You are on page 1of 6

INSTRUMENTOS DE AVALIAO INFORMAL E FORMAL PARA O CASO EM ANLISE: Pontos de partida para a Avaliao: (ler e responder consoante o caso

aso em anlise) ALUNO O que est errado com a criana? Diagnstico situacional (em que situao est?)

PROCESSO- Onde pode estar a causa do problema? NO ALUNO, NO AMBIENTE OU NOS PROCESSOS Problema Instrucionais, ambiente de aprendizagem, heursticas (MTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM)

AMBIENTE - Que factores interferem com o problema? Oportunidades, prticas escolares, meios

Avaliao PRELIMINAR Instrumentos de Avaliao Informal Observao estudo da criana no seu ambiente de aprendizagem, durante um determinado perodo de tempo, com a finalidade de escrever padres do seu comportamento, geralmente considera aptides sociais. Avaliao baseada no currculo estabelece as necessidades educativas da criana em relao aos requisitos do currculo usado, ou seja, as aptides (capacidades) da criana so comparadas com aquelas requeridas pelo currculo.

Anlise de Amostras de produtos usa-se para determinar as respostas correctas e incorrectas dadas pela criana. Permite estudar o padro de erro, quanto ao tipo e frequncias de sucessos e insucessos (dislxicos).

Anlise de Tarefas permite identificar as componentes principais de uma tarefa e organiz-las numa sequncia educativa apropriada. (subdiviso das tarefas)

Testes Criteriais devemos privilegiar a avaliao criterial em vez da avaliao normativa, porque este compara o comportamento do aluno consigo prprio e com o tempo, verificamos se foi melhorando face aos aspectos passados, porque j sabemos que fica abaixo da norma. Esta avaliao realizada com base em critrios, so expressos em termos de capacidades atingidas. (neste caso estes testes so desenvolvidos pelo professor e compara o aluno com um determinado nvel de sucesso definido pelo professor.

Testes Normativos critrios etrios, comparar os alunos entre si; Listas de Verificao ou Cheklists baseiam-se na percepo de uma terceira pessoa (professora do ensino regular).

Escalas graduadas descreve comportamentos que podem variar numa escala de 1 a 3 ou de 1 a 5.

Questionrios percepo do mediador ( efectuado aos pais ou aqueles que conhecem bem a criana)

Entrevistas o mesmo processo s que um contacto mais directo. ( efectuado aos pais ou aqueles que conhecem bem a criana)

Estes Instrumentos fazem parte da Avaliao Compreensiva. Instrumentos Formais DILE crianas com dificuldades de leitura, pr aptides da leitura do 1 ao 4 ano. ESCALA DO COMPORTAMENTO ESCOLAR de Lus Miranda aplica-se ao 1 ciclo desde o 1 ano ao 4 ano. reas: comportamento Lingustico (3 partes: oral, leitura e fala); comportamento auditivo; comportamento visual; comportamento visual motor (tem a ver com a leitura e com a escrita); comportamento motor; Comportamento Emocional; Comportamento orgnico (feito pela equipa mdica); Comportamento Matemtico; ESCALA COM ADPATAO DO VITOR DA FONSECA / M. SHERIDAN aplica-se ao pr escolar, tem sentido quando for um menino de 1 ano, que esteja abaixo da norma. reas: Postura e motricidade global; Viso e motricidade fina; Audio e Linguagem falada; Maturidade social; ECA avaliao do comportamento adaptativo de By the American Association Mental Retardion, 1993, Austin, Texas, USA, devemos aplicar deficincia Mental, currculo funcional (CEI (currculo Especfico Individual) so os mais graves), adolescentes e adultos. reas: autonomia na alimentao; controlo do esfncter e utilizao de casas de banho; Higiene; apresentao; responsabilidade pelo vesturio; Vestir e Despir; desenvolvimento fsico (domnio sensorial, motor); actividades econmicas (utilizao do dinheiro, til. Do comrcio); Linguagem; a Expresso; Compreenso; a Linguagem Social; Noo de nmeros e de tempo; actividades domsticas; actividades pr-vocacionais e vocacionais; autoconfiana; perseverana; Lazer e tempos Livres; Responsabilidade; Social; sexual; Socializao; Higiene e cuidados social; Ginecolgicos; Hiperactividade; comportamento Comportamento comportamento Conformismo; comportamento Honestidade; auto-agressivo; Estereotipias; contacto

interpessoal patolgico; e Medicao.

Educao Especial, Programa de Estimulao Precoce de Vtor da Fonseca utiliza-se em crianas com DI, domnio cognitivo e motor, desde 0 meses ate aos 8 anos de idade. reas: motricidade Global, motricidade fina, linguagem, cognitiva, autonomia social.

1 Pergunta O que Avaliao Preliminar e Avaliao Compreensiva? Pesquisar a introduo a importncia da Avaliao? E Porque motivo o Professor o melhor para avaliar? Avaliao Preliminar O modelo de Correia surgiu para responder s necessidades dos Alunos e considera trs nveis, o nvel 1 que corresponde avaliao Preliminar, o nvel 2 avaliao Compreensiva, e o nvel 3 que j faz parte da Interveno, que corresponde elaborao do programa de interveno individualizado (PII), onde se d a reavaliao do aluno. Referente ao nvel 1, a avaliao preliminar dedica-se identificao da criana em risco ou com NEE em que se deve considerar as adaptaes curriculares e as mudanas ambientais. Este 1 nvel, encontra-se orientado para o professor do ensino regular e para o professor do ensino especial, contudo antes desta avaliao preliminar tem de se verificar se o aluno apresenta problemas ao nvel da audio e da viso.

Esta a primeira avaliao que exige ao Professor do Ensino Regular, que utilize uma enorme variedade de Mtodos Informais de Avaliao, dando alguns exemplos como: Observao, Avaliao baseada no currculo, Analise de Amostras de produtos, Anlise de Tarefas, Testes Criteriais, Testes Normativos, Listas de Verificao ou Cheklists, Escalas graduadas, Questionrios e entrevistas. Aps a aplicao dos mesmos ser possvel elaborar intervenes educativas. Inicialmente devem ser usados com todos os alunos, e s quando o Professor verifica que existe um ou mais alunos que manifestam um problema, que deve comear a recolher informao adequada para o problema deles. Nesta recolha de informao o Professor pode recorrer aos servios do professor de Ensino Especial, aos Pais, e ate a outros elementos que considere necessrios, mas deve incidir principalmente nas reas acadmica e social. Debruando-nos na rea acadmica, o professor para elaborar intervenes educativas especficas poder utilizar a anlise de produtos do aluno, recorrendo a uma anlise de erros, podendo construir grelhas, em que determine as reas problemticas do aluno em risco ou com possveis NEE. No que respeita rea social, o professor para alm do uso de grelhas, deve procurar pistas no comportamento da criana, que lhe mostre como se relaciona com os outros, os seus interesses, as suas percepes quanto ao trabalho escolar. Em sntese o professor deve observar como o aluno encara o Mundo e como se sente em relao s coisas que o rodeiam, e como resolve as situaes que surgem

no dia a dia escolar. Com base nestas observaes o professor poder formar um perfil do aluno, que tenha por base as suas interaces e os seus interesses. Tendo em considerao os objectivos da avaliao preliminar, a recolha da informao deve ser realizada segundo um conjunto de reas que passo a citar: motivao, capacidades e aptides, atitudes emocionais, interaces sociais, caractersticas fsicas e experiencias anteriores. A motivao prende-se com o facto do aluno verificar em que que o aluno motivado, as reas em que motivado, quais as coisas que valoriza mais, e como pode ser influenciado. Quanto s capacidades e aptides, deve-se verificar em que nvel o aluno se encontra nas reas acadmicas, se capaz de compreender e executar instrues complexas, se pensa em termo abstracto ou concreto, se tem problemas de concertao ou de memria. No que respeita s atitudes emocionais, tem de se compreender como o aluno expressa as suas emoes, se essas esto relacionadas com o que a causou, o tempo dessas emoes, se apresenta comportamentos inadequados e como responde a situaes de insucesso. Nas interaces sociais, privilegia-se a relao que tem com os colegas, o estatuto que possui perante os outros, como brinca com os seus colegas, e qual o seu autoconceito. No que respeita s caractersticas fsicas, verificar se o aluno tem um desenvolvimento fsico normal para a idade, se possui problemas motores, de equilbrio, perceptivos ou quaisquer outros problemas fsicos. Por fim, quanto experiencia anterior, analisar se o comportamento do aluno, indicador de que ele foi exposto anteriormente a uma variedade de experiencias. Sintetizando, o objectivo da recolha de informao nas reas acadmicas e social, deve ser encarado como um facilitador para que o professor possa identificar e analisar o problema, para que possa encontrar uma proposta para resolver esse mesmo. Nunca pode ser esquecido, os recursos humanos e materiais necessrios interveno. A ltima fase da avaliao preliminar, passa maioritariamente pelo professor do ensino regular com a ajuda do professor do ensino especial e dos outros tcnicos que se julguem necessrios, elaborem o programa de interveno individualizado. Um dos principais objectivos da avaliao preliminar, minorar ou ate eliminar os problemas de muitas crianas que seriam alvo para os servios de educao especial. Sendo que desta forma, os alunos em risco educacional ou com suspeita de NEES ligeiras, possam ser ajudados atravs das mltiplas intervenes educativas, que devem surgir antes de serem encaminhados, para o servio de educao especial.

Desta forma, esta avaliao diminui o nmero de alunos encaminhados para a educao especial e as estratgias de interveno aplicadas aumentam a cooperao entre todos os intervenientes, isto o professor do ensino regular, o professor de educao especial, os pais, e os tcnicos que possam vir a ajudar. Avaliao compreensiva Avaliao s para os casos com fortes possibilidades de serem casos de alunos com NEE. Avaliao que se utiliza quando os problemas na aprendizagem persistem. O professor do ensino regular dever relatar as mudanas curriculares e ambientais que introduziu para que o aluno superasse a sua problemtica, ou at outras informaes que ache pertinentes. Os relatos devem ser realizados numa grelha que chamada de modelo de referimento.

You might also like