You are on page 1of 58

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 1 de 58

Manual de Procedimentos Gerenciais GERENCIADORAS

(Diretoria Tcnica)

V 1.2 Janeiro de 2009.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 2 de 58

NDICE

Controle das alteraes .............................................................................................. 3 1. Introduo ............................................................................................................... 4 2. Objetivo ................................................................................................................... 6 3. Abrangncia ............................................................................................................ 6 4. Referncias ............................................................................................................. 6 5. Funes e Responsabilidades ................................................................................ 7 6. Processos Gerenciais ........................................................................................... 10 Fluxograma PG 00: Macro Fluxograma ................................................................... 12 Fluxograma PG 01: Assinatura de OIS / Plano de Trabalho do Lote ........................ 13 Fluxograma PG 02 (Anexo I do PG01): Diretoria de Atendimento Habitacional ....... 14 Fluxograma PG 03 (Anexo II do PG01): Diretoria de Planejamento e Fomento ....... 15 Fluxograma PG 04: Plano de Execuo do Empreendimento .................................. 16 Fluxograma PG 05 (Anexo I do PG 04): Diretoria de Atendimento Habitacional ...... 17 Fluxograma PG 06 (Anexo II do PG 04): Diretoria de Planejamento e Fomento ...... 18 Fluxograma PG 07: Medio Mensal ........................................................................ 19 Fluxograma PG 08 (Anexo I do PG07): Diretoria de Atendimento Habitacional ...... 20 Fluxograma PG 09 (Anexo II do PG07): Diretoria de Planejamento e Fomento ...... 21 7. Documentos e Informaes................................................................................... 22 8. Regras de Trabalho............................................................................................... 25 9. Monitoramento e Controle ..................................................................................... 27 10. Gesto de Riscos ................................................................................................ 27 11. Plano de comunicaes ...................................................................................... 27 ANEXO 1 GLOSSRIO.......................................................................................... 28 ANEXO 2 MODELO DE DOCUMENTOS............................................................... 32 ANEXO 3 SUSTENTABILIDADE ........................................................................... 34 ANEXO 4 TERMO DE REFERNCIA GERENCIADORAS................................. 47

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 3 de 58

Controle das alteraes


Verso 1.0 1.1 Data 31/08/2008 15/10/2008 Descrio sumria das alteraes
EMISSO INICIAL ALTERAES: Alterao da seqncia e numerao dos itens; Alterao da formatao; Itens: 1, 4, 6, 7, 8, 9,12: melhorias do texto; Item 6. Processos Gerenciais: o Alterado Macro Fluxograma da Gerenciadora o Alterado o PG-01 (Assinatura de OIS) o Criado o Fluxo PG02 (Diretoria de Atendimento Habitacional) Anexo 01 do PG 01 o Criado o PG03 (Diretoria de Planejamento e Fomento) Anexo 02 do PG 01 o Alterado o PG04 (antigo PG03) Plano de Execuo do Empreendimento o Criado o PG 05 (Diretoria de Atendimento Habitacional) Anexo 01 do PG04 o Criado o PG 06 (Diretoria de Planejamento e Fomento) Anexo 02 do PG04 o Criado o PG-07 (antigo PG 04) Medio Mensal o Criado o PG-08 (Diretoria de Atendimento Habitacional) Anexo 01 do PG 07 o Criado o PG-09 (Diretoria de Planejamento e Fomento) Anexo 02 do PG 07 Item 7. Documentos e Informaes: adequao dos cdigos das listas de documentos, em funo das alteraes dos fluxogramas; Excludo itens Indicadores e Gesto de Documentos, assuntos a serem desenvolvidos em prximas revises deste Manual ou em outro(s) documento(s). Excludo antigo anexo 17.3 Exemplo de Plano de Execuo. Melhoria do texto objetivo da introduo do Anexo 03. As alteraes em relao verso anterior esto descritas abaixo: Desmembramento do item 5.1.4 Coordenador Setorial Regional em dois itens: 5.1.4 (Coordenador Setorial Regional de Obras) e 5.1.5 (Coordenador Setorial Regional da rea Social) - pg. 09/58. Alterao do subitem e do item 5.2.2 -Gestor Tcnico - pg. 10/58, em sublinhado. Alterao no fluxo PG01 (incluso da atividade 8) pg.13/58. Anexo 01 Glossrio: Incluso da Sigla GRAPROHAB pg. 28

1.2

09/01/2009

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 4 de 58

1. Introduo
A fim de suprir o dficit habitacional do Estado de So Paulo, a SH CDHU objetiva conciliar o aumento da capacidade de produo de empreendimentos com a oferta de unidades habitacionais populao de baixa renda que atendam a consistentes critrios de qualidade e sustentabilidade.

Dentre outras frentes de ao, a CDHU est conduzindo um processo de implantao de um novo modelo de gesto da cadeia produtiva, com o fortalecimento da atuao das prestadoras de servio, comprometidas com o desenvolvimento habitacional urbano do Estado. Novas responsabilidades e novo escopo de atuao foram definidos para as Projetistas, Gerenciadoras, Fiscalizadoras e, como conseqncia, para Construtoras, Laboratrios de Ensaio e outros agentes, que atuaro em todo Estado de So Paulo.

Para enfrentar estes desafios, atravs dos Manuais de Procedimentos Gerenciais, foi iniciada a padronizao de procedimentos, documentos e instrumentos de comunicao entre a CDHU e as prestadoras de servio (Gerenciadoras, Fiscalizadoras e Projetistas), abordando uma nova forma de relacionamento entre as partes e propiciando mecanismos de acompanhamento das atividades desempenhadas.

Existe a possibilidade de revises peridicas dos Manuais, para os detalhamentos necessrios e adequao contnua. Com base nas experincias adquiridas, novas verses aperfeioadas iro contemplar os ajustes necessrios.

Novas contribuies para melhoria deste Manual de Procedimentos Gerenciais Gerenciadoras devem ser encaminhadas Diretoria Tcnica da CDHU.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS


Sustentabilidade

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 5 de 58

Quanto ao tema Sustentabilidade, to abrangente e por vezes subjetivo, devemos ser claros e criteriosos, o que faz necessria a adoo de um modelo de avaliao de empreendimentos consistente, reconhecido e vivel para a realidade brasileira. Para isto, recomendamos a adoo do Referencial Tcnico do Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental), adaptado do Demarque HQE francs, para as condies brasileiras, pela Fundao Vanzolini, com o apoio dos professores do Departamento de Engenharia Civil da POLI/USP.

Estes referenciais, aceitos e validados internacionalmente, so coerentes com a legislao brasileira e normas nacionais, com as necessidades da populao de baixa renda e com a viabilidade tcnica e econmica a que devemos atentar.

Os programas de sustentabilidade dos empreendimentos devem contemplar diretrizes mnimas que atendam simultaneamente, os critrios exigidos pelo Referencial Tcnico e a poltica habitacional e scio-econmico-ambiental da SH do Governo do Estado de So Paulo.

Inclumos em anexo as 14 categorias de desempenho baseadas no Referencial Tcnico do Aqua, desdobradas at o nvel das preocupaes com a reduo dos impactos ambientais da construo e do seu uso e das condies de conforto e sade para o usurio, incluindo a insero scio econmico-ambiental do empreendimento. Desta forma, permite-se demonstrar o grau de desempenho do projeto em cada uma das categorias, nos documentos de sada dos projetos.

As Prestadoras de Servio devem se referenciar a este material para melhor orientar o desenvolvimento de seus produtos e servios, alinhado com a estratgia da SH-CDHU quanto qualidade e sustentabilidade de seus empreendimentos.

Esto previstas atualizaes futuras em funo das adaptaes para o Brasil dos Referenciais Tcnicos do Aqua para Empreendimentos Habitacionais e do desenvolvimento do conceito de Desenho Universal, de forma a permitir a adoo de critrios e indicadores mais especficos.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 6 de 58

2. Objetivo
O objetivo deste Manual de Procedimentos Gerenciais Gerenciadoras descrever o fluxo de informaes entre a CDHU (em especial a Diretoria Tcnica) e as suas Prestadoras de Servio, entre as Prestadoras de Servio (Projetistas, Gerenciadoras e Fiscalizadoras) e entre estas e outros agentes, padronizar as formas de comunicao entre as partes, padronizar os procedimentos e os documentos pertinentes, sugerir metodologias de gesto, definir responsabilidades e regras de trabalho, a fim de que as relaes entre a CDHU e suas parceiras, sejam eficazes e eficientes, garantindo a qualidade e a rapidez necessrios cadeia produtiva de empreendimentos habitacionais do Estado de So Paulo.

3. Abrangncia
O Manual de Procedimentos Gerenciais - Gerenciadoras abrange desde a preparao da emisso da OIS Ordem de Incio de Servios do Empreendimento, decorrente do cronograma macro da Companhia, suas diversas etapas de Concepo, Projeto, Execuo / Monitoramento / Controle / Entrega / Aprovao at o encerramento final do empreendimento, no que tange ao envolvimento da Diretoria Tcnica. Notas: No includo nesta verso, contedo relativo parte da Fase Concepo, Fase Trabalho Social e Fase Regularizao. O detalhamento de procedimentos operacionais da CDHU poder ser objeto de outro manual.

4. Referncias
Manual Tcnico de Projetos - Julho/2008 (O Manual Tcnico de Projetos de 1998 foi revisado nos captulos Instalaes Hidrulico-Sanitrias, Instalaes de Gs Combustvel e Sistema de Preveno e Combate a Incndio e alguma reviso nos demais. Esto referenciadas as regras para Nomenclatura e Codificao. Os demais itens sero objeto de reviso posterior); Manual do GRAPROHAB (conforme verso atualizada do site) Manual de Orientao para Aprovao de Conjuntos Habitacionais Julho/2008 Manual de Paisagismo CDHU 2007 Manual de Arborizao Urbana da Eletropaulo Normas de Aprovao de Projetos Habitacionais e Edificaes da Prefeitura correspondente a rea do Projeto Edital e Termo de Referncia das Projetistas 2007;

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS


Edital e Termo de Referncia das Fiscalizadoras 2007;

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 7 de 58

Edital e Termo de Referncia das Gerenciadoras 2007 (este ltimo em anexo); Contratos da CDHU com as Projetistas e Fiscalizadoras gerenciadas. Contrato da Gerenciadora com a CDHU Legislao Vigente e normas Tcnicas da ABNT.

5. Funes e Responsabilidades
Descrio das funes e responsabilidades e eventualmente relaes hierrquicas, de acordo com o Termo de Referncia do Edital e com os relacionamentos gerenciais e operacionais necessrios. Notas: Esta descrio no contempla necessariamente todas as responsabilidades inerentes s funes. As descries de responsabilidades descritas abaixo para as Gerenciadoras foram extradas integralmente do Termo de Referncia anexo 01 do Edital de Concorrncia das Gerenciadoras.

5.1 Gerenciadoras
5.1.1 Coordenador Geral a. Responsvel pela interlocuo com as Diretorias ou Superintendncias por elas designadas. b. Coordenao geral abrangendo os insumos de planejamentos, projetos, obras, suprimentos e servios, durante toda a evoluo da implantao, a serem desenvolvidas em funo das solicitaes contidas nas ordens de servios expedidas. 5.1.2 Coordenador Setorial de Planejamento, Controle, Oramento, Apoio Administrativo e Consultoria a. Elaborao de relatrios de evoluo e gerenciais, consolidando as informaes gerenciais requeridas pela Contratante e em periodicidade a ser definida pela mesma, de acordo com as especificidades de cada programa e cada etapa de trabalho; b. Coordenar o apoio para o planejamento dos projetos, envolvendo o detalhamento da concepo, viabilidade tcnico-financeira de projetos e obras, garantindo o atendimento s diretrizes especficas de cada programa em execuo ou a ser executado pelas empresas contratadas, sob seu gerenciamento; c. Coordenar o apoio para o planejamento e programao fsico-financeira dos empreendimentos, incluindo as atividades de acompanhamento para fins de atualizao da programao geral; d. Coordenar o apoio tcnico e administrativo referente a elaborao de especificaes para servios, projetos e obras; e. Gerar informaes sobre o cumprimento das clusula contratuais pelas projetistas, empreiteiras e prestadores de servios tcnicos de fiscalizao; f. Implantao e manuteno de sistemas informatizados para controle do andamento dos empreendimentos, de forma a mant-los atualizados; g. Apoio tcnico e administrativo para superviso e acompanhamento da aplicao de Planos de Garantia da Qualidade pelas contratadas sob seu gerenciamento; h. Coordenar o apoio tcnico e administrativo referente ao controle dos contratos das projetistas, empreiteiras e prestadores de servios tcnicos de fiscalizao;

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS


i. j.

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 8 de 58

k. l.

m. n. o. p. q. r.

s. t. u. v.

w.

Gerar informaes sobre o cumprimento das clusulas contratuais pelas projetistas, empreiteiras e prestadores de servios tcnicos de fiscalizao; Coordenar o auxilio nas providncias relativas ao ordenamento das documentaes necessrias, de acordo com as Normas e Procedimentos internos da Contratante, no que diz respeito aos trmites de encerramento dos contratos de execuo de servios e obras junto s construtoras e prestadores de servios; Coordenar o apoio implantao e manuteno do controle dos documentos do projeto; Coordenar o fornecimento de informaes e instrumentos para o acompanhamento do desenvolvimento fsico-financeiro dos projetos, obras e servios, para fins de controle e atendimento da programao geral; Coordenar o apoio tcnico e administrativo quanto ao recebimento das obras; Oferecer anlise e recomendaes sobre pleitos de alteraes contratuais das projetistas, empreiteiras e fornecedores; Elaborar relatrios com anlise e verificao das medies dos servios, projetos e obras; Elaborao de Planilha Oramentria de Referncia como subsdio para licitaes de obras, servios e projetos de sustentabilidade social e econmica; Coordenar o apoio tcnico para elaborao de cotaes para composio de preos para projeto e obras visando a obteno de menores preos para execuo dos servios; Coordenar o apoio tcnico para elaborao de composio de preos para servios extraordinrios, no previstos em contratos de projetos, obras e projetos de sustentabilidade social e econmica; Elaborao e controle das medies de quantidades de servios executados pelas contratadas sob seu gerenciamento (projetistas e fiscalizadoras); Elaborao e controle de oramentos necessrios aos projetos habitacionais; Assessoramento, em questes complexas, s Comisses Julgadoras da Contratante no julgamento de propostas de licitao; Acompanhamento das aes referentes Gesto e Gerenciamento Ambiental, com relao s medidas mitigadoras de carter ambiental exigidas pelos rgos competentes a serem desenvolvidos para a execuo de projetos e obras; e, Consultoria geral, quando necessria, s atividades relativas a execuo dos servios e obras gerenciadas.

5.1.3 Coordenador Setorial de Projetos a. Vistoriar, analisar e emitir parecer tcnico sobre as reas destinadas implantao de Projetos Habitacionais; b. Coordenar o apoio nas consultas s Concessionrias e rgos de Servios Pblicos; c. Acompanhamento e anlise de projetos, emitindo relatrios de anlise para a aprovao da Contratante; d. Superviso e acompanhamento de tramitao de projetos e relatrios da rea de Meio Ambiente; e. Verificao da qualidade dos projetos, incluindo a anlise e compatibilizao com a realidade de campo, emitindo pareceres tcnicos quando solicitado; f. Acompanhamento do fornecimento e suficincia dos projetos, para fins de controle e atendimento da programao geral; g. Avaliao e monitoramento de reas de risco; h. Assessoria e apoio tcnico s atividades de trabalho social durante a elaborao dos projetos; i. Levantamentos topogrficos de conferncia; e j. Identificao da demanda potencial dos projetos de recuperao urbana. 5.1.4 Coordenador Setorial Regional de Obras a. Coordenar as atividades de carter scio-econmico a serem realizadas nas fases de concepo, projetos e execuo das obras dos empreendimentos/ intervenes;

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 9 de 58

b. Realizao de vistorias em terrenos e pesquisas cartorrias visando subsidiar a anlise de viabilidade tcnica e fundiria para a implantao de empreendimentos/intervenes; c. Coordenar o apoio ao desenvolvimento da documentao tcnica com vistas contratao das obras e servios; d. Coordenar o diligenciamento dos servios de responsabilidade de prefeituras municipais e/ou de concessionrias de servios pblicos nas localidades dos empreendimentos/ intervenes; e. Coordenar o apoio s atividades de aprovao ou regularizao dos empreendimentos junto aos rgos e prefeituras locais competentes; f. Acompanhamento da execuo das obras e servios por meio de visitas e reunies peridicas nos locais dos empreendimentos/intervenes, de forma a monitorar o trabalho desenvolvido pelas Construtoras e Fiscalizadoras; g. Acompanhamento assistncia tcnica aos beneficirios nas fases de ps-ocupao e/ou ps-urbanizao; h. Apoio na obteno de recursos financeiros e parcerias com agentes intervenientes locais; i. Coleta de dados para apurao de indicadores relacionados sustentabilidade dos empreendimentos/intervenes; j. Elaborao de relatrios peridicos e eventuais contendo informaes tcnicas, econmicas e ambientais sobre os empreendimentos/intervenes executados ou em execuo. 5.1.5 Coordenador Setorial Regional da rea Social a. Coordenar as atividades de carter social a serem realizadas nas fases de concepo, projetos e execuo das obras dos empreendimentos/ intervenes; b. Realizao de vistorias em terrenos e pesquisas visando subsidiar a anlise de viabilidade social para a implantao de empreendimentos/intervenes; c. Mapeamento, arrolamento, e identificao de lideranas comunitrias nas reas objeto de interveno; d. Realizao de pesquisas e levantamentos visando caracterizao das comunidades nas reas objeto de interveno; e. Coordenar o apoio ao trabalho social; f. Gerenciamento das atividades relacionadas remoo e/ou reassentamento das famlias atingidas pelas intervenes; g. Acompanhamento da comercializao e entrega das unidades habitacionais e/ou reas urbanizadas s famlias beneficirias dos empreendimentos/intervenes da CDHU; h. Acompanhamento social aos beneficirios nas fases de ps-ocupao e/ou psurbanizao; i. Coordenar a concepo e o apoio implementao de Projetos Sociais a serem desenvolvidos junto comunidade; j. Concepo e aplicao de atividades scio-educativas visando o treinamento e capacitao dos moradores em diversos aspectos como manuteno das unidades, prticas de sade e higiene, preservao ambiental, gerao de trabalho e renda; k. Elaborao de relatrios peridicos e eventuais contendo informaes sociais sobre os empreendimentos/intervenes executados ou em execuo.

5.2 CDHU 5.2.1 Gestor do Contrato

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 10 de 58

a. Programar e supervisionar o processo de contratao de servios de gerenciamento de obras. b. Programar e supervisionar o andamento do gerenciamento da obra, executados pelo prestador. c. Gerenciar os processos administrativos de contratos de gerenciamento (medies, alteraes contratuais, recebimento de documentao, emisso de OIS, solicitaes junto a gerenciadora, etc.).

5.2.2 Gestor Tcnico

a. Gerenciar, supervisionar, programar, analisar, e controlar as aes da gerenciadora em todas as suas fases (Concepo, Projeto, Trabalho Social, Execuo/Monitoramento/Controle/Entrega/Ps-Uso e Aprovao/Regularizao) no mbito de atuao da gerncia tcnica. b. Gerenciar as aes da CDHU em atividades que envolvam a responsabilidade de agentes internos e externos (reunir documentao tcnica, promover a reunies tcnicas, emitir documentao tcnico-administrativa, etc). c. Coordenar as atividades da gerenciadora para dar suporte tcnico s demandas das diversas reas da empresa. d. Sistematizar e manter sob controle tcnico e administrativo as alteraes e ajustes que venham a ocorrer em medies, aditivos, etc. e. Avaliar sob o prisma tcnico, o desempenho de empresas contratadas para o desenvolvimento do gerenciamento de empreendimentos.

6. Processos Gerenciais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 11 de 58

Os fluxogramas dos processos gerenciais apresentam a seqncia de atividades que ocorre no mbito da CDHU e das Prestadoras de Servio, indicando eventualmente quais documentos ou informaes devem ser gerados e/ou entregues. Esta indicao feita atravs de cdigos (vide nota). Os fluxogramas esto estruturados em reas de responsabilidade e foram desenvolvidos com a ferramenta Tibco (www.tibco.com), atendendo a notao BPMN Business Process Modeling Notation. Os Fluxogramas descrevem as principais responsabilidades das Gerenciadoras e seu relacionamento com a CDHU, demais Prestadoras de Servio e outros agentes. A saber:

PG - 00 PG - 01 PG - 02 PG - 03 PG - 04 PG - 05 PG - 06 PG - 07 PG - 08 PG - 09

Macro Fluxograma da Gerenciadora Assinatura de OIS / Plano de Trabalho do Lote Anexo I do PG-01 (Diretoria de Atendimento Habitacional) Anexo II do PG-01 (Diretoria de Planejamento e Fomento) Plano de Execuo do Empreendimento Anexo I do PG-04 (Diretoria de Atendimento Habitacional) Anexo II do PG-04 (Diretoria de Planejamento e Fomento) Medio Mensal Anexo I do PG-07 (Diretoria de Atendimento Habitacional) Anexo II do PG-07 (Diretoria de Planejamento e Fomento)

Critrio de codificao:

- Cdigo PG significa Processo da Gerenciadora: aplica-se ao ttulo de todos os fluxogramas deste Manual de Procedimentos Gerenciais que envolvem as Gerenciadoras. - Cdigo LD significa Lista de Documentos: refere-se a documentos ou informaes a serem utilizadas no relacionamento entre as instituies.

Ex.: PG01-LD01: significa Lista de Documentos 01 do Fluxograma PG 01.

Nota: Os contedos das listas de documentos esto descritos no item 7 Documentos e Informaes.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 12 de 58

Fluxograma PG 00: Macro Fluxograma

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 13 de 58

Fluxograma PG 01: Assinatura de OIS / Plano de Trabalho do Lote

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 14 de 58

Fluxograma PG 02 (Anexo I do PG01): Diretoria de Atendimento Habitacional

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 15 de 58

Fluxograma PG 03 (Anexo II do PG01): Diretoria de Planejamento e Fomento

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 16 de 58

Fluxograma PG 04: Plano de Execuo do Empreendimento

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 17 de 58

Fluxograma PG 05 (Anexo I do PG 04): Diretoria de Atendimento Habitacional

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 18 de 58

Fluxograma PG 06 (Anexo II do PG 04): Diretoria de Planejamento e Fomento

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 19 de 58

Fluxograma PG 07: Medio Mensal

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 20 de 58

Fluxograma PG 08 (Anexo I do PG07): Diretoria de Atendimento Habitacional

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 21 de 58

Fluxograma PG 09 (Anexo II do PG07): Diretoria de Planejamento e Fomento

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 22 de 58

7. Documentos e Informaes
Apresentamos a seguir as Listas de Documentos / informaes, por processo gerencial, que as Prestadoras de Servio e a CDHU utilizam em suas interfaces de relacionamento e que so necessrias para a execuo das atividades sob suas responsabilidades. Nota: As Listas de Documentos no contemplam necessariamente todos os documentos e informaes de uso obrigatrio. A critrio da CDHU podero ser exigidas quaisquer informaes ou documentos adicionais, alm dos explicitados abaixo.

PG 01 Assinatura de OIS / Plano de Trabalho do Lote


PG 01-LD 01 Carta de encaminhamento Plano de Trabalho do Lote Procurao do preposto Comprovante de abertura de conta no banco Carta de encaminhamento Documentao do Plano de Gesto da Qualidade Carta de solicitaes Documentao do Plano de Gesto da Qualidade p/ reviso/correes (encaminhado pela diretoria tcnica) Documentao do Plano de Gesto da Qualidade aprovada (encaminhado pela diretoria tcnica) Carta de encaminhamento Plano de Gesto da Qualidade Carta de solicitaes Plano de Gesto da Qualidade c/ solicitao de reviso/correo (encaminhado pela diretoria tcnica) OIS Carta de solicitaes Plano de Trabalho do Lote c/ solicitao de reviso/correo (encaminhado pela diretoria tcnica)

PG 01-LD 02 PG 01-LD 03

PG 01-LD 04 PG 01-LD 05 PG 01-LD 06

PG 01-LD 07 PG 01-LD 08

PG 02 (Anexo I do PG01) Diretoria de Atendimento Habitacional


PG 02-LD 01 Carta de solicitaes Documentao do plano de gesto da qualidade p/ reviso/correes (encaminhado pela diretoria de atendimento habitacional) Carta de solicitaes Plano de Gesto da Qualidade c/ solicitao de reviso/correo (encaminhado pela diretoria de atendimento habitacional) Carta de solicitaes Plano de Trabalho do Lote c/ solicitao de reviso/correo (encaminhado pela diretoria de atendimento habitacional)

PG 02-LD 02

PG 02-LD 03

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS


PG 03 (Anexo II do PG01) Diretoria de Planejamento e Fomento
PG 03-LD 01

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 23 de 58

Carta de solicitaes Documentao do Plano de Gesto da Qualidade p/ reviso/correes (encaminhado pela diretoria de planejamento e fomento) Carta de solicitaes Plano de esto da Qualidade c/ solicitao de reviso/correo (encaminhado pela diretoria de planejamento e fomento) Carta de solicitaes Plano de Trabalho do Lote c/ solicitao de reviso/correo (encaminhado pela diretoria de planejamento e fomento)

PG 03-LD 02

PG 03-LD 03

PG 04 Plano de Execuo do Empreendimento


PG 04-LD 01 PG 04-LD 02 Carta de encaminhamento Plano de execuo do empreendimento (referente diretoria tcnica) Carta de solicitaes Plano de execuo do empreendimento c/ solicitao de reviso/correo (encaminhado pela diretoria tcnica) Plano de execuo aprovado (referente diretoria tcnica) Carta de encaminhamento Documentao referente s necessidades de projetos para elaborao do Termo de Referncia Solicitao de incio da obra

PG 04-LD 03 PG 04-LD 04

PG 04-LD 05

PG 05 (Anexo I do PG 04) - Diretoria de Atendimento Habitacional


PG05-LD01 Carta de encaminhamento Plano de execuo do empreendimento (referente diretoria de atendimento habitacional) Carta de solicitaes Plano de execuo do empreendimento c/ solicitao de reviso/correo (encaminhado pela diretoria de atendimento habitacional)

PG05-LD02

PG 06 (Anexo II do PG 04) - Diretoria de Planejamento e Fomento


PG06-LD01 Carta de encaminhamento Plano de execuo do empreendimento (referente diretoria de planejamento e fomento) Carta de solicitaes Plano de execuo do empreendimento c/ solicitao de reviso/correo (encaminhado pela diretoria de planejamento e fomento)

PG06-LD02

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS


PG 07 Medio Mensal
PG07-LD01 PG07-LD02

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 24 de 58

PG07-LD03 PG07-LD04 PG07-LD05

Carta de encaminhamento Dossi de medio Carta de solicitaes Dossi de medio c/ solicitao de reviso/correo (encaminhado pela diretoria tcnica) e-mail Carta de encaminhamento Fatura e documentao complementar p/ liberao do pagamento Carta de solicitao de adequao da equipe

PG 08 (Anexo I do PG07) - Diretoria de Atendimento Habitacional


PG08-LD01 PG08-LD02 Carta de encaminhamento Dossi de medio Carta de solicitaes Dossi de medio c/ solicitao de reviso/correo (encaminhado pela diretoria de atendimento habitacional) e-mail Carta de encaminhamento Fatura e documentao complementar p/ liberao do pagamento Carta de solicitao de adequao da equipe

PG08-LD03 PG08-LD04 PG08-LD05

PG09 (Anexo II do PG07) - Diretoria de Planejamento e Fomento


PG09-LD01 PG09-LD02 Carta de encaminhamento Dossi de medio Carta de solicitaes Dossi de medio c/ solicitao de reviso/correo (encaminhado pela diretoria de planejamento e fomento) e-mail Carta de encaminhamento Fatura e documentao complementar p/ liberao do pagamento Carta de solicitao de adequao da equipe

PG09-LD03 PG09-LD04 PG09-LD05

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 25 de 58

8. Regras de Trabalho
As Regras de Trabalho definem acordos entre as partes envolvidas nos processos gerenciais e podem abranger diversos assuntos, como por exemplo: polticas, compromissos, objetivos, decises estratgicas ou tcnicas e outros. 8.1. Plano de Gesto da Qualidade O plano da qualidade tem o objetivo de estabelecer os critrios e diretrizes para a gesto da qualidade no mbito do contrato de prestao de servios. Poder conter itens como, por exemplo: 1. 2. 3. 4. 5. Objetivo Procedimentos e normas aplicveis Estruturao do plano Sistema de gesto da qualidade Responsabilidades da direo a. Comprometimento b. Foco no cliente c. Poltica da qualidade d. Planejamento e. Responsabilidade, autoridade, comunicao f. Anlise crtica pela direo Gesto de recursos a. Proviso de recursos b. Recursos Humanos c. Infra-estrutura d. Ambiente de trabalho Realizao do produto a. Planejamento da realizao b. Processos relacionados a clientes c. Projeto e desenvolvimento d. Aquisio e. Produo e fornecimento de servio f. Controle de dispositivos de medio e monitoramento Medio, anlise e melhoria a. Generalidades b. Medio e monitoramento c. Controle de produto/servio no conforme d. Anlise de dados e. Melhorias (contnua, preventiva, corretiva) Controle de documentos a. Definies b. Responsabilidades c. Procedimentos d. Controle de revises e. Documentos controlados f. Codificao g. Circulao h. Documentao tcnica i. Backup Controle de registros Plano de prestao de servios e fluxogramas

6.

7.

8.

9.

10. 11.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS


8.2 Plano de Trabalho do Lote

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 26 de 58

O Plano de Trabalho do Lote, que ser elaborado pelas Gerenciadoras antes da emisso da primeira OIS, dever documentar o planejamento de execuo dos servios, seus controles, caractersticas e limites. Poder conter os seguintes itens: 1. Identificao contendo Lote no., OIS no., data, empreendimento, objeto, empresa 2. Objetivos do plano 3. Especificao da Prestao de Servios Identificao dos servios a serem prestados, indicando limites do projeto (abrangncia e excluses) 4. Organograma da equipe do contrato 5. Definir quantidade e perfil dos colaboradores (habilidades e qualificaes) 6. Definir responsabilidades e autoridade dos colaboradores 7. Identificar os equipamentos e facilidades necessrias para a execuo destes servios 8. Restries do projeto (fatores limitantes para execuo datas, condies ambientais, etc.) 9. Premissas do projeto (fatores condicionantes para execuo desde que) 10. Plano de Comunicaes (utilizar documento indicando reunies regulares, pontuais previstas, atas, relatrios de acompanhamento, etc.) 11. Riscos iniciais definidos (utilizar documento Anlise de Riscos) 8.3 Cronograma Os cronogramas devero ser apresentados em formato Gantt, indicando a relao hierrquica de macro-atividades e atividades (EAP), responsvel pela entrega, durao, data incio prevista e data fim prevista.

8.4 Documentos tcnicos Devero ser apresentados de acordo com os manuais tcnicos e legislao pertinente. Sempre que houver entrega de documentos tcnicos, a prestadora dever entregar os arquivos digitais correspondentes, identificados com a codificao CDHU.

8.5 Correspondncias As trocas de informaes e correspondncias entre a Prestadora de Servio e a CDHU, bem como todas as instrues da CDHU para a Prestadora de Servio, devero ser feitas por escrito e/ou registradas em Atas de Reunio. Todas as entregas formais devero ter seu respectivo protocolo, com lista de documentos, e dados de quem recebeu, indicando nome, telefone e visto. Quando pertinentes, devero ser entregues tambm os respectivos arquivos digitais. Notas: Alm das regras de trabalho formalizadas neste item, outros documentos contemplam requisitos a serem atendidos pelas Prestadoras de Servio, tais como Edital, Termo de Referncia, Contrato, Ordens de Servio e o prprio contedo dos planos de trabalho.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS


VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 27 de 58

Podem existir regras de trabalho a serem cumpridas, que ainda no se encontram formalizadas neste Manual. O contedo dos planos apresentados acima, a ttulo de exemplo, esto sujeitos a aprovao da CDHU caso a caso.

9. Monitoramento e Controle
O monitoramento, controle e avaliao da Prestadora de Servio tero por base os planos de trabalho (que contm compromissos, cronogramas fsico-financeiros, marcos e entregas), registros, relatrios e documentos, Sero realizadas reunies de trabalho e quando pertinente, inspees, visitas e auditorias. Como conseqncia, podero ser tomadas ou recomendadas aes corretivas, aes preventivas e aes de melhoria, relacionadas ao controle e ao desempenho dos servios. Nota: O detalhamento da sistemtica de monitoramento, controle, avaliao das prestadoras de servio e adoo de indicadores poder ser objeto de outro Manual.

10. Gesto de Riscos


Inclui os processos que tratam da realizao de identificao, anlise, respostas, monitoramento, controle e planejamento do gerenciamento de riscos. Utilizar o documento Anlise de Riscos (vide anexo ao Manual) para documentar o risco potencial e a situao do mesmo durante os servios. Este documento dever ser apresentado atualizado nas reunies de acompanhamento.

11. Plano de comunicaes


Os processos de gerenciamento das comunicaes dos servios fornecem as ligaes crticas entre pessoas e informaes que so necessrias para comunicaes bem-sucedidas. Utilizar o formulrio Plano de Comunicaes (vide anexo ao Manual) para informar reunies de abertura, de encerramento, peridicas para acompanhamento, reunies pontuais previstas, apresentaes, atas, visitas, auditorias, etc., indicando o formato (presencial, remoto, email, etc.) e distribuio. extremamente importante que exista o gerenciamento das expectativas das partes envolvidas na prestao de servios, que sero afetadas direta ou indiretamente.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 28 de 58

ANEXO 1 GLOSSRIO
Listas de siglas e definies utilizadas pela Diretoria Tcnica em seus manuais e no relacionamento dirio com as Prestadoras de Servio.

Siglas
REFERNCIA ABNT ART AUTO CAD CAD CAMCS CDHU COFINS CONFEA CPO CREA EG EI EQUALITECS FIPE GATPO GC GED GplaP GPP GRAPROHAB GRPS GT HIS IPT ISS MT MTP OIS OS PASEP PG PIC PIS PP PRD PSQ DESCRIO Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Anotao de Responsabilidade Tcnica emitida pelo CREA. Software para elaborao e visualizao de projetos de engenharia da Autodesk. Computer Aided Design ou Desenho Auxiliado por Computador. Comisso de Avaliao de Materiais, Componentes e Sistemas. Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de So Paulo. Contribuio para o financiamento da seguridade social. Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Comit de Projetos e Obras. Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Empreitada Global . Empreitada Integral. Encontros da Qualidade das Tcnicas Construtivas Habitacionais do QUALIHAB. Fundao do Instituto de Pesquisas Econmicas. Gerncia de Apoio Tcnico em Projetos e Obras. Gestor do Contrato. Gesto Eletrnica de Documentos. Gerencia de Planejamento de Projetos. Gerncia de Produo de Projetos. Grupo de Anlise de Projetos Habitacionais Guia de Recolhimento da Previdncia Social. Gestor Tcnico. Habitao de Interesse Social. Instituto de Pesquisas Tecnolgicas. Imposto Sobre Servios. Manual Tcnico. Manual Tcnico de Projetos. Ordem Inicial de Servios. Ordem de Servio. Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico. Processo Geral. Planta de Instituio de Condomnio. Programas de Integrao Social. Processo Provisrio. Pauta de Reunio de Diretoria. Plano Setorial de Qualidade.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS Siglas (continuao)


REFERNCIA QUALIHAB REVIT SH SIG SINDUSCON SISOBRAS SISPLAN UH

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 29 de 58

DESCRIO Programa da Qualidade da Construo Habitacional do Estado de So Paulo. Software para detalhamento de projetos arquitetnicos da Autodesk. Secretaria da Habitao. Sistema Integrado de Gesto. Sindicato da Indstria da Construo Civil. Sistema de registro de eventos de obras. Sistema de controle gerencial de informaes. Unidades Habitacionais.

Definies
REFERNCIA AS-BUILT ASSENTAMENTOS DE FAMLIAS AUTO CONSTRUO AUTODESK CIVIL 3D AUTODOC CHECKLIST CRONOGRAMA DRENAGEM EDIFICAES EMPREITADA ESTUDO PRELIMINAR FISCALIZADORA GERENCIADORA GESTO DOCUMENTAL GESTOR DE CONTRATO GESTOR TCNICO DESCRIO como construdo levantamento detalhado com exatido, da execuo de obras na construo civil e industrial, resultando na elaborao do projeto. Processo de alocao e fixao de famlias em terrenos, stios ou extenses de terra. Modalidade que prev a construo de novas moradias pelos prprios muturios. Software para elaborao e visualizao de projetos de engenharia da Autodesk. Sistema de gerenciamento de informaes da Autodesk. Lista de verificao. Demonstrativo do incio e do trmino das diversas fases de um processo operacional. Fazer escoar, por meio de tubos e valas, as guas em excesso num terreno. Refere-se a obras civis de edifcios, casas, galpes, etc. Rurais ou urbanas; industriais, comerciais, residenciais ou institucionais. Contrato baseado na concluso de tarefas, com ajustes de prazo e preo. um estudo inicial elaborado antes do projeto bsico. Prestadora de servios cuja funo bsica verificar a execuo dos servios de acordo com o contratado. Prestadora de servios cuja funo bsica gerir a execuo dos servios de acordo com o contratado. o conjunto de procedimentos e operaes tcnicas referentes a produo de documentos, tramitao, uso, avaliao e arquivamento. Responsvel pelo acompanhamento e cumprimento do contrato at sua fase final e eventuais alteraes, gerenciando-o administrativa e financeiramente. Tcnico, responsvel pelo controle da elaborao e anlise de um determinado Projeto e/ou Servios de um Empreendimento.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS Definies (continuao)


REFERNCIA INFORME DE OIS INFORME PARA MEDIO INFRA ESTRUTURA LEVANTAMENTO CADASTRAL LEVANTAMENTO PLANIALTIMTRICO LISTA DE VERIFICAO MEDIO MEMORIAL DESCRITIVO MTODO CONSTRUTIVO MOBILIRIO URBANO MSPROJECT 2003 MUTIRO OCUPAES IRREGULARES PAVIMENTAO PLANO DE OBRAS PREGO PRESTADORA DE SERVIOS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 30 de 58

DESCRIO Documento que contm os dados dos produtos e a correspondente quantificao, para a emisso da OIS. Documento que contm os dados do contrato e das quantidades a serem pagas pelos produtos executados, para a emisso da medio. Sistema tcnico de equipamentos e servios necessrios ao desenvolvimento das funes urbanas. So os procedimentos necessrios objetivando a determinao de limites legais de parcelas territoriais. a representao grfica das informaes planimtricas (ngulos) e altimtricas (diferena de nvel ou distncia vertical), da superfcie (terreno) em estudo. Documento que contm os itens mnimos de produtos exigidos Contratada, por OIS ou OS. Levantamento do efetivamente executado para fins de recebimento. um relato histrico, que busca retratar com fidelidade os processos executivos, materiais, tcnicas e especificaes da execuo de um empreendimento. Sistema utilizado para a construo de algo. Peas e equipamentos instalados em meio pblico, para uso dos cidados ou como suporte s redes urbanas fundamentais. Software especfico para planejamento de empreendimentos da Microsoft. Modalidade de empreendimento habitacional cujo muturio participa no apenas como agente final do processo mas tambm como agente executor. Ocupao sem planejamento e documentao. a execuo da camada constituda por um ou mais materiais que se coloca sobre o terreno natural ou terraplenado, para aumentar sua resistncia e servir para a circulao de pessoas ou veculos. a elaborao do rol de atividades agregados a uma estratgia, que proporciona o acompanhamento e controle de uma obra. Modalidade de licitao pblica. Empresa contratada para executar determinado servio. Alta Qualidade Ambiental processo de gesto de projetos visando controlar os impactos de um empreendimento, novo ou de reabilitao, no ambiente externo, assim como no conforto e na sade dos usurios, assegurando ainda os processos operacionais relacionados s fases de programa, concepo e realizao. Este processo visa obter a Qualidade Ambiental na Construo. Desenhos, relatrios, memoriais, etc. Agrupados em 5 etapas (Servios Preliminares, Estudos Preliminares, Projetos Bsicos, Projetos Executivos e Documentos para Aprovao.

PROCESSO AQUA

PRODUTO (MATERIAL)

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS Definies (continuao)


REFERNCIA PROJETISTA PROJETO APROVADO PROJETO BSICO

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 31 de 58

PROJETO EXECUTIVO PROJETO LEGAL SANEAMENTO BSICO SEMAFRICO STEEL-FRAME TIPOLOGIAS HABITACIONAIS TRUEVIEW VOLOVIEW WORKFLOW

DESCRIO Prestadora de servios cuja funo bsica elaborar projetos de acordo com o contratado. So os projetos aprovados pelos rgos pblicos (PMSP, SABESP, ELETROPAULO, etc.). Projeto suficientemente detalhado de forma a minimizar a necessidade de reformulao ou de variantes durante as fases de elaborao do projeto executivo. o conjunto dos elementos necessrios e suficientes execuo completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT. Etapa equiparvel ao Projeto Bsico necessrio para a obteno do alvar e demais licenas necessrias. Abastecimento de gua e coleta de esgotos sanitrios. Relatrio interno que aponta situao mensal do projeto, anlogo ao dispositivo eletrnico de controle de trfego. Mtodo construtivo em estrutura metlica leve, como alternativa ao concreto armado. Padronizao de tipos de moradias. Visualizador de documentos de projetos executados em CAD da Autodesk. Software visualizador de projetos executados em CAD da Autodesk. Fluxo de um processo ou uma combinao de tarefas que produz um determinado resultado.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 32 de 58

ANEXO 2 MODELO DE DOCUMENTOS

Plano de Comunicaes

Anlise de Riscos

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS


Plano de Comunicaes

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 33 de 58

Anlise de Riscos

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 34 de 58

ANEXO 3 SUSTENTABILIDADE
Diretrizes de Sustentabilidade: Processo AQUA Alta Qualidade Ambiental
Introduo A Construo Sustentvel resultado da deciso do empreendedor, que estabelece e se compromete com um Programa contendo o perfil de desempenho a ser obtido pela Concepo (projeto) e concretizado na Realizao (obra). O Referencial Tcnico Processo AQUA contm critrios de avaliao e certificao da Construo Sustentvel, distribudos em 14 categorias de desempenho nos temas: eco-construo, eco-gesto, conforto e sade. Esse Referencial contm ainda requisitos para um Sistema de Gesto do Empreendimento que garanta a obteno do perfil de desempenho programado, em todas as fases do empreendimento. As 14 categorias de desempenho ambiental e de conforto e sade para o usurio so as mesmas para todos os tipos de construo, variando o indicador e os parmetros de desempenho a serem atingidos. Elas permitem ampla liberdade de projeto, para total coerncia com o contexto scioeconmico-ambiental do empreendimento, uma vez que no prescrevem solues pr-concebidas. Em convnio de cooperao tcnica com o CSTB, Certiva e Qualitel, da Frana, com o apoio dos professores do Departamento de Engenharia de Construo Civil da Escola Politcnica da USP e com a participao de profissionais e aplicao em projetos piloto, a Fundao Vanzolini vem adaptando o Referencial Tcnico Processo AQUA para as diferentes tipologias de construo, comerciais e residenciais. Particularmente, a adaptao para as construes residenciais ser realizada de setembro a novembro de 2008, com possibilidade de interao com a CDHU e demais agentes do Programa Habitacional do Estado de So Paulo, que podero contribuir com sua experincia para os ajustes e validao da verso brasileira. Este Anexo apresenta as 14 Diretrizes de Sustentabilidade originadas e coerentes com as 14 categorias de desempenho do Referencial Tcnico Processo AQUA, no desdobradas em indicadores e parmetros, que justamente sero objeto de estudos e adaptaes ao Brasil no perodo acima citado. Objetivo As Projetistas devem conheam e experimentar o uso do Referencial Tcnico Processo AQUA no desenvolvimento dos seus projetos, fazendo escolhas qualitativamente melhores quando vivel, sem ainda uma preocupao em atingir resultados mensurveis. O objetivo da incluso deste anexo no presente Manual proporcionar s Gerenciadoras e Fiscalizadoras o conhecimento das Diretrizes de Sustentabilidade que podero nortear as inovaes de projetos e conseqentemente as atividades de gerenciamento e fiscalizao. Diretrizes de Projeto A seguir sero apresentadas as principais diretrizes de projeto existentes no Referencial Tcnico Processo AQUA.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS


1 Relao do empreendimento com seu entorno 1.1 Introduo Neste documento adotado o seguinte termo:

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 35 de 58

Entorno: a comunidade local, o ambiente natural prximo, o ambiente construdo, as atividades associadas e os habitantes do entorno (vizinhana).

O processo de concepo do empreendimento - desde a fase de programao at a sua execuo - consiste em encontrar a melhor soluo dentro dos conceitos estabelecidos. Nesse sentido, as escolhas efetuadas devem: Responder s preocupaes prioritrias do empreendedor. Tirar proveito das caractersticas positivas naturais existentes no local do empreendimento e considerando os seus condicionantes, no que se refere poluio, aos incmodos e aos riscos para os usurios e o entorno. Assegurar que as escolhas resultem em um menor impacto possvel sobre os usurios e o entorno.

Nota-se que esta categoria se encarrega de tratar dos impactos do empreendimento em si: os impactos ambientais da fase de canteiro de obras so abordados na Categoria 3. A Categoria 1 aborda, igualmente, o impacto de conforto e de sade dos espaos exteriores do empreendimento sobre os usurios do terreno: conforto ambiental exterior, conforto acstico exterior, conforto visual exterior e espaos externos saudveis. 1.2 Diretrizes Preocupaes Vantagens e desvantagens da execuo do empreendimento Comentrios-Exigncias Observar impacto do emprendimento no entorno no que diz respeito a elementos climticos, sol, luminosidade, ventos, chuvas, topografia, poluio, transtornos para a vizinhana, coleta de lixo, estacionamento e transporte Orientao da implantao e execuo das habitaes de forma a garantir melhor qualidade de vida Preservao do meio ambiente e desenvolvimento da biodiversidade Preocupaes com estacionamento, meios de transporte e vias Planos de preveno de riscos Utilizao de sistemas de travamento automtico dos portes de acesso ao condomnio (caso aplicvel) Utilizao de caixilhos e fechaduras qualificadas para garantir a segurana

Criao de um ambiente agradvel para viver e reduo dos impactos relacionados ao transporte

Oferecer segurana contra o risco de intruso

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS


2 Escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos 2.1 Introduo

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 36 de 58

Um produto de construo um elemento isolado que pode ser constitudo por um ou vrios materiais combinados, ou, ainda, um equipamento. Os produtos podem ser reunidos em componentes. Um sistema um conjunto de produtos e/ou de componentes empregados na construo visando assegurar uma ou mais funes (sistema de aquecimento, sistema de resfriamento, sistema de iluminao). Um sistema uma soluo arquitetnica e tcnica que pode ser passiva ou ativa. Um processo construtivo uma soluo organizada e bem definida relativa estrutura da habitao, s demais vedaes verticais de sua envoltria e s suas vedaes internas. Um processo composto de produtos. A estratgia de escolhas construtivas se efetua nestes trs nveis, sabendo que: a escolha dos processos influencia a escolha dos sistemas e vice-versa; a escolha dos processos influencia a escolha dos produtos; a escolha dos sistemas influencia a escolha dos produtos.

PROCESSOS

PRODUTO S

SISTEMAS

A esta combinao de interaes produtos-processos-sistemas vm se juntar os desafios que motivam a escolha destes trs elementos: assim se constitui a escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos. De um modo geral, os produtos, sistemas e processos so escolhidos levando-se em conta os principais desafios seguintes: Qualidade e desempenho tcnico em uso: resposta do produto ao uso ao qual destinado e oferta de garantias tcnicas de solidez e de segurana adequadas. As caractersticas intrnsecas dos produtos condicionam os desempenhos acsticos, energticos, etc. da construo. A qualidade tcnica dos produtos, sistemas e processos uma base indispensvel que as exigncias de desempenho ambiental e sanitrio devem considerar. Ela contribui para a perenidade da construo. Qualidade tcnica da construo: contribuio dos produtos de construo durabilidade e adaptabilidade da construo durante sua vida til. Facilidade de conservao da construo: escolhas construtivas que facilitem a limpeza e conservao da construo. O atendimento deste desafio contribui para a reduo dos riscos sanitrios e para a durabilidade da construo. Impacto ambiental e sanitrio da construo: contribuio (favorvel ou desfavorvel) dos produtos de construo aos impactos ambientais e aos riscos sanitrios da construo.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 37 de 58

Os impactos ambientais dos produtos so caracterizados com base em uma anlise de ciclo de vida, uma vez que as diferentes fases do ciclo de vida de um produto, incluindo o transporte, podem causar impacto no ambiente.

As alteraes do sistema de sade nos ltimos anos, combinado com o envelhecimento da populao, levaram um nmero crescente de pessoas idosas a perderem a sua autonomia em instituies e uma forte demanda por residncias. Com efeito, os idosos querem que suas casas sejam as mais completas possveis. Por isso, importante integrar concepo da habitao, aspectos da necessidade evolutiva do envelhecimento de uma pessoa.

2.2 Diretrizes Preocupaes Escolha de produtos e processos de construo com o intuito de reduzir os impactos ambientais e os problemas relacionados com a sade Durabilidade da edificao Comentrios-Exigncias Definir limites para a emisso de poluentes Definir limites para o volume de madeira utilizada Conformidade dos produtos Avaliao e previso dos custos de manuteno das fachadas e telhados: atentar para a relao entre o custo total estimado de manuteno e a rea total construda da residncia Sistemas que permitam adaptao evoluo construtiva e mudanas na distribuio dos espaos interiores. Acessibilidade e adaptao da residncia para as necessidades relacionadas ao envelhecimento das pessoas Estabelecimento de um plano de desenvolvimento da cozinha e da rea de lavar e secar roupas, com representao dos equipamentos domsticos, especificando as suas dimenses e correspondncia com vrias conexes necessrias

Adaptabilidade da construo aps entrega da habitao

Remodelao de cozinhas e de predisposies relacionadas com o equipamento domstico

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 38 de 58

Canteiro de obras com baixo nvel de incmodos e impactos ambientais 3.1 Introduo A vida de um edifcio marcada por vrios canteiros de obras: de sua execuo, reabilitao, modernizao e desconstruo. Estes canteiros de obras originam diversas fontes de poluio e de incmodos que o empreendedor pode minimizar a fim de reduzir seus impactos ambientais. A fim de permitir que as medidas adotadas para minimizar os diferentes impactos ambientais do canteiro de obras (produo de resduos, incmodos, poluio e consumo de recursos) sejam duradouras, o empreendedor pode atuar junto aos que sofrem os impactos: trabalhadores do canteiro, vizinhos (permanentes) e transeuntes e visitantes (espordicos). A experincia mostra, de fato, que quando as diferentes partes interessadas submetidas a estes impactos so envolvidas na etapa do canteiro de obras (antes dele comear e durante a obra), as medidas so mais eficazes e o canteiro de obras melhor visto. No entanto, esta ao depende da organizao geral do empreendimento e da comunicao realizada pelo empreendedor com relao a ele.

3.2 Diretrizes Preocupaes Preparao tcnica do canteiro Comentrios-Exigncias Definio de metas a serem alcanadas pelo canteiro, no que diz respeito reduo dos impactos ambientais Desenvolvimento de sistemas que no necessitem de aparelhos ruidosos Limpeza das proximidades do canteiro Ateno para o armazenamento e transporte de materiais txicos e inflamveis Definio de formas de trfego, estacionamento e localizao dos acessos ao canteiro (funcionrios e materiais) Procedimentos para garantir a melhor organizao dos horrios de acesso Medidas para a reduo da produo de resduos antes e durante a execuo Medidas para a reutilizao da gua Criao de um sistema de acompanhamento do consumo de gua e energia no canteiro

Limitar os riscos da poluio que pode afetar o local, os trabalhadores e os vizinhos

Gesto de Resduos no Canteiro de Obras Controle dos recursos hdricos e energticos

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS


4 Gesto da Energia 4.1 Introduo

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 39 de 58

A presente Categoria a traduo operacional dos esforos feitos pelo empreendedor para limitar os consumos de energia durante a fase de uso e operao da edificao e, portanto, limitar o esgotamento dos recursos energticos no renovveis e as emisses de poluentes atmosfricos e de resduos txicos. Para fazer isso, o enfoque consiste em: refletir antes de tudo sobre os elementos de arquitetura bioclimtica que favoream a reduo do consumo energtico. em seguida, trabalhar sobre os sistemas e a escolha das modalidades de energia empregadas para otimizar os consumos e reduzir poluentes.

4.2 Diretrizes

Preocupaes Reduzir o consumo de energia primria no renovvel

Comentrios-Exigncias Estimar nveis de consumo de energia expressos em unidade de potncia Controle do consumo de eletricidade das reas comuns, adequando dispositivos para reduo do nvel de iluminao ou sensores de presena Dispositivos fotossensveis para reas com iluminao natural (caso aplicvel) Evitar interferncias (vegetao e outros objetos) no feixe dos refletores Priorizar a ventilao natural Limitar os poluentes gerados pelo consumo de energia, estimados em quantidade de CO2 liberado

Controle da emisso de poluentes

Gesto da gua 5.1 Introduo A gesto da gua, um verdadeiro desafio ambiental da sociedade, visa adiar a escassez desse recurso natural e reduzir a poluio e os riscos de inundao. Gerenciar o uso da gua de forma ambientalmente correta, significa estar atento aos seguintes aspectos: suprimento de gua potvel. gesto de guas pluviais no terreno. esgotamento sanitrio.

O desafio ambiental associado ao suprimento de gua potvel refere-se economia de gua, sendo necessrias: a explorao racional dos recursos disponveis. a otimizao da quantidade de gua consumida para os diferentes usos.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 40 de 58

A gesto de guas pluviais no terreno possibilita uma ao em escala micro-urbana que visa limitar o escoamento de guas pluviais a fim de prevenir o risco de inundao e reduzir a poluio difusa. 5.2 Diretrizes Preocupaes Reduo do consumo de gua potvel Comentrios-Exigncias Especificar presso na entrada das instalaes, capacidade dos reservatrios, caractersticas das vlvulas de sada Identificao de micro-vazamentos Leituras do consumo de gua Nos jardins que exijam rega, fazer uso racional da gua, atentando para as chuvas ocorrentes Manuteno e limitao dos vazamentos Recuperao da gua da chuva recolhida a jusante de telhados, para utilizao em fins no alimentares e no relacionados com a higiene pessoal Ateno para o armazenamento da gua da chuva recuperada para evitar acidentes e riscos para a sade

Gesto de guas pluviais

Gesto dos resduos de uso e operao da edificao 6.1 Introduo A problemtica da gesto de resduos consiste, essencialmente, nas aes tomadas durante a fase de uso e operao da edificao, fase em que estes resduos so gerados pelas diversas atividades e no terreno como um todo. O desafio ambiental associado gesto dos resduos gerados pelas atividades o de limitar a produo dos resduos finais. Para tanto, convm adotar disposies que garantam a separao dos resduos durante a fase de uso e operao. Outro desafio da gesto de resduos de uso a qualidade intrnseca do sistema: no apenas o sistema garante a funcionalidade e o conforto para os ocupantes das habitaes, mas constitui, igualmente, uma garantia da eficcia das medidas tomadas para a revalorizao tima dos resduos. 6.2 Diretrizes Preocupaes Separao dos resduos Comentrios-Exigncias Prever espao em cada residncia para o armazenamento intermedirio dos resduos Um lugar para o armazenamento seguro de resduos deve estar disponvel Ateno para o local de armazenamento: segurana, localizao e capacidade, prevendo futuras ampliaes Adequao entre a coleta interna e a coleta externa

Otimizao dos sistemas de coleta

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 41 de 58

Manuteno permanncia do desempenho ambiental 7.1 Introduo Essa categoria preocupa-se com as atividades de conservao e de manuteno que permitem garantir, ao longo do tempo, os esforos empreendidos pelas outras categorias: limpeza, controle, reparos, substituio de elementos, etc. Essa garantia obtida pela boa manuteno do conjunto formado pelos seus equipamentos (preventiva sistemtica, preventiva ocasional ou corretiva). A manuteno, sob o ponto de vista ambiental, apresenta as seguintes qualidades: necessidades de manuteno otimizadas. baixo impacto ambiental e sanitrio dos produtos e procedimentos utilizados. meios de acompanhamento que permitam a manuteno do desempenho. acesso a equipamentos e sistemas.

7.2 Diretrizes Preocupaes Otimizao das necessidades de manuteno Comentrios-Exigncias Manuteno do desempenho dos sistemas de gesto de gua, ventilao e iluminao Acesso aos equipamentos passveis de manuteno a partir de reas comuns Armazenamento de resduos: pontos de gua prximos ao local, preocupaes com os revestimentos de parede e piso e com a ventilao do local

Fcil acesso para a realizao de manuteno e simplicidade de operaes

Conforto Higrotrmico 8.1 Introduo O conforto higrotrmico diz respeito s trocas de calor entre as pessoas e o ambiente em que se encontram. Essas sensaes variveis no espao e no tempo, associam-se uma satisfao mais ou menos acentuada, diferindo de um indivduo para outro. O emprego de um sistema de resfriamento consiste em um grande consumidor de energia. Por isto, importante em primeiro lugar encontrar solues passivas, mais precisamente no que se refere ao conforto no vero, permitindo minimizar o uso de tal sistema, sem deixar de responder s exigncias dos usurios. Esta categoria est estruturada de modo a distinguir respostas em termos de conforto no inverno (aquecimento) e em termos de conforto no vero. No que se refere ao conforto no vero, as exigncias para os ambientes que no possuem um sistema de resfriamento no podem ser to rigorosas como para os ambientes que o possuem. por isto que tais configuraes de edificaes tm enfoques distintos no presente manual.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS


8.2 Diretrizes Preocupaes Conforto higrotrmico no inverno Conforto higrotrmico no vero

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 42 de 58

Comentrios-Exigncias Minimizar os gradientes de temperatura Protees contra as radiaes nas reas comuns Sensao refrescante com ausncia de mquinas de refrigerao Determinao de uma temperatura interna convencional de referncia (coeficiente trmico) para o interior dos dormitrios Arquitetura passiva

Conforto Acstico 9.1 Introduo A noo de conforto acstico, pode ser caracterizada fazendo-se uso de duas dimenses ou facetas complementares: a qualidade e quantidade da energia emitida pelas fontes e a qualidade e quantidade dos eventos sonoros do ponto de vista do receptor. Esta qualidade e o conforto podem ter uma influncia sobre a qualidade do trabalho, do sono e sobre as relaes entre os usurios das edificaes. Quando a qualidade do meio sonoro se deteriora e o conforto se degrada, os efeitos observados podem se revelar muito negativos, como a queda de produtividade, conflitos de vizinhana e problemas de sade. As expectativas do usurio a respeito do conforto acstico consistem geralmente em querer conciliar duas necessidades: No ser prejudicado ou perturbado em suas atividades cotidianas por rudos areos (provenientes de outros ambientes vizinhos), por rudos de impacto ou de equipamentos (provenientes de diferentes partes da edificao) e por rudos do espao exterior (transporte, transeuntes, canteiro de obras, etc.). Preservar o contato auditivo com o ambiente interno (habitao, sala de aula, escritrio) e exterior, percebendo os sinais que lhe so teis.

Para obter as condies tcnicas mais favorveis, conveniente assegurar: O isolamento acstico dos ambientes. A atenuao dos rudos de impactos e equipamentos. O zoneamento acstico para determinados ambientes, para responder diversidade de atividades dos usurios para os quais os ambientes foram concebidos. A adaptao da acstica interna dos locais e a reduo dos rudos perturbadores produzidos no prprio interior do ambiente.

O conforto acstico depende igualmente das condies locais, da implantao do empreendimento no terreno e das caractersticas da habitao propriamente dita.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS


9.2 Diretrizes Preocupaes Conforto acstico entre a habitao e o seu entorno

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 43 de 58

Conforto acstico entre os ambientes internos da residncia

Comentrios-Exigncias Qualidadade do meio acstico adaptado aos diferentes ambientes Disposies construtivas para proteger os usurios de incmodos sonoros Desempenho das paredes internas que separam os ambientes da residncia

10 Conforto Visual 10.1 Introduo

A exigncia de conforto visual consiste, de maneira geral, em enxergar certos objetos e certos tipos de luz (naturais e artificiais) sem ofuscamento e, por outro lado, em obter um meio luminoso satisfatrio, quantitativamente em termos de iluminncia e de equilbrio de luminncias, e qualitativamente em termos de cores. Esta exigncia objetiva facilitar a execuo de trabalhos e de diversas atividades, com requisitos de qualidade e produtividade, ou de satisfao, evitandose a fadiga e problemas de sade relacionados a distrbios visuais. Para se obter condies de conforto visual no ambiente interno das habitaes necessrio garantir: Uma iluminao natural tima em termos de conforto, de forma a aproveitar ao mximo a luz natural; o empreendedor deve assegurar um nvel de iluminncia suficiente para as tarefas visuais a serem realizadas e reduzir os riscos de ofuscamento produzidos pelo sol (direta ou indiretamente). Uma iluminao artificial satisfatria na ausncia ou em complemento luz natural. O empreendedor deve buscar, em geral, obter um nvel de iluminncia artificial suficiente e distribudo uniformemente para a tarefa visual a ser realizada, reduzindo os riscos de ofuscamentos.

10.2

Diretrizes Comentrios-Exigncias Definir, para o interior das residncias, parcelas necessrias de aberturas para a entrada de luz em relao area total, em funo de cada ambiente Evitar ofuscamentos e desconfortos Adequao dos nveis de iluminao para cada ambiente Dispositivos de controle da iluminao

Preocupaes Garantir a melhor forma de captao da luz natural

Iluminao artificial confortvel

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS


11 Conforto olfativo 11.1 - Introduo

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 44 de 58

Estudos recentes sobre a qualidade do ar permitem controlar o campo de conhecimento para certos poluentes do ar (odores) e existem solues para garantir o conforto olfativo. Os odores podem ser provenientes de fontes diferentes, tais como: os produtos de construo (materiais, revestimentos, isolantes, etc.). os equipamentos (mobilirio, sistemas eltricos, sistemas de aquecimento de gua, etc.). as atividades relativas a habitao (conservao, reformas, etc.). o meio do entorno do empreendimento (solo, ar externo, etc.). os usurios (suas atividades e seus comportamentos). no sentir certos odores considerados fortes e / ou desagradveis. reconhecer certos odores considerados agradveis. Diretrizes Comentrios-Exigncias Distribuio eficaz dos pontos de ventilao Condies das instalaes Desempenho dos sistemas de ventilao quanto ao fluxo, presso e consumo de energia Priorizar a ventilao natural nos banheiros Solues tcnicas para limitar os efeitos de odores Ateno para a ventilao do local de armazenamento dos resduos

Em termos de conforto olfativo, as exigncias dos usurios consistem, em geral, em:

11.2

Preocupaes Garantir a boa circulao de ar fresco

Controle das fontes de odores

12 Qualidade sanitria dos ambientes 12.1 Introduo

Em relao aos riscos sanitrios, o campo de conhecimento dos efeitos dos agentes sobre os indivduos desigual de um elemento a outro. Esta Categoria aborda os riscos sanitrios que podem eventualmente ser causados por equipamentos e superfcies presentes no espao interno de uma construo. Apesar de muito diferentes, dois temas foram agrupados: campos eletromagnticos e condies de higiene. De fato, no que se refere aos campos eletromagnticos, a anlise global dos dados cientficos disponveis sobre os efeitos das ondas eletromagnticas no indicam, at o presente momento, qualquer efeito nocivo para a sade das pessoas, estando abaixo dos limites estabelecidos em escala internacional. Por outro lado, alguns trabalhos cientficos apontaram questes que merecem ser aprofundadas e, por isto, as pesquisas neste campo continuam a ser desenvolvidas. importante que um empreendimento comprometido com as preocupaes ambientais se interesse pelas questes relativas ao campo eletromagntico. Quanto ao campo da higiene, a fronteira com as questes de sade pode ser transposta rapidamente. A concepo de um empreendimento condiciona a criao das condies de

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 45 de 58

higiene no apenas pelos arranjos arquitetnicos, mas tambm pelas opes tcnicas. Um empreendimento, freqentemente, abriga diversas atividades, sendo importante que todos os ambientes ofeream condies de higiene aceitveis, sobretudo em empreendimentos que contenham espaos de risco do ponto de vista da higiene. 12.2 Diretrizes Comentrios-Exigncias Definir distncias verticais mnimas dos aparelhos em relao ao piso Ateno para a correta impermeabilizao dos ambientes Identificao das potenciais fontes de campos eltricos Medidas para limitar os campos eltricos

Preocupaes Proporcionar boas condies higinicas

Controle da exposio eletromagntica

13 Qualidade Sanitria do Ar 13.1 Introduo

Em matria de riscos sanitrios, o campo de conhecimento dos efeitos dos agentes poluentes sobre os indivduos no homogneo de um poluente a outro. Estudos recentes sobre a qualidade do ar permitem ampliar o campo de conhecimento sobre certos poluentes do ar (compostos orgnicos volteis - COV e formaldedos) e existem solues para limitar os riscos sanitrios. A qualidade do ar interno pode ser alterada por substncias emitidas por fontes de poluio tais como: os produtos de construo (materiais, revestimentos, isolantes, etc.). os equipamentos (mobilirio, sistemas eltricos, sistemas de aquecimento de gua, etc.). as atividades relativas ao edifcio (conservao, obras, etc.). o meio no entorno do empreendimento (poluentes do solo, radnio, ar externo, etc). os usurios (suas atividades e seus comportamentos). substncias qumicas gasosas (compostos orgnicos volteis - COV, formaldedos, monxido de carbono, nitrognio, oznio, radnio, etc.). metais (principalmente chumbo). alergnicos respiratrios (mofos, bactrias e caros). poeiras e partculas. fibras (minerais artificiais, amianto). fumaa de cigarros (mistura complexa de gases e partculas).

Os poluentes podem ser de diferentes naturezas:

Para garantir a qualidade sanitria do ar, possvel intervir em dois nveis: por um lado, atuando sobre a ventilao para reduzir a concentrao de poluentes e, por outro lado, atuando sobre as fontes para limitar a presena de deles.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS


13.2 Diretrizes

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 46 de 58

Preocupaes Garantir a boa circulao de ar fresco

Comentrios-Exigncias Distribuio eficaz dos pontos de ventilao Priorizar a ventilao natural nos banheiros Dispositivos que ocultam a luz (persianas e outros) no devem impedir a boa circulao do ar Predisposio dos ambientes crticos para receber sistema de exausto de ar dos ambientes Solues tcnicas para limitar os efeitos das fontes de poluio Gerir os riscos de poluio a partir de produtos da construo

Controle das fontes de poluio

14 Qualidade sanitria da gua 14.1 Introduo Quando se fala em qualidade sanitria da gua, subentende-se a gua destinada utilizao humana. A gua considerada de qualidade sanitria quando respeita os critrios de potabilidade e de adequao para higiene pessoal (lavatrio, chuveiro, banheira, lavagem de roupa), evitando o desenvolvimento de agentes patognicos e possveis doenas. Trata-se, portanto, de um critrio binrio a gua tem ou no tem qualidade sanitria - significando que no se pode falar de graus de qualidade. A qualidade da gua pode ser alterada de diferentes maneiras: alterao das propriedades organolpticas (odor, cor, gosto, etc.). modificao das caractersticas fsico-qumicas (temperatura, dureza, concentraes de metais e compostos orgnicos, etc.). contaminao microbiolgica por desenvolvimento bacteriano ou entrada de gua suja.

Os cinco principais fatores que contribuem para a alterao da gua (microbiolgica ou qumica) em uma rede interna de uma edificao so: alterao dos materiais. perfuraes acidentais. refluxos de gua. Controle inadequado de temperatura e hidrulica. Patologias das tubulaes - corroso e incrustao.

O risco sanitrio existe para os usurios via exposies possveis aos poluentes e aos agentes patognicos, por ingesto, por inalao e por contato cutneo. Reduzir o risco sanitrio consiste em trabalhar sobre os fatores citados anteriormente. 14.2 Diretrizes Comentrios-Exigncias Proteo da rede de gua potvel Durabilidade dos materiais empregados nas instalaes

Preocupaes Manter a qualidade da gua para consumo humano nas redes internas da habitao

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 47 de 58

ANEXO 4 TERMO DE REFERNCIA GERENCIADORAS

O texto abaixo corresponde ao documento da CDHU: Anexo 1 do Edital da Concorrncia 004/07 Processo Geral 10.32.004 Objeto: Servios Tcnicos Especializados de Engenharia Consultiva para o Gerenciamento e Assessoria Tcnica para Implantao dos Programas e Empreendimentos Habitacionais da CDHU no Estado de So Paulo.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 48 de 58

I INTRODUO A CDHU, de acordo com o Decreto Estadual N 34.399/1991 tem suas diretrizes de atuao estabelecidas pela Secretaria de Habitao (SH), sendo o objeto de ao da Companhia discriminado no seu Estatuto Social, com as seguintes funes: Agente promotor e financeiro de habitao, nas diversas modalidades de atendimento habitacional, necessrias ao desenvolvimento da poltica habitacional do Estado, em consonncia com as diretrizes de desenvolvimento urbano e habitacional estabelecidos nos nveis Estadual e Municipal e outros planos similares, e envolvendo atuaes integradas com os rgos do governo e concessionrios de servios pblicos responsveis pelos demais programas de ao da Administrao Estadual e Municipal associados habitao. Agente Tcnico, responsvel pelo apoio realizao de Planos e Programas Estaduais e/ou Municipais de habitao prioritrios para o atendimento populao de baixa renda, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Secretaria da Habitao do Estado de So Paulo; Agente operador do Sistema Financeiro de Habitao, podendo para isso celebrar convnios e contratar servios junto a instituies financeiras, bem como com entidades internacionais, tendo em vista a obteno de recursos e gerir os crditos de financiamentos concedidos aos beneficirios dos programas habitacionais promovidos pela Companhia. O equacionamento da questo habitacional tem se evidenciado como um dos mais complexos desafios das polticas pblicas por envolver, simultaneamente, as dimenses do desenvolvimento urbano, ambiental, econmico e social. Para o Estado de So Paulo esse desafio torna-se ainda mais complexo, em funo de um passivo gerado pelo crescimento urbano intenso e desigual das ltimas dcadas, tanto no que diz respeito sua dinmica socioeconmica, como forma de apropriao do territrio pelos assentamentos urbanos e habitacionais. A superao desses desafios implica o estabelecimento de uma Poltica Habitacional que reconhea a questo da habitao destinada necessidade de interesse social como componente intrnseco das polticas de desenvolvimento urbano, social, econmico e ambiental do Estado de So Paulo, bem como assuma o seu papel de promoo do aprimoramento da estrutura institucional do setor habitacional, de modo a: superar a viso segmentada e setorial que tem marcado a ao habitacional pblica; promover a integrao intersetorial e a articulao federativa na conduo da habitao, integrada s demais polticas pblicas, sobretudo as ambientais e de saneamento bsico; aprimorar o repertrio de aes para atuao nas vrias expresses dos problemas e necessidades habitacionais, considerando as especificidades locais e regionais do Estado; e reconhecer e valorizar as parcerias, com a incluso e o fortalecimento de atores vinculados produo habitacional e recuperao dos espaos ocupados por assentamentos irregulares e precrios. Para que os desafios impostos Poltica habitacional do Estado de So Paulo sejam vencidos, as Linhas de Ao da SH/CDHU e Programas Habitacionais a elas associados devem ser objeto de concepo e reviso peridicas, como forma de conferir, estrutura institucional do setor de habitao, maior adequao e coerncia ao atendimento das diferentes necessidades habitacionais do Estado.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 49 de 58

Para deixar patente essa viso ampla e integrada da questo habitacional, a Secretaria da Habitao e a CDHU esto alterando o seu foco da produo de unidades habitacionais para a execuo de atendimentos habitacionais, melhorando as condies de moradia e de vida de seu pblico alvo, por meio de aes conjuntas e articuladas com os demais atores da sociedade, pblicos ou privados comprometidos com a questo. Essa abordagem implica considerar que o produto do trabalho da Cia no se restringe ao fornecimento da unidade habitacional, compreendendo, alm disso, a recuperao de assentamentos irregulares e precrios, o desenvolvimento e melhoria urbana do entorno de seus empreendimentos, a regularizao das propriedades, a sustentabilidade scioambiental da soluo habitacional adotada, a melhoria das condies de atendimento habitacional e de financiamento e a transparncia da poltica de subsdios. Para a consecuo desses objetivos a Secretaria da Habitao e a CDHU seguem cinco Linhas de Ao: 1. Proviso de Moradias pela produo, ampliao ou melhoria de imveis residenciais e pela oferta de lotes urbanizados; 2. Urbanizao e Regularizao de Assentamentos Precrios; 3. Requalificao e Melhorias de Espaos Construdos; 4. Desenvolvimento Institucional; e, 5. Aes de sustentabilidade socioeconmica nas reas de interveno e nos Empreendimentos habitacionais. Os programas, projetos e aes da Cia devem, portanto, ser capazes de operacionalizar a aplicao das Linhas de Ao e de seus pressupostos, articulando com o mximo de eficcia, as modalidades de produo habitacional (regime de empreitada, autogesto, autoconstruo, mutiro e outros) com os modelos de gesto institucional (administrao direta, parceria com governos municipais, com a iniciativa privada, com as associaes comunitrias e outros), visando ao atendimento das necessidades prioritrias de moradia da populao.

II JUSTIFICATIVA Para a CDHU, dadas as suas funes acima expostas, os desafios impostos Poltica Habitacional do Estado desdobram-se na necessidade de concepo e implementao de um conjunto de aes tcnicas, administrativas e institucionais intensas e complexas, uma vez que devem ser capazes de: reconhecer a realidade social e urbana local; diversificar as formas de acesso moradia; promover a habitao em condies adequadas de saneamento, preservao ambiental, acesso aos meios de transporte, equipamentos e servios urbanos, principalmente, de sade, educao, lazer e cultura; promover programas de urbanizao e melhorias de assentamentos irregulares e de melhorias ou reforma de edificaes existentes, com vistas regularizao de ncleos, conjuntos habitacionais e bairros, relativizando a prioridade de atendimento via construo de unidades; promover programas voltados para a sustentabilidade socioeconmica dos assentamentos irregulares ou empreendimentos habitacionais em geral;

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 50 de 58

valorizar as qualidades ambientais, urbansticas e arquitetnicas dos projetos; incorporar os avanos tecnolgicos no uso de materiais e processos construtivos; utilizar os instrumentos urbansticos disponveis para ampliar as oportunidades de promover empreendimentos habitacionais, visando diminuir custos com a aquisio fundiria e imobiliria; ampliar as fontes de recursos destinados habitao, equacionando a composio entre financiamentos e subsdios; promover a melhoria na gesto dos projetos e aes e avaliar sistematicamente o desempenho dos produtos e processos da CDHU; promover o desenvolvimento tecnolgico da cadeia produtiva da construo civil, de modo a favorecer o avano de processos construtivos industrializados que reduzam custos de produo e montagem, e melhorem a qualidade final do bem imobilirio; e, promover a gesto do processo produtivo. Essas exigncias impem CDHU, alm de um esforo intenso de mobilizao e organizao de seu corpo tcnico e administrativo prprio, a contratao de servios tcnicos especializados de apoio, para poder dar respostas eficazes aos desafios impostos Poltica Habitacional do Estado. Tais servios de apoio devero ser mobilizados pela CDHU em dois momentos estratgicos de seu processo produtivo: a) Diagnose, Planejamento e Avaliao Compreendendo desde a organizao do conhecimento a respeito da questo habitacional, at a concepo de Programas e Aes que operacionalizem a Poltica Habitacional do Estado. Este momento envolve, portanto, a organizao e anlise dos resultados de pesquisas j realizadas bem como a execuo de estudos especficos de interesse da CDHU; a concepo dos planos e programas de atuao; o processo de definio de prioridades; os estudos de viabilidade das diferentes alternativas de atuao, a produo de critrios para enquadramento das demandas e necessidades nos programas prioritrios; o desenvolvimento de sistemas de acompanhamento e de avaliao do desempenho dos planos e programas, bem como o desenvolvimento de referncias de qualidade para a avaliao dos programas, processos e produtos da CDHU, tendo em vista a anlise de conformidade dos mesmos com os objetivos e metas dos programas da Secretaria da Habitao e da CDHU, a partir de atividades de monitoramento.

b) Implantao, Acompanhamento e Fiscalizao Compreendendo os servios tcnicos especializados para o gerenciamento e assessoria implantao e fiscalizao, quando aplicvel, dos atendimentos habitacionais da CDHU, tanto nos seus aspectos relativos engenharia, arquitetura e projetos de sustentabilidade socioeconmica, como nos relativos aos atributos e requisitos scioambientais das solues propostas. Alm disso, consenso na nova administrao que, para bem desempenhar seu papel como brao executor da Poltica Habitacional do Estado, na promoo do atendimento habitacional s populaes de baixa renda, faz-se necessria a contratao de servios tcnicos especficos em apoio s atividades executadas pela CDHU. Nesta oportunidade tratamos da licitao pblica para a contratao dos servios de Gerenciamento referidos no item b. A seguir esto detalhadas as atividades necessrias execuo dos servios conforme descritos no Objeto deste Edital.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 51 de 58

III - DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELA CONTRATADA NA EXECUO DE SEUS SERVIOS A seguir so relacionadas as atividades a serem desenvolvidas pela contratada na execuo dos servios objeto desta licitao: a. Apoio tcnico para a elaborao dos termos de referncia para a implementao dos Projetos e Obras. b. Diligenciar a execuo dos Contratos para produo de Projetos (arquitetura, urbanismo, engenharia, aprovao, de desenvolvimento social) e Obras produzindo informaes e parmetros que permitam Direo garantir a aplicao dos modelos de gesto de Contratos definidos pela CDHU, contendo os seguintes componentes: informaes sobre procedimentos administrativos, informaes financeiras, registros de ocorrncias, prazos, aspectos tcnicos; c. Acompanhamento das informaes tcnicas, com relato dos avanos dos projetos, obras e servios oferecendo parmetros para que o corpo tcnico da CDHU possa avaliar o desempenho dos diversos prestadores de servios. d. Tratamento das informaes tcnicas, com relato dos avanos dos Projetos, Obras e Servios oferecendo parmetros para que o corpo tcnico da CDHU possa avaliar o desempenho dos diversos prestadores de servios; e. Acompanhamento e anlise da implantao e operao dos planos de gesto da Qualidade e SMS e do sistema de informaes; f. Elaborar informaes para os gestores da CDHU que permitam avaliar a adequao das aes dos prestadores de servios s diretrizes tcnicas, especificaes e normas de execuo definidas nos Contratos. Tal condio ser aplicada aos Escritrios de Projetos e s Fiscalizadoras; g. Fornecer aos gestores da CDHU anlises dos relatrios de atividades apresentados pelas Fiscalizadoras. Tal anlise dever conter os elementos suficientes para que a CDHU possa decidir sobre a adequao do planejamento do avano para os perodos seguintes, para as atividades dos diversos prestadores de servios em sua rea geogrfica de atuao; h. Prestao de servios de acompanhamento e apoio gesto do processo `de ps-urbanizao e ps-ocupao dos empreendimentos entregues pela CDHU; e, i. Os servios tcnicos especializados, objeto da presente contratao sero prestados observando-se o disposto no Termo de Referncia e demais anexos que integram o presente contrato, abrangendo no caso dos trabalhos na rea social, no mnimo, servios de Levantamentos, Diagnstico social e Projetos de sustentabilidade social e econmica.

O quadro a seguir contm o detalhamento das atividades a serem executadas em cada fase dos empreendimentos:

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 52 de 58

FASE CONCEPO ATIVIDADES: Anlise tcnica e fundiria dos processos de seleo e obteno de terrenos, em conformidade com critrios tcnicos, urbansticos e as determinaes legais. Programao financeira da produo e das aes de obras e servios necessrios para a implementao do atendimento habitacional dos programas, projetos e aes da CDHU. Apoio Tcnico de Elaborao de Plano de Entrega de Empreendimentos aos beneficirios. Implementao de sistema informatizado unificado de controle tcnico e administrativo de andamento de obras; Desenvolvimento de Plano de Execuo, com nfase na compatibilizao de prazos de elaborao de projetos, servios de engenharia e obras. Apoio na obteno de recursos financeiros e parcerias com agentes Intervenientes Elaborao de laudos de avaliao de imveis ou anlise de laudos elaborados por terceiros, visando subsidiar estudos de viabilidade, ajuizamento e acompanhamento de aes de aquisio por desapropriao, alienaes ou permutas de terrenos em geral. Assistncia tcnica aos agentes parceiros para a formulao de projetos enquadrados como prioritrios. Elaborao do Plano de Trabalho do lote envolvendo projeto, fiscalizao e obras

FASE PROJETO ATIVIDADES: Anlise da compatibilidade e da adequao do Projeto ao Plano de Qualidade da Obra; Apoio Tcnico para elaborao dos Termos de Referncia para elaborao de projetos. Gerenciamento e controle tcnico de alteraes e ajustes em desenhos, plantas e demais documentos. Gerenciamento do processo de desenvolvimento dos projetos bsicos, dos projetos executivos e projetos de aprovao; Implementao de tcnicas e procedimentos de Engenharia de Projeto e Racionalizao de Projetos. Anlise tcnica e apoio superviso da verificao da adequao da documentao do projeto, indicando as relaes/interferncias do projeto arquitetnico com os demais projetos, inclusive os de infra-estrutura. Apoio Tcnico para a elaborao de projetos especiais. FASE TRABALHO SOCIAL ATIVIDADES: Apoio nos trabalhos de recepo das famlias nos empreendimentos e intervenes habitacionais em geral. Apoio apresentao e negociao com parceiros institucionais e lideranas locais do Plano de interveno em reas de ocupao irregular, que poder compreender erradicao total ou parcial do aglomerado, urbanizao, regularizao fundiria e reassentamento da populao residente. Mapeamento, arrolamento das edificaes (domiclios e outras) e dos moradores, Caracterizao das famlias e identificao das lideranas das reas de ocupao irregular, objeto de interveno (Identificao e caracterizao da demanda potencial). Levantamento de vocaes e potencialidades sociais e econmicas da populao beneficiria, tanto dos empreendimentos habitacionais como das reas de ocupao irregular, para a elaborao de projetos de desenvolvimento social e econmico sustentvel.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS


VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 53 de 58

Apoio no estabelecimento de Pacto Social preliminar envolvendo o Plano de Interveno. Elaborao e execuo de projetos de desenvolvimento social e econmico sustentvel, com articulao de parcerias. Elaborao e execuo dos projetos de trabalho social e de comunicao social especializada com as lideranas e populao das reas de interveno, com vistas a permitir que participem do levantamento dos problemas, da elaborao de diagnsticos, das discusses de solues e projetos vinculados interveno. Elaborao e execuo do Plano de Monitoramento da Populao durante processos de interveno em reas de ocupao irregular, compreendendo necessidades de abertura de frentes de obras de urbanizao, de produo e melhoria de edificaes, de produo de equipamentos de infra-estrutura urbana bsica, de eliminao de reas e situaes de risco. Apoio na inscrio, habilitao e aferio de renda dos potenciais beneficirios, e apoio no equacionamento das situaes que envolvem excluso do atendimento habitacional. Elaborao e execuo de projetos de ps-urbanizao e de ps-ocupao, com vistas ao processo de integrao e incluso social, e de acompanhamento dos projetos de desenvolvimento social e econmico sustentvel. Preparao das famlias das reas de interveno para mudana, no caso de reassentamento ou de erradicao, e acompanhamento do processo de remoo.

FASE EXECUO /MONITORAMENTO/ CONTROLE /ENTREGA / PSUSO ATIVIDADES: Diligenciamento das atividades desde o encaminhamento at a aprovao de servios de responsabilidade das Prefeituras Municipais e/ou das Concessionrias de Servios Pblicos. Verificao do atendimento s normas, s especificaes tcnicas e conformidade com padres de qualidade da CDHU dos servios e obras objeto do Gerenciamento. Reviso e adequao do Plano de Execuo Articulao das atividades de prestadores de servios, construtoras e demais intervenientes. Avaliao das condies de conservao e manuteno das unidades habitacionais e demais edificaes, bem como das reas comuns e equipamentos dos condomnios e espaos pblicos de reas urbanizadas e dos loteamentos; Elaborao de documentos complementares, quando necessrios a precisa caracterizao dos projetos e obras. Apoio ao treinamento das equipes dos Municpios que tenham parceria de atendimento habitacional com a CDHU Elaborao de relatrios tcnicos de acompanhamento dos processos de interveno em reas irregulares e de ps-ocupao nos empreendimentos habitacionais da CDHU, a partir de indicadores pr-definidos nas etapas de elaborao dos respectivos projetos. Orientar e coordenar a preparao de documentao para a entrega de UHs e intervenes urbansticas, contendo todos os registros e histrico dos empreendimentos, tambm designado como data-book. Apoio Tcnico para elaborao dos Termos de Referncia e especificaes tcnicas para obras e servios. Diagnstico e anlise crtica do desenvolvimento fsico-financeiro do empreendimento, com avaliao de eventuais atrasos, interferncias, desvios e descumprimento de normas e especificaes acordadas. Estudo de alternativas visando a melhoria e ampliao de unidades habitacionais. Fornecimento de informaes CDHU referentes ao andamento das obras e contratos e aos servios realizados pela fiscalizadora; Acompanhamento, avaliao e verificao dos termos aditivos de contratos e convnios elaborados pela fiscalizao para execuo das obras e servios Gesto junto s fiscalizadoras contratadas e conveniadas, no sentido de que os prazos contratuais sejam rigorosamente cumpridos de acordo com o cronograma fsico e financeiro

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 54 de 58

FASE APROVAO /REGULARIZAO ATIVIDADES: Apoio nos trabalhos de aprovao, de regularizao e de organizao dos novos condomnios em conformidade com a Lei 4.591/64 e demais legislaes vigentes. Apoio nos trabalhos de vistoria da regularidade de ocupao das novas unidades e de substituio dos termos de permisso de uso, quando for o caso, no perodo definido para o acompanhamento da ps-ocupao. Apoio ao atendimento das diretrizes legais (Lei 6766/79) no que se refere s reas institucionais, de lazer, reas verdes e comerciais. Apoio na formalizao dos instrumentos jurdicos de acesso ao atendimento habitacional.

IV - RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS Os servios a serem contratados tm por objetivo dotar a CDHU de uma estrutura de assessoria tcnica e gerencial de apoio s atividades de planejamento, programao fsico-financeira e elaborao de estudos tcnicos, envolvendo a implantao de sistemas e de promover o gerenciamento da implantao dos programas e empreendimentos selecionados dentre aqueles atualmente em desenvolvimento, sob coordenao das equipes da CDHU. Com o decorrer do tempo, tais programas podero sofrer transformaes ou podero ser criados outros para atender as necessidades da Poltica Habitacional do Estado. Os produtos desenvolvidos pela contratada devero ser agregados base de dados da CDHU, sendo que elas devero ser disponibilizadas impressas e em meio digital de forma compatvel com os programas j utilizados ou que venham a ser definidos pela Contratante. Visando garantir a efetiva integrao das bases de dados, as estruturaes das bases desenvolvidas pela contratada devero estar em conformidade com as normas estabelecidas pela Contratante para cada finalidade especfica. Todas as bases ou produtos grficos elaborados pela contratada devero ser georeferenciados em sistema de coordenadas compatveis com as bases j utilizadas ou em casos especficos devero ser definidos em conjunto com a CDHU. As apresentaes destes trabalhos devero, ainda, seguir as normas tcnicas e padres definidos ou fornecidos. Para isto, a estrutura organizacional da contratada dever estar compatvel com a estrutura da Contratante, no sentido de se prever, alm da coordenao geral: coordenaes setoriais de planejamento (incluindo controle, oramento e apoio administrativo), projetos e equipe responsvel pelas atividades de coordenaes regionais e equipes regionais. A empresa gerenciadora a ser contratada dever prestar assessoria Contratante no desenvolvimento de suas atribuies, tendo como principais funes aquelas a seguir. a) Coordenao geral Responsvel pela interlocuo com as Diretorias ou Superintendncias por elas designadas. Coordenao geral abrangendo os insumos de planejamentos, projetos, obras, suprimentos e servios, durante toda a evoluo da implantao, a serem desenvolvidas em funo das solicitaes contidas nas ordens de servios expedidas;

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 55 de 58

b) Coordenao setorial de Planejamento, Controle, Oramento, Apoio Administrativo e Consultoria Equipe composta de profissionais que atuaro nas atividades abaixo indicadas, dando suporte a todas as coordenaes. Elaborao de relatrios de evoluo e gerenciais, consolidando as informaes gerenciais requeridas pela Contratante e em periodicidade a ser definida pela mesma, de acordo com as especificidades de cada programa e cada etapa de trabalho; Apoio para o planejamento dos projetos, envolvendo o detalhamento da concepo, viabilidade tcnico-financeira de projetos e obras e auxiliando na garantia do atendimento s diretrizes especficas de cada programa em execuo ou a ser executado pelas empresas contratadas, sob seu gerenciamento; Apoio para o planejamento e programao fsico-financeira dos empreendimentos, incluindo as atividades de acompanhamento para fins de atualizao da programao geral; Apoio tcnico e administrativo referente a elaborao de especificaes para servios, projetos e obras; Implantao e manuteno de sistemas informatizados para controle do andamento dos empreendimentos, de forma a mant-los atualizados; Apoio tcnico e administrativo para superviso e acompanhamento da aplicao de Planos de Garantia da Qualidade pelas contratadas sob seu gerenciamento; Apoio tcnico e administrativo referente ao controle dos contratos das projetistas, empreiteiras e prestadores de servios tcnicos de fiscalizao; Gerar informaes sobre o cumprimento das clusulas contratuais pelas projetistas, empreiteiras e prestadores de servios tcnicos de fiscalizao; Auxiliar nas providncias relativas ao ordenamento das documentaes necessrias, de acordo com as Normas e Procedimentos internos da Contratante, no que diz respeito aos trmites de encerramento dos contratos de execuo de servios e obras junto s construtoras e prestadores de servios; Apoio implantao e manuteno do controle dos documentos do projeto; Fornecer informaes e instrumentos para o acompanhamento do desenvolvimento fsico-financeiro dos projetos, obras e servios, para fins de controle e atendimento da programao geral; Apoio tcnico e administrativo quanto ao recebimento das obras; Oferecer anlise e recomendaes sobre pleitos de alteraes contratuais das projetistas, empreiteiras e fornecedores; Elaborar relatrios com anlise e verificao das medies dos servios, projetos e obras; Elaborao de Planilha Oramentria de Referncia como subsdio para licitaes de obras, servios e projetos de sustentabilidade social e econmica; Apoio tcnico para elaborao de cotaes para composio de preos para projeto e obras visando a obteno de menores preos para execuo dos servios;

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 56 de 58

Apoio tcnico para elaborao de composio de preos para servios extraordinrios, no previstos em contratos de projetos, obras e projetos de sustentabilidade social e econmica; Elaborao e controle das medies de quantidades de servios executados pelas contratadas sob seu gerenciamento (projetistas e fiscalizadoras); Elaborao e controle de oramentos necessrios aos projetos habitacionais; Assessoramento, em questes complexas, s Comisses Julgadoras da Contratante no julgamento de propostas de licitao; Acompanhamento das aes referentes Gesto e Gerenciamento Ambiental, com relao s medidas mitigadoras de carter ambiental exigidas pelos rgos competentes a serem desenvolvidos para a execuo de projetos e obras; e, Consultoria geral, quando necessria, s atividades relativas a execuo dos servios e obras gerenciadas. c) Coordenao setorial de Projetos Coordenao responsvel pela interlocuo com a coordenao de projetos da Contratante, a coordenao regional da gerenciadora e as equipes regionais de projetos. Vistorias, anlise e parecer tcnico sobre as reas destinadas implantao de Projetos Habitacionais; Apoio nas consultas s Concessionrias e rgos de Servios Pblicos; Acompanhamento e anlise de projetos, emitindo relatrios de anlise para a aprovao da Contratante; Superviso e acompanhamento de tramitao de projetos e relatrios da rea de Meio Ambiente; Verificao da qualidade dos projetos, incluindo a anlise e compatibilizao com a realidade de campo, emitindo pareceres tcnicos quando solicitado; Acompanhamento do fornecimento e suficincia dos projetos, para fins de controle e atendimento da programao geral; Avaliao e monitoramento de reas de risco; Assessoria e apoio tcnico s atividades de trabalho social durante a elaborao dos projetos; Levantamentos topogrficos de conferncia; e Identificao da demanda potencial dos projetos de recuperao urbana. d) Coordenao Setorial regional e equipes regionais Responsveis pela execuo do trabalho de desenvolvimento social e econmico, gerenciamento das obras e interlocuo com os Escritrios Regionais da CDHU, envolvendo as seguintes atividades: Coordenar as atividades de carter scio-econmico a serem realizadas nas fases de concepo, projetos e execuo das obras dos empreendimentos/ intervenes;

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 57 de 58

Realizao de vistorias em terrenos e pesquisas cartorrias visando subsidiar a anlise de viabilidade tcnica e fundiria para a implantao de empreendimentos/intervenes; Mapeamento, arrolamento, e identificao de lideranas comunitrias nas reas objeto de interveno; Realizao de pesquisas e levantamentos visando caracterizao das comunidades nas reas objeto de interveno; Apoio ao desenvolvimento da documentao tcnica com vistas contratao das obras e servios, bem como de apoio ao trabalho social; Gerenciamento das atividades relacionadas remoo e/ou reassentamento das famlias atingidas pelas intervenes; Diligenciamento dos servios de responsabilidade de prefeituras municipais e/ou de concessionrias de servios pblicos nas localidades dos empreendimentos/ intervenes; Apoio s atividades de aprovao ou regularizao dos empreendimentos junto aos rgos e prefeituras locais competentes; Acompanhamento da execuo das obras e servios por meio de visitas e reunies peridicas nos locais dos empreendimentos/intervenes, de forma a monitorar o trabalho desenvolvido pelas Construtoras e Fiscalizadoras; Acompanhamento da comercializao e entrega das unidades habitacionais e/ou reas urbanizadas s famlias beneficirias dos empreendimentos/intervenes da CDHU; Acompanhamento social e assistncia tcnica aos beneficirios nas fases de ps-ocupao e/ou ps-urbanizao; Concepo e apoio implementao de Projetos Sociais a serem desenvolvidos junto comunidade; Apoio na obteno de recursos financeiros e parcerias com agentes intervenientes locais; Desenvolvimento e implementao de projetos de educao ambiental dos beneficirios dos empreendimentos/intervenes; Concepo e aplicao de atividades scio-educativas visando o treinamento e capacitao dos moradores em diversos aspectos como manuteno das unidades, prticas de sade e higiene, preservao ambiental, gerao de trabalho e renda; Coleta de dados para apurao de empreendimentos/intervenes; indicadores relacionados sustentabilidade dos

Elaborao de relatrios peridicos e eventuais contendo informaes tcnicas, sociais, econmicas e ambientais sobre os empreendimentos/intervenes executados ou em execuo. As atividades previstas no Gerenciamento sero desenvolvidas por equipe tcnica qualificada, composta com base no quadro de categorias profissionais do Anexo V deste Edital. Caso seja necessria a permanncia de um ncleo da CONTRATADA nas dependncias da CONTRATANTE, esta ltima colocar disposio espao, instalaes e infra-estrutura necessria ao desenvolvimento dos servios.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAIS

(Diretoria Tcnica) GERENCIADORAS

VERSO 1.2 Janeiro - 2009

Pgina 58 de 58

Neste caso, a Gerenciadora dever prover o mobilirio e os equipamentos com caractersticas e em quantidades adequadas aos servios, e os recursos materiais conforme discriminados na Planilha Oramentria. V - FONTES DE INFORMAO Encontram-se disposio no site www.cdhu.sp.gov.br. os documentos considerados fontes de informao relevantes que apontam para os assuntos centrais do objeto da presente licitao.

You might also like