento quando for programado as consultas e ou terapias). OBS: Todas as Prefeituras da baixada fluminense dispe deste servio. Cidade do Rio de Janeiro somente com ordem judicial. CARTO DE ESTACIONAMENTO ficam asseguradas as pessoas com deficincia comprovada dificuldade de locomoo prioridade e gratuidade na ocupao das vagas especialmente reservadas nos estacionamentos. O carto tem validade de 3 anos., devendo ser renovado aps esse prazo. LEI MUNICIPAL: 2.328 de 18/5/95 e a resoluo SMTR 1.712 de 11/10/2007.
COMO REQUERER: Dirija-se a Secretaria Municipal de transportes (Coordenadoria De Regulamentao Viaria CRV) Rua: Dona Mariana, 48 Botafogo RJ

NCLEOS ESPECIALIZADOS Defensoria Publica do Estado do Rio de Janeiro Av. General Justo,350 Centro - Rio de janeiro - Tel: 2299-2276 NUPOND Nucleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais e deficincias Av. General justo, 335 loja A Centro- RJ - Tel: 2332-6341 nupond@dpge.rj.gov.br CONSELHOS Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficincia Rio de Janeiro Av. Presidente Vargas, 1997 / sala 305 . cidade Nova RJ - CEP: 20210-030 Tel: 2242-7700 ramal: 244 Conselho Municipal de Assistncia Social do Rio de Janeiro CMAS Rua Afonso Cavalcanti, 455 / Sala 501, Cidade Nova Telefone(s): 2293-0393/ 2273-6990 / 2273-2441 / 2503-2356 / 2503-2358 / 2503-2414.

28

UNIDADE NOVA IGUAU - RJ


CONSELHOS Conselho Estadual de Assistncia Social Praa Cristiano Otoni, s/n. 6 andar sala 645 - Predio Central do Brasil Centro - RJ Telefone(s): (21) 2334-5541 / 2334-9537 - Fax: (21) 2334-5541. Conselho Estadual para Pessoa com Deficincia do Rio de Janeiro Rua da Ajuda, 5 - 8 andar Centro Rio de Janeiro Tel: 21- 2333-0159 Conselho Municipal de Assistncia Social de Nova Iguau Av. Nilo Peanha, 476 Centro Nova Iguau Tel: 2657-3928

UNIDADE SO JOS DO RIO PRETO - SP

PROGRAMA SER EFICIENTE O Programa consiste na Orientao Profissional centrada no desenvolvimento dos aspectos produtivo e emocional e o posterior encaminhamento para cursos e mercado de trabalho. O Programa consiste na Orientao Profissional centrada no desenvolvimento dos aspectos produtivo e emocional e o posterior encaminhamento para cursos e mercado de trabalho. A proposta atende o artigo 27- Trabalho e Emprego (Conveno sobre os Direitos da Pessoa com Deficincia- ONU 2007) que reconhece o direito das pessoas com deficincia ao trabalho, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, e colocar o acesso efetivo aos programas de orientao tcnica e profissional, alm dos servios de colocao no trabalho e de treinamento profissional e continuado. A primeira etapa do Programa a formao de um Banco de Currculos e vagas de empregos. A pessoa com deficincia passar por uma triagem, onde sero detectadas, de acordo com o perfil apresentado, formas eficazes de incluso social e o posterior encaminhamento. Ser oferecida tambm a Orientao Profissional que ser um trabalho de estimulao dos aspectos referentes Produtividade, tendo a inteno de tornar a empregabilidade algo efetivo na vida dessas pessoas, tendo como retorno a conquista, permanncia e qualidade no trabalho. Desta forma, contamos com o encaminhamento das instituies, escolas, sistema de sade, assistncia social e comunidade, para a formao do banco de currculos e parcerias, em favor dessa incluso.

29

OUTRAS INFORMAES: Tel.: (17) 3222-2588 E-mail:emprego.pcd@riopreto.sp.gov.br

ESPAO SUPERAO Local de encontro do segmento da pessoa com deficincia. So quadras poliesportivas e praas com equipamentos esportivos e rea de alimentao, onde so oferecidas atividades culturais como dana msica, coral, teatro, e recreativo-esportivas, como tnis de

mesa, vlei, basquete, jogos e brincadeiras. O agendamento para grupos de pessoas com deficincia e seus cuidadores deve ser feito na sede da Secretaria Municipal dos Direitos e Polticas para Mulheres, Pessoa com Deficincia, Raa e Etnia.

OUTRAS INFORMAES: Rua Eduardo Nielsen, 420 - Jardim Congonhas CEP 15030-070 - So Jos do Rio Preto Tel.: (17) 3222-2041/(17) 3222-2588/(17) 3231-3826 E-mail: mulher@riopreto.sp.gov.br

DISQUE EFICIENTE Comunique-se por este telefone para dar informaes sobre pessoas com deficincia que necessitam de ajuda, tais como, onde moram, qual o tipo de deficincia, entre outras.

Aps a comunicao pelo disque eficiente, uma equipe especializada faz a visita na residncia do deficiente que necessita de ajuda.

OUTRAS INFORMAES: Tel.: 0800 770 2141 Site: http://www.riopreto.sp.gov.br/PortalGOV/do/subportais_Show?c=41472

CARTO CANESP O motorista com necessidades especiais, conduzido ou no conduzindo, poder requerer autorizao para estacionamento de veculo nas vagas especiais do municpio.
OUTRAS INFORMAES: Secretaria de Trnsito, Transportes e Segurana Email: smtts@riopreto.sp.gov.br Poupa Tempo: Rua Antnio de Godoy, 3.033, Centro - So Jos do Rio Preto - SP Horrio de atendimento: segunda a sexta, das 8 s 17 horas e sbado, das 8 s 13 horas. Tel.: 0800-772-3633

30

UNIDADE UBERLNDIA - MG
PROGRAMA DE TRANSPORTE ACESSVEL PORTA A PORTA nessa ordem de prioridade. Transporte acessvel destinado a atender O benefcio concedido aps pessoas com deficincia totalmente preenchimento de uma ficha fornecida impossibilitadas de usar o sistema de pela Secretaria Municipal de Transito e transporte convencional, para frequncia Transporte, por um mdico que o ao ensino formal, ensino paciente realiza atendimento, sendo profissionalizante, habilitao e prioridade o cadeirante. reabilitao, sade, cultura e lazer; LEGISLAO EXISTENTE: Decreto n 8.701 de 30 de janeiro de 2002 Institui o servio de transporte acessvel porta a porta. Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/1021947/ decreto-8701-2002-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br

CONCESSO DO PASSE LIVRE DO TRANSPORTE COLETIVO pessoas portadoras de deficincias, Concesso da carteirinha de nibus s pessoas com deficincia no Sistema Integrado matriculadas em escolas ou clnicas especializadas ou associadas a entidades de transportes SIT no municpio de representativas, estendendo-se, tambm, este Uberlndia, com acompanhante, assegurou benefcio a um acompanhante, se necessrio. o passe livre nos transportes municipais s LEGISLAO EXISTENTE: Decreto n 9.888 de 17 de maio de 2005 Regulamenta o procedimento para concesso do passe livre s pessoas com deficincia

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br


Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/833581/ decreto-9888-2005-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG - Pabx: (34) 3239-2444

31

VAGAS EM CRECHES E ESCOLA PBLICAS Assegura garantia de vagas em creches e escolas pblicas da rede municipal para filhos de pessoas portadoras de deficincia, prximas de sua residncia. LEGISLAO EXISTENTE: Lei n 8.671 de 13/05/2004 Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/833293/ lei-8671-2004-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444 RESERVA DE VAGA EM ESTACIONAMENTO Demarcao de espaos para estacionamento rotativo por 02 horas, de veculo dirigido ou que transporte pessoas portadoras de necessidades especiais, com apresentao da Credencial afixada centro do veculo. O requerimento da Credencial realizada na Secretaria Municipal de Transito e Transporte atravs de um formulrio que dever ser preenchido por um mdico. A Credencial tem validade em territrio Nacional. LEGISLAO EXISTENTE: Lei n 7.918 de 03/01/2002 Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/830397/ lei-7918-2002-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444 PRIOPRIDADE ATENDIMENTO EM PROJETOS HABITACIONAIS Dispe critrios, prioridades e procedimentos para a seleo de beneficirios para os projetos habitacionais de interesse scia implementados no mbito do Programa Federal Minha Casa Minha Vida no municpio de Uberlndia, estabelece prioridade para a pessoa que mantiver a guarda de filho ou tutela comprovada de menores, ou responsvel ela subsistncia de idosos ou responsvel por pessoa com deficincia. LEGISLAO EXISTENTE: Decreto n 12.456 de 29/09/2010
32

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br

Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/1014637/ decreto-12456-2010-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444 TAXI ACESSVEL Servio prestado por veculos dotados de equipamentos prprio para transporte de usurios com necessidades especiais cuja locomoo atravs de veculos comuns lhes cause sofrimento. LEGISLAO EXISTENTE: Decreto n 11.980 de 03/12/2009 - Regulamenta o servio de Txi Acessvel no Municpio de Uberlndia Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/844253/ decreto-11980-2009-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444 PLANO MUNICIPAL BEM SOCIAL Dispe sobre o Plano Municipal Bem Social, prev os seguintes servios de atendimento pessoa com deficincia: BPC, atendimento no governamental realizado por Instituies parceiras subvencionadas pelo Municpio, apoio ao COMPOD e parcerias diversas para a cooperao com entes pblicos e privados para o desenvolvimento de aes de promoo e defesa dos direitos da pessoa com deficincia. LEGISLAO EXISTENTE: Lei n 10.335 de 25/11/2009

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br


Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/938738/ lei-10335-2009-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444

33

CRIAO DO CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICINCIA COMPOD rgo colegiado de assessoramento, vinculado Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, de carter permanente, paritrio, deliberativo, controlador e fiscalizador da Poltica de atendimento no mbito do Municpio, com finalidade principal a proteo e garantia dos Direitos da Pessoa com Deficincia. LEGISLAO EXISTENTE: Lei n 7.934 de 17/01/2002 Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/835957/l ei-consolidada-7934-2002-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444 FUNDO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICINCIA meios destinados a executar a poltica De natureza financeira e oramentria municipal da pessoa com deficincia nas vinculado Superintendncia da Pessoa reas de educao, sade, transporte e com Deficincia e Mobilidade Urbana, mobilidade, acessibilidade, desporto, da Secretaria Municipal de Governo, adequao arquitetnica, comunicao social, com objetivo de captar e aplicar os trabalho, cultura, lazer, jurdica, servios, recursos pblicos e privados nas aes programas e projetos sociais destinados de apoio incluso e promoo da incluso social da pessoa com deficincia, no cidadania da pessoa com deficincia. municpio de Uberlndia. Finalidade de proporcionar recursos e LEGISLAO EXISTENTE: Lei n 10.935 de 18/10/2011

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br

Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/1226300/ lei-consolidada-10935-2011-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br

34

CDIGO MUNICIPAL DE SADE Estabelece normas de ordem pblica e de interesse social para a promoo, defesa e recuperao da sade, nos termos da Constituio da Repblica, da Constituio do Estado de Minas Gerais, da Lei

Orgnica da Sade do Municpio, e dispe sobre a organizao, a prestao, a regulao, a fiscalizao e o controle das aes e dos servios de sade no Municpio de Uberlndia.

LEGISLAO EXISTENTE: Lei n 10.715 de 21/03/2011

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br


Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/1132071/ lei-consolidada-10715-2011-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444 CDIGO MUNICIPAL DE POSTURAS DE UBERLNDIA Cdigo de medidas de polcia administrativa de competncia do municpio em matria de higiene pblica, costumes locais, bem como funcionamento dos estabelecimentos industriais, comerciais, prestadores de servios e demais no especificados. Prev que o mobilirio urbano no poder obstruir a faixa de circulao de pedestres ou configurar perigo ou impedimento locomoo de pessoas com deficincia e mobilidade reduzida ou o acesso a faixas de travessias de pedestres, escadas e sadas de pblico, sobretudo as de emergncias ou para pessoas com deficincia e mobilidade reduzida.

LEGISLAO EXISTENTE: Lei n 10.741 de 06/04/2011

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br


Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/1117011/ lei-consolidada-10741-2011-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444

35

PRINCPIOS POLTICOS-PEDAGGICOS DAS ESCOLAS MUNICIPAL DE UBERLNDIA Projeto que visa garantir a incluso de alunos portadores de necessidades educativas especiais em todas as unidades pblicas municipais, a partir de aes que visem proporcionar condies estruturais e pedaggicas, e, formao especfica e continuada para alcanar tal propsito. LEGISLAO EXISTENTE: Lei federal n 9.394/1996 e com o decreto n 3.298/1999. Decreto n 9.753 de 28/12/2004. Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/833812/ decreto-9753-2004-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444 BENEFCIOS EMERGNCIAIS DE ASSISTNCIA SOCIAL documentao (iseno de taxas para Benefcios, programas e projetos destinados documentos), auxlio cestas bsicas, fraldas aos cidados e s famlias com impossibilidade temporria de arcar por conta geritricas, regularizao das ocupaes prpria com o enfrentamento de contingncias irregulares de reas pblicas por terceiros e sociais cuja ocorrncia provoque riscos e reas privadas desapropriadas, ocupadas fragilize a manuteno do indivduo, a h mais de 06 (seis) anos, incluindo os unidade da famlia e a sobrevivncia de seus processos j em andamento - Assentamento membros, tais como: vale transporte, auxlio da Paz, Zaire Rezende e Uberlndia Viva. LEGISLAO EXISTENTE: Lei n 9.571, de 28 de agosto de 2007. Lei n 9.689 de 20/12/2007.

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br


Site: www.uberlandia.mg.gov.br/http://www.leismunicipais.com.br/ legislacao-de-uberlandia/830101/lei-9689-2007-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444

36

SEMANA DE HOMENAGEM S PESSOAS COM DEFICINCIA pelas pessoas com deficincias na Institui a Semana de Homenagem s sociedade, para que os mesmos sejam vistos pessoas com deficincia, realizar-se- no perodo de 19 a 25 de setembro. Tem como no pelas suas limitaes, mas pelas suas potencialidades; Fomentar a discusso sobre objetivos: Conscientizar a populao da a incluso social e econmica das pessoas importncia de se refletir sobre a incluso com deficincia nas instituies sociais, assim das pessoas com deficincia na sociedade como a importncia de serem implementadas diante das dificuldades que os mesmos polticas pblicas para as pessoas com encontram, sejam elas de locomoo, deficincia; Divulgar as aes de luta dos educacionais, de insero no mercado de deficientes fsicos pela cidadania e por trabalho, da falta de igualdade de incluso social, bem como buscar novos condies, etc; Contribuir para a caminhos para essas lutas. erradicao do preconceito enfrentado LEGISLAO EXISTENTE: Lei n 9.856 de 10/06/2008 Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/847030/ lei-9856-2008-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444 CARGOS E EMPREGOS PBLICOS RESERVADOS PESSOA COM DEFICINCIA Reserva s pessoas com deficincia o percentual de 10% dos cargos e empregos pblicos de cada carreira existente nos quadros de administrao direta, indireta e fundacional do Municpio de Uberlndia. LEGISLAO EXISTENTE: Lei 5.286 de 16/07/1991 Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/982496/ lei-consolidada-5286-1991-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br

37

CERTIFICADO DE ACESSIBILIDADE Certificado concedido pela Cmara Municipal de Uberlndia, s pessoas fsicas e jurdicas, que desenvolvam aes diferenciadas e de destaque, que assegurem o direito acessibilidade de pessoas com deficincia. LEGISLAO EXISTENTE: Lei n 9.865 de 18/06/2008

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br


Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/847036/ lei-consolidada-9865-2008-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444 ADAPTAO DE CAIXAS ELETRNICOS PARA AS PESSOAS COM DEFICINCIA EM AGNCIAS BANCRIAS Dispe sobre a adaptao de caixas eletrnicos para o uso por pessoas com deficincia nas Agncias Bancrias do Municpio que devero adaptar, em cada agncia, pelo menos um caixa eletrnico para utilizao por pessoas com deficincia fsica locomotiva e deficincia visual, disposto em local visvel e de fcil identificao. LEGISLAO EXISTENTE: Lei n 9.901 de02/07/2008

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br


Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/846173/ lei-9901-2008-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444 OBRIGATORIEDADE DE CADEIRA DE RODAS S PESSOAS COM DEFICINCIA Dispe sobre a obrigatoriedade de shopping center, supermercados, empreendimentos de diverses pblicas e cemitrios a oferecerem gratuitamente, cadeiras de rodas s pessoas com deficincia de locomoo e d outras providncias.

38

LEGISLAO EXISTENTE: Lei n 7.990 de 10/04/2002

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br


Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/846173/ lei-9901-2008-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444 PRIORIDADE DE ATENDIMENTO EM HOSPITAIS E POSTOS DE SADE Assegura o direito prioridade de atendimento em hospitais e postos de sade (exceto emergncias) sediados no municpio de Uberlndia, s pessoas idosas e aos portadores de deficincia fsica, sensorial e mental. LEGISLAO EXISTENTE: Lei n 7.980 de 20/03/2002

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br


Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/677745/ lei-7980-2002-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444 OBRIGATORIEDADE DO CARDPIO EM BRAILE Estabelece obrigatoriedade do cardpio em braile em estabelecimentos de setor de alimentao no Municpio de Uberlndia, so obrigadas a apresentar sua clientela alm do cardpio convencional, uma verso em linguagem braile, as pessoas com deficincia visual, para que no se crie situaes constrangedoras. LEGISLAO EXISTENTE: Lei n 7.170 de 25/09/1998 Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/978201/ lei-7170-1998-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br

39

ATENDIMENTO ESPECIAL NOS RGOS PUBLICOS MUNICIPAIS Atendimento especial nos rgos pblicos municipais (as gestantes; as mes com crianas de colo; aos idosos com mais de 65 anos; portadores de deficincia, impossibilitados de permanecerem nas filas). LEGISLAO EXISTENTE: Lei n 6.058 de 13/07/1994 Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/986297/ lei-6058-1994-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444 ATENDIMENTO ESPECIAL S PESSOAS COM DEFICINCIA AUDITIVA Atendimento especial s pessoas carentes com deficincia auditiva no Municpio de Uberlndia, como: consulta mdica especializada, exames necessrios no completo atendimento do caso, fonoaudiloga, tratamento cirrgico, escolha do aparelho de amplificao sonora individual, exames de adaptao e acompanhamento feito por especialistas. LEGISLAO EXISTENTE: Lei n 5.619 de 28/07/1992

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br


Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/989783/ lei-5619-1992-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444 PROGRAMA MUNICIPAL DE ATENDIMENTO DE APOIO E ASSISTNCIA PESSOA COM DEFICINCIA Programa com objetivo de criar condies para habitao, reabilitao das pessoas carentes, portadoras de deficincias e a promoo de sua integrao vida comunitria e ao mercado de trabalho. Poder doar, emprestar, ceder temporariamente ou vender a preo subsidiado e parcelado os materiais, medicamentos e equipamentos que necessitar para seu desenvolvimento laboral e pessoal.

40

LEGISLAO EXISTENTE: Lei n 5.589 de 07/07/1992

OUTRAS INFORMAES: www.uberlandia.mg.gov.br


Site: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-uberlandia/989753/ lei-5589-1992-uberlandia-mg.html Prefeitura Municipal de Uberlndia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 Bairro Santa Monica Uberlndia/MG Pabx: (34) 3239-2444 LEGISLAO ESTADUAL PRINCIPAL REFERENTE PESSOA COM DEFICINCIA ICMS IMPOSTO SOBRE CIRCULAO DE MERCADORIAS E SERVIOS Concede iseno do ICMS nas sadas de veculos 0 KM destinados pessoas com deficincia fsica, visual, mental ou autista. Realizado alterao no regulamento do Decreto 43.080 de 13/12/202. Esta alterao entra em vigor a partir de 1 janeiro de 2013. LEGISLAO EXISTENTE: Decreto n. 46.115 de 27/12/2012

OUTRAS INFORMAES:
Site: http://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/ completa.html?tipo=DEC&num=46115&comp=&ano=2012 End.: Rua Rodrigues Caldas, 30 Bairro Santo Agostinho Belo Horizonte/MG Tel.: (31) 2108-7000 IPVA IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VECULOS AUTOMOTORES Iseno do IPVA a propriedade de veculo de pessoa com deficincia fsica adaptado por exigncia do rgo de trnsito para possibilitara sua utilizao pelo proprietrio. LEGISLAO EXISTENTE: Lei 14.937 de 23/12/2003art 3 inciso III.
OUTRAS INFORMAES: Site: http://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/ completa.html?tipo=LEI&num=14937&comp=&ano=2003&aba=js_textoAtualizado#texto

End.: Rua Rodrigues Caldas, 30 Bairro Santo Agostinho Belo Horizonte/MG Tel.: (31) 2108-7000

41

ATENDIMENTO DA PESSOA COM DEFICINCIA EM PROCESSO SELETIVO NO ENSINO SUPERIOR Dispe uma srie de condies mnimas para proporcionar o devido atendimento especial aos candidatos. Assim, assegura a realizao de provas em Braille, salas de fcil acesso, eliminao de barreiras arquitetnicas, intrpretes de lngua de sinais, entre outros direitos, devidamente, elencados nessa legislao no intuito de proporcionar apoio fsico, verbal e instrucional do candidato na realizao dos testes.

LEGISLAO EXISTENTE: Lei Estadual 14.367 de 19 de julho de 2002 art. 2


OUTRAS INFORMAES: Site: http://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/ completa.html?tipo=LEI&num=14367&comp=&ano=2002

End.: Rua Rodrigues Caldas, 30 Bairro Santo Agostinho Belo Horizonte/MG Fone: (31) 2108-7000
PREFERENCIAL NOS APARTAMENTOS TRREOS EM EDIFCIOS CONSTRUDOS POR PROGRAMA HABITACIONAL Prev que sero, preferencialmente, reservados s pessoas idosas ou portadoras de deficincia, apartamentos que estejam localizados no andar trreo de edifcios residenciais construdos pelo Estado, desde que destinados a famlias (sendo vedada sua utilizao comercial) e que sejam financiados por programas habitacionais. O objetivo minimizar as dificuldades de locomoo.

LEGISLAO EXISTENTE: Lei 15.392 de 15/10/2004


OUTRAS INFORMAES: Site: http://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/ completa.html?tipo=LEI&num=15392&comp=&ano=2004&aba=js_textoAtualizado#texto

End.: Rua Rodrigues Caldas, 30 Bairro Santo Agostinho Belo Horizonte/MG Fone: (31) 2108-7000
42

www.aacd.org.br

You might also like