You are on page 1of 15

Gregrio de Mattos e Guerra: traos comportamentais e caractersticas biogrficas de um satrico no Brasil Colnia

Sandro Augusto da Silva Cerqueira Jnior1 Resumo Este artigo visa discutir, mesmo que de forma sucinta, as caractersticas biogrficas do poeta e magistrado Gregrio de Mattos e Guerra, no que tange tanto ao seu comportamento pessoal como a sua estilstica literria. Trazendo contextos histricos que so transversais vida do autor no sculo XVII, num perodo que marcado por uma forte relao metrpole/colnia, senhor/escravo, Deus/Diabo, carnal/espiritual etc. Alm disso, fica exposta aqui a importncia deste tipo de fonte histrica na produo historiogrfica colonial. Palavras-chave: Gregrio de Mattos. Colnia. Histria. Barroco.

Introduo Ao analisar alguns poemas e traos biogrficos do poeta e advogado Gregrio de Mattos e Guerra, possvel empreender uma viagem histrica at o Brasil Colnia, mais especificamente Bahia do sculo XVII. Perceber traos caractersticos da sociedade da poca, como as relaes polticas, as nomeaes de governadores, a influncia religiosa na mentalidade dos indivduos da poca, a relao metrpole-colnia e as condies e presses sociais que rondavam o boca do inferno. Observando que nesse caso, em uma possvel anlise histrica, utilizando as obras de Gregrio como fontes primrias, recomendvel que se compreenda inicialmente as motivaes do autor, suas subjetividades e o contexto de presses sociais e econmicas no qual ele estava inserido. Para isso, uma anlise biogrfica seria uma ferramenta essencial no processo de entendimento das fontes, do indivduo e do perodo analisado. Ainda esto em voga outras discusses, que sero tocadas, mesmo que superficialmente, como a questo da antropofagia cultural nos cdices apgrafos de Gregrio de Mattos e uma possvel fuga do autor do Tribunal da Inquisio por influncias de questes familiares.

Graduando de Licenciatura em Histria do 4 semestre da Universidade Federal do Recncavo da Bahia UFRB, do Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL. Artigo requerido como avaliao para a disciplina de Histria Colonial deste curso. E-mail: sandroascjr@gmail.com.

Um pequeno resumo biogrfico Antes de iniciar esta sucinta explicitao da vida de Gregrio de Mattos, preciso, como alerta Fernando da Rocha Peres, perceber e compreender duas questes. A primeira considerao sobre a veracidade dos textos de Gregrio, que comeam a ser publicados a partir do sculo XIX por Francisco Adolfo de Varnhagen no conhecido Florilgios da Poesia Brasileira, ou seja, todas as obras do autor so pstumas, dificultando o processo de reconhecimento de obras originais ou apgrafos na constituio futura de uma edio crtica do seu corpo potico (PERES, 1986, p.22). A outra considerao se estabelece sobre os vrios recortes biogrficos, onde se descobrem novas fontes tanto no Brasil como em Portugal, que so oriundos principalmente de um processo de desconstruo de uma espcie de biografia manuscrita de autoria do licenciado Manoel Pereira Rabelo,- um dos primeiros bigrafos do poeta - so decorrentes desse processo outras variaes biogrficas como as publicadas por Alfredo do Valle Cabral (1882), Afrnio Peixoto (1923 e 1933) e James Amado (1968). Gregrio de Mattos e Guerra nasceu no dia 20 de Dezembro de 1636. Seus pais, Gregrio de Mattos, fidalgo da srie dos escudeiros e participante ativo das esferas administrativas de Salvador, e Maria da Guerra uma respeitvel matrona. importante salientar que a famlia Mattos, iniciou-se nesta terra atravs de Pedro Gonalves de Mattos, av de Gregrio. Ele foi inicialmente mestre de obra de pedreiro na condio de arrematador em 1627, posteriormente acendendo socioeconomicamente categoria de homens bons e honrados. Numa lgica de hereditariedade, a solidez e a estabilidade econmica dos Mattos foi repassada com o decorrer do tempo at o boca do inferno e seus dois irmos. Esta manuteno da estabilidade socioeconmica era marcada por - como mostra Fernando Peres - uma relao estreita com a terra, posse de engenho, fazenda e escravos. Numa esfera mais poltica ainda havia as funes administrativas no governo da cidade, neste caso, ocupada por seu pai, Gregrio de Mattos. Uma amostra da influncia da famlia Mattos no sculo XVII se apresenta no fato de Gregrio e seus irmos estudarem na escola jesutica, uma vez que, nesta instituio s estudavam filhos de colonizadores, e no de colonos. Gregrio de Mattos estudou na Bahia no perodo de 1642 a 1650. Este perodo foi marcado por um constante embate com os holandeses, crise econmica, falta de alimentos, transporte e comrcio inseguros. Salvador neste perodo era uma espcie de Torre de Babel cultural, com vrios indivduos de etnias diferentes: ndios, negros,
2

colonos,

marinheiros,

militares,

estrangeiros,

padres, etc.

bacharis,

funcionrios, afirmar,

aventureiros,

comerciantes,

judeus,

cristos-novos

possvel

categoricamente, atravs dos estudos biogrficos desenvolvidos por Fernando Peres, que foi no colgio jesuta que Gregrio aprendeu a ler os clssicos da literatura europeia como Padre Cipriano Torres, Virglio, Csar entre outros. Gregrio chega em Lisboa em 1680, com 14 anos de idade, contudo, s entra para a Universidade de Coimbra aos 16 anos, entre 1650 e 1652 nada se sabe sobre a vida do poeta. O poeta cursa nove anos de Direito Cannico nesta instituio. em Portugal que Gregrio acaba desenvolvendo a sua verve potica, essencialmente influenciada pelos trovadores ibricos, os poetas portugueses como S de Miranda e Cames, e comprovadamente, com uma influncia mais explcita, dos espanhis Cervantes, Quevedo e Gngora. Concludo os seus estudos em 1661, Gregrio eleva um grau nobilitrio comparado ao que se tinha antes, levando em conta somente sua linhagem familiar, que se estabelecia somente na posse de terra e na administrao local. Gregrio de Mattos agora se tornava um magistrado. Gregrio casa-se em 1661, em Portugal, com D. Michaela de Andrade, filha do desembargador Loureno Saraiva de Carvalho. Naquele perodo, as habilidades e conhecimentos adquiridos na universidade no valiam muita coisa neste caso, especificamente, para o exerccio da funo de juiz se no estivessem diretamente atrelados a condio de sangue puro do indivduo, ou seja, ter nascido cristo e sem nenhum tipo de miscigenao judeu, negro, mulato, mouro. atravs do casamento com uma filha de desembargador, que Gregrio ir facilitar a sua entrada no judicirio. Em 1662 concluda a sindicncia que visava investigar a vida e linhagem sangunea do indivduo , tendo sido avaliado por 15 testemunhas. Diante disso o mesmo foi nomeado, j em 1663, Juiz de fora de Alccer do Sal. Se torna juiz cvel em 1671, em Lisboa, e logo depois, em 1672, eleito procurador da cidade de Salvador pela Cmara de Vereadores desta cidade. Gregrio foi procurador da cidade de Salvador no perodo de 1672 a 1674, onde tinha o dever de defender os interesses da nobreza, onde entre elas estava o pleito de criao de uma universidade no Brasil.

razes que as que tem os moradores deste Estado assim pela distncia do lugar como pela despeza e risco do mar a que se havio de expor os que tivessem possibilidades para irem estudar as cincias a Universidade de

Coimbra(Cartas do Senado, Bahia, Prefeitura do Salvador, 1952, 2 volume, apud PERES, 1983, pg.11).

Gregrio de Mattos comea a pensar o seu retorno Bahia em 1678, vivo e com 42 anos de idade, com um status negativo por uso indevido de sua arte potica e perca de prestgio com o Imperador D. Pedro II. Em 24 de Maro de 1979, Gregrio escolhido por D. Gaspar Barata de Mendona para se tornar um ministro eclesistico. Aqui importante abrir um parntese para entender esta nomeao de um cargo eclesistico - para um indivduo como Gregrio. Segundo os documentos analisados por Peres, D. Gaspar foi o nosso primeiro Arcebispo, ato que foi confirmado em Bula de 16 de Novembro de 1676, contudo o mesmo no veio at aqui para assumir o cargo, ficando assim administrando distncia e criando a Relao Eclesistica. importante frisar que este cargo assumido por D. Gaspar tinha como atributos o poder para criar Tribunal Eclesistico e nomear os seus desembargadores, e neste caso mais especfico, onde adentrar a nossa personagem, para ocupar funo na cria. Abrem-se trs vagas para ministros eclesisticos, onde Gregrio se interessa por uma destas, concorre e obtm sua vaga pelo fato de possuir contatos fortes dentro dos crculos religiosos, como o seu amigo Pe. Antnio Vieira e outros fatores como os seus estudos cannicos, sua carreira de magistrado em Portugal, e o fato de estar vivo de uma exintegrante da nobreza lusitana. Alm de conseguir a vaga no ministrio, o poeta ainda obtm a tonsura que , basicamente, o corte redondo feito na cabea dos eclesisticos, ato que significa a obteno de mais um grau de poder e representatividade no crculo religioso. Entretanto, tudo ficaria um pouco mais complicado com a renncia do Arcebispo D. Gaspar do seu cargo eclesistico por motivos de mal-estar, sem nem ter pisado na boa terra. Com esta abdicao do cargo de D. Gaspar do seu cargo em 1681, Gregrio de Mattos obrigado a voltar para o Brasil, para pleitear o seu cargo, e chega Bahia em 1683 a fim de assumir a sua vaga pessoalmente, com uma carta em mos escrita pelo prprio Imperador D. Pedro II. A reao de Gregrio ao retornar sua terra de origem pode ser sentida, mesmo que parcialmente, neste fragmento:

Trinta anos, ricos e belos cursei em outras idades vrias Universidades pisei fortes, vi castelos:
4

aos depois os meus desvelos me trouxeram a esta peste do ptrio solar, a este Brasil, onde quis a Sorte Castelo do pe-te neste. (OC/GM, 1968, vol. VI, pg, 1401, apud, 1983, PERES)

Em 1683, ainda, o poeta destitudo pelo novo arcebispo, Dr. Fr. Joo da Madre de Deus, que tentou, inutilmente, convencer Gregrio a usar batina e receber ordens sacras. Sendo assim, essa sua recusa lhe custou caro, perdendo a sua funo de ministro eclesistico. Esse desprendimento obrigatrio de funes, tanto civis como eclesisticas, deixam de certa forma o poeta mais livre para, como diz Peres, tocar a sua viola e afiar a sua stira (PERES, p. 82).
Os seus estudos em Coimbra, as suas leituras, a sua longa permanncia em Portugal, a sua experincia como jurista, o seu conhecimento dos homens (dominadores e dominados), a sua aguada observao crtica, formam uma moldura que encaixa, perfeitamente, com a viso do seu mundo, com as antinomias da sua personalidade em contato com a realidade baiana, no sculo XVII, ao mesmo tempo brutal e sensual. Dessa mundi/vivncia contrastiva (mundo e poeta) afloram o homem barroco e os poemas (sacros, lricos, satricos, erticos) que modelaram a sua tradio, e a sua decisiva cambalhota, como poeta popular, para a outra margem ou curso da vida... (PERES, p. 82)

Fechando o parntese, aqui vale ressaltar agora a personalidade e comportamentos poticos de Gregrio de Mattos, que no estavam diretamente, e somente, atrelados sua perda de cargos e de status social, entretanto, havia uma srie de fatores que o influenciava a esta adoo de comportamento nos seus escritos apgrafos. Pode-se citar aqui a sua formao escolar primria na escola jesuta, dos estudos acadmicos na Universidade de Coimbra, a sua convivncia na corte em Lisboa e por fim, salientado com mais intensidade por Fernando Peres, uma maquievalismo que se encontrava crescente no sculo XVII e tinha como caracterstica principal a separao, tanto na esfera poltica da religiosa como a existncia de uma moral dupla,

que se estabelecia sobre os fracos e poderosos. Abaixo seguem algumas crticas tecidas por Gregrio em seus versos contra os eclesisticos e a Bahia:

Pois no que toca a guardar dias Santos, e Domingos: ningum vejo em mim, que os guarde se tem, em que ganhar jimbo. Nem aos mseros escravos do tais dias de vazio, porque nas leis do interesse, preceito proibido. (OC/GM, 1968, vol. I, pg. 17, apud, 1983, PERES)

Eu era l em Portugal sbio, discreto, e entendido, poeta melhor, que alguns, douto como os meus vizinhos. Chegando a esta cidade, logo no fui nada disto: porque o direito entre o torto parece, que anda torcido. Sou um herege, um asnote, mau cristo, pior ministro, mal entendido entre todos, de nenhum bem entendido. (OC/GM, 1968, vol. I, pg. 173, apud, 1983, PERES)

Devido ao seu comportamento bastante contrastivo, Gregrio de Mattos foi visto negativamente pela crtica impressionista do sculo passado segundo Peres, e foi julgado como canalha, capadcio, alma maligna, etc. O que estes crticos acabaram no percebendo que essas caractersticas estavam inseridas no barroco, e no somente aquilo que condiz ao seu aspecto literrio, mas no seu comportamento pessoal.

Por volta de 1691, Gregrio casa-se novamente, segundo documentao pesquisada por Peres, com Maria de Povos. Segundo Rabelo, deste matrimnio que nasce seu primeiro filho, chamado Gonalo. Interessante salientar que, segundo Rabelo, Maria de Povos era tida como pobre na poca, aspecto que soava negativamente naquele perodo. Levando em conta que Gregrio era um mazombo filho de pai e me portugueses, mas que havia nascido no Brasil da classe dos homens bons, o que ainda intensificado pelo fato, segundo Rabelo, do poeta ser demasiadamente irresponsvel em cuidar da casa e da famlia. A vida do poeta como nos fala Peres:

..., metido com os amigos, dentre os quais o jovem Thomaz Pinto Brando, em festas, comdias, cavalgadas, banquetes, nos arredores de Salvador e no Recncavo, em companhia das mulatas e negras que iro compor a sua galeria de putas e o seu hinrio crioulo... (PERES, p. 88)

Peres destaca a relao de Gregrio com os Governadores do Brasil no perodo de 1682 a 1684, mostrando que em partes, no foram relaes to proveitosas. Dos cinco governadores do perodo citado, o poeta manteve uma relao cordial e saudvel com trs governadores, e atacou de forma violenta os outros dois, que eram Souza de Menezes e Antnio Luiz da Cmara Coutinho, onde com este ltimo o conflito acarretou em consequncias mais srias para o poeta. So apontadas duas possveis causas para esse enfrentamento de Gregrio com o ento governador da poca, Cmara Coutinho. A primeira hiptese se estabelece no fato do poeta comprar briga dos seus amigos que tinham dvidas tributrias, e a segunda hiptese sobre um possvel pedido negado de Gregrio de Mattos junto ao governador. As stiras do poeta contra o governador foram to intensas, que Gregrio chegou a acusar o mesmo de um suposto caso homossexual com seu capito da guarda, Luiz Ferreira de Noronha. Em 1694, Gregrio obrigado a fugir para a Angola depois de ser ameaado por um dos filhos do ento ex-governador Cmara Coutinho. Em um estratagema criado por seus amigos - entre eles D. Joo de Lencastre, ento Governador do Brasil nesse perodo onde Gregrio foi preso e posto, intencionalmente, num navio para Luanda. Como se no fosse pouco, logo quando chega ao destino, no mesmo ano, o poeta logo envolvido numa rebelio militar que tinha como motivo uma alterao de como seria pago o soldo dos militares, que era inicialmente feito em libongos tiras de pano no valor de 50 ris cada para tiras de cobre, o que gerava um prejuzo considervel nos
7

salrios dos militares. Neste fato, pode-se concluir, a partir do relato de Rabelo, que Gregrio adotou vrias posies no episdio, como: um colaborador do governo local, conselheiro dos amotinados, indivduo que auxiliou na condenao dos lderes do movimento. Logo aps o acontecimento retorna ao Brasil, mais exatamente em Recife, em Pernambuco por volta de 1645, at porque ningum o queria mais na Bahia. Na cidade de Recife sua situao no das melhores, pois no tem muitos recursos e tem que advogar para sobreviver, sem contar o fato de estar doente. Essa doena parece ter sido contrada na frica, que se manifestava atravs de uma como menciona o poeta febre maligna. O poeta no resiste por muito tempo, e em 26 de Novembro de 1695 falece, com 59 anos de idade em Pernambuco.

Discusses marginais

A primeira discusso que pode ser colocada aqui sobre o carter histrico das fontes literrias contos, crnicas, poesias, romances e como os historiadores podem se aproveitar desta. Mesmo no tendo a maturidade, tanto epistemolgica como terica, me arrisco a tecer alguns comentrios baseado no livro A Histria contada de organizao de Sidney Chalhoub e Leonardo Moreira. Mais especificamente na apresentao da obra, h uma discusso dentro do campo da Histria Social sobre a autonomia da literatura e o seu carter sacro, onde h uma defesa por parte dos literrios, apresentando esttica e a criatividade do autor como pontos absolutos da anlise literria. Enquanto historiadores preciso romper com essa ideia, e tratar as obras literrias como testemunho histrico, e para isso preciso desrespeitar estas obras, buscando seu carter histrico nas suas linhas, entrelinhas e afins. Querendo ou no, as obras literrias esto situadas no tempo e no espao, logo, esto submetidas ao transcorrer temporal, consequentemente assim anlise histrica. Partindo desta ideia, pode-se aqui, como nos mostra Chalhoub, analisar tal documento histrico buscando no seu carter de fico ou no-fico, mas sim as suas especificidades como as intenes objetivas e subjetivas do autor, sobre a representatividade daquilo que foi feito e como aquilo recaa onde e quando este sujeito estava, naquilo que o prprio Chalhoub chama de lgica social do texto. necessrio destrinchar as obras literrias no que tange a analise documental com o afinco de como se estivesse analisando um processo inquisitorial, uma ata de reunio antiga ou documentos histricos com um carter oficial maior. A segunda considerao das
8

duas, a que me chamou mais ateno se reside num alerta sobre a questo de as fontes literrias no transcenderem as demais fontes, ou seja, no podendo ser mais ou menos importantes ou complexas do que as outras. preciso atribuir perfis histricos a literatura e ao indivduo literrio, procurando responder perguntas como o tipo de literatura ou corrente literria em que este autor se encontra (no caso de Gregrio, ele barroco), ou como o autor v a sua arte, tanto do ponto de vista artstico como usual e prtico. Como se pode ver na anlise biogrfica de Gregrio de Mattos, ele um indivduo fruto de seu tempo, com apreenses, modos de pensar e ver o mundo prprios de um Brasil e Portugal seiscentista, de um homem pertencente s classes dominantes e que atravs do seu discurso nos poemas tenta assegurar essa posio, e muitas vezes para isso incorre em posicionamentos perdoe-me o anacronismo grosseiro em racismos e preconceitos de vrios gneros num Brasil que era, e , bastante plural, e em que outros momentos mostrava a dualidade oriunda de uma influncia barroca criticando vrias esferas da sociedade e indivduos dos mais variados grupos e elogiando os mesmos quando lhe era conveniente. Atravs do posicionamento de Chalhoub, arrisco-me dizer que a anlise biogrfica de um indivduo literrio to importante quanto anlise de sua obra, uma vez que partindo dessa anlise pode-se desvendar os aspectos motivacionais subjetivos do indivduo, desde sua educao a relacionamentos, como frustraes (tanto amorosas como profissionais) e a relao deste com a sociedade da poca, desde a sua viso exgena como a de sua relao direta com esta sociedade. Desse modo, analisar Gregrio e suas obras se mostra aqui como uma forma de se analisar um Brasil colonial, mais especificamente uma Bahia colonial, que passava por uma srie de transformaes e Portugal em uma srie de processos polticos e econmicos importantes, tanto internos como externos. Na dissertao de mestrado intitulada Deus e o Diabo na poesia de Gregrio de Matos de autoria de Ciro Soares do Santos, observado um fator importante, tanto biograficamente quanto socialmente falando, que o fato de em seus poemas, o boca do inferno mostrar um domnio enorme das escrituras sagradas. Fato bastante incomum para uma poca em que a Igreja ainda detinha um poder ideolgico e coercitivo enorme com o auxlio de uma inquisio ibrica que detinha um poder que assustava, torturava, punia e matava e estava entranhada na maior parte das relaes sociais, polticas e econmicas da poca. Diante disso, o poeta realizava inmeros joguinhos de rimas jocosas, crticas aos padres, bispos e freiras, principalmente com

relao aos seus comportamentos sexuais. Com isso estabelece-se uma pergunta, como o poeta no foi perseguido e punido pela Santa Inquisio? Em seu livro Gregrio de Mattos e Guerra: uma re-viso biogrfica de Fernando da Rocha Peres, publicado em 1983, utilizado aqui como base para um estudo biogrfico do poeta, o autor afirma que com base em Anita Novinsky, existia em Salvador, por volta de meados do sculo XVII, um homem chamado Pero Gonalves de Matos, onde, pelo que tudo indica, era av de Gregrio de Mattos. Pero Matos chamado aqui tambm de Pedro de Mattos Gonalves - era familiar do Santo Ofcio da Inquisio, deixando assim, alm de uma herana socioeconmica para seu neto, uma herana, aparentemente, de carter protecionista, para seu neto desaforado. Como nos diz Peres:
Com o seu ascendente colaborador da inquisio, GMG tinha garantida a sua limpeza de sangue e, por isso, nunca foi (?) inquinado de cristonovo, e viu facilitada a sua matrcula na Universidade de Coimbra, o seu casamento em Lisboa, a sua Habilitao de Genere, a sua carreira de magistrado, e consegue manter, assim penso, o seu status e a sua impunidade, ao retornar Bahia, apesar dos poemas apgrafos, principalmente aqueles com um forte sabor ertico/hertico: 1)As interpretaes e ousadias para com a simbologia sagrada do catolicismo (Escrituras e Eucaristia) e a figura de Jesus; 2) os versos escritos contra os religiosos (padres e freiras) e os seus apetites sexuais. (PERES, p. 114)

Para encerrar essas discusses de cunho marginal pois no se estabelecem no centro daquilo que me propus a abordar, mas de certa forma se tornam essenciais para entender alguns aspectos literrios do poeta h dois pontos que vejo como necessrio frisar, mesmo que de forma superficial, que a caracterstica barroca de Gregrio de Mattos e a discusso acerca de ser ou no o boca do inferno um antropofgico cultural como alguns autores pontuam. Quando falamos nas manifestaes de arte barroca no devemos dissociar a ideia de uma forte relao entre metrpole e colnia. O incio do movimento barroco se d no final do sculo XVI em Portugal, e chega ao Brasil por volta de 1601 com forte influncia hispnica -, num perodo de mudanas intensas em Portugal como: expanso do comrcio e imprio ultramarino e riquezas imediatas oriundas da colnia, e contrastando com isso a decadncia econmica que vem em seguida ocasionada pela perca do mercado de especiarias, acompanhada de uma desestabilizao poltica
10

causada pelo sumio de D. Sebastio em Alccer- Quibir, e pouco tempo depois acontece unificao da Pennsula Ibrica orquestrada por Filipe II da Espanha. A contrarreforma era outro fator de demasiada proeminncia na poca, pois essa iria reger de certa forma os desenvolvimentos tecnolgicos, intelectuais e educacionais do perodo na Pennsula Ibrica, uma vez que em reao ao avano protestante no restante da Europa, a Igreja se apossa de vrias esferas da sociedade, neste caso mais especfico a educao. Como exemplo temos a Companhia de Jesus (como salientado na biografia de Gregrio anteriormente, o mesmo estudou numa escola de jesutas). Diante disso o homem seiscentista vivia uma espcie de incerteza e tenso, que era expressa em forma literria atravs de poemas, contos e romances. O barroco marcado assim por uma forte caracterstica de dualidade e conflito no indivduo e suas relaes, colocando principalmente em voga e embate das questes espirituais e racionais. Diante disso, uma das principais caractersticas do barroco era o culto do contraste, onde o indivduo se mostra atormentado ou dividido entre situaes divergentes e antnimas como: carne e esprito, vida e morte, Deus e Diabo e etc. O barroco literrio se divide em duas perspectivas: o cultismo e o conceptismo. Onde o cultismo caracterizado pela extravagncia e linguagem rebuscada, onde o como se diz mais importante do que o que se diz, neste caso se encaixa Gregrio de Mattos, esta vertente repleta de figuras de linguagem. O conceptismo caracterizado pelo inverso, onde mais importante o que se diz do que o como se diz, valorizando-se os conceitos, convencimento, raciocnio lgico e retrica, um grande usurio desta vertente era o antigo amigo de Gregrio, o Padre Antnio Vieira. O segundo, e ltimo ponto, que ser salientado aqui, concerne a antropofagia cultural, que caracterizada por uma espcie de deglutio da cultura do outro, sem perder assim as caractersticas da sua prpria cultura, naquilo no que muitos chamam de cultura primitiva. Considerando assim que no h uma rejeio total, e sim uma reaproveitamento daquilo que o outro oferece. Tal ideia foi proferida e espalhada por Oswald de Andrade atravs do Manifesto Antropofgico em 1928, sob influncia de vrios intelectuais como Freud, Marx, Engels, Nietsche etc. Mas a grande questo aqui , Gregrio era ou no um antropfago? Segundo Peres, em entrevista concedida ao jornal A Tarde em Julho de 1996, Gregrio se constitui um antropfago no sentido de se apropriar daquilo que exgeno e transformar para uma realidade interna, que naquele momento era a da Bahia colonial. Contudo, em sua dissertao, Ciro Santos defende e refora um posicionamento antropofgico de Gregrio alegando que:
11

A razo antropofgica que move Gregrio de Matos a fazer diferena na cultura brasileira em relao metrpole ao realizar uma elaborao potica e Vanguarda em uma colnia marcada pelo subdesenvolvimento s logrou xito pelo fato de que o poeta soube muito bem construir dilogo da questo do nacional com o universal (notadamente do europeu) no seu trabalho de literato pioneiro na constituio de uma cultura latino-americana (CAMPOS, 1992, p. 231-232, apud SANTOS, 2011, p. 31)

Desta forma fica explcito um posicionamento de Santos, em concordncia parcial com o de Peres, e reforando ainda mais o carter antropofgico de Gregrio de Mattos e Guerra. Apresentadas estas duas argumentaes, me apoiarei numa terceira, a qual para mim fez mais sentido incialmente do que as anteriores, onde em sua tese de doutorado intitulada Ingredientes de uma identidade colonial: os alimentos na poesia de Gregrio de Mattos de Claude Guy Papavero, onde a mesma acha pouco fundamentada a crena numa antropofagia cultural iniciada por Gregrio de Mattos, alegando que havia fatores de ordens pessoais que levaram o poeta a protestar, muitas vezes violentamente, atravs de seus poemas contra instituies e indivduos. Para isso necessrio compreender a situao de Gregrio no seu retorno Bahia, que era a de um homem pertencente s elites e descendente direto de colonizadores, que detinha uma formao de magistrado na Universidade de Coimbra e via a situao naquele momento adequada para defender acima de tudo os interesses de seu grupo, uma vez que a ideia de pertena nacional ainda no tinha sido constituda e o que se fazia valer era os interesses dos grupos sociais aristocrticos. Apresentado estes pontos, que mesmo sendo sucintos, pretendem aprofundar um pouco a anlise biogrfica de Gregrio de Mattos e sua influncia na construo de uma Histria colonial mais rica de detalhes atravs de sua vida e suas obras.

CONCLUSO A anlise biogrfica e potica de Gregrio de Mattos e Guerra permite quele que se permite estud-lo, uma maneira diferenciada de compreender a sociedade colonial baiana do sculo XVII e suas particularidades. A literatura neste caso se mostra como uma fonte histria riqussima, onde a sua profanao por parte dos historiadores se mostra essencial na construo de um discurso histrico. As subjetividades das obras e dos autores, muito provavelmente, surgem muito mais como um aspecto positivo do
12

que negativo, uma vez que estas apontam para uma infinidade de questes que surgem como lacunas que merecem e devem ser preenchidas.

13

Referncias bibliogrficas

Fonte: Olhar Literrio. O <http://www.olharliterario.hpg.ig.com.br/barroco.htm> Acesso em 21/11/2012 s 21:31.

movimento

barroco

Fonte: Gregrio de

Matos biografia academia brasileira de

letras.

<http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=873&sid=190> Acesso em 21/11/2012 s 21:12.

Fonte: Gregrio de Matos obras selecionadas pela academia brasileira de letras (Coleo Afrnio Peixoto, 1923-1930) <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=880&sid=190> Acesso em 21/11/2012 s 21:15.

Fonte:

Gregrio

de

Matos

Guerra:

boca

do

inferno.

<http://www.soliteratura.com.br/barroco/barroco05.php> Acesso em 21/11/2012 s 21:05.

Fonte:

Resumo

sobre

Manifesto

Antropfago

Pesquisado

em:

<http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=ma rcos_texto&cd_verbete=339> Acesso em 21/11/2012 - 16:04

Fonte: O Boca do Inferno por Fernando da Rocha Peres. Publicado em A Tarde, 07/12/1996. <http://landisvalthcheiodearte.blogspot.com.br/2012/09/o-boca-do-inferno-porfernando-rocha.html> Acesso em 21/11/2012 s 17:17.

HANSEN, J. A. A Stira e o Engenho. So Paulo: Ateli Editorial; Campinas: Editora da Unicamp, 2004.

HUBERT, Elizabete Enz. Relaes discursivas nas stiras a religiosos, atribudas a Gregrio de Matos Guerra (1633-1696) Figuras e estratgias argumentativas. Universidade de So Paulo, So Paulo, 2011.
14

PERES, Fernando da Rocha. Gregrio de Mattos e Guerra: uma re-viso biogrfica/. Salvador. Ed. Macunama, 1983.

PAPAVERO, Claude G. Ingredientes de uma identidade colonial: os alimentos na poesia de Gregrio de Mattos. Universidade de So Paulo, So Paulo, 2007.

SANTOS, Ciro Soares dos. Deus e o Diabo na poesia de Gregrio de Matos. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

Leonardo Affonso de Miranda Pereira e Sidney Chalhoub (orgs.). A histria contada: captulos de histria social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1998 (Coleo Histrias do Brasil).

15

You might also like