You are on page 1of 10

!"#$%&''$($)"*+,-.

/0,$1$2"32"45+)5$

5$2"32"45+)5$2$,$!+,62*,$-2$2"32"45+)5$

DA TCNICA ENGENHARIA

Para atender suas necessidades materiais o homem s dispe da natureza e dela sempre se valeu. No incio, o homem explorava a natureza atravs da coleta de plantas, da caa e da pesca para atender suas necessidades alimentares e atravs do uso do espao fsico para as suas necessidades de proteo. Fazendo uso de sua inteligncia, passou a domar ou dominar a natureza, atravs do uso de tcnicas que melhoravam sua condio de vida.

EVOLUO DA TCNICA

As primeiras tcnicas nasceram, provavelmente, do instinto, do acaso ou da imitao da natureza. A descoberta do fogo, e o seu uso (cozimento de alimentos, iluminao, aquecimento), foram a primeira manifestao tcnica da humanidade. Por essa poca nasceram tambm as tcnicas de aproveitamento da pedra lascada para a confeco de armas e utenslios. Com a evoluo, ao instinto juntou-se a criatividade e as tcnicas se aprimoraram. So desse perodo o uso da pedra polida, agricultura, domesticao e criao de animais, fabricao de vinhos e cervejas. A seguir, a descoberta de metais (bronze e ferro foram os primeiros) ampliou a gama de recursos disponveis para o bemestar do homem. Essas tcnicas eram consideradas ento, ddivas divinas e, como tal, sua transmisso s era permitida aos escolhidos. Foi com os gregos e suas tchne saber fazer humano que o ensino das tcnicas passou a ser feito tambm por leigos. Este fato fez com que mais um elemento se incorporasse ao arsenal disponvel ao desenvolvimento das tcnicas: a experincia. Desta associao da criatividade com a experincia nasceu a engenharia.

A primeira referncia do uso do termo engenheiro foi para designar aqueles que se dedicavam ao invento dos engenhos de guerra. Esta forma de engenharia foi caracterizada como engenharia prtica (baseada no invento). Paralelamente crescia tambm o conhecimento no campo hoje denominado de cincia. No princpio, a busca do conhecimento dos fenmenos naturais era voltada para os aspectos filosficos ou at mesmo religiosos. Com a evoluo, o domnio do conhecimento cientfico passou dos filsofos para os cientistas, o que o tornou mais disponvel para a sociedade. Surgiu ento a cincia aplicada, que tem como objeto buscar a soluo de um problema prtico sem, no entanto, avaliar as implicaes scio-econmicas da soluo. A incorporao do conhecimento cientfico ao arsenal do engenheiro levou a engenharia a um patamar mais elevado, chegando ao que tem sido chamado de engenharia terica ou engenharia moderna, cujo alicerce est no trip criatividade experincia conhecimento cientfico.

CONCEITO DE ENGENHARIA

A engenharia pode ser definida como a gerao de bens teis sociedade, a partir da converso de recursos naturais. Este conceito est ilustrado na Figura 1. Os recursos naturais disponveis para o engenheiro podem ser: materiais, energticos e o meio fsico. J os bens gerados pela engenharia sero produtos, processos ou sistemas. Aspecto fundamental da engenharia que o resultado (sistema ou produto) deve ter viabilidade econmica e social (ambiental, poltica, etc.). A atividade fundamental desenvolvida pelo engenheiro (converso de recursos naturais em bens) denominada de projeto.

Atitudes Conhecimentos Habilidades

Recursos Naturais

PROJETO

Bens teis Sociedade

Criatividade Experincia
Figura 1 Conceito de Engenharia

Para se capacitar ao exerccio de sua atividade, o engenheiro necessita de requisitos nas reas de conhecimentos, habilidades e atitudes. Como veremos em seguida, a engenharia pode ser dividida em algumas reas, as quais podero exigir requisitos especficos; no entanto, alguns desses requisitos so comuns a todas as reas.

rea de conhecimentos: cincias naturais: fsica e qumica; matemtica; cincias de engenharia: fenmenos de transporte, resistncia dos materiais, etc.

rea de habilidades capacidade de trabalhar em equipe; capacidade de comunicao oral e escrita; capacidade de usar as ferramentas bsicas da informtica etc.

rea de atitudes: tica profissional; conscincia ambiental; responsabilidade social e poltica; busca permanente de atualizao profissional; etc.

INTRODUO S GRANDES REAS

Como mencionado anteriormente, a engenharia pode ser dividida em algumas reas, usualmente denominadas Grandes reas. Esta diviso configurou-se historicamente, ao longo do desenvolvimento da engenharia. Como j foi citado, os primeiros engenheiros eram aqueles que se dedicavam ao invento dos engenhos de guerra e, como tal, eram chamados de engenheiros militares. Quando a engenharia comeou a produzir outros bens que no os de guerra, aquelas que a praticavam passaram a denominar-se engenheiros civis. A primeira diviso ocorreu com a separao em Engenharia Civil, que se dedica s transformaes e usos do meio fsico, e engenharia industrial, que se dedica converso dos recursos naturais materiais e energticos, em bens teis sociedade. Em uma etapa posterior a engenharia industrial foi dividida em: Engenharia Eltrica dedica-se gerao, transmisso e usos da energia eltrica e das ondas eletromagnticas.

Engenharia Mecnica dedica-se gerao e usos da energia mecnica e converso, por meios fsicos, de recursos materiais em bens.

Engenharia Qumica dedica-se converso, por meio de transformaes qumicas, de recursos materiais em bens.

O PROJETO DE ENGENHARIA

Ns acabamos de ver, em linhas gerais, qual a atividade essencial que caracteriza a atuao de um engenheiro na sociedade. Em termos bem sintticos, um engenheiro um profissional que participa (executando ou gerenciando) do processo de transformao de recursos em bens, ou produtos, componentes, processos e sistemas, que atendam s necessidades ou desejos da sociedade. Vimos tambm que para exercer esta atividade o engenheiro necessita dispor de uma srie de informaes, conhecimentos, habilidades e posturas que lhe permitam atuar com excelncia neste processo. Este processo de transformao que culmina com a concepo/criao dos bens para atender as demandas da sociedade nada mais do que o PROJETO DE ENGENHARIA. Neste momento, esta definio pode estar provocando certa confuso ou dvida em voc: Mas o projeto de engenharia no so os clculos, desenhos ou plantas que o engenheiro faz?. Na realidade, como veremos mais adiante, o Projeto de Engenharia no se restringe somente a desenhos e clculos tcnicos. Ele um processo que envolve uma srie de outros elementos e aspectos fundamentais para que se consiga transformar ou converter, de forma otimizada, os recursos em bens que atendam a uma certa necessidade ou objetivo. Faz parte deste processo tambm a implementao do bem, ou seja, sua fabricao ou disponibilizao fsica para operao. Portanto o Projeto de Engenharia tambm no se esgota na entrega de relatrios e desenhos.

Para comearmos a entender um pouco mais o que e o que envolve um Projeto de Engenharia vamos analisar algumas caractersticas dos bens criados atravs dele e de que forma elas influenciam o Projeto. Como vimos anteriormente, os produtos, componentes, processos ou sistemas criados atravs de um Projeto de Engenharia tm por objetivo atender a uma determinada necessidade da sociedade. No entanto estes bens, por estarem inseridos dentro do meio social, devem atender, alem das funes especficas para as quais foram criados, a uma srie de outros requisitos que, aparentemente, nada tm a ver com os aspectos tecnolgicos envolvidos na criao dos mesmos. De uma maneira geral, estes requisitos esto associados a aspectos das seguintes naturezas: econmica; ambiental; legal; poltica; esttica; de segurana e confiabilidade; de sade; etc. Eles complementam aqueles de natureza tcnica que, de um modo geral, esto relacionados a: desempenho; consumo de energia; resistncia mecnica e durabilidade; resistncia corroso e degradao; facilidade de fabricao, operao e manuteno; etc. Portanto, conhecer uma determinada necessidade a ser satisfeita no significa conhecer somente a funo que o bem a ser criado deve executar mas, tambm, de que forma esta funo deve ser realizada, ou seja, quais requisitos este bem deve satisfazer para atender adequadamente a necessidade. O que se observa na maioria dos processos de criao de bens que estes requisitos so em geral conflitantes, ou seja, quando se tenta satisfazer algum deles da melhor forma possvel degrada-se o atendimento a outros. Por exemplo: admita-se que se queira reduzir o custo de um determinado produto (requisito econmico), atravs da seleo de materiais mais baratos; nesta condio pode-se estar reduzindo tambm sua durabilidade e resistncia mecnica (requisitos tcnicos) aumentando, assim, os riscos de acidentes (requisitos de segurana e sade) para usurios ou operadores do produto (vide caso do Edifcio Palace 2). Portanto, h uma estreita correlao entre os requisitos associados a uma determinada necessidade, sejam eles tcnicos ou no, sendo que o atendimento a um deles afeta o atendimento aos demais e vice-versa. Bom, se existem tantos requisitos a serem atendidos e se eles so conflitantes entre si, deve existir ento um sem nmero de alternativas de bens para atender a necessidade estipulada, umas atendendo melhor alguns conjuntos de requisitos, e outras atendendo melhor outros conjuntos. Ento, como vamos saber qual alternativa escolher, ou mesmo como vamos saber se entre as alternativas vislumbradas encontra6

se a melhor possvel? Ainda, como sabermos quais so os requisitos fundamentais e qual a ordem de importncia entre eles? Como vamos avaliar as alternativas em termos dos requisitos no tcnicos? Ser que estamos propondo alternativas de bens que realmente atendem necessidade apresentada? Esta constatao e estas perguntas podem, neste momento, trazer certo desconforto, ainda mais quando se sabe que estamos falando de Engenharia, que frequentemente definida como uma cincia exata. Por outro lado, como veremos adiante, elas nos do uma pista de quais so as caractersticas fundamentais de um problema de Engenharia. O desconforto decorre basicamente da noo, ou percepo tpica, que a maioria das pessoas tem sobre o que Engenharia. A noo que mais se observa a de que Engenharia nada mais do que Cincia Aplicada e Matemtica. Para constatarmos isto basta lembrar alguns argumentos muito utilizados pelos estudantes quando os mesmos se deparam com a situao de escolher uma carreira para prestar vestibular: Eu vou escolher Engenharia porque gosto de Matemtica e Fsica; ou ento: Eu vou fazer Engenharia porque me dou bem nos problemas de Matemtica e Fsica. Como consequncia desta noo vem a tendncia de se caracterizar um problema de Engenharia como similar aos problemas de matemtica e cincia que os estudantes enfrentam no ensino mdio e na prpria universidade. Os problemas nestas reas apresentam, em geral, quatro caractersticas em comum: so problemas bem definidos( problemas fechados), ou seja, sua descrio completa, sem ambiguidades ou contradies; sabemos exatamente o que devemos obter como soluo e dispomos de todos os dados necessrios para isto. a soluo para cada problema nica e facilmente caracterizvel, isto , so nmeros, conjunto de nmeros, equaes ou smbolos. os problemas tm um encerramento facilmente identificvel, ou seja, fcil reconhecer quando a soluo foi obtida ( ACABEI !!!!###***!!&&@@). para serem resolvidos os problemas requerem a aplicao de uma rea de conhecimento bem especializada e, em geral, no h dvida sobre qual o assunto tratado em cada um.

Voltando agora s perguntas que fizemos anteriormente, fcil perceber que elas esto indicando que o problema de criar um bem para atender uma certa necessidade no deve possuir nenhuma das caractersticas que listamos acima. E isto verdade! Raramente um problema de Engenharia possui estas caractersticas. Na verdade, os problemas reais de Engenharia so, em geral, inicialmente mal propostos ou formulados, no possuem uma nica soluo correta e um encerramento claramente identificvel, e quase sempre necessitam da aplicao de conhecimentos de vrias outras reas alm das de matemtica ou cincias. Bom, se um problema de Engenharia assim como que eu vou conseguir resolv-lo? Eu s entendo de matemtica e fsica! Calma, no se desespere. aqui que entra o Projeto de Engenharia. O Projeto de Engenharia o processo de soluo dos Problemas de Engenharia. Ele uma abordagem metdica que nos permite resolver esta classe de problemas grandes e complexos que possui as caractersticas nebulosas que acabamos de identificar. Faz parte do Projeto de Engenharia a definio clara da necessidade e dos requisitos que se deve atender, a gerao e anlise de vrias alternativas de soluo, a definio de critrios para comparao das alternativas, a escolha, o detalhamento e a comunicao da soluo final. Faz parte tambm do projeto, a fabricao e disponibilizao do bem; afinal, o problema s estar resolvido quando o bem estiver fabricado e operando. Portanto, para resolver problemas de Engenharia, o Engenheiro vai precisar conhecer o processo que leva soluo dos mesmos, ou seja, ele vai precisar saber como se faz e o que envolve O Projeto de Engenharia. Bom, e como ficam os nossos conhecimentos de matemtica e cincias de engenharia? Na realidade estes conhecimentos so fundamentais ao longo do processo de soluo dos problemas de Engenharia, principalmente quando vamos analisar e avaliar as caractersticas de desempenho das diversas alternativas. Mas alm deles, como vimos, vamos precisar de conhecimentos de diversas outras reas para podermos tratar com os requisitos que no so de natureza tcnica. Isto no significa que devemos ser experts em todas as reas, mas algum conhecimento em algumas delas muito importante para a atividade do Engenheiro. Na 8

realidade, para realizarmos um Projeto vamos precisar de profissionais com conhecimento especfico nestas diversas reas e, inclusive, de Engenheiros especializados nas diferentes habilitaes da Engenharia. Em outras palavras, o Projeto de Engenharia , em geral, uma atividade multidisciplinar normalmente realizada por grupos ou equipes multidisciplinares. Estas consideraes nos mostram que alm dos conhecimentos, vamos precisar dispor tambm de algumas habilidades para participar de um Projeto de Engenharia. O que est evidente acima que um delas deve ser saber trabalhar em grupo ou em equipe. Outras habilidades importantes so saber estimular a criatividade e saber se comunicar escrita e oralmente. Bom, se tudo isto necessrio para que possamos realizar um Projeto e resolver um Problema de Engenharia, evidente que nossa formao em Engenharia deve nos propiciar este aprendizado. Ento, como que vamos aprender tudo isto? Ns do curso de Introduo Engenharia entendemos que uma das melhores maneiras de iniciarmos este aprendizado fazendo na prtica. por isto que alguns dos objetivos do curso so os de propiciar as condies para que voc experimente e vivencie vrios dos aspectos envolvidos num Projeto de Engenharia, e possa exercitar algumas das habilidades fundamentais para execuo do mesmo

You might also like