You are on page 1of 2

3 PROF.: EQUIPE L.

PORTUGUESA
IMPACTO: A Certeza de Vencer!!!
Regncia A regncia Na construo de uma unidade signifi cativa, algumas palavras exigem o acompanhamento de outros elementos da lngua.Essarelaodedependnciacomvistas formao deum significadochamadaregncia. A regncia pode ser direta, quando a relao de dependncia imediata,ou indireta,quandoela intermediada por outros elementos da lngua, como as preposies. A regncia dosubstantivosobreoadjetivo(comoemameninabonita),oudo verbo (Transitivo Direto) sobreseucomplemento(ex.:Maria ama Pedro)seddeformadireta,enquantoaregnciadosubstantivo sobre outro substantivo (como em a fi lha de Maria) ou de um verbo (Transitivo Indireto) sobre seu complemento (ex.: Maria gosta de Pedro) se faz necessariamente por meio de uma preposio. Nos casos de regncia indireta, preciso observar que nem todas as preposies podem desempenhar o papel de ligar o regente ao regido. Alm disso, o uso de uma ou outra preposio pode provocar alteraes de signifi cado bastante considerveis (ex.:irparacasa,irdecasa,irnacasa,etc.).Porisso,preciso estaratentoparaoconjuntodepreposiesexigidaspeloregente, eparaasimplicaesdoseuuso. A seguir alguns verbos da lngua portuguesa que envolvemproblemasfreqentesquantoregncia:

NVEIS DE LINGUAGEM SINTAXE DE REGNCIA VERBAL


CONTEDO PROGRAMTICO
LU 060510 PROT: 3701

09

4. Obedecer/desobedecer exigem a preposio a. Ex.: As crianas obedecem aos pais./ O aluno desobedeceu ao professor. 5. Simpatizar/ antipatizar exigem a preposio com. Ex.: Simpatizo com Lcio./ Antipatizo com meu professor de Histria. 6. Preferir - este verbo exige dois complementos sendo que um usa-se sem preposio e o outro com a preposio a. Ex.: Prefi ro danar a fazer ginstica. Verbos que apresentam mais de uma regncia 1. Aspirar a) no sentido de cheirar, sorver: usa-se sem preposio. Ex.: Aspirou o ar puro da manh. b) no sentido de almejar, pretender: exige a preposio A. Ex.: Aspiro a esta vida / Esta era a vida a que aspirava. 2. Assistir a) no sentido de prestar assistncia, ajudar, socorrer: usase sem preposio. Ex.: A diretora assistia os alunos novatos. b) no sentido de ver, presenciar: exige a preposio A. Ex.: No assistimos ao show. / No assistimos aula de Portugus. c) no sentido de caber, pertencer: exige a preposio A. Ex.: Assiste aos alunos o direito de perguntar.

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

Linuaal Exemplos: Suzana continuava a dizer que namorava com Mrio. [Inadequado] Suzana continuava a dizer que namorava Mrio. [Adequado] Meus pais no suportariam se eu repetisse de ano! [Inadequado] Meus pais no suportariam se eu repetisse o ano! [Adequado] ATENO: Muitas vezes alguns verbos podem apresentar diferentes regncias sem que seus sentidos sejam alterados ou, ao contrrio, acarretando diferentes significados e acepes como veremos a seguir: Regncia Verbal 1. Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposio a e no pela preposio em. Ex.: Vou ao dentista./ Cheguei a Belo Horizonte. 2. Morar/ residir normalmente vm introduzidos pela preposio em. Ex.: Ele mora em So Paulo./ Maria reside em Santa Catarina. 3. Namorar no se usa com preposio. Ex.: Joana namora Antnio.

d) no sentido de morar, residir: intransitivo e exige a preposio em. Ex.: Assistiu em Ananindeua por muito tempo. 3. Esquecer / Lembrar a) Quando no forem pronominais: so usados sem preposio. Ex.: Esqueci o nome dela. b) Quando forem pronominais: so regidos pela preposio de. Ex.: Lembrei-me do nome de todos. 4. Visar a) no sentido de mirar ou de dar visto: usa-se sem preposio. Ex.: Disparou o tiro visando o alvo./Visaram os documentos. b) no sentido de ter em vista, objetivar: regido pela preposio A. Ex.: Viso a uma situao melhor. 5 . Querer a) no sentido de desejar: usa-se sem preposio. Ex.: Quero viajar hoje. b) no sentido de estimar, ter afeto: usa-se com a preposio A. Ex.: Quero muito aos meus amigos. 6 . Proceder a) no sentido de ter fundamento: usa-se sem preposio. Ex.: Suas queixas no procedem.

CONTEDO - 2011

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

b) no sentido de originar-se, vir de algum lugar: exige a preposio DE. Ex.: Muitos males da humanidade procedem da falta de respeito ao prximo. c) no sentido de dar incio, executar: usa-se a preposio A. Ex.: Os detetives procederam a uma investigao criteriosa. 7. Pagar / Perdoar a) se tem por complemento palavra que denote coisa: no exigem preposio. Ex.: Ela pagou a conta do restaurante. / Perdoou todos os pecados. b) se tem por complemento palavra que denote pessoa: so regidos pela preposio A. Ex.: Perdoou a todos, 8. Informar a) no sentido de comunicar, avisar, dar informao: admite duas construes: 1) objeto direto de pessoa e indireto de coisa (regido pelas preposies de ou sobre). Ex.: Informou todos do ocorrido. 2) objeto indireto de pessoa ( regido pela preposio a) e direto de coisa. Ex.: Informou a todos o ocorrido. 9. Implicar a) no sentido de causar, acarretar: usa-se sem preposio. Ex.: Esta deciso implicar srias conseqncias. b) no sentido de envolver, comprometer: usa-se com dois complementos, um direto e um indireto com a preposio em. Ex.: Implicou o negociante no crime. c) no sentido de antipatizar: regido pela preposio com. Ex.: Implica com ela todo o tempo. 10. Custar a) no sentido de ser custoso, ser difcil: regido pela preposio a. Ex.: Custou ao aluno entender o problema. b) no sentido de acarretar, exigir, obter por meio de: usa-se sem preposio. Ex.: O carro custou-me todas as economias c) no sentido de ter valor de, ter o preo: usa-se sem preposio. Ex.: Imveis custam caro. Texto 1 INSTRUO: Leia o texto para responder s questes de nmeros 1 a 2. Estouestudandogramticaefico pasmo com os milagres de raciocnio empregadosparaenquadraremlinguagem objetiva os fatos da lngua. Alguns convencem, outros no. Estes podem constituir esforos meritrios,mas se trata de explicaes que a gente sente serem meras aproximaes de algo no fundo inexprimvel, irrotulvel, inclassifi cvel, impossvel de compreender integralmente. Meu consolo que muitas das coisas que me afl igem devem afl igir vocstambm.Oupelomenoscoisasparecidas.
JooUbaldoRibeiro

01. Infere-se corretamente do texto que: a) o autor estuda gramtica com o propsito de revelar as contradies das anlises lingsticas. b) a linguagem utilizada em textos de gramtica refora a idia de que fatos da lngua so sempre inclassifi cveis. c) a gramtica no pode oferecer um tratamento integral dos fenmenos lingsticos, mesmo que haja esforos vlidos no registro gramatical de fatos da lngua. d) a desconfi ana do autor em relao gramtica resultado de sua experincia como escritor, o que lhe impossibilita compartilhar sua percepo com o leitor. e) o autor lamenta o fato de ser obrigado, pelas evidncias dos fatos lingsticos, a contestar a gramtica. 02. Assinale a alternativa correta. a) O uso de aspas (linha 02) assinala a desconfi ana do autor em relao objetividade dos registros gramaticais. b) A palavra pasmo (linha 01) pode ser substituda por tolo, sem prejuzo do sentido original. c) Na linha 03, o pronome algo especifi ca o caso gramatical que o autor considera como inexprimvel. d) A palavra meras (linha 03), no trecho em que aparece, equivale a poucas. e) A palavra milagres (linha 01) expressa avaliao positiva do autor com relao aos esforos empreendidos pelos gramticos. 03. No h no mundo sentimento mais bonito que o amor. As oraes abaixo so trechos de uma carta de amor. s vezes, quando estamos escrevendo a emoo nos leva a cometer certos erros. Assinale o erro gramatical cometido, talvez devido emoo, pelo autor dessa carta: a) Voc um amigo, com cuja figura eu me comovo. b) Voc uma pessoa, a cuja figura eu me refi ro todos os dias. c) Voc uma pessoa, por cuja figura qualquer pessoa se apaixonaria. d) Voc uma pessoa, de cuja figura os meus pais se assustaram. e) Voc um companheiro, em cuja figura h um ar de grande dama decadente ANOTAES: _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________
REVISO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!! CONTEDO - 2011

You might also like