You are on page 1of 9

Um mixer um dispositivo capaz de misturar sons provenientes de vrias fontes em uma nica.

. Nesta mistura podem ser estabelecidos os volumes de udio destas fontes. A omisso de algumas delas, e a aplicao de efeitos especiais sonoros. A mesa de som o corao do sistema, onde todo o udio centralizado. or ela passam sinais dos microfones, instrumentos, alm de processadores de efeitos, etc. ara mel!or compreenso, abaixo teremos o grfico e a descrio de um canal "raia# de uma mesa de som de pe$ueno porte. O CANAL DE ENTRADA MIC% &sta entrada geralmente do tipo '() "tambm con!ecida por *annon# e pr+pria para receber sinais de baixa imped,ncia e balanceado, e como o pr+prio nome - diz, geralmente utilizada para microfones. LINE: &sta entrada do tipo ./ "0ac1 2, tambm con!ecido como 3anana# e usada para receber geralmente sinais de alta imped,ncia podendo ou no ser balanceadas. INSERT: odemos atravs desta entrada, conectar e$uipamentos externos como e$ualizador, compressor, gate, etc em um canal. & em mesas de porte maior, podemos conectar estes e$uipamentos em subgrupo e4ou master. GAIN: &ste boto responsvel pelo a-uste do n5vel do sinal de entrada do udio na mesa. 6evemos ficar muito atento para no confundir 7 gan!o 8 com 7 volume 8 . ara monitorar o n5vel da entrada, podemos usar o 9U da mesa acionando o boto :( $ue ser visto mais adiante. FILTROS (Equalizadores) &m mesas de pe$ueno porte, o tipo de filtro ea1ing onde os controles so de a-ustes fixos e apenas alteram o gan!o das fre$;<ncias onde a atenuao 4 gan!o mximo pr=estabelecida pelo fabricante. >eralmente so encontrados ? a-ustes sendo eles% @A>@ "Agudo#, BA6 "Bdio# e (CD ">rave#. AUX MONITOR: *om este boto podemos fazer o a-uste de n5vel do sinal individual do canal de monitor correspondente. >eralmente em mesas de pe$ueno porte estes controles so pr=faderE. re!"ader: Um sinal "ou potenciFmetro $ue atua sobre este sinal# $ue no fluxo de sinais de uma mesa de mixagem localiza=se antes do potenciFmetro de volume do canal estando, portanto, independente das variaGes do fader do canal.

os#!"ader: Um sinal "ou potenciFmetro $ue atua sobre este sinal# $ue no fluxo sinais de uma mesa de mixagem localiza=se ap+s o fader "potenciFmetro de volume# do canal sendo, portanto, alterado pela posio do mesmo. AUX EFFECT: &ste boto responsvel pelo controle de n5vel individual para aparel!o de efeitos "reverb, delaH, multi=efeitos, etc.#. &ste canal de auxiliar geralmente ost=:ader. AN: &ste boto responsvel pelo balano "panorama# do sinal entre os lados es$uerdo, direito e centro. MUTE: Iuando acionada esta c!ave interrompe o sinal do canal de entrada antes de ser miado, evitando $ue canais no usados em determinados instantes interfiram nos demais canais. &ste recurso muito til $uando $ueremos cortar o som de um canal sem alterar o controle de volume. FL ( re!Fader Le$el): Iuando acionada esta c!ave podemos monitorar o n5vel de entrada de udio do canal para fazer a regulagem, mas, sempre levando em conta a possibilidade de eventuais picos deixando assim uma reserva. %OLUME: &ste :ader responsvel pelo controle de volume individual do canal. &le determina o n5vel do sinal enviado do correspondente canal de entrada para o canal Baster. Je algum canal no tiver sendo utilizado, aconsel!vel $ue seu volume se-a a-ustado para a posio m5nima para prevenir ru5do indese-ado $ue possa ser adicionado ao sinal do programa principal.

RAIA DE UMA MESA ROFISSIONAL &ANTON O'ER: Iuando acionada, esta c!ave ativa a alimentao !anton oKer ao conector BA* do canal correspondente. &sta alimentao "geralmente LM 9olts# utilizada para alimentar circuitos eletrFnicos de microfones e tambm 6irect 3ox Ativos. AD: &sta c!ave $uando acionada diminui em N/ decibis a sensibilidade do canal de entrada correspondente tanto no conector BA* $uanto no (AN&.

&ASE RE%ERSE: Iuando acionada, esta c!ave inverte a polaridade da entrada do canal balanceado correspondente, atuando tanto no conector BA* $uanto no (AN&. &ste recurso muito utilizado para corrigir alguns erros comumente presentes em apresentaGes ao vivo relacionadas O polaridade e fase. GAIN: &ste boto responsvel pelo a-uste do n5vel do sinal de entrada do udio na mesa. ara a-ustarmos o gan!o podemos monitor=lo no 9U da mesa, atravs do boto :(, levando sempre em considerao os poss5veis picos $ue ven!am a ocorrer. & F (Cor#e de (ai)as Freq*+,-ias): &ste controle atua sobre os graves e sua escala contm amplas possibilidades, iniciando na regio subsFnica e indo at a regio dos mdio=graves em seu respectivo canal. *omo se trata de um filtro passa=altas, sua atuao consiste em proporcionar uma atenuao nas fre$;<ncias abaixo da selecionada variando o nmero decibis dependendo do fabricante.

FILTROS (Equalizadores) *omo dito anteriormente, em mesas de pe$ueno porte, o tipo de filtro ea1ing onde os controles so de a-ustes fixos e apenas alteram gan!o das fre$;<ncias onde a atenuao 4 gan!o mximo pr=estabelecida pelo fabricante. &m mesas profissionais, encontramos tambm os controles com JKeep "varredura# $ue a-usta o ponto de atuao do controle dentro de uma faixa de fre$;<ncia. C&A%E E. OUT / E. IN: &sta c!ave um recurso muito til, pois, permite $ue voc< possa ouvir e comparar rapidamente o resultado da resposta do respectivo canal com e sem a e$ualizao $ue foi feita no e$ualizador do respectivo canal.

C&A%E E. OUT / E. AUX RE: &sta c!ave $uando pressionada altera entre pr ou p+s e$ualizao do canal para os auxiliares. &sta c!ave seleciona o tipo de monitorao dese-ada% antes ou ap+s a e$ualizao do canal. AUX: *om este boto podemos fazer o a-uste de n5vel do sinal individual do canal de monitor correspondente.

AUX R0 / OST: Jo controles de n5vel individuais destes canais auxiliares $ue podem ser combinados atravs da c!ave r 4 ost para pr=fader "geralmente monitores# e post= fader "geralmente efeitos#. C&A%E R0 / OST: &m muitas mesas existe esta c!ave para cambiar os canais auxiliares para a condio de pr e post=fader. AN: &ste boto responsvel pelo balano "panorama# do sinal entre os lados es$uerdo, direito e centro. MUTE: Iuando acionada esta c!ave interrompe o sinal do canal de entrada antes de ser miado, evitando $ue canais no usados em determinados instantes interfiram nos demais canais. &ste recurso muito til $uando $ueremos cortar o som de um canal sem alterar o controle de volume. FL ( re!Fader Le$el): Iuando acionada esta c!ave podemos monitorar o n5vel de entrada de udio do canal para fazer a

regulagem, mas, sempre levando em conta a possibilidade de eventuais picos deixando assim uma reserva. M1 / M2 (MATRIX): Algumas mesas possuem Batrix $ue um recurso excelente $ue nos permite enderear os sinais vindos dos subgrupos, masters e auxiliares para outras sa5das como, por exemplo% >ravadores, rdios, P9s, etc. Jeus conectores de sa5da em geral so os '(). *omo temos controles individuais das fontes podemos fazer uma mixagem diferenciada em cada sa5da de Batrix. L/R: *om esta c!ave acionada os sinais do canal correspondente so enviados diretamente para os canais mster ( "es$uerdo# e ) "direito#. Su3Mas#er% &stas c!aves so responsveis ao endereamento dos sinais do canal correspondente aos canais Jubmaster. or exemplo, pressionando ao boto Q, o udio do canal endereado para o Jubmaster Q, selecionando o boto R, o udio selecionado para o Jubmaster R, e assim por diante. MUTE GROU : &stas c!aves $uando acionadas programam o canal para entrar em mute assim $ue receber o comando da c!ave master do Bute >roup "grupo de mute# $ue recebe o endereamento deste canal. %OLUME: Bovendo este :ader poss5vel determinar o n5vel do sinal enviado do correspondente canal de entrada para o canal estreo Baster. OS CONTROLES DE UMA RAIA MUDAM DE ACORDO COM O FA(RICANTE COMO INSERTAR E.UI AMENTOS NA MESA DE SOM Ao conectar um e$uipamento "e$ualizador, compressor, etc# no ANJ&)P, ele passa a fazer parte do circuito e atua como se tivesse dentro da mesa de som. ara utilizar o ANJ&)P de uma mesa, necessrio possuir um cabo espec5fico para esta operao, como ser mostrado no grfico abaixo e tambm na sesso sobre cabeamento. 6entro do 0ac1 de ANJ&)P existem tr<s terminais% C SLEE%E "P&))A# $ue encaixa no corpo do plug, o SEND por onde o sinal sai da mesa e o RETURN por onde o sinal volta para a mesa ap+s passar pelo aparel!o externo.

MESA DE MONITOR (S#a4e Mi)) Pambm con!ecida como mesa de palco, onde feita a mixagem do som para os monitores "caixas de retorno# ou sistemas de fones Sin earS no palco. A diferena entre elas, $ue, no monitor direcionamos o som dos canais para vrias mandadas diferentes com diferentes mixagens. 0 no A endereamos todo o programa musical, basicamente, de dois at tr<s canais de sa5da. No caso do Bonitor, em todas as raias existe um controlador de volume individual para cada instrumento. &stes controles so con!ecidos como vias de Bonitor e proporcionam um volume independente para cada instrumento. 9e-a o grfico mais abaixo. &xistem mesas $ue nos permite operar os sistemas de .A. e Bonitor sem ter a necessidade de disponibilizar outra no palco "esta uma alternativa, mas nem sempre a mais usada, pois, em grandes eventos como rodeio, etc os artistas sempre solicitam uma mesa para o .A. e outra para o Bonitor#. Jupondo $ue na raia ./ voc< ten!a um Peclado e na .. ten!a um Jax voc< poder enviar o sinal com volumes diferente para o monitor de cada um dos msicos. *ada raia tem o controle de volume das demais vias e cada canal possibilita uma mixagem com a $uantidade de vias existentes na mesa.

RAIA DE UMA MESA DE MONITOR ES.UEMA DE LIGA56O

No caso acima, o sinal sai da mesa pelo Aux /. "Auxiliar /.# e passa por . canal do e$ualizador "no caso de amplificador estreo#. 6epois endereado para o amplificador $ue ir amplificar o sinal e envia=lo para a caixa de retorno "monitor#. MA EAMENTO DA MESA

C mapeamento da mesa tanto de .A. $uanto de Bonitor de grande import,ncia para $ue na !ora do s!oK o operador saiba em $ual raia se encontra cada instrumento. 9e-a um exemplo no grfico abaixo%

C mapeamento neste caso foi feito em portugu<s, mas, geralmente os tcnicos preferem utilizar abreviaGes em ingl<s como ser mostrado na tabela abaixo. TA(ELA DE A(RE%IA57ES /. /N /? /L /U /V /W /M /Y ./ .. .N .? .L T JN @@ A AA JD C9&) T&X ( T&X ) 3J >P& >P 9(N 9. Jnare "*aixa# @i=!at "ximbal# Pom . Pom N JKing "Jurdo# late " rato# TeHboard ( "Peclado canal direito# TeHboard ) "Peclado canal direito# 3ass "3aixo# >uitar &letric ">uitarra &ltrica# >uitar "9iolo# 9iolin "9iolino# Bain 9oice "9oz rincipal

.U

9N

9oice "9oz secundria, 3ac1#

C tcnico, tanto de .A. $uanto de Bonitor deve sempre ter em mos uma caneta para retro=pro-etor e um rolo de fita crepe "fita usada em fraudas de beb<# para fazer o mapeamento. &m s!oKs de artistas consagrados, enviado anteriormente para a compan!ia locadora do som o Anput (ist no $ual constam todos os instrumentos $ue sero usados e seus respectivos canais na mesa. Assim, $uando os msicos c!egam para a passagem do som, as mesas - foram mapeadas e os cabos passados facilitando assim o trabal!o dos msicos e dos tcnicos.

You might also like