You are on page 1of 29

Fundaes e Estruturas de Suporte

Licenciatura em Engenharia Civil 5 Ano - Opo de Estruturas

Textos de Apoio s Aulas Prticas desde 2002/03

FUNDAES DIRECTAS

Antnio Arde DEC- FEUP

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

PREMBULO
O presente texto constitui uma recolha de notas vrias destinadas a dar apoio sumrio s aulas prticas da disciplina de Fundaes da Opo de Estruturas da Licenciatura em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Sem pretender cobrir de uma forma exaustiva os aspectos a abordar nas aulas, o texto teve a sua origem numa compilao de vrios apontamentos manuscritos dispersos de alguns docentes das Seces de Estruturas e de Geotecnia do Departamento de Engenharia Civil da FEUP que, de alguma forma, tm estado (ou estiveram) ligados leccionao de matrias relacionadas com fundaes. No portanto um texto original na sua essncia pelo que, mesmo correndo o risco de cometer alguma falta por omisso, importa fazer a devida referncia aos docentes cujos ensinamentos para ele contribuiram, nomeadamente o Prof. Jlio Barreiros Martins, o Prof. Manuel Matos Fernandes, o Prof. Joaquim Figueiras, o Eng Carlos Delfim e o Prof. Nelson Vila Pouca. presente data este texto encontra-se em fase provisria (DRAFT) que vai sendo corrigido e ampliado. Como tal, no deve ser encarado como um documento completo e acabado mas sim como um embrio de um potencial texto de apoio mais elaborado que, entretanto, posto disposio dos alunos para facilitar o decurso das aulas prticas. Refere-se ainda o importante avano para esta publicao virtual, que constituiu a iniciativa do Eng Miguel Ferraz, aquando de uma sua participao pontual de um ano na disciplina, ao editar as notas pessoais manuscritas do autor que deram corpo sequncia e organizao do presente texto. A ltima actualizao teve lugar no ano lectivo de 2004/05; as partes incompletas e em elaborao, so no entanto abordadas nas aulas com base em notas manuscritas do autor que ainda no puderam ser integradas neste texto.

Antnio Arde

DEC FEUP

Pgina iii

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

FUNDAES DIRECTAS ndice


1. SAPATAS-----------------------------------------------------------------------------------------------------------1 1.1. PASSOS GERAIS DA SEQUNCIA DE CLCULO-----------------------------------------------1 1.1.1. Bases e condies para pr-dimensionamento em planta Clculo Geotcnico -------1 1.1.2. Estabilidade interna--------------------------------------------------------------------------------------1 1.2. SAPATAS ISOLADAS CENTRADAS------------------------------------------------------------------2 1.2.1. Capacidade de carga do terreno de fundao (Estado Limite ltimo)----------------------2 1.2.1.1. Fundaes contnuas sujeitas apenas a carga vertical--------------------------------2 1.2.1.2. Fundaes isoladas sujeitas apenas a carga vertical----------------------------------3 1.2.1.3. Fundaes isoladas sujeitas a carga vertical e horizontal ----------------------------3 1.2.1.4. Fundaes isoladas sujeitas a carga vertical e momentos ---------------------------4 1.2.1.5. Verificao de Segurana---------------------------------------------------------------------5 1.2.2. Deslizamento pela base (Estado Limite ltimo)--------------------------------------------------6 1.2.3. Assentamentos (Estado Limite de Utilizao) ----------------------------------------------------7 1.2.4. Estabilidade interna------------------------------------------------------------------------------------ 10 1.2.4.1. Dimensionamento da altura ---------------------------------------------------------------- 10 1.2.4.2. Dimensionamento de armaduras (As) --------------------------------------------------- 12 1.3. SAPATAS ISOLADAS EXCNTRICAS------------------------------------------------------------- 18 1.3.1. Sapatas excntricas por motivos de esforos -------------------------------------------------- 18 1.3.2. Sapatas excntricas por imposies geomtricas - limites de propriedade ------------- 18 1.3.2.1. Sapatas isoladas ------------------------------------------------------------------------------ 19 1.3.2.2. Sapatas com lintel ou viga de equilbrio ------------------------------------------------- 21 1.4. SAPATAS CONJUNTAS DE VRIOS PILARES ------------------------------------------------- 23 1.5. SAPATAS EM MEIO ELSTICO --------------------------------------------------------------------- 23 2. ENSOLEIRAMENTOS GERAIS----------------------------------------------------------------------------- 23 3. BLOCOS DE FUNDAO ----------------------------------------------------------------------------------- 23

Antnio Arde

DEC FEUP

Pgina v

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

1. S A P A T A S

O presente captulo destina-se a apresentar os aspectos essenciais, as metodologias, as expresses e demais elementos adequados para o clculo e dimensionamento de sapatas (fundaes directas ou superficiais). Alm dos passos gerais da sequncia de clculo subjacente ao dimensionamento e verificao de segurana de qualquer tipo de sapata, so ainda detalhados alguns aspectos especficos de tipos particulares de sapatas, tais como as sapatas excntricas, as sapatas comuns a vrios pilares e as sapatas assentes em meio elstico, i.e., o problema da interaco solo-estrutura.

1.1. PASSOS GERAIS DA SEQUNCIA DE CLCULO


O dimensionamento e a verificao de segurana de sapatas desenvolve-se, em termos genricos segundo os passos descritos nos pontos seguintes, i.e., o clculo geotcnico e o clculo orgnico como elemento estrutural de beto armado (na generalidade dos casos prticos actuais) que promove a adequada interface da base dos elementos verticais que suportam (pilares, paredes e muros) com o solo de fundao.

1.1.1. Bases e condies para pr-dimensionamento em planta Clculo Geotcnico


i) ii) Imposies geomtricas Verificao da capacidade de carga do terreno (Estado Limite ltimo) (Estado Limite ltimo) (Estado Limite de Utilizao)

iii) Verificao do deslizamento pela base iv) Controle de assentamentos

1.1.2. Estabilidade interna


a) Bases e condies para dimensionamento da altura i) ii) Sapata Rgida/Flexvel Verificao de punoamento e/ou corte (Critrio prtico) (Estado Limite ltimo)

b) Bases e condies para dimensionamento da armaduras i) ii) Armaduras principal e transversal Armaduras construtivas (Estado Limite ltimo) (Critrio prtico)

Importa ter sempre presente que as sapatas so elementos destinados a degradar tenses elevadas que se encontram na base dos elementos verticais (geralmente da ordem de metade da resistncia caracterstica do beto, i.e., da ordem de 10MPa) para tenses muito mais baixas que sejam compatveis com a resistncia do solo e que geralmente ficam muito abaixo de 1MPa (digamos que um solo minimamente aceitvel para realizar fundaes superficiais dever ter resistncia pelo menos da ordem de 0.2MPa). Por esta razo, bvia mas que deve estar sempre subjacente ao clculo de fundaes, a dimenso em planta das sapatas deve ser sempre significativamente maior do que as dimenses transversais dos pilares e o nvel de tenses instalado sob as sapatas aps o seu dimensionamento (em especial para condies de servio) deve ser sempre controlado antes de dar por terminado o clculo e projecto de fundaes.
Antnio Arde DEC FEUP Pgina 1

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

1.2. SAPATAS ISOLADAS CENTRADAS 1.2.1. Capacidade de carga do terreno de fundao (Estado Limite ltimo)
1.2.1.1. Fundaes contnuas sujeitas apenas a carga vertical Considerando as seguintes hipteses de base e o esquema de clculo apresentado na figura i) ii) Solo rgido-plstico; Critrio de Mohr-Coulomb;

iii) Resistncia ao corte nula acima da base da sapata; iv) Atrito e adeso sapata/solo nulos acima da base da sapata;

a expresso da capacidade de carga do terreno de fundao vem dada por


qult = c Nc + q N q + 1 B N 2

onde c coeso do terreno

o peso especfico do terreno abaixo da base da sapata


B a dimenso da base da sapata (largura)
q = a D , sendo o peso especfico do terreno acima da bse da sapata a

e
N q = e tg tg 2 + 4 2
N c = (N q 1) cotg( ) N = 2 (N q 1) tg( )

Na contabilizao da influncia do nvel fretico deve-se atender a que: Se o nvel fretico no interfere Tenses totais = Tenses efectivas Se o nvel fretico interfere Areias (em geral) Clculo em tenses efectivas (c, e ) Clculo em Tenses totais (c=cu; =0; =sub)
Antnio Arde DEC FEUP Pgina 2

Argilas saturadas qult mnimo a curto prazo

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

1.2.1.2. Fundaes isoladas sujeitas apenas a carga vertical Caso a sapata possua um comprimento finito L deve utilizar-se, na expresso da capacidade de carga do terreno de fundao, os coeficientes correctivos s devidos forma
qult = c N c sc + q Nq sq + 1 B N s 2

sendo a carga de rotura definida por onde B sempre a menor das dimenses
B = min .{B x ; By } L = mx.{B x ; By }

Qult . = qult B L

e
sq = 1 + B sen L sc = s q N q 1 N q 1

s = 1 0 .3

B L

1.2.1.3. Fundaes isoladas sujeitas a carga vertical e horizontal Caso exista uma fora horizontal H aplicada fundao deve tambm utilizar-se, na expresso da capacidade de carga do terreno de fundao, os coeficientes correctivos i
qult = c Nc sc i c + q Nq sq i q + 1 B N s i 2

a) Se H // B

(fora horizontal actuando paralelamente menor dimenso)


3

0.70 H i q = 1 V + B L c 'cotg '


H i = 1 V + B L c 'cotg '
i c= i q Nq 1 Nq 1
3

b) Se H B (fora horizontal actuando perpendicularmente menor dimenso)


i q= i = 1 H V + B L c 'cotg '

i c=

i q Nq 1 Nq 1

Existem ainda coeficientes para ter em ateno aspectos como a existncia de um estrato firme prximo da sapata, a inclinao da superfcie do terreno e a resistncia do solo acima da fundao.

Antnio Arde

DEC FEUP

Pgina 3

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

1.2.1.4. Fundaes isoladas sujeitas a carga vertical e momentos Neste tipo de situao deve considerar-se a carga vertical Nsd deslocada para o centro C de uma rea fictcia (definida conforme o exposto na figura seguinte) e calcular qult. na rea reduzida obtida com base nas dimenses reduzidas B e L e nas expresses anteriormente definidas para a capacidade de carga e para os coeficientes correctivos. Desta forma a carga de rotura ser obtida por
Qult . = qult B' L'
; By } B = min .{B x ; By } L = mx.{B x

em que

e tal que Bx e By so as dimenses da rea fictcia que se relacionam com as dimenses reais da sapata a partir das excentricidades da carga dadas por e x =
Msd,y

M sd ,y Nsd

ey =

M sd ,x . Nsd

2ey

rea efectiva
ex

By

By'

C C'

ey

Msd,x

By'/2

Bx'/2 2ex Bx Bx '

As dimenses Bx e By so pr-dimensionadas para a carga vertical Nsd e as dimenses finais Bx e By so ento obtidas por
Bx = Bx '+2 ex By = By '+2 ey

No entanto, os assentamentos devem ser verificados apenas para o esforo axial N e com as dimenses reais B e L. Por sua vez, a verificao de corte/punoamento deve ser feita com as excentricidades reais da carga. Normalmente limita-se a excentricidade a B/4 e a partir deste valor utilizam-se sapatas excntricas. No caso de grandes excentricidades alternadas e distintas deve-se procurar o centro geomtrico da sapata de modo a aproximar o mais possvel a grandeza das excentricidades opostas. Para tal, procura-se centrar a amplitude da posio da resultante com a sapata.
Antnio Arde DEC FEUP Pgina 4

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

1.2.1.5. Verificao de Segurana A verificao de segurana pode ser feita pelo mtodo dos coeficientes globais de segurana ou pelo mtodo dos coeficientes parciais de segurana. O primeiro configura o procedimento actualmente ainda adoptado na prtica corrente de projecto e que se integra na filosofia de clculo em tenses de segurana que no passado era seguida para o projecto da super-estrutura; por essa razo, o clculo das fundaes com coeficientes globais de segurana apresenta uma certa incoerncia com o clculo da super-estrutura que j feito com coeficientes parciais de segurana. O segundo mtodo resulta da introduo do Eurocdigo 7 (EC7) e vem integrar a verificao de segurana das fundaes em critrios idnticos aos da super-estrutura, i.e. o controlo explcito de estados limites ltimos e de utilizao, envolvendo coeficientes parciais de segurana quer ao nvel das aces quer das diversas fontes de resistncia. i) Segundo o mtodo dos coeficientes globais de segurana

Q = N + ppsapata (aco no majorada);


Qult . = qult B' L'

com

N = N G + N Qki

(resistncia ltima no minorada)

Qult Fs

Fs o factor de segurana global determinado em funo da importncia da obra e da confiana na caracterizao geotcnica (ver Quadro seguinte)

ii)

Segundo o mtodo dos coeficientes parciais de segurana

Qd = N d + ppsapata ,d (aco j majorada);


com

N d = Gi N G ki + Qi N Qki + Q j 0 j N Qkj e ppsapata ,d = G ppsapata


i j i

Qult .,d = qult ,d B' L' (resistncia ltima j minorada atravs das caractersticas do
solo e c j afectadas dos coeficientes parciais F e Fc)
Antnio Arde DEC FEUP Pgina 5

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

Qd Qult ,d
De acordo com o EC7, para os problemas de fundaes superficiais necessrio fazer esta verificao de segurana para os dois casos B e C previstos nesse eurocdigo, com os coeficientes parciais dados no Quadro seguinte,

complementada obrigatriamente com o controlo explcito dos assentamentos.

1.2.2. Deslizamento pela base (Estado Limite ltimo)


O deslizamento pela base da sapata resistido pelo atrito na base e pelos impulsos passivos na face da sapata. No entanto usual desprezar os impulsos passivos na face da sapata j que estes requerem grandes deformaes permanentes. A verificao de segurana exprime-se por
H sd Sd + Epd

onde Hsd o esforo horizontal actuante, Sd o atrito na base e Epd o impulso passivo na face da sapata. i) Condies drenadas (em geral para solos arenosos)
Sd = N sd ' tg ( d )

Nsd a carga vertical aplicada ao solo (descontando a Nsd as presses neutras na base da sapata) e d o ngulo de atrito entre a base da sapata e o terreno de fundao, que pode ser definido com o seguinte critrio: Sapatas betonadas contra o terreno: d = d ' Sapatas pr-fabricadas ou com baixa rugosidade no contacto: d = 2 d ' 3 ii) Condies no drenadas (para solos argilosos)
Sd = Aef Cu

Aef a rea efectiva (Bx x By) e Cu a coeso no drenada.

Antnio Arde

DEC FEUP

Pgina 6

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

1.2.3. Assentamentos (Estado Limite de Utilizao)


Os assentamentos em sapatas compreendem uma parte de assentamentos iniciais (elsticos) e de assentamentos por consolidao. Neste texto aborda-se apenas a parte dos assentamentos iniciais que podem ser estimados com recurso s expresses decorrentes da Teoria da Elasticidade dadas na disciplina de Mecnica dos Solos. Caso sejam previsveis assentamentos por consolidao, devem estes ser estimados com recurso aos mtodos da Mecnica dos Solos e adicionados aos assentamentos iniciais. O assentamento vertical (inicial ou elstico) pode ser ento estimado por

s = pB
onde p = N / (B L ) , Es e

(1 ) I
2

Es

so, respectivamente, o mdulo de deformabilidade e o coeficiente de

Poisson do solo. I s um factor que depende da geometria e rigidez da sapata, assim como do ponto da mesma sob o qual se pretende o assentamento, e pode ser estimado pelos quadros seguintes extrados dos apontamentos da disciplina de Mecnica dos Solos, da autoria do Prof. Matos Fernandes.

Antnio Arde

DEC FEUP

Pgina 7

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

Para utilizao corrente, apenas em sapatas rgidas rectangulares, o valor de I s pode ser estimado com recurso expresso

I s = 0.92 + 0.56 ln( L B )


Note-se que, de acordo com o quadro acima, esta aproximao tambm pode ser adoptada a sapatas flexveis rectangulares, para o valor mdio de I s sob a sapata, envolvendo um erro inferior a 3% que perefeitamente aceitvel em face de outras incertezas inerentes ao clculo dos assentamentos. De acordo com o EC7 o clculo dos assentamentos deve ser efectuado para combinaes frequentes de aces

N freq = N Gki + 1i N Qki + 2 j N Qkj


i j i

e os limites admissveis esto relacionados com o controle de distores mximas admissveis ( adm ) na superestrutura, geralmente da ordem de 1/500. No entanto, as distores e os assentamentos diferenciais, s podem ser obtidos depois de feito o pr-dimensionamento em planta das sapatas, que por sua vez depende da verificao dos assentamentos. Acresce ainda que esse pr-dimensionamento geralmente feito para cada sapata de forma isolada, pelo que til dispr de algum critrio e estratgia que permita, logo na fase de pr-dimensionamento, ter em linha de conta, de forma aproximada, a influncia dos assentamentos diferenciais e correspondentes distores que esto relacionados por

sdif l

onde sdif o assentamento diferencial e l a distncia entre eixos de pilares adjacentes. Sendo difcil em pr-dimensioanmento limitar objectivamente o assentamento diferencial esperado

sdif , pode-se procurar control-lo por via de uma certa limitao dos assentamentos totais stot , na
certeza de que se estes forem inferiores a um valor limite slim , ento tambm o diferencial o ser. Um processo possvel para, em pr-dimensionamento, atender aos assentamentos, poder ento ser o seguinte: i) ii) Impr uma dada distoro admissvel

adm , por exemplo 1/500 de acordo com o EC7;

Conhecendo a implantao dos pilares, estimar um afastamento mdio ( lmd ) entre pontos de apoio adjacentes (de forma global ou por zonas geotcnicamente uniformes) e da extrair o assentamento diferencial admissvel mdio

Antnio Arde

DEC FEUP

Pgina 8

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

sdif ,adm = adm lmd . Por exemplo, para afastamentos correntes entre pilares de 5 a 6m,
e para

adm = 1 / 500

resulta sdif ,adm = 1 a 1.2 cm .

iii) Seguidamente deve-se passar deste

sdif ,adm para um valor admissvel do

assentamento total stot ,adm a usar em cada sapata isoladamente. Acontece porm que esta passagem depende largamente da heterogeneidade horizontal do solo, podendo-se admitir (apenas em fase de estimativa para pr-dimensionamento) que

sdif stot / 2 sdif stot

para solos Sedimentares (pouca heterogeneidade do solo) para solos Residuais (grande heterogeneidade do solo, de tal forma que alguns pontos do solo podem nem assentar)

Sendo assim, usando estas relaes, pode-se estimar

stot,adm 2 sdif ,adm

para solos Sedimentares

stot,adm sdif,adm

para solos Residuais e com

stot,adm 50 mm

(seg. EC7)

De novo, para os afastamentos correntes entre pilares e a distoro admissvel acima referida, resultaria stot ,adm = 1 a 1.2 cm para solos residuais e stot ,adm = 2 a 2.5 cm para solos sedimentares; salienta-se que o primeiro , obviamente, mais restritivo do que o segundo porque requer maiores dimenses da sapata.

iv) Os limites assim estimados podero ser revistos ou mesmo completamente ignorados se se fizer uma anlise completa de toda a estrutura com interaco solo-estrutura em que se atende deformabilidade do solo por meio de molas na base dos pilares, levando geralmente a redistribuies nas reaces dos pilares e consequentemente a assentamentos e distores mais realistas.

Antnio Arde

DEC FEUP

Pgina 9

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

1.2.4. Estabilidade interna


O estudo da estabilidade da sapata feito para os esforos no pilar e correspondentes tenses sob a sapata decorrentes do caso B previsto no EC7, que o mais desfavorvel para o clculo orgnico pelo facto de as aces virem majoradas por coeficientes de segurana (1.35 e 1.5) maiores do que no caso C. 1.2.4.1. Dimensionamento da altura A verificao de estabilidade interna corresponde, nesta fase, a assegurar a resistncia aos esforos de corte e/ou de punoamento na sapata, do que resulta a determinao duma altura adequada. Neste contexto, considera-se apenas o dimensionamento de sapatas rgidas j que para estas possvel considerar diagramas lineares das tenses instaladas no solo. a) Critrio prtico para estimativa da altura Existe um critrio prtico para fixar a altura til d da sapata que se prende com a sua rigidez. Assim pode considerar-se os seguintes valores mnimos de d

a'

d B

(B b )
d 2

a' 2

onde a a maior consola. Usualmente os valores econmicos de d esto contidos no intervalo


2 a' d a' 3

em que o limite inferior fornece frequentemente uma boa estimativa da altura til adequada. b) Verificao da resistncia ao punoamento/corte (Estado Limite de ltimo) Um dos problemas mais graves e frequente em sapatas ocorre devido ao punoamento, pelo que este aspecto deve merecer particular ateno. Seguidamente resume-se o processo leccionado no curso de Estruturas de Beto II da FEUP, que corresponde a adoptar a forma de verificao preconizada pela norma espanhola EH80 conjugada com as tenses resistentes prescritas no R.E.B.A.P. para o estudo do punoamento e do corte em elementos laminares. A verificao deve ser feita em termos de esforos resistentes e actuantes, ou seja
Vsd Vrd
Antnio Arde DEC FEUP Pgina 10

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

em que, tanto o valor do esforo actuante Vsd como o do resistente Vrd , so definidos de modo distinto em funo da forma da sapata em planta (pouco alongada ou alongada). i) Sapatas pouco alongadas: a' < 1.5 B

Neste caso deve-se verificar o corte numa seco crtica a uma distncia d/2 da face do pilar e numa largura b1 definida conforme indicado na figura
a' ax (x ay) d/2

qsd Vsd

Seco crtica
ax

d h

Vsd
By ay

45

A1

Bx

O valor do esforo actuante definido como o integral das tenses aplicadas no terreno pela zona da sapata a tracejado. No caso de tenses qsd uniformes no solo vem ento dado por Vsd = qsd A1 . O valor do esforo resistente calculado por
Vrd = 1 d b1

onde 1 vem definido no artigo 53 do R.E.B.A.P. e = (1.6 d ) 1 (com d em metros). ii) Sapatas alongadas: a' 1.5 B

Neste caso deve-se verificar o corte numa seco crtica face do pilar numa largura igual da sapata ( uma verificao do tipo corte em viga larga), tal como ilustrado na figura. De novo, o valor do esforo actuante definido como o integral das tenses aplicadas no terreno pela zona da sapata a tracejado, enquanto que o valor do esforo resistente definido por
Vrd = 0.6 1 d b1

sendo a definio das variveis a mesma do caso anterior.

Antnio Arde

DEC FEUP

b1 = ay + d

Pgina 11

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

Nsd
a' ax (x ay)

qsd Vsd Seco crtica


ax b =B

Vsd
By ay

d h Bx

A1

Caso existam momentos flectores transmitidos pelo pilar o processo idntico, havendo apenas que atender no uniformidade dos diagramas de tenso no solo para efeitos de clculo de Vsd. 1.2.4.2. Dimensionamento de armaduras (As) a) Mtodo da bielas (Sapatas rgidas sem momentos) O mtodo das bielas, aplicvel nos caso das sapatas rgidas de beto armado, um mtodo bastante popular e simples onde se procura o equilbrio das foras internas atravs de bielas e tirantes fictcios dentro da pea de beto armado. O clculo resume-se verificao do esmagamento das bielas de beto e ao dimensionamento das armaduras dos tirantes. i) Sapata contnua - Paredes

ax

Nsd = psd (kN/m) Fc Fs qsd = Nsd / Bx


Bx

Fsd = Nsd
d

Bx ax ( kN / m ) 8d

Fc

Asx =

Fsd ( m 2 / m ; cm 2 / m ;K etc ) f syd

Asy

Asx ( m 2 / m ; cm 2 / m ;K etc ) 4

Antnio Arde

DEC FEUP

B = By

Pgina 12

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

Min. 10//0.20 10//0.20


Min 50 0.10m

Asx

Asy

Beto de limpeza

Asy Asx

Bx

ii)

Sapata isolada - Pilares

Este caso idntico ao anterior j que se admite, para cada direco, a aproximao de que o pilar alongado na direco perpendicular. Assim
Fsd ,x = N sd Fsd ,y = N sd Bx ax [kN ] 8d By a y [kN ] 8d

As,x = As,y =

Fsd ,x m 2 ; cm 2 ;K etc fsyd Fsd ,y fsyd

] ]

[m

; cm 2 ;K etc

As armaduras determinadas devem ser distribudas pela totalidade da sapata, pelo que as armaduras por metro vm definidas por
As,x m As,y m = = As,x m 2 / m ; cm 2 / m ;K etc By As,y Bx

] ]

[m

/ m ; cm 2 / m ;K etc

Antnio Arde

DEC FEUP

Pgina 13

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

Min. 10//0.20 10//0.20


Min 50 0.10m

Asx

Asy

Beto de limpeza

Asy

By

ax

Asx

Bx

b) Mtodo da flexo para sapatas rgidas (com ou sem momentos) Neste mtodo considera-se que a seco crtica se encontra a uma distncia de 0.15ax da face do pilar e admite-se um diagrama linear de tenses na sapata.

i)

Sapatas rgidas com momento numa direco

Quando a excentricidade da carga inferior a Bx/6 no existe levantamento da sapata e as tenses instaladas no terreno de fundao so obtidas por
ax (x ay)

ay

Nsd

Msd

sd =

N sd M sd B x B y B x 2 By 6

As,x

sd,2
Bx (x By)

sd,1

Antnio Arde

DEC FEUP

Pgina 14

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

Quando a excentricidade da carga superior a Bx/6 existe levantamento da sapata e a tenso mxima instalada no terreno de fundao obtida por

ax (x ay)

Nsd
2 N sd Bx M sd 3 2 N sd

Msd

sd ,1 =

By

As,x

sd,1
Bx (x By)

Esta situao de evitar sobretudo se rea traccionada for superior a 25% da rea da sapata. Em qualquer dos casos calcula-se o momento Msd,f na seco da sapata distncia 0.15a (a=ax ou a=ay) da face do pilar, de acordo com o diagrama das tenses aplicadas no solo. A armadura calcula-se atravs das frmulas da flexo simples ou, simplificadamente, atravs de
M sd ,f As,x = fsyd 0 .9 d

Na direco perpendicular deve-se calcular a armadura admitindo uma tenso uniforme igual tenso sd ,3 dada por
4

sd ,3 =
4

3 sd ,1 + sd ,2 4

No caso em que a variao de tenses no solo seja reduzida, i.e., quando

(
em que sd ,md . =

sd ,1

sd ,2 )

sd ,md .
2

sd ,1 + sd ,2
2

a tenso mdia de contacto no solo, pode tamm adoptar-se a

aproximao de fazer o clculo da armadura em ambas as direces utilizando o mtodo das bielas para um esforo axial do pilar Nsd corrigido e dado por

N sd ' = B x By sd ,3

Antnio Arde

DEC FEUP

Pgina 15

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

ii)

Sapatas rgidas com momentos nas duas direces

Um mtodo expedito de calcular as armaduras neste caso adoptando as tenses mdias nas faces opostas conforme se exemplifica na figura seguinte.

sd,3
y

sd,4 sd,1 sd,2


x

Direco x: 1 x = Direco y: 1 y =

2 + 4
2

e 2x = e 2y =

1 + 3
2

3 + 4
2

1 + 2
2

Caso exista levantamento da sapata as tenses nos restantes cantos podem ser obtidas por intermdio do baco de Montoya ilustrado na figura seguinte.

iii) Sapatas rgidas sem momentos Este caso naturalmente um caso particular dos dois anteriores e pode, obviamente, tambm ser calculado pelo mtodo da flexo. O resultado em termos de armaduras, em geral, no difere muito do que obtido pelo mtodo das bielas. Em rigor, os dois mtodos dariam resultados coincidentes se, no mtodo da flexo a seco de referncia na sapata para clculo do momento Msd,f fosse tomada distncia 0.25a da face do pilar (que corresponde seco de arranque das bielas na face superior da sapata, conforme se admite no mtodo das bielas) e se o brao de foras internas (traco/compresso) nessa seco fosse tomado igual a d. Ora, no mtodo da flexo, adoptar 0.15a em vez de 0.25a corresponde a reduzir o momento flector, e logo tambm a armadura; por outro lado, adoptar um brao de foras de 0.9d em vez d, leva a aumentar a armadura. Os dois factores contribuem em sentido contrrio o que leva a que os resultados do mtodo da flexo e do mtodo das bielas sejam prximos entre si no caso de sapatas submetidas apenas a carga vertical.

Antnio Arde

DEC FEUP

Pgina 16

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

baco de Montoya (clculo de sapatas com flexo desviada)

Antnio Arde

DEC FEUP

Pgina 17

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

1.3. SAPATAS ISOLADAS EXCNTRICAS


Entende-se por sapata isolada excntrica uma sapata de um s pilar em que, deliberadamente ou por imposio geomtrica relacionada com limites propriedade, o eixo do pilar no passa pelo centro de gravidade da sapata.

1.3.1. Sapatas excntricas por motivos de esforos


As sapatas excntricas sem condicionantes de limite do terreno podem ser uma opo do projectista quando o momento actuante na base do pilar tem um carcter permanente. Nesse caso a utilizao de uma sapata excntrica permite que a tenso instalada no terreno seja uniforme, desde que se determine a posio excntrica da resultante da aco vertical e se procure centrar a sapata nessa posio (obviamente, garantindo que a sapata abranja o pilar).
N M e = M/N N2 N1

N3

N B/2 B/2 R

Geralmente a excentricidade provm de aces permanentes e variveis, o que quer dizer que, no se pode garantir a uniformidade de tenses em permanncia mas apenas quando as cargas variveis tambm actuam. Nesse caso pode-se ento centrar a sapata na linha de aco da resultante das cargas permanentes, admitindo portanto que as tenses no terreno sero no uniformes quando actuam as cargas variveis. Adoptando este procedimento, a fixao das dimenses da sapata em planta segue os mesmos passos das sapatas centradas tendo sempre presente que o centro da sapata no coincide com o eixo do pilar mas sim com a linha de aco da resultante das cargas (geralmente as permanentes). O momentos devidos s cargas variveis tero portanto de ser corrigidos para essa posio do centro da sapata a fim de entrar com eles nas expresses da capacidade de carga do solo. O dimensionamento da altura da sapata feito de igual modo por verificao de corte/punoamento, atendendo a que, agora, a sapata ter (em princpio) uma aba de dimenso preponderante sobre as outras. O clculo de armaduras tambm feito, tal como nas sapata centradas, recorrendo ao mtodo da flexo para o diagrama de tenses instalado no solo.

1.3.2. Sapatas excntricas por imposies geomtricas - limites de propriedade


Quando existem pilares na periferia da propriedade surge a necessidade de utilizar sapatas excntricas de forma a no invadir terreno alheio. H varias formas de abordar o problemas conforme se descreve nos pontos seguintes.
Antnio Arde DEC FEUP Pgina 18

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

Limite do terreno

1.3.2.1. Sapatas isoladas Quando no alinhamento de uma dada sapata excntrica de periferia no existem sapatas de outros pilares prximos, necessrio absorver os momentos na prpria sapata e no pilar. Algumas solues para o problema so seguidamente apresentadas, discutindo-se a viabilidade prtica de cada uma. a) Diagrama triangular de tenses Uma soluo consiste em admitir o esquema de de clculo indicado em que
N

no se introduz qualquer momento adicional no clculo dos elementos


b

estruturais. No entanto, o diagrama de tenses instaladas no terreno no adequado para solicitaes de carcter permanente, j que pode introduzir rotaes importantes na sapata e no pilar. Alm disso, este tipo de funcionamento um pouco duvidoso pois o
N B'/3 2B'/3 B'

diagrama de tenses instalado pode provocar a plastificao do solo, pelo que o diagrama deixar de ser triangular e existir uma excentricidade da reaco implicando o aparecimento de um momento desequilibrado no pilar.

Acresce que, independentemente da largura B que se atribua sapata, as tenses distribuir-se-o apenas na largura efectiva B da sapata que vale sempre 1.5xb, o que significa que a rea da sapata para efeitos de contabilizao da resistncia do solo tem que ser conseguida custa do seu desenvolvimento L na direco perpendicular. Em boa parte dos casos este desenvolvimento pode resultar excessivamente grande, o que manifestamente inconveniente devido altura que seria necessrio adoptar para a sapata. Assim, em geral este caso possvel apenas quando: i) ii) a dimenso b do pilar elevada, ou o esforo axial N do pilar reduzido, ou

iii) o terreno permite a considerao de uma tenso de contacto elevada, pelo que a sua referncia aqui assume um carcter meramente didtico

Antnio Arde

DEC FEUP

Pgina 19

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

b) Diagrama rectangular de tenses


N e = B/2 - b/2 b

Noutra perspectiva, procura-se uma soluo em que se impe uma dada distribuio de tenses no solo, garantindo o equilbrio do momento da resultante com recurso a mecanismos adequados. Impondo ento uma distribuio uniforme de tenses no terreno, o esquema de clculo ilustrado mostra que, no sendo coincidentes a linha de aco do esforo do pilar e da reaco da sapata, surge um momento desequilibrado entre a sapata e o pilar que dado por
N

B/2 B

B/2

M = N e =

N (B b ) 2

Independentemente da forma como equilibrado aquele momento, o pilar tambm fica sujeito a um momento flector adicional para o qual deve ser convenientemente dimensionado. Existem duas possibilidades para equilibrar o referido momento: i) Atravs de um binrio de foras horizontais mobilizadas na primeira viga ou laje acima das fundaes e no contacto da sapata com o terreno de fundao, conforme representado no esquema da figura seguinte. Desta forma dever-se- dimensionar a primeira laje ou viga flexo composta com traco e o pilar com um acrscimo de momento M, assim como verificar a segurana ao deslizamento na base da sapata (foras tangenciais na base e eventual impulso passivo na superfcie lateral da sapata).
N B N H b H
Viga ou laje

A fora de traco na viga ou laje acima dada por H =

N (B b ) e acaba por ser transmitida 2h

aos restantes pilares da estrutura que, por sua vez a voltam a transmitir ao solo sob as suas sapatas. No entanto, vem repartida por vrios pilares, pelo que facilmente equilibrada no contacto das respectivas sapatas com o solo. ii) Atravs de um binrio criado por tenses passivas do terreno mobilizadas pela rotao do conjunto pilar/sapata, conforme

representado na figura seguinte. Este esquema de clculo s possvel em terrenos rochosos ou muito resistentes e tendo o cuidado de se betonar a sapata contra o terreno. Alm disso, importa notar que a materializao das tenses passivas implica a ocorrncia de deformaes da sapata que podero no ser compatveis com a considerao de um diagrama de tenso uniforme na sua base e que uma eventual escavao dos terrenos adjacentes pode impedir a formao do binrio de equilbrio.
Tenses passivas

Antnio Arde

DEC FEUP

Pgina 20

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

c) Diagrama trapezoidal de tenses


N

Este esquema de clculo semelhante ao esquema do diagrama rectangular de tenses, no entanto faz-se
H

intervir a deformabilidade do solo sob a sapata mediante a considerao de coeficientes de mola ou de Winkler (Ver seco Sapatas em meio elstico) para

B/2 - b/2

aproximar o diagrama de tenses que na realidade se instala sob a sapata.

e=? G H

2 1
N

Existem diversas maneiras de resolver este esquema mas a tendncia actual passa por pr-dimensionar a sapata, introduzi-la no clculo da estrutura atravs de apoios elsticos (Mt. de Winkler) e no final verificar as dimenses estimadas para a fundao.

Na prtica este mtodo s ser compatvel com a verificao da estabilidade do solo de fundao atravs das expresses da capacidade de carga, se as constantes de mola dos apoios elsticos forem calibradas para estado limite ltimo, o que pode ser muito complicado e discutvel. 1.3.2.2. Sapatas com lintel ou viga de equilbrio O lintel ou viga de equilbrio so utilizados quando existem sapatas interiores nas imediaes da sapata em estudo e quando o momento devido excentricidade da fundao comea a ser demasiado elevado para ser resistido pelo pilar de periferia. Neste esquema de clculo utiliza-se uma viga que liga a sapata excntrica a uma sapata interior com a funo de equilibrar o momento associado excentricidade atravs de um binrio na viga, impedindo que ele se transmita ao pilar. Nestas circunstncias a sapata excntrica (e tambm a central) ficam libertas de momentos, pelo que podem ser dimensionadas em planta apenas para a carga vertical como se de uma sapata centrada e isolada se tratasse. Do ponto de vista de verificao da capacidade de carga os procedimentos so exactamente os mesmos, simplificados at porque no h momentos. Existem diferentes hipteses de clculo da viga de equilbrio de onde se destacam duas pela sua simplicidade da resoluo. Numa primeira hiptese (figura a) considera-se a viga duplamente apoiada no centro das duas sapatas e solicitada sob o eixo vertical do pilar lateral por uma carga vertical igual ao esforo axial deste. Despreza-se o peso prprio das sapatas e as interaces destas e da viga com o solo, o que obriga a prever uma folga entre a viga e o terreno. Na segunda hiptese (figura b) considera-se a viga como encastrada na sapata central, duplamente apoiada sob o eixo vertical do pilar lateral e solicitada neste apoio por um momento M=N.e . Note-se que este um esquema hiperesttico (embora de simples resoluo) para o qual se apresenta esta simplificao que permite estimar (alis, sobrestimar!) aproximadamente os momentos envolvidos. Esta situao tem no entanto o inconveniente de obrigar a que o momento M/2 seja equilibrado pelo
Antnio Arde DEC FEUP Pgina 21

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

pilar e/ou pela sapata central, razo pela qual a altura da sapata central no deve ser inferior da viga de equilbrio. Neste caso tambm se despreza o peso prprio das sapatas e as interaces com o solo.
D N1 N2 N D

e = B/2 - b/2 b Viga de equilbrio b

e = B/2 - b/2 Viga de equilbrio

S1

S2

S1

S2

R1 B/2 N1 B/2

R2 B/2

N B/2

M N2

M/2

R2 R1 + Diagrama de esforos transversos

3M/(2D)

Diagrama de momentos flectores

+ M/2

a)
capacidade resistente ao esforo transverso.

b)

A dimenso dos lintis de equilbrio normalmente condicionada por questes de rigidez e

Na sapata excntrica apenas a armadura transversal deve ser calculada j que na direco longitudinal a viga tem capacidade para absorver a totalidade dos esforos. Esta armadura deve ser calculada considerando as consolas da sapata como encastradas na viga de equilbrio. Um outra hiptese de clculo mais rigoroso da viga de equilbrio consider-la como parte integrante da estrutura e refazer o clculo desta. Neste caso o apoio do prtico na zona da sapata excntrica deve ser considerado na linha da reaco R1 para que a viga de equilbrio possa intervir na resistncia ao momento provocado pela excentricidade e. Claro que isto requer um prdimensionamento da viga que pode ser feito por um dos processos simplificados acima descritos. No entanto tem a vantagem adicional de permitir uma melhor estimativa dos assentamentos entre aqueles dois pilares caso se introduza a deformabilidade do solo atravs de apoios elsticos.

Antnio Arde

DEC FEUP

Pgina 22

Fundaes Directas

Licenciatura em Engenharia Civil

Fundaes e Estruturas de Suporte

1.4. SAPATAS CONJUNTAS DE VRIOS PILARES

(seco em elaborao)

1.5. SAPATAS EM MEIO ELSTICO

(seco em elaborao)

2. E N S O L E I R A M E N T O S G E R A I S

(captulo em elaborao)

3. B L O C O S D E F U N D A O

(captulo em elaborao)

Antnio Arde

DEC FEUP

Pgina 23

You might also like