You are on page 1of 4

RESENHA

NATUREZA E CULTURA NO BRASIL (1870-1922) LUCIANA MURARI So Paulo: Ed. Alameda, 2009. 470 p. REDESCOBRINDO A NATUREZA E O TERRITRIO No decorrer das pginas de Natureza e Cultura no Brasil (18701922), de Luciana Murari, difcil, quase impossvel, resistir tentao de se orgulhar de um certo prazer que s a especializao disciplinar pode proporcionar. Explico-me melhor: nesta belssima obra, a geografia ocupa lugar central. Ela protagonista de uma reflexo que visa discutir como a formao da identidade nacional e as representaes que foram feitas do Brasil no perodo em destaque eram indissociveis da natureza, do meio e do territrio. Trata-se de um movimento ousado. Afinal, em uma cincia marcada negativamente pelo determinismo geogrfico, aspecto que verdadeiramente marginalizou a geografia perante as demais Cincias Humanas, apenas recentemente deixamos de nos envergonhar em articular a sociedade e a natureza movimento este proveniente do exterior, isto , impulsionado pelos debates sobre o desenvolvimento sustentvel. Pouco antes de morrer, o grande historiador francs Fernand Braudel no por acaso negligenciado pelos gegrafos, apesar de sua obra ser marcada do incio ao fim pela geografia! reclamava diante de tienne Juillard e Claude Raffestin que a geografia havia se desespacializado ao deixar de lado o papel do meio no entendimento da vida social. Ambos discordaram de Braudel. Murari no gegrafa, mas economista de formao com mestrado e doutorado em histria. Ou seja, sua reflexo no foi contaminada por essas querelas o que timo. No posso esconder a satisfao quando vejo no-gegrafos dialogando com temas caros ao meu domnio e, com isso, ensinando-me cada vez mais sobre meu prprio ofcio. Na abertura do sculo XXI, o spatial turn parece que veio mesmo para ficar.

194

Todavia, deixe-me virar a pgina disciplinar o quanto antes, posto que uma das principais virtudes do livro lanar mo de reas diversas como Literatura, Histria, Sociologia e Histria das Idias embora tome a Literatura como foco privilegiado de anlise, revelando textos pouco conhecidos e, sobretudo, novos ngulos de autores j consagrados como Visconde de Taunay, Graa Aranha, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha. Ao nosso ver, esses novos ngulos dizem respeito, principalmente, questo poltica. Que o leitor no se deixe enganar pelo ttulo que, supostamente, pode dar a impresso de uma abordagem culturalista. No o caso. Os escritores aqui resgatados so apresentados como intelectuais, como intrpretes da histria, agentes do presente e antecipadores do futuro da nao. Todos eram portadores de uma viso de mundo (ou, para resgatar o esprito intelectual do sculo XIX mas guardadas as devidas propores, de filosofias da histria) que, edificada luz dos parmetros europeus, parecia se chocar a todo instante e em todos os lugares com uma realidade tropical, colonial e miscigenada. Talvez a maior fora do livro esteja a. Embora a autora no se proponha a criticar abertamente a posio de seus investigados, concentrando seus esforos no modo como eles construam suas representaes sobre o espao nacional, sabemos muito bem que nenhuma idia ingnua, nenhuma literatura neutra, nenhuma weltanschaung apoltica. Nas pginas de Cana, Os Sertes ou Triste fim de Policarpo Quaresma, implcita ou explicitamente eram esboados e confrontados diferentes projetos para que o Brasil se constitusse enquanto civilizao. Para tanto, havia um elemento, simultaneamente concreto e imaginrio, a ser debatido, domado: o territrio nacional. To grande quanto as dificuldades enfrentadas por um pas novo, to exuberante em termos naturais quanto heterogneo em termos tnicos, por intermdio de idias oriundas do darwinismo, positivismo, romantismo e modernismo muito bem apresentadas pela autora, bom que se diga a natureza e o territrio brasileiros foram como que imantados por uma aura mstica que, por vezes, parecia impedir a pavimentao dos caminhos que conduziriam o pas rumo ao progresso e modernidade. Assim, no seria exagero considerar que a histria do Brasil se reveste de um sentido quase que para no dizer totalmente pico. Ocupar um pas-continente, lig-lo de norte a sul e transformar o meio de obstculo em recurso seriam os signos necessrios de que, sim, aqui era possvel estabelecer uma civilizao. Popularizada pelo hino nacional do republicano Olavo Bilac, a noo de que o Brasil seria gigante pela 195

prpria natureza precisou de um bom tempo de maturao. Entre 1870 e 1922, esse otimismo no convinha a todos. O Brasil nunca foi tarefa fcil. No por acaso a mitificao em torno das entradas e, maiormente, das bandeiras. Abrir mo do conforto do litoral e de seus galicismos para se arriscar territrio adentro rumo ao serto era empreitada para poucos. De todo modo, pode-se interpretar esse movimento como sendo o encontro do brasileiro consigo mesmo; penetrar a natureza ptria e descobrir seus mistrios era entrar no mago da identidade nacional, revelando ao mundo as singularidades, a essncia da terra brasilis. Na Europa, que encantava a todos, tudo estava pronto e acabado. No Brasil, que assustava a todos, tudo estava por fazer. No entanto, se num primeiro momento essa comparao podia ser negativa, logo em seguida emergia seu lado positivo. Ainda que no tivssemos histria, as potencialidades das paisagens, do meio e do territrio deslindavam o futuro diante daqueles intelectuais que se entregavam a pensar a jovem nao. Nas palavras de Murari: A representao da natureza brasileira em suas relaes com a sociedade e a percepo da problemtica do territrio na formao nacional foram alguns dos temas centrais de um amplo processo de reviso da histria brasileira, de reflexo sobre a formao colonial do pas, de sua condio no contexto das naes e de um futuro que, esperavase, acompanharia os progressos da tcnica, a inovao contnua, o aumento da produtividade, a ascenso do conhecimento e o estabelecimento de uma slida institucionalidade poltica liberal similar dos modernos pases capitalistas (p.63). O tema da tcnica merece destaque. Aspecto fulcral da modernidade e do processo de modernizao capitalista, por intermdio dela seria possvel transformar a natureza, tornar o meio habitvel, vencer as distncias. Da a ateno dada aos engenheiros, portadores de conhecimento to relevante a ponto de capacit-los a serem os gestores de um territrio cuja redeno passaria incontornavelmente pela tcnica. medida em que o interior do Brasil ia sendo explorado e mapeado atravs da Comisso Rondon, por exemplo, objeto de instigante leitura por parte da autora (vide pp. 301-108) , estradas, pontes, tneis, ferrovias e luz eltrica traziam consigo as maravilhas da vida moderna, permitindo que o pas sasse do estado natural em que se encontrava. Nessa direo, so assaz pertinentes as referncias a Euclides da Cunha e Andr Rebouas. Ambos engenheiros, o primeiro se mostra observador arguto e crtico do processo de ocupao e interligao do territrio nacional, enquanto a viagem do segundo aos Estados Unidos o despertara para as 196

potencialidades tursticas brasileiras desde que houvesse a infraestrutura necessria para tal empreendimento. A despeito de uma argumentao envolvente e convincente, conduzindo o leitor para dentro do texto, bem verdade que, provavelmente em funo das dificuldades de edio de uma tese para o formato de livro, a ausncia de sub-captulos torna a leitura um pouco cansativa, posto que sem interrupes ou pausas que auxiliariam a acompanhar reflexo to bem tecida. Porm, nada de grave, algo compensado pela escrita fluida, elegante e esmerada. Talvez o leitor mais atento se surpreenda com a ausncia de Brasil: mito fundador e sociedade autoritria, de Marilena Chau (ed. Perseu Abramo, 2000), cuja crtica apropriao ideolgica da natureza e do territrio nacionais pelas elites intelectuais e polticas brasileiras ao longo de nossa histria certamente s enriqueceria a j luminosa pesquisa bibliogrfica em tela. O captulo I, por exemplo, Um paraso terrestre. Imagens da natureza na formao do Brasil, guarda inmeras semelhanas com o livro da filsofa paulista. E, embora tenha citado os trabalhos da francesa Anne-Marie Thiesse e a agradecido nominalmente no final do livro, talvez a inspirao mais ampla da pesquisa de Murari deva ser creditada prpria Thiesse, cujos crire la France: le mouvement littraire rgionaliste de langue franaise entre la Belle poque et la Libration (PUF, 1991) e Ils apprenaient la France: lexaltation des rgions dans le discours patriotique (ditions de la MSH, 1997) esto presentes nas entrelinhas da maioria das pginas da brasileira * . Enfim, nada disso compromete a riqueza de Natureza e Cultura no Brasil (1870-1922). Ao fazer da relao homem-meio a chave para a interpretao do Brasil, Murari abre uma rica trilha para questionarmos aqueles que insistem em operar uma abordagem dicotmica em Cincias Humanas, como se vida social, processo histrico, atividades econmicas e prticas culturais pudessem prescindir do meio ambiente e do espao geogrfico em que foram engendradas. Espero sinceramente que o leitor no saia desse livro do mesmo jeito que entrou. (Guilherme Ribeiro)
Em portugus, a edio n. 15, vol. 8 de 1995 da revista Estudos Histricos publicou La petite patrie enclose dans la grande: regionalismo e identidade nacional na Frana durante a III Repblica. Por sua vez, a revista Anos 90, n. 15, vol. 9, publicou em 2001 Fices criadoras: as identidades nacionais. Ambos esto disponveis on-line.
*

197

You might also like