You are on page 1of 4

Juliana Duarte Sfadi 6-O 2012.

2 FOP - UPE

Resumo: Desenvolvimento da Dentio

Introduo:
As modificaes que sofrem os dentes desde o incio da formao at a sua erupo e ocluso nos arcos dentais esto intimamente relacionadas edificao e crescimento da face. importante relembrar que: - rgo do esmalte o responsvel pelo modelamento do dente e pela produo de esmalte; - Epitlio interno + ep. externo = bainha de Hertwig (figura) guia a formao da raiz; - Enquanto o epitlio interno progride para formao da raiz dental, o epitlio externo vai se destruindo formando os restos epiteliais de Malassez ; Bainha epitelial de Hertwig (crculos) - Nos dentes unirradiculares, a bainha de Hertwig mantm-se de forma circular, porm, nos dentes multirradiculares, a bainha forma sulcos profundos, como o caso dos molares inferiores, onde o pregueamento acontece no sentido vestibulolingual. J, nos molares superiores, h uma prega vestibular, uma mesial e outra distal. Nos PMs birradiculados, as pregas se dispem no sentido mesiodistal; - A conformao da raiz se d aps a coroa j ter sido formada. - No incio, a raiz tem seu canal bem amplo. medida que vai acontecendo a deposio de dentina, esse canal vai se estreitando. J, no pice, que antes da formao do forame apical, tem conformao infundibuliforme, o cemento se deposita na poro interna e apical do ducto radicular, constituindo ento o pice radicular. - Em detrimento do vrios feixes vsculo-nervosos estarem penetrando atravs do pice dental, nem sempre esse pice constitudo de apenas um orifcio, formando o delta apical.

Erupo dos Dentes:


A erupo um complexo fenmeno resultante de causas variadas, que faz com que o dente, ainda que incompletamente formado, migre do interior dos maxilares para a cavidade bucal. Concomitantemente erupo do dente, h a formao da raiz, conformao da loja alveolar e formao do ligamento periodontal. O mecanismo possui trs perodos interdependentes: - Perodo inicial ou pr-eruptivo; - Perodo de erupo propriamente dita; - Perodo ps-eruptivo. 1. Perodo Inicial ou Pr-eruptivo: Compreende o perodo desde os primrdios da formao do dente at o contato da borda incisal com a mucosa bucal. Nesta fase ocorrem intensas modificaes no rgo do esmalte. - primeiras deposies de dentina e, depois, de esmalte; - incio da formao radicular e formao do tecido sseo adjacente;

- alta atividade osteoclstica que proporciona ao dente a possibilidade de atravessar a cripta ssea que o envolve, estabelecendo contato com a mucosa bucal. 2. Perodo de Erupo Propriamente Dito: Compreende o momento em que o dente rompe o epitlio bucal, at seu contato com o dente antagonista. No momento em que o dente irrompe, o epitlio bucal entra em contato com o epitlio que recobre a coroa sendo, posteriormente destrudo. Ento, o epitlio reduzido entra em unio com o esmalte dental, formando a aderncia dental. - A cutcula elaborada; - A poro radicular j se apresenta com aproximadamente dois teros de seu tamanho definitivo; - Incio da calcificao de alguns dentes permanentes (incisivos). O dente nunca irrompe em sua posio definitiva e, atravs do jogo da musculatura lbio-linguo-geniana, h uma ordenao de sua posio no arco. Um exemplo disso so os incisivos inferiores, que irrompem, muitas das vezes, na poro lingual. Vrias hipteses foram formuladas para explicar o processo de irrompimento do dente, porm a mais aceita a que a relacionada com a teno vascular e humoral causada pela atividade dos tecidos periapicais. Assim, um aumento na irrigao sanguinea das estruturas perirradiculares favoreceriam a erupo. 3. Perodo Ps-eruptivo: Corresponde ao ciclo vital do dente aps ele ter tomado contato com o antagonista. H uma finalizao da erupo ativa, iniciando-se a erupo contnua, pois o dente prossegue com seu processo eruptivo, quer pelo desgaste de sua face triturante, quer pela ausncia do antagonista. - O osso alveolar sofre modificaes para suportar os impactos mastigatrios que se exercem sobre os dentes; - Os ligamentos alveolodentais sofrem reorganizao, tambm devido s foras martigatrias.

Muda dos Dentes:


- Monofiodontes: possuem uma nica dentio; - Difiodontes: possuem duas denties; - Polifiodontes: possuem mais de duas denties. No homo, a muda de dentes consiste na troca das peas temporrias pelas permanentes sendo, as razes das temporrias reasorvidas. Os molares permanentes so monofisrios, pois no substituem nem so substitudos por nenhuma outra pea dental (pois os molares descduos so substitudos pelos pr-molares e no pelos molares permanentes). - H reabsoro das paredes do osso, do ligamento alveolodental e da raiz do dente descduo (rizlise). Na raiz em formao (rizognese), as bordas da raiz so regulares enquanto que, nas rizlise nota-se acentuada irregularidade na superfcie de reabsoro. E, a presena do dente permanente um dos fatores mais importantes na rizlise, pois, atravs da presena do folculo do dente permanente, os osteoclastos iniciam sua ao reabsortiva. Alm disso, devido intensa irrigao do saco dental, h um aumento da acidez nos tecidos subjacentes ao dente temporrio que, segundo alguns autores, manifestaria a reabsoro radicular.

Desaparecem o ligamento alveolodental, loja alveolar e raiz do dente descduo, que, por sua vez, se mantm apenas atravs de aderncias fibrosas gengiva. Um fator primordial para a erupo normal dos dentes permanentes o espao disponvel previsto pelo dente temporrio, da a importncia da manuteno das relaes normais entre as duas denties. Localizao dos folculos dos dentes permanentes: - Os incisivos e caninos: situam-se do lado lingual com relao ao dente descduo rebasoro ligual apical dos incisivos e caninos descduos; - P.M.s: esses folculos situam-se entre as razes dos molares descduos reabsoro se inicia quando o permanente comea sua excurso em direo gengival.

Cronologia e Sequncia de Calcificao e Erupo dos Dentes Descduos e Permanentes:


- A coroa e parte da raiz do dente j se encontram formadas antes de seu aparecimento na cavidade bucal; - Sexta semana de vida intra uterina (um ms e meio): formao da lmina dental (primrdio para o desenvolvimento do dente); - Quarto ms de vida intra uterina: primeiros sinais de calcificao dos descduos; - Quinto ms: incio da calcificao do primeiro molar permanente - Sexto ms: todos os dentes descduos j iniciaram seu desenvolvimento; - Stimo ms de vida extra-uterina: aparecimento do I.C.I. descduo na cavidade bucal (o primeiro dente permanente, o primeiro molar, irrompe aos seis anos de vida aproximadamente); - A cronologia de erupo depende de muitos fatores tais como nutrio, sexo, grupo tnico, clima... Por exemplo, nos indivduos do sexo feminino h uma antecipao dos fenmenos de erupo dental; - Nos permanentes o pice se completa dois a trs anos aps seu aparecimento na cavidade bucal; - A reabsoro das razes temporrias se d entre dois e meio e trs anos aps ter completado seu desenvolvimento e, sua completa formao se d entre seis meses e um ano, aps a erupo; - Aos dois anos e meio a dentio descdua est completa e em pleno funcionamento e, aos trs anos, todas as razes esto completamente formadas; - Entre trs e seis anos, o desenvolvimento dos dentes permanentes no interior dos seus rebordos alveolares est se processando em ritmo acelerado; - Dos cinco aos seis anos existe, nos maxilares, o maior nmero de dentes que em qualquer outra poca; - Dos oito aos dez anos, os quatro primeiros molares e os oito incisivos esto completamente erupcionados e em ocluso e, entre dez e doze anos, a dentio mista d lugar permanente; - Aos 13 anos, todos os dentes permanentes j irromperam, com exceo aos terceiros molares; - Em geral, quanto sequencia de erupo, os dentes inferiores antecedem os superiores. ~ Sequncia eruptivados descduos: I.C.I I.C.S I.L.S I.L.I 1Ms Caninos 2Ms

~ Sequncia eruptiva dos permanentes: 1M.I. 1M.S. I.C.I. I.L.I I.C.S. I.L.S C.I. 1P.M.I 1P.M.S 2P.M.I 2P.M.S C.S 2M.I 2M.S

Os dez estgios de desenvolvimento de Nolla: 0 Ausncia de cripta; 1 Presena de cripta; 2 Calcificao inicial; 3 Um tero de coroa completa; 4 Dois teros de coroa completa; 5 Coroa praticamente completa; 6 Coroa completa (ruptura da cripta, iniciando o perodo de erupo propriamente dita); 7 Coroa completa mais um tero de raiz formada; 8 Coroa completa mais dois teros de raiz formada (perfurao da crista alveolar); 9 Coroa completa e raiz praticamente formada, mas com pice ainda aberto; 10 Dente totalmente formado com pice radicular completo. - Os conhecimentos dos dez estgios de desenvolvimento de Nolla so de grande valia clnica, pois podemos acelerar ou retardar o processo de erupo dos dentes permanentes mediante a extrao de seus antecessores decduos na poca adequada; - Se caso um dente, atravs de observao radiogrfica, esteja situado entre dois estgios, dado a este o valor 0,5. Poderamos tambm determinar um estgio como 6,2, por exemplo, significando portanto que a coroa est completa e uma pequena parte da raiz j se calcificou, mas no tanto a ponto de receber o valor 6,5.

You might also like