You are on page 1of 3

Muitas vezes o que se cala faz maior impacto do que o que se diz.

(Pndaro) Texto 1 ONG alerta para riscos de aumento da explorao sexual durante a copa de 2014 Para combater a explorao sexual por turistas,inclusive durante a copa de 2014,o governo instituiu o Programa Turismo Sustentvel e Infncia A realizao da prxima Copa do Mundo no Brasil pode aumentar os casos de explorao sexual, inclusive de crianas e adolescentes, por turistas estrangeiros. O alerta da advogada Andreza Smith da organizao no governamental (ONG) Sodireitos. Voc j pensou em um jogo em Manaus? Quem que vai fiscalizar o rio?, perguntou ao fazer referncia a possveis casos de programas sexuais em barcos que trafegam nos rios Negro e Solimes, por exemplo. Isso no est sendo falado, criticou. Andreza participou na ltima semana no Senado de audincia pblica na comisso parlamentar de inqurito (CPI) que investiga o trfico de pessoas. Ela avalia que os dois crimes tm conexo histrica e que, em muitos casos, as mulheres aliciadas para trfico interno e internacional foram exploradas sexualmente na infncia e adolescncia. Para a especialista, devido falta de esclarecimento de direitos, muitas mulheres no se sentem exploradas porque n foro foradas. Outra dificuldade a falta de estrutura para previnir e combater o trfico de mulheres. Esse tipo de crime pode ter extensa rede que comea com o aliciamento feito por pessoas prximas da vtima e envolve, entre outros, caminhoneiros, taxistas e agentes de turismo que viabilizam o deslocamento. A advogada avalia que o crime de alta lucratividade. Ao aceitar o aliciamento, as mulheres acabam se submetendo a pagar altas quantias para quem explora a prostituio, fornecendo a elas um local para morrar, roupa, comida e telefone celular. Ela salienta que o trfico de pessoas tambm afeta transexuais e travestis, alm de doadores de rgos, garimpeiros (levados do Par e Amap para o Surina-

me) e at meninos recrutados para jogar futebol no exterior. Essas ltimas formas de explorao esto previstas no Protocolo de Palermo,do qual o Brasil signatrio, mas no so descritas no Cdigo Penal, que se refere apenas ao trfico de pessoa para fim de prostituio ou outra forma de explorao sexual .

Projeto de lei Durante a audincia na CPI, a relatora Marinor Brito (P-SOL-PA) ouvio sugestes para que o congresso vote o Projeto de Lei n2.845/2003, que institui o Sistema Nacional de Preveno e Enfentamento ao Trfico de Seres Humanos; assim como para que sejam feitas pesquisas sobre as rotas de trfico e campanha de esclarecimento. Outra prosposta a instalao de mais abrigos especializados para pessoas resgatadas. A prxima quarta-feira, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploraco Sexual de Crianas e Adolescentes. Para combater a explorao sexual por turistas, inclusive durante a copa de 2014, o governo instituiu o Programa Turismo Sustentvel e Infncia e executa o projeto Turismo e Preveno Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes, que j capacitou 480 profissionais ligados cadeia turstica em todo o Pas. Fonte: Jornal O POVO,16.05.2011.

TEXTO 2 A Constituio Federal/88 em seu art.227, 4 faz uma ressalva:

Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida , sade, alimentao, educaco, ao lazer, profissionalizao, a cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia crueldade e opresso.

Texto 3 No Brasil, a explorao sexual de crianas e adolescentes crime previsto no artigo 244 do Estatuto da Criana e do Adolescente. Quem cometer o crime est sujeito pena de 4 a 10 anos de recluso, alm da multa. Isso o que diz a lei, mas desde quando a obedincia de leis prioridade do brasileiro? Quando falamos em exploraosexual, logo vem a revolta. A sociedade se mantm firme em seu ponto de vista moralista a respeito do assunto. Ouviremos muitas pessoas falarem Horrvel! Absurdo! Uma afronta aos direitos humanos!, mas quantos desses no participam do trfico de pessoas, seja como vendedores, seja como compradores? A explorao sexual infaltil a mais desleal, pois no estamos falando de seres humanos maduros, estamos tratando de crianas e adolescentes com o mnimo de conhecimento tanto sobre sexo quanto sobre vida. Mas qual a soluo para o problema? Talvez polticas socioeducativas, talvez mais empregos, talvez buscar uma resposta dentro da nossa prpria histria. (...) preciso pensar e discutir a prostituio e a explorao sexual infantil sem tabus, com fatos e ideias sinceras, pois, como disse este assunto desde muito tempo d o que falar. Fonte: http://sexualidade.netsaber.com.br/index.php?c 174,acessado em 17/05/11

You might also like