You are on page 1of 20

Editorial

realizao da Rio+20, importante encontro internacional para discutir sustentabilidade, trouxe o tema mais uma vez para o centro das atenes de todos. Jornais, revistas, programas de rdio e TV destacaram ainda mais as questes ambientais e as preocupaes existentes no mundo, enquanto as lideranas polticas, econmicas e sociais buscavam caminhos para a economia verde. Bola Preta no foi exceo a esse movimento, que do interesse de todos. Por isso, esta edio traz duas matrias que mostram como a refrigerao e os prossionais que vivem dela so e sero afetados pelas mudanas inevitveis que temos de enfrentar. Na matria de capa, abordamos a ecincia energtica, que cada vez mais importante no setor. Reduzir o consumo de energia uma necessidade, que traz resultados ambientais e econmicos. Associada a esse tema, a sustentabilidade tratada em outra matria, que mostra como preciso mudar o modo como vivemos hoje, adotando novos comportamentos e novas prticas, para garantir o futuro do nosso planeta. Os refrigeristas tm um papel essencial a desempenhar nesse processo de mudana, orientando e apoiando seus clientes, seguindo as melhores prticas na sua atuao prossional e agindo como cidados responsveis e conscientes. Pense nisso e aja!

Nesta
Capa

Edio
pg.

A busca por solues mais ecientes, do ponto de vista do consumo de energia, est na ordem do dia. Os desaos trazidos pelo aquecimento global e pelas mudanas climticas deram nova fora a esse tema, colocando-o na agenda de governos e empresas, assim como dos refrigeristas.

10

Fique de Olho
A realizao da Rio+20 colocou em evidncia o tema da sustentabilidade no Brasil e em toda a Amrica Latina. A pg. preocupao com o futuro do planeta est cada vez mais forte no dia a dia de todos os prossionais e empresas, que precisam estar prontos para agir.

Bate Bola
Comea a crescer o espao ocupado no mercado pelo isobutano (R600a) e propano (R290). Ambientalmente corretos e tecnicamente bons, esses uidos refrigerantes naturais tm caractersticas especcas, sendo necessrio estar preparado para lidar com eles.
pg.

18

Pergunte Embraco
Muitos refrigeristas buscam informaes sobre como calcular a carga trmica. A resposta no simples e exige pg. que diversas variveis sejam levadas em conta. Por isso, sempre que possvel, deve-se recorrer orientao ou ajuda de especialistas.

19

ndice
Cartas Gente do Frio Prossional de Destaque Fique de Olho Capa Crescimento Prossional Segredos Bate Bola Pergunte Embraco 4 5 7 8 10 14 17 18 19

Um abrao
Fabio Humberg

Capa: Joo Carlos Porto, sobre foto de Alexroz / Dreamstime.com

N 110 Junho/2012

Cartas

Leitores da internet
Expresso minha satisfao em ter acesso a informaes e conhecimentos importantssimos para meu bom desempenho, expostos na revista, que leio pela internet. Gostaria muito de receb-la em casa. Jean Marcio dos Reis Trindade So Gonalo (RJ) A revista me ajudou muito no curso tcnico, esclarecendo dvidas. Gostaria de receb-la impressa para usar em campo, no dia a dia. Antonio Luiz Dionel Junior So Jos (SC) Com o crescimento do acesso internet, cada vez maior o nmero de leitores que conhecem a revista pelo site www.bolapreta.com.br. Mas a verso impressa ainda a preferida, pela facilidade de carregar, guardar e consultar.

Investindo na prosso
Conheo a revista h 5 anos. Agora, tive a oportunidade de abrir minha prpria empresa e tenho orgulho de tla em minha mesa. Foi Bola Preta que me ajudou na escolha do produto e da maneira correta de se trabalhar. Karan Rafael Pereira Duarte dos Reis Pirapora (MG) Com os conhecimentos adquiridos, somados s informaes contidas na revista, ampliei minha formao e abri minha empresa. Elogio a atitude de seus idealizadores por ajudar muitos prossionais de lugares distantes de grandes cidades e carentes de informaes. Mateus do Nascimento Santarm (PA) Karan e Mateus, graticante saber que estamos contribuindo para que prossionais como vocs adotem as melhores prticas, se desenvolvam e tenham sucesso na prosso. Boa sorte em suas empresas!

gostaria de perder essa oportunidade de crescimento, acompanhando a cada edio as novidades tecnolgicas relativas refrigerao. Assuntos interessantssimos so abordados e costumo reler para pesquisa. Jos dos Santos Miracema (RJ) A preocupao com o aprimoramento e a atualizao cada vez mais forte entre os refrigeristas, como se pode ver pelas cartas de Adenilson, Daniel e Jos. Esse o caminho correto para quem quer progredir na prosso.

Sentindo falta
Bola Preta acrescenta aos prossionais da rea de refrigerao informao de qualidade, contextualizada e constantemente atualizada. Isto de fundamental importncia. Aguardo o envio em meu novo endereo. Luciano Runo de Arajo Joo Pessoa (PB) Morava no Rio de Janeiro e agora estou em Braslia. Gostaria de voltar a receber a revista, pois ela me ajudou muito no incio de minha prosso. Genildo Batista Zacarias Braslia (DF) Luciano e Genildo, quem tranquilos, pois seus cadastros j esto atualizados e vocs continuaro recebendo a revista, assim como dezenas de outros leitores que nos escreveram para comunicar a mudana de endereo.

Qualidade Embraco: aprovada


H alguns anos recebo a revista e tem sido muito til pra mim. Aproveito para parabenizar a Embraco pela excelente qualidade dos compressores. Recentemente substitu um termostato de uma geladeira da dcada de 80 e o compressor dela era o original Embraco. Genisson Andrade Lima Ribeirpolis (SE) Genisson: como voc percebeu, os produtos Embraco so feitos para durar. O compromisso da empresa com a qualidade e com a inovao tecnolgica permanente, levando-a a desenvolver compressores cada vez melhores.

Aprimoramento constante
H cerca de 20 anos atualizo meus conhecimentos e agradeo revista por isso. Vamos em frente: os avanos tecnolgicos no param e ns precisamos estar juntos e antenados. Adenilson dos Santos Freitas Ananindeua (PA) Estou montando um grupo para estudar sobre refrigerao e gostaria de receber Bola Preta. Daniel Alvino da Silva Carvalhpolis (MG) H anos recebo a revista e no

Os nmeros do trimestre
Cartas recebidas E-mails recebidos Telefonemas recebidos 5 372 32

Filiada

Publicao trimestral da Embraco, dirigida aos prossionais da refrigerao, editada pela Editora CLA Cultural Ltda. Rua Coronel Jaime Americano 30 sala 12 CEP 05351-060 So Paulo SP Brasil. Tel: (11) 3766-9015. E-mail: bolapreta@bolapreta.com.br. Diretor: Fabio Humberg. Reportagem: Alberto Uribe e Cristina Bragato. Projeto Grco: Solues Comunicao e Marketing. Diagramao: Joo Carlos Porto. Conselho Editorial: Alini Garcia, Caroline Souza, Cheryl T. Camargo, Christian Berretta, Claudine Nunes, Fbio Venncio, Gabriela Werner, Gilmar Pirovano, Iago Santos Muraro, James T. Busse, Jssica Michels, Jos Camargo, Mauro R. dos Santos, Michel Moreira, Paula Ramos, Rafael E. Leandro, Stela Cardoso, Tuane Roldo e Valter Gamba. Tiragem: 52.000 exemplares (40.000 em portugus e 12.000 em espanhol). Impresso: Prol. Entre em contato: Escreva para: Bola Preta R. Cel. Jaime Americano 30 sala 12 05351-060 So Paulo (SP). Ou envie um fax para (11) 3714-8989 ou e-mail para: bolapreta@bolapreta.com.br. Acesse: www.bolapreta.com.br Para falar com a Redao: envie e-mail para redacao@bolapreta.com.br Informaes sobre anncios: tel. (11) 3766-9015 ou e-mail: comercial@bolapreta.com.br A graa desta publicao est atualizada segundo o Acordo Ortogrco da Lngua Portuguesa de 1990, que entrou em vigor no Brasil em 1 de janeiro de 2009.

www.bolapreta.com.br

Gente do Frio

Imbera Brasil:
tradio em refrigerao comercial
Inovao, sustentabilidade e atendimento s necessidades dos clientes formam a base do trabalho da empresa. Operando no Brasil desde dezembro de 2010, com fbrica em Itu (SP), a Imbera tem uma tradio de mais de 70 anos na produo de equipamentos de refrigerao comercial. Originria do Mxico, produz tambm na Colmbia e no Brasil, oferecendo servios de assistncia tcnica em outros trs pases (Venezuela, Argentina e Panam). Seus clientes principais so as empresas de bebidas com destaque para a Coca-Cola. Elas ajudam a empresa a ser a terceira maior produtora de vitrines refrigeradas do mundo, colocando no mercado mais de 350.000 unidades por ano. Tendo a inovao como uma das bases de sua atuao, incorpora as mais avanadas tecnologias, muitas vezes de forma pioneira. A cada ano lanamos 10 produtos novos no mercado e 200 variaes de equipamentos existentes. Hoje, 85% de nossas vendas vm de produtos lanados nos ltimos dois anos,
Terceira maior produtora de vitrines refrigeradas, Imbera est no Brasil desde 2010
Fotos: Divulgao

relata Marco A. Falla Junior, coordenador de Suprimentos. A estrutura para encontrar solues inovadoras envolve uma equipe de engenharia e desenvolvimento de alto nvel e instalaes modernas. Somos o nico fabricante de equipamentos na Amrica Latina com laboratrios certicados pela The Coca-Cola Company, exemplica Falla. Isso permite que os equipamentos utilizem os mais recentes avanos, muitos deles criados ou aperfeioados internamente, como o CIF (Controle Inteligente de Funes) ou as portas de alta ecincia. A sustentabilidade outro aspecto ao qual a empresa est muito atenta, seguindo um plano de ao baseado nos princpios da certicao One Planet Living da qual ser a primeira detentora no continente. Alm de componentes de alta ecincia para reduzir o consumo de energia, seus refrigeradores comerciais utilizam uidos refrigerantes

com menor GWP (potencial de aquecimento global). Uma das consequncias disso que a busca de ecincia energtica se converteu em prioridade nos esforos da Imbera. A energia eltrica o custo mais relevante para os varejistas e o elemento de maior importncia no impacto ambiental dos equipamentos de refrigerao comercial. Por isso, buscamos sempre avanos nessa rea, explica. Essa viso moderna do negcio, focada em inovao, sustentabilidade e ecincia energtica, aproximou a empresa da Embraco, com quem hoje mantm uma relao de parceria. Temos um contrato de fornecimento global de produtos Embraco para os sistemas Imbera, que inclui naturalmente os equipamentos produzidos no Brasil. uma empresa que tem valores similares aos nossos e que nos oferece compressores de alta ecincia, arma Falla.
5

N 110 Junho/2012

Gente do Frio

Osmag Rio:
o cliente em primeiro lugar
Em pouco mais de 10 anos, empresa assumiu lugar de destaque no mercado carioca. Em setembro de 2001, Gustavo Henrique De Carli fundou a Osmag Rio. Utilizando o amplo conhecimento que j possua do setor e estabelecendo metas e objetivos bem alinhados, a ideia tinha tudo para dar certo. E realmente deu. Desde a sua inaugurao a empresa atende a demanda de clientes da capital carioca oferecendo, para pronta entrega, uma grande variedade de equipamentos, peas e componentes de reposio em refrigerao domstica e comercial, assim como para instalao e manuteno de condicionadores de ar. Para isso, mantm um amplo estoque de compressores, unidades condensadoras, foradores de ar, uidos refrigerantes, controles e outros produtos, incluindo os aparelhos de ar condicionado. Instalada na Avenida Mem de S conhecida por ser o polo central de referncia da refrigerao no Rio de Janeiro , a Osmag logo conquistou um espao
6
Foto: Divulgao

Empresa oferece uma ampla variedade de produtos, para pronta entrega

signicativo no mercado. O lema adotado certamente contribuiu para isso: O cliente em primeiro lugar. Esse princpio de valorizar o cliente sempre impulsionou a empresa a buscar parceria com os maiores e melhores fabricantes e distribuidores de produtos nacionais e importados do ramo, para oferecer tudo o que existe de mais avanado nesse segmento. Inovao e qualidade Entre nossos principais fornecedores sempre mantivemos um excelente relacionamento com a Embraco, comercializando sua linha completa de compressores fabricados no Brasil e em outros pases, assim como todas as demais linhas de produtos desse conceituado fornecedor, diz

Gustavo. Outra preocupao constante da empresa com a qualidade e tica prossional. Isso se reete na manuteno de uma equipe de vendas muito bem treinada e sintonizada, que permite proporcionar as melhores solues com segurana para os clientes. Alm disso, a Osmag incentiva e torna possvel aos tcnicos refrigeristas o acesso a palestras, cursos e treinamentos, para que estejam atualizados com as tendncias e exigncias do mercado. Procuramos sempre inovar, seja em tecnologia, qualidade, atendimento ou preocupao com o meio ambiente. Mas acima de tudo est a delidade ao nosso principal parceiro: o nosso cliente, destaca Gustavo De Carli.

Prossional de Destaque
Nome:
Marcos Alexandre Bis

Como aprendeu a prosso:


Aos 12 anos comecei a trabalhar em uma ocina de conserto de ar condicionado. Posteriormente passei a atuar na refrigerao comercial, voltando-me para cmaras frigorcas. Fiz curso no Senai e em algumas empresas do setor. E continuo buscando constantemente oportunidades para reciclar meus conhecimentos e aprender sempre mais.

Idade:
40 anos

Local de atuao:
Rio de Janeiro, todo Grande Rio e Baixada Fluminense (Nova Iguau, Belford Roxo, So Joo de Meriti, Duque de Caxias), tendo clientes tambm no interior do estado, em cidades como Paraty e Volta Redonda.

O mais importante na prosso:


A satisfao de meus clientes. Procuro oferecer o melhor atendimento, com qualidade e tica, utilizando produtos e peas originais dos melhores fabricantes e adequados a cada situao. Minha busca constante pela perfeio, com solues viveis para cada negcio.

Tempo de prosso:
28 anos

Forma de trabalho:
H 5 anos abri minha prpria empresa, prestando servios especializados de instalao e manuteno em refrigerao comercial e ar condicionado, para redes de supermercados e restaurantes.

rea de atuao:
Refrigerao comercial.

RECICLE SEUS CONHECIMENTOS


E

VI

Introduo Tecnologia da Refrigerao e da Climatizao 224 pginas R$ 65,00 Autor: Prof. Jesu Graciliano da Silva Um guia bsico, til para iniciantes e prossionais experientes.

Compre j: Tel: (11) 3766-9015 E-mail: vendas@editoracla.com.br

N 110 Junho/2012

Refrigerao e Climatizao para Tcnicos e Engenheiros 360 pginas R$ 85,00 Autores: Jos de Castro Silva / Ana Cristina G. Castro Silva Fonte importante de consulta, traz informaes atualizadas sobre temas essenciais.

VI

VI

Refrigerao - 3 edio 324 pginas R$ 105,00 Autor: Ennio Cruz da Costa Contedo avanado e muito completo, incluindo a produo, distribuio, conservao e aplicaes do frio.

Refrigerao Industrial - 2 Edio 384 pginas R$ 120,00 Autores: W. F. Stoecker e Jos Maria Siz Jabardo Uma obra indispensvel para quem quer conhecer mais profundamente a refrigerao industrial e seus princpios. Refrigerao Comercial. Climatizao Industrial Autor: Jos de Castro Silva 240 pginas R$ 52,00 Mostra o funcionamento dos equipamentos de refrigerao comercial e climatizao industrial.

Foto: Divulgao

Fique de Olho

Sustentabilidade:
presente na vida de todos
Realizao da Rio+20 colocou em evidncia o tema, que est cada vez mais forte no dia a dia de todos os prossionais e empresas. Faz menos de 30 anos que o termo sustentabilidade comeou a ser usado. Mas o tema ganhou fora, especialmente em funo das preocupaes com o meio ambiente e com o futuro do nosso planeta. Com a realizao da Rio+20, em junho, o momento muito adequado para lembrar a importncia de todos fazerem a sua parte. Para quem no sabe, essa conferncia da Organizao das Naes Unidas (ONU) tratou de forma abrangente do tema da sustentabilidade, apontando caminhos e, principalmente, desaos relacionados ao futuro. A preocupao com o desenvolvimento sustentvel no est restrita aos governos, aos especialistas e s grandes Desenvolvimento sustentvel o empresas como a desenvolvimento capaz de suprir as Embraco, que tem necessidades da gerao atual, sem comprometer a sustentabilidade a capacidade de atender como um dos as necessidades das futuras geraes. o pilares da sua desenvolvimento que no esgota os recursos atuao. Hoje, est para o futuro.
8
Foto: Renato / sxc

Coleta seletiva de lixo preocupao de 70% das micro e pequenas empresas

incorporada ao dia a dia de todos. Uma pesquisa recente, da CNI/Ibope (ver quadro na pgina ao lado), mostrou que 94% dos brasileiros se dizem preocupados com o meio ambiente. O aquecimento global considerado um problema muito grave por 65% dos entrevistados. Tema em destaque nas empresas No universo das empresas de menor porte, a situao tambm est evoluindo rapidamente. Segundo um levantamento feito pelo Sebrae (Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas) com proprietrios de micro e pequenas empresas, a preservao do meio ambiente vem

merecendo cada vez mais ateno. Os empresrios revelaram tomar medidas ligadas a coleta seletiva de lixo (70,2%), controle de consumo de papel (72,4%), de gua (80,6%), de energia (81,7%) e uso adequado de resduos txicos (65,6%). Os empresrios de micro e pequenos negcios no Brasil, porm, ainda no percebem claramente o benefcio de incorporar, no cotidiano da empresa, um maior nmero de aes relacionadas sustentabilidade. Lucro e sustentabilidade no so contraditrios. Ao mesmo tempo que economizar gua e energia ajuda o planeta, tambm reduz os custos da empresa, melhora a sua imagem e atrai mais clientes, destaca o

Fique de Olho
presidente do Sebrae, Luiz Barretto. Outro estudo do Sebrae, feito em 2011, apontou as principais necessidades das pequenas empresas nesse aspecto. A primeira a reduo do consumo de energia eltrica. Em segundo lugar, a adequao Poltica Nacional de Resduos Slidos, diminuindo o consumo de todo tipo de materiais e tratando adequadamente o lixo (com o descarte correto e a criao de projetos de reciclagem e reaproveitamento de materiais). Certamente, esses so temas que tambm valem para os refrigeristas. Os prossionais da refrigerao tm um importante papel a desempenhar. Primeiro, no seu trabalho, devem seguir prticas corretas, evitando desperdcios, cuidando dos resduos, reciclando corretamente o que for possvel. Nos contatos com os clientes, podem orient-los sobre a melhor forma de utilizao dos equipamentos, para no consumirem mais energia do que o necessrio e para terem maior durabilidade. Finalmente, como cidados, devem adotar procedimentos ambientalmente corretos no seu dia a dia, em relao ao consumo de gua,
Saiba mais:
No site do Centro Sebrae de Sustentabilidade podem ser encontradas informaes complementares sobre esse tema, com dicas, cartilhas e histrias de sucesso de empreendedores que apostaram na sustentabilidade para crescer. Acesse: www.sustentabilidade.sebrae.com.br/portal/site/Sustentabilidade

destinao do lixo, compra de produtos sustentveis e muitos outros aspectos. Explicando o conceito Apesar de muitas vezes ser identicada apenas com as questes ambientais, a sustentabilidade mais do que isso. O conceito de sustentabilidade envolve o respeito a trs dimenses: a ambiental, a econmica e a social. Ou seja, para ser sustentvel, uma ao deve ser economicamente vivel, socialmente justa e ambientalmente responsvel. O trabalho do refrigerista deve, assim, ter esses trs aspectos em mente: ganhar dinheiro, preservar o meio ambiente e contribuir para a sociedade.

Como entrar
em contato com a Embraco
rea Comercial Christian Berretta (Especialista de Vendas) Estados: RS-PR-RJ-BA-SE-AL-PE-PBRN-CE-PI-MA-PA-AM-AP-RR-TO Tel: (47) 3441-3074 christian_berretta@embraco.com.br James T. Busse (Especialista de Vendas) Estados: SC-SP-MG-ES-GO-DF-MSMT-RO-AC Tel: (47) 3441-2256 james_t_busse@embraco.com.br Assistncia Tcnica Jackson H. Krger Jos R. Camargo Tel: (47) 3441-2393 jackson_h_kruger@embraco.com.br jose_camargo@embraco.com.br Solicitaes de material tcnico Veja no site da Embraco os catlogos e manuais de produtos. Para outros materiais: Marketing Embraco Tel: (47) 3441-2470 mktembraco@embraco.com.br Revenda / Garantia Camila Vincenzi Tel: (47) 2101-3046 camila_vincenzi@embraco.com.br Meriane K. Martins Tel: (47) 2101-2021 meriane_k_martins@embraco.com.br EECON Embraco Electronic Controls www.eecon.com.br

Conscincia ambiental cresce no Brasil 52% esto dispostos a


pagar mais caro por produtos ambientalmente corretos

18% modicam seus hbitos de consumo em favor do meio ambiente 62% Consideram a
reciclagem muito importante para o meio ambiente

59% Separam algum tipo de


Fonte: Pesquisa da CNI/Ibope

Acesse o Site: www.embraco.com.br

N 110 Junho/2012

lixo para reciclagem

Capa

Ecincia energtica:
um tema do presente e do futuro
Com os desaos trazidos pelo aquecimento global e as mudanas climticas, cresceu a importncia de buscar solues mais ecientes. A Embraco reconhecida por sua liderana tecnolgica nessa rea, que levou a avanos como os compressores de velocidade varivel Embraco VCC. O termo ecincia energtica entrou denitivamente Ecincia energtica pode ser denida como no vocabulrio a otimizao do uso de todos aqueles da energia, ou seja, a utilizao de menos que se preocupam energia para obter o mesmo resultado, com o futuro do ou at mesmo um resultado melhor. planeta. Existem atualmente inmeras iniciativas sendo desenvolvidas nessa rea em todo o mundo, conduzidas por governos, por
Foto: Jssica Michels / Embraco

Fbio Klein: ecincia energtica sempre esteve no centro das preocupaes

empresas, por organizaes no governamentais e por indivduos. Isso ocorre porque est claro que usar equipamentos que consomem menos energia uma necessidade, que traz como resultados vrios benefcios econmicos e ambientais relevantes. Entre eles, podem ser lembrados a diminuio do gasto com
Foto: Wilson Dias / ABr

Reduo do consumo evita a necessidade de construir novas hidreltricas

a conta de eletricidade e a reduo da necessidade de investimentos em infraestrutura (como a construo de novas hidreltricas e de linhas de transmisso, por exemplo). importante lembrar ainda que, quanto mais energia se gera, maior a emisso de gases de efeito estufa e maior o impacto no aquecimento global. Portanto, preciso reduzir a sua utilizao, e a melhoria de ecincia energtica o caminho mais fcil e lgico para fazer isso sem abrir mo dos confortos e comodidades da vida moderna, que exigem energia. Em vrios pases, existem legislaes e programas destinados a estimular a produo e utilizao de

10

Capa
aparelhos eltricos que consumam menos. Na Europa, na Amrica do Norte, no Japo e, mais recentemente, na China, os nveis de exigncia para esses equipamentos vm se tornando cada vez mais altos, levando os fabricantes a investir pesadamente em solues inovadoras e ecientes. No mundo de hoje, h uma crise energtica potencial. H muitos pases com diculdades na gerao de energia e, ao mesmo tempo, existe demanda cada vez maior por utilizao de eletricidade, arma Gabriela Werner, lder corporativa de Sustentabilidade da Embraco. O aumento do poder aquisitivo de milhes de pessoas nos pases em desenvolvimento como China, ndia, Brasil, Mxico e outros motivo para preocupao. Anal, com maior renda, os consumidores adquirem novos equipamentos que no possuam antes. Por tudo isso, os governos buscam formas de reduzir o consumo de energia, criando restries. Esse mesmo processo j vem ocorrendo no Brasil e em toda a Amrica Latina, mas com metas menos ambiciosas, por enquanto. Mesmo assim, o Procel Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica, criado h 25 anos no Brasil, pode computar resultados muito positivos de suas aes, entre as quais a mais conhecida o Selo Procel Eletrobras. Esse selo orienta o consumidor para a aquisio de equipamentos mais ecientes, tendo contribudo, ao longo dos anos, para um aumento nos ndices de ecincia energtica. Somente em 2011, as aes desenvolvidas por
Foto: Divulgao / Embraco

Gabriela Werner: governos buscam formas de reduzir o consumo

Refrigeradores novos gastam a metade ou menos


O programa Energy Star, desenvolvido pelo governo norteamericano, lista trs melhorias que contriburam decisivamente para aumentar a ecincia energtica dos refrigeradores nos ltimos anos: Compressores de alta ecincia Isolamento aprimorado Mecanismos de temperatura e descongelamento mais precisos e ecazes. Esse programa dos EUA, que estimula a inovao na indstria e a substituio de refrigeradores antigos, estima que modelos produzidos antes de 1990 gastem o dobro dos atuais. E que geladeiras e freezers dos anos 1970 tenham um custo de operaes quatro vezes maior. Em todo o mundo a situao muito similar. No Brasil, segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), os modelos atuais de refrigeradores consomem menos da metade da energia necessria para um equipamento produzido no nal do sculo passado.

11

N 110 Junho/2012

esse programa geraram uma economia de 6,7 bilhes de kWh, o que equivale ao consumo de aproximadamente 3,6 milhes de residncias brasileiras. Apenas com a economia obtida no ano passado possvel evitar a necessidade de uma nova usina hidreltrica com capacidade de 1.606 MW. A tendncia de busca de ecincia energtica irreversvel. Como o consumo cresce mais rapidamente do que a oferta, a conscientizao essencial. Anal, mais barato reduzir a demanda com campanhas educativas e com restries legais do que construir novas hidreltricas, que geram impacto ambiental e social, alm de representarem um gasto elevado. No Brasil, a energia eltrica ainda barata e abundante, mas essa preocupao est crescendo, como j ocorre no mundo todo, arma Fbio Klein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embraco.

Capa
Foto: Divulgao / Embraco

Embraco referncia Quando ningum falava desse tema, a Embraco j o valorizava, investindo fortemente em pesquisa e no desenvolvimento de solues mais avanadas. Isso fez com que a empresa se consolidasse como lder incontestvel nessa rea. A pesquisa voltada para a ecincia energtica algo que sempre esteve no centro das nossas preocupaes. Somos reconhecidos pela liderana nesse aspecto, arma Fbio Klein. Os produtos Embraco esto sempre uma gerao frente dos concorrentes. Ns puxamos o mercado e somos referncia, diz. Uma das explicaes para isso o que o executivo chama de ciclo contnuo de pesquisa. Sempre est em andamento um conjunto de pesquisas de base, o que permite empresa ter um portflio de solues para aplicao na prtica. So vrios grupos internos pesquisando novas solues, alm de convnios e parcerias com importantes
Foto: Divulgao / Embraco

Guilherme Lima: maioria das patentes est ligada ecincia energtica

universidades e centros especializados, em diversos pases. O estmulo busca de avanos nessa rea tambm se d por meio de prmios, como o que mostrado na matria da pg. 17. O compressor de velocidade varivel Embraco VCC um exemplo de resultado dessa postura da empresa, tendo sido amplamente reconhecido por seu carter inovador e por ser o mais eciente do mercado. O desempenho j melhorou cerca de 25% desde o seu lanamento. Agora mesmo est sendo lanada na China uma nova gerao do Embraco VCC, mas o processo continua: j esto sendo pesquisadas e desenvolvidas novas solues, relata Klein. Por estar na vanguarda tecnolgica e se posicionar estrategicamente como provedora de solues diferenciadas, a Embraco lidera esse esforo em prol da ecincia energtica. Isso faz parte do nosso DNA, destaca Guilherme M. Lima, gerente corporativo de Relaes Institucionais em Pesquisa & Desenvolvimento. Ele informa que isso tem sido feito permanentemente, proporcionando resultados signicativos, entre os quais a reduo mdia de 40% no consumo de equipamentos de refrigerao nas duas ltimas dcadas, com compressores mais avanados. Investimos muito em pesquisa, como mostram as 1.000 patentes

Embraco VCC: o mais eciente compressor do mercado

que conseguimos, das quais a maioria est de alguma forma ligada ecincia energtica, explica. Gabriela Werner lembra ainda a tendncia de tornar os compressores cada vez menores e mais leves, que tambm contribui para economia de energia e de recursos naturais. Compressores menores tambm so mais sustentveis. Signicam menor necessidade de matrias-primas (com menos gasto de energia na extrao, beneciamento, transporte) e reduo de gastos de energia no transporte (do compressor e do equipamento em que ser aplicado), explica. Todas essas aes da Embraco so integradas e vistas como fundamentais em sua estratgia. Temos o compromisso de continuar nessa trajetria de entregar produtos cada vez mais ecientes do ponto de vista energtico, para os consumidores e para os nossos clientes, minimizando o impacto de utilizao de equipamentos de refrigerao, acrescenta Gabriela.

12

Capa

Tendncia abre oportunidades para refrigeristas


A ecincia energtica j ganhou muito destaque e tudo indica que continuar a ocupar espao na imprensa e, principalmente, nas preocupaes de governos, empresrios e consumidores. Por isso, o momento de car atento s oportunidades que certamente se abriro para refrigeristas capacitados. Estudos e anlises de especialistas mostram o enorme potencial que existe para economizar energia em residncias, escritrios e estabelecimentos comerciais de todos os tipos o que certamente inclui a utilizao mais eciente de sistemas de refrigerao e condicionamento do ar. Por isso, prossionais que atuam na assistncia tcnica de equipamentos de refrigerao sejam eles residenciais ou comerciais precisam estar preparados para orientar seus clientes e, sempre que possvel, desenvolver projetos que resultem em menor gasto de energia. importante conhecer algumas dicas e tcnicas para esse trabalho de orientao. Para isso, podese estudar os manuais dos refrigeradores, pesquisar em sites dos fabricantes, assistir a palestras e buscar aprender Portas abertas por mais tempo do que o necessrio: com os situao a ser evitada especialistas. Fbio Klein, de calor, como se v da Embraco, destaca duas tantas vezes em lojas dessas dicas, que valem de convenincia ou em tanto para refrigeradores bares de beira de praia. domsticos quanto para Locais sem ventilao equipamentos comerciais. so outra situao a ser Uma recomendao evitada, acrescenta Klein. bsica evitar manter a A explicao para isso a porta do refrigerador aberta de que um refrigerador que por muito tempo. No caso da opera em um local quente refrigerao comercial, uma tem de fazer mais esforo das medidas tomadas pelos para gerar o mesmo frio. fabricantes foi utilizar portas Especialistas calculam de vidro, que permitem que que cada aumento de um o consumidor escolha o que grau na temperatura do vai pegar antes de abrir a ambiente resulte em um porta, explica. Mas isso consumo 2% maior. no suciente, pois muita Para cada caso, h gente ainda mantm o sempre uma orientao refrigerador aberto por mais que um bom prossional tempo do que o necessrio, pode transmitir, de forma sem se dar conta das a evitar o consumo consequncias disso. desnecessrio de energia. A localizao do A bola, portanto, tambm equipamento tambm est com os refrigeristas deve ser objeto de ateno. nesse esforo conjunto No se deve deix-lo em prol da ecincia exposto ao sol ou a fontes energtica.
Foto: Seesphoto / Fotolia.com

Como voc promove a ecincia energtica em seu trabalho? Envie uma carta para Bola Preta ou um e-mail (veja endereos na pg. 4) contando o que faz. Na prxima edio, mostraremos as melhores prticas dos refrigeristas.
13

N 110 Junho/2012

Crescimento Prossional

Metalfrio disponibiliza
treinamentos online
O Portal de treinamento da Metalfrio na Internet existe h 4 anos, oferecendo cursos que so feitos diretamente no computador, de modo online. Esses treinamentos eram exclusivos para a rede de tcnicos credenciados pela empresa, mas a partir deste ano esto abertos para a participao de todos os prossionais de refrigerao. uma oportunidade muito interessante, pois possvel aprender e aprimorar conhecimentos sem sair de casa, no horrio mais conveniente para voc. Alm disso, os cursos so gratuitos. Esto disponveis diversos cursos, com vdeos que explicam passo a passo o que deve ser feito. Ao nal, o participante passa por uma avaliao e, se for aprovado, recebe um certicado da Metalfrio. Muitas outras informaes teis tambm podem ser visualizadas no portal: boletins tcnicos, manuais, esquemas eltricos e catlogo de peas 3D. Pode-se tambm participar de promoes exclusivas e sorteios de brindes personalizados Metalfrio.

Como participar:
preciso se cadastrar, enviando um e-mail para treinamento@metalfrio. com.br, informando o seu nome completo, CPF, e-mail pessoal, endereo, cidade e estado. Voc receber uma mensagem com os dados para o acesso. Depois disso, pode utilizar o Portal de Treinamento em: http://treinamento.metalfrio.com.br.

CTR oferece cursos


noturnos e aos sbados
Tradicional escola de So Paulo, comandada por experientes prossionais da refrigerao, o CTR (Centro de Treinamento em Refrigerao & Ar Condicionado) promove cursos com durao entre 4 e 10 semanas, no perodo noturno e aos sbados. Quase todos os meses, novas turmas so abertas para cursos sobre Refrigerao, Ar
14

Condicionado, Lavadoras, Micro-ondas, Eltrica e Eletrnica. No curso de Refrigerao, que tem uma edio programada para iniciar em 28 de julho, os principais temas abordados so os princpios da refrigerao, o ciclo de refrigerao, a funo de cada componente, os uidos refrigerantes e como lidar com eles, noes de eltrica, o uso de

instrumentos de medio e os principais testes que um tcnico deve saber realizar. As aulas ensinam tambm os procedimentos de solda, de recolhimento e carga de gs, de troca de compressores, alm de diversos outros conhecimentos teis.

Informaes:
(11) 3337-0808 www.ctrcursos.com.br

Crescimento Prossional

Trs feiras de refrigerao


para visitar no 2 semestre
Entre agosto e outubro, trs importantes eventos do setor acontecero em diferentes pontos do Brasil. Quem puder comparecer ter a chance de obter orientaes e fazer contatos muito teis. No segundo semestre de 2012, os refrigeristas contam com trs timas oportunidades para adquirir novos conhecimentos, recicl-los, encontrar prossionais do setor e conhecer as novidades. A primeira delas a Fenafrio 2012 Feira Nacional de Tecnologias em Climatizao, Refrigerao e Tratamento do Ar, que ocorre entre 09 e 11 de agosto, em Fortaleza. Como principais atraes, haver o Frum Setorial de Tecnologia, palestras para prossionais em climatizao e refrigerao, alm do lanamento de marcas e produtos. De 11 a 13 de setembro, ser a vez da Mercofrio 2012 8 Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigerao, Aquecimento e Ventilao, que se realiza em Porto Alegre. A exposio mostrar inovaes e lanamentos, enquanto no congresso palestrantes nacionais e internacionais apresentaro estudos e pesquisas recentes. No ms seguinte, de 03 a 05 de outubro, acontecer a Climario 2012, no Rio de Janeiro, na qual Bola Preta estar presente com um estande. Entre os destaques do evento, esto a exposio de produtos e servios e o Rio Ambiente, uma mostra de equipamentos, tecnologias e solues que proporcionam benefcios ou melhorias ambientais. Alm disso, tambm haver o Salo de Energias Alternativas, o Salo da Qualidade do Ar Interior e o Frum de Climatizao, Refrigerao, Meio Ambiente e Energia Alternativa.
Mais informaes:
Fenafrio: (85) 3234-7078 Mercofrio: www.asbrav.org.br/conteudo/ mercofrio/mercofrio_2012.asp Climario: www.climario.com.br

Cursos prossionalizantes
de qualidade em Campinas
Fundada h quase 40 anos, a Escola Arquimedes reconhecida como um timo local para quem busca novos conhecimentos prossionais na regio de Campinas (SP). Com programaes atualizadas, professores qualicados e instalaes adequadas, a escola oferece boas opes de cursos prossionalizantes voltados para a refrigerao e linha branca. Para os refrigeristas que querem aprimorar seus conhecimentos, as opes incluem cursos prossionalizantes com cargas horrias entre 28 horas e 184 horas, com os seguintes temas: Comandos
N 110 Junho/2012

Eltricos para Refrigerao Industrial; Refrigerao Comercial; Refrigerao e Retrot; Condicionadores de Ar e Split; e Manuteno de Eletrodomsticos.

Informaes:
(19) 2137-7000 www.arquimedes.com.br

15

Segredos

Embraco promove
prmio de inovao na China
Objetivo incentivar a pesquisa de solues inovadoras, com foco em ecincia energtica e sustentabilidade. Mostrando mais uma vez seu compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de solues inovadoras, a Embraco lanou em 2011 a primeira edio do Prmio de Inovao Embraco, que teve seus resultados anunciados em abril deste ano. Comprovando a forte presena e atuao global da empresa, a iniciativa foi criada na China, tendo como objetivo principal reconhecer os melhores projetos relacionados inovao e ecincia energtica em solues de refrigerao. O prmio teve tima aceitao e despertou muito interesse, sendo reconhecido ocialmente por mais de 40 universidades chinesas. Cerca de 100 professores, estudantes e pesquisadores participaram, inscrevendo um total de 59 projetos. O grande vencedor foi o pesquisador Wang Luyi, que apresentou um projeto de um compressor esfrico em miniatura. Ele recebeu o valor de 100 mil dlares, que representa uma das
Fotos: Divulgao

Ecincia energtica Na entrega do prmio, Joo Carlos Brega, presidente da Whirlpool S/A,

17

N 110 Junho/2012

mais altas premiaes para estudos e pesquisas no mundo. Para promover a primeira edio, alm de divulgar nas redes sociais chinesas, os prossionais da Embraco viajaram 7.800 km em dois meses visitando as principais universidades da China. Os participantes foram atrados tambm pela possibilidade de iniciar uma carreira na Embraco, como reconhecimento ao seu projeto. Na cerimnia de premiao, realizada em Beijing, a 2 edio do prmio j foi lanada, passando a contar com o apoio da China Refrigeration Association (Associao Chinesa de Refrigerao). O evento reuniu mais de 200 convidados, incluindo representantes do Ministrio da Educao, da Academia de Cincias da China e da Embaixada do Brasil.

A importncia da ecincia energtica foi destacada na cerimnia de entrega do prmio

destacou que o governo da China e o setor industrial esto trabalhando juntos nas regulamentaes e no desenvolvimento de novas tecnologias, para atender necessidade urgente de economizar energia que o pas tem. O atual Plano Quinquenal (de cinco anos) chins coloca muita nfase na ecincia energtica, armou, lembrando que a Embraco, como lder, tem uma grande responsabilidade nesse aspecto. Como uma porta de acesso direto s universidades, o Prmio de Inovao Embraco mostrou ser um passo na direo da criao de solues inovadoras de ecincia energtica, acrescentou.

Bate Bola

R600a e R290: ambientalmente


corretos e tecnicamente muito bons
A utilizao dos uidos refrigerantes naturais s tende a crescer e preciso estar preparado para lidar com eles. Hoje, so poucos os refrigeristas que j realizaram servios em equipamentos com hidrocarbonetos como R600a (isobutano) ou R290 (propano). Por isso, ainda h pouca procura por informaes e treinamentos relacionados a esses uidos refrigerantes. Porm, aos poucos, a situao est mudando, pois o isobutano e o propano vieram para car no mercado. Eles apresentam excelentes caractersticas ambientais, no prejudicam a camada de oznio e tm impacto praticamente nulo no aquecimento global. Alm disso, melhoram a ecincia do sistema de refrigerao. Assim em suas atividades de manuteno preventiva e corretiva, os prossionais comeam a encontrar equipamentos com R600a e, em menor nmero, com R290. E muitos deles tm receio de efetuar a manuteno de equipamentos que utilizam esses dois gases. A questo da segurana uma das
18

preocupaes, pelo fato de serem inamveis. importante destacar que, para evitar riscos, basta tomar pequenos cuidados adicionais no momento da reoperao dos sistemas de refrigerao. Um dos cuidados especiais envolve a solda. Todo o uido refrigerante do sistema precisa ser liberado em um ambiente bem ventilado ou recolhido em um recipiente fechado. A tubulao deve estar totalmente isenta de isobutano ou propano antes do uso do maarico de solda. necessrio tambm estar atento aos dispositivos eltricos, que devem ser adequados amabilidade desses uidos refrigerantes. Alm da preocupao com a segurana, preciso dominar as caractersticas tcnicas dos hidrocarbonetos. Em alguns aspectos, praticamente no h diferenas em

relao aos procedimentos utilizados em sistemas com R12 ou R22. o caso, por exemplo, dos leos minerais, alquilbenzenos e poliol-ster, que so os mesmos, por serem totalmente compatveis com os hidrocarbonetos. Os mesmos trocadores de calor (evaporadores e condensadores) tambm podem ser aplicados normalmente em sistemas com R600a e R290. Por outro lado, preciso estar atento s diferenas relacionadas s caractersticas fsicas e qumicas dos hidrocarbonetos, que precisam ser consideradas para o bom desempenho do sistema. As recomendaes do quadro desta pgina so apenas um resumo do que deve ser observado. Para saber mais, fundamental buscar treinamento e consultar materiais tcnicos.

Fique atento a estes aspectos


Presso de vapor (menor no R600a e maior no R290). Volume de deslocamento (maior no R600a e menor no R290). Carga de uido refrigerante (cerca de 40% menor, em mdia). Comprimento dos tubos capilares (menor nos sistemas com R290 e maior nos com R600a). Filtros secadores: sempre utilizar modelos com dessecante 4A-XH5. Dispositivo de partida: deve ser do tipo PTC ou rel amperimtrico. Protetor trmico: deve ser do tipo com tampa ou do tipo 4TM.

Pergunte Embraco

Como calcular a carga trmica?


Essa uma dvida muito comum entre os refrigeristas e muitos deles gostariam de ter tabelas prontas com as respostas. Mas o clculo envolve diversas variveis. O conhecimento da carga trmica serve para dimensionar instalaes, selecionar componentes, avaliar o funcionamento de equipamentos existentes ou a serem instalados e analisar a necessidade de alteraes no sistema. Ou seja, so atividades que exigem maior conhecimento tcnico. A carga trmica de refrigerao a quantidade de calor sensvel e latente que deve ser retirada de um ambiente, para que sejam mantidas as condies de temperatura desejadas. Geralmente, est expressa em Watts (W). A potncia frigorca de um determinado sistema deve ser suciente para adicionar ou remover a carga trmica calculada para ele. Essa carga trmica pode ser introduzida no ambiente de trs formas, como se pode ver a seguir. 1. Inltrao O uxo de calor atravs das superfcies que separam os ambientes de diferentes temperaturas ocorrer do ambiente de maior temperatura para o de menor temperatura. Para calcular o calor de inltrao (Q1, em W), deve-se: a) Vericar o coeciente global de transmisso de calor (U) do isolante usado (W x m2 x oC), que o inverso da resistncia R; b) Calcular a rea externa do gabinete em m2 (A); c) Calcular o U x A do gabinete; d) Calcular a diferena de temperatura em C (t = T-t, onde: T = temperatura Interna do gabinete e t = temperatura externa do gabinete). Se o gabinete tiver dois ou mais tipos de material (poliuretano e porta de vidro), deve-se calcular o U x A para cada material. Com os elementos acima, basta calcular: Q1= (U x A) x t 2. Produto a parcela referente ao calor que entra no sistema devido ao produto, sendo composto por: Calor sensvel antes do congelamento (resfriamento); Calor latente de congelamento; Calor sensvel aps o congelamento. Para calcular o calor do produto, use a seguinte frmula: Q2 = m [(c1 x t1) + cL+ (c2 x t2)]. Expresses usadas nessa frmula: m = massa do produto c1 = calor especco antes do congelamento cL = calor latente do produto c2 = calor especco depois do congelamento t1 = temperatura inicial menos temperatura de congelamento t2 = temperatura de congelamento menos temperatura nal Quando ocorrer somente resfriamento de produto calcule assim: Q2.1 = m x c1 x t1 3. Cargas diversas preciso considerar todas as fontes de calor adicionais existentes no gabinete, como ventiladores, lmpadas etc. Considerar a somatria da potncia de cada componente: Q3=W1 + W2 + Wn Com esses dados, possvel saber a carga trmica total, que a somatria de todas as cargas trmicas a serem retiradas pelo evaporador, dividida pelo percentual de funcionamento requerido para o compressor. Por exemplo, se for requerido que o compressor funcione por 50% do tempo, o percentual de funcionamento (% funcion.) ser 0.5. A frmula a ser usada : Qtotal= Q1 + Q2 + Q3 % funcion. Sempre que possvel, deve-se recorrer orientao ou ajuda de especialistas, pois o assunto complexo.
19

N 110 Junho/2012

You might also like