You are on page 1of 20

Editorial

novo site de Bola Preta, apresentado com destaque nesta edio, foi criado para ampliar as possibilidades de relacionamento com nossos leitores e de proporcionar o acesso a mais informaes. A reformulao do site vem em seguida s mudanas que foram feitas na revista no ano passado, tornando-a mais moderna, mais fcil e agradvel de ler. O objetivo da mudana o mesmo: acompanhar as transformaes que vm ocorrendo no mundo, na refrigerao e, especialmente, no perfil dos nossos leitores. Cada vez mais, o refrigerista deve ser um profissional atualizado e atento a tudo o que ocorre sua volta. E a Internet tem muito a ver com isso, pois permite encontrar rapidamente informaes muito variadas. Segundo as ltimas estimativas, no Brasil existem cerca de 40 milhes de pessoas com acesso Internet em suas residncias. E esse nmero no para de crescer. Alm disso, outros milhes de brasileiros acessam seus sites favoritos no seu ambiente de trabalho, em centros comunitrios, em lan houses e outros locais. Para ter uma ideia do uso da Internet pelos nossos leitores, basta lembrar que, hoje, recebemos 20 vezes mais e-mails do que cartas. Esperamos a sua visita no nosso novo site. Deixe ali os seus comentrios, para que possamos sempre aprimor-lo, atendendo s suas necessidades e expectativas.

Nesta
Capa

Edio
pg.

A Internet fonte de referncia e de consulta cada vez mais indispensvel para todos. Com os refrigeristas no diferente. Por isso, o site da revista Bola Preta foi totalmente reformulado, tornando-se muito mais completo e moderno.

10

Fique de Olho
As chopeiras vm se tornando equipamentos mais comuns em estabelecimentos comerciais e tambm em residncias. Isso abre oportunidades para refrigeristas bem preparados oferecerem servios de manuteno, diversificando as suas atividades.

pg.

Crescimento Profissional
Frequentar cursos e visitar feiras relacionadas refrigerao so duas atividades essenciais para se manter a par das novidades e tendncias no setor. Nesta edio, trazemos informaes sobre algumas das alternativas disponveis.

pg.

13 17

Pergunte Embraco
A seo responde a duas dvidas que muitos refrigeristas manifestam. A primeira delas diz respeito utilizao dos rels do tipo PTC, encontrados com frequncia cada vez maior no mercado. A outra tem como tema a quantidade de leo usada nos compressores. Em duas matrias, os especialistas da Embraco explicam detalhadamente esses temas.

pg.

ndice
N 104 Setembro/2010

Um abrao Fabio Humberg

Capa: Solues Comunicao e Marketing

Cartas Gente do Frio Profissional de Destaque Fique de Olho Capa Crescimento Profissional Refrescando a Cuca Segredos Pergunte Embraco

4 5 6 7 10 12 15 16 17

Cartas

Apoio a quem estuda


Temos em nossa unidade o curso de refrigerao e ar condicionado, e esta revista nos foi solicitada pelo professor responsvel pelo curso. Carina Rocha Bibliotecria do Senai So Jos dos Campos (SP) Sou aluno de curso de Refrigerao, em escola pblica. O professor do curso sugeriu esta revista pelo excelente contedo que ela apresenta. Zesley Antonio Martins Malaquias Niteri (RJ) Bola Preta a melhor revista de refrigerao que existe, por isso a escolhi para meus estudos. Cleiriston Incio da Silva Jaboato (PE) Estudo refrigerao e desejo receber a revista para me manter sempre informada. Juciara Galvo de Andrade Santa Cruz (RN)
muito bom perceber que existem cada vez mais profissionais se dedicando aos estudos e ao aperfeioamento. Essa a postura correta para o refrigerista que quer conquistar o seu espao no mercado.

Acabei de conhecer a revista e estou adorando, pois estou aprendendo muito com ela. Wellington Pereira Silva Machado (MG) Essa revista atualiza conhecimentos na mesma velocidade das inovaes, facilita o trabalho. Enfim, muito interessante. Paulo Cesar Deniz Jacare (SP)
Antonio Carlos, Wellington e Paulo Csar resumiram, em poucas palavras, o objetivo de nossa revista: esclarecer dvidas, trazer novas informaes, atualizar conhecimentos.

de um amigo e gostei muito. Quero receb-la. Renildo do Nascimento Ferrando Iju (SC)
Carlos Alberto, Pedro, Rivaldo, Renildo e todos os demais refrigeristas que solicitaram as suas assinaturas j esto cadastrados, passando a receber a revista. Continuem a nos escrever, enviando comentrios e sugestes.

Sem deixar de receber


Sou assinante desta valiosa revista, que tanto tem me ajudado como fonte de informao e atualizao. Mudei de endereo e gostaria de continuar a receb-la. Jorge Gusmo de Paula Divisa Nova (MG) Excelente revista. Mudei de endereo e estou com minha prpria empresa. Gostaria de repassar as informaes tcnicas e as novidades da rea aos meus funcionrios, na maioria iniciantes que precisam bastante do contedo dela. Edimar Ribeiro Silva Taiobeiras (MG)
Se voc mudou de endereo, siga o exemplo de Jorge e Edimar: informenos, para no deixar de receber a sua revista.

Em busca das novidades


Gostaria de receber a revista do refrigerista para ampliar as janelas de contato e me atualizar com as novidades da rea. Carlos Alberto de Almeida Lauro de Freitas (BA) Tenho visto a revista Bola Preta em alguns locais e gostaria de receb-la para atualizao e esclarecimento de dvidas tcnicas. Pedro Henrique Pallos Ribeiro Guaxup (MG) Tomei conhecimento da revista atravs dos meus companheiros. Segundo eles, Bola Preta no boa, tima, magnfica. E o site tambm. Rivaldo Batista das Virgens Santa Brbara DOeste (SP) Tive acesso a uma edio da revista atravs

til no dia a dia


Trabalho com refrigerao e a revista vai esclarecer as minhas dvidas em algumas situaes quando precisar, pois um instrumento de ajuda no nosso dia a dia. Antonio Carlos de Aquino Rolndia (PR)

Os nmeros do trimestre
Cartas recebidas E-mails recebidos Faxes recebidos Telefonemas recebidos 05 78 02 29

Filiada

Publicao trimestral da Embraco, dirigida aos profissionais da refrigerao, editada pela Editora CLA Cultural Ltda. Rua Coronel Jaime Americano 30 salas 12-13 CEP 05351-060 So Paulo SP Brasil. Tel: (11) 3766-9015. E-mail: bolapreta@bolapreta.com.br. Diretor: Fabio Humberg. Reportagem: Alberto Uribe e Cristina Bragato. Projeto Grfico: Solues Comunicao e Marketing. Diagramao: Joo Carlos Porto. Conselho Editorial: Alejandro Winocur, Caroline Souza, Cheryl T. Camargo, Gilmar Pirovano, Jackson Krger, Jos Camargo, Leonardo Manfredi, Michel Moreira, Stela Cardoso e Valter Gamba. Tiragem: 52.000 exemplares (40.000 em portugus e 12.000 em espanhol). Impresso: Prol. Entre em contato: Escreva para: Bola Preta R. Cel. Jaime Americano 30 sala 12 05351-060 So Paulo (SP). Ou envie um fax para (11) 3714-8989 ou e-mail para: bolapreta@bolapreta.com.br. Acesse: www.bolapreta.com.br Para falar com a Redao: envie e-mail para redacao@bolapreta.com.br Informaes sobre anncios: tel. (11) 3766-9015 ou e-mail: comercial@bolapreta.com.br A grafia desta publicao est atualizada segundo o Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa de 1990, que entrou em vigor no Brasil em 1 de janeiro de 2009.

O papel utilizado nesta revista proveniente de reflorestamento.

Gente do Frio

Friominas:
Minas Gerais vem sendo um dos estados lderes na adoo de prticas ambientalmente corretas na refrigerao e condicionamento do ar. O Grupo Friominas tem muito a ver com isso.

N 104 Setembro/2010

Fundado em 1965, o tradicional grupo mineiro Friominas atua na revenda de peas e componentes e em diversas outras reas da refrigerao e condicionamento do ar. O perfil inovador e ousado do grupo ficou evidente mais uma vez este ano, com a participao em um projeto de antecipao da eliminao do uso de HCFCs que vem sendo realizado em Minas Gerais. O governo de Minas vem liderando o esforo estadual para usar apenas fluidos refrigerantes ambientalmente corretos. Isso j ocorreu na construo de sua nova sede, inaugurada recentemente, e agora os editais de obras pblicas incluem a exigncia desses fluidos refrigerantes na aquisio de equipamentos de refrigerao e condicionamento de ar. A mesma posio vem

sendo seguida pela Prefeitura de Belo Horizonte, que estabelece esse uso como requisito para conceder alvars de funcionamento a supermercados e outras empresas de varejo. J existe inclusive um projeto de lei estadual para tornar obrigatrio o uso dos HFCs. Diversas importantes empresas privadas mineiras, como a Usiminas, tambm acompanham essa tendncia lanada pelo governo estadual. Jos Roberto de Carvalho, diretor da Friominas, conta que essa mobilizao estadual, alm de ser positiva para o meio ambiente, vem gerando melhora no desempenho tcnico dos equipamentos e sistemas de ar condicionado. E cita como exemplo o prdio Psiu/Uai, localizado na Praa Sete, considerado um dos mais importantes imveis histricos de Belo Horizonte, entre diversos outros. Essa iniciativa tem sido um sucesso, porque a utilizao do HFC traz outras vantagens. Alm de ser melhor para o meio ambiente, tambm h ganhos no rendimento dos equipamentos, afirma. Temos conseguido utilizar

Prdio Psiu/Uai, imvel histrico da capital mineira, que atende s novas exigncias ambientais do governo mineiro. Abaixo, Jos Roberto de Carvalho, da Friominas

os estoques de peas projetadas para o R22 nos equipamentos que esto recebendo o novo fluido refrigerante, facilitando uma padronizao e gerando reduo considervel no custo devido ao aumento de escala alcanado, acrescenta Jos Roberto.

Fotos: Divulgao

foco no meio ambiente

Profissional de Destaque
Nome:
Jos Ferreira Lage

Cursos de refrigerao:
No tive oportunidade de fazer um curso tcnico. Na minha poca no existia. Fui aprendendo na prtica. Em todos estes anos de profisso, estou sempre me atualizando lendo revistas do ramo, pegando dicas. Alm disso, no deixo de ler todos os manuais dos produtos, onde existem muitas instrues. Temos que nos atualizar, de uma forma ou de outra. No podemos parar.

Idade:
79 anos

Local de nascimento:
So Sebastio do Rio Preto (MG)

Onde vive:
Belo Horizonte (MG)

Tempo de profisso:
54 anos

De que forma trabalha:


Atendo supermercados, padarias, aougues, residncias e tenho muitos clientes. Todo dia tem chamado de clientes.

rea de atuao:
Trabalho na rea domstica, prestando servios em geladeiras, e tambm na refrigerao comercial, industrial e com cmaras frigorficas.

O que considera mais importante na profisso:


Honestidade e tica. Procuro atender meus clientes muito bem e fazer meu trabalho da melhor forma possvel. No engano ningum. Compro peas na Friominas h 45 anos. Todos me conhecem l e sabem do meu trabalho.

Local de atuao:
Belo Horizonte e cidades vizinhas.

Contribuio Embraco destaque em ao setor responsabilidade reconhecida social


Na 16 edio da pesquisa Top of Mind, a Embraco foi um dos destaques na categoria Responsabilidade Social, Preservao Ambiental e Investimento em Cultura. A pesquisa, feita pelo Instituto Mapa, identifica as marcas mais lembradas pelos consumidores catarinenses.
6

Nadir Cardoso de Morais, da Capital Refrigerao de So Paulo, foi um dos vencedores do Trofu Oswaldo Moreira 2010, na categoria Personalidade do Comrcio. O prmio entregue anualmente pela Revista do Frio a profissionais e empresas que tenham dado importante contribuio aos segmentos de refrigerao, ar condicionado, ventilao, aquecimento e tratamento do ar.

Foto: Divulgao

Fique de Olho

Chopeiras: um novo
e crescente campo de trabalho
Com colarinho ou sem colarinho, em copo do tipo tulipa ou garotinho, da marca X ou Y, o chopp (ou chope) uma das grandes preferncias dos brasileiros. O aspecto em que todos concordam que tem de ser gelado. E justamente a que os refrigeristas podem encontrar timas oportunidades de prestar servios. As chopeiras vm se tornando equipamentos mais comuns no s nos bares e restaurantes, mas tambm em residncias e chcaras. Manter o bom funcionamento do equipamento que fornece o chopp essencial para os estabelecimentos comerciais. E quem dispe de uma chopeira em casa tambm quer v-la nas melhores condies sempre que for convidar os amigos para um churrasco ou um aperitivo regado a um chopp gelado. Vrias montadoras de equipamentos de refrigerao j esto no mercado e outras entraro, aproveitando as oportunidades abertas. Mas s sobrevivero aquelas que se prepararem para atender as crescentes exigncias tcnicas e ambientais dos grandes
Foto: gergerger7 sxc.hu

fabricantes de chopp (que fornecem os equipamentos para a maior parte dos bares), da legislao e do consumidor. O mesmo princpio vale para os refrigeristas: quem estiver mais preparado encontrar mais espao no mercado.

Recicladoras portteis
sero doadas para empresas
O PNUD (Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento) e o Ministrio do Meio Ambiente esto distribuindo, gratuitamente, 120 equipamentos de reciclagem de CFCs, HCFCs e HFCs. So equipamentos de pequeno porte, simples de operar, que so destinados a empresas de regies no atendidas pelos cinco centros de regenerao de fluidos refrigerantes existentes no pas. Para se candidatar a receber as recicladoras, a empresa deve atender a alguns requisitos, entre os quais estar em operao h pelos menos dois anos e ter registro no Cadastro Tcnico Federal do Ibama.
Para saber mais:
www.protocolodemontreal.org.br recolhedoras@undp.org.br
Fotos: Divulgao

N 104 Setembro/2010

Eficincia energtica:
tema cada vez mais atual
Em todo o mundo, ganha fora a busca de maior eficincia energtica. As razes para isso so ambientais e econmicas. Por um lado, consumir menos evita a necessidade de usar recursos naturais para gerar e transmitir energia. Por outro lado, o usurio gasta menos com a sua conta de eletricidade. Fabricantes dos mais variados equipamentos eltricos j vm trabalhando h muito tempo na busca de solues mais eficientes. Os refrigeradores so um exemplo: segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial), os modelos atuais consomem menos da metade da energia necessria para um equipamento produzido no final do sculo passado. Os compressores Embraco certamente tm muito a ver com isso, pois a eficincia energtica foi um dos aspectos em que a empresa mais investiu ao longo de sua histria. As exigncias dos governos e dos usurios em relao a esse tema vm crescendo. Ao mesmo tempo, estudos feitos em vrios pases mostram o enorme potencial que existe para economizar energia em residncias, escritrios e estabelecimentos comerciais de todos os tipos o que inclui a utilizao de refrigerao e condicionamento do ar. Por isso, importante que profissionais que atuam na assistncia tcnica de refrigeradores sejam eles residenciais ou comerciais saibam dar informaes e, sempre que possvel, desenvolver projetos que resultem em menor gasto de energia.
Foto: Eletrobras

Como entrar
em contato com a Embraco
rea Comercial Cheryl T. Camargo (Eng de Vendas) Estados: RJ-ES-MS-MT-RO-TO-GODF-SC Tel: (47) 3441-2681 cheryl_t_camargo@embraco.com.br Michel Moreira (Eng de Vendas) Estados: MG-PR-RS-BA-SE-AL-PE-PBRN-CE-PI-MA-PA-AM-AP-RR-AC Tel: (47) 3441-2039 michel_moreira@embraco.com.br Valter Gamba (Eng de Vendas) Estados: SP Tel: (47) 3441-2847 valter_gamba@embraco.com.br Assistncia Tcnica Grupo Tcnico de Aplicao Tel: (47) 3441-2393 Solicitaes de material tcnico Veja no site da Embraco, em Informaes Tcnicas, os catlogos e manuais de produtos. Para outros materiais: Caroline Souza (Analista Marketing) Tel: (47) 3441-2470 mktembraco@embraco.com.br Revenda Simone Correa do Amaral Tel: (47) 3441-2021 revenda@embraco.com.br Garantia Marcelo F. Souza Tel: (47) 3441-2704 marcelo_f_souza@embraco.com.br EECON Embraco Electronic Controls www.eecon.com.br

A cada ano, os equipamentos mais eficientes recebem o Prmio Procel

Site: www.embraco.com.br

em 93,4% das residncias


No Brasil, praticamente todos os domiclios contam com um refrigerador: so 93,4%, um percentual que vem crescendo ano aps ano com a chegada da eletricidade a regies mais afastadas e com as facilidades para compra financiada. Esse um dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios 2009, feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) e divulgada no incio de setembro. Segundo a pesquisa, h mais de 53 milhes de residncias com refrigerador no pas. Em relao aos freezers, sua presena bem menor (pouco mais de 15% das residncias), mas o nmero impressiona: so quase 9 milhes de domiclios com esse equipamento. Para os refrigeristas esses nmeros so uma boa notcia: comprovam que existe um amplo mercado para oferecerem seus servios.

HCFCs
em debate
Na reunio anual da associao internacional Icarhma, realizada em agosto, nos EUA, os fluidos refrigerantes foram o principal tema. Neste ano, tivemos pela primeira vez um painel de debates que analisou os potenciais substitutos para os fluidos refrigerantes atuais, relata Samoel Vieira de Souza, presidente da Abrava, que esteve presente no encontro. Entre as concluses dos especialistas, chamou a ateno algo que j vem sendo dito por Bola Preta h algum tempo: no existe um substituto ideal para os HCFCs, mas opes diferentes conforme a aplicao.
9

Nova lei estimula


recolhimento de refrigeradores antigos
A Poltica Nacional de Resduos Slidos, aprovada em agosto deste ano, estabeleceu uma srie de regras para cuidar do lixo no Brasil. Entre elas, est a forma de dar uma destinao adequada a equipamentos que no tm mais utilidade que no podem ser jogados no lixo comum. Os refrigeradores fazem parte desses equipamentos, por isso seu recolhimento e a reciclagem de suas peas j comeam a despertar interesse de empresas e profissionais. Uma indstria dedicada apenas a essas atividades foi inaugurada recentemente em Cabreva, no interior de So Paulo. Outras iniciativas semelhantes devem surgir nos prximos meses. Como muitas vezes os consumidores pedem o apoio dos refrigeristas para se livrar de refrigeradores que no querem mais, pode se abrir uma nova oportunidade de negcios para eles, ligada reciclagem.

Foto: Divulgao

Geladeiras: presentes

N 104 Setembro/2010

Capa

Um novo site, para refrigeristas cada vez mais conectados


Desde agosto, est no ar a nova verso do site da revista. Mais moderna e fcil de navegar, tem como objetivos trazer mais informaes e abrir um novo canal de relacionamento com os profissionais da refrigerao.

A Internet uma realidade cada vez mais presente no dia a dia de todos ns. O nmero de usurios no para de crescer, porque cada vez mais fcil e barato estar conectado e essa conexo abre inmeras possibilidades e facilita a realizao de diversas atividades. Segundo informaes da Internet World Stats, j so 2 bilhes de usurios em todo o planeta, o que significa cerca de 30% da populao mundial. Na Amrica Latina, essa proporo cresceu mais de 1.000% nos ltimos 10 anos. J so mais de 200 milhes de pessoas em toda a regio ligadas Internet (Veja quadro na pgina 11). Como natural, o pblico jovem at 30 anos concentra o maior nmero de
10

usurios. Mas h gente de todas as faixas de idade acessando sites, usando e-mail e fazendo as mais diversas operaes na Internet, tanto a partir de suas prprias casas, quanto em seus locais de trabalho ou ainda em escolas, locais pblicos de acesso e lan houses.

Acompanhando o que acontece no mundo, entre os leitores de Bola Preta tambm cresceu muito a utilizao da Internet. Para atender melhor s suas necessidades, o site da revista passou por uma completa reformulao. Essa mudana foi projetada tendo em vista

Principais atividades realizadas na Internet Enviar e receber e-mails e mensagens instantneas (MSN) Realizar atividades escolares Procurar informaes sobre bens e servios Ler jornais e revistas Frequentar redes sociais (Orkut, Facebook e outras) Pesquisar informaes diversas Jogar ou buscar outras formas de diverso e entretenimento Fazer compras

que o refrigerista de hoje um profissional com maior conhecimento tcnico e maior grau de escolaridade, alm de utilizar, cada vez mais, os recursos da informtica no seu dia a dia. O crescimento do nmero de leitores que possuem e-mail e tm acesso Internet um fato que pode ser comprovado pelo crescimento, ano a ano, do nmero de mensagens eletrnicas recebidas pela revista, enquanto diminuem as cartas via correio. O novo site da revista Bola Preta est mais moderno, mais interativo e mais fcil de utilizar. Alm disso, possibilita o acesso a um volume maior de informaes, com atualizao constante. A edio atual e as anteriores da revista podem ser acessadas pelo site, que permite tambm a sua impresso integral ou parcial. Assim, quem perdeu algum exemplar sempre pode consultar as matrias publicadas. Outra informao til disponibilizada so as recomendaes de livros sobre refrigerao uma antiga reivindicao dos

Usurios de Internet na Amrica Latina


Pas
Argentina Bolvia Brasil Chile Colmbia Costa Rica Cuba Equador El Salvador Guatemala Honduras Mxico Nicargua Panam Paraguai Peru Repblica Dominicana Uruguai Venezuela

Usurios
26.614.813 1.102.500 75.943.600 8.369.036 21.529.415 2.000.000 1.605.000 2.359.710 975.000 2.280.000 958.500 30.600.000 600.000 959.900 1.000.000 8.084.900 3.000.000 1.855.000 9.306.916

% da populao total
64,4% 11,1% 37,8% 50,0% 48,7% 44,3% 14,0% 16,0% 16,1% 16,8% 12,0% 27,2% 10,0% 28,1% 15,7% 27,0% 30,5% 58,2% 34,2%

Crescimento 2000-2010
964,6% 818,8% 1.418,9% 376,2% 2.352,1% 700,0% 2.575,0% 1.211,0% 2.337,5% 3.407,7% 2.296,3% 1.028,2% 1.100,0% 2.033,1% 4.900,0% 223,4% 5.354,5% 401,4% 879,7%

Total Fonte: World Stats

200.144.290

34,8%

1.024,9%

Informaes teis, como dicas de livros, podem ser encontradas no site

Acesse: www.bolapreta.com.br
11

N 104 Setembro/2010

leitores interessados em ter mais fontes de informao e atualizao. O Espao do Leitor outra novidade, permitindo que os interessados deem suas opinies, faam sugestes, peam explicaes sobre suas dvidas e muito mais, tendo uma relao ainda mais prxima com a revista. A facilidade para fazer assinaturas e para atualizar dados cadastrais mais uma vantagem do novo site. Desde os primeiros dias de funcionamento, foram recebidos dezenas de formulrios preenchidos diretamente na Internet, mostrando, novamente, como os refrigeristas esto cada vez

mais conectados. A seo Perguntas Frequentes esclarece as principais dvidas dos leitores em relao revista e a outros aspectos, inclusive sobre a obteno de informaes tcnicas sobre os produtos Embraco. Como acontece com a revista, o site evoluir a partir das sugestes e dos comentrios dos usurios. E acompanhar o ritmo mais rpido da Internet, sendo renovado e aperfeioado constantemente. Tudo isso para manter os refrigeristas sempre informados e aprofundar ainda mais os laos que unem a revista a esse pblico.

Crescimento Profissional

Febrava 2011 Mercofrio


comea a ser preparada
Faltando pouco menos de um ano para a sua realizao, j esto a todo vapor os preparativos para a Febrava 2011 Feira Internacional de Refrigerao, Ar Condicionado, Ventilao, Aquecimento e Tratamento do Ar. O evento acontecer em So Paulo, de 20 a 23 de setembro de 2011. Muitas empresas j esto com seus estandes reservados para essa edio da feira, que promete ser a melhor dos ltimos anos, em funo do bom momento vivido pela economia brasileira e das perspectivas que se abrem com a Copa do Mundo e as Olimpadas. A programao j anunciada inclui sete ilhas temticas, que transmitem mensagens e conceitos fundamentais para os profissionais do setor. O Congresso Conbrava, que ocorre junto com a feira, tambm j tem tema definido e muito atual: A Promoo da Sustentabilidade.

2010, em Porto Alegre


Profissionais da refrigerao do Rio Grande do Sul e regies vizinhas tm um encontro marcado de 20 a 23 de outubro. Nesses dias realiza-se em Porto Alegre a Mercofrio, Feira e Congresso da Indstria de Climatizao e Refrigerao. Na feira, estaro presentes diversas empresas do setor, o que permitir conhecer as novidades e tendncias em produtos, tecnologias e servios. Ao mesmo tempo, uma oportunidade para obter orientaes e manter contato com especialistas.
Mais informaes:
www.mercofrio2010.com.br Tel: (51) 3342-2964

Feira no Cear
em novembro
A Fenafrio Feira Nacional de Tecnologias em Climatizao, Refrigerao e Tratamento de Ar j se consolidou como um evento importante para profissionais e empresas da Regio Nordeste. Sua quarta edio acontecer em Fortaleza (CE), de 25 a 27 de novembro. Alm de palestras e exposio de produtos, o evento ter duas atraes especiais: a Ilha da Reciclagem apresentada pelo Ministrio do Meio Ambiente e pelo PNUD (Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento) e o Encontro Nacional de Empresas Projetistas da Abrava.
Mais informaes:
www.turinconsultoria.com.br Tel: (85) 3234-7078

Na Bahia, foco na alimentao


De 26 a 29 de outubro, realiza-se em Salvador, a Fispal Bahia. um evento de interesse dos refrigeristas por mostrar equipamentos e servios para a cadeia de alimentao.
Mais informaes:
www.fispalbahia.com.br Tel: 11 3598-7800

12

Cursos rpidos no Senai-SP


A Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, em So Paulo, reconhecida como a mais importante do Brasil no ensino tcnico de refrigerao. Uma das vrias opes oferecidas pela escola so os cursos rpidos, com durao entre 16 e 206 horas. Vrias opes esto disponveis para os interessados, que devem ter mais de 14 anos e ter concludo o ensino fundamental (9 ano ou antiga 8 srie). Para quem no tem disponibilidade durante a semana, a escola oferece alguns cursos com aulas s aos sbados e domingos. Entre eles, o de Mecnico de Manuteno em Refrigerao Comercial, com 173 horas de aula, cujas inscries esto abertas.
Mais informaes:
(11) 2065-2810 senairefrigeracao@sp.senai.br www.sp.senai.br/refrigeracao

RECICLE SEUS CONHECIMENTOS


Refrigerao - 3 edio 324 pginas R$ 105,00 Autor: Ennio Cruz da Costa Contedo avanado e muito completo, incluindo a produo, distribuio, conservao e aplicaes do frio. Refrigerao e Climatizao para Tcnicos e Engenheiros 360 pginas R$ 85,00 Autores: Jos de Castro Silva / Ana Cristina G. Castro Silva Fonte importante de consulta, traz informaes atualizadas sobre temas como fluidos refrigerantes, carga trmica, vcuo, solda e muito mais. Introduo Tecnologia da Refrigerao e da Climatizao 224 pginas R$ 65,00 Autor: Prof. Jesu Graciliano da Silva Um guia bsico, til para iniciantes e profissionais experientes.
NO VI DA DE

Refrigerao Industrial - 2 Edio 384 pginas R$ 120,00 Autores: W. F. Stoecker e Jos Maria Siz Jabardo Uma obra indispensvel para quem quer conhecer mais profundamente a refrigerao industrial e seus princpios. Manual de Geladeiras residenciais, comerciais e industriais 678 pginas R$ 153,00 Autores: Edwin P. Anderson & Roland E. Palmquist Guia para a instalao, operao e manuteno de refrigeradores residenciais e comerciais. Refrigerao comercial. Climatizao industrial Autor: Jos de Castro Silva (prof. do Senai-BA) 240 pginas R$ 52,00 Resumo do funcionamento e detalhes tcnicos bsicos dos equipamentos de refrigerao comercial e climatizao industrial.

NO VI DA DE

NO VI DA DE

Refrigerao e Condicionamento de Ar 136 pginas R$ 48,00 Autoria: Depto. de Treinamento da Marinha dos EUA (U. S. Navy) Mostra os princpios de operao dos equipamentos de refrigerao e condicionamento do ar. Importante fonte de consulta e informao.

Compre j Tel: (11) 3766-9015 E-mail: vendas@editoracla.com.br


13

N 104 Setembro/2010

No Rio de Janeiro,
vrias opes de cursos do Senai
Seis unidades do Senai no Rio de Janeiro oferecem cursos de qualificao e aperfeioamento na rea de refrigerao: o Centro de Tecnologia Senai Euvaldo Lodi, na capital carioca, mais as unidades de Duque de Caxias, Itaperuna, Jacarepagu, Niteri e Nova Iguau. H ainda a Agncia de Formao Profissional de
Unidade
Centro de Tecnologia Senai-RJ Euvaldo Lodi Agncia de Formao Profissional de Vicente de Carvalho Centro de Formao Profissional de Metal-Mecnica Senai de Jacarepagu Duque de Caxias Itaperuna Niteri Nova Iguau

Vicente de Carvalho e o Centro de Formao Profissional de MetalMecnica, em Pacincia, onde tambm so ministrados cursos na rea. So trs os tipos de cursos oferecidos no estado: de Aprendizagem (dirigidos a jovens de 14 a 24 anos), de Qualificao (qualificam para a ocupao e do direito a um
Cursos oferecidos

certificado com ttulo profissional) e de Iniciao e Aperfeioamento (de curta durao, focando conhecimentos especficos). No quadro abaixo podem ser vistas as opes disponveis em cada unidade do Senai no Rio.
Mais informaes:
Tel.: 0800-0231-231 Fax: (21) 2772-7400

Curso de aprendizagem mecnico de refrigerao Qualificao e aperfeioamento em refrigerao comercial, refrigerao residencial, refrigerao industrial Curso de aprendizagem mecnico de refrigerao Qualificao e aperfeioamento em refrigerao comercial, refrigerao residencial, refrigerao industrial Qualificao e aperfeioamento em refrigerao residencial Curso de aprendizagem mecnico de refrigerao Qualificao e aperfeioamento em refrigerao comercial e refrigerao residencial Qualificao e aperfeioamento em refrigerao residencial Qualificao e aperfeioamento em refrigerao residencial Qualificao e aperfeioamento em refrigerao residencial Qualificao e aperfeioamento em refrigerao residencial

Abrava oferece cursos


A Abrava Associao Brasileira de Refrigerao, Ar Condicionado, Ventilao e Aquecimento mantm uma variada programao de cursos e palestras ao longo do ano.
14

Em geral, so cursos para profissionais que j tm um nvel razovel de conhecimento tcnico. Um exemplo o curso de Clculo de Tubulaes de Fluido Refrigerante, que ser

oferecido no dia 28/10, com durao de 8 horas.


Mais informaes:
Tel.: (11) 3361-7266 ramal 123 cursos@abrava.com.br www.abrava.com.br

Refrescando a Cuca

Como voc reage


s dificuldades?
A histria a seguir traz ensinamentos teis para superar as adversidades e se aprimorar.

Um dia, um rapaz se queixou ao seu pai de que as coisas estavam muito difceis para ele na vida. O rapaz afirmou que j no sabia mais o que fazer e queria desistir de tudo, pois estava cansado de lutar. Para ele, parecia que, assim que um problema estava resolvido, surgia outro. Ento, seu pai levou-o at a cozinha. Encheu trs panelas com gua e colocouas em fogo alto. Logo, a gua das panelas comeou a ferver. Em uma delas, colocou cenouras; em outra, ovos; e, na ltima, p de caf. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra. Enquanto isso, o filho esperava impacientemente. Alguns minutos depois, o pai apagou o fogo. Pegou as cenouras, os ovos e o caf, colocando-os em recipientes separados. Virou-se para a filho e perguntou: O que voc est vendo? Cenouras, ovos e caf ele respondeu. O pai ento pediu ao filho para experimentar as

cenouras. Ele obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. O pedido seguinte foi para que pegasse um ovo e o quebrasse. Depois de retirar a casca, o filho verificou que o ovo havia endurecido. Finalmente, o pai pediu para o filho tomar um gole do caf. Ele tomou, sentindo um aroma delicioso. Depois de tudo isso, o filho perguntou: O que voc quer me dizer com isso? A cenoura, o ovo e o caf enfrentaram a mesma gua fervendo, mas cada um reagiu de maneira diferente. A cenoura, que era crua e dura, amoleceu e se tornou frgil. Os ovos, que eram frgeis, tornaram-se firmes e mais resistentes. J o p de caf teve um comportamento ainda mais interessante: depois que o coloquei na gua fervente, ele mudou a prpria gua. Depois de alguns instantes de silncio, o pai prosseguiu: Qual deles voc? Quando as dificuldades batem

sua porta, como voc responde? Voc como a cenoura, que parece firme e forte, mas com a adversidade murcha e se torna frgil? Ou ser que voc como o ovo, comeando malevel, mas, depois de sofrer alguma presso da vida, torna-se duro? Sua casca at parece a mesma, mas por dentro, voc est duro. Ou ser que voc como o p de caf, que transforma o meio que o aflige e melhora aquilo que era visto como adversidade?
15

Foto: Onemhz sxc.hu

N 104 Setembro/2010

Segredos

Embraco desenvolve
tecnologia inovadora
Soluo de alta eficincia mais compacta do que os compressores convencionais, tem alta eficincia energtica e dispensa o uso de leo lubrificante.

A Embraco desenvolveu uma nova tecnologia de compressores em parceria com a empresa Fisher&Paykel, da Nova Zelndia, e a norte-americana Whirlpool Corporation. A nova soluo inovadora em aspectos fundamentais indstria como eficincia energtica, tamanho e impacto ambiental, afirma o presidente da Embraco, Joo Carlos Brega. A inovao desenvolvida pela empresa combina a tecnologia linear com a de capacidade varivel e dispensa o uso de leo lubrificante para seu funcionamento. Essa combinao permite ao novo produto atingir nveis de eficincia superiores aos alcanados por todas as outras verses de compressores do mercado. Alm da maior eficincia proporcionada ao produto final, os clientes e
16

consumidores de produtos de refrigerao domstica se beneficiaro do design diferenciado da nova soluo. O compressor mais compacto em relao aos modelos convencionais usados nesse tipo de aplicao e pode ser instalado em qualquer posio. Atualmente, em virtude da presena de leo lubrificante no seu interior, no possvel ter flexibilidade na instalao do compressor, que precisa permanecer na posio vertical. Nossos clientes podem criar novas funcionalidades para seus produtos, tendo mais opes de espao no

gabinete, explica o vicepresidente de Marketing e Negcios, Roberto H.Campos. A ausncia de lubrificante tambm traz ganhos significativos ao processo produtivo da indstria de refrigerao e ao meio ambiente, pois evita a contaminao do solo e das guas no caso de um eventual descarte incorreto do produto. Foram cinco anos de pesquisa e investimentos de 20 milhes de dlares para o desenvolvimento da nova tecnologia. A produo-piloto, para testes e aperfeioamentos, j foi iniciada pela Embraco.

Perfil inovador reconhecido


A segunda edio da premiao As Empresas Mais Inovadoras do Brasil, promovida pela revista poca Negcios, em parceria com a consultoria A.T. Kearney, confirmou aquilo que quem acompanha a Embraco j sabe. A pesquisa feita colocou a empresa entre as trs mais inovadoras do pas. A anlise da atuao da Embraco nessa rea destacou vrios pontos em que a empresa mostra seu compromisso com a inovao. Um deles a destinao de 3% do seu faturamento para pesquisa e desenvolvimento. Outro o fato de ter 43 laboratrios no mundo, com 450 funcionrios trabalhando neles. Essa combinao resultou em 317 inventos patenteados e no lanamento de uma centena de inovaes no ltimo ano. Alm disso, 75% do faturamento da empresa vem de produtos lanados h menos de trs anos.

Pergunte Embraco

Rels PTC
podem ser usados em compressores antigos, do tipo PW ou EM?
Enviada pelo leitor Joo Jeronimo da Costa, de Betim (MG), a pergunta acima til para explicar melhor a utilizao dos rels do tipo PTC e dos demais modelos.

Os compressores PW foram todos projetados para utilizao com rel amperimtrico (eletromecnico), no contando com a opo PTC. J os compressores EM, F e EG podem contar com o PTC em alguns casos, de acordo com sua denominao, conforme pode ser visto no

catlogo da Linha de Produtos EM, F e EG (disponvel no site da Embraco, no link www.embraco.com.br/ portugue/produtos/ informativos-pdf/02004.pdf). J que o assunto o rel PTC, importante recordar algumas informaes sobre esse componente. O seu nome vem de Positive Temperature Coefficient, que quer dizer coeficiente positivo de temperatura. O PTC um dispositivo de partida que se caracteriza por utilizar uma pastilha cermica. De acordo com a temperatura e a corrente que passam pela pastilha cermica, feita de titanato de brio policristalino, o resultado o

isolamento ou a condutncia eltrica. Ele permite, assim, aumentar ou diminuir a resistncia instantaneamente. O uso do rel PTC indicado para alguns modelos de compressores, que contam, em seu projeto, com uma opo de kit eltrico aprovado para utilizao desse componente. O uso de PTC est associado aos tipos de motor mostrados na pgina 18. A aplicao de PTC pode ser associada ao uso do capacitor de funcionamento, ao contrrio dos rels mecnicos (amperimtricos), que no so compatveis para aplicaes com esse dispositivo.
Fotos: Divulgao

Rels PTC: cada vez mais familiares para os refrigeristas

17

N 104 Setembro/2010

Tipos de motor com os quais o PT C usado PTC


PSC (Permanent Split Capacitor) Alta Eficincia Torque de partida muito baixo Alto torque contra-tombamento
Capacitor Rotor PTC Rotor Energia Bobina principal Bobina auxiliar Energia Bobina principal Bobina auxiliar Rotor

RSCR (Resistance Start Capacitor Run) Alta Eficincia Baixo torque de partida Alto torque contra-tombamento
Cap. Partida

RSIR (Resistance Start Induction Run) Eficincia Mdia Baixo torque de partida Baixo torque contra-tombamento
PTC ou Rel

Energia

Bobina principal Bobina auxiliar

CSCR (Capacitor Start Capacitor Run) Alta Eficincia Alto torque de partida Alto torque contra-tombamento
Cap. Partida

CSIR (Capacitor Start Induction Run) Eficincia Mdia Alto torque de partida Baixo torque contra-tombamento
Capacitor PTC ou Rel

PTC Rotor Rotor

Energia

Bobina principal Bobina auxiliar

Energia

Bobina principal Bobina auxiliar

Comparativo Rel PTC X Rel Amperimtrico


PTC Responde corrente da bobina auxiliar do compressor. Pastilha se aquece com a passagem de corrente eltrica, aumentando a resistncia hmica. Isso reduz praticamente a zero a passagem de corrente para a bobina auxiliar. O mesmo modelo de PTC serve para vrios motores de mesma voltagem. No h possibilidade de produzir faiscamento no momento do liga/desliga, por no possuir partes mveis. Pode ser usado com capacitor de funcionamento. Necessita de tempo para resfriar a pastilha antes de permitir nova partida. 18 Amperimtrico Responde corrente da bobina principal do compressor. A corrente da bobina principal diminui com o aumento da rotao do motor, proporcionando o desatracamento da ncora e a desativao da bobina auxiliar. necessrio um tipo especfico para cada modelo de motor. Sistema de liga/desliga pode produzir fasca e provocar incndios em caso de vazamento de GLP (gs de cozinha). No compatvel com capacitores de funcionamento. Compatvel com capacitores de partida. Permite nova partida instantaneamente.

Qual a quantidade de leo


que pode ser colocada no compressor?
A pergunta enviada pelo leitor Edilson Almeida Figueiredo, de Conceio do Almeida (BA), expressa uma dvida comum a muitos leitores. E representa uma tima oportunidade para explicar um tema muito importante.

da fbrica. Todos os compressores que contm leo recebem ainda um carimbo na tampa na cor amarela indicando essa condio. Ou seja, no h nenhuma chance de um compressor Embraco chegar ao mercado com menos leo do que deveria. Na medida certa importante destacar que a quantidade de leo lubrificante utilizada nos compressores mais do que suficiente para muitos anos de operao. Alm disso, o tipo de leo utilizado varia conforme o modelo e o fluido refrigerante. No projeto de cada compressor, o tipo de leo definido o que proporciona os melhores resultados, em termos de vida til das partes mveis do equipamento e em relao economia de energia que proporciona. Deve ser lembrado, ainda, que so leos especiais, que no se encontram facilmente no mercado. Ao misturar leos diferentes no compressor, os resultados, que se obtm so sempre problemticos:

Antes de mais nada, fundamental saber que todos os compressores Embraco saem de fbrica com a carga correta de leo lubrificante, seguindo rgidas especificaes tcnicas. Para garantir que isso ocorra, a Embraco toma todos os cuidados na sua produo. E, no final de cada linha de montagem em suas fbricas, existem mquinas e balanas que medem o peso de cada compressor, para confirmar se ele est com a carga exata de leo. Nessa verificao, feita com a mais avanada tecnologia, o sistema consulta automaticamente a especificao correspondente a cada compressor e confirma o seu peso. Se no estiver correto, o compressor no sai

diminuio da vida til do compressor, aumento do consumo de energia, aumento do nvel de rudo, absoro de umidade etc. Por tudo isso, no recomendado colocar mais leo no compressor. Deve ser destacado ainda que a Embraco no mantm a garantia de compressores que sofrem qualquer troca ou adulterao do leo lubrificante originalmente especificado. Finalmente, depois de todas essas explicaes, til saber que a quantidade certa de leo de um compressor varia de famlia para famlia do produto. De maneira geral, pode-se considerar uma carga correta de leo para cada famlia de compressores, exatamente como descrita na tabela abaixo.

Carga de leo (ml)


170-200 280 350 550 750

Famlia de Compressores
EM F/EG NB/NE T NJ

Obs.: Carga nominal para compressores fabricados atualmente.

19

N 104 Setembro/2010

20

You might also like