You are on page 1of 16

Estudos sobre Pedagogia da Alternncia no Brasil: reviso de literatura e perspectivas para a pesquisa*

Edival Sebastio Teixeira Maria de Lourdes Bernartt Glademir Alves Trindade


Universidade Tecnolg ica Federal do Paran ecnolgica

Resumo

A Pedagogia da Alternncia consiste numa metodologia de organizao do ensino escolar que conjuga diferentes experincias formativas distribudas ao longo de tempos e espaos distintos, tendo como finalidade uma formao profissional. Esse mtodo comeou a tomar forma em 1935 a partir das insatisfaes de um pequeno grupo de agricultores franceses com o sistema educacional de seu pas, o qual no atendia, a seu ver, as especificidades da Educao para o meio rural. A experincia brasileira com a Pedagogia da Alternncia comeou em 1969 no estado do Esprito Santo, onde foram construdas as trs primeiras Escolas Famlias Agrcolas. No obstante, decorridos 40 anos de sua implantao no pas, essa proposta pedaggica ainda discutida com pouca nfase em nosso meio acadmico. Em projeto de pesquisa que vimos desenvolvendo, realizamos um levantamento das dissertaes de mestrado e teses de doutorado brasileiras sobre Pedagogia da Alternncia defendidas entre 1969 e 2006. O objetivo deste artigo mapear e discutir essa produo, visando estabelecer um primeiro esboo do estado da arte nesse campo de investigao. A reviso inclui 46 trabalhos, sendo 7 teses e 39 dissertaes. Neste texto, apresentamos as temticas de estudo mais recorrentes, a distribuio regional dessa produo e o que consideramos como consensos e limites nesses trabalhos.
Palavras-chave
Correspondncia: Edival Sebastio Teixeira Via do Conhecimento, Km 1 85503-390 Pato Branco PR e-mail: edival@utfpr.edu.br

Pedagogia da Alternncia Reviso de literatura Educao do Campo Escola Famlia Agrcola Casa Familiar Rural.

* Os autores agradecem Fundao Araucria de Apoio ao Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico do Paran pelo financiamento da pesquisa da qual o presente trabalho resultado parcial.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.2, p. 227-242, maio/ago. 2008

227

Studies on the Pedagogy of Alternating in Brazil: literature survey and perspectives for research*
Edival Sebastio Teixeira Maria de Lourdes Bernartt Glademir Alves Trindade
Universidade Tecnolgica Federal do Paran

Abstract

The Pedagogy of Alternating consists in a methodology for the organization of schooling that conjugates different formative experiences distributed along distinct times and spaces aiming at a professional education. This method began to take shape in 1935 from the complaints that a small group of French farmers had about the educational system of their country, which in their view did not correspond to the specificities of education for the rural reality. The Brazilian experience with the Pedagogy of Alternating started in 1969 in the State of Esprito Santo, where the first three Escolas Famlias Agrcolas (Agricultural Family Schools) were built. Nevertheless, after 40 years of its implementation in this country, this pedagogical proposal is still little discussed within our academic milieu. In a research project that we have been developing we have conducted a survey of master and doctoral dissertations presented to Brazilian universities between 1969 and 2006. The objective of the present article is to discuss this production with a view to draw a first picture of the state of the art in this field of investigation. The survey includes 46 works, of which 7 are doctoral theses and 39 are master dissertations. In the text, we present the most recurrent themes of study, the regional distribution of this production, and what we regard as consensual aspects and limitations of these works.
Keywords
Contact: Edival Sebastio Teixeira Via do Conhecimento, Km 1 85503-390 Pato Branco PR e-mail: edival@utfpr.edu.br

Pedagogy of Alternating Literature survey Field education Agricultural Family Schools Rural Family House.

The authors wish to acknowledge the support of the Fundao Araucria de Apoio ao Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (Araucria Foundation for Scientific and Technological Research) for the research that resulted in this article.

228

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.2, p. 227-242, maio/ago. 2008

Um pequeno grupo de agricultores franceses insatisfeitos com o sistema educacional de seu pas, o qual no atendia, a seu ver, as especificidades de uma Educao para o meio rural, iniciou em 1935 um movimento que culminou no surgimento da Pedagogia da Alternncia (Gimonet, 1999; Estevam, 2003; Magalhes, 2004). Esse grupo enfatizava a necessidade de uma educao escolar que atendesse s particularidades psicossociais dos adolescentes e que tambm propiciasse, alm da profissionalizao em atividades agrcolas, elementos para o desenvolvimento social e econmico da sua regio. No ensino organizado por esses agricultores, com o auxlio de um padre catlico, alternavam-se tempos em que os jovens permaneciam na escola que naquele primeiro momento consistia em espao cedido pela prpria parquia com tempos em que estes ficavam na propriedade familiar. No tempo na escola, o ensino era coordenado por um tcnico agrcola; no tempo na famlia, os pais se responsabilizavam pelo acompanhamento das atividades dos filhos. A idia bsica era conciliar os estudos com o trabalho na propriedade rural da famlia (Nosella, 1977; Pessotti, 1978; Azevedo, 1999; Gimonet, 1999; Estevam, 2003; Magalhes, 2004). A Pedagogia da Alternncia atribui grande importncia articulao entre momentos de atividade no meio socioprofisional do jovem e momentos de atividade escolar propriamente dita, nos quais se focaliza o conhecimento acumulado, considerando sempre as experincias concretas dos educandos. Por isso, alm das disciplinas escolares bsicas, a educao nesse contexto engloba temticas relativas vida associativa e comunitria, ao meio ambiente e formao integral nos meios profissional, social, poltico e econmico (Gimonet, 1999; Estevam, 2003; Silva, 2005; Begnami, 2006). A Pedagogia da Alternncia surgiu no Brasil em 1969, por meio da ao do Movimento de Educao Promocional do Esprito Santo (MEPES), o qual fundou as ento Escola Famlia Rural de Alfredo Chaves, Escola Famlia Ru-

ral de Rio Novo do Sul e Escola Famlia Rural de Olivnia, essa ltima no municpio de Anchieta. O objetivo primordial era atuar sobre os interesses do homem do campo, principalmente no que diz respeito elevao do seu nvel cultural, social e econmico (Pessotti, 1978). Atualmente existem no Brasil diversas experincias de educao escolar que utilizam a Pedagogia da Alternncia como mtodo. As experincias mais conhecidas so as desenvolvidas pelas Escolas Famlia Agrcola (EFAs) e pelas Casas Familiares Rurais (CFRs). No obstante, tendo em vista a proximidade de propsitos, as entidades que articulam essas organizaes educacionais, bem como diversos pesquisadores da rea, vm utilizando uma terminologia genrica para se referir s instituies que praticam a alternncia educativa no meio rural: Centros Familiares de Formao por Alternncia (CEFFAs). O Brasil conta hoje com 243 CEFFAs (UNEFAB, 2007) em atividade em todas as regies e em quase a totalidade dos estados, com exceo de Alagoas, Paraba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Todavia, apesar desse expressivo nmero de instituies, nas quais atuam tambm expressivo nmero de educadores e educadoras, e em que pese o fato de a Pedagogia da Alternncia vir sendo utilizada h quase 40 anos no Brasil, essa proposta pedaggica ainda discutida com pouca nfase no meio acadmico e nos rgos tcnicos e oficiais (Estevam, 2003, p. 14). Esse fato tambm tem sido constado por autores como Queiroz (2002) e Begnami (2004), os quais apontam para a existncia de uma carncia de estudos a respeito do tema e, sobretudo, de suas caractersticas pedaggicas. Em projeto de pesquisa que vimos desenvolvendo do qual o presente trabalho faz parte , realizamos um levantamento das dissertaes de mestrado e teses de doutorado sobre Pedagogia da Alternncia defendidas no Brasil entre 1969 e 2006. O objetivo deste artigo mapear e discutir essa produo acadmica, visando estabelecer um primeiro esboo do estado da arte nesse campo de investigao.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.2, p. 227-242, maio/ago. 2008

229

A seguir, apresentamos um mapeamento da produo de teses de doutorado e dissertaes de mestrado sobre Pedagogia da Alternncia no Brasil, bem como o modo como caracterizamos as temticas de estudo mais recorrentes nessa produo. Por fim, tecemos algumas consideraes sobre o que entendemos ser alguns consensos e limites desses estudos.
Mapeamento da produo de teses e dissertaes sobre Pedagogia da Alternncia no Brasil

teses de doutorado e trs dissertaes de mestrado defendidas em 2006, cujos autores so Neila Reis Correia dos Santos, Paulo Lucas da Silva, Ariosto Moura da Silva, Luiz Monteiro Teixeira, Rita de Ccia Santos Chagas, respectivamente. Os dados relativos ao ano de publicao dos 46 trabalhos analisados neste artigo so apresentados a seguir:

A busca por teses e dissertaes foi realizada no Banco de Teses da CAPES, em stios de programas de Ps-Graduao em Educao no Brasil e atravs das seguintes expresses de busca na rede mundial de computadores: Pedagogia da Alternncia, Casa Familiar Rural, Educao do Campo, Escola Famlia Agrcola. Utilizou-se, ainda, o recurso da consulta s listas de referncias bibliogrficas das teses e dissertaes obtidas com texto completo. Em nosso levantamento, identificamos um total de 63 trabalhos, sendo 7 teses de doutorado e 56 dissertaes de mestrado. Dentre as dissertaes, 17 delas resultaram de um Programa de Ps-Graduao em Cincias da Educao, promovido pela Universidade Nova de Lisboa em parceria com a Universidade Franois Rabelais, de Tours, e a Unio Nacional das Escolas Famlias Agrcolas do Brasil (UNEFAB). No entanto, como esse Programa ainda no foi reconhecido pela CAPES, no presente artigo, limitamo-nos a referenciar suas dissertaes, em anexo, embora reconheamos o valor destas no conjunto dos trabalhos sobre Pedagogia da Alternncia realizados no Brasil. Dessa maneira, as anlises desenvolvidas no presente artigo contemplam 7 teses e 39 dissertaes, todas defendidas em programas de psgraduao brasileiros. O trabalho mais antigo encontrado foi a dissertao de mestrado defendida por Paolo Nosella em 1977, e os mais recentes so duas

Como se pode inferir a partir dos dados apresentados, a produo acadmica brasileira de teses e dissertaes sobre Pedagogia da Alternncia entre 1977 e 2006 foi expressiva. No obstante, essa produo no foi contnua nesse perodo. Como se pode notar, existem hiatos mais ou menos prolongados entre uma produo e outra, principalmente entre as trs primeiras dissertaes de mestrado, defendidas em 1977, 1978 e 1980, e a retomada das defesas de mestrado na rea em 1994. Ou seja, aps a terceira dissertao defendida, decorreram 14 anos at que uma outra fosse publicada. Entre a primeira dissertao e a primeira tese decorreram 22 anos. Nota-se tambm que a produo de dissertaes e teses cresceu vertiginosamente aps o ano 2000, quando foram defendidas uma tese e oito dissertaes. A partir de ento, at 2006, em todos os anos, encontram-se trabalhos. Os dados relativos distribuio por regio geogrfica e por Instituto de Ensino

230

Edival TEIXEIRA; Maria de Lourdes BERNARTT e Glademir TRINDADE. Estudos sobre pedagogia:...

Superior (IES) da produo brasileira sobre Pedagogia da Alternncia no Brasil, em nmeros absolutos e proporcionais, so apresentados na seqncia.

Observando-se os dados das Tabelas 2 e 3, nota-se que a distribuio regional da produo sobre Pedagogia da Alternncia pende favoravelmente regio Sudeste, com destaque para a PUC-SP, com uma tese e trs dissertaes; USP, UNESP e UFES com trs trabalhos; UFV com dois trabalhos; e UFMG, UNIMEP, UNICAMP, UFSCar, FGV-RJ, PUC-RJ, UFL e Universidade So Marcos, todas com um traba-

lho cada. Na regio Sul, destacam-se a UFSC e UEPG com trs e duas dissertaes respectivamente; seguidas da PUC-RS, UFSM e FURG, cada uma com um trabalho. Na regio Centro Oeste, o equilbrio entre as IES maior, sendo que a UCB, a UFG e a UnB tm cada uma dois trabalhos e a UCDB tem uma dissertao. Na regio Nordeste, encontram-se cinco trabalhos, sendo uma tese defendida na UFRN e quatro dissertaes defendidas na UFPI, UNEB, UFBA e Universidade Catlica do Salvador, respectivamente. Na regio Norte, apenas a UFPA aparece com trs dissertaes. A regio que concentra o maior nmero de CEFFAs a Norte, com 86 instituies, seguida da regio Sul com 68. Na regio Sudeste, existem 47 instituies; na regio Nordeste, 34; e finalmente na regio Centro-Oeste, 8 (UNEFAB, 2007). As regies Norte e Nordeste, somadas, contm 100 CEFFAs, no obstante apresentam o ndice de produo mais baixo: 0,08 trabalho por CEFFA. J na regio Centro-Oeste, o ndice chega a 0,87 trabalho por CEFFA. Na regio Sul, existem 68 CEFFAs e, nas respectivas IES, foram defendidos apenas 8 trabalhos, o que representa um ndice de 0,12 trabalho por CEFFA. Na regio Sudeste, existem 47 CEFFAs, assim, como nas respectivas IES foram defendidas 23 teses e/ou dissertaes, tem-se um ndice de 0,49 trabalho por CEFFA. Em termos proporcionais, portanto, a melhor situao a da regio Centro-Oeste. Dois aspectos merecem ser destacados nesse conjunto de dados. Em primeiro lugar, se por um lado a regio Sudeste concentra o maior nmero de trabalhos em nmeros absolutos, tal fato parece justificar-se porque nessa regio encontram-se algumas das principais universidades brasileiras. Por outro lado, chama a ateno a baixa produo na regio Sul, com o fato agravante de que vrios estudos de caso de CEFFAs localizadas nessa regio foram desenvolvidos em IES do Sudeste. Ressalta-se, entretanto, que o Sul tido como a segunda regio mais avanada em termos de ps-graduao no

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.2, p. 227-242, maio/ago. 2008

231

Brasil. Esse fato contrasta com o que ocorre na regio Nordeste, onde quatro dos cinco trabalhos desenvolvidos em IES desta focalizam CEFFAs nordestinas. Esses dados sugerem que os pesquisadores da regio Sul, interessados em questes que envolvem a Pedagogia da Alternncia nesta, no encontram respaldo nas IES a localizadas. Ou seja, em que pese o fato de a estrutura fundiria do sul do Brasil caracterizar-se pela pequena propriedade e pela Agricultura Familiar, foco de ateno dos CEFFAs, os Programas de Ps-Graduao de universidades dessa regio ainda no atentaram para essa demanda.
Identificao das temticas de estudo mais recorrentes

sileiros interessados no tema referem-se Pedagogia da Alternncia e Educao do Campo e s relaes entre a Pedagogia da Alternncia e a questo do desenvolvimento. O dado significativo consiste em que tais trabalhos somados correspondem a 60,87% da produo de teses e dissertaes sobre esse tema.
Primeira linha temtica: Pedagogia da Alternncia e Educao do Campo

Identificamos quatro linhas temticas bem definidas nos estudos sobre Pedagogia da Alternncia realizados no Brasil, as quais assim denominamos: 1) Pedagogia da Alternncia e Educao do Campo; 2) Pedagogia da Alternncia e desenvolvimento; 3) Processo de implantao de CEFFAs no Brasil; 4) Relaes entre CEFFAs e famlias. Essas linhas temticas compem-se de 40 trabalhos entre teses e dissertaes. As outras 6 produes, alm de no se enquadrarem nas linhas temticas identificadas, tambm no podem ser agrupadas entre si. Assim sendo, neste artigo, denominamos o conjunto desses textos como Outras linhas temticas. Os dados relativos distribuio dos trabalhos entre as linhas, em nmeros absolutos e proporcionais, so apresentados na seqncia.

A partir desses dados, observa-se que os temas mais investigados pelos estudiosos bra-

Nessa linha temtica, encontram-se os trabalhos de Nosella (1977); Pessoti (1978); Gioanordoli (1980); Alves (1994); Batistela (1997); Silva (1998); Machado (2000); Nascimento (2000); Niccio (2002); Muta (2002); Silva (2003); Magalhes (2004); Nascimento (2005); Chagas (2006); Santos (2006); e Teixeira (2006). Nesse grupo, encontram-se as duas dissertaes mais antigas que pudemos encontrar no Brasil, bem como a tese de doutorado mais recente. Trata-se dos trabalhos de Nosella (1977), Pessotti (1978) e Santos (2006), respectivamente. O primeiro desses textos sistematiza e problematiza a experincia educacional das primeiras EFAs criadas no Esprito Santo em 1969. O trabalho foi estruturado em duas partes. Na primeira, o autor historia o surgimento da Pedagogia da Alternncia e sua expanso na Europa e na frica e o surgimento da experincia brasileira, discutindo tambm o plano pedaggico das primeiras EFAs e do ento criado centro de formao de monitores. Na segunda parte, Nosella caracteriza e discute o que entende ser os principais problemas dessa experincia, dentre os quais destacamos trs, os quais vm sendo repetidamente mencionados em outros trabalhos de mestrado na rea: a problema da estrutura e da manuteno das instituies; o problema da participao das famlias como partcipes do processo pedaggico; e o que o autor chama de o dilema metodolgico da escolha entre currculo oficial e plano de estudo. Partindo do estudo do programa da Casa Familiar Rural de Uruar, no estado do Par, Santos (2006) analisou os pressupostos da Pedagogia da

232

Edival TEIXEIRA; Maria de Lourdes BERNARTT e Glademir TRINDADE. Estudos sobre pedagogia:...

Alternncia e a prtica educativa das CFRs, no sentido de verificar sua importncia para o jovem e para a Educao do Campo. Em suas concluses, a autora sugere que a prtica pedaggica desenvolvida na CFR investigada ainda se ressente de um vis tecnicista, mas, em que pese tal fato, possvel fazer um trabalho educativo que contribua para a formao de jovens sujeitos de sua histria. Nascimento (2005) analisou as prticas educativas da EFA de Gois (EFAGO). Esse autor identificou problemas no processo de implantao da Pedagogia da Alternncia no caso investigado, concluindo, dentre outros aspectos, que a EFAGO corre certo risco de ser cooptada pelas prticas dominantes existentes na educao oficial e por seus vcios (p. 242). No obstante, continua o autor, isso no significa que possa vir a ser uma alternativa diferenciada, resistente e criadora de forma concreta (p. 242). Vrios outros trabalhos dessa linha temtica se caracterizam como estudos de caso. Em geral, os autores desses textos se preocupam em descrever e analisar o histrico do surgimento da Pedagogia da Alternncia no Brasil e a criao dos CEFFAs que investigam. Alguns desses trabalhos focalizam a questo da aprendizagem a partir da aplicao dos instrumentos da Pedagogia da Alternncia, tais como os de Silva (1998) e Pereira Nascimento (2000), por exemplo. Essa ltima pesquisadora, partindo de fundamentos da psicologia vygotskiana acerca do processo de aprendizagem, analisou,
[...] em conformidade aos pressupostos da pedagogia da alternncia, a elaborao do conhecimento dos alunos de 5 e 7 srie do ensino fundamental na EFA de Porto Nacional TO. (p. 21)

escola e mundo do trabalho, particularmente no que diz respeito ao universo contextual dos trabalhadores do campo (Chagas, 2006). Teixeira (2006), por sua vez, analisa as relaes entre o Ensino Superior e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, enfatizando discordncias acadmicas e poltico-sociais envolvidas na questo. Esse autor procurou compreender o impacto da formao de nvel superior para trabalhadores rurais, segundo a perspectiva de um ensino baseado na Pedagogia da Alternncia. Enfim, o que h de comum nesses trabalhos, e isso que os caracteriza como pertencentes ao mesmo grupo, que estes identificam a Pedagogia da Alternncia como uma alternativa bastante adequada para a Educao do Campo. Ainda que, para tanto, seja necessrio que ela seja adotada em toda sua significao filosfica e metodolgica (Alves, 1994; Nascimento, 2005). Observamos que a maioria das dissertaes dessa linha temtica (inclusive vrias dissertaes de outras linhas temticas tambm) segue a estrutura do trabalho de Paolo Nosella. Assim, esse dado sugere que a primeira dissertao de mestrado sobre Pedagogia da Alternncia que encontramos no Brasil se constituiu como uma referncia para os estudiosos do tema. No obstante, a maioria dos demais textos pode ser caracterizada como trabalhos descritivos e/ou contemplativos, sem discutir com maiores aprofundamentos os pressupostos terico-metodolgicos que do sustentao Pedagogia da Alternncia e aos seus instrumentos pedaggicos.
Segunda linha temtica: Pedagogia da Alternncia e desenvolvimento

Outros pesquisadores desse grupo, ainda, analisaram como a educao oferecida pelos CEFFAs produz o interesse e a valorizao da educao e do espao rural, conforme se expressou Magalhes (2004, p. 7), ou a questo de como o currculo diferenciado das Escolas Famlias Agrcolas se insere na relao

Nesse conjunto de trabalhos, os quais discutem possveis relaes entre a Pedagogia da Alternncia e o desenvolvimento do meio, encontram-se os textos de: Manhani (2000), Gnoatto (2000), Amaral (2002), Caliari (2002), Passador (2003), Sandri (2004), Chaves (2004), Rubenich (2004), Almada (2005), Arajo (2005), Cardoso Nascimento (2005) e Manzoni (2005).

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.2, p. 227-242, maio/ago. 2008

233

Esses trabalhos apresentam trs focos de investigao: desenvolvimento local, desenvolvimento rural e desenvolvimento social. Por exemplo, so caractersticos desse grupo os trabalhos de Caliari (2002), que consiste em um estudo sobre as contribuies das prticas alternativas educacionais rurais no processo de construo do desenvolvimento local (p. 20), o de Sandri (2004), cujo trabalho consiste em estudo de caso no qual se focaliza a contribuio da Pedagogia da Alternncia para o desenvolvimento rural, e o de Manzoni (2005), que avaliou a sustentabilidade do modelo agrcola praticado na Ilha dos Marinheiros no entorno do esturio da Lagoa dos Patos e que, dentre outros aspectos, desenvolveu uma proposta de educao baseada na Pedagogia da Alternncia a partir dos conceitos de sustentabilidade e Educao Ambiental. Por sua vez, Chaves (2004) analisa em sua tese de doutorado as relaes entre a Pedagogia da Alternncia e o desenvolvimento social, a partir do estudo de trs experincias educativas em alternncia. Os autores desse grupo, em geral, entendem que a Pedagogia da Alternncia apresentase como uma alternativa de educao do campo, voltada para filhos e filhas de agricultores familiares, sob a tica do desenvolvimento e do fortalecimento da agricultura familiar e da qualidade de vida das populaes do campo (Gnoatto, 2000), Caliari (2002), Arajo (2005), Chaves (2004). Alm disso, nesse grupo de textos, enfatiza-se o protagonismo dos jovens e de suas famlias no envolvimento com aes voltadas para o desenvolvimento sustentvel como um processo endgeno (Rubenich, 2004).
Terceira linha temtica: processo de implantao de CEFFAs no Brasil

Nessa linha temtica, identificamos dois focos de interesse. No primeiro foco, priorizase estudos de caso. A se incluem os trabalhos de Queiroz (1997; 2004), Azevedo (1999) e de Nogueira (1998). No segundo foco de interesse, incluem-se os trabalhos de Demarco (2001),

Luz (2002), Estevam (2003) e Moura da Silva (2006). Nesse caso, os estudos focalizam o processo de implantao de CFRs em Santa Catarina e no Paran e o processo de implantao da Pedagogia da Alternncia no Piau. Em sua dissertao de mestrado, Queiroz (1997) investiga o processo de implantao da Escola Famlia Agrcola de Gois, situando-o na trajetria histrica da educao rural no Brasil, particularmente em Gois (Queiroz, 1997). Em sua opinio, essa implantao, a qual se deu em confronto com o capital e com o latifndio, situase na luta pela reforma agrria e pelo fortalecimento da agricultura familiar e na perspectiva do que o autor chama de uma escola viva. Em sua tese de doutoramento, Queiroz (2004) analisa o processo de implantao de CEFFAs de Ensino Mdio e Educao Profissional nas EFAs de Olivnia, no Esprito Santo, e de Riacho de Santana, estado da Bahia. O autor defende que as EFAs de Ensino Mdio e Educao Profissional so escolas que, embora ainda estejam em construo, inauguram no Brasil a formao dos jovens agricultores familiares em alternncia, de maneira integrada e unitria (p. 174), cuja crescente participao e responsabilidade dos agricultores familiares contribui, tanto para o fortalecimento da formao em alternncia, como para o prprio fortalecimento da agricultura familiar. Nogueira (1998), em sua dissertao, aborda a concepo e a estruturao organizacional desenvolvidas para a efetivao e adequao das CFRs realidade camponesa do Paran. O estudo desse autor foi desenvolvido a partir do projeto implantado no municpio de Barraco, no sudoeste paranaense. Nogueira considera o Programa Casa Familiar Rural no Paran como uma experincia educativa adequada realidade dos jovens camponeses. Azevedo (1999) analisou o processo de implantao da Pedagogia da Alternncia no ensino pblico paulista, particularmente no que diz respeito formao de tcnicos agropecurios pelos Centros Estaduais de Educao Tecnolgica (CEETEPS) dos municpios

234

Edival TEIXEIRA; Maria de Lourdes BERNARTT e Glademir TRINDADE. Estudos sobre pedagogia:...

de Andradina, Mirassol e Rancharia. Em seu estudo, o autor considerou que, apesar das dificuldades encontradas para a implantao da Pedagogia da Alternncia, principalmente pelo pouco conhecimento dos pressupostos desta, os resultados da avaliao do processo demonstram que se trata de uma proposta educacional inovadora que promove a educao integral e tecnolgica dos agricultores familiares, bem como, o desenvolvimento socioeconmico da agricultura familiar (p. 176). No segundo foco de interesse, cujos trabalhos abordam o processo de implantao de CFRs em Santa Catarina e no Paran e o processo de implantao da Pedagogia da Alternncia no Piau, Demarco (2001) analisa o Projeto Escola do Campo-CFR, expondo objetivos, parmetros, processo de implantao, bem como possibilidades, limites e perspectivas desse projeto no estado paranaense. Segundo o autor, esse estudo possibilitou a apreciao da CFR como uma iniciativa de profissionalizao e escolarizao da juventude rural. Luz (2002) e Estevam (2003) analisam em seus trabalhos o processo de implantao de CFRs no estado catarinense. A primeira analisou o encaminhamento da proposta educativa da CFR em Santa Catarina, o qual foi realizado por meio de um sistema de parceria entre rgos do governo estadual, prefeituras municipais e organizaes da sociedade civil. A autora discute possibilidades e limites de tais parcerias e o papel ideolgico da Educao. Luz (2002) aponta contradies no processo de implantao da Pedagogia da Alternncia, em Santa Catarina, principalmente no que refere s parcerias mencionadas, considerando que, dependendo da forma como estas vm sendo encaminhadas, elas parecem ser
[...] uma estratgia poltica muito mais de repasse sociedade civil de funes antes executadas pelo Estado, nesse caso, educacionais, do que de ampliao do espao de participao da sociedade nas decises sobre polticas pblicas. (p. 54)

Mais adiante, menciona que um outro problema dessas parcerias consiste em que
[...] as associaes locais so fracas ou inexistentes e a mediao da ARCAFAR-Sul parece ter se restringido ao aspecto metodolgico dessa proposta educativa. (p. 103)

Estevam (2003) trata, em seu trabalho, da histria da implantao das CFRs no estado catarinense, focando no processo de divulgao e implantao das primeiras experincias, bem como na expanso do movimento e na criao da Associao das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil ARCAFAR-Sul. Para o autor, o projeto das CFRs, em Santa Catarina, surgiu como resposta s dificuldades enfrentadas pela agricultura familiar no estado e em razo da desmotivao dos jovens camponeses em relao ao ensino urbano. Moura da Silva (2006) traou o percurso sociohistrico da implantao da Pedagogia da Alternncia no Piau. Em sua opinio, esta fez emergir uma nova forma de educao do campo que considera o sujeito, o espao e a relao entre educao e desenvolvimento sustentvel.
Quarta linha temtica: relaes entre CEFFAs e famlias

Os trabalhos agrupados nessa linha temtica so a tese de doutorado de Silva (2000) e as dissertaes de mestrado de Cruz (2004), Lima (2004) e Pereira (2005). O que h de comum nessa produo a anlise de como a dinmica da interao entre famlias e CEFFAs constitui-se como elemento fundamental do processo educativo em alternncia. De certo modo, verifica-se no conjunto desses trabalhos algo que fora apontado por Nosella ainda em 1977, conforme j dissemos, acerca do problema da participao das famlias no processo pedaggico desenvolvido nas CEFFAs. Silva (2000) analisa a questo das representaes sociais de monitores, pais e alunos de duas experincias brasileiras de formao em

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.2, p. 227-242, maio/ago. 2008

235

alternncia, a saber: Casa Familiar Rural de Quilombo, em Santa Catarina, e Escola Famlia Agrcola de Vinhtico, no Esprito Santo. A autora identificou diferenas importantes no que diz respeito dinmica da relao CEFFA/famlia nessas instituies. Na EFA de Vinhtico, em sua opinio, essa dinmica se caracteriza pela
ausncia de uma insero sistemtica, tanto dos monitores no acompanhamento dos jovens no meio familiar, quanto das famlias na conduo do projeto pedaggico no meio escolar. (p. 255)

J na CFR de Quilombo, apesar do fato de que no ainda existe uma boa integrao entre famlia e CEFFA, essas instncias encontramse prximas. Dessa forma,
ocorre a existncia de uma percepo comum dos atores sobre a finalidade da alternncia, assim como uma melhor compreenso das famlias sobre a dinmica da formao. (p. 256)

Os estudos de Cruz (2004) e de Lima (2004), a exemplo do que se verifica no trabalho desenvolvido por Silva (2000), tambm apontam problemas importantes na dinmica da interao CEFFA/famlia. Cruz (2004), em sua pesquisa, analisou o papel sociopoltico e pedaggico exercido pelos agricultores cujos filhos estudam na Escola Comunitria Rural de Jaguar, no Esprito Santo. Esse autor identificou problemas semelhantes aos encontrados por Silva (2000) no que diz respeito dinmica da interao entre famlias e CEFFAs. O estudo em questo aponta em suas concluses os seguintes problemas: a maioria das famlias somente vai escola nas datas das assemblias, nos encontros de formao ou quando so solicitadas; tanto as famlias, quanto os monitores, no tm uma compreenso adequada dos instrumentos da Pedagogia da Alternncia; a crescente influncia dos monitores e dos rgos ligados administrao e manuteno da escola est

provocando uma reduo na capacidade de gesto poltica das famlias. J no estudo de caso conduzido por Lima (2004), investigou-se a participao das famlias de uma EFA de Ensino Mdio, localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Essa autora aponta divergncias entre as concepes de participao dos atores que atuam no processo educativo da EFA em questo. Especificamente no que diz respeito participao dos pais, esta oscila entre passividade e atividade. Entretanto, de modo geral, a autora conclui que a participao dos diversos atores resume-se freqncia a reunies, assemblias e alguma outra forma de colaborao na instituio. No obstante, Lima (2004) entende participao como um processo de conquista, de autonomizao dos sujeitos, no cabendo, portanto, imposio ou tutela. Por seu turno, Pereira (2005) analisa uma experincia de interao entre famlias rurais de Jaguaquara, na Bahia, e a Escola Estadual Rural Taylor-Egdio, a qual utiliza a Pedagogia da Alternncia. Esse estudo focalizou a participao da famlia rural no processo de alfabetizao de crianas e adolescentes no modelo de alternncia. A autora ressalta a Pedagogia da Alternncia como uma proposta inovadora que propicia ao educando
utilizar-se do seu cotidiano, das suas experincias, das suas leituras de mundo, como subsdios significativos para a aquisio do cdigo escrito da lngua e do letramento. (Pereira, 2005, p. 150)

Ressalta, tambm, as relaes que o alfabetizando estabelece entre o saber escolar e o trabalho produtivo de seus familiares (p. 150). Por fim, apresenta a famlia e a escola como parceiras no fortalecimento da cultura da terra (p. 155).
Outras linhas temticas

Nesse conjunto, foram agrupados os trabalhos que no puderam ser inseridos nas quatro linhas temticas identificadas e, tampouco,

236

Edival TEIXEIRA; Maria de Lourdes BERNARTT e Glademir TRINDADE. Estudos sobre pedagogia:...

puderam ser agrupados entre si. Desse grupo, fazem parte as produes de Silva (1999), Haygert (2000), Moreira (2000), Toledo (2000), Minussi (2003) e Silva (2006). Investigando a questo da Educao Ambiental, Silva (1999) procurou o que considera como programas e processos de Educao Ambiental capazes de superar a viso linear de desenvolvimento, a qual segmenta a questo ambiental e a trata de forma no integrada. Esse autor reconheceu que na experincia educativa da EFA Chico Mendes, situada no municpio de Conselheiro Pena, em Minas Gerais, h algo que a diferencia das propostas em Educao Ambiental, porque, desde sua instalao, as
[...] EFAs procuram respeitar os padres arquite-tnicos, os estilos de vida, as condies econmicas e scio-culturais dos habitantes da regio onde se situam. (p. 60)

gica dos professores das Escolas Comunitrias Rurais Municipais de Jaguar, regio norte do Estado do Esprito Santo. (p. 12)

Haygert (2000) realizou um estudo etnogrfico, de carter antropolgico, centrado na temtica da mudana das relaes geracionais na agricultura familiar, tendo como lcus a Casa Familiar Rural Santo Agostinho, localizada em Quilombo, Santa Catarina. A autora investigou se a introduo da Pedagogia da Alternncia, atravs das Casas Familiares Rurais, estaria alternando o padro de hierarquia das famlias cujos filhos e filhas dela participam (p. 19). Ele observou que as relaes familiares, em seu contexto de pesquisa, ainda so muito hierarquizadas e centradas na figura do pai. No obstante, considera que essas relaes podem ser modificadas se
[...] as famlias agricultoras envolvidas no processo da Casa Familiar Rural Santo Agostinho estarem motivadas por caractersticas especficas em sua histria, seus projetos de vida e sua produo. (p. 105-106)

Moreira (2000) se props a


[...] analisar como se presentifica a dimenso imaginrio-social na prxis poltico-pedag-

A partir do seu objetivo inicial, o autor discutiu basicamente a constituio da identidade cultural do homem do campo numa dimenso relacio-nal ao homem/meio urbano (p. 13). O trabalho de Toledo (2000) destoa dos demais analisados na medida em que este focalizou a questo da administrao da educao rural, seus controles e produtos, considerando-a como responsvel pelos resultados que a escola alcana. Para tanto, o autor avaliou e comparou o modelo e as aes administrativas e pedaggicas de uma Escola Agrotcnica Federal (EAF) e uma EFA (EFA) de nvel mdio, ambas localizadas na Bahia. Tendo como fundamento terico a teoria de sistemas, Toledo (2000), concluiu que ambas as instituies podem ser consideradas como sistemas abertos e complexos. No obstante, identificou profundas diferenas entre a EAF e a EFA no que diz respeito aos modelos de gesto adotados. Para o autor, o modelo de gesto da EAF determinstico e acredita ser possvel controlar o processo administrativo. Esse modelo, segundo Toledo, mantm a instituio desatrelada dos anseios da comunidade por um lado e, por outro, ligada s demandas do sistema poltico e econmico do Estado. Na EFA, por sua vez, o modelo de gesto probabilstico e orienta-se no sentido de favorecer uma boa dinmica de interao com a comunidade, no sentido de que procura atender s necessidades da comunidade a que serve. No obstante, conclui, apesar de que ambas as escolas procuram cumprir as normas e expectativas sociais em relao ao produto que devem gerar, passvel de questionamento a legitimidade desses produtos, tendo em vista que estes parecem estar calcados em expectativas imediatistas. Classificamos o trabalho de Minussi (2003) nesse conjunto de textos porque, se por um lado no tivemos acesso ao texto completo, por outro,

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.2, p. 227-242, maio/ago. 2008

237

o resumo obtido no Banco de Teses da CAPES vago e no fornece informaes precisas quanto aos objetivos do estudo. A fonte obtida apenas deixa claro que essa autora se props a analisar a questo da Educao de Jovens e Adultos por meio da Pedagogia da Alternncia, mediante um estudo de caso que teve como objeto a Casa Familiar Rural localizada no municpio de Sombrio, Santa Catarina. Finalmente, Silva (2006), em sua tese de doutoramento, analisa o conceito, os propsitos e as realizaes de formao integral humana, explcitos nos documentos pedaggicos e nas prticas cotidianas da Casa Familiar Rural de Medicilndia, no Par. Tendo como referenciais tericos aportes de Theodor Adorno, o autor compara o que est prescrito nos documentos pedaggicos com que de fato se realiza no cotidiano da CFR investigada. Por fim, caracteriza o que chama de contedos de moral nos documentos e nas manifestaes dos sujeitos que atuam na Casa Familiar Rural.
Consideraes finais

O objetivo deste texto era o de mapear e discutir a produo acadmica brasileira de teses de doutorado e dissertaes de mestrado sobre Pedagogia da Alternncia, defendidas entre 1969 e 2006, no intuito de estabelecer um primeiro esboo do estado da arte nessa rea de investigao. No que se refere ao mapeamento da produo, notamos que embora a Pedagogia da

Alternncia tenha surgido no Brasil em 1969, o primeiro trabalho acadmico sobre esta surgiu oito anos aps o incio da experincia. Alm disso, observamos que houve produes esparsas e intercaladas at o ano 2000. A partir de ento, houve um aumento significativo no que se refere produo acadmica, pois ela apresenta um nmero quase quatro vezes maior, nos ltimos seis anos, em relao aos 22 anos decorridos entre 1977 e 1999. No que tange s temticas mais recorrentes, os estudos sobre a Pedagogia da Alternncia, como uma alternativa para a Educao do Campo, e sobre as relaes entre Pedagogia da Alternncia e a questo do desenvolvimento compreendem cerca de 60,87% dos trabalhos acadmicos analisados. Esse dado sugere que vem se constituindo em torno dessas temticas um consenso nas pesquisas sobre a Pedagogia da Alternncia no Brasil. Outros 17,39% da produo tratam do processo de implantao de CEFFAs no Brasil; 8,70% tratam de relaes entre CEFFAs e famlias; e 13,04% esto dispersos em seis temticas diferentes entre si. Enfim, o levantamento feito sobre a produo acadmica em Pedagogia da Alternncia, no que se refere a teses e dissertaes, demonstra que esta expressiva. No obstante, existem aspectos que, em nosso entendimento, merecem estudos mais aprofundados, sobretudo no que tange dinmica da relao famliaCEFFA, aos fundamentos terico-metodolgicos da Pedagogia da Alternncia e s relaes entre os CEFFAs e o Estado.

Referncias bibliogrficas tiva de uma Casa Familiar Rural e suas contribuies para o desenvolvimento local ALMADA, F. A. C. A experincia educa educativa local. 2005. 114 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Federal do Par, Belm. 2005. gg ica para o meio rural ALVES, R. C. P. Anlise de uma Escola Famlia Ag Agrcola pedagg ggica rural. 1994. 102 p. rcola como proposta peda Dissertao (Mestrado)- Universidade Federal de Viosa, Viosa. 1994. AMARAL, S. R. M. A Escola Famlia Agrcola e o desenvolvimento comunitrio profissional profissional: um estudo avaliativo da EFA de Olivnia em Anchieta no esprito Santo no perodo de 1979-2000. 2002. 218 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade de Braslia, Braslia. 2002.

238

Edival TEIXEIRA; Maria de Lourdes BERNARTT e Glademir TRINDADE. Estudos sobre pedagogia:...

ARAJO, S. R. M. Escola para o trabalho escola para a vida vida: o caso da Escola Famlia Agrcola de Angical Bahia. 2005. 419 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade do Estado da Bahia, Salvador. 2005. AZEVEDO, A. J. A formao de tcnicos agropecurios em alternncia no Estado de So Paulo Paulo: uma proposta educacional inovadora. 1998. 185 p. Tese (Doutorado)- Universidade Estadual Paulista, Marlia. 1999. BATISTELA, A. C. Filosofia e posicionamentos para a Educao no Meio Rural Rural: Pedagogia da Alternncia. 1997. 161 p. Dissertao (Mestrado)- Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 1997. BEGNAMI, J. B. Pedagogia da Alternncia como sistema educativo. Revista da Formao por Alternncia Alternncia. Braslia: UNEFAB, 2006, n. 3. p. 24-47. CALIARI, R. O. Pedagogia da Alternncia e desenvolvimento local local. 2002. 123 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Federal de Lavras, Lavras. 2002. CHAGAS, R. C. S. Porta giratria entre o espao da Pedagogia da Alternncia da Escola Famlia Agrcola Me Jovina e o Campo Campo: um dilogo possvel? 2006. 89 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2006. CHAVES, A. P. P. Educao e desenvolvimento social social: uma anlise de sua relao em trs experincias da pedagogia da alternncia. 2004. 2 v. 595 p. Tese (Doutorado)- Universidade Estadual Paulista, Marlia. 2004. CRUZ, N. A. Pedagogia da Alternncia Alternncia: (re) significando a relao pais-monitores no cotidiano da Escola Comunitria Municipal de Jaguar ES. 2004. 217 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Federal do Esprito Santo, Vitria. 2004. DEMARCO, D. J. Uma anlise do projeto Escola do Campo Casa Familiar rural como iniciativa de profissionalizao e escolarizao de jovens rurais do Estado do Paran. 2001. 188 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade de So Paulo, So Paulo. 2001. ESTEVAM, D. O. Casa Familiar Rural Rural: a formao com base na Pedagogia da Alternncia. 2003. 126 p. Dissertao (Mestrado)Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis. 2003. GIMONET, J. C. Nascimento e desenvolvimento de um movimento educativo: as Casas Familiares Rurais de Educao e Orientao. In: Seminrio Internacional da Pedagogia da Alternncia: Alternncia e Desenvolvimento, 1., 1999. Anais Anais... Salvador: UNEFAB, 1999, p. 39-48. GIOANORDOLI, R. L. Nova perspectiva para a Educao Rural Rural: Pedagogia da Alternncia. 1980. 257 p. Dissertao (Mestrado)Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 1980. gog ia da alternncia GNOATTO, A. A. A casa familiar rural e a peda pedagog gogia alternncia. 2000. 130 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Estadual Paulista, Marlia. 2000. HAYGERT, M. L. L. De pai para filho filho: tecendo um novo territrio familiar. 2000. 154 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis. 2000. LIMA, E. N. A participao dos pais na pedagogia da alternnci alternncia: a Escola-Famlia Agrcola Bontempo. 2004. 124 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Federal de So Carlos, So Carlos. 2004. LUZ, D. M. R. Casa Familiar Rural em Santa Catarina Catarina: contradies no encaminhamento da Proposta. 2002. 116 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis. 2002. MACHADO, B. A Pedagogia da Alternncia como modalidade de educao educao: alguns desafios para a extenso rural. 2000. Dissertao (Mestrado)- Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2000. MAGALHES, M. S. Escola Famlia Agrcola Agrcola: uma escola em movimento. 2004. 126 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Federal do Esprito Santo, Vitria, 2004. MANHANI, D. C. Uma avaliao do programa de formao de jovens empresrios rurais PROJOVEM. 2000. 118 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade de So Paulo, Piracicaba. 2000.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.2, p. 227-242, maio/ago. 2008

239

MANZONI, J. D. M. Estratgia de transio para o ecodesenvolvimento da agricultura na Ilha dos Marinheiros (Rio Grande RS) RS): uma abordagem sob a tica Ignacy Sachs. 2005. 116 p. Dissertao (Mestrado)- Fundao Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2005. tra vs da peda gog ia da alternncia no extremo sul ca tarinense pedagog gogia catarinense tarinense. 2003. MINUSSI, R. P. M. A educao de jovens e adultos a atra travs 119 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. 2003. MOREIRA, F. Formao e prxis dos professores em escolas comunitrias rurais rurais: por uma Pedagogia da Alternncia. 2000. 288 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Federal do Esprito Santo, Vitria. 2000. ricultor tcnico x tcnico a g rcola MUTA, A. P. N. Ag Agricultor ag rcola: os desafios da educao rural na Escola Famlia Agrcola de Porto Nacional. 2002. 161 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Federal de Gois, Goinia. 2002. NASCIMENTO, A. L. C. Escolas Famlia Agrcola e agroextrativista do Estado do Amap Amap: prticas e significados. 2005. 125 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Federal do Par, Belm. 2005. NASCIMENTO, C. G. A educao camponesa como espao de resistncia e recriao da cultura cultura: um estudo sobre as concepes e prticas educativas da Escola Famlia Agrcola de Gois EFAGO. 2005. 318 p. Dissertao (Mestrado)Universidade de Campinas, Campinas. 2005. campons: o caso da Escola Famlia Agrcola NASCIMENTO, E. P. O espao escolar na ela elaborao borao do conhecimento pelo aluno campons de Porto Nacional, Tocantins. 2000. 130 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade de Braslia, Braslia. 2000. gog ia da alternncia na viso dos alunos de assentamentos NICCIO, R. T. A peda pedagog gogia assentamentos: um estudo da pedagogia da alternncia implantada em uma escola agrcola do estado de So Paulo. 2002. 165 p. Dissertao (Mestrado)- Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. 2002. NOGUEIRA, J. D. Casa Familiar Rural no Paran Paran: organizao e implementao de um programa. 1998. 170 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Federal de Viosa, Viosa. 1998. NOSELLA, P. Uma nova educao para o meio rural rural: sistematizao e problematizao da experincia educacional das Escolas da Famlia Agrcola do Movimento de Educao Promocional do Esprito Santo. 1977. 204 p. Dissertao (Mestrado)- Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. 1977. PASSADOR, C. S. Um estudo do Projeto Escola do Campo - Casa Familiar Rural (1990-2002) do estado do Paran Paran: a pedagogia da alternncia como referencial de permanncia. 2003. 176 p. Tese (Doutorado)- Universidade de So Paulo, So Paulo. 2003. PEREIRA, S. S. S. Relaes educacionais entre famlias rurais e escola escola: um estudo na Escola Estadual Taylor-Egdio em Jaguaquara Bahia. 2005. 166 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Catlica do Salvador, Salvador. 2005. scola da Famlia Agrcola PESSOTI, A. Escola Agrcola: uma alternativa para o ensino rural. 1978. 194 p. Dissertao (Mestrado)- Fundao Getlio Vargas, Rio de Janeiro. 1978. rcola (EF A) de Gois QUEIROZ, J. B. P. O processo de implantao da Escola Famlia Ag Agrcola (EFA) Gois. 1997. 277 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Federal de Gois, Goinia. 1997. Brasil: ensino mdio e educao profissional. 2004. 210 p. Tese _______. Construo das Escolas Famlias Ag Agrcolas rcolas no Brasil (Doutorado)- Universidade de Braslia, Braslia. 2004. RUBENICH, C. J. Avaliao da eficincia da Escola Famlia Agrcola Agrcola: COAAMS no desenvolvimento da comunidade rural. 2004. 110 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Catlica Dom Bosco, Campo Grande. 2004. gog ia da alternncia e desenvolvimento rural SANDRI, T. Peda Pedagog gogia rural: um estudo sobre a Casa Familiar Rural de Reserva Paran. 2004. 162 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2004. SANTOS, N. R. C. Educao do campo e alternncia alternncia: reflexes sobre uma experincia na Transamaznica. 2006. 401 p. Tese (Doutorado)- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2006.

240

Edival TEIXEIRA; Maria de Lourdes BERNARTT e Glademir TRINDADE. Estudos sobre pedagogia:...

SILVA, A. M. A trajetria scio-histrica da educao em alternncia no Piau Piau. 2006. 259 p. Dissertao (Mestrado)Universidade Federal do Piau, Teresina. 2006. SILVA, J. A. F. Alternncia no Currculo Currculo: uma proposta para a incluso escolar e social um estudo da Escola Famlia Agrcola da Perimetral Norte/AP. 1998. 178 p. Dissertao (Mestrado)- Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. 1998. rcola SILVA, J. B. Da efetividade da educao ambiental nas escolas famlia Ag Agrcola rcola: o caso da EFA Chico Mendes. 1999. 64 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba. 1999. ormao em SILVA, L. H. Representaes sociais da relao escola-famlia no universo das experincias brasileiras de f formao alternncia alternncia. 2000. Tese (Doutorado)- Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. 2000. _____. A Educao do Campo em foco: avanos e perspectivas da Pedagogia da Alternncia em Minas Gerais. In: 28a REUNIO ANUAL DA ANPED (GT MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAO N 3). 2005. Anais Anais... Caxambu: Anped, 2005. SILVA, P. L. Mnima moralia e educao educao: reflexes sobre a formao humana na educao rural. 2006. 267 p. Tese (Doutorado)Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2006. balho pensar a vida SILVA, M. F. Pensar o tra trabalho vida: as dimenses da formao na Pedagogia da Alternncia da Escola Famlia Agrcola de Marab. 2003. 135 p. Dissertao (Mestrado)- Universidade Federal do Par, Belm. 2003. MST: da concepo prxis. TEIXEIRA, L. M. A educao superior no Movimento dos Tra rabalhadores balhadores Rurais Sem Terra MST 2006. 162 p. Dissertao (Mestrado) Universidade So Marcos, So Paulo. 2006. TOLEDO, M. N. Processo de gesto das escolas agrotcnicas federais e das escolas famlias agrcolas agrcolas: uma anlise sistmica. 2003. 200 p. Dissertao (Mestrado) Universidade Catlica de Braslia, Braslia. 2000. Alternncia. Braslia: Unio Nacional das Escolas Famlias Agrcolas do Brasil. n. 4. jul. 2007. UNEFAB. Revista da Formao por Alternncia ANEXO

Dissertaes defendidas no Programa de Ps-Graduao em Cincias da Educao, promovido pela Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a Universidade Franois Rabelais, de Tours, e a Unio Nacional das Escolas Famlias Agrcolas do Brasil.
ALVES, M. S. C. A precariedade do financiamento e os desafios desafios: o caso das duas Escolas Famlias Agrcolas em regio de acentuada pobreza no Brasil. 2004. Dissertao (Mestrado)- Universidade Nova de Lisboa/Universidade Franois Rabelais/UNEFAB. Braslia. 2004. ANDRADE, M. Formao de lideranas e pedagogia da alternncia alternncia: um estudo do itinerrio de trs jovens reconhecidos como lder. 2004. Dissertao (Mestrado)- Universidade Nova de Lisboa/Universidade Franois Rabelais/UNEFAB. Braslia. 2004. AUGUSTO, E. Formao de jovens e participao social social: um estudo sobre a formao de trs jovens da Escola Famlia Agrcola de Porto Nacional. 2004. Dissertao (Mestrado)- Universidade Nova de Lisboa/Universidade Franois Rabelais/UNEFAB. Braslia. 2004. BARRIONUEVO, A. Sucesso profissional, formao formal e experencial experencial: estudo de fatores chave no itinerrio de um agricultor. 2004. Dissertao (Mestrado)- Universidade Nova de Lisboa/Universidade Franois Rabelais/UNEFAB. Braslia. 2004. BEGNAMI, J. B. Formao pedaggica de monitores das escolas famlias agrcolas e alternncias alternncias: um estudo intensivo dos processos formativos de cinco monitores. 2004. Dissertao (Mestrado)- Universidade Nova de Lisboa/Universidade Franois Rabelais/UNEFAB. Braslia. 2004. ormao e participao no meio scio profissional BURGHGRAVE, T. Autof Autoformao profissional: abordagem biogrfica de dois agricultores do Movimento das Escolas Famlias Agrcolas. 2004. Dissertao (Mestrado)- Universidade Nova de Lisboa/Universidade Franois Rabelais/UNEFAB. Braslia. 2004.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.2, p. 227-242, maio/ago. 2008

241

FORSSARD, A. C. Identidade do jovem rural confrontando com esteretipo de Jeca Ta tu tu: um estudo qualitativo com os jovens da EFA Rei Alberto I. 2004. Dissertao (Mestrado)- Universidade Nova de Lisboa/Universidade Franois Rabelais/UNEFAB. Braslia. 2004. g ricultura tradicional a inovadora: contributo das formaes no rito de passagem. LOCATELLI, A. Da a ag ag g ricultura familiar inovadora 2004. Dissertao (Mestrado)- Universidade Nova de Lisboa/Universidade Franois Rabelais/UNEFAB. Braslia. 2004. tivo e prticas peda gg icas das EF As : anlise e planos de estudos inovadores em MENEZES, R. R. Novo paradigma educa educativo pedagg ggicas EFA relao aos sete saberes da educao do futuro de Morin. 2004. Dissertao (Mestrado)- Universidade Nova de Lisboa/ Universidade Franois Rabelais/UNEFAB. Braslia. 2004. MOURA, D. R. Contribuio das Escolas Famlia Agrcola de Riacho de Santana para o desenvolvimento do meio meio: um estudo com os ex-alunos. 2004. Dissertao (Mestrado)- Universidade Nova de Lisboa/Universidade Franois Rabelais/UNEFAB. Braslia. 2004. OLIVEIRA, I. X. Caderno da realidade realidade: contributos para a formao integral do(a) educando(a). 2004. Dissertao (Mestrado)Universidade Nova de Lisboa/Universidade Franois Rabelais/UNEFAB. Braslia. 2004. PEREIRA, G. C. O ensino da histria e a aprendizagem das temporalidades temporalidades. 2004. Dissertao (Mestrado)- Universidade Nova de Lisboa/Universidade Franois Rabelais/UNEFAB. Braslia. 2004. PINTO, A. M. P. O plano de formao na alternncia e o processo de ensino aprendizagem: um Estudo na EFA de Gois. 2004. Dissertao (Mestrado)- Universidade Nova de Lisboa/Universidade Franois Rabelais/UNEFAB. Braslia. 2004. SOMMERMAN, A. Formao e transdiciplinaridade transdiciplinaridade: uma pesquisa sobre as emergncias formativas do CETRANS. 2004. Dissertao (Mestrado)- Universidade Nova de Lisboa/Universidade Franois Rabelais/UNEFAB. Braslia. 2004. SOUZA, H. M. R. Processo de construo do projeto poltico pedaggico pedaggico: um estudo na EFA de Pacu. 2004. Dissertao (Mestrado)- Universidade Nova de Lisboa/Universidade Franois Rabelais/UNEFAB. Braslia. 2004. TREVISAN, F. A escola de ensino fundamental rural no desenvolvimento do seu meio meio: um estudo comparativo. 2004. Dissertao (Mestrado)- Universidade Nova de Lisboa/Universidade Franois Rabelais/UNEFAB. Braslia. 2004. ZAMBERLAN, S. O lugar da famlia na vida institucional da escola famlia participao e relao do poder poder. 2004. Dissertao (Mestrado)- Universidade Nova de Lisboa/Universidade Franois Rabelais/UNEFAB. Braslia. 2004.

Recebido em 18.09.07 Aprovado em 24.03.08

Edival Sebastio Teixeira, doutor em Educao pela USP, professor de Psicologia na Universidade Tecnolgica Federal do Paran/Pato Branco. Maria de Lourdes Bernartt, doutora em Educao pela Unicamp, professora de Lngua Portuguesa na Universidade Tecnolgica Federal do Paran/Pato Branco. E-mail: bernartt@utfpr.edu.br. Glademir Alves Trindade professor de Filosofia na Universidade Tecnolgica Federal do Paran/Pato Branco. E-mail: trindade@utfpr.edu.br.

242

Edival TEIXEIRA; Maria de Lourdes BERNARTT e Glademir TRINDADE. Estudos sobre pedagogia:...

You might also like