You are on page 1of 4

21.06.

2013 Voc Pergunta: Empreender com excelncia Jairo Martins, superintendente-geral da FNQ responde perguntas sobre como empreender e ter excelncia na gesto do prprio negcio.

Os recursos so os mesmos. O que muda a forma de criar valor buscando explorar uma nova oportunidade. Esta a ideia que traduz o empreendedorismo, segundo Howard H. Stenvenson, professor da Universidade de Harvard.

Pesquisas mostram que o mundo est em uma grande onda de empreendedorismo, seja individual ou corporativo.

Para se ter uma ideia, entre as 20 maiores economias do mundo, o Brasil o segundo pas mais empreendedor, segundo aponta a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2009).

O estudo que rene 13 naes do G20 apontou que a taxa de empreendedorismo no Brasil de 15,3% (18,8 milhes de pessoas), atrs apenas da China com ndice de 18,8% (169 milhes de pessoas).

Porm, preciso empreender com excelncia. E para entender melhor qual o caminho desta excelncia, o convidado desta edio do Voc Pergunta Jairo Martins, superintendente-geral da Fundao Nacional da Qualidade (FNQ), instituio reconhecida internacionalmente por disseminar a excelncia em gesto.

Abaixo voc confere as principais perguntas feitas pelos usurios do Portal HSM sobre o tema.

No que vale mais a pena investir no incio do negcio, na inovao ou na execuo perfeita do tradicional? Ricardo Camargo via Facebook Jairo Martins: Caro Ricardo, o primeiro passo para se iniciar um negcio de sucesso elaborar um Plano de Negcios. Aps isso, o importante estruturar bem a gesto, a comear pela definio de sua misso e viso. A partir delas, todos os colaboradores conseguiro saber quais so os objetivos da empresa e, com isso, adotar prticas e estabelecer planos para buscar resultados que contribuam para o alcance de tais metas.

Tendo em mente seus objetivos, a empresa precisa inovar, permitindo o surgimento de novas ideias para se diferenciar no mercado e garantir sua perenidade. Mais do que simplesmente criar novos produtos, servios e tecnologias, fundamental que a empresa promova a inovao com foco na sustentabilidade, tanto do seu negcio, quanto das comunidades, do pas e do planeta.

Inovar, nesse sentido, quer dizer criar formas diferenciadas de gerir a empresa e fazer os mesmos produtos sem poluir; usar materiais sustentveis no processo produtivo; criar tecnologias sustentveis inspiradas em solues da natureza; incentivar os funcionrios a consumir de maneira mais consciente (tanto no trabalho, quanto em casa e nas ruas); promover campanhas internas e externas de uso racional de recursos naturais etc. Para isso preciso que a empresa internalize a cultura da inovao e que seus lderes criem ambientes propcios ao surgimento de ideias inovadoras.

O que deve ser considerado na seguinte situao:

a) O empreendedor est empregado em uma situao confortvel (ocupa um cargo de nvel gerencial, tem um salrio que lhe permite uma vida no mnimo confortvel).

b) O empreendimento seria numa rea muito diferente daquela de sua formao (mesmo assim h dois anos o empreendedor estuda o mercado). Mauro Cesar Ferreira. Jairo Martins: Prezado Mauro, enquanto colaborador de uma organizao, o profissional deve estar comprometido com os objetivos finais da empresa e engajado na causa pela excelncia do negcio. Se a pessoa atua na posio de liderana, importante que seja um lder inspirador e tenha uma viso sistmica da organizao para disseminar os valores e conhecimento da empresa para a equipe. Entretanto, apesar do cargo que ocupa, o colaborador precisa atuar em um ambiente participativo, em que se sinta motivado, valorizado e responsvel pelas conquistas da organizao. Esse cenrio favorvel essencial para o sucesso da gesto.

Como empreendedor, independente da formao, o mais importante conhecer o mercado de atuao de seu negcio, bem como seus potenciais clientes, fornecedores e o comportamento dos concorrentes. Cabe ainda uma anlise dos cenrios poltico, legal,

econmico, social e tecnolgico em que a empresa est inserida. Alm da preparao de um plano de negcios do novo empreendimento, a anlise de cenrios auxilia no estabelecimento dos objetivos da organizao; estratgias e planos para curto e longo prazo; prticas de gesto para relacionamento com cliente, colaboradores e sociedade; gerenciamento de processos e resultados. Ao ter essa viso sistmica, fica muito mais fcil obter sucesso no empreendimento e buscar a excelncia da gesto.

Como implementar estratgias que visam a excelncia numa organizao com diretores to heterogneos na forma de pensar? adrianoalexarantes@globo.com Jairo Martins: Caro Adriano, apesar de as pessoas pensarem de maneira diferente, seus objetivos finais no ambiente de trabalho devem ser os mesmos: alcanar resultados que atendam as expectativas da empresa, aumentem sua competitividade e ajudem-na a buscar a excelncia da gesto.

Para isso, importante que todos estejam cientes da misso e viso da empresa, bem como de seus objetivos no curto e longo prazo. Dessa forma, os lderes podem estabelecer estratgias e planos de ao complementares, com metas e indicadores que levem aos resultados esperados pela organizao.

E, para conseguir que todos os colaboradores unam esforos em prol dos mesmos objetivos, cabe aos lderes e gestores atuarem de forma inspiradora, motivadora, aberta e democrtica. Isso facilita o trabalho em equipe e engaja todos no mesma causa da busca pela excelncia e pelo sucesso da organizao. A adoo de um Modelo de Excelncia da Gesto, como o MEG, da Fundao Nacional da Qualidade, ir facilitar o alinhamento dos eventuais pensamentos heterogneos da diretoria.

O Brasil um pas onde mais cresce o empreendedorismo, isto por diversas razes, mas qual seria uma boa opo de negocio para novos empreendedores? Por Srgio Carlos Figueiredo via Linkedin. Jairo Martins: Prezado Srgio, as oportunidades de negcio para os brasileiros so inmeras nos mais diversos segmentos, principalmente agora em funo da Copa de 2014, da Olmpiada de 2016 e do pr-sal.

reas como infraestrutura, servios e turismo esto bastante aquecidas. Mas, independente do setor e do tipo de negcio, os segredos para o sucesso so: um plano de negcio consistente e a boa gesto.

A Fundao Nacional da Qualidade (FNQ) disponibiliza para as empresas, inclusive micro e pequenas, o Modelo de Excelncia da Gesto (MEG), que serve como referencial para as organizaes adotarem prticas de gesto que ajudam na busca contnua pela excelncia.

O modelo composto por fundamentos e critrios de excelncia voltados para a gesto nas mais diversas reas da empresa, desde o relacionamento com clientes, sociedade e colaboradores at a atuao dos lderes, o gerenciamento de processos e informaes, o estabelecimento de estratgias e planos e a organizao dos resultados.

Matria do Portal HSM - See more at: http://www.hsmeducacao.com.br/Sala-De-Imprensa/Voce-Pergunta3aEmpreender-com-excelencia/116#sthash.htPEu7Bb.dpuf

You might also like