You are on page 1of 10

MITO E FILOSOFIA

A ORIGEM DA PALAVRA FILOSOFIA: A palavra filosofia grega. composta por outras duas: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sbio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filsofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber. Assim a filosofia indica um estado de esprito, o da pessoa que ama, isto , deseja o conhecimento, o estima, o procura o respeita. O PAPEL DOS MITOS NA FILOSOFIA Os gregos criaram vrios mitos para poder passar mensagens para as pessoas e tambm com o objetivo de preservar a memria histrica de seu povo. H trs mil anos, no havia explicaes cientficas para grande parte dos fenmenos da natureza ou para os acontecimentos histricos. Portanto, para buscar um significado para os fatos polticos, econmicos e sociais, os gregos criaram uma srie de histrias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, atravs da literatura oral. Grande parte destas lendas e mitos chegou at os dias de hoje e so importantes fontes de informaes para entendermos a histria da civilizao da Grcia Antiga. So histrias riqussimas em dados psicolgicos, econmicos, materiais, artsticos, polticos e culturais. Entendendo a Mitologia Grega. Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicaes para tudo. A imaginao frtil deste povo criou personagens e figuras mitolgicas das mais diversas. Heris, deuses, ninfas, tits e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa, espcie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus orculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e tambm sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava explicaes mitolgicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condio fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comrcio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho. Os principais seres mitolgicos da Grcia Antiga era - Heris : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : rtemis ou Hrcules e Aquiles - Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade. - Stiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode. - Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo. - Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraam os marinheiros com seus cantos atraentes. - Grgonas : mulheres, espcies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo : Medusa - Quimeras : mistura de leo e cabra, soltavam fogo pelas ventas.

figura da mitologia grega O minotauro um dos mitos mais conhecidos e j foi tema de filmes, desenhos animados, peas de teatro, jogos etc. Esse monstro tinha corpo de homem e cabea de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentavase de sete rapazes e sete moas gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, porm acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro. Certo dia, o rei Egeu resolveu enviar para a ilha de Creta seu filho, Teseu, que deveria matar o minotauro. Teseu recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo de l e uma espada. O heri entrou no labirinto, matou o Minotauro com um golpe de espada e saiu usando o fio de l que havia marcado todo o caminho percorrido. Deuses gregos De acordo com o gregos, os deuses habitavam o topo do monte Olimpo, principal montanha da Grcia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relaes sociais e polticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porm possuam caractersticas de seres humanos. Cimes, inveja, traio e violncia tambm eram caractersticas encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavamse por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta unio entre deuses e mortais surgiam os heris. Conhea os principais deuses: gregos : Zeus deus de todos os deuses, senhor do Cu. Afrodite deusa do amor e da beleza. Poseidon deus dos mares Hades deus dos mortos, dos cemitrios e do subterrneo. Hera deusa dos casamentos e da maternidade. Apolo deus da luz e das obras de artes. Artemis deusa da caa. Ares divindade da guerra.. Atena deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas Hermes divindade que representava o comrcio e as comunicaes Hefestos divindade do fogo e do trabalho. PARA RESPONDER: 1) Qual a importncia dos mitos na Grcia Antiga? 2) Em nossa sociedade hoje como so explicados os fenmenos da natureza ou acontecimentos histricos?

3) Qual a relao que h entre os mitos e a filosofia? Importante: A atividade abaixo deve ser registrada no caderno de filosofia para ser dado o visto na prxima aula. 1) Leia sobre o mito de Pandora e responda: Qual lio quis ensinar este mito? A CAIXA DE PANDORA Segundo a mitologia grega, Prometeu criou o homem de argila e surrupiou a chama sagrada do Deus Sol (Hlio) para lhe dar um sopro de vida. A inteno era dar origem a um ser que ajudaria sua me Gia (terra). Sob as ordens de Zeus, Prometeu foi retido e condenado a ficar acorrentado no alto de uma montanha, lugar aonde todos os dias um corvo gigante vinha comer-lhe as vsceras, essas, eram regeneradas noite, ficando assim condenado a sentir dores por toda a eternidade. Mas antes de ser preso ele deixou com seu irmo Epmeteu uma caixa que continha todos os males que poderiam enlouquecer o homem, pedindo-lhe que no permitisse ningum se aproximar dela. Quando os homens comearam a devastar a Terra e, com intuito de castig-los, os deuses se reuniram e criaram a primeira mulher, deram a ela o nome de Pandora e a incumbiram de seduzir Epmeteu e abrir a caixa. (Neste perodo os deuses no moravam no Olimpo, mas em cavernas). Depois que seduziu Epmeteu, eles se amaram, ento ele caiu em sono profundo. Foi quando Pandora se aproximou da caixa e a abriu, dela saiu males como doenas, mentira, velhice, inveja, guerra, morte, foi to assustador que ela teve medo e fechou a caixa antes que sasse o ltimo dos males (o mal que acabaria com a esperana). O que um mito? Um mito uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da gua, dos ventos, do bem e do mal, da sade e da doena, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raas, das guerras, do poder, etc.). A palavra mito vem do grego, mythos, e deriva de dois verbos: do verbo mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e do verbo mytheo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar). Para os gregos, mito um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, por que confiam naquele que narra: uma narrativa feita em publico, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador.

Quem narra o mito? O poeta-rapsdio . Quem ele? Por que tem autoridade? Acredita-se que o poeta um escolhido dos deuses, que lhe mostram os acontecimentos passados e permitem que ele veja a origem de todos os seres e de todas as coisas para que possa transmiti-la aos ouvintes. Sua palavra o mito sagrada porque vem de uma revelao divina. O mito , pois, incontestvel e inquestionvel. Quais so as diferenas entre a filosofia e mito? 1. O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longnquo e fabuloso, voltando-se para que era antes que tudo existisse tal como existe no presente. A filosofia, ao contrario, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto , na totalidade do tempo), as coisas so como so. 2. O mito narrava a origem atravs de genealogias e rivalidades ou alianas entre foras divinas sobrenaturais e personalizadas, enquanto a filosofia, ao contrario,

explica a produo natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais. O mito fala em Urano, Ponto e Gaia; a filosofia fala em cu, mar e terra. O mito narra origem dos seres celestes (os astros), terrestres (plantas, animais, homens) e marinhos pelos casamentos de Gaia com Urano e Ponto.A filosofia explica o surgimento desses seres por composio, combinao e separao dos quatro elementos mido, seco, quente e frio, ou gua, terra, fogo e ar. 3. O mito no se importava com contradies, com o fabuloso e o incompreensvel, no s porque esses eram traos prprios da narrativa mtica, como tambm porque a confiana e a crena no mito vinham da autoridade religiosa do narrador. A filosofia, ao contrario, no admite contradies, fabulao e coisas incompreensveis, mas exige que a explicao seja coerente, lgica e racional; alem disso, a autoridade da explicao no vem da pessoa do filsofo, mas da razo, que a mesma em todos os seres humanos. 1)Quais as diferenas entre mito e filosofia?Cite-as. 2) Quem narra o mito?Explique. Importante: esta atividade deve ser registrada no caderno de filosofia para ser vistada na prxima aula. Pesquise e registre no caderno como o mito narra a origem do mundo e de tudo o que nele existe. ( em no minimo 8 linhas)

O DECLNIO DOS MITOS Na histria do pensamento ocidental a filosofia nasce na Grcia entre os sculos VI e VII a.C., promovendo a passagem do saber mtico (alegrico) ao pensamento racional (logos). Essa passagem ocorreu, no entanto, durante longo processo histrico, sem um rompimento brusco e imediato com as formas de conhecimentos utilizadas no passado. De fato, durante muito tempo os primeiros filsofos gregos compartilharam de crenas mticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizava a filosofia. O momento que se afirma a utilizao do logos ( a razo) para resolver os problemas da vida est vinculado ao surgimento da plis, cidade-Estado grega. A plis foi uma nova forma de organizao social e poltica desenvolvida entre os sculos VIII e VI a.C. Nela, eram os cidados que dirigiam os destinos da cidade. Como criao dos cidados, e no de deuses, a plis estava organizada e posia ser explicada de forma racional, isto , de acordo com a razo.

RESUMO DE FILOSOFIA
1)Desde os primrdios da humanidade o mito est presente, a respeito desse conhecimento pode-se afirmar que: mito fixa a narrativa no passado; mito no se importa com contradies, com o fabuloso e o incompreensvel; a autoridade posta na confiana religiosa no narrador; mito narra a origem atravs de genealogias e rivalidades ou alianas entre foras divinas sobrenaturais e personalizadas.

2) Sobre a filosofia podemos afirma: filosofia trata de problematizar o porqu das coisas de maneira universal, isto , na sua totalidade;Buscando estruturar explicaes para a origem de tudo nos elementos naturais e primordiais; filosofia no admite contradies, fabulao e coisas incompreensveis; exige explicao coerente, lgica e racional. 3)Quais as condies histricas, polticas e sociais que permitiram o surgimento da filosofia? As viagens martimas que permitiram aos gregos a desmistificao do mito; O surgimento da vida urbana e a inveno da moeda; A inveno da poltica, do calendrio e da escrita alfabtica. 4)O que caracteriza a filosofia pr-socrtica? A filosofia pr-socrtica caracterizada pela preocupao em perguntar e compreender a natureza do mundo; Queria entender a origem, aquilo que originou todas as coisas, o princpio delas; Os filsofos pr-socrticos so divididos em escolas do pensamento: Escola Jnica, Escola Itlica, Escola Eletica, Escola Atomstica; de acordo com o local e problemas discutidos por seus pensadores; 5) A Reflexo Filosfica no qualquer reflexo, ela tem suas exigncias. Dermeval Saviani aponta trs exigncias para que possamos caracterizar uma reflexo como filosfica, so elas: Radical que dizer que precisamos ir na raiz do problema, aprofundar na questo; Rigorosa quer dizer que precisas ser sistemtica, organizada, precisamos organizar a questo; De Conjunto significa que temos que pensar na questo como um todo, no podemos fazer uma anlise parcial da questo;

6) No possvel aprender qualquer filosofia;[ ... ]s possvel aprender a filosofar, ou seja, exercitar o talento da razo, fazendo-a seguir os seus princpios universais em certas tentativas filosficas j existentes, mas sempre reservando razo o direito de investigar aqueles princpios at mesmo em suas fontes, confirmando-os ou rejeitando-os. O que Kant, filsofo alemo, quis afirmar com esta citao: Que mesmo estudando o pensamento dos grandes filsofos, voc mesmo deve aprender a filosofar; Que se deve refletir por si prprio, e confirmar ou rejeitar as ideias e os conceitos com os quais se depara; Que a filosofia sobretudo a experincia de um pensar e questionar permanente.

7)Ao ler essa passagem, "s sei que nada sei", a mxima socrtica, podemos entender que: Scrates no est voltado para si mesmo como um pensador alheio ao mundo, e sim na praa pblica; Seu conhecimento no deriva de um saber acabado, porque vivo e em processo de se fazer, tendo por contedo a experincia cotidiana; Guia-se pelo princpio de que nada sabe e, dessa perplexidade primeira, inicia a interrogao e o questionamento de tudo que parece bvio.

ATIVIDADE DE FILOSOFIA
I Marque (C) nas alternativas certas e (E) nas erradas, 1)Desde os primrdios da humanidade o mito est presente, a respeito desse conhecimento pode-se afirmar que: A( ) mito fixa a narrativa no passado; B( )mito se preocupa em explicar como e porque, no passado, no presente e no futuro; C( )mito no se importa com contradies, com o fabuloso e o incompreensvel; a autoridade posta na confiana religiosa no narrador; D( )mito narra a origem atravs de genealogias e rivalidades ou alianas entre foras divinas sobrenaturais e personalizadas. 2) Sobre a filosofia podemos afirma: A( )filosofia trata de problematizar o porqu das coisas de maneira universal, isto , na sua totalidade; B( ) Buscando estruturar explicaes para a origem de tudo nos elementos naturais e primordiais; C( )filosofia narra a origem atravs de genealogias, no se importa com contradies, com o fabuloso; D( )filosofia no admite contradies, fabulao e coisas incompreensveis; exige explicao coerente, lgica e racional. 3)Quais as condies histricas, polticas e sociais que permitiram o surgimento da filosofia? A( )As viagens martimas que permitiram aos gregos a desmistificao do mito; B( )A crena nos mitos C( ) O surgimento da vida urbana e a inveno da moeda; D( )A inveno da poltica, do calendrio e da escrita alfabtica. 4)O que caracteriza a filosofia pr-socrtica? A( ) A filosofia pr-socrtica caracterizada pela preocupao em perguntar e compreender a natureza do mundo; B( )Queria entender a origem, aquilo que originou todas as coisas, o princpio delas; C( )Os filsofos pr-socrticos so divididos em escolas do pensamento: Escola Jnica, Escola Itlica, Escola Eletica, Escola Atomstica; de acordo com o local e problemas discutidos por seus pensadores; D( ) narra a origem atravs de genealogias, no se importa com contradies, com o fabuloso. 5) A Reflexo Filosfica no qualquer reflexo, ela tem suas exigncias. Dermeval Saviani aponta trs exigncias para que possamos caracterizar uma reflexo como filosfica, so elas:

A( )Radical que dizer que precisamos ir na raiz do problema, aprofundar na questo; B( )Rigorosa quer dizer que precisas ser sistemtica, organizada, precisamos organizar a questo; C( )De Conjunto significa que temos que pensar na questo como um todo, no podemos fazer uma anlise parcial da questo; D( ) Mitolgica, que se preocupa em explicar como e porque, no passado, no presente e no futuro. 6) No possvel aprender qualquer filosofia;[ ... ]s possvel aprender a filosofar, ou seja, exercitar o talento da razo, fazendo-a seguir os seus princpios universais em certas tentativas filosficas j existentes, mas sempre reservando razo o direito de investigar aqueles princpios at mesmo em suas fontes, confirmando-os ou rejeitando-os. O que Kant, filsofo alemo, quis afirmar com esta citao: A( )Que mesmo estudando o pensamento dos grandes filsofos, voc mesmo deve aprender a filosofar; B( ) Que se deve refletir por si prprio, e confirmar ou rejeitar as ideias e os conceitos com os quais se depara; C( ) Que se deve apenas estuda as teorias filosficas sem refletir; D( ) Que a filosofia sobretudo a experincia de um pensar e questionar permanente. 7)Ao ler essa passagem, "s sei que nada sei", a mxima socrtica, podemos entender que: A( )Scrates no est voltado para si mesmo como um pensador alheio ao mundo, e sim na praa pblica; B( ) aceita o conhecimento como algo acabado do qual detentor; C( )Seu conhecimento no deriva de um saber acabado, porque vivo e em processo de se fazer, tendo por contedo a experincia cotidiana; D( )Guia-se pelo princpio de que nada sabe e, dessa perplexidade primeira, inicia a interrogao e o questionamento de tudo que parece bvio.

FILOSOFIA - POLTICA
1) A poltica foi, inicialmente, a arte de impedir as pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem.
VALRY, P. Cadernos. Apud BENEVIDES, M. V. M. A cidadania ativa. So Paulo: tica, 1996.

Nessa definio o autor entende que a histria da poltica est dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo, caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando o texto, qual o elemento comum a esses dois momentos da histria poltica? A) A distribuio equilibrada do poder. B) O impedimento da participao popular. C) O controle das decises por uma minoria. D) A valorizao das opinies mais competentes. E) A sistematizao dos processos decisrios. 2) O prncipe, portanto, no deve se incomodar com a reputao de cruel, se seu propsito manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros

poder ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem os distrbios que levem ao assassnio e ao roubo.
MAQUIAVEL, N. O Prncipe. So Paulo: Martin Claret, 2009.

No sculo XVI, Maquiavel escreveu O Prncipe, reflexo sobre a Monarquia e a funo do governante. A manuteno da ordem social, segundo esse autor, baseava-se na A) inrcia do julgamento de crimes polmicos. B) bondade em relao ao comportamento dos mercenrios. C) compaixo quanto condenao dos servos D) neutralidade diante da condenao dos servos. E) convenincia entre o poder tirnico e a moral do prncipe 3) A lei no nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitrias, dos massacres, das conquistas que tm sua data e seus heris de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que est amanhecendo.
Martins Fontes, 1999. FOUCAULT, M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade. So Paulo:

O filsofo Michel Foucault (sc. XX) inova ao pensar a poltica e a lei em relao ao poder e organizao social. Com base na reflexo de Foucault, a finalidade das leis na organizao das sociedades modernas A) combater aes violentas na guerra entre as naes. B) coagir e servir para refrear a agressividade humana. C) criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivduos de uma mesma nao. D) estabelecer princpios ticos que regulamentam as aes blicas entre pases inimigos. E) organizar as relaes de poder na sociedade e entre os Estados. 4) No ignoro a opinio antiga e muito difundida de que o que acontece no mundo decidido por Deus e pelo acaso. Essa opinio muito aceita em nossos dias, devido s grandes transformaes ocorridas, e que ocorrem diariamente, as quais escapam conjectura humana. No obstante, para no ignorar inteiramente o nosso livre arbtrio, creio que se pode aceitar que a sorte decida metade dos nossos atos, mas [o livre-arbtrio] nos permite o controle sobre a outra metade.
MAQUIAVEL, N. O Prncipe. Braslia: EdUnB, 1979 (adaptado).

Em O Prncipe, Maquiavel refletiu sobre o exerccio do poder em seu tempo. No trecho citado, o autor demonstra o vnculo entre o seu pensamento poltico e o humanismo renascentista ao: a) valorizar a interferncia divina nos acontecimentos definidores do seu tempo. b) rejeitar a interveno do acaso nos processos polticos. c) afirmar a confiana na razo autnoma como fundamento da ao humana. d) romper com a tradio que valorizava o passado como fonte de aprendizagem. e) redefinir a ao poltica com base na unidade entre f e razo. 5) Segundo Aristteles, na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidados no devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negcios esses tipos de vida so desprezveis e incompatveis com as qualidades morais , tampouco devem ser agricultores os aspirantes cidadania, pois o lazer indispensvel ao desenvolvimento das qualidades morais e prtica das atividades polticas.

VAN

O trecho, retirado da obra Poltica, de Aristteles, permite compreender que a cidadania A) possui uma dimenso histrica que deve ser criticada, pois condenvel que os polticos de qualquer poca fiquem entregues ociosidade, enquanto o resto dos cidados tem de trabalhar. B) era entendida como uma dignidade prpria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepo poltica profundamente hierarquizada da sociedade. C) estava vinculada, na Grcia Antiga, a uma percepo poltica democrtica, que levava todos os habitantes da plis a participarem da vida cvica. D) tinha profundas conexes com a justia, razo pela qual o tempo livre dos cidados deveria ser dedicado s atividades vinculadas aos tribunais. E) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita queles que se dedicavam poltica e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.

ACKER,

T.

Grcia.

vida

cotidiana

na

cidade-Estado.

So

Paulo:

Atual,

1994.

FILOSOFIA - MITO
1) Quando dipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta, os reis de Tebas, foram informados de uma profecia na qual o filho mataria o pai e se casaria com a me. Para evita-la, ordenaram a um criado que matasse o menino. Porm, penalizado com a sorte de dipo, ele o entregou a um casal de camponeses que morava longe de Tebas para que o criasse. dipo soube da profecia quando se tornou adulto. Saiu ento da casa de seus pais para evitar a tragdia. Eis que, perambulando pelos caminhos da Grcia, encontrou-se com Laio e seu squito, que, insolentemente, ordenou que sasse da estrada. dipo reagiu e matou todos os integrantes do grupo, sem saber que entre eles estava seu verdadeiro pai. Continuou a viagem at chegar a Tebas, dominada por uma Esfinge. Ele decifrou o enigma da Esfinge, tornou-se rei de Tebas e casou-se com a rainha, Jocasta, a me que desconhecia.
Disponvel em: http://www.culturabrasil.org. Acesso em 28 ago. 2010 (adaptado).

No mito dipo Rei, so dignos de destaque os temas do destino e do determinismo. Ambos so caractersticas do mito grego e abordam a relao entre liberdade humana e providncia divina. A expresso filosfica que toma como pressuposta a tese do determinismo : A) "Nasci para satisfazer a grande necessidade que eu tinha de mim mesmo." Jean Paul Sartre B) "Ter f assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser." Santo Agostinho C) "Quem no tem medo da vida tambm no tem medo da morte." Arthur Schopenhauer D) "No me pergunte quem sou eu e no me diga para permanecer o mesmo." Michel Foucault E) "O homem, em seu orgulho, criou a Deus a sua imagem e semelhana." Friedrich Nietzsche 2) Na antiga Grcia, o teatro tratou de questes como destino, castigo e justia. Muitos gregos sabiam de cor inmeros versos das peas dos seus grandes autores. Na Inglaterra dos sculos XVI e XVII, Shakespeare produziu peas nas quais temas como o amor, o poder, o bem e o mal foram tratados. Nessas peas, os grandes personagens falavam em verso e os demais em prosa. No Brasil colonial, os ndios aprenderam com os jesutas a representar peas de carter religioso. Esses fatos so exemplos de que, em diferentes tempos e situaes, o teatro uma forma A) de manipulao do povo pelo poder, que controla o teatro. B) de diverso e de expresso dos valores e problemas da sociedade.

C) de entretenimento popular, que se esgota na sua funo de distrair. D) de manipulao do povo pelos intelectuais que compem as peas. E) de entretenimento, que foi superada e hoje substituda pela televiso.
Pos

You might also like