You are on page 1of 21

Teoria Musical II

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II

OFICINA DE ESTUDOS DA ARTE ESPRITA APOSTILA DE TEORIA MUSICAL Parte 2 3 edio ELABORADO POR EQUIPE OFICINA Copyleft Rio de Janeiro Brasil 2010 Todos os direitos liberados. incentivada a reproduo da obra ou parte dela, desde que citada a fonte, para fins educacionais, mesmo sem prvia autorizao do portador dos direitos autorais. APOIO:

www.oficina.org.br -2-

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


Sumrio

Mensagem aos trabalhadores da arte esprita ....................................................................4 Introduo ....................................................................................................................5 Tipos de incio................................................................................................................6 Figuras Rtmicas.............................................................................................................6 Escala Maior ..................................................................................................................7 Intervalos .....................................................................................................................8 Inverso de Intervalos .................................................................................................. 13 Armadura de Clave....................................................................................................... 14 Acordes Relativos......................................................................................................... 17 Campo Harmnico Maior ............................................................................................... 18 Funes harmnicas .................................................................................................... 19 Cadncias perfeita, plagal e suspensiva .......................................................................... 20 Quilteras ................................................................................................................... 20

-3-

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


Mensagem aos trabalhadores da arte esprita

Caros colegas, A msica conhecida e praticada desde a pr-histria. Ainda no ramos homo sapiens e j utilizvamos percusso corporal e imitvamos os sons da natureza. Certamente no era a msica como a conhecemos hoje, mas com certeza exercia seu poder incrvel sobre todos. E desde que surgiram no mundo, por volta de 10.000 A.C., os instrumentos musicais tambm fascinam as pessoas. A histria da msica confunde-se, com a prpria histria do desenvolvimento da inteligncia e da cultura humanas. Atualmente no se conhece nenhuma civilizao ou agrupamento que no possua manifestaes musicais prprias. E o movimento esprita no foge a esta regra, construindo e reconstruindo sua identidade musical a cada dia. A Oficina surge ento de uma necessidade de qualificar os trabalhadores da msica no movimento esprita, e desde 2003 vem crescendo, solidificando suas bases tericas e aperfeioando sua prtica. De um ensaio de um grupo de violeiros do plo XIII de COMEERJ (Confraternizao das Mocidades Espritas do estado do Rio de Janeiro) tornou-se um curso estruturado onde os interessados podem aprender teoria musical, percepo, prtica do instrumento alm de vivncias em que so trabalhados elementos como a timidez e a comunicao entre outros. Este trabalho se ampliou para alm das fronteiras da COMEERJ e hoje conta com integrantes oriundos de diversas regies, que no so necessariamente ligados a nenhum plo. Todos os encontros possuem o momento de estudo da Doutrina Esprita aplicado atividade artstica, passando por temas como vaidade, orgulho, fluidos, pensamento, postura do trabalhador, entre outros, mas sempre pautados na codificao Kardequiana. A OFICINA j formou vrios dos seus prprios professores de msica e forma tambm multiplicadores que j comeam a desenvolver trabalhos similares em outras regies. Ao longo destes anos, tivemos participaes muito especiais de colegas que desenvolvem trabalhos significativos dentro do movimento esprita fazendo palestras sobre suas experincias na evangelizao atravs da msica. Marielza Tiscate, Fbio Alves, Allan Filho, Luiz Pedro so alguns dos que apiam o trabalho da OFICINA. Resumindo, a proposta da OFICINA fortalecer a ao evangelizadora atravs da arte luz da Doutrina Esprita.

-4-

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


Introduo Este material foi desenvolvido para auxiliar seu aprendizado. Ele foi elaborado de modo a fomentar sua pesquisa e estudo. Freqentar as aulas e ler esta apostila NO garantem seu aprendizado. Somente aliando seu esforo e dedicao dirios, voc conseguir seu desenvolvimento pleno no estudo da msica. No princpio do aprendizado existe muita dificuldade para se obter um som agradvel. Ao fazer os exerccios com ateno, voc est coordenando as mos e melhorando os msculos dos dedos. Este comeo muito difcil sendo um grande desafio, que voc pode vencer se for persistente e programar um horrio certo para o treino. Treinar, mesmo que um pouco, todos os dias; Fazer os exerccios com ateno; Executar os exerccios com ateno na postura correta das mos e das costas; Procurar ouvir tudo o que est tocando e memorizar suas caractersticas;

Muitas pessoas imaginam que vo obter resultados imediatos e quando percebem que as coisas no funcionam desta forma acabam desistindo. Pense que todos aqueles que voc admira passaram pelo mesmo processo que voc, ou seja; tiveram que aprender do zero. Qualquer um pode aprender, embora alguns tenham mais facilidade que outros. Entretanto, o que determina o sucesso a FORA DE VONTADE de cada um. Quanto tempo vai precisar? VOC quem estabelecer conforme seu esforo aliado sua ateno ao treinamento. Mas no se preocupe com o tempo, pois ele passar do mesmo jeito. Seja perseverante e saboreie cada passo do curso como um degrau alcanado. Leia as lies atenciosamente, mentalize-as e se preciso, releia-as at que tenha compreendido bem. O programa terico ser aplicado atravs de vivncias rtmicas e sonoras, despertando e desenvolvendo a musicalidade do indivduo. Os estudos contaro com exemplos prticos e sero enriquecidos com apreciaes musicais de estilos e gneros variados. Pratique cada exerccio e siga as instrues minuciosamente. Cada passo essencial para o passo seguinte, assim como numa construo; um tijolo sobre o outro. A Natureza no d saltos porm o progresso Lei divina. Bom estudo.

-5-

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


Tipos de incio: Uma msica pode comear de diversas maneiras. Classifica se o tipo de incio em : Ttico: Quando a primeira nota dada no apoio do primeiro tempo. Ex:

Anacrstico: Quando a primeira nota dada antes do primeiro tempo. Ex:

Ex:

Acfalo: Quando o acompanhamento comea no apoio do primeiro tempo e a melodia principal comea depois.

Figuras Rtmicas

A Sncope
uma nota tocada num tempo fraco ligada a um tempo forte. Muitas vezes nas msicas temos um efeito de deslocamento da acentuao natural, ou seja, o tempo forte, primeiro tempo, preenchido por pausa (silncio) ou ento temos um prolongamento do som anterior. Convm lembrar que todo tempo tem uma parte forte e outra fraca. A parte forte de um tempo exatamente o momento em que a marcao do tempo feita. O resto da durao do tempo constitui a parte fraca. Portanto, este deslocamento pode ser feito em qualquer um dos tempos do compasso. Sncope - quando uma nota executada em tempo fraco ou parte fraca de tempo e se prolonga ao tempo forte ou parte forte do tempo seguinte. A sncope regular quando as notas que a formam tm a mesma durao. chamada de irregular quando suas notas tm duraes diferentes. Contratempo - quando a nota soa em tempo fraco, ou parte fraca de tempo, sendo antecedida, isto , tendo no tempo forte ou na parte forte do tempo, uma pausa.

Tanto a sncope quanto o contratempo produzem um efeito de deslocamento das acentuaes naturais. Ex:

-6-

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


Modelo da Escala Maior (Escala Diatnica) A escala diatnica uma escala musical, que se pode simbolizar com as teclas brancas do piano. Esta escala tem sete notas por oitava, sendo a oitava nota a repetio da primeira, mas uma oitava acima. No sistema adotado por ns, ocidentais, a escala padro a de D Maior (por no possuir acidentes e encaixar-se perfeitamente no modelo). Frmula da Escala Maior: T - T - St - T - T - T - St Exemplo: D Maior D R Mi - F - Sol L Si D T T St T T T St Exemplo: T - Tom St - Semitom (ou meio-tom)

Exerccios propostos: Escreva as seguintes escalas: F Maior

R Maior

L bemol Maior

-7-

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


Intervalo a diferena de altura entre duas notas musicais. a relao existente entre duas notas. o espao que separa uma nota da outra. Qualidade dos intervalos Intervalo: Exemplo: meldico formado por notas sucessivas. harmnico formado por notas simultneas.

Intervalo:

ascendente (ou superior): A primeira nota mais grave do que a segunda. descendente (ou inferior): A primeira nota mais aguda do que a segunda.

: Essa classificao s faz sentido para intervalos meldicos. Exemplo:

Intervalo: simples formado por notas que se encontram dentro do limite de oito notas sucessivas (uma oitava). composto formado por notas que ultrapassam esse limite. Exemplo:

Exerccios propostos: Classifique os intervalos como simples ou compostos, harmnicos ou meldicos e, no caso dos meldicos, em ascendentes ou descendentes:

-8-

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


Os intervalos so medidos de duas maneiras: a) Quantitativamente b) Qualitativamente a) A classificao de intervalos feita segundo o nmero de notas contidas no intervalo. As notas do intervalo tambm so contadas. Intervalo simples de: primeira segunda tera quarta quinta sexta stima oitava (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) contm contm contm contm contm contm contm contm uma nota. duas notas. trs notas. quatro notas. cinco notas. seis notas. sete notas. oito notas.

Exemplo:

A classificao numrica do intervalo no leva em considerao nem os acidentes nem as claves. Apenas os nomes das notas. Exemplo:

Intervalo composto de:

nona dcima undcima ou dcima primeira duodcima ou dcima segunda

( 9) contm nove notas. (10) contm dez notas. (11) contm onze notas. (12) contm doze notas. etc...

Exemplo:

Exerccios propostos: Classifique os intervalos quantitativamente:

-9-

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


b) A qualificao de intervalos feita segundo o nmero de tons e semitons contidos num determinado intervalo, H dois tipos de intervalos, os justos (ou puros ou perfeitos) e os maiores e menores. Intervalos: Justos: 1; 4; 5; 8. Maiores ou menores: 2; 3; 6; 7.

Intervalos Justos: Primeira Justa (1 j) tambm chamada de unssono, compreende dois sons do mesmo nome e de mesma altura. Exemplo:

Quarta Justa (4 j) formada por dois tons e um semitom. Exemplo:

Quinta Justa (5 j) formada por trs tons e um semitom. Exemplo:

: Localizao das quintas sobre a pauta: ambas as notas so escritas em linhas ou espaos, separadas por uma linha ou um espao. Oitava Justa (8 j) formada por seis tons. Exemplo:

Intervalos Maiores e Menores: Segunda Maior (2 M) formada por um tom. Exemplo:

: Localizao das segundas sobre a pauta: uma nota grafada na linha e a outra no espao seguinte ou vice-versa (grau conjunto).

- 10 -

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


Segunda Menor (2 m) formada por um semitom Exemplo:

Tera Maior (3 M) formada por dois tons. Exemplo:

: Localizao das teras sobre a pauta: as duas notas ocupam linhas ou espaos consecutivos. Diton (do grego) o intervalo formado por dois tons. Tera Menor (3 m) formada por um tom e um semitom. Exemplo:

Sexta Maior (6 M) formada por quatro tons e um semitom. Exemplo:

Sexta Menor (6 m) formada por quatro tons. Exemplo:

Stima Maior (7 M) formada por cinco tons e um semitom. Exemplo:

Stima Menor (7 m) formada por cinco tons. Exemplo:

- 11 -

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


Procedimentos prticos para identificar os intervalos: 1) Classifica-se numericamente o intervalo. 2) Qualifica-se o intervalo formado pelas notas naturais (sem os acidentes). 3) Qualifica-se o mesmo intervalo com os acidentes, comparando-o com aquele sem acidentes.

Exerccios propostos: I) Diga o somatrio de tons e semitons contido em cada intervalo a seguir:

II) Classifique os intervalos abaixo qualitativa e quantitativamente:

Intervalos Aumentados e Diminutos Intervalos Aumentados (A) so os que tm um semitom cromtico a mais que os justos ou maiores. Exemplo:

Intervalos Diminutos (D) so os que tm um semitom cromtico a menos que os justos ou menores. Exemplo:

:O intervalo de quarta aumentada chamado de TRTONO ou TRITOM. Do sculo XV ao sculo XIX era considerado um intervalo perigoso, apelidado de Diabulus in Musica.

Exemplo:

- 12 -

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


Exerccios propostos: Classifique os intervalos abaixo qualitativa e quantitativamente:

Inverso de Intervalos Inverter um intervalo consiste em trocar a posio das notas, isto , transportar a nota inferior uma oitava acima ou a nota superior uma oitava abaixo.

Inverso de intervalo meldico:

Na inverso do intervalo meldico, a seqncia das notas no se altera (continua a mesma). A primeira nota do intervalo original continua sendo a primeira nota do intervalo invertido. Se a ordem das notas for alterada, encontra-se o intervalo complementar da oitava e no o intervalo invertido. Na inverso, o intervalo ascendente se torna intervalo descendente e vice-versa. Inverso de intervalo harmnico:

A inverso muda a classificao e a qualificao de intervalos. Exemplo:

A soma do intervalo original e do invertido nove. 1 2 3 4 ---------- 8 ---------- 7 ---------- 6 ---------- 5

Para encontrar a inverso de um intervalo, basta subtra-lo do nmero nove. 9 2 = 7 9 6 = 3 Os intervalos justos, quando invertidos, no mudam sua qualificao ( continuam justos).

- 13 -

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


Exemplo:

Modificao dos intervalos nas inverses: ascendente -------- descendente Maior -------------- menor Aumentado ------- diminuto MAS justo ----------- justo

Exerccios propostos: Inverta e classifique os intervalos abaixo:

_____________________________________________________ Armadura de Clave um conjunto de alteraes constitutivas, sustenidos ou bemis, que pertencem a uma escala. A armadura grafada no comeo de cada pauta, imediatamente aps a clave. Exemplo:

A armadura informa quais notas so sempre sustenizadas ou bemolizadas durante uma msica, salvo indicao em contrrio por um acidente local. Os acidentes so grafados na ordem em que surgem na formao das escalas. A ordem dos sustenidos na armadura: F D Sol R L Mi Si Exemplo:

Os sustenidos se sucedem, como nas escalas, por quintas justas ascendentes, a partir do F sustenido (o primeiro sustenido).

- 14 -

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


A ordem dos bemis na armadura: Si - Mi - L - R - Sol D F Exemplo:

Os bemis se sucedem, como as escalas, por quintas justas descendentes, a partir de Si bemol (o primeiro bemol). : A ordem dos bemis o contrrio da ordem dos sustenidos.

Como identificar o nome da escala ou a armadura:


1) Escalas Sustenizadas: a) A partir do nmero de sustenidos na armadura: A tnica (nome da escala) encontra-se uma segunda menor acima do ltimo sustenido da armadura (sensvel da escala). Exemplo:

b) A partir do nome da escala: Descendo uma segunda menor a partir da tnica, encontra-se a sensvel, que corresponde ao ltimo sustenido da armadura. Para encontrar o nmero de acidentes s contar os sustenidos na ordem de formao das escalas. Exemplo: Quantos sustenidos tem a escala Si Maior? Tnica: Si Segunda menor abaixo de Si: L # Ordem dos sustenidos: F D Sol R L Mi Si Sustenidos usados na armadura de clave: F D Sol R L

2) Escalas bemolizadas: a) A partir do nmero de bemis na armadura: : O penltimo bemol tem o mesmo nome da escala. Exemplo:

: A armadura com apenas um bemol no tem o penltimo bemol. Nesse caso deve-se memorizar que a escala com um bemol chama-se F Maior.

- 15 -

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


b) Atravs do nome da escala: Contando os bemis na ordem de formao das escalas, o penltimo coincide com o nome da escala. Ento para formar a armadura devemos seguir a ordem dos bemis at um bemol depois do tom. Exemplo: Quantos bemis tem a escala L bemol Maior? L bemol o penltimo bemol da armadura. Ordem dos bemis: Si - Mi - L - R - Sol D F Bemis utilizados na armadura: Si - Mi - L - R

Exerccios propostos: I)Diga a que tonalidades pertencem as armaduras de clave abaixo: a) b)

c)

d)

e)

f)

g)

h)

i)

- 16 -

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


II)Escreva as armaduras de clave das tonalidades abaixo: a) D Maior b) R Maior

c) Sol Maior

d) L Maior

e) Mi bemol Maior

f) Si Maior

f)

F Maior

g) Sol Maior

Acordes Relativos Acordes so formados de fundamental, tera e quinta. Alguns acordes possuem 2 notas em comum na sua formao: fundamental e tera de um viram tera e quinta de outros. Os acordes que tem essa relao so chamados de acordes relativos. Ex: A (A,C#,E) => F#m (F#, A, C#) B (B,D#,F#) => G#m (G#,B, D#) C (C,E,G) => Am (A, C, E) D (D,F#,A) => Bm (B,D, F#) E (E,G#,B) => C#m (C#, E, G#) F (F,A,C) => Dm (D,F,A) G (G,B,D) => Em (E,G,B)

Obs: Os acordes relativos sempre esto separados por distncia de 1,5 tons. Por exemplo: D maior relativo de L menor. Andando um tom e meio pra trs da nota d, temos a nota l. Experimente fazer o mesmo com outros acordes.

- 17 -

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


Exerccios propostos: I) Monte os acordes pedidos e seus relativos na pauta e depois cifre: a) D Maior b) R Maior

c) Sol Menor

d) L Maior

e) Mi bemol Maior

f) Si Menor

g)R Menor

h) Sol Maior

Campo Harmnico Maior: um conjunto de acordes formados por notas pertencentes escala maior. Sero usadas 4 notas diatnicas, superpostas em teras, formando acordes de quatro sons chamados de ttrades Ex:

C7M
I grau

Dm7
II grau

Em7
III grau

F7M
IV grau

G7
V grau

Am7
VI grau

Bm7(b5)
VII grau

Obs:. No obrigatrio que todos os acordes sejam usados com 4 sons, podem aparecer acordes de 3 sons (trades) que seriam os mesmos acordes da tabela acima, mas sem a stima. Exerccios propostos: Escreva na pauta e cifre os Campos Harmnicos (ttrades) dos tons pedidos: a)F Maior b)L bemol Maior

c)Si Maior

d) Mi Maior

- 18 -

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


Funes Harmnicas: Cada acorde possui uma funo dentro da msica, nos proporcionando diferentes estados e sensaes. Tnica representada geralmente pelo 1 grau do campo harmnico. Reflete estado de paz, relaxamento. Geralmente usada para comear e terminar uma msica. Subdominante geralmente representada pelo 2 e/ou 4 grau. Representa estado de movimento, de afastamento do centro tonal. Dominante geralmente representada pelo 5 grau. Reflete estado de tenso, clmax, auge do movimento.

Ex:

Tonalidade D Maior R Maior Sol Maior Si Maior F Maior R # Maior Si b Maior

Tnica (I) C D G B F D# Bb

Subdominante (IV) F G C E Bb G# Eb

Dominante (V) G A D F# C A# F

Exerccios propostos: Escreva no pentagrama os acordes de Tnica, Subdominante e Dominante das tonalidades abaixo: a) F Maior b) L bemol Maior

c) Si Maior

d) Mi Maior

e) D Maior

f) R Maior

g) L Maior

h) Mi bemol Maior

- 19 -

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


Cadncia Perfeita, Plagal e Suspensiva: Cadncia uma srie de acordes que finalizam uma frase, seo ou obra musical. Ela proporciona uma sensao, que pode, por exemplo, sugerir ao ouvinte se a cano continuar ou se concluiu. A cadncia perfeita sugere a concluso de um trecho musical, dando, a quem ouve, a sensao de finalizao da frase. formada pelos acordes de dominante (V) e tnica (I). Ex:

Tom: D Maior Tom: Sol Maior Tom: F Maior

G C D G C F

A cadncia plagal tambm sugere finalizao de um trecho ou obra musical porm com menos efeito de concluso do que a cadncia perfeita. formada pelos acordes de subdominante (IV) e tnica (I). Ex:

Tom: D Maior Tom: Sol Maior Tom: F Maior

F -C C-G Bb - F

A cadncia suspensiva (ou imperfeita) d um efeito de suspense, gera expectativa e sugere que algo ainda vai acontecer naquela obra ou trecho musical. formada pelos acordes de tnica (I) e dominante (V). Ex:

Tom: D Maior Tom: Sol Maior Tom: F Maior


Quilteras

CG GD FC

So notas usadas com maior ou menor valor do que normalmente representam. Essas notas aparecem por exemplo, quando num tempo, em vez de duas colcheias, colocamos trs, todas com a mesma durao, ou seja, um tero de tempo. Nesse caso representada por um '3', situado em cima das notas. Ex:

- 20 -

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical II


Referncias Bibliogrficas:

MED, Bohumil. TEORIA DA MSICA 4.ed.Rev. e ampl.Braslia,DF : Musimed, 1996. BENNETT, Roy. FORMA E ESTRUTURA; traduo Luiz Carlos Cseko: Jorge Zahar Ed,1986 SADIE, Stanley. THE NEW GROOVE DICTIONARY OF MUSIC AND MUSICIANS. London: Macmillan,1980.

- 21 -

You might also like