You are on page 1of 6

Dvidas da lngua portuguesa

Colocao de pronomes -1 Em que situaes devemos colocar o pronome antes do verbo? Vejamos alguns exemplos de colocao errada do pronome: a) Ele no disse-me nada. b) Quem disse-te isso? c) Que tudo corra-te bem! d) Quando ontem deitei-me, ouvi barulho na rua. e) Ambos sentiam-se felizes. Segundo a Nova Gramtica do Portugus Contemporneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, entre outras situaes, devemos colocar o pronome antes do verbo quando: a) nas oraes h uma palavra negativa (no, nunca, jamais, ningum, nada, etc.) e entre ela e o verbo no h vrgula. Assim, devemos dizer e escrever: - Ele no me disse nada. - Nunca me tinha apercebido disso. - Ningum me avisou. b) nas oraes iniciadas com pronomes e advrbios interrogativos. - Quem te disse isso? c) nas oraes iniciadas por palavras exclamativas, bem como nas oraes que exprimem desejo. - Que tudo te corra bem! - Bons olhos o vejam! d) Nas oraes subordinadas desenvolvidas. - Quando ontem me deitei, ouvi barulho na rua. e) quando o sujeito da orao, anteposto ao verbo, contm o numeral ambos ou algum dos pronomes indefinidos (todo, tudo, algum, outro, qualquer, etc.) - Ambos se sentiam felizes.

Colocao de pronomes - 2 1 Qual a forma correcta? a) b) c) Devemo-nos sentar. Devemos sentar-nos. Devemos sentarmo-nos. Segundo a Nova Gramtica do Portugus Contemporneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, quando se trate de locues verbais formadas por um verbo auxiliar e um verbo principal no infinitivo ou gerndio, podemos ligar o pronome tono ao verbo auxiliar ou ao verbo principal. Assim, as formas a) e b) esto correctas. J em relao alnea c) esta no se pode considerar vlida porque o infinitivo est flexionado (conjugado) e no devia estar porque o sujeito do verbo auxiliar (dever) o mesmo e j est subentendido na terminao deste (devemos = ns) pelo que no h necessidade de o voltarmos a repetir. Assim, podemos dizer: Devemo-nos sentar Devemo-nos assoar Mas no: Devemos sentarmo-nos Devemos assoarmo-nos Da mesma forma vlido dizer: Vem-me buscar ou vem buscar-me e e Devemos sentar-nos Devemos assoar-nos

Entretinha ou entretia? Qual das expresses est correcta? a) Eu entretinha as pessoas. b) Eu entretia as pessoas. Ao contrrio do que se costuma ouvir e ler, a forma correcta do verbo entreter entretinha. Este verbo formado a partir do verbo ter e, por isso, segue a sua conjugao. Assim: Eu tinha - Eu entretinha e no entretia Tu tinhas Tu entretinhas e no entretias Ele tinha Ele entretinha e no entretia

Aonde ou onde? Onde = lugar em que/ em que (lugar). Indica permanncia, o lugar em que se est ou em que se passa alguma coisa. Complementa verbos que exprimem estado ou permanncia e que normalmente pedem a preposio em:

Onde ests? Em casa. Onde mora a Maria? No entendo onde ele estava com a cabea quando falou nisso. No sei onde me apresentar nem a quem me dirigir.

Aonde = a que lugar. a combinao da preposio a + onde. Indica movimento para algum lugar. D ideia de aproximao. usado com os verbos ir, chegar, retornar e outros que pedem a preposio a. Exemplos:

Sabes aonde eles foram? Ao cinema. A mulher do sculo 21 sabe muito bem aonde quer chegar. Aonde nos levar esta discusso? Estavam deriva, sem saber aonde ir. H lugares no universo aonde no se vai sozinho.

Impressa ou imprimida? Qual a forma correcta? - O jornal trazia uma folha impressa ao contrrio. - O jornal trazia uma folha imprimida ao contrrio. Impressa e imprimida so duas formas que provm do verbo imprimir. Este verbo admite dois particpios passados: um regular imprimido que se usa com os verbos ter e haver e outro irregular impresso que se usa com os verbos auxiliares ser e estar. Esta segunda forma tambm usada como adjectivo, que o que acontece na frase acima apresentada, por isso a forma correcta : - O jornal trazia uma folha impressa ao contrrio. Pode tambm dizer: - A folha est impressa ao contrrio. - Ele tinha imprimido a folha ao contrrio. Anteontem ou antes de ontem? Ambas as formas esto correctas do ponto de vista lingustico. Contudo, quando nos queremos referir rigorosamente ao dia anterior a ontem, ser prefervel optar pelo advrbio de tempo, anteontem. Isto porque a expresso "antes de ontem" pode no transmitir com preciso a ideia de "dia anterior a ontem". Observe-se o exemplo:

At antes de ontem, eu julgava no saber fazer aquilo. (=s ontem fiquei a saber fazer aquilo) Concluindo, embora ambas as expresses possam ser usadas com o mesmo sentido, a forma "anteontem" traduz com mais rigor a ideia do dia anterior ao de ontem.

Ter de ou ter que? Qual ser a forma correcta? a) b) Tenho que me ir embora. Tenho de me ir embora. Escolheu tenho que? Pois , realmente ouve-se tantas vezes este erro que at o tomamos como certo. Mas a frase correcta, neste caso, a da alnea b). Vejamos porqu:

Ter que usa-se no sentido de ter algo para. Usamos esta expresso quando antes do que podemos subentender as palavras algo, coisa ou coisas. Ter de serve para exprimir dever, obrigao, desejo ou necessidade em relao a alguma coisa. Assim, tomando o exemplo inicial, tenho de me ir embora significa que se tem necessidade ou se obrigado a ir embora.

Vejamos mais alguns exemplos:

Tenho de estudar. = sou obrigado/ tenho necessidade de estudar

Tenho que estudar. = tenho muitas coisas para estudar

Tenho que comer. = tenho alimentos para comer.

Tenho de comer. = tenho necessidade, ou devo comer.

ou h?

a contraco da preposio "a" com o artigo definido no feminino singular "a". Ex.:1. Vou escola. 2. Disse minha irm que... 3. Emprestei os livros Patrcia.

4. Voltei biblioteca no dia seguinte. Trs processos simples, para verificar que se trata da contraco da preposio com o artigo: 1.: Altere a frase substituindo a palavra que se segue a "" por outra de gnero e nmero diferente. Se o puder fazer, e tiver que alterar a forma , contraindo a preposio com outro artigo definido, sinal de que se trata da contraco da preposio com o artigo: Ex.: 1. Vou praia. (a + a) 2. Vou ao jardim. (a + o) 3. Vou s compras. (a + as) 4. Vou aos saldos. (a + os) 2. Veja se pode substituir esse por "a uma". Se o puder fazer e a frase ficar correcta, porque se trata da contraco da preposio. Ex.: 1. Fui loja. / Fui a uma loja. 2. Respondi menina. / Respondi a uma menina. 3. Ela fugiu pergunta. / Ela fugiu a uma pergunta. 3. Essa contraco da preposio "a" com o artigo definido no feminino singular "a" (= ) tem de anteceder sempre uma palavra no feminino singular. Repare nos exemplos anteriores, todos palavras desse gnero e nmero: escola, minha irm, Patrcia, biblioteca, praia, loja, menina, pergunta. H uma forma do verbo haver: a 3. pessoa do singular do Presente do Indicativo. Significa existir. Ex.: 1. H barulho na sala. 2. H muita gente no passeio. 3. H muitas pessoas no passeio. 4. H oito dias que o no vejo. Um processo simples para verificar se se trata do verbo haver: tente substituir essa forma verbal por outra do mesmo verbo, mas em tempo diferente. Ex.: 1. Hoje h aulas. 2. Ontem houve aulas. 3. s teras-feiras, havia aulas de Educao Fsica. 4. Amanh haver aulas. 5. Se os professores no viessem, no haveria aulas. Uma regra: com expresses de tempo, trata-se do verbo haver. Ex.: 1. Ele foi-se embora h uma semana. 2. Isto aconteceu h dias. 3. Fui h quinze dias a Lisboa e... 4. H muito tempo que ele andava doente. 5. H anos, estava ela no jardim...

6. Ela festejou o aniversrio h pouco tempo. Uma chamada de ateno: quando significa existir, o verbo haver no tem plural. Ex: 1. Hoje h aula de... / Hoje h aulas de... 2. No o vejo h um ms. / No o vejo h tempos. 3. H um poltico que... / H muitos polticos que... 4. Houve uma pessoa... / Houve vrias pessoas...

You might also like