You are on page 1of 3

Antnio Leito

AO CORTEN

2012
O ao corten um metal com caractersticas positivas na capacidade de resistncia corroso. Este pequeno documento informativo contm informaes que podero ser importantes para s.

Antnio Leito Processos de Engenharia e Arquitetura Gesto Tcnica - Obras Pblicas e Privadas Desenho Tcnico CAD e DESIGN Tel. 917 589 883 E-mail: a.leitao@sapo.pt Site: www.webleitao.com

AO CORTEN

Algumas Informaes interessantes sobre Ao Corten

H alguns aos, que mesmo sem a utilizao de uma proteo adicional, possuem a capacidade de resistir a corroso atmosfrica de forma bastante superior aos aos comuns, so os chamados aos patinveis ou aclimatveis (em ingls, wheathering steel). Os aos patinveis foram introduzidos no incio da dcada de trinta nos Estados Unidos, inicialmente para utilizao em caminhos-de-ferro, e mais especificamente na fabricao de vages de carga. Devido s caractersticas e qualidades desses aos, que combinavam alta resistncia mecnica com resistncia corroso atmosfrica, rapidamente encontraram aceitao, embora no incio fossem empregados, na maioria das vezes, como revestimento. Comercialmente, receberam o nome de CORTEN, atualmente so utilizados nos mais diversos campos, principalmente na construo civil. Esto normalmente disponveis sob a forma de chapas, havendo tambm bobines de fio prprio para a sua solda. Por definio, aos patinveis ou aclimatveis so um grupo de aos de baixa liga, com resistncia mecnica na faixa de 500 MPa (limite de rutura) e alta resistncia corroso atmosfrica. Tais caractersticas acontecem em funo da presena de determinados elementos de liga, como cobre, fsforo, cromo, silcio, nquel, mangans, vandio, nibio, molibdnio, entre outros, em combinaes especficas, conforme a siderurgia produtora. O ferro ou o ao carbono comum caracteriza-se pelas suas propriedades tpicas serem alteradas sob ao do meio envolvente. Mas isto pode ser modificado pela adio dos elementos de liga, mesmo que as percentagens destes elementos acrescentados sejam bem pequenas. Os aos patinveis, quando expostos atmosfera, iniciam a formao de uma camada de xido compacta e aderente a ptina que funciona como barreira de proteo contra a corroso.

www.webleitao.com

Algumas teorias tentam explicar o desempenho superior deste tipo de ao: Os elementos de liga (cobre em especial) retardam a velocidade de corroso; Os produtos da corroso ento formados so mais homogneos, compactos, favorecendo a proteo e ainda alterando as condies de condensao de humidade do metal base. necessrio observar alguns aspectos relevantes ao desenvolvimento desta ptina/pelicula protetora: A camada protetora, bem formada, s conseguida em condies de humidade (chuva e humidade) e secagem (sol e vento); O tempo de sua formao natural varia em funo da atmosfera local, levando cerca de 2 a 3 anos. Aps esse perodo ela adquire uma colorao marrom avermelhada; Locais de reteno de humidade ou partes submersas no desenvolvem a mesma proteo, pois no esto expostos atmosfera e luz solar; Locais submetidos a lavagens acentuadas e constantes, tais como zonas de respingo em gua do mar, no apresentam eficincia superior ao ao comum, j que a lavagem remove a ptina; As regies no expostas aos intemperismos naturais, tais como juntas de expanso, articulaes, soldas ocultas e regies sobrepostas, apresentam comportamento crtico devendo ser cuidadosamente planeadas e tratadas.

www.webleitao.com

You might also like