You are on page 1of 8

Artigo | Instruo Normativa 02/2008

Licitao e Contratao de Servios Continuados ou No

A INSTRUO NORMATIVA 02/2008 SLTI/MPOG


Jair Eduardo Santana

PARTE I e II

1
2

Em boa hora e com excelente contedo editou-se a Instruo Normativa 02 de 30.04.2008 (SLTI/MPOG DOU 02.05.2008, reticada no DOU 23.05.2008) para regular a contratao de servios, continuados ou no, no mbito do Governo Federal (mais especicamente para aquelas unidades Administrativas integrantes do Sistema de Servios Gerais SISG). Logo h de se pensar diante do novo ato normativo duas coisas de grande importncia que podem ser sintetizadas em questionamentos: (a) quando as novas regras entram em vigor? e (b) a quem especicamente elas se dirigem?

Logo h de se pensar diante do novo ato normativo duas coisas de grande importncia que podem ser sintetizadas em questionamentos: (a) quando as novas regras entram em vigor? e (b) a quem especificamente elas se dirigem?

A primeira resposta bem simples; a segunda entremostra uma pequena complexidade na medida em que no Brasil, em funo da repartio vertical e horizontal do poder poltico, possvel que a nova regra transite validamente por diversas esferas de Governo como adiante veremos. a) No tocante ao primeiro aspecto registramos: as normas aqui referidas tero eccia plena a partir de vencido o prazo estabelecido no artigo 56 da referida IN 02 que imps uma pequena vacatio de 60 dias. A partir dali bvio extirpar-se- do mundo jurdico a Instruo Normativa 18/97, ato que a IN 02 veio substituir. Certamente algumas situaes derivadas do fenmeno intertemporal iro surgir, no se vislumbrando, no presente instante, circunstncia complexa que merea registro destacado. Imaginamos que simples adaptaes devem ser feitas em aspectos sensveis no tocante ao objeto em apreo (no que pertine a execuo e/ou scalizao dos ajustes, por exemplo). Ou seja, queremos dizer que Licitaes levadas a efeito sob a gide da IN 18 (a propsito de objetos nela previstos) no sofrero impacto qualquer de ordem substancial. O mesmo talvez no possa ser dito em relao a aspectos procedimentais afetos a assuntos que no digam respeito essncia da citada licitao. dizer que bem podero ser agregadas um ajuste j formalizado as novas regras de scalizao, gesto e controle. que a IN 02, no particular, to somente trouxe para o novo cenrio de modo explcito e, por isso, salutar muitas prescries j abonadas pela lei, doutrina e jurisprudncia. b) no tocante aos destinatrios da nova normao, evidentemente que a pronta-resposta aponta para um plexo determinado de Unidades Administrativas da rbita federal contempladas pelo SISG Sistema de Servios Gerais[1]. Todavia, no ser demais resgatar que qualquer Unidade Administrativa UA, integrante ou no da esfera federal, poder se valer do plexo normativo aqui tratado. De fato, encarada a IN 02 sob os ngulos vertical e horizontal da distribuio do poder poltico, tambm Estados e Municpios, nestes compreendidos conforme o

www.opregoeiro.com.br

[1]

O Sistema de Servios Gerais SISG, integrado pelos rgos e pelas entidades da Administrao Federal direta, autrquica e fundacional, o sistema que organiza a gesto das atividades de servios gerais, compreendendo licitaes, contrataes, transportes, comunicaes administrativas, documentao e administrao de edifcios pblicos e de imveis. No mbito do SISG, so estabelecidas diretrizes, normas e atividades operacionais que so comuns a todos os rgos e entidades que o integram, visando a melhor coordenao e eficincia das atividades de apoio administrativo no Governo Federal. O Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto o rgo central do SISG, exercendo essa competncia por intermdio da SLTI.

18

O Pregoeiro . Junho/2008

Instruo Normativa 02/2008 | Artigo


caso o Executivo, Legislativo, Judicirio, Ministrio Pblico, Cortes de Contas e Defensorias Pblicas, podem tomar por emprstimo dita norma como, alis, comum j ocorrer atualmente em relao IN 18, mingua de regulamentao especca. A IN 02/08 se estrutura em 57 artigos e se faz acompanhar de 6 (seis) anexos, conforme quadro que elaboramos para facilitar a compreenso dos respectivos temas nela tratados, a saber: Dita IN 02 veio tratar essencialmente da terceirizao de servios na Administrao Pblica, tema sempre desaador, instigante e complexo. Objetivando apenas um registro explicativo, a terceirizao de servios na Administrao Pblica fenmeno advindo do setor privado, como nos ensina FERRAZ em nota esclarecedora: Eu z um levantamento acerca dos gastos do governo federal com terceirizaes nos ltimos anos e encontrei no relatrio das contas de 2005 um dado que me deixou impressionado: foram gastos em 2004, 7,3 bilhes de reais com contratos de terceirizao. Essa uma prtica que se difunde por todas as esferas da federao e, desse modo, trabalhar o tema, trazer ao debate questes que envolvam a terceirizao junto Administrao Pblica, parece muito importante. Vou tratar de aspectos conceituais e, para isso, voltarei no tempo para demonstrar o surgimento e a evoluo do instituto, mas tambm falarei sobre sua atual conjuntura. Bem, a palavra terceirizao remonta ao latim, mas na lngua portuguesa um neologismo que consta expressamente nos textos legislativos, de modo que possui um sentido tcnico que h de ser tratado por ns que lidamos com o Direito Administrativo. H uma acepo ampla do termo terceirizao que vem da iniciativa privada e designa toda e qualquer contratao realizada por uma empresa para que esta possa se dedicar s suas atividades precpuas, aos seus objetivos fundamentais, deixando assim as reas acessrias, complementares, a cargo de outras empresas. Porm a terceirizao, tanto na seara privada quanto na pblica, termina por assumir uma outra acepo mais restrita, que passa a ser trabalhada nos textos legislativos e na jurisprudncia e diz respeito aos contratos de locao de mo-de-obra, ou seja, da busca de pessoas para trabalhar dentro de uma empresa mas que, na verdade, pertencem aos quadros funcionais de outra empresa [2] . O instituto da terceirizao, em nosso sentir, no pode ser visto por ngulo que no o encare de maneira multiforme e plural, possibilitando-se anlises das mais variadas que aqui no cabem aprofundar (relaciona-se, por exemplo, com a despesa de pessoal, conforme o caso, sugere relao com os concursos pblicos etc.).

Quadro Sumrio da IN 02
TEMAS Disposies Gerais Da Terceirizao Do Projeto Bsico ou Termo de Referncia Do Instrumento Convocatrio Das Propostas Do Julgamento das Propostas Da Vigncia dos Contratos Do Acompanhamento e Fiscalizao da Execuo dos Contratos Do Pagamento Da Repactuao Dos Servios de Limpeza e Conservao Dos Servios de Vigilncia Das Disposies Finais Anexo I Anexo II Anexo III Anexo III A Anexo III B Anexo III C DISPOSITIVOS LEGAIS Artigos 1 a 5 Artigos 6 a 13 Artigos 14 a 17 Artigos 18 a 20 Artigos 21 a 24 Artigos 25 a 29 Artigo 30 Artigos 31 a 35 Artigo 36 Artigos 37 a 41 Artigos 42 a 48 Artigos 49 a 51 Artigos 52 a 57 Glossrio Modelo do ANS Planilha de custos e formao de preos Mo-de-obra Demais custos Quadro com detalhamento de encargos sociais e trabalhistas Guia de fiscalizao dos contratos de terceirizao Metodologia de referncia dos servios de limpeza e conservao Metodologia de referncia dos servios de vigilncia

Anexo IV

Anexo V

Anexo VI

[2]

FERRAZ, Luciano. Terceirizao. Contratao de Servios de Terceiros pela Administrao Pblica. Boletim de Direito Municipal BDM, Editora NDJ. So Paulo, janeiro de 2007, p. 1 e ss.

O Pregoeiro . Junho/2008

www.opregoeiro.com.br 19

Devemos louvar a IN 02/08 desde logo quando em seu incio revela-se edicada sob o planejamento. Bem sabem aqueles que nos conhecem da nossa incessante idia de disseminar boas prticas administrativas atravs da teoria sistmica[3]. Por ela temos condies de difundir a essncia da planicao, captando-se em cenrios administrativos todo o ciclo das demandas internas e externas de um determinado ncleo de poder. Por outro ngulo, e agora nos valendo especicamente da IN 02/08, descortina-se para muitos como novidade que as contrataes devem ser precedidas de planejamento... (art. 2, caput). O vetor supra se alinha com a Constituio Federal e, sobretudo, com a boa gesto administrativa que at recomenda Adminis-

Artigo | Instruo Normativa 02/2008


trao Pblica manter sistema de custos que permita a avaliao e o acompanhamento da gesto oramentria, nanceira e patrimonial (art. 50, 3, da Lei Complementar 101/00). Ou seja, em nossa opinio a mensagem pedaggica da IN 02/08 no particular comando do planejamento muito forte e apropriadssima para os tempos atuais. Ns que tomamos o planejamento como verdadeiro princpio de observncia obrigatrio na Administrao Pblica [4], somos confortados pela IN 02/08 quando xa diretrizes outras quele citado vetor de planicao. assim que dita IN 02/08 manda, havendo componente de ordem intelectual no servio pretendido, se evite o domnio de uma nica empresa sobre a gesto dos servios (art. 2, p.u., I) e se dena scripts e responsabilidades dos atores e reas envolvidas na contratao (art. 2, p.u., II). pregado tem vnculo laboral com a empresa contratada. Dessa simples noo decorre que ningum da Administrao tem poder de mando sobre os empregados da contratada (art. 10, I, da IN 02/08). A observncia da ordem evita dissabores no plano da responsabilizao (veja o art. 71 da Lei 8.666/93 e tambm o Enunciado 331 do TST. Conra, ainda, a ADC 16 em trmite no STF). Merece destaque especial o comando a IN 02/08 que veda Administrao direcionar a contratao de empregados (art. 10, II). A regra, alm de moralizante, se volta prospectivamente para um futuro quem sabe mais impessoal e tico.

10

Novidade para muitas Unidades Administrativas talvez seja a adoo de critrio de aferio de resultados postos em Acordos de Nveis de Servios ANS ou SLA.

No campo da IN 02/08 que se poderia chamar de Disposies preliminares ou gerais (artigos 1 a 5), ainda encontramos uma implcita homenagem regra do parcelamento obrigatrio do objeto [5] (art. 3) com a bvia conseqncia de formalizao contratual realizada debaixo de sionomia racionalizada.

6 7 8

O tratamento dado contratao de cooperativas (arts. 4 e 5) condensa as boas recomendaes doutrinrias e jurisprudenciais que pesam sobre a matria[6].

Um acordo de nvel de servio ANS (ou service level agreement SLA) parte de um contrato entre um fornecedor de servios (pode ser at mesmo de TI tecnologia da informao) e um cliente (inclusive o Poder Pblico) no qual se especica, em geral, em termos mensurveis, quais servios o fornecedor vai prestar. Nveis de servio so denidos no incio de qualquer relao de outsourcing (no sentido de delegao de servios a terceiros) e usados para mensurar e monitorar o desempenho de um fornecedor. Possvel o estabelecimento at mesmo de multa a um outsourcer acaso determinado SLA no seja atingido. Se utilizado correta e criteriosamente, SLA pode se revelar num mecanismo ecaz para a Administrao Pblica. A Administrao d um grande salto para romper prticas tradicionalmente inscrustadas na fase de execuo do ajuste. Ou seja, doravante a Unidade Administrativa dever eliminar a possibilidade de remunerar a contratada com base em quantidade de tipos de servio ou por postos de trabalho. Quer-se que, em contrrio, se adote certa unidade de medida que se volta para resultados. Tal comando notem est alinhado com vetor j explicitado anteriormente.

Ao cuidar da terceirizao de servios continuados propriamente ditos, a IN 02/08 (artigos 6 a 9) abraa a idia da acessoriedade ou instrumentalidade de certas atividadesmeio, fortalecendo a impossibilidade de se terceirizar a atividadem. A propsito de tal enfoque, h dentre tantos um festejado acrdo emanado da Corte de Contas de Minas Gerais, de lavra do Conselheiro Moura e Castro que no pode deixar de ser citado, por seu extremado brilhantismo (Terceirizao de servios pblicos atividade-m e atividade-meio. Distines. Boletim de Licitaes e Contratos BLC, NDJ, ago/00, p. 450 e ss.). Ainda sobre o cerne da referida contratao, muitas Unidades Administrativas lamentavelmente ainda padecem do vcio que o comando do art. 9 da IN 02/08 quer estancar (refere-se em nosso sentir a contrataes de todo ilcitas). Sempre foi vedado ao menos a idia do sistema normativo h tempos vigente terceirizar atividade inerente categoria funcional abrangida por plano de cargo e salrio da Unidade Administrativa. Se h cargo vago, concurso pblico deve ser realizado (art. 37, inciso II, da CF/88). De modo igual, jamais se poder terceirizar atividade m (art. 9, II e III). Sendo a terceirizao (a lcita, obviamente) o que , de direito e de fato, de se ter bem denida a idia de que o empregado que serve a Administrao aos quadros desta no pertence. Ou seja, dita pessoa mesmo o terceiro e como tal deve ser tratado (na tica jurdica triangular claro). Simplesmente, por outras palavras, o em-

Lembremos que a prpria IN 02 (anexo I, item XXII) fornece conceito normativo para Acordo de Nvel de Servios ANS: ANS, para os ns desta Instruo Normativa, um ajuste escrito, anexo ao contrato, entre o provedor de servios e o rgo contratante, que dene, em base compreensveis, tangveis objetivamente observveis e comprovveis, os nveis esperados de qualidade de prestao do servio e respectivas adequaes de pagamento.
[3] [4] Veja-se o nosso Direito, Justia e Espiritualidade (Belo Horizonte: Indita, 2000, especialmente a partir da pgina 51 no estudo da teoria sistmica). De se ver que a prpria CF/88 revela em diversas circunstncias tal necessidade, chegando a estabelecer que o planejamento determinante para o setor pblico e indicativo para o setor privado (no foco do artigo 174). Nos moldes do artigo 23 da Lei Geral de Licitaes. Veja-se, a propsito, o nosso Cooperativas e Licitao. Frum de Contratao e Gesto Pblica, Belo Horizonte, v. ago/02, p. 894-900, 2002.

10.1

www.opregoeiro.com.br

[5] [6]

20

O Pregoeiro . Junho/2008

Instruo Normativa 02/2008 | Artigo

10.2

De se ver que os resultados buscados prioritariamente pela Administrao plasmados no ANS/ SLA devem ser (o que de todo bvio) denidos previamente durante a etapa interna do procedimento, possuindo ntima ligao com a futura execuo do ajuste e sua respectiva liquidao em termos econmicos. Quer-se dizer que a execuo do ajuste fundado em ANS tem implicao bipolar porquanto o cumprimento das regras controladas e o atingimento das metas eleitas repercutem diretamente na questo do pagamento, sendo tambm os respectivos valores escalonados frente dos indicadores escolhidos. E assim se est diante de um cenrio que apresenta inclusive valores negativos (derivados de sanes). O ANS deve, em tal linha, ser elaborado de modo a respeitar as diretrizes destacadas no art. 17 da IN 02/08.

PLANILHA 1
rea de Soluo Manuteno de Hardware Campo Fixo

ATENDIMENTO 10x5 e 8x1 (sbados)


Tempo de Atendimento Item Descrio do Servio Usurio Padro Atendimento a Equipamento Microcomputador de Mesa sem aplicao de peas, nas condies especicadas no Edital. Atendimento a Equipamento Microcomputador de Mesa com aplicao de peas, nas condies especicadas no Edital. Atendimento a Equipamento Microcomputador porttil (Laptop/ Notebooks) sem aplicao de peas, nas condies especicadas no Edital. Atendimento a Equipamento Microcomputador porttil (Laptop/ Notebooks) com aplicao de peas, nas condies especicadas no Edital. Atendimento a Equipamento Impressora sem aplicao de peas, nas condies especicadas no Edital. Atendimento a Equipamento Impressora com aplicao de peas, nas condies especicadas no Edital. Atendimento a Equipamento Scanner, nas condies especicadas no Edital. Usurio maior Criticidade Tempo de Soluo Usurio maior Criticidade

Usurio Padro

30(*)

15(**)

2h

1h

30(*)

15(**)

3h

2h

Para que no quemos no mundo das suposies e sem entender a que o Anexo II da IN 02 se refere, imaginemos situao na qual o poder pblico contrate servios (terceirizados) na rea de informtica (descrio objeto 15)[7]. Pensemos que o ANS/SLA no caso possa ser materializado nas seguintes premissas: ANEXO IV[8] Processo n.: Modalidade: Prego Presencial n. Assunto: CENTRAL DE SERVIOS Abertura da Sesso Pblica: Data, horrio, local. Acordo de Nvel de Servio

10.3

30(*)

15(**)

2h

1h

30(*)

15(**)

3h

2h

30(*)

15(**)

2h

1h

30(*)

15(**)

4h

2h

CAPITAL
1 NVEL DE SERVIOS Percentual de conformidade (SLA nvel de servio): 90% (ou seja, 90% dos chamados tm que ser atendidos/solucionados dentro dos prazos estabelecidos). Para efeito de subsdio ao dimensionamento dos atendimentos de ALTA CRITICIDADE na CAPITAL foi considerado o nmero total de 121 profissionais. TABELAS DE TEMPOS DE ATENDIMENTO E SOLUO Todas as tabelas a seguir, referem-se a atendimento na capital.
7

30(*)

15(**)

4h

2h

(*)

SLA para os locais com tcnicos residentes. Nos demais acrescentar 1h e 30

(**) SLA para os locais com tcnicos residentes. Nos demais acrescentar 45

PLANILHA 2

rea de soluo Hardware remoo para Conserto Campo Fixo

[7]

[8]

Manuteno em Equipamento Microcomputador de Mesa com remoo e reinstalao do equipamento.

2h

1h

48h

24h

Obs: a contagem do Tempo de Soluo interrompida enquanto o equipamento est sob responsabilidade do fabricante que prov a garantia.

O Pregoeiro . Junho/2008

www.opregoeiro.com.br 21

A ilustrao que ora fazemos tem como pano de fundo servios j prestados no mbito da nossa Unidade Administrativa, o TJMG. A contratao se refere a prestao de servios integrados e gerenciados de suporte tcnico, operao e manuteno com aplicao de peas para os equipamentos de informtica, redes locais, softwares e aplicativos, requerimento de servios complementares e gesto de estaes de trabalho atravs da central de servios e suporte a campo com atuao em todo o Estado de Minas Gerais, que compreendem as atividades de primeiro e segundo nvel terceiro nvel em equipamentos fora de garantia manuteno, operao e assistncia tcnica nos equipamentos de rede e microinformtica (estaes de trabalho, notebooks, impressoras, scanners, servidores, elementos ativos de rede, softwares e aplicativos) instalados nos rgos do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, sendo que as peas e componentes a serem empregados na execuo dos servios, devem ser originais, novos, sem uso e atender as especificaes tcnicas contidas no respectivo edital. O Anexo IV ora apresentado integrou os autos do procedimento relativos contratao mencionada na nota anterior.

ATENDIMENTO 10x5 e 8x1 (sbados)


Tempo de Atendimento Item Descrio do Servio Usurio Padro Usurio maior Criticidade Tempo de Soluo Usurio Padro Usurio maior Criticidade

Gerenciamento de Garantia por Equipamento

2h

1h

48h

48h

Artigo | Instruo Normativa 02/2008


PLANILHA 3
rea de Soluo Software Campo Fixo

PLANILHA 5

rea de Soluo Servidores e Ativos de Rede Campo Fixo

ATENDIMENTO 10x5 e 8x1 (sbados)


Tempo de Atendimento Item Descrio do Servio Usurio Padro Usurio maior Criticidade Tempo de Soluo Usurio Padro Usurio maior Criticidade Item

ATENDIMENTO 10x5 e 8x1 (sbados)


Tempo de Atendimento Descrio do Servio Usurio Padro 30(*) Usurio maior Criticidade 15(**) Tempo de Soluo Usurio Padro 12h Usurio maior Criticidade 6h

Instalao/reinstalao de Sistema Operacional de Estaes de Trabalho, nas condies especicadas no Edital. Instalao/reinstalao de Navegador Internet, nas condies especicadas no Edital. Instalao/reinstalao de Cliente de Correio Eletrnico, nas condies especicadas no Edital. Instalao/reinstalao de Leitor de Documentos, nas condies especicadas no Edital. Instalao/reinstalao de Emulador de Terminais, nas condies especicadas no Edital. Instalao/reinstalao de Antivrus, nas condies especicadas no Edital. Instalao/reinstalao de Compactador de Arquivos, nas condies especicadas no Edital. Instalao/reinstalao de Proxy Client, nas condies especicadas no Edital. Instalao/reinstalao de Drivers, Patches, Service Packs e Fixes, nas condies especicadas no Edital.

Softwares Proprietrios do TJ

30(*)

15(**)

6h

3h

OBS: a contagem do Tempo de Soluo interrompida enquanto o chamado estiver sob a responsabilidade da equipe de suporte a software interno do TRIBUNAL. (*) SLA para os locais com tcnicos residentes. Nos demais acrescentar 1h e 30 (**) SLA para os locais com tcnicos residentes. Nos demais acrescentar 45

30(*)

15(**)

2h

1h

PLANILHA 6

rea de Soluo Requerimento de Servios

ATENDIMENTO 10x5 e 8x1 (sbados)


30(*) 15(**) 2h 1h Item Descrio do Servio Tempo de Atendimento Usurio Usurio maior Padro Criticidade 1h 1h Tempo de Soluo Usurio Padro 8h Usurio maior Criticidade 8h

30(*)

15(**)

2h

1h

Servios descritos no Anexo XII

30(*)

15(**)

2h

1h

INTERIOR
1 NVEL DE SERVIOS Percentual de conformidade (SLA nvel de servio): 90% (ou seja, 90% dos chamados tm que ser atendidos/solucionados dentro dos prazos estabelecidos). No Interior no existem usurios de maior criticidade. TABELAS DE TEMPOS DE ATENDIMENTO E SOLUO Todas as tabelas a seguir referem-se a atendimento no interior e no precisa prever atendimento de maior criticidade.

30(*)

15(**)

2h

1h

2
30(*) 15(**) 2h 1h

30(*)

15(**)

2h

1h

PLANILHA 1

rea de soluo Manuteno de Hardware

ATENDIMENTO 10x5 e 8x1 (sbados)


30(*) 15(**) 2h 1h Item Descrio do Servio Tempo de Atendimento Usurio Padro Usurio maior Criticidade Tempo de Soluo Usurio Padro Usurio maior Criticidade

(*)

SLA para os locais com tcnicos residentes. Nos demais acrescentar 1h e 30


Atendimento a Equipamento Microcomputador de Mesa sem aplicao de peas, nas condies especicadas no Edital. Atendimento a Equipamento Microcomputador de Mesa com aplicao de peas, nas condies especicadas no Edital. Atendimento a Equipamento Microcomputador porttil (Laptop/ Notebooks) sem aplicao de peas, nas condies especicadas no Edital. Atendimento a Equipamento Microcomputador porttil (Laptop/ Notebooks) com aplicao de peas, nas condies especicadas no Edital.

(**) SLA para os locais com tcnicos residentes. Nos demais acrescentar 45

PLANILHA 4
rea de Soluo Sistemas TJ Campo Fixo

8h

24h

ATENDIMENTO 10x5 e 8x1 (sbados)


Tempo de Atendimento Item Descrio do Servio Usurio Padro 30(*) Usurio maior Criticidade 15(**) Tempo de Soluo Usurio Padro 12h Usurio maior Criticidade 6h

8h

24h

www.opregoeiro.com.br

Softwares Proprietrios do TJ

8h

24h

Obs: a contagem do Tempo de Soluo interrompida enquanto o chamado estiver sob a responsabilidade da equipe de suporte a software interno do TRIBUNAL. (*) SLA para os locais com tcnicos residentes. Nos demais acrescentar 1h e 30
4

8h

24h

(**) SLA para os locais com tcnicos residentes. Nos demais acrescentar 45

22

O Pregoeiro . Junho/2008

Instruo Normativa 02/2008 | Artigo


5 Atendimento a Equipamento Impressora sem aplicao de peas, nas condies especicadas no Edital. Atendimento a Equipamento Impressora com aplicao de peas, nas condies especicadas no Edital. Atendimento a Equipamento Scanner, nas condies especicadas no Edital.

PLANILHA 4
8h 24h

rea de soluo sistemas TJ

ATENDIMENTO 10x5 e 8x1 (sbados)


8h 24h Item 8h 24h Softwares Proprietrios do TJ Descrio do Servio Tempo de Atendimento Usurio Padro Atender ao item 9.3 do Anexo I Usurio maior Criticidade Tempo de Soluo Usurio Padro Equipe Interna TJ Usurio maior Criticidade

PLANILHA 2

rea de Soluo Hardware Remoo para Conserto

Obs: a contagem do Tempo de Soluo interrompida enquanto o chamado estiver sob a responsabilidade da equipe de suporte a software interno do TRIBUNAL .

ATENDIMENTO 10x5 e 8x1 (sbados)


Item Descrio do Servio Gerenciamento de Garantia por Equipamento Manuteno em Equipamento Microcomputador de Mesa com remoo e reinstalao do equipamento. Tempo de Atendimento Usurio Usurio maior Padro Criticidade 8h Usurio Padro 48h Tempo de Soluo Usurio maior Criticidade

PLANILHA 5
rea de soluo servidores e ativos de rede

ATENDIMENTO 10x5 e 8x1 (sbados)


Item Descrio do Servio Tempo de Atendimento Usurio Padro Usurio maior Criticidade Tempo de Soluo Usurio Padro Usurio maior Criticidade

8h

48h

Obs: a contagem do Tempo de Soluo interrompida enquanto o equipamento est sob responsabilidade do fabricante que prov a garantia.

PLANILHA 3
rea de Soluo Software

Atendimento a Equipamento de Rede Local (Switch, Hub, Firewall, Router), nas condies especicadas no Edital. Servidores SUN Servidores Padro PC de Comarcas

4h

8h

ATENDIMENTO 10x5 e 8x1 (sbados)


Tempo de Atendimento Item Descrio do Servio Usurio Padro Usurio maior Criticidade Tempo de Soluo Usurio Padro Usurio maior Criticidade

1h

8h

1h

8h

PLANILHA 6
rea de soluo requerimento de servios

Instalao/reinstalao de Sistema Operacional de Estaes de Trabalho, nas condies especicadas no Edital. Instalao/reinstalao de Navegador Internet, nas condies especicadas no Edital. Instalao/reinstalao de Cliente de Correio Eletrnico, nas condies especicadas no Edital. Instalao/reinstalao de Leitor de Documentos, nas condies especicadas no Edital. Instalao/reinstalao de Emulador de Terminais, nas condies especificadas no Edital. Instalao/reinstalao de Antivrus, nas condies especicadas no Edital. Instalao/reinstalao de Compactador de Arquivos, nas condies especicadas no Edital. Instalao/reinstalao de Proxy Client, nas condies especicadas no Edital. Instalao/reinstalao de Drivers, Patches, Service Packs e Fixes, nas condies especicadas no Edital.

8h

--

24h

--

ATENDIMENTO 10x5 e 8x1 (sbados)


Item Descrio do Servio Tempo de Atendimento Usurio Usurio maior Padro Criticidade 8h Tempo de Soluo Usurio Padro 48h Usurio maior Criticidade

8h

--

24h

--

8h

--

24h

--

Servios Complementares

8h

--

24h

--

8h

--

24h

--

8h

--

24h

--

Na prtica, quer-se que o servio contratado busque sobretudo a ecincia. A medio de tais servios e seus respectivos pagamentos tero em conta o cumprimento dos nveis ajustados previamente. Ou seja, dizendo-se por outro modo, imaginemos que a Administrao entenda pertinente eleger os seguintes elementos: a) horrio de acionamento do servio (contato),
www.opregoeiro.com.br 23

8h

24h

b) tempo de espera na central de atendimento (agilidade no atendimento), c) categoria do acionamento (tipo de servio demandado), d) tempo de atendimento (encaminhamento) pela central de atendimento e, ainda, e) tempo de resoluo do problema (soluo). O Pregoeiro . Junho/2008

8h

24h

8h

24h

Artigo | Instruo Normativa 02/2008


Se assim for, de maneira hipottica, a cada elemento (a), (b), (c), (d) e (e) corresponder uma espcie de pontuao que visar vericar se o Acordo est sendo cumprido. Ainda na linha de ensaio, pensemos que a cada elemento corresponda um fator pr-determinado, considerada a natureza do servio (c): (a) = 20 segundos (b) = 7 minutos (d) = conforme Anexo IV (e) = conforme Anexo IV A apropriao das informaes de todos os servios prestados, na forma pactuada (tomemos como exemplo o que referenciamos aqui), dever atingir por hiptese a marca dos 80% (oitenta por cento). dizer, num universo de 100 atuaes da contratada (prestadora de servios), 80 devem estar conforme os fatores supra. Ou, noutra forma de dizer, a cada 100 atuaes, 20 (vinte) podem estar fora dos parmetros postos. Aqui que se evidencia o que j dissemos antes por outras linhas. O nvel de satisfao e exigncias (e ecincia) buscadas pela Administrao poder (dever, pensamos) conduzir em sentido oposto at mesmo a uma apurao negativa, na qual a prestadora de servios possa receber sanes (multa) por sua desdia na execuo do objeto. Torcemos muito para que esteja presente de modo constante no novo formato de contrao a idia do planejamento porque no h como se falar em ANS/SLA sem se dedicar enfaticamente ao Termo de Referncia / Projeto Bsico e a outros instantes da etapa interna. No nos referimos por certo apenas ao modo formal de se elaborar tais documentos. Nossa preocupao est dirigida captao das reais necessidades e demandas das diversas Unidades Administrativas. Repelimos qualquer ao administrativa que sob o pretexto nico de cumprir a legalidade se veja contingenciada a importar modelos existentes em outras rbitas de governo. Ou seja, conhecer a fundo as demandas e expectativas de uma determinada Unidade Administrativa a chave para uma boa e futura contratao. E j que tocamos num ponto para ns sensvel, lembramos que o tema em apreo (Termo de Referncia / Projeto Bsico TR/PB) recebeu da IN 02 tratamento especicado nos arts. 14 a 17. Tais comandos devem ser lidos. O assunto TR/PB nos to caro e importante que sobre ele escrevemos obra pioneira e monogrca (SANTANA, Jair Eduardo. Termo de Referncia Valor estimado na licitao. Curitiba: Negcios Pblicos. 2008). Enfatizamos que a presente proposta de escrito foi concebida no sentido de tecer comentrios gerais sobre a IN/02. Todavia, encontramo-nos impelidos a dizer a propsito do TR que ali, naquele instante da etapa preparatO Pregoeiro . Junho/2008 ria do procedimento, a Administrao esta denindo os cdigos genticos da futura contratao [9]. claro que quanto maior for a especializao do responsvel pelo TR/PB (e tambm a sua anidade) relao ao objeto, melhor ser o resultado obtido. Advertimos, no entanto, que o TR/PB talvez no devesse ser conado a uma s pessoa (no tocante sua elaborao), pois imaginemos seja ele (TR/PB) na maioria das vezes algo que seja fruto de um trabalho multi-setorial (SANTANA, Jair Eduardo. Op. cit. p. 41). No entanto, imaginamos que as Unidades Administrativas sabero superar as adversidades comumente encontrveis no domnio da gesto e compartilhamento de informaes necessrias transposio dos obstculos encontrveis no setor em comento. Segundo a IN 02, o TR/PB deve ser aprovado com justicativas e, no particular, segue a mesma linha das regras do prego (especialmente aquelas resgatadas do Decreto 5.450/05). Tais exigncias so extremamente salutares porquanto, alm de denir papis (ou scripts como costumamos dizer), traz de carona a idia do compartilhamento de responsabilidades na contratao.

11.3

11.4 11.5 11.6

Devemos considerar a disposio do art. 15 da IN 02 como sendo de conhecimento mnimo.

11

Destacamos que certas medidas postas no contedo do TR/PB se entrelaam com a etapa externa onde se aponta nitidamente para o Prego Eletrnico (art. 15, VIII e IX, da IN 02/08). Mas no se pense no entanto que se aboliu a contratao de servios atravs de modalidade que tenha por matria de julgamento a tcnica e o preo (art. 15, XVIII da IN 02). Todavia, seguindo a linha dos tempos atuais, o prego prossegue como sendo a via principal das contrataes do Poder Pblico (art. 26 da IN 02). O instrumento convocatrio (edital) tambm foi contemplado pela IN 02 (arts. 18 a 20), dela recebendo tratamento pormenorizado. Os que militam na rea em que nos situamos bem sabem das especicidades da contratao de servios terceirizados. Por ser assim, chega a ser intuitivo que o edital que antecede a licitao igualmente um documento singular. Embora mpar, o instituto convocatrio destinado contratao de servios terceirizados, a IN 02 invocou a legislao bsica de regncia no seu art. 18 (Lei Geral de Licitantes, Lei do Prego e Estatuto das pequenas e microempresas). Cumpre lembrar ao leitor que a IN 02, no particular, no altera os limites das normas bsicas referenciadas e nem tampouco o contedos destas j consolidadas, alis, pela doutrina e pela jurisprudncia[10].
[9] Valemo-nos dessa expresso em nosso livro Termo de Referncia Valor estimado na licitao (op. cit., p. 11). [10] A propsito do edital de prego, veja o nosso SANTANA, Jair Eduardo. Prego Presencial e Eletrnico Manual de implantao, operacionalizao e controle. BH: Frum. 2. ed. 2008.

12

11.1

www.opregoeiro.com.br

11.2

24

Instruo Normativa 02/2008 | Artigo


de se ver que afora a observao supra, as prescries relativas ao instrumento convocatrio compilam em boa medida a praxis e a jurisprudncia (vide, a respeito, a redao do art. 20 da IN 02). Cremos pertinentes as recomendaes feitas pela IN 02 em torno da proposta (arts. 21 a 24) e de seu julgamento (arts. 25 a 29). Evidentemente que tais assuntos devero ser tratados pela Administrao previamente no instrumento convocatrio e, a depender do aspecto, em documento produzido em etapa antecedente (como o caso do TR/PB). Bem interessante e por isso merece destaque as consideraes do art. 22 (IN 02) que reetem a possibilidade de a Administrao Pblica buscar a prestao de servios mais ecientes. No duvidamos que, na medida em que o conceito ali proposto se entranhar na Administrao, haver sensvel melhora de qualidade nos servios contratados. Ainda h de se afastar para anlise o comando do art. 24 (IN 02) que vem materializar uma dentre outras possibilidades hermenuticas (de interpretao) do assento vericao de conformidade e aceitabilidade de propostas no prego. Temos divulgado que o melhor momento para anlise de uma planilha de custos e formao de preos mesmo aps nda a disputa (art. 4, XI, da Lei do Prego). Tal anlise, em verdade, antecede lgica e cronolgicamente a aceitao enquanto juzo crtico e de valor, motivado, a ser exercido pelo pregoeiro. Vale ainda dizer duas coisas que pensamos oportunas no tocante a tal matria: 1 Antes do juzo de aceitao da oferta, principalmente durante a anlise da planilha, pode (e deve) o pregoeiro diligenciar para se certicar da exeqibilidade da proposta. No caso, suspende-se o certame (veja-se, alis, o art. 2, 3 da IN 02). Ver tambm o 5, que um dispositivo cauteloso. 2 Esta rotina adequada (e apropriada) anlise de uma planilha de obras. Dizemos isso porque se realmente vingar o PL 7.909 (que direciona o objeto obra para o prego) no haver vislumbramos entrave qualquer ao procedimento respectivo. Ao tratar da vigncia dos contratos, a IN 02 (art. 30) revela algo que muitas vezes ca sem muito zelo por parte da Administrao Pblica. Toda prorrogao (permitida pela Lei Geral de Licitaes LGL) demanda a demonstrao ftica da vantajosidade. Ou seja, a prorrogao tem mesmo que ser antecedida de estudos, relatrios e/ou demonstrativos das quais se inra que o interesse pblico est contemplado pela prorrogao contratual que se quer levar avante (art. 30, 3 da IN 02). Imaginemos que a Administrao Pblica ganhou muito com a roteirizao do acompanhamento e scalizao da execuo dos contratos (arts. 31 a 35 da IN 02 que devem ser lidos juntamente com o Anexo IV Guia de Fiscalizao). A simples designao formal de gestores e scais de contratos realizados no modo do art. 67 da LGL lamentavelmente no tem sido acompanhada no geral da necessria assuno e realizao das atribuies pertinentes a tais servidores. J noticiamos em outro escrito a possibilidade legal de se criar no quadro da Administrao o cargo de gestor de contrato (SANTANA, Jair Eduardo. Termo de Referncia, op. cit. p. 37). No entanto, diferentemente da realidade geral, a IN 02 bem cuidou do assunto e xou parmetros seguros para o gestor (e scal) de contratos bem desempenharem seus scripts. Importante que o gestor contratual no desenvolver das novas idias existentes em torno de resultados e metas se prepare para medir os aspectos alinhados nos diversos incisos do art. 34 (IN 02). A postura do gestor contratual frente a esse cenrio ter no temos dvida papel, se no inovador, ao menos modicador de uma cultura administrativa que h muito se mostra perniciosa ao interesse pblico. Rotinas de pagamento so estabelecidas no art. 36 da IN 02, onde se aglutinam comandos das normas regentes (LGL, FGTS etc.), inclusive com previso de atualizao nanceira de valores devidos pela Administrao ( 4). A repactuao embora tratada ato normativo especco mereceu cinco artigos da IN 02. E, basta percorrer os olhos por ali para se ver que orientaes do TCU foram acatadas (contraste o leitor o art. 38 da IN 02 com as decises do TCU que tratam do tema).

13

15

16 17 18 19

Por m, servios mais rotineiros dentre os muitos terceirizveis so tratados pela IN 02 (limpeza e conservao, vigilncia).

14

JAIR EDUARDO SANTANA


Mestre em Direito do Estado pela PUC de So Paulo; professor em cursos de ps-graduao; atua na capacitao de servidores pblicos das trs esferas de Governo.

O Pregoeiro . Junho/2008

www.opregoeiro.com.br 25

Em termos gerais e essa a idia que motiva o presente escrito a IN 02 tem contedo apropriado aos tempos atuais, que reclamam a adoo de uma nova postura da Administrao Pblica diante do objeto de que cuida. Por certo que o trilhar por novos caminhos demandar a adoo de prticas que implicaro numa natural refrao cultural. Est colocado o grande desao que se descortina no presente momento. OP

You might also like