You are on page 1of 3

Sombra

Igor Teo | 18 de maio de 2013

Tema sugerido pelo leitor Leandro. Talvez um dos conceitos mais famosos da psicologia analtica de Carl Gustav Jung seja o de Sombra. possvel encontrar referncias a ela desde obras cinematogrficas at na literatura de autoajuda. Deste modo, creio que falar deste tema no seja uma tarefa to laboriosa, j que a maioria de ns possui certa familiaridade com seus pressupostos. Mas adianto que, como ferramenta terica, a ideia de Sombra deve ter certos cuidados por frequentemente nos levar a interpretar um estatuto transcendental e independente mesma, como se o conceito se justificasse por si prprio. De acordo com Jung, a Sombra a parte da personalidade que a pessoa no reconhece em si mesma. Como na maioria das vezes os contedos que queremos ignorar em ns mesmos so caractersticas moralmente reprovveis, a Sombra tende a ser vista como a parte negativa de ns. Entretanto, no devemos levar isto como regra geral, j que aspectos positivos da personalidade podem eventualmente serem rejeitados. Porm, apesar de repudiada, a Sombra parte integrante de nossa natureza, no podendo ser simplesmente eliminada. Mais alm de sua negatividade, a Sombra tambm fonte de espontaneidade, vitalidade e principalmente de criatividade.

Um aspecto importante de se compreender sua tendncia projeo, isto , que quando no reconhecida pelo seu portador, o indivduo tende a projetar suas tendncias indesejveis em

outros. a pessoa que vive reclamando do defeito do outro, mas no percebe que aquilo que ela tanto aponta nas outras pessoas est muito mais presente nela prpria do que em qualquer outro lugar. O encontro com a prpria Sombra parte importante do que Jung chamava de Processo de Individuao. O reconhecimento de sua prpria Sombra marca o primeiro estgio do processo analtico, que culminar com a integrao da Sombra. A integrao se constitui como um processo distinto da recusa e da averso (que s alimenta ainda mais a Sombra) ou do oposto que seria se tornar a Sombra (se tornar o que voc no quer ser). O premiado filme Cisne Negro apresenta esta questo com maestria, onde Natalie Portman representa Nina, uma bailarina do espetculo Lago dos Cisnes. Nina uma jovem aspirante ao sucesso, dominada pela figura materna e emocionalmente insegura. Vivendo uma vida excessivamente controlada, busca sempre pela perfeio. O papel do Cisne Branco no lhe oferece dificuldades, devido a sua caracterstica doura e delicadeza, mas para desempenhar o papel de Cisne Negro necessrio que ela penetre no lado sombrio de si mesma. No desafio de viver um papel que ela no est acostumada, Nina encontra seu psiquismo dividido entre sua personalidade de menina frgil e sua sombra de uma mulher sedutora e espontnea.

Como ferramenta terica, Jung nos trouxe um grande auxlio para compreenso de certos fenmenos. Porm, vejo com frequncia o uso comum do termo quase como algo de existncia prpria e independente. Mas admito que no seja particularidade dela apenas, pois o mesmo ocorre frequentemente com termos como ego, superego, etc. Pois quando algum diz a minha sombra assim ou isso o ego, lembro que no sua sombra ou seu ego, mas voc. Isto ,

sombra e ego so ferramentas tericas, nenhum existe de maneira delimitada e circunscrita dentro da sua cabea ou seja l onde for, mas simplesmente esto presentes no psiquismo. Deste modo, no h exatamente a minha Sombra, porque a sua Sombra voc.

You might also like