You are on page 1of 4

MBA em Controladoria Ps-graduao 2013

Mdulo B: Gesto Financeira Gerenciamento e Planejamento Tributrio Avaliao de Empresas - Valuation Prof. Daniel Iwata

Desafio Profissional
1. Enunciado
Os profissionais de hoje precisam estar conectados com as atividades que as empresas desenvolvem, principalmente no que tange s questes de estratgia para melhor margem ou at mesmo maior competitividade. Colocando-se na posio de um Controller avaliando uma empresa, deve-se escolher uma empresa de qualquer ramo de atividade de seu interesse, a qual tenha suas demonstraes financeiras e seu relatrio de administrao publicados. Calcule os indicadores de rentabilidade e os indicadores de endividamento para o ltimo balano publicado. Ao final, voc dever apresentar um relatrio com seus comentrios sobre a situao financeira da empresa e sua poltica tributria.

2. Introduo
Para resolver este Desafio Profissional voc dever trabalhar com o balano patrimonial e com a anlise de demonstrao de resultados de uma empresa de capital aberto que foi previamente selecionada, de forma a desenvolver sua capacidade analtica e a habilidade em interpretar relatrios financeiros. O caso dever ser analisado com base nas disciplinas de Gesto Financeira, Gerenciamento e Planejamento Tributrio e Avaliaes de Empresas. Aps se inteirar da proposta deste desafio, uma boa estratgia para comear a resolv-lo retomar as leituras fundamentais, prestando ateno aos pontos que possam ser teis para a execuo da tarefa. Depois

desta explicao inicial, vamos apresentao da tarefa.

3. Recursos
Os recursos a serem utilizados devem ser os conhecimentos adquiridos no curso, em especial, colocados em prtica mediante a realizao da pesquisa de campo, a fim de coletar dados acerca das demonstraes financeiras. Para obter as informaes financeiras, pode-se utilizar o site da CVM Comisso de Valores Mobilirios (Disponvel em: <www.cvm.gov.br>. Acesso em: 12 jul. 2013), o prprio site da empresa pesquisada, ou ainda o site Com Dinheiro (Disponvel em: <www.comdinheiro.com. br>. Acesso em: 12 jul. 2013), o qual disponibiliza diversas informaes de companhias aberta brasileiras classificadas j com ndices financeiros padronizados, tais como o EBITDA e o ROI.

4. Proposio da Tarefa
Considerando as informaes contidas no enunciado, este Desafio Profissional deve ser desenvolvido com as seguintes etapas: 1. etapa Escolha uma empresa de qualquer ramo de atividade de seu interesse e a qual tenha o relatrio de administrao e/ou relatrio anual e suas demonstraes financeiras publicadas. 2. etapa Obtenha estas demonstraes financeiras no site da CVM (www.cvm. gov.br) ou no prprio site da empresa, na rea de relacionamento com investidores. 3. etapa Calcule os seguintes indicadores para o ltimo balano publicado:
EBITDA (Margem de Lucro Operacional), IEG (ndice de Endividamento Geral), Custo de Capital de Terceiros, Custo de Capital Prprio e WACC (Custo Mdio Ponderado de Capital).

4. etapa Ao final, voc dever apresentar um relatrio com as demonstraes financeiras da empresa escolhida, juntamente com os indicadores solicitados, analisar o seu planejamento tributrio (regime tributrio) e realizar uma anlise conjunta destes indicadores, bem como seus comentrios sobre a sade financeira da empresa e sua poltica tributria. O relatrio deve possuir as seguintes partes: introduo, metodologia utilizada na pesquisa e dados da pesquisa, resultados da pesquisa, anlise dos resultados da pesquisa, consideraes e referncias bibliogrficas. Esta etapa envolve a organizao e apresentao de todos os passos da pesquisa em um relatrio, que deve ser elaborado de acordo com as regras a seguir:
2

Caractersticas do Relatrio O relatrio deve ser redigido de forma discursiva e impessoal. O aluno deve discorrer com clareza sobre o desenvolvimento das etapas da pesquisa e fazer observaes, crticas e consideraes sobre os dados coletados. A estrutura do relatrio dever conter as seguintes partes: Ttulo: explicitao do assunto. Identificao: nome do aluno, disciplina e curso. Sumrio: identificao da estrutura do relatrio. Introduo: indicao do objetivo do trabalho, enunciando, de forma sumria, o conjunto das etapas em que o trabalho se subdivide. Corpo do relatrio 1. Explanao sobre a metodologia em que a pesquisa foi desenvolvida. 2. Apresentao dos dados obtidos na pesquisa. 3. Anlise dos resultados obtidos na pesquisa.

5. Formatao da Resoluo do DP
A resoluo do DP deve ser apresentada em arquivo nico em Word, redigido com a fonte Times New Roman, tamanho 12, espaamento 1,5, contendo de 3 a 5 pginas de texto.

6. Entrega
ltimo dia para entrega do Desafio Profissional: 27 de Outubro de 2013, ao final da disciplina Avaliao de Empresas Valuation, no link Entrega do Desafio Profissional.

7. Avaliao
Componente 1 Critrio Genrico Critrio Peso 20 Especfico Utilizao dos Os pressupostos tericos da Os pressupostos tericos referenciais da leitura fundamental foram que devem ter sido apreleitura fundarealmente utilizados a fim do endidos pelo aluno so mental. cumprimento do desafio pro- baseados nas leituras fissional? fundamentais das trs disciplinas estudadas e no caso proposto? Mtodo de abor- O modo de abordagem do O levantamento de oudagem do caso caso ou do problema revela tras situaes onde a ou do problema criatividade do aluno na reso- guerra de preos foi utilicolocado (mar- luo? H sinais de autoria zada como estratgia e a cas de autoria). no modo de interveno do interveno na empresa aluno no caso em questo? do aluno foram bem estruturados? Revela domnio dos conceitos? Execuo da A execuo da tarefa se deu A primeira etapa foi tarefa. de modo eficiente? H desbaseada nas teorias vios de objetivos? abordadas em aula? A anlise dos resultados foi desenvolvida de maneira correta? O produto final O formato de apresentao O relatrio contempla do DP (formato do resultado da tarefa corres- todas as etapas do DP? de apresentaponde ao exigido no enuncia- O relatrio final intero). do? O produto final da tarefa pretou corretamente os adequado como forma de resultados e a anlise foi apresentao do resultado coerente? final? Desafio. O desafio foi vencido? A tare- O relatrio final identifica fa foi completada? Os objeti- as prticas aprendidas vos foram alcanados? em aula que poderiam ser adotadas pela empresa do aluno. Total

20

20

20

20

100

You might also like