You are on page 1of 28

Microempreendedor Individual

Tpico 1 A dura vida do informal


A vida do trabalhador informal no fcil. A informalidade traz uma srie de prejuzos para o microempreendedor. Veja se voc se encaixa em uma das situaes apresentadas abaixo! O trabalhador informal: no pode requerer direitos bsicos, como aposentadoria, por exemplo; trabalha at quando est doente porque no contribui para ter direito ao auxlio-doena; no recebe auxlio-maternidade, no caso da mulher; normalmente recusado pelas empresas porque a continuidade do trabalho gera vnculo empregatcio, obrigando o cliente a pagar encargos trabalhistas ou defesa em aes judiciais; perde bons descontos e prazos junto a fornecedores por no ter CNPJ; no consegue emprstimos bancrios porque no pode comprovar renda; como ningum quer ser seu fiador, ficam mas mos de agiotas que cobram jutos altssimos; no pode fazer vendas regulares porque a negociao sem contratos ou notas fiscais recusada por empresas e pelo governo, obrigando o empreendedor a vender exclusivamente para pessoas fsicas; no tem uma clientela fiel porque no pode se fixar em um local; no consegue emprstimos bancrios porque no pode comprovar renda; como ningum quer ser seu fiador, ficam mas mos de agiotas que cobram jutos altssimos; no pode fazer vendas regulares porque a negociao sem contratos ou notas fiscais recusada por empresas e pelo governo, obrigando o empreendedor a vender exclusivamente para pessoas fsicas; no tem uma clientela fiel porque no pode se fixar em um local; 2

quando abordado pela fiscalizao, perde toda a mercadoria e recomea do zero. Um exemplo quando precisa correr com a sua banca cada vez que um policial se aproxima; quando envelhece, no pode se aposentar e continua trabalhando; quando morre, no deixa penso para os filhos menores porque no contribuiu para a previdncia social. Sua famlia passa por srias dificuldades aps o seu falecimento e os filhos acabam repetindo o destino da informalidade. Veja neste curso como se regularizar e sair dessa bola de neve! Conhea a histria do Z, um trabalhador informal que aprendeu como regularizar sua situao.

Contador: Ol, compadre, h quanto tempo! Como vo as coisas? Z: Vou indo, compadre, dentro do possvel! Como sempre, muito trabalho. E com voc? Contador: Agora a vida est melhorando um pouco. Consegui abrir o meu escritrio e estou indo bem. E como vai o seu negcio? Z: Sabe como essa vida de autnomo... Trabalho de sol a sol. Contador: Mas voc precisa tirar umas frias de vez em quando! Z: Que frias, nada! Se eu tirar frias quem vai pr comida em casa? Alm do mais, isso coisa pra funcionrio e empresrio. Contador: E se voc ficar doente? No vai ter que parar? Z: Parar? Nem pensar! Autnomo no pode parar de trabalhar nem doente. Contador: Ora, mas voc no precisa trabalhar doente. s dar entrada no auxlio-doena. Z: Auxlio-doena? O que isso, compadre? 3

Contador: Ento voc no sabe? o dinheiro que o governo paga para o trabalhador enquanto ele est doente. Z: Ah ? Como a gente recebe esse dinheiro? Contador: s contribuir para a Previdncia Social. Z: preciso pagar antes? Contador: Voc tem que pagar a contribuio mensal para o INSS. E quando ficar doente, s requerer o auxlio-doena. Tambm tem a aposentaria, a penso por morte... Z: Olha, compadre, no sobra dinheiro para pagar o INSS, no. Trabalho para sustentar a famlia. Voc sabe, tenho trs filhos e tem mais um chegando. Minha mulher no est me ajudando porque est quase tendo o menino. Depois, ela vai precisar de uns dias para se recuperar. Z: Enquanto isso, eu trabalho sozinho, e, sem o apoio dela, as coisas ficam mais difceis. O dinheiro diminui. Contador: Oh, compadre, parabns por mais um filho, mas a sua mulher no vai receber o auxliomaternidade? Z: Xi! compadre, voc t complicando! Contador: Estou vendo que voc precisa de umas orientaes. Por que no passa mais tarde l no meu escritrio de contabilidade? Acho que posso ajud-lo a resolver alguns problemas! Z: T bom, compadre! Mais tarde eu vou l!

Tpico 2 O microempreendedor individual

Contador: Ol, Z! Z: Ol, compadre! Bonito o seu escritrio. Voc t bem, hein?! Contador: Sabe como ... Se organizando a gente chega l. Z: Olha, estou aqui para escutar o que voc tem a dizer. Mas vou logo avisando: no tenho dinheiro pra esse tal de INSS, no. Contador: Relaxa, compadre! No se preocupe com isso. Eu pensei numa soluo para o seu negcio ir pra frente e, assim, ajudar voc e sua famlia. Z: Ih, compadre. Vida de pobre no tem soluo no! Contador: Claro que tem, no seja pessimista! Olha, no fim do ano passado, foi aprovada uma lei. a Lei Complementar 128, de 2008, que melhorou ainda mais a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Ela traz a soluo para voc! Z: Hum... Se lei fosse soluo pra problema de pobre, s tinha rico neste pas! Contador: Vou explicar. Essa lei diferente. Ela criou o MEI... Contador: O MEI um empresrio. uma pessoa assim como voc, que trabalha por conta prpria, s que legalizado!

Z: Agora voc pirou de vez! Pra legalizar, custa caro e, depois, ainda tenho que pagar imposto. O dinheiro que ganho mal d pra sustentar meus filhos, voc ainda t querendo que eu sustente o governo?! Contador: Calma, Z. Eu vou lhe explicar! Para isso, vou usar um mapa do nosso bairro que est aqui no quadro.

Como voc viu, o Microempreendedor Individual (MEI) a pessoa que trabalha por conta prpria e se legaliza como pequeno empresrio. Talvez voc esteja se perguntando: como fao para me tornar um MEI? A resposta a esta pergunta simples: Para voc se tornar um MEI, preciso que o seu faturamento seja de at R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) por ano, que voc no tenha mais de um empregado e que no seja scio de ningum no empreendimento.

Quem pode se transformar em MEI: Camel, ambulante, vendedora de cosmticos, cabeleireiro, manicure, esteticista, costureira, arteso, fabricante de bijuterias, borracheiro, sapateiro, mecnico, alm de vrios outros empreendedores que montam o seu prprio negcio.

Tpico 3 As vantagens de ser MEI

Z: Eu, compadre, um empresrio? Contador: Sim, empresrio! E ao se legalizar como MEI, voc tem uma srie de vantagens! Z: Nossa! Ainda vou ter vantagens... J estou confuso! Contador: No precisa ficar confuso. Voc vai entender.

Prefeitura
A prefeitura reconhecer o local de trabalho do MEI e conceder o Alvar de Localizao, mesmo que o empresrio exera suas atividades em quiosques, barracas, bancas ou em sua prpria residncia. Porm, dever estar de acordo com as regras do municpio, que devem ser consultadas antes de fazer o registro.

Banco
A legalizao do MEI isenta de qualquer taxa. O MEI no pagar impostos federais. Apenas o ISS, o ICMS e o INSS so devidos pelo MEI, em valores bem reduzidos.

Junta comercial
O MEI ter um nmero no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas) e poder abrir conta bancria, pedir emprstimos e fazer cadastro com fornecedores atacadistas e distribuidores.

Padaria
O MEI pode anunciar um local fixo para atender os seus clientes. Com isso a propaganda do negcio torna-se mais fcil. Com a legalizao, o MEI poder negociar preos e condies nas compras de mercadorias para revenda e obter uma melhor margem de lucro. Ao aumentar os lucros, o MEI poder oferecer produtos de melhor qualidade para os seus clientes.

Receita federal
O MEI poder vender para outras empresas ou para o governo, com nota fiscal, at parcelar as suas vendas. O pequeno empreendedor comprovar a sua renda quando realizar compras por credirio, alugar um imvel, dentre outros.

Previdncia social
O pequeno empreendedor individual ter direito: a auxlio-doena; a auxlio-maternidade; aposentaria por idade ou por acidente; penso aos seus filhos menores, no caso de morte ou priso.

O MEI, como est legalizado, pode trabalhar sossegado. Quem no MEI, trabalha preocupado, com medo do rapa peg-lo e ainda perder sua mercadoria para a fiscalizao. preciso ter o registro e guardar as notas fiscais das aquisies.

Tpico 4 Registros do MEI

Contador: No bem assim. A inteno da lei ajudar o informal a se transformar em um empresrio de sucesso porque a informalidade s traz prejuzos para a sociedade. Alm disso, essa nova lei quer que uma grande quantidade de empreendedores passe a ter direitos sociais. Por isso, a formalizao do MEI permitir ao governo criar novas polticas pblicas para ajudar os empreendedores e suas famlias! Na informalidade, o governo no o conhece, ento no pode fazer nada por voc. 10

Z: Ser, compadre? E como se legaliza o MEI? Contador: Ah! Vou lhe explicar agora!

Veja abaixo como pode ser feito o registro para ser MEI: Pela Internet, no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Alguns contadores esto cadastrados para efetuar o registro gratuitamente. O Sebrae pode ajudar tambm. Os detalhes, voc pode obter na biblioteca do curso.

Como voc viu no Tpico 3 (AS VANTAGENS DE SER MEI), o MEI ter um nmero no CNPJ. Este CNPJ deve ser registrado na Junta Comercial e fornecido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Caso a atividade seja comercial ou industrial, tambm ter um registro na Secretaria da Receita Estadual. Se for prestador de servios, ter registro na prefeitura. Mas no se preocupe, esses registros sero feitos automaticamente pelos prprios rgos, sem trabalho nenhum para o empreendedor.

11

Tpico 5 Quando se legalizar no MEI

Contador: Z, no se preocupe. Tem uma lei que concedeu benefcios para o escritrio de contabilidade que legalizar o MEI. Para optar pelo SIMPLES NACIONAL, os escritrios de contabilidade devem legalizar o MEI, sem cobrar nada por isso. Z: Olha, compadre, agora j estou gostando... Contador: No falei? O meu escritrio de contabilidade vai legalizar tudo pra voc. Se eu no fizer isso, vou pagar mais imposto. Z: Ento, quer dizer que voc me ajuda e eu te ajudo? Contador: Isso mesmo! Z: E eu preciso ser MEI agora? Contador: Observe e voc vai ver qual a importncia de no demorar a se legalizar! Z: J sei... Para o quadro! Contador: Isso, Z! No quadro fica mais fcil para voc visualizar. Vamos l, acompanhe comigo o raciocnio.

12

Na maioria das vezes, a legalizao uma exigncia do mercado. Ou seja, muitos clientes no contratam trabalhador informal. Quando contratam seus servios, exigem nota fiscal e o CNPJ. O registro essencial, quando o empreendedor necessita de um local para atender a sua clientela, porque a Prefeitura no autoriza o funcionamento de negcios informais. Com a legalizao, voc poder aumentar suas vendas e diversificar sua clientela.

Tpico 6 Local de funcionamento do MEI

Contador: Lembrou o que, Z? Z: Eu bem que queria vender os meus doces para a padaria. Assim, eu fabricaria em casa e deixaria l em consignao. Em casa, mais fcil para a patroa me ajudar... Contador: Mas o seu Manoel j disse que no pode aceitar a minha mercadoria sem nota fiscal porque ele ter problemas com a fiscalizao. Z: E pra dar nota fiscal, eu preciso ter um ponto comercial e um CNPJ. Ento, eu fao tudo em casa e vendo numa banca que o seu Manoel me deixou colocar na frente da padaria dele. 13

Z: A minha sorte que ele gente boa! L, todo mundo me acha! Pior seria se eu tivesse que mudar a banca todo dia de lugar... Ia acabar perdendo os clientes! Contador: Por isso que eu te falo, Z: como MEI voc poder fabricar seus doces em sua casa e vender com nota fiscal para o seu Manoel revender. Z: Ai... ai.. ai.. Tem certeza, compadre? Contador: Sim, Z! Preste ateno na explicao!

O MEI pode se estabelecer em qualquer imvel comercial. Porm, os elevados custos de instalao muitas vezes impedem a locao de um imvel comercial.

Uma vantagem que as Prefeituras esto trabalhando para regulamentar os locais de trabalho do MEI, inclusive em espaos ocupados por outros comerciantes, na prpria residncia do empreendedor ou em reas irregulares, como favelas ou imveis no registrados.

Tpico 7 Emisso de notas fiscais

Contador: Sim, vai ser possvel legalizar o MEI com o endereo de sua prpria residncia, desde que a prefeitura permita, o que j acontece em milhares de municpios. Por isso, antes de se registrar, consulte as regras da prefeitura. 14

Z: T, tudo bem... Eu monto meu estabelecimento em minha prpria casa, mas e a Nota Fiscal, compadre? Contador: muito simples! Veja abaixo:

O MEI emitir Nota Fiscal somente quando vender para outra empresa ou para o Governo. O MEI est dispensado a emitir nota fiscal nas vendas para pessoas fsicas. Os Estados e Municpios podero fornecer, gratuitamente, nota fiscal avulsa de servios ou impresso autorizada sem cobrana de taxas. importante ressaltar que, se mandar imprimir a nota fiscal, o empreendedor pagar apenas o preo cobrado pela grfica.

15

Tpico 8 Os impostos do MEI

Contador: Que isso, Z! Eu j falei que a inteno ajudar os trabalhadores informais. Z: Mas voc disse que eu tenho que pagar imposto, no ? a que mora o perigo! Contador: No exagera, Z! Os impostos para o MEI tm um preo pequenininho.

Quanto o MEI pagar de Imposto? O valor mensal de imposto a ser pago pelo MEI de apenas R$ 34,90 (comrcio ou indstria) ou R$ 38,90 (prestao de servios). Por que pagar apenas este valor? Porque o MEI ser enquadrado no SIMPLES NACIONAL e ficar isento dos impostos federais que so: Imposto de Renda, PIS, COFINS, IPI e CSLL. Qual o destino deste valor? Os valores pagos de impostos pelo MEI sero destinados Previdncia Social e ao ICMS ou ao ISS. Como pagar o Imposto Para pagar esses impostos, basta que o MEI se dirija ao banco ou casa lotrica com uma nica guia. Ao fazer o registro, ele j emite o carn para o ano inteiro.

16

Tpico 9 A aposentadoria do MEI

Contador: Isso mesmo! Z: E como vou ter certeza de que o governo no vai mudar de ideia e aumentar o imposto? Contador: Veja bem, o MEI foi criado por uma lei, a Lei Complementar 128, de 2008. Para o governo alterar essa lei, precisar de muitos votos de deputados e senadores. Portanto, qualquer alterao ser previamente discutida com a sociedade. Outra coisa, o valor mensal a pagar ser atualizado anualmente, de acordo com o salrio mnimo, porque voc vai recolher para a sua aposentadoria. Z: E se eu pagar esse valor, de quanto ser minha aposentadoria? Contador: O valor da aposentadoria est ligado contribuio. Veja os detalhes!

17

Tpico 10 Contratao de empregado pelo MEI

Z: Tem que assinar carteira? Acho que vai ficar muito caro! Contador: Que nada, Z! Voc poder ter um empregado ganhando at um salrio mnimo ou o piso salarial da profisso.

18

Veja as informaes sobre os impostos destinados ao MEI:

Tpico 11 A burocracia do MEI

Z: O que voc t me dizendo, compadre? Quer dizer que a minha patroa pode ser minha empregada? Contador: Claro, Z! Nada impede que voc empregue sua esposa ou seu filho. 19

Z: Mas empregado d muita burocracia... Contador: Hum... No bem assim, eu posso ajudar. No se preocupe com os meus honorrios. Sero o mnimo possvel. Z: Ento me explica como vou fazer tudo isso sem ter dor de cabea? Contador: Tudo bem, atravs do quadro vou lhe explicar as burocracias do MEI. No so muitas... Observe!

20

Tpico 12 Restries do autnomo registrado

Contador: No, Z! Ser registrado como autnomo restringe muito a atividade do empreendedor.

21

Contador: Alm disso, Z, o registro como autnomo sai mais caro. Z: Mais caro? Por qu? Contador: Primeiro, porque a lei no criou benefcios pra incentivar a legalizao do autnomo. Z: E segundo? Contador: Se for contratar um empregado, o autnomo tambm contribui para a Previdncia com quase a mesma coisa que uma grande empresa.

22

Tpico 13 Cancelamento do MEI

Contador: Z, da mesma forma como na legalizao, a baixa do MEI tambm ser simplificada. Z: E os pagamentos que eu fiz? Eu vou perder tudo? Contador: Claro que no, Z. Preste ateno que voc entender tudo!

23

Tpico 14 Evoluo para microempresa

Contador: Certo! Se voc faturar mais do que R$ 60 mil, significa que o seu negcio cresceu e se transformou em uma microempresa. Z: Microempresa? Eu vou ser empresrio? Puxa... T bobo! 24

Contador: Mas isso mesmo, Z! Veja como se d a transformao do MEI em Microempresrio

Tpico 15 Atividades impedidas para MEI

Para isso, basta acessar o site www.portaldoempreendedor.gov.br e fazer o registro.

25

Z: Pense que legal, compadre! Eu, empresrio! Vou depressa contar pra minha patroa. Tambm no posso esquecer do Honrio e do Beto! Eles trabalham por conta prpria como eu e vo gostar da ideia. Contador: Fico feliz que voc tenha entendido tudo. Mas antes que conte para os seus amigos, deixa eu te dar mais uma informao: nem todos podem ser MEI. Z: No? Quem no pode ser MEI? Contador: A pessoa que seja scia ou dona de empresa ou possua um outro estabelecimento. Vou mostrar a voc algumas atividades que tambm no podem ser realizadas pelo MEI. Assim, voc poder explicar corretamente para os seus amigos! Confira abaixo as atividades impedidas para o MEI: Construo de imveis e obras de engenharia em geral, inclusive sob a forma de subempreitada, execuo de projetos e servios de paisagismo e decorao de interiores. Servio de vigilncia, limpeza ou conservao. Administrao e locao de imveis de terceiros. Academias de dana, capoeira, ioga e artes marciais; academias de atividades fsicas, desportivas, natao e escolas de esportes. Elaborao de programas de computadores, inclusive jogos eletrnicos. Licenciamento ou cesso de direito de uso de programas de computao. Planejamento, confeco, manuteno e atualizao de pginas eletrnicas. Montagem de estandes para feiras. Produo cultural e artstica. Produo cinematogrfica e de artes cnicas. Laboratrios de anlises ou de patologia clnica. Servios de tomografia, diagnsticos mdicos por imagem, registros grficos, mtodos ticos e ressonncia magntica. Servios de prtese em geral. Servios regulamentados por lei, como mdicos, advogados, dentre outros.

26

Z: No se preocupe, compadre. Meus amigos no esto nesta lista que voc me mostrou a no. Contador: Ento por que voc no os traz aqui pra gente conversar? Z: Pode deixar, vou trazer todos eles! Contador: Mas lembre-se, Z: para um negcio dar certo, preciso ser organizado, planejar bem, ter controle dos gastos, ou seja, no adianta s legalizar. Z: , s vezes, penso que se eu fosse mais organizado, tudo seria melhor, mas tenho tanto trabalho...! Contador: Olha, eu posso dar umas dicas de como administrar o seu negcio. Voc vai ver que no to difcil assim, basta um pouco de informao. Tenho certeza que ainda conseguir tirar frias e at mesmo voltar a estudar! Z: Ah, Compadre! Isso era o tudo que eu queria. Poder estudar, fazer um curso de culinria e me especializar em doces. Contador: Voc vai conseguir... No duvide! Z: Obrigado, compadre, voc mesmo um bom amigo! Contador: Por nada, Z! Conte comigo sempre que precisar!

27

Acredito que voc tambm compreendeu o assunto abordado. Ento, para fixar tudo que foi falado at aqui, quero convid-lo a fazer uma atividade. Preparado? Marque as colunas de respostas com os nmeros que correspondem s dvidas apresentadas. 1. Qual o valor para se legalizar como MEI? 2. O que preciso para ser MEI? 3. Qual o valor mensal de impostos do MEI da rea de comrcio? 4. Qual o valor da Nota Fiscal avulsa emitida pelo MEI? 5. Quando um MEI vira microempresrio? ( ) Faturamento acima de R$ 60 mil por ano ( ) R$ 34,90

( ) Isento de taxa ( ) Faturamento de at R$ 60 mil por ano


( ) Isento de taxa

Parabns, voc finalizou o curso Microempreendedor Individual. Faa tambm como o Z, no perca tempo e regularize-se j como MEI. E lembre-se: para o crescimento do seu empreendimento, preciso que voc invista em conhecimentos. No deixe de acessar nossos cursos. At breve!

28

You might also like