You are on page 1of 9

1.

0 - Finanas
Pode-se definir Finanas como a arte e a cincia de administrar fundos, praticamente todos os indivduos e organizaes obtm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. Finanas ocupa-se do processo, instituies, mercados e instrumentos envolvidos na transferncia de fundos entre pessoas, empresas e governos. 1.1 - Finanas a aplicao de uma srie de princpios econmicos e financeiros objetivando a maximizao da riqueza da empresa e do valor das suas aes. 1.2 - O que maximizao da riqueza a contribuio para o valor da empresa pela seleo daqueles investimentos que possuem a melhor compensao entre risco e retorno. E como se define compensao entre risco e retorno? Dado um nvel de risco, a taxa desejada de retorno que justifica a execuo de um investimento.

2.0 - O que faz o Administrador Financeiro


A funo de gesto financeira geralmente associada a um alto executivo da empresa, denominado freqentemente diretor financeiro ou vice-presidente de finanas. O vice-presidente de finanas coordena as atividades do tesoureiro e do controlador. A controladoria preocupa-se com a contabilidade de custos e a contabilidade financeira, com os pagamentos de impostos e com os sistemas de informao gerencial. A tesoureira responsabiliza-se pela gesto do caixa e da rea de crdito da empresa, por seu planejamento financeiro, e pelos gastos de investimento.Numa empresa menor, o tesoureiro e o controlador talvez sejam a mesma pessoa, no se encontrando dois departamentos distintos. 2.1 - Decises de Administrao Financeira O administrador financeiro deve preocupar-se com trs tipos bsicos de questes: 2.1.1 - Oramento de Capital: Processo de planejamento e gesto dos investimentos de uma empresa em longo prazo. Nessa funo o administrador

financeiro procura identificar as oportunidades de investimento cujo valor para a empresa superior a seu custo de aquisio. Em termos amplos, isto significa que o valor do fluxo de caixa gerado por um ativo supera o custo desse ativo. 2.1.2 - Estrutura de Capital: Combinao de capital de terceiros e capital prprio existente na empresa. O administrador financeiro tem duas preocupaes, no que se refere a essa rea. Primeiramente, quanto deve a empresa tomar emprestado? Em segundo lugar, quais so as fontes menos dispendiosas de fundos para a empresa? Alm destas questes, o adm. financeiro precisa decidir exatamente como e onde os recursos devem ser captados, e, tambm, cabe ao adm. financeiro a escolha da fonte e do tipo apropriado de recurso que a empresa, por ventura, tomar emprestado. 2.1.3 - Administrao do Capital de Giro: Capital de giro so os ativos e passivos circulantes de uma empresa. A gesto do capital de giro de uma empresa uma atividade diria que visa assegurar que a empresa tenha recursos suficientes para continuar suas operaes e evitar interrupes muito caras. Estas trs reas de administrao financeira oramento de capital, estrutura de capital e administrao do capital de giro so muito amplas. Cada uma delas inclui uma variedade de tpicos. Todas elas sero discutidas ao longo da disciplina.

3.0 - MODALIDADES DE ORGANIZAES DE EMPRESAS


3.1 - Firma Individual: Empresa de propriedade de um nico indivduo. um tipo de empresa de criao mais simples e sujeita a menos regulamentao. O proprietrio de uma firma individual tem direito a todo o lucro da empresa, porm tem responsabilidade ilimitada sobre as dvidas da mesma. No h distino entre rendimentos de pessoa fsica e de pessoa jurdica, de modo que o lucro da empresa tributado como se fosse rendimento de pessoa fsica. A durao da firma individual limitada pela vida do proprietrio e o capital prprio, que pode ser reunido, limitado riqueza pessoal do proprietrio. 3.2 - Sociedade Por Quotas: semelhante a uma firma individual, excetuando-se o fato que tem dois ou mais proprietrio (scios). Numa sociedade geral, todos os scios participam dos lucros e prejuzos, e todos tm responsabilidade ilimitada por todas as dvidas da empresa, e no apenas por uma poro delas.

Numa sociedade limitada, um ou mais scios gerais sero responsveis pela gesto da empresa e tero responsabilidade ilimitada, mas haver um ou mais scios limitados que no tero participao ativa no negcio. A responsabilidade de um scio limitado por dvidas da empresa restrita ao montante que tenha contribudo para o capital da sociedade. A maneira pela qual os lucros ou prejuzos da sociedade so repartidos descrita no contrato social. 3.3 - Sociedade por Aes: Empresa criada como entidade jurdica independente, formada por uma ou mais pessoas fsicas ou jurdicas. A formao de uma sociedade por aes envolve a confeco de um documento de incorporao e um estatuto. A sociedade por aes a forma superior de organizao de empresas, no que diz respeito a levantar recursos e transferir a propriedade de um investidor a outro, mas apresenta a uma grande desvantagem: a dupla tributao.

4.0 - OBJETIVOS DA ADMINISTRAO FINANCEIRA


4.1 - Maximizao de Lucro: O objetivo mais geral da administrao financeira maximizar o valor de mercado do capital dos proprietrios existentes, no importando se a empresa uma firma individual, uma sociedade de pessoas (quotas) ou por aes. Em qualquer delas, as boas decises financeiras aumentam o valor de mercado do capital dos proprietrios. Pode-se dizer que a administrao financeira tem trs objetivos bsicos: a - Manter a empresa em permanente situao de liquidez, como condio bsica ao desenvolvimento de suas atividades. Uma empresa apresenta boa liquidez quando seus ativos e passivos so administrados convenientemente. O importante manter os fluxos das entradas e sadas de caixa sob controle e conhecer antecipadamente as pocas em que ir faltar numerrio. b - Obter novos recursos para planos de expanso, com base em estudos de viabilidade econmico-financeira e aos menores custos. a empresa deve ser perpetuada e, para tanto, tem de realizar investimentos em tecnologia, novos produtos, etc., que podero sacrificar a rentabilidade atual em troca de maiores benefcios no futuro. A grande concorrncia existente nas modernas economias de mercado obriga as empresas a se manterem tecnologicamente atualizadas. Nenhuma pode sentir-se segura em uma boa posio, porque a qualquer momento algum concorrente poder surgir com um produto melhor e mais

barato. Deste modo, as empresas so impelidas a desenvolverem continuamente novos projetos e a tomarem decises sobre a sua implantao. Normalmente isto significa a necessidade de vultuosas somas adicionais de recursos e uma elevao no risco do empreendimento. O retorno deve ser compatvel com o risco assumido. Maior risco implica a expectativa de maior retorno. c - Assegurar o necessrio equilbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira, quantificando os planos de expanso de acordo com as possibilidades de obteno de recursos, prprios ou de terceiros.

5.0 - DECISES FINANCEIRAS BSICAS


5.1 - Investimentos: A preocupao primordial diz respeito avaliao e escolha de alternativas de aplicao de recursos nas atividades normais da empresa. Consiste ainda num conjunto de decises visando dar empresa a estrutura ideal em termos de ativos fixos e correntes para que os objetivos da empresa como um todo sejam atingidos. Nessa rea, o enfoque bsico a obteno do maior resultado (retorno) possvel, dado o risco que os proprietrios da empresa esto dispostos a correr. 5.2 - Financiamento: O que se deseja fazer definir e alcanar uma estrutura ideal em termos de fontes de recursos, dada a composio dos investimentos. preciso compreender, desde j, que a funo financeira, cuja finalidade assessorar a empresa como um todo proporcionando-lhe os recursos monetrios exigidos, no determina, por isso mesmo, quais as aplicaes a serem feitas pela empresa. Isto decorre dos objetivos e das decises da administrao e/ou dos proprietrios da empresa em um nvel mais alto. administrao financeira resta conseguir os recursos necessrios para financiar essa estrutura de investimento ao mais baixo custo possvel. 5.3 - Utilizao (destinao) do lucro lquido: H uma rea de decises tambm comumente conhecida pelo nome de poltica de dividendos, que se preocupa com a destinao dada aos recursos financeiros que a prpria empresa gera em suas atividades operacionais e extra-operacionais. nesta rea que surgem as indicaes mais claras do inter-relacionamento das reas de investimento, financiamento e utilizao do lucro lquido. O interrelacionamento deve-se ao fato indiscutvel de que o lucro retido pela empresa (ou seja, o lucro no pago sob a forma de dividendos em dinheiro) constitui-se

numa de suas fontes de recursos. Logo, tambm problema das decises de financiamento determinar quanto do lucro lquido disponvel deve ser retido, com a deciso complementar forosa a respeito da proporo que deve ser distribuda aos proprietrios. Alm disso tambm h relaes entre decises de investimento e de utilizao do lucro lquido. Nas decises de investimento, um certo retorno deve ser alcanado: digamos ento que seja considerada a utilizao de lucros retidos para financiar certas aplicaes. essa possibilidade deveria ser admitida apenas quando a alternativa de investimento prometesse um retorno superior aos que os proprietrios poderiam conseguir se eles mesmos aplicassem os recursos porventura recebidos em decorrncia da distribuio de lucros. As magnitudes relativas dos riscos envolvidos nas aplicaes disponveis empresa e aos proprietrios, fora dela, tambm precisam ser consideradas.

6.0 - RELAES DE AGENCY


A relao entre acionistas e administradores denominada relao de agency. Existe quando algum ("principal") contrata outra pessoa ("agente") para cuidar de seus interesses. Em tais relaes existe a possibilidade de conflito de interesses entre o principal e o agente. Tal conflito denominado de problema de agency. Discutir o problema de agency, na medida em que este se relaciona com a maximizao da riqueza dos proprietrios e o papel da tica nessa questo. Um problema de agency advm do fato de que os administradores, na qualidade de representantes dos proprietrios, podem colocar seus objetivos pessoais frente dos objetivos empresariais. Foras de mercado, tanto as oriundas dos acionistas, particularmente de grandes investidores institucionais, como as ameaas de compras hostis (takeovers), tendem a prevenir ou a minimizar o problema de agency.

7.0 - ANLISE VERTICAL E HORIZONTAL


7.1 - ANLISE VERTICAL A anlise vertical facilita a avaliao da estrutura do Ativo e do Passivo bem como a participao de cada item da Demonstrao de Resultado na formao do lucro ou prejuzo. O clculo do percentual de participao relativa dos itens do Ativo e do Passivo feito dividindo-se o valor de cada item pelo valor total do Ativo ou do Passivo.

Para a participao relativa dos itens da Demonstrao de resultado o clculo feito dividindo-se cada item pelo valor da Receita Lquida, pois esta considerada como base. (Ex. no final) Outras constataes podem ser extradas, mas a utilidade aumenta sensivelmente se a anlise vertical for utilizada conjuntamente com a anlise horizontal. 7.2 - ANLISE HORIZONTAL A anlise horizontal tem a finalidade de evidenciar a evoluo dos itens das demonstraes contbeis, por meio dos perodos. Calculam-se os nmerosndices estabelecendo o exerccio mais antigo como ndice-base 100. Podem ser calculados, tambm, aumentos anuais. As tcnicas utilizadas em anlise horizontal apresentam algumas limitaes: 1. quando o valor do item correspondente no exerccio-base for nulo, nmerondice no pode ser calculado pela forma proposta, pois os nmeros so divisveis pelo nmero zero. Nesses casos, podem ser analisadas variaes em valores absolutos; 2. quando o exerccio-base apresenta um nmero negativo e no exerccio seguinte o nmero fica positivo ( e vice-versa), matematicamente, calculvel, mas o resultado deve ser tratado com bastante cuidado, para no ocorrerem interpretaes equivocadas da evoluo. 7.3 - ANLISE POR MEIO DE NDICES A tcnica de anlise por meio de ndices consiste em relacionar contas e grupos de contas para extrair concluses sobre tendncias e situao econmico-financeira da empresa. O analista pode trabalhar com ndices ou percentual. A classificao dos ndices pela empresa pode ser como timo, bom, satisfatrio ou deficiente, ao compar-los com os ndices de outras empresas do mesmo ramo ou porte.. Esta comparao possvel atravs das publicaes em revistas especializadas. Seguem abaixo alguns indicadores da situao econmico-financeira:

NDICES E FRMULAS

Estrutura de Capital Participao dos Capitais de Terceiros (PCT) = Exigvel total Exigvel + Patrimnio Lquido Composio do endividamento (CE) = Passivo circulante Exigvel total Imobilizao do capital prprio (ICP) = Ativo permanente Patrimnio lquido Imobilizao dos Recursos no correntes (IRNC) = Ativo permanente Patrimnio lquido + Exigvel a L.P. Liquidez Liquidez Geral (LG) = Ativo Circulante + Ativo real. L.P Passivo Circ. + Passivo exig. L.P Liquidez corrente (LC) = Ativo circulante Passivo circulante Liquidez seca (LS) = Ativo circ. Estoques Desp.exerc.seguinte passivo circulante Liquidez imediata (LI) = D i s p o n v e l Passivo Circulante Rotao Giro dos estoques (GE) = Custo dos produtos vendidos Saldo mdio dos estoques Giro das contas a receber (GCR) = Receita operacional bruta Devol./abatimentos Saldo mdio das contas a receber Giro do ativo operacional (GAOP) = Receita operacional lquida Saldo mdio do ativo operacional Prazo mdio Prazo mdio de estocagem (PME) = Saldo mdio dos estoques Custo dos prod. vendidos / 365 dias

Prazo mdio das contas a receber (PMCR) = Saldo mdio das constas a receber (Rec. Oper.Bruta Devol. e abatim.) / 365 dias Prazo mdio de pagamento a fornecedores (PMPF) = Saldo mdio de fornecedores Compras brutas / 365 dias Rentabilidade Margem bruta (MB) = Lucro bruto Receita Oper. lquida Margem lquida (ML) = Lucro lquido Receita Oper. lquida Rentabilidade do capital prprio (RCP) = Lucro lquido Saldo mdio do Patr. lquido

7.4 - NDICES DE ESTRUTURA DE CAPITAL Esses ndices indicam o grau de dependncia da empresa com relao a capital de terceiros e o nvel de imobilizao do capital. Quanto menor o ndice, melhor. 7.5 - NDICES DE LIQUIDEZ Os ndices de liquidez mostram a situao financeira da empresa. Quanto maior o ndice, melhor. Um aspecto importante que deve ser considerado que a empresa precisa "repor" os ativos circulantes que converter em dinheiro, para no interromper sua atividade operacional. Nessas condies, os ativos circulantes passam a ter caractersticas permanentes. Portanto, os ndices de liquidez so vlidos para os casos em que a empresa "liquidada". 7.6 - NDICES DE ROTAO Os ndices de rotao (giros) evidenciam o prazo de renovao dos elementos patrimoniais, dentro de determinado perodo de tempo. A anlise do giro dos ativos fornece informaes sobre aspectos de gesto da empresa, tais como as polticas de estocagem, financiamento de compras e financiamento de clientes. Com relao ao giro dos estoques (e prazo mdio de estocagem), as empresas procuram aumentar, pois quanto mais rpido vender o produto, mais o lucro

aumentar. Esse raciocnio vlido desde que a margem de contribuio seja positiva e o aumento do giro no implique "custos extras" em volume superior ao ganho obtido pelo aumento do giro. O mesmo vlido, tambm, em relao ao giro das contas a receber (e prazo mdio das contas a receber), em termos de quanto mais rpido a empresa receber, melhor. J em relao ao prazo mdio de pagamento a fornecedores, quanto maior, melhor, ou seja, quanto mais tempo para pagar, melhor. Freqentemente, o prazo mdio de pagamento a fornecedores comparado com o prazo mdio das contas a receber. Por exemplo, a empresa compra com prazo de 81 dias e vende com prazo de 68 dias, ela tem condies de recomprar antes mesmo de totalizar o pagamento aos fornecedores. 7.7 - NDICES DE RENTABILIDADE Esses ndices medem quanto est rendendo os capitais investidos. So indicadores muito importantes, pois evidenciam o sucesso ( ou insucesso) empresarial. So calculados, geralmente, sobre as receitas lquidas, porm, em alguns casos, pode ser interessante calcular sobre as receitas brutas deduzidas somente das vendas canceladas (devolues) e abatimentos. Como pode ser observado, este ndice quanto maior, melhor.

Concluso
A questo da gesto financeira nas empresas de extrema importncia, pois muitas questes envolvem esse assunto, inclusive outros assuntos que possuem gerencias separadas e enfoques bem diferentes tem um relacionamento muito forte com gesto financeira. Praticamente tudo que se pensa dentro de uma corporao tem um impacto financeiro no oramento sendo ento necessrio uma avaliao profunda no diz respeito novos investimentos e seus provveis retornos e custos reais. Bibliografia

Lima Netto, R. P. Curso Bsico de Finanas So Paulo:Saraiva, 1978 Sanvicente, A. Z. Administrao Financeira So Paulo:Atlas, 1987 Robichek, A. A., Myers, S. C. Otimizao das Decises Financeiras So Paulo: Atlas, 1971 www.venus.rdc.puc-rio.br/marcoalb/AdmFin/ADMFIN01.PDF

You might also like