You are on page 1of 2

1

O CURRCULO VIVIDO NO AMBIENTE ESCOLAR.

O contexto atual se apresenta como um retrato da realidade, onde uns so tradicionais demais, e outros liberais demais. A postura exige muito do mediador na transmisso do saber sistematizado, reforando aqueles que tm uma maior identificao com os alunos, aquele que tem uma proximidade e conhecimento das origens de cada um, o que a famlia faz, quais as pretenses e perspectivas de vida. Antes de aplicar o currculo escolar, o currculo oculto se apresenta de modo antecipado. O docente que consegue antecipar essa relao tem melhores perspectivas de xito na sua prtica pedaggica. Entretanto, a realidade se mostra criteriosa em que pese a pretenso dos profissionais da educao em transmitir os contedos e esquecendo o que essencial ao aluno, apegando-se s suas necessidades pessoais e deixando de lado as necessidades profissionais quanto aplicao do currculo. A relao docente e discente est longe do ideal, onde podemos afirmar que a relao afetiva e a convivncia so elementos muito importantes na obteno do sucesso dentro do contexto escolar, no significando que o aluno vai melhorar a sua aprendizagem, mas pode tornar o ambiente mais receptivo e colaborador para o conhecimento possa ser mais dinmico e atingir mais discentes interessados, e que o auxilie no exerccio de sua cidadania. Portanto, o sucesso da ao educacional no est nos padres criados por especialistas em metodologias mgicas, mas, nos indivduos e nas suas especificidades e subjetividades, que deve desempenhar seu papel e colaborar para o trabalho coletivo, corroborando para o currculo escolar com novas informaes que venham a melhorar a prtica pedaggica dentro do contexto escolar. O global separa, o local aproxima. No entender do coletivo, cada profissional da educao deve assumir a sua parcela de contribuio dentro da escola, onde a interao no se resume apenas ao ambiente escolar, mas transpondo os muros da escola. A dinmica do currculo impe que seus profissionais da educao, procurem estar sempre atualizados, buscando formao continuada, acadmica e especializaes, para melhor desempenhar a sua funo profissional e melhorar as relaes interpessoais na escola.

ACADMICO: PEDRO KIOCHI KONDO PLO: IBAITI

Muitos profissionais da educao ainda buscam a formao acadmica ou especialista, visando no a melhoria de sua atuao na profisso, mas, para melhorar a sua situao financeira e asceno profissional (melhores

remuneraes). Cocco (2008, p. 65), diz:


A pedagogia da pobreza uma iluso liberal, que em sua retrica seduz com contedos, mtodos e processos democrticos iguais para todos. Os filhos das camadas populares fracassam na escola pela inevitabilidade do destino de classe nas diferenas condicionadas pelo contexto sociocultural desigual. O aluno tido e rotulado como carente, atrasado, doente, lento para a aprendizagem, fraco, sem bagagem intelectual e sem herana cultural. Enquanto no se avanar na concepo de aluno, ainda dominante no pensamento e na prtica pedaggica brasileira, no teremos uma escola democrtica e cidad.

O conhecimento uma construo histrico-crtica e a escola faz a disseminao desse saber. A escola o centro de difuso dessa experincia e vivncia da comunidade local. Nessa perspectiva observamos a construo do currculo numa concepo educacional crtica e transformadora. Refletir o currculo como um todo, vemos a realidade como uma sociedade em que o conhecimento e a informao so para poucos, e que os detentores do poder levam a excluso social. Assim, oportunizar o acesso a escola assume importncia fundamental na construo de um padro democrtico da organizao social, e a necessidade dos gestores governamentais reconhecerem o acesso ao conhecimento como bem pblico, assegurando-o como fator de reduo de desigualdades, pblica e democrtica (COCCO, 2008).

REFERNCIA COCCO, C. A. Currculo vivido. So Paulo: PUC/SP, 2008. Dissertao de Mestrado apresentada Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo.

ACADMICO: PEDRO KIOCHI KONDO PLO: IBAITI

You might also like