You are on page 1of 12

BANCO DO BRASIL S.A.

Janeiro/2013

Seleo Externa - Nvel Inicial da Carreira Administrativa

Cargo de Escriturrio
Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova ESC, Tipo 002

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES

Conhecimentos Bsicos Conhecimentos Especficos Discursiva - Redao

- Verifique se este caderno: - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60. - contm a proposta e o espao para o rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D Ler o que se pede na Prova Discursiva - Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.
E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente e tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. Em hiptese alguma os rascunhos das questes da Prova Discursiva - Redao sero corrigidos. Voc dever transcrever a redao, a tinta, na folha apropriada. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - A durao da prova de 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questes objetivas, preencher a Folha de Respostas e responder a Prova Discursiva-Redao (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova, chame o fiscal de sala e devolva todo o material recebido. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova ESC, Tipo 002


2. CONHECIMENTOS BSICOS Ateno: Para responder s questes de nmeros 1 a 6, considere o texto abaixo. (B) O preo foi uma das mais revolucionrias criaes de todos os tempos. Inveno sem dono. Melhor seria cham-la de uma evoluo darwinista, resultado de milhares de anos de adaptao do ser humano vida em sociedade: sobreviveu a maneira mais eficiente que o homem encontrou para alocar recursos escassos, no enunciado da definio clssica da cincia econmica. Diariamente tomamos decises (comprar uma gravata, vender um apartamento, demitir um funcionrio, poupar para uma viagem, ter um filho, derrubar ou plantar uma rvore), ponderando custos e benefcios. a soma dessas aes, feitas no mbito pessoal, que regula o custo e a disponibilidade de gravatas, apartamentos, funcionrios, viagens, filhos ou mesmo rvores. Como diz o jornalista americano Eduardo Porter em O preo de todas as coisas, "toda escolha que fazemos moldada pelo preo das opes que se apresentam diante de ns, pesadas em relao a seus benefcios". As consequncias dessa atitude, mostra Porter, nem sempre so bvias. At as formas femininas esto submetidas a uma virtual bolsa de valores, e o que se apresenta como grtis tambm tem seu preo sem falar que a dinmica da fixao de preos pode falhar miseravelmente, como comprovam as bolhas financeiras.
(Giuliano Guandalini. Veja, 3 de agosto de 2011, com adaptaes)

A ideia contida no 2 pargrafo : (A) As pessoas geralmente tendem a optar por escolhas cujo preo esteja de acordo com as possibilidades de realizao daquilo que pretendem obter. O clculo do preo de qualquer produto pode basear-se no somente em aspectos objetivos como tambm em elementos subjetivos. Todas as escolhas feitas determinam um preo real, calculado pelos envolvidos nos negcios, a partir da importncia de cada uma dessas escolhas. As decises de comprar ou vender algo so rotineiras em uma sociedade de consumo, fato que d origem a um clculo do valor dos produtos. Os benefcios resultantes da fixao de preos adequados para as diferentes decises tomadas individualmente atingem todo o grupo social.
o

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

3.

Inveno sem dono. (1 pargrafo) A afirmativa acima se justifica pelo fato de que (A) os poucos recursos disposio do homem primitivo impediam que houvesse qualquer espcie de transao comercial, o que impossibilitava a fixao de preos. as condies que regulavam as trocas comerciais na antiguidade no permitiam estabelecer valores adequados para os objetos em circulao. a histria da humanidade no tem registros a respeito do primeiro grupo social que estabeleceu preos para todas as coisas. o preo das coisas sofreu evoluo resultante da necessidade de acomodao do homem s condies da vida em sociedade. os formuladores das doutrinas econmicas que atualmente vigoram no mercado no se preocuparam em identificar os idealizadores da fixao de preos.

(B)

(C)

(D)

(E)

1.

De acordo com o texto, o preo de todas as coisas estabelecido (A) pela relao que as pessoas fazem habitualmente entre custo e benefcio quando tomam suas decises. pelo valor das escolhas pessoais, apesar das regras da economia clssica existentes na sociedade de consumo. por sua situao no mercado consumidor, que determina custos menores em funo do aumento da oferta. por economistas que se especializam em avaliar os objetos de consumo mais procurados pelas pessoas. pelo acordo possvel entre pessoas que desejam comprar e aquelas que precisam desfazer-se de seus bens.

_________________________________________________________

4.

Evidencia-se uma opinio pessoal do autor e no simplesmente um fato no segmento: (A) As consequncias dessa atitude, mostra Porter, nem sempre so bvias. ... uma evoluo darwinista, resultado de milhares de anos de adaptao do ser humano vida em sociedade ... O preo foi uma das mais revolucionrias criaes de todos os tempos. ... que o homem encontrou para alocar recursos escassos, no enunciado da definio clssica da cincia econmica. a soma dessas aes [...] que regula o custo e a disponibilidade de gravatas ...
BBRAS-Escriturrio

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

Caderno de Prova ESC, Tipo 002


5. ... sem falar que a dinmica da fixao de preos pode falhar miseravelmente, como comprovam as bolhas financeiras. O segmento grifado acima constitui, no contexto, (A) (B) (C) (D) (E) 6. demonstrao da eficcia das teorias econmicas no controle de preos. comentrio crtico do autor do texto obra do jornalista americano citado. exemplo para realar o equilbrio nos preos de todas as coisas nas relaes de compra e venda. argumento que confirma a possibilidade de erros de avaliao no estabelecimento de preos. referncia a uma situao que contribui para o desenvolvimento da economia.

(comprar uma gravata, vender um apartamento, demitir um funcionrio, poupar para uma viagem, ter um filho, derrubar ou plantar uma rvore) O segmento entre parnteses constitui (A) (B) (C) (D) (E) sequncia explicativa, que enumera as eventuais decises que podem ser tomadas diariamente pelas pessoas. transcrio de um dilogo, que altera o foco principal do que vem sendo exposto. constatao de situaes habituais, com o mesmo valor de mercado, vivenciadas pelas pessoas. reproduo exata das palavras do jornalista americano citado no texto, referentes rotina diria das pessoas. interrupo intencional do desenvolvimento das ideias, para acrescentar informaes alheias ao assunto abordado. Para responder s questes de nmeros 7 a 10, considere os Textos I e II abaixo.

Ateno:

Texto I. Entre outras, constam no Dicionrio Houaiss as seguintes definies a respeito do verbo vender: transferir (bens ou mercadorias) para outrem em troca de dinheiro; praticar o comrcio de; comerciar com; negociar; convencer (algum) a aceitar (alguma coisa); persuadir (algum) das boas qualidades de (uma ideia, um projeto etc.); trabalhar como vendedor; ser facilmente vendvel; ter boa aceitao de consumo. [...] Texto II. Tambm so determinantes no discurso persuasivo a afirmao e a repetio. A propaganda no pode dar margem a dvidas; a meta aconselhar o destinatrio e conquistar a sua adeso. Da as frases afirmativas e o uso do imperativo na perorao ("abra sua conta", "ligue j"). A repetio objetiva minar a opinio contrria do receptor por meio da reiterao. possvel encontr-la no apenas na construo frasal, sobretudo nos slogans que so insistentemente repetidos (quer na forma verbal quer na escrita) junto marca do produto, mas tambm nas diversas inseres da pea publicitria nos veculos conforme seu plano de mdia. No por acaso, o termo propaganda [...] originou-se do verbo propagare, "tcnica do jardineiro de cravar no solo os rebentos novos das plantas a fim de reproduzir novas plantas que depois passaro a ter vida prpria" uma ao, portanto, nitidamente repetitiva.
(Carrascoza, Joo A. A evoluo do texto publicitrio. So Paulo: Futura, 1999, p. 44 e 45)

7.

Tomando-se como referncia o que consta nos dois textos, a afirmativa correta : (A) (B) (C) (D) (E) A ideia central do Texto II aparece explicitada em um dos possveis significados do verbo vender, transcritos no Texto I. O Texto I pode ser corretamente entendido como uma espcie de resumo do assunto que desenvolvido no Texto II. O desenvolvimento do Texto II est desvinculado do que consta do dicionrio em relao aos sentidos do verbo vender. O contedo do Texto I apresenta sentido de oposio ao que se l no Texto II. O sentido principal do Texto I est no verbo vender, enquanto o do Texto II est no verbo propagar, verbos que no podem ser empregados como sinnimos.

8.

Com base no Texto II, conclui-se que o sentido de propaganda est corretamente expresso em: (A) (B) (C) (D) (E) insistncia voltada para os benefcios trazidos pelo consumo, seja de produtos naturais, seja de objetos criados pelo homem. repetio de uma nica ideia at que o pblico a quem se dirige a mensagem se canse de ouvir sempre as mesmas frases. servios oferecidos por um vendedor, ao criar novas ideias em um mercado j estabilizado e conhecido. imitao por vendedores de um fenmeno da natureza, o de espalhar ideias como se faz a reproduo de plantas. difuso de mensagens convincentes e repetitivas, faladas ou escritas, nos meios de comunicao, visando ao consumo de um produto.

9.

...a meta aconselhar o destinatrio e conquistar a sua adeso. (Texto II) Dentre os verbos que constam como sinnimos de vender no Texto I, o sentido mais prximo do segmento destacado acima : (A) (B) (C) (D) (E) trabalhar como vendedor. transferir (bens ou mercadorias) para outrem em troca de dinheiro. persuadir (algum) das boas qualidades de (uma ideia, um projeto etc). praticar o comrcio de. ser facilmente vendvel.
3

BBRAS-Escriturrio

Caderno de Prova ESC, Tipo 002


10. tcnica do jardineiro de cravar no solo os rebentos novos das plantas a fim de reproduzir novas plantas que depois passaro a ter vida prpria. (Texto II) O segmento transcrito acima (A) (B) (C) (D) (E) diferencia o trabalho manual daquele que envolve a divulgao de ideias. esclarece o sentido exato do antigo verbo propagare. contm a ideia principal de todo o pargrafo em que ele se encontra. confirma a informao de que no pode haver dvida na propaganda. traz a informao de que jardineiros tambm so propagandistas de ideias. (C) (D) (B) 12. (ou alguns deles, pelo menos) (1 pargrafo) Considerando-se o contexto, a observao transcrita acima (A) indica que as primeiras cidades surgiram h muito tempo no Crescente Frtil [...], bero da civilizao ocidental. sugere que a exploso populacional da antiguidade foi a consequncia imediata da inveno da vida urbana. confirma a hiptese de que a resposta para o assentamento urbano est na inveno da agricultura. assinala que a descoberta de maneiras de produzir alimentos em larga escala extinguiu os pequenos grupos nmades. restringe a afirmativa de que os seres humanos resolveram que era hora de assentar, criando vilas e cidades.
o

_________________________________________________________

Ateno: Para responder s questes de nmeros 11 a 15, considere o texto abaixo. Depois de passar quase 200 mil anos vivendo em pequenos grupos nmades, os seres humanos (ou alguns deles, pelo menos) resolveram que era hora de assentar, criando vilas e cidades. A questo : por qu? Durante muito tempo, a resposta-padro foi simples: por causa da inveno da agricultura. Ao descobrir maneiras de produzir alimentos em grande escala, certos povos que viveram a partir de uns 10 mil anos atrs desencadearam uma exploso populacional que foi resolvida com outra inveno, a da vida urbana. Acontece que a sequncia verdadeira pode ser exatamente a oposta, indicam dados arqueolgicos que se acumularam nos ltimos anos. Ao menos no Crescente Frtil a regio que engloba pases como Iraque, Israel, Turquia e Sria, considerada o bero da civilizao ocidental , as pessoas parecem ter primeiro se juntado em assentamentos densos e s depois em parte como consequncia da aglomerao ter desenvolvido o cultivo de plantas e a criao de animais. E o processo parece ter comeado muito antes do momento em que a agricultura propriamente dita entra em cena. Restos de plantas aparecem em stios arqueolgicos com indcios de populao cada vez maior. O nmero de espcies vegetais usadas se reduz, mas essas plantas continuam com suas caractersticas selvagens, o que indica que estavam apenas sendo coletadas mais intensivamente. Da mesma maneira a caa consumida por esses grupos sedentrios fica menos diversificada, concentrando-se em poucas espcies que se reproduzem rpido, como lebres, raposas e aves. E s quando o uso dos recursos selvagens chega ao limite, sinais claros de vegetais cultivados aparecem.
(Reinaldo Jos Lopes. Folha de S. Paulo, Cincia, C15, 15 de abril de 2012, com adaptaes)

(E)

_________________________________________________________

13.

Da mesma maneira a caa consumida por esses grupos sedentrios fica menos diversificada, concentrando-se em poucas espcies que se reproduzem rpido ... (ltimo pargrafo) A partir do segmento grifado na frase acima, correto afirmar que (A) o nmero de espcies animais criadas pelo homem primitivo nos primeiros assentamentos era grande e diversificado. alguns povos primitivos se alimentavam unicamente da caa aos pequenos animais criados nos assentamentos. somente animais domesticados podiam servir de alimento para as pessoas que viviam em assentamentos. um grande nmero de pessoas em ncleos bastante povoados levava necessria oferta de alimentos. a reproduo de animais era sinal da prosperidade dos grupos que passaram a viver em comunidades primitivas.

(B)

(C)

(D) (E)

_________________________________________________________

14.

H no texto informao clara de que (A) extremamente difcil encontrar dados arqueolgicos que tragam respostas para explicar o modo de vida do homem primitivo nos aglomerados urbanos. as cidades da regio mais civilizada da antiguidade serviram de modelo para as sociedades que se espalharam por todo o mundo conhecido nessa poca. o homem que vivia em ncleos urbanos somente passou a cultivar vegetais depois que se reduziu a oferta de recursos naturais, que eram at ento coletados. a produo de alimentos foi responsvel pela exploso populacional em uma regio que, por sua localizao, facilitou o surgimento das primeiras cidades bem organizadas. a maior dificuldade existente nos assentamentos urbanos mais antigos se concentrava na rea de cultivo de alimentos, em funo do grande nmero de habitantes.
BBRAS-Escriturrio

(B)

11.

A afirmativa que resume corretamente o desenvolvimento do texto : (A) (B) (C) (D) (E) Dados arqueolgicos revelam cultivo intenso de vegetais em ncleos de habitao bastante primitivos. Alguns povos primitivos descobriram tcnicas de reproduo rpida de diversas espcies animais. O cultivo de alimentos permitiu o assentamento de seres humanos em vilas bastante povoadas. A agricultura acelerou a evoluo da espcie humana em ncleos densamente habitados. Pesquisas arqueolgicas indicam que a vida urbana pode ter surgido bem antes da agricultura.

(C)

(D)

(E)

Caderno de Prova ESC, Tipo 002


15. Ao descobrir maneiras de produzir alimentos em grande escala, certos povos que viveram a partir de uns 10 mil anos atrs desencadearam uma exploso populacional que foi resolvida com outra inveno, a da vida urbana. Outra redao para a frase acima, em que se mantm a correo, a clareza e, em linhas gerais, o sentido, est em: (A) Aos 10 mil anos, com a descoberta de como ter alimentos cultivados para a exploso do nmero das pessoas vivendo em ncleos de vida urbana, permitindo sua alimentao. H mais ou menos 10 mil anos, a descoberta da produo de alimentos para um grande nmero de pessoas permitiu o crescimento da populao e, em consequncia, os aglomerados urbanos. O vertiginoso aumento da populao, onde se criou os assentamentos urbanos, com a produo de alimentos para o grande nmero de pessoas que ali viviam, h 10 mil anos. Com a descoberta dos alimentos e o que podia ser cultivado para manter um grande nmero de seres humanos nos assentamentos, criou-se as condies da vida urbana, em poca primitiva. Foi uns povos primitivos, de 10 mil anos atrs, que descobriram como cultivar alimentos, destinados para as pessoas que explodiram a populao da vida urbana, tambm criada. 18. Nos quatro primeiros dias teis de uma semana o gerente de uma agncia bancria atendeu 19, 15, 17 e 21 clientes. No quinto dia til dessa semana esse gerente atendeu n clientes. Se a mdia do nmero dirio de clientes atendidos por esse gerente nos cinco dias teis dessa semana foi 19, a mediana foi (A) (B) (C) (D) (E) 19. 21. 19. 18. 20. 23.

(B)

_________________________________________________________

(C)

Certo capital foi aplicado por um ano taxa de juros de 6,59% a.a. Se no mesmo perodo a inflao foi de 4,5%, a taxa real de juros ao ano dessa aplicao foi, em %, de (A) (B) (C) (D) 1,8. 2,2. 1,9. 2,0.

(D)

(E)

_________________________________________________________ (E) 2,1. _________________________________________________________

16.

Depois de ter comprado 15 livros de mesmo preo unitrio, Paulo verificou que sobraram R$ 38,00 em sua posse, e faltaram R$ 47,00 para comprar outro livro desse mesmo preo unitrio. O valor que Paulo tinha inicialmente para comprar seus livros era, em R$, de (A) (B) (C) (D) (E) 1.228,00. 1.225,00. 1.305,00. 1.360,00. 1.313,00.

20.

Um emprstimo de R$ 800.000,00 deve ser devolvido em 5 prestaes semestrais pelo Sistema de Amortizaes Constantes (SAC) taxa de 4% ao semestre. O quadro demonstrativo abaixo contm, em cada instante do tempo (semestre), informaes sobre o saldo devedor (SD), a amortizao (A), o juro (J) e a prestao (P) referentes a esse emprstimo. Observe que o quadro apresenta dois valores ilegveis.
SD (em R$) 800.000,00 640.000,00 480.000,00 320.000,00 160.000,00 A (em R$) 160.000,00 160.000,00 160.000,00 160.000,00 160.000,00 J (em R$) 32.000,00 25.600,00 19.200,00 12.800,00 ######## P (em R$) 192.000,00 185.600,00 179.200,00 172.800,00 #########

Semestre 0 1 2 3 4 5

_________________________________________________________

17.

Renato aplicou R$ 1.800,00 em aes e, no primeiro dia, 1 do valor aplicado. No segundo dia Renato perdeu 2 4 ganhou do valor que havia sobrado no primeiro dia, e 5 4 no terceiro dia perdeu do valor que havia sobrado no 9 dia anterior. Ao final do terceiro dia de aplicao, Renato tinha, em R$, (A) (B) (C) (D) (E) 1.200,00. 820,00. 810,00. 800,00. 900,00.

Se o quadro estivesse com todos os valores legveis, o valor correto da prestao P, no ltimo campo direita, na linha correspondente ao semestre 5, da tabela, seria de (A) (B) (C) (D) (E) 170.300,00. 167.500,00. 166.400,00. 162.600,00. 168.100,00.
5

BBRAS-Escriturrio

Caderno de Prova ESC, Tipo 002


Ateno: Para responder s questes de nmeros 21 e 22, considere as informaes abaixo: O supervisor de uma agncia bancria obteve dois grficos que mostravam o nmero de atendimentos realizados por funcionrios. O Grfico I mostra o nmero de atendimentos realizados pelos funcionrios A e B, durante 2 horas e meia, e o Grfico II mostra o nmero de atendimentos realizados pelos funcionrios C, D e E, durante 3 horas e meia. Grfico I
30 25 20 15 10 5 0 A B 10 25

Ateno: Para responder s questes de nmeros 23 a 25, considere as informaes abaixo: Uma corretora de seguros negocia cinco tipos de aplices de seguros denominadas I, II, III, IV e V. Nos primeiros vinte dias do ms, a corretora negociou 1.240 aplices. O Grfico A mostra a participao, em porcentagem, de cada um dos tipos de aplice nesses 1.240 negcios. O Grfico B mostra, em porcentagem, a meta de participao nos negcios a ser alcanada at o fim do ms por tipo de aplice. Sabe-se que a meta a ser atingida a de negociao de 1.500 aplices no ms. Grfico A
V; 5% IV ; 40% I; 10% II; 15% IV ; 35% III ; 30% III; 25%

Grfico B
V; 15% I; 10% II ; 15%

Grfico II
40 35 30 25 20 15 10 5 0 C D E 21 35 28

23.

O nmero de negociaes, ainda necessrias, da aplice V, para alcanar exatamente a meta prevista para ela, : (A) (B) (C) (D) (E) 225. 75. 163. 124. 62.

_________________________________________________________

24. 21. Observando os dois grficos, o supervisor desses funcionrios calculou o nmero de atendimentos, por hora, que cada um deles executou. O nmero de atendimentos, por hora, que o funcionrio B realizou a mais que o funcionrio C (A) (B) (C) (D) (E) 22. 4. 3. 10. 5. 6.

O tipo de aplice que deve ser menos negociada, no tempo que ainda falta, para que a meta seja exatamente atingida, a aplice (A) (B) (C) (D) (E)

V. IV. II. III. I.

_________________________________________________________

25.

_________________________________________________________

Preocupado com o horrio de maior movimento, que se d entre meio dia e uma e meia da tarde, o supervisor colocou esses cinco funcionrios trabalhando simultaneamente nesse perodo. A partir das informaes dos grficos referentes ao ritmo de trabalho por hora dos funcionrios, o nmero de atendimentos total que os cinco funcionrios fariam nesse perodo (A) (B) (C) (D) (E) 10. 57. 19. 38. 45.

Considere que os preos de negociao das aplices sejam 1 unidade monetria para a aplice I, 2 unidades monetrias para a aplice II, 3 unidades monetrias para a aplice III, 4 unidades monetrias para a aplice IV e 5 unidades monetrias para a aplice V. Se a meta mensal de 1.500 negociaes, com participao conforme descrito no grfico B, for atingida, a participao da aplice IV na arrecadao total das negociaes realizadas nesse ms, em porcentagem aproximada, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 42. 48. 40. 35. 45.
BBRAS-Escriturrio

Caderno de Prova ESC, Tipo 002


26. O sistema financeiro avalia que certos pases tm caractersticas que permitem sua anlise em blocos. Um deles, o BRICS, composto por Brasil, (A) (B) (C) (D) (E) 27. Ruanda, Itlia, Coreia do Sul e Suriname. Rssia, ndia, China e frica do Sul. Reino Unido, Irlanda, Crocia e Sucia. Romnia, Indonsia, China e Sua. Rssia, Israel, Chile e frica do Sul. CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31. O Cdigo de tica do Banco do Brasil prev (A) (B) (C) (D) (E) contratao de fornecedores a partir de um grupo selecionado com parcialidade. estrita conformidade Lei na financiamento a partidos polticos. proibio ao

troca, sem limites, de informaes com a concorrncia, na busca de negcios rentveis. relacionamento com o poder pblico, dependente das convices ideolgicas dos seus titulares. responsabilidade aos parceiros pela avaliao de eventual impacto socioambiental nas realizaes conjuntas.

_________________________________________________________

Presente no ambiente regulatrio dos negcios bancrios, tem merecido destaque para contribuir com a reduo da taxa de juros: (A) (B) (C) (D) (E) portabilidade do crdito. restrio entrada de novos bancos estrangeiros no Pas. limitao de emprstimos para aquisio de veculos novos. atuao conjunta do Banco do Brasil com o Banco Central no crdito consignado. determinao para financiamentos bancrios sem garantia.

_________________________________________________________

32.

O Banco do Brasil espera de seus colaboradores o atendimento a elevados padres de tica, moral, valores e virtudes, tais como: (A) (B) (C) (D) (E) intolerncia com a diversidade do conjunto das pessoas que trabalham no conglomerado. aceitao de presentes oferecidos por clientes satisfeitos, sem restrio de valor. associao a entidades representativas alinhadas ao pensamento da diretoria. repdio a condutas que possam caracterizar assdio de qualquer natureza. imposio dos princpios pessoais dos chefes aos membros da sua equipe.

_________________________________________________________

28.

O Banco Central do Brasil decretou, em setembro de 2012, a liquidao extrajudicial do Banco (A) (B) (C) (D) (E) Crefisul. Nacional. Econmico. Santos. Cruzeiro do Sul.

_________________________________________________________

33.

O cdigo de conduta da alta Administrao pblica tem a finalidade de (A) desestimular a criao de mecanismo de consulta para esclarecimento de dvidas quanto conduta tica do administrador. difundir padres ticos impostos pelo Tribunal de Contas da Unio. divulgar a imagem e reputao do administrador pblico. discriminar setores liberados para atividades profissionais posteriores ao exerccio de cargo pblico. minimizar a possibilidade de conflitos entre o interesse privado e o dever funcional de autoridades pblicas.

_________________________________________________________

(B) (C) (D) (E)

29.

Com o objetivo de diminuir o dficit habitacional, mediante a construo de novas moradias populares com financiamento acessvel, o Governo Federal criou (A) (B) (C) (D) (E) a Letra Hipotecria. a Carta de Crdito SBPE. o Programa Minha Casa Minha Vida. o Consrcio Imobilirio para Todos. o BB Crdito Imvel Prprio.

_________________________________________________________

34.

_________________________________________________________

O conhecimento prvio da cultura organizacional, pelo interessado na participao de Concurso Pblico, para ingresso em instituio financeira, fator importante para (A) possibilitar a realizao imediata de suas expectativas sobre trabalho, colegas e superiores hierrquicos. compatibilizar seus interesses financeiros pessoais com a sua remunerao futura. acumular experincia com vistas busca de outra colocao no mercado de trabalho. preparar o movimento de formao de grupos internos para reformulao dos princpios vigentes. permitir reflexo sobre a deciso de trabalhar em setor e empresa compatveis com suas aptides e valores pessoais.
7

30.

A Presidente do Brasil afirmou, em 31 de julho de 2012, no Palcio do Planalto, aps a Cpula Extraordinria do Mercosul, que, para o bloco, tem significado histrico o ingresso (A) (B) (C) (D) (E) do Chile. da Colmbia. do Equador. da Venezuela. do Peru.

(B) (C) (D) (E)

BBRAS-Escriturrio

Caderno de Prova ESC, Tipo 002


35. At que o cliente receba e aceite a mercadoria constante em seu pedido, a venda um compromisso de compra e venda. Por isso, as empresas tm investido em Administrao de Vendas, tratando, principalmente, de trs temas centrais: o planejamento do que dever ser feito; a coordenao daquilo que est sendo feito; e o controle daquilo que j foi feito. Deve fazer parte do planejamento: (A) avaliar o desempenho dos vendedores e da equipe de vendas. conferir se o pedido de venda foi preenchido de forma correta. verificar se as informaes constantes no relatrio de visita a um cliente so satisfatrias. apresentar o relatrio de despesas oriundas de visitas a clientes. prever as vendas para o prximo perodo. 39. Em uma palestra de treinamento de colaboradores de um banco, o palestrante discorre sobre os fatores que influenciam na experincia dos clientes para com os servios prestados pelo banco. No entanto, ao longo de sua exposio, ele comete um equvoco e enumera um fator que nada tem a ver com a influncia sobre a experincia dos clientes. O fator mencionado ERRONEAMENTE (A) a organizao do atendimento. (B) a qualidade do local de prestao do servio. (C) o desempenho dos prestadores do servio. (D) (E) 40. o clima organizacional da empresa prestadora do servio. a opinio dos outros clientes.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(D)

(E) 36.

_________________________________________________________

O Banco ABC se orgulha da histria de ter crescido arregimentando uma base de clientes extremamente fiis que permanecem como seus correntistas desde a fundao da instituio. A principal diretriz do Banco, desde sua origem, foi a de orientar seus funcionrios para a satisfao da clientela e para a construo de relacionamentos. Uma importante caracterstica do chamado marketing de relacionamento : (A) Uma estratgia de priorizao de resultados, buscando a ampliao sustentada das vendas articulada com aes que levem reduo de custos. Uma mudana de paradigma para a rea do marketing, alterando seu foco do binmio reteno/relaes para o binmio compras/transaes. Uma estratgia de fazer negcios cuja fora recai sobre a conquista de novos clientes, e no na manuteno e aperfeioamento dos atuais clientes. Tem como objetivo a construo e a manuteno de uma base de clientes comprometidos que sejam rentveis para a organizao. Os clientes podem beneficiar-se das associaes de longo prazo obtidas por meio da consolidao da lealdade mtua em detrimento dos interesses das empresas.

Geralmente, as empresas no determinam um preo nico para um produto, mas criam uma estrutura de determinao de preos que reflete diferentes estratgias. O preo isca ocorre, por exemplo, quando supermercados e lojas de departamentos reduzem o preo de marcas conhecidas para estimular um movimento maior nas lojas. Esta estratgia corresponde ao Preo (A) (B) (C) (D) (E) por desempenho. geogrfico. promocional. discriminatrio. diferenciado.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

37.

Aps estabelecer claramente objetivos e opositores, as empresas precisam definir quais as estratgias de ataque, visando ao alcance de vantagem competitiva. A empresa atacante se iguala sua oponente, no que se refere a produto, propaganda, preo e distribuio, por meio da estratgia de (A) (B) (C) (D) (E) guerrilha. ataque pelo flanco. manobra de cerco. ataque frontal. bypass.

_________________________________________________________

41.

O escriturrio Afonso, recm contratado pelo Banco JKL, zeloso pelo bom desempenho de suas funes, elaborou uma pequena lista de sugestes que melhorariam o atendimento aos clientes. Uma sugesto, dentre outras, que traz melhorias ao atendimento (A) (B) a alterao do mobilirio interno da agncia visando atualizao da imagem institucional. o redimensionamento da central de atendimento, possibilitando aumento da capacidade de atendimento. a prestao do servio de liquidao de ordens de pagamento somente nos balces da agncia. a reestruturao do site do banco com bloqueio de atendimento via chat. a reduo de pessoal e dos guichs para atendimento preferencial a idosos, gestantes e portadores de deficincias.

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

38.

O atendimento bancrio pode ser classificado como um tipo especfico de SERVIO. Como tal, apresenta uma srie de caractersticas que posicionam esse produto nessa categoria. A caracterstica que NO pertence categoria dos SERVIOS a (A) (B) (C) (D) (E) heterogeneidade. intangibilidade. estocabilidade. inseparabilidade. perecibilidade.

_________________________________________________________

42.

Os servios so interaes complexas afetadas por uma srie de elementos e, portanto, adotar uma perspectiva de marketing holstico fundamental. A complexidade do marketing holstico de servios exige marketing (A) (B) (C) (D) (E) externo, interno e interativo. externo, apenas. interno, apenas. interativo, apenas. externo e interno, apenas.
BBRAS-Escriturrio

Caderno de Prova ESC, Tipo 002


43. As atividades do Telemarketing permitem conduzir campanhas de marketing direto e tm se tornado popular nos ltimos anos. Seu uso em pesquisa de mercado, em promoo de vendas e em vendas crescente, devido a um nmero considerado de vantagens. So vantagens do Telemarketing: (A) (B) (C) (D) (E) 44. inflexibilidade e custo baixo. flexibilidade e rapidez. flexibilidade e custo elevado. rapidez e visibilidade do produto. custo elevado e eficcia. 47. Os profissionais que desempenham funes de atendimento ao cliente, que ultrapassam os limites entre o "interno e o externo organizao", so chamados de "linha de frente" e constituem um insumo fundamental para a excelncia do servio e a vantagem competitiva de uma organizao. O Banco FGH, desejando constituir uma "linha de frente" capaz de proporcionar melhorias no atendimento aos clientes, (A) dever centralizar as decises, extinguindo a autonomia dos profissionais para que se evitem discordncias no padro de atendimento. dever reduzir custos com treinamento de pessoal, uma vez que o estabelecimento de um compromisso emocional com a empresa e o desenvolvimento de habilidades interpessoais se d, naturalmente, no desempenho da funo. no dever se preocupar com qualidades, tais como a disposio para o trabalho, a ateno a detalhes, a cortesia e a boa apresentao, na contratao do pessoal para compor sua "linha de frente". dever adotar um manual de regras que possibilitem a definio de um padro rgido de atendimento, independentemente das especificidades das situaes e da variabilidade dos clientes. dever criar equipes de alto desempenho a partir do agrupamento de pessoas com habilidades complementares, que sejam treinadas e estejam focadas em um propsito comum.

_________________________________________________________

O Banco MNO tem utilizado, em suas campanhas de marketing, um conjunto de ferramentas de incentivo, projetadas para estimular a compra de produtos ou servios especficos por parte do cliente. Esta prtica denominada (A) (B) (C) (D) (E) distribuio seletiva. propaganda. promoo de vendas. marketing direto. distribuio intensiva.

(B)

(C)

_________________________________________________________

45.

Dadas as afirmaes abaixo: 1 A satisfao definida como a avaliao objetiva, com respeito a um bem ou servio, contemplando ou no as necessidades e expectativas do cliente, PORQUE 2 a satisfao influenciada pelas contrapartidas emocionais dos clientes, pelas causas percebidas para o resultado alcanado com o bem ou servio e por suas percepes de ganho ou preo justo. correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) as duas afirmaes so falsas. as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira.
a a

(D)

(E)

_________________________________________________________

48.

Um cliente do Banco ZZY enfrenta um problema referente tarifao indevida sobre seu extrato bancrio. Sem soluo para a questo, resolve encaminhar sua reclamao ouvidoria do Banco, que segue rigorosamente as deo terminaes contidas na Resoluo CMN n 3.849 de 25/03/2010, que dispe sobre as ouvidorias das instituies financeiras. Segundo esta Resoluo do CMN, caracteriza corretamente a ouvidoria: (A) vedada instituio financeira expressar em seu estatuto ou contrato social o compromisso de criar condies adequadas para o funcionamento da ouvidoria. A ouvidoria tem a atribuio de receber as reclamaes dos clientes e usurios de produtos e servios do Banco, mas no a de lhes dar qualquer tratamento formal. O Banco no tem a incumbncia de garantir o acesso gratuito aos clientes e usurios de produtos e servios ao atendimento da ouvidoria. A ouvidoria deve informar aos reclamantes o prazo previsto para resposta final, o qual no pode ultrapassar quarenta dias corridos, contados da data da protocolizao da ocorrncia. A ouvidoria deve desempenhar a funo de canal de comunicao entre o banco, seus clientes e usurios de seus produtos e servios.
9

_________________________________________________________

46.

No Brasil, com a estabilidade econmica a partir dos anos 1990 e a abertura do mercado bancrio brasileiro para a entrada de bancos estrangeiros, o setor financeiro tornouse bem mais competitivo. Com esse aumento da competitividade, torna-se fundamental, s organizaes que almejam um melhor posicionamento no mercado, diferenciar seus servios de maneira significativa aos consumidores. Uma ao para diferenciao eficaz de servios a (A) (B) (C) (D) (E) alocao de gerentes para atendimentos especiais (gerentes de negcios). restrio dos servios de autoatendimento. depreciao de informaes sobre desejos e necessidades dos clientes. padronizao dos servios. extino do gerente de fila (pr-atendimento).

(B)

(C)

(D)

(E)

BBRAS-Escriturrio

Caderno de Prova ESC, Tipo 002


49. O Microsoft Excel 2010 (em portugus) possui diversas funes que permitem executar clculos financeiros. A maioria dessas funes aceita argumentos similares como prazo de investimento, pagamentos peridicos, perodo, taxa de juros, valor presente etc. Uma dessas funes a NPER, que calcula o nmero de perodos de um investimento de acordo com pagamentos constantes e peridicos e uma taxa de juros constante. Baseando-se nas informaes acima, considere um financiamento no valor de R$ 3.377,00, a uma taxa de 12% ao ano. Considere a disponibilidade de apenas R$ 300,00 por ms para pagar este financiamento.
A 1 2 3 4 5 Dados B Descrio

51.

A lista a seguir foi criada selecionando-se todo o fragmento de texto do Cdigo de tica do Banco do Brasil, digitado no Microsoft Word 2010 (em portugus), e clicando-se na ferramenta Lista de Vrios Nveis na guia Pgina Inicial, conforme abaixo: 1. Clientes 2. Oferecemos produtos, servios e informaes para o atendimento das necessidades de clientes de cada segmento de mercado, com inovao, qualidade e segurana. 3. Oferecemos tratamento digno e corts, respeitando os interesses e os direitos do consumidor. 4. Oferecemos orientaes e informaes claras, confiveis e oportunas, para permitir aos clientes a melhor deciso nos negcios. 5. Estimulamos a comunicao dos clientes com a Empresa e consideramos suas manifestaes no desenvolvimento e melhoria das solues em produtos, servios e relacionamento. 6. Asseguramos o sigilo das informaes bancrias, ressalvados os casos previstos em lei. Em seguida, selecionou-se apenas o bloco de texto referente aos itens de 2 a 6 e utilizou-se um comando que fez com que a lista fosse apresentada da seguinte forma: 1. Clientes 1.1. Oferecemos produtos, servios e informaes para o atendimento das necessidades de clientes de cada segmento de mercado, com inovao, qualidade e segurana. 1.2. Oferecemos tratamento digno e corts, respeitando os interesses e os direitos do consumidor. 1.3. Oferecemos orientaes e informaes claras, confiveis e oportunas, para permitir aos clientes a melhor deciso nos negcios. 1.4. Estimulamos a comunicao dos clientes com a Empresa e consideramos suas manifestaes no desenvolvimento e melhoria das solues em produtos, servios e relacionamento. 1.5. Asseguramos o sigilo das informaes bancrias, ressalvados os casos previstos em lei. O comando utilizado, para obter o segundo formato de lista, foi: (A) pressionou-se a tecla Tab. (B) pressionou-se a tecla Enter. (C) selecionou-se Organizar Lista, na guia Pgina Inicial. (D) selecionou-se Criar sublista, na guia Formatar. (E) selecionou-se Alterar Estilos, na guia Exibio.

R$ 3.377,00 Valor do financiado (Valor Presente) Pagamento efetuado a cada ms R$ 300,00 (perodo) 12% Taxa de juros anual Nmero de meses (perodos) necessrios 12,00 para pagar o financiamento

O resultado presente na clula A5 (configurado para ser mostrado com duas casas decimais) o nmero de meses necessrios para pagar o financiamento, resultante da aplicao da funo NPER. Baseando-se nos dados apresentados, a funo utilizada na clula A5 : (A) (B) (C) (D) (E) =NPER(A4/12;A2;A3) =NPER(A4/12;-A3;A2) =NPER(A4/12;A3;A2) =NPER(A4;-A3;A2) =NPER(A4/12;A2;-A3)

_________________________________________________________

50.

Pedro est utilizando o Microsoft Windows 7 Professional (em portugus) e deseja que uma pessoa, que utiliza outro computador da mesma rede, acesse um conjunto de documentos colocados em uma pasta no seu computador, com permisso para ler e/ou alterar/gravar os documentos. Para permitir o acesso, clicou com o boto direito do mouse na pasta onde esto os documentos que deseja

_________________________________________________________

clicou na seta ao lado da caixa de texto, selecionou o em seguida, clicou em Adicionar. Permisso, selecionou III . As lacunas I, II e III devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

I e, em seguida, clicou em compartilhar, clicou em II . No assistente de compartilhamento de arquivos,

52.

nome da lista com quem deseja compartilhar a pasta e, Na coluna Nvel de

I
(A) (B) (C) (D) (E)
Compartilhar com Permisso Compartilhar com Compartilhar Permisso

II
Domnio Grupo de trabalho Pessoas especficas Grupo domstico Grupos especficos

III
Todas Gravao/ Leitura Leitura/ Gravao Leitura Gravao

A comunicao entre os funcionrios da empresa onde Ana trabalha se d, em grande parte, por meio da troca de e-mails. Certo dia, Ana notou que um dos e-mails recebidos por ela continha um arquivo anexo e uma mensagem na qual Ana era informada de que deveria abrir o arquivo para atualizar seus dados cadastrais na empresa. Apesar do computador de Ana conter um antivrus instalado, se o arquivo anexo no e-mail contm um vrus, correto afirmar que o computador (A) no ser infectado, pois os mecanismos de segurana presentes no servidor de e-mail removem automaticamente o vrus do arquivo quando ele for aberto. (B) (C) foi infectado, pois ao ler a mensagem, o vrus se propagou para a memria do computador. foi infectado, pois ao chegar caixa de e-mail, o vrus contido no arquivo se propaga automaticamente para a memria do computador. no ser infectado se Ana no abrir o arquivo anexo, mesmo que ela leia a mensagem do e-mail. no ser infectado, mesmo que ela abra o arquivo anexo, pois o antivrus instalado no computador garante que no ocorra a infeco.
BBRAS-Escriturrio

(D) (E)

10

Caderno de Prova ESC, Tipo 002


53. Na empresa onde Maria trabalha h uma intranet que possibilita o acesso a informaes institucionais, destinada apenas ao uso dos funcionrios. Essa intranet representa um importante instrumento de comunicao interna, proporcionando reduo das distncias entre os funcionrios, aumento da produtividade e a criao de novas possibilidades de interao institucional. So centralizados os procedimentos, circulares, notcias, formulrios e informaes comuns para os funcionrios em um servidor de intranet. Para transferir pginas entre o servidor e os computadores ligados na intranet, permitindo que se navegue em pginas da web por meio de hyperlinks, utiliza-se um Protocolo de Transferncia de Hipertexto que conhecido pela sigla (A) (B) (C) (D) (E) 54. SSL. HTTP. FTP. SMTP. UDP. 58. 57. Para depsitos a partir de 04 de maio de 2012, caso a taxa bsica de juros (Selic) seja de 8,5% ao ano ou inferior, o rendimento passa a ser de 70% dela acrescido da taxa referencial (TR). Trata-se de investimento em (A) (B) (C) (D) (E) Letra do Tesouro Nacional. Caderneta de Poupana. Recibo de Depsito Bancrio. Fundo de Renda Fixa. Ttulo de Capitalizao.

_________________________________________________________

A operao por meio da qual a instituio financeira garante em contrato, perante terceiros, o cumprimento de obrigaes decorrentes de riscos assumidos por parte do seu cliente denominada (A) (B) (C) (D) (E) aval. fiana bancria. penhor mercantil. alienao fiduciria. adiantamento de contrato de cmbio.

_________________________________________________________

O Fundo Garantidor de Crditos (FGC) proporciona garantia ordinria a cada titular de depsito vista e no mesmo conglomerado financeiro at o valor, em R$, de (A) (B) (C) (D) (E) 20 mil. 50 mil. 70 mil. 1 milho. 20 milhes. 59.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

55.

A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) controla e fiscaliza o seguinte produto do mercado de valores mobilirios: (A) (B) (C) (D) (E) Fundo de Investimento. Certificado de Depsito a Prazo.

O crime de lavagem de dinheiro caracteriza-se por um conjunto de operaes comerciais ou financeiras que buscam a incorporao na economia de cada pas, de modo transitrio ou permanente, de recursos, bens e valores de origem ilcita e que se desenvolvem por meio de um processo dinmico que envolve, teoricamente, trs fases independentes: (A) (B) (C) aplicao, valorizao e resgate. cobrana, converso e destinao. colocao, ocultao e integrao. contratao, registro e utilizao. exportao, tributao e distribuio.

Ttulo de Capitalizao. Letra de Cmbio. Ttulo de Emisso do Tesouro Nacional. (D) (E) 60.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

56.

O Sistema Financeiro Nacional tem como entidades supervisoras: (A) FEBRABAN e Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar. Receita Federal do Brasil e Resseguradores. Comisso de Valores Mobilirios e Bolsas de Mercadorias e futuros. Banco Central do Brasil e Superintendncia de Seguros Privados. Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social.

Produto que, aps um perodo de acumulao de recursos, proporciona aos investidores uma renda mensal que poder ser vitalcia ou por perodo determinado ou um pagamento nico, o (A) (B) (C) PGBL Plano Gerador de Benefcio Livre. CDB Certificado de Depsito Bancrio. FIDC Fundo de Investimento em Direitos Creditrios. Ourocap Banco do Brasil. BB Consrcio de Servios.
11

(B) (C)

(D)

(D) (E)

(E)

BBRAS-Escriturrio

Caderno de Prova ESC, Tipo 002


DISCURSIVA-REDAO Instrues: De acordo com o Captulo 9, item 9.9, do Edital de Abertura de Inscries Na Prova Discursiva-Redao, devero ser rigorosamente observados os limites mnimo de 20 (vinte) linhas e mximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribudos Redao.

Em uma relao comercial, h sempre duas partes envolvidas: a empresa e o consumidor. O acordo entre os interesses de cada uma dessas partes um desafio a ser superado quando se quer transformar intenes em realidade.

Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se a respeito do seguinte tema: Conciliar as necessidades dos consumidores aos objetivos da empresa

12

BBRAS-Escriturrio

You might also like